Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
MarcoAntonio Escreveu:Não estou obrigado às tuas definições, às tuas análises ou aos teus standards. Por mais voltas que dês, isto é matéria de opinião.
A NATO não são "forças armadas". A NATO é uma aliança. Os membros têm "forças armadas". A partir do momento que a aliança se envolve num determinado conflito, haverá operações defensivas e operações ofensivas (cuja classificação é tendencialmente pacífica). A própria intervenção no conflito pode ter um carácter ofensivo ou defensivo (o que já será menos pacífico de classificar).
Como é que se avalia isso do "querer perceber" e do "nível da resistência" e, ao certo, o que é que aceitas de bom grado?
Pedia-te encarecidamente que esclareces esta última parte.
Não estás obrigado a nada obviamente, certo apenas a morte e os impostos como já ouvi. Mas no ambito daquilo a que me refiro como factos que não passíveis de opinião pelo simples facto de serem quantificaveis, vê o post acima com um link relativo a um conjunto de operações NATO.
Então mas a aliança tem um cariz defensivo mas envolve-se em conflitos sem ser atacada? Eu estou a tentar apontar inconsistências desse argumento e acho que estás às voltas a tentar justificar algo em vez de assumir que de facto o que eu disse no meu primeiro post desta pagina não é uma observação assim tão descabida.
Gosto bastante de ler os teus posts e outros neste topico e neste forum. Mas considero que existe muito maior resistencia e implicancia para com qualquer opinião que não da narrativa corrente. Respondendo à tua questão, não se avalia, é apenas uma percepção pessoal. Já o digo desde o primeiro post neste topico depois de voltar de uma ausencia relativamente grande de participação no forum. E está à vista. Eu digo que a NATO não é apenas defensiva e já fez também ela ataques e vem um "ex colega de escola" dizer que eu sou saudosista do pacto de varsovia. Ora bem, quando eu nasci o pacto de varsóvia já nem existia portanto dá para ver a asneira que é aqui dita.
Por isso, e como dizia já aceito como normal que essa implicancia por vezes possa existir porque ao colocar me fora da narrativa neste atual mundo binário do nós e do eles isso talvez acabe por ser normal. Só pedia que ninguém leve a mal questões ou opiniões colocadas em sentido contrário ao fluxo da conversa porque elas pretendem apenas espicaçar a conversa num sentido construtivo.
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Noticias sobre suposta credencia de tanques :
WASHINGTON - O governo do presidente americano, Joe Biden, trabalhará com aliados para transferir tanques de fabricação soviética para reforçar as defesas ucranianas na região de Donbass, no leste do país, disse uma autoridade dos EUA nesta sexta-feira, 1.
A decisão de atuar como intermediário para ajudar a transferir os tanques, que as tropas ucranianas sabem como usar, vem em resposta a um pedido do presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, disse o funcionário. É a primeira vez que os Estados Unidos ajudaram a transferir tanques desde que a guerra eclodiu.
O funcionário disse que as transferências começarão em breve, mas se recusou a dizer quantos tanques seriam enviados ou de quais países eles viriam. Eles permitirão que a Ucrânia realize ataques de artilharia de longo alcance contra alvos russos em Donbas, disse o funcionário, que falou sob condição de anonimato.
A chegada dos tanques pode ser outro sinal de uma nova fase na guerra, que já dura cinco semanas e foi dominada por ataques russos a cidades e instalações ucranianas a partir do ar e um avanço russo parado no solo. No início desta semana, autoridades russas indicaram que estavam refocando seus esforços no leste da Ucrânia, onde separatistas apoiados pela Rússia combatem soldados ucranianos desde 2014.
Zelenski pediu no último domingo que os aliados da Otan forneçam tanques e aviões, além do armamento antitanque e antiaéreo que se tornou um item básico das transferências de armas do Ocidente para a Ucrânia. Frustrado com o que ele vê como um ritmo lento de transferências de armas, Zelenski pediu especificamente por tanques, em comentários um dia após Biden se encontrar com altos funcionários ucranianos na Polônia.
Zelenski criticou o Ocidente pelo que chamou de “ping-pong” sobre as transferências de armas. “Falei com os defensores de Mariupol hoje”, disse ele, em referência à cidade sitiada que está sob ataque da Rússia há quatro semanas. “Se apenas aqueles que estão pensando há 31 dias em como entregar dezenas de jatos e tanques tivessem 1% de sua coragem.”
Até então, o governo Biden se esforçou para chamar de defensivas as armas que está fornecendo à Ucrânia e concentrou-se em armas menores e facilmente portáteis. Mas à medida que a guerra progrediu, a definição de defensiva tornou-se mais elástica.
A Ucrânia já havia encontrado uma fonte de tanques, capturando pelo menos 161 da Rússia no campo de batalha, de acordo com o site de análise militar Oryx, embora a Rússia também tenha destruído vários veículos ucranianos
Até então, o governo Biden se esforçou para chamar de defensivas as armas que está fornecendo à Ucrânia e concentrou-se em armas menores e facilmente portáteis. Mas à medida que a guerra progrediu, a definição de defensiva tornou-se mais elástica.
A Ucrânia já havia encontrado uma fonte de tanques, capturando pelo menos 161 da Rússia no campo de batalha, de acordo com o site de análise militar Oryx, embora a Rússia também tenha destruído vários veículos ucranianos.
https://www.estadao.com.br/internacional/eua-vao-ajudar-a-transferir-tanques-de-fabricacao-sovietica-para-a-ucrania/
Biden diz que EUA enviarão 'equipamentos, tanques e armas' à Ucrânia.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que enviará "equipamentos, tanques e armas" à Ucrânia, para que o país possa "agir diretamente contra as forças russas". O democrata fez um pronunciamento hoje sobre novas medidas de apoio aos ucranianos. "Com esse novo financiamento nós estamos avançando rapidamente para apoiar os ucranianos que estão defendendo seu país", disse Biden, que garantiu apoio também aos países vizinhos da Ucrânia...."
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2022/03/15/biden-armas-tanques-equipamentos-ucrania.htm
Abraço,
Pepe
Querer é poder.
Pepe
Querer é poder.
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Do Extremo oriente russo, mesmo levando um banho de realidade, estão de tal maneira formatados que não conseguem perceber que a culpa é deles também, que se resignam à condição de escravos Zombies miseráveis.
Não há comparação possível entre democracias e autocracias, menos ainda quando se trata de intervenção militar. Este faz palácios e bunkers nunca vistos nem sonhados no ocidente, e tem uma parte do país do tamanho de um continente a viver na mais profunda miséria.
Não há comparação possível entre democracias e autocracias, menos ainda quando se trata de intervenção militar. Este faz palácios e bunkers nunca vistos nem sonhados no ocidente, e tem uma parte do país do tamanho de um continente a viver na mais profunda miséria.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
p3droPT Escreveu:
Não sou contra (quase) nenhuma intervenção da NATO. Mas sabemos perfeitamente que em vários conflitos a plataforma NATO é usada com cariz ofensivo. Mas fiquei curioso. No caso de Belgrado houve mandato da ONU? Tinha ideia que não.
Tens razão, o CS da ONU não aprovou previamente o ataque à Servia, aprovou foi a KFOR .
À luz do direito internacional há muitos especialistas que referem que o ataque à Servia foi ilegal, ainda hoje é um assunto sem consenso como não poderia deixar de ser.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
djovarius Escreveu:Infelizmente a Ucrânia vai perder a guerra: Zelenski (vi agora nas TV alemãs) recusa receber Steinmeier (presidente alemão), o qual ia com uma grande delegação europeia atrás.
Arrogância? Não funciona...
Djo, isto refere-se a algo que se passou há dias atrás. Isto não tem qualquer implicação no que se está a passar agora. Supostamente, terá que ver com a amizade pessoal passada do presidente alemão (que julgo que já fez mea culpa) e com a promoção da pipeline Nord Stream 2. Depois disso, já o Zelensky falou com o chanceler alemão.
Ukraine: Scholz and Zelenskyy vow justice for 'war crimes' in phone call — as it happened
Digamos que o presidente alemão não é provavelmente o melhor interlocutor para falar com o Zelesnky.
Disclaimer: pessoalmente, acho que tinha sido mais gracioso o Zelesnky aceitar recebê-lo (não faço ideia se isto ocorreu antes ou depois do mea culpa do presidente alemão) mas pronto, isto sou eu a comentar confortavelmente sentado em casa, se estivesse no lugar dele quanto tal também não o queria receber.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
macau5m Escreveu:p3droPT Escreveu:E Belgrado? Libia? Iraque? Afeganistão? Essas pequenas excepções. Desculpa mas nada está mais longe da verdade. Já sei que a NATO pode e os motivos que vais elencar são justificaveis e morais e eticos e essa coisa toda. Mas uma coisa repetida muitas vezes não a torna verdade.
Não foi a NATO que atacou esses países. Foram sim alguns países que por acaso também são membros da NATO.
Jugoslavia e Libia penso que foi a NATO diretamente, ainda que sim, Iraque e Afeganistão se possa argumentar isso. Mas é como dizia, ainda que não a NATO, a mesma ja serviu como plataforma para muitas missões de cariz ofensivo.
Lista de Operações da NATO: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_NATO_operations . Daí falar em factos não opiniões. Não estou a especular. Está ali !
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Infelizmente a Ucrânia vai perder a guerra: Zelenski (vi agora nas TV alemãs) recusa receber Steinmeier (presidente alemão), o qual ia com uma grande delegação europeia atrás.
Arrogância? Não funciona...
Só tenho pena! Infelizmente, já nem pensam nos muitos refugiados n Europa, eu, aqui no velho Algarve, já vi muitos refugiados. Deus já me permitiu ajudar muito pouco, seguramente hei-de ajudar mais, se poder ser...
Isto é tudo, em termos humanos, muito mais complicado do que parece...
Abraço
dj
Arrogância? Não funciona...
Só tenho pena! Infelizmente, já nem pensam nos muitos refugiados n Europa, eu, aqui no velho Algarve, já vi muitos refugiados. Deus já me permitiu ajudar muito pouco, seguramente hei-de ajudar mais, se poder ser...
Isto é tudo, em termos humanos, muito mais complicado do que parece...



Abraço
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
p3droPT Escreveu:São factos. Se já teve operações ofensivas não é meramente defensiva, podes dar as voltas que quiseres.
Pedro, o que são factos é que existiram operações. Quais as operações que tu consideras ofensivas e como isso pesaria para a minha apreciação global do que é a NATO, são coisas com as quais antecipo que nem iríamos concordar. Nem eu me manifestei sobre esta classificação de "meramente defensiva", nunca falei nestes termos nem estou para aceitar a tua definição de que a partir do momento que (segundo o teu entender) já teve operações ofensivas, eu já não posso descrever a aliança como uma aliança defensiva. Não estou obrigado às tuas definições, às tuas análises ou aos teus standards. Por mais voltas que dês, isto é matéria de opinião.
p3droPT Escreveu:Provavelmente mais ofensivas que defensivas* - Pegas numa falha ortográfica para tentar descredibilizar um argumento? Não entendi.
Mas qual ortografia qual carapuça. Não peguei em ortografia coisa nenhuma. Num momento dizes que não são opiniões mas factos. No momento a seguir já é só "parece-te" e nem da contagem estás certo.
A NATO não são "forças armadas". A NATO é uma aliança. Os membros têm "forças armadas". A partir do momento que a aliança se envolve num determinado conflito, haverá operações defensivas e operações ofensivas (cuja classificação é tendencialmente pacífica). A própria intervenção no conflito pode ter um carácter ofensivo ou defensivo (o que já será menos pacífico de classificar).p3droPT Escreveu:Claro que já tinha elencado isso. Quando coloco o nome de ataques que a NATO fez não estou a colocar desde logo exemplos pelos quais não se pode considerar a NATO uma aliança meramente defensiva? Eu estou a apontar a falha no argumento demasiado usado sobre a ter um propósito defensivo NATO e a Russia ter um propósito militar ofensivo. Para mim quaisquer forças armadas têm objetivos defensivos e ofensivos.
p3droPT Escreveu:Mas honestamente.. Para perceber é também preciso querer perceber e por vezes talvez exista apenas alguma resistência.
Mas eu vou aceitar isso de bom grado porque sei que coloco as questões de uma forma menos usual
Como é que se avalia isso do "querer perceber" e do "nível da resistência" e, ao certo, o que é que aceitas de bom grado?
Pedia-te encarecidamente que esclareces esta última parte.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
p3droPT Escreveu:E Belgrado? Libia? Iraque? Afeganistão? Essas pequenas excepções. Desculpa mas nada está mais longe da verdade. Já sei que a NATO pode e os motivos que vais elencar são justificaveis e morais e eticos e essa coisa toda. Mas uma coisa repetida muitas vezes não a torna verdade.
Não foi a NATO que atacou esses países. Foram sim alguns países que por acaso também são membros da NATO.
Que nunca por vencidos se conheçam
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
São factos. Se já teve operações ofensivas não é meramente defensiva, podes dar as voltas que quiseres.
Provavelmente mais ofensivas que defensivas* - Pegas numa falha ortográfica para tentar descredibilizar um argumento? Não entendi.
Claro que já tinha elencado isso. Quando coloco o nome de ataques que a NATO fez não estou a colocar desde logo exemplos pelos quais não se pode considerar a NATO uma aliança meramente defensiva? Eu estou a apontar a falha no argumento demasiado usado sobre a ter um propósito defensivo NATO e a Russia ter um propósito militar ofensivo. Para mim quaisquer forças armadas têm objetivos defensivos e ofensivos. Mas honestamente.. Para perceber é também preciso querer perceber e por vezes talvez exista apenas alguma resistência. Mas eu vou aceitar isso de bom grado porque sei que coloco as questões de uma forma menos usual
Provavelmente mais ofensivas que defensivas* - Pegas numa falha ortográfica para tentar descredibilizar um argumento? Não entendi.
Claro que já tinha elencado isso. Quando coloco o nome de ataques que a NATO fez não estou a colocar desde logo exemplos pelos quais não se pode considerar a NATO uma aliança meramente defensiva? Eu estou a apontar a falha no argumento demasiado usado sobre a ter um propósito defensivo NATO e a Russia ter um propósito militar ofensivo. Para mim quaisquer forças armadas têm objetivos defensivos e ofensivos. Mas honestamente.. Para perceber é também preciso querer perceber e por vezes talvez exista apenas alguma resistência. Mas eu vou aceitar isso de bom grado porque sei que coloco as questões de uma forma menos usual

Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
São opiniões.p3droPT Escreveu:Não. Desculpa mas isto não são opiniões, são factos.
Bom, será a tua opinião, da qual curiosamente nem pareces estar afinal assim tão seguro. Se calhar é melhor continuarmos quando tiveres a certeza.p3droPT Escreveu:A Nato já teve várias operações de caracter ofensivo, só estou a constatar isso. Não me parece correto descrever a NATO como um pacto meramente defensivo quando já teve provavelmente mais operações ofensivas.
Não, não elencaste, estás a elencar agora. Portanto, assumes que a NATO possa ter um carácter e propósitos defensivos mas que na prática faça outra coisa (num conjunto de excepções; ou na maior parte das vezes) é isso?p3droPT Escreveu:O caracter e o proposito da aliança são uma coisa, o que faz é outra, e apenas elenquei isso.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Uma visão geopolitica interessante.
Who rules East Europe commands the Heartland;
who rules the Heartland commands the World-Island;
who rules the World-Island commands the world.
— Mackinder, Democratic Ideals and Reality, p. 150
Who rules East Europe commands the Heartland;
who rules the Heartland commands the World-Island;
who rules the World-Island commands the world.
— Mackinder, Democratic Ideals and Reality, p. 150
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
MarcoAntonio Escreveu:Na minha opinião, podem e devem questionar-se as intervenções da NATO. Não pretendo fazer esse exercício aqui, intervenção a intervenção. Na Líbia, por exemplo, do ponto de vista militar tratou-se apenas da implementação de uma no-fly zone. Mantenho o que disse, mesmo que não concorde totalmente com todas as intervenções - ou com os moldes de todas as intervenções - este é o carácter e propósito da aliança. O ponto essencial da minha posição é este, que mantenho e volto a sublinhar: a Rússia e a aliança da NATO têm caracteres diferentes do ponto de vista militar.
O que se está a discutir são opiniões e não "verdades".
Julgo que pretendias dizer que a tua opinião difere da minha e que não consideras a NATO uma aliança de carácter defensivo, certo?
Não. Desculpa mas isto não são opiniões, são factos. A Nato já teve várias operações de caracter ofensivo, só estou a constatar isso. Não me parece correto descrever a NATO como um pacto meramente defensivo quando já teve provavelmente mais operações ofensivas.
O caracter e o proposito da aliança são uma coisa, o que faz é outra, e apenas elenquei isso. É como uma petrolifera ter como "missão" e "visão" um mundo verde e sustentavel do ponto de vista ambiental

Opcard Escreveu:Um saudoso do paco de Varsóvia , julga que fala verdade deslumbra-se e confunde-se de tal maneira que não consegue …assumir-se .
Devemos ter andado na escolinha e não me estou a recordar de ti para falares tanta porcaria em tão poucas palavras e com tanta certeza!
mais_um Escreveu:Nos conflitos que referes a NATO interveio sobre o mandato da ONU, no Iraque em 2003, a NATO interveio apenas na Turquia com o reforço dos meios de vigilância e com baterias de misseis anti-aéreos, não se envolvendo em combates.
https://www.nato.int/cps/en/natolive/topics_52060.htm
Não sou contra (quase) nenhuma intervenção da NATO. Mas sabemos perfeitamente que em vários conflitos a plataforma NATO é usada com cariz ofensivo. Mas fiquei curioso. No caso de Belgrado houve mandato da ONU? Tinha ideia que não.
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Carrancho_ Escreveu:Estação ferroviária de Gniezno, na Polónia. Pode ser ajuda para a Ucrânia ou reforço do flanco leste da NATO. Quase certo é que vem da Alemanha.
É equipamento americano, presumo que seja os BTG de reforço, seja na Polónia, seja nos países bálticos.
Por motivos óbvios não me parece que seja para a Ucrânia.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
p3droPT Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:É o que diferencia a NATO da Rússia. São diferentes por natureza. Uma, é uma aliança defensiva, o seu propósito é defender os aliados de agressões militares. A outra é uma autocracia belicista que quer crescer pela via da força.
E Belgrado? Libia? Iraque? Afeganistão? Essas pequenas excepções. Desculpa mas nada está mais longe da verdade. Já sei que a NATO pode e os motivos que vais elencar são justificaveis e morais e eticos e essa coisa toda. Mas uma coisa repetida muitas vezes não a torna verdade.
Nos conflitos que referes a NATO interveio sobre o mandato da ONU, no Iraque em 2003, a NATO interveio apenas na Turquia com o reforço dos meios de vigilância e com baterias de misseis anti-aéreos, não se envolvendo em combates.
https://www.nato.int/cps/en/natolive/topics_52060.htm
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
p3droPT Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:É o que diferencia a NATO da Rússia. São diferentes por natureza. Uma, é uma aliança defensiva, o seu propósito é defender os aliados de agressões militares. A outra é uma autocracia belicista que quer crescer pela via da força.
E Belgrado? Libia? Iraque? Afeganistão? Essas pequenas excepções. Desculpa mas nada está mais longe da verdade. Já sei que a NATO pode e os motivos que vais elencar são justificaveis e morais e eticos e essa coisa toda. Mas uma coisa repetida muitas vezes não a torna verdade.
Um saudoso do paco de Varsóvia , julga que fala verdade deslumbra-se e confunde-se de tal maneira que não consegue …assumir-se .
- Mensagens: 4673
- Registado: 14/3/2009 0:19
- Localização: 16
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
p3droPT Escreveu:E Belgrado? Libia? Iraque? Afeganistão? Essas pequenas excepções. Desculpa mas nada está mais longe da verdade. Já sei que a NATO pode e os motivos que vais elencar são justificaveis e morais e eticos e essa coisa toda. Mas uma coisa repetida muitas vezes não a torna verdade.
Na minha opinião, podem e devem questionar-se as intervenções da NATO. Não pretendo fazer esse exercício aqui, intervenção a intervenção. Na Líbia, por exemplo, do ponto de vista militar tratou-se apenas da implementação de uma no-fly zone. Mantenho o que disse, mesmo que não concorde totalmente com todas as intervenções - ou com os moldes de todas as intervenções - este é o carácter e propósito da aliança. O ponto essencial da minha posição é este, que mantenho e volto a sublinhar: a Rússia e a aliança da NATO têm caracteres diferentes do ponto de vista militar.
p3droPT Escreveu:Mas uma coisa repetida muitas vezes não a torna verdade.
O que se está a discutir são opiniões e não "verdades".
Julgo que pretendias dizer que a tua opinião difere da minha e que não consideras a NATO uma aliança de carácter defensivo, certo?
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
MarcoAntonio Escreveu:É o que diferencia a NATO da Rússia. São diferentes por natureza. Uma, é uma aliança defensiva, o seu propósito é defender os aliados de agressões militares. A outra é uma autocracia belicista que quer crescer pela via da força.
E Belgrado? Libia? Iraque? Afeganistão? Essas pequenas excepções. Desculpa mas nada está mais longe da verdade. Já sei que a NATO pode e os motivos que vais elencar são justificaveis e morais e eticos e essa coisa toda. Mas uma coisa repetida muitas vezes não a torna verdade.
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Carrancho_ Escreveu:Estação ferroviária de Gniezno, na Polónia. Pode ser ajuda para a Ucrânia ou reforço do flanco leste da NATO. Quase certo é que vem da Alemanha.
Tem circulado um rumor de que "desapareceram" 100 tanques T-72 da Polónia. Foi "noticiado" pela Visegrád 24, que não é propriamente um outlet noticioso tradicional. Não creio que tenha sido noticiado por qualquer outlet ocidental, não faço ideia se realmente foram transferidos 100 tanques da Polónia para a Ucrânia (mas não seria despropositado nem seria despropositado o secretismo à volta da movimentação).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Lusitanus Escreveu:O que nos leva à conclusão, já de algum modo incluída na minha questão, de que a Rússia pode invadir e destruir países vizinhos ficando, no entanto, a salvo de invasão e destruição. Será talvez uma prerrogativa própria de uma superpotência ...
É o que diferencia a NATO da Rússia. São diferentes por natureza. Uma, é uma aliança defensiva, o seu propósito é defender os aliados de agressões militares. A outra é uma autocracia belicista que quer crescer pela via da força.
E tem sido suficiente: até hoje a Rússia nunca invadiu um país da NATO.
Moral da história: se a Rússia não quer ver a NATO crescer, o melhor que tem a fazer é deixar de invadir e anexar territórios.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Estação ferroviária de Gniezno, na Polónia. Pode ser ajuda para a Ucrânia ou reforço do flanco leste da NATO. Quase certo é que vem da Alemanha.
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
MarcoAntonio Escreveu:Marco Martins Escreveu:Certo, não é uma tentativa, mas sim uma necessidade para se defenderem. Porém o resultado será o praticamente o mesmo.
Marco, esta história da Rússia se sentir ameaçada pela NATO é propaganda. É dito pela Rússia e é dito por alguns comentadores pró-russos. Claro que a Rússia sente a sua influência diminuida. Mas daí a se sentir ameaçada pela NATO quando inclusivamente, fruto dos laços comerciais das duas últimas décadas, tornou países da NATO dependentes da Rússia...
Ninguém fora dessa esfera, atrevo-me a dizer, leva isto a sério. A Rússia já apresentou todo o tipo de argumentos para justificar a invasão da Ucrânia: ele é os nacionalistas nazis (que agora afinal já são a maior parte da população, é todos aqueles que não simpatizam com a Rússia), ele era que a Ucrânia se preparava para atacar a Rússia (não cabe na cabeça de ninguém) e até já vieram com alusões a programas nucleares e/ou armas químicas. São tudo pretextos. A verdadeira razão é que o Putin - que tem como Estaline a sua grande referência - quer deixar um legado. E esse legado é fazer crescer a Rússia em importância. A Rússia que apesar de ser um petro-estado e de ser o país com maior área terrestre no mundo inteiro, com muitas outras riquezas naturais, é uma economia de segunda linha. Nesse capítulo, o que o Putin conseguiu não é nada de especial. O legado dele era recriar a União Soviética ou o Império Russo. Essa é a verdadeira razão. Tem que ver com Putin. A Rússia é hoje Putin, até porque quem disser o contrário vai "dentro".
Portanto, é isto. Não é nenhuma suposta ameaça da NATO. A NATO não ameaça a Rússia. Para a Rússia estar segura em relação à NATO, só tem que fazer uma coisa: não atacar a NATO. E pronto, está segura.
Para a NATO não iniciar uma guerra mundial - e potencialmente um conflito nuclear - só tem que fazer uma coisa: não atacar directamente a Rússia. Ora, que a NATO não pretende atacar a Rússia é perfeitamente evidente até por este conflito: apesar de todo o envolvimento indirecto - e do desastre humanitário a que ali se assiste - a NATO não coloca soldados na Ucrânia.
Os países aderiram e aderem, livremente, à NATO, não para atacar a Rússia mas para se defenderem da Rússia. !!!
Há quem precise de meter isto na cabeça!!!
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Marco Martins Escreveu:Certo, não é uma tentativa, mas sim uma necessidade para se defenderem. Porém o resultado será o praticamente o mesmo.
Marco, esta história da Rússia se sentir ameaçada pela NATO é propaganda. É dito pela Rússia e é dito por alguns comentadores pró-russos. Claro que a Rússia sente a sua influência diminuida. Mas daí a se sentir ameaçada pela NATO quando inclusivamente, fruto dos laços comerciais das duas últimas décadas, tornou países da NATO dependentes da Rússia...
Ninguém fora dessa esfera, atrevo-me a dizer, leva isto a sério. A Rússia já apresentou todo o tipo de argumentos para justificar a invasão da Ucrânia: ele é os nacionalistas nazis (que agora afinal já são a maior parte da população, é todos aqueles que não simpatizam com a Rússia), ele era que a Ucrânia se preparava para atacar a Rússia (não cabe na cabeça de ninguém) e até já vieram com alusões a programas nucleares e/ou armas químicas. São tudo pretextos. A verdadeira razão é que o Putin - que tem como Estaline a sua grande referência - quer deixar um legado. E esse legado é fazer crescer a Rússia em importância. A Rússia que apesar de ser um petro-estado e de ser o país com maior área terrestre no mundo inteiro, com muitas outras riquezas naturais, é uma economia de segunda linha. Nesse capítulo, o que o Putin conseguiu não é nada de especial. O legado dele era recriar a União Soviética ou o Império Russo. Essa é a verdadeira razão. Tem que ver com Putin. A Rússia é hoje Putin, até porque quem disser o contrário vai "dentro".
Portanto, é isto. Não é nenhuma suposta ameaça da NATO. A NATO não ameaça a Rússia. Para a Rússia estar segura em relação à NATO, só tem que fazer uma coisa: não atacar a NATO. E pronto, está segura.
Para a NATO não iniciar uma guerra mundial - e potencialmente um conflito nuclear - só tem que fazer uma coisa: não atacar directamente a Rússia. Ora, que a NATO não pretende atacar a Rússia é perfeitamente evidente até por este conflito: apesar de todo o envolvimento indirecto - e do desastre humanitário a que ali se assiste - a NATO não coloca soldados na Ucrânia.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
MarcoAntonio Escreveu:Lusitanus Escreveu:Invadir-se a Rússia nesta altura está fora de questão, mas suponhamos que a Rússia invadia a Polónia, estaria também fora de questão uma invasão da Rússia? O que pergunto é o seguinte: "A Rússia pode invadir e destruir os países vizinhos mas não pode ser invadida, em reação a essa invasão?".
A Polónia é membro da NATO e é virtualmente certo que uma invasão da Rússia à Polónia teria resposta multinacional. E que não se ficaria pelo envio de apenas certo tipo de "material". Nesse caso já estavamos perante um vale tudo. Defesa anti-aérea, tanques, aviação, etc que a Ucrânia para já não está a receber. Não sei até que ponto a Rússia teria planos para invadir a Polónia. Mas ela própria, se os tinha, já os terá de repensar...
Quanto a uma retaliação, bom, julgo que não é preciso retaliar na forma de invasão, penso que existem outras alternativas (mesmo do ponto de vista militar, sei lá, tipo atacar a marinha russa) que não passam por uma invasão. A invasão da Rússia a meu ver iniciava uma guerra mundial (a qual, com uma razoável probabilidade, acabava num conflito nuclear). O ocidente não está interessado nisso e estou convencido que a própria Rússia também não. Não creio que o plano seja/fosse esse...
O que nos leva à conclusão, já de algum modo incluída na minha questão, de que a Rússia pode invadir e destruir países vizinhos ficando, no entanto, a salvo de invasão e destruição. Será talvez uma prerrogativa própria de uma superpotência ...
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
E fazem-no de livre vontade, não com um sim ou sopas.
Edit: esta resposta é para o post do lusitanus que só aparece mais à frente, isto
Edit: esta resposta é para o post do lusitanus que só aparece mais à frente, isto
Lusitanus Escreveu:Os países aderiram e aderem, livremente, à NATO, não para atacar a Rússia mas para se defenderem da Rússia. !!!
Há quem precise de meter isto na cabeça!!!
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 65 visitantes