Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Investimento Imobiliário - A Bolha

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por rg7803 » 17/3/2022 22:43

Andre_MF Escreveu:Falam dos empreiteiros como se fossem todos aldrabões…bom pensando assim o melhor é mesmo não fazeres a obra até porque mesmo adiando podes ser enganado no futuro. O meu conselho é tentares obter feedback de vários empreiteiros, tentares ver obras finalizadas e a decorrer desses empreiteiros e depois pedires orçamentos. Nas obras o barato sai caro e ainda para mais nesta altura…tens de ter tempo para avaliar e tomar a decisão e claro concordo nunca dar um valor inicial muito elevado embora com 5pc duvido que alguém te inicie a obra…se tiveres tempo aí sim concordo adia que é capaz de ficar mais barato ou pelo menos mais estável.



Cada um de nós reflecte nos seus comentários as experiências vividas. Não vou escrever que todos os "empreiteiros são aldrabões" até porque habitualmente as generalizações acabam por ser lesivas para os destinatários, neste caso uma classe profissional em que seguramente haverão (também) bons exemplos.

Normalmente os comentários que faço são com "pés no chão", neste caso eu e as pessoas que comigo trabalham, lidamos numa base quase quotidiana com alguns destes intervenientes, pelo que infelizmente conheço razoavelmente bem o panorama das obras de restauro.

Reforço que o tempo não é oportuno para este tipo de obras. É preferível protelar.

Não o sendo é desejável avançar com o mínimo possível de pagamentos iniciais e negociar pagamentos com base em autos. Semanais por exemplo, em que o pagamento é efectuado contra a conclusão de determinadas tarefas.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por J_Investidor » 17/3/2022 21:19

rg7803 Escreveu:Quando negociares com os empreiteiros todos eles vão fazer a mesma exigência, querem todos um avanço inicial significativo, e vão justificar-se com os custos encarecidos do cimento, da areia, dos cimentos e betões, dos vedantes, dos cerâmicos, dos materiais de canalização e por ai fora.

Algum terás de dar mas deves dar o mínimo possível, até 5 ou 7,5% max será o ideal. Tenta acordar com o empreiteiro autos de medição mensais e pagamentos correspondentes.

Se avanças com muito $ no início vais descobrir um léxico completamente novo de desculpas para o atraso da obra, ou porque é que a mesma está parada. E com agravante que tens prazos limite de conclusão da mesma para com o município onde a mesma está a ser erigida. Mas para esse lado é onde o empreiteiro dorme melhor ...

E comprar os materiais com NIF do nome do Dono da obra, e não adiantar dinheiro nenhum?

Ou seja: pagar o que vai sendo feito. Movimentação de terras, é x, paga-se.
O projeto diz que leva ferro x e betão y, paga-se.
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Andre_MF » 17/3/2022 20:52

Falam dos empreiteiros como se fossem todos aldrabões…bom pensando assim o melhor é mesmo não fazeres a obra até porque mesmo adiando podes ser enganado no futuro. O meu conselho é tentares obter feedback de vários empreiteiros, tentares ver obras finalizadas e a decorrer desses empreiteiros e depois pedires orçamentos. Nas obras o barato sai caro e ainda para mais nesta altura…tens de ter tempo para avaliar e tomar a decisão e claro concordo nunca dar um valor inicial muito elevado embora com 5pc duvido que alguém te inicie a obra…se tiveres tempo aí sim concordo adia que é capaz de ficar mais barato ou pelo menos mais estável.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 84
Registado: 22/10/2021 13:09

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por vinas1976 » 17/3/2022 12:28

Zé Novato ,

Aconselho-te a comprares tu os materiais e apenas a contratares a mão de obra , é mais trabalhoso mas fica muito mais económico e dessa foram não tens de adiantar muito dinheiro , basta pagares á semana , falo-te de experiência própria !

Bons negócios a todos !
 
Mensagens: 104
Registado: 1/8/2014 16:12

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Penaforte » 17/3/2022 12:11

ZeNovato Escreveu:
rg7803 Escreveu:Sinceramente, caso possível, eu protelaria esse projeto um ano pelo menos.
Os materiais para construção civil subiram a níveis estratosfericos e não há pessoal.
Arriscaste-te a contratar uma empresa, a pagar uma tranche inicial significativa, eles iniciam trabalhos e depois desaparecem (porque vão fazer o mesmo com outro cliente, noutro lado).
A partir daí é uma dor de cabeça com o(s) empreiteiros…


Sério? Epah é que nem quero nada de luxo. O terreno tem 350m2.... não dá para aventuras! Uma casa de classe média, nada mais.
É que depois, onde moro, precisa de obras e não queria gastar cá o dinheiro pk não compensava.
Adiar seria ultimo caso porque já tenho aval da camara para arrancar. O projecto foi aprovado.


ZeNovato, é mesmo assim que está o mercado, o rg está a resumir muito bem. E de facto se pudesses adiar um pouco a obra, seria o ideal.
Neste momento há empreiteiros que estão a dar orçamentos com validade de 15 dias (impensável, obviamente), justificam com a volatilidade no preço das matérias-primas, falta de mão-de-obra disponível, está uma loucura.
Vai ficar melhor no futuro? Não sei.. mas tenderá a estabilizar, pelo menos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1434
Registado: 20/10/2014 14:55

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por epinay » 17/3/2022 12:07

ZeNovato Escreveu:
rg7803 Escreveu:Sinceramente, caso possível, eu protelaria esse projeto um ano pelo menos.
Os materiais para construção civil subiram a níveis estratosfericos e não há pessoal.
Arriscaste-te a contratar uma empresa, a pagar uma tranche inicial significativa, eles iniciam trabalhos e depois desaparecem (porque vão fazer o mesmo com outro cliente, noutro lado).
A partir daí é uma dor de cabeça com o(s) empreiteiros…


Sério? Epah é que nem quero nada de luxo. O terreno tem 350m2.... não dá para aventuras! Uma casa de classe média, nada mais.
É que depois, onde moro, precisa de obras e não queria gastar cá o dinheiro pk não compensava.
Adiar seria ultimo caso porque já tenho aval da camara para arrancar. O projecto foi aprovado.


Podes pedir prorrogação do prazo. Em todo o caso questiona os serviços se podes alterar já o prazo inicial da licença de construção, para um prazo maior.
https://informacoeseservicos.lisboa.pt/ ... o-de-obras
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por rg7803 » 17/3/2022 11:56

Quando negociares com os empreiteiros todos eles vão fazer a mesma exigência, querem todos um avanço inicial significativo, e vão justificar-se com os custos encarecidos do cimento, da areia, dos cimentos e betões, dos vedantes, dos cerâmicos, dos materiais de canalização e por ai fora.

Algum terás de dar mas deves dar o mínimo possível, até 5 ou 7,5% max será o ideal. Tenta acordar com o empreiteiro autos de medição mensais e pagamentos correspondentes.

Se avanças com muito $ no início vais descobrir um léxico completamente novo de desculpas para o atraso da obra, ou porque é que a mesma está parada. E com agravante que tens prazos limite de conclusão da mesma para com o município onde a mesma está a ser erigida. Mas para esse lado é onde o empreiteiro dorme melhor ...
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por ZeNovato » 17/3/2022 11:33

rg7803 Escreveu:Sinceramente, caso possível, eu protelaria esse projeto um ano pelo menos.
Os materiais para construção civil subiram a níveis estratosfericos e não há pessoal.
Arriscaste-te a contratar uma empresa, a pagar uma tranche inicial significativa, eles iniciam trabalhos e depois desaparecem (porque vão fazer o mesmo com outro cliente, noutro lado).
A partir daí é uma dor de cabeça com o(s) empreiteiros…


Sério? Epah é que nem quero nada de luxo. O terreno tem 350m2.... não dá para aventuras! Uma casa de classe média, nada mais.
É que depois, onde moro, precisa de obras e não queria gastar cá o dinheiro pk não compensava.
Adiar seria ultimo caso porque já tenho aval da camara para arrancar. O projecto foi aprovado.
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por rg7803 » 17/3/2022 8:40

Sinceramente, caso possível, eu protelaria esse projeto um ano pelo menos.
Os materiais para construção civil subiram a níveis estratosfericos e não há pessoal.
Arriscaste-te a contratar uma empresa, a pagar uma tranche inicial significativa, eles iniciam trabalhos e depois desaparecem (porque vão fazer o mesmo com outro cliente, noutro lado).
A partir daí é uma dor de cabeça com o(s) empreiteiros…
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por ZeNovato » 17/3/2022 8:20

Bom dia a todos,

Gostaria de saber se alguém tem tido experiência na reabilitação de casas nos últimos tempos.
Comecei com um projeto de reabilitação de uma moradia antiga dos meus avós para habitação própria já à 2 anos. Tive chatices por causa da licença de habitação que já está resolvida e depois com o projeto e atrasos nas camaras. Agora que já tenho tudo tenho andado a pedir orçamentos e ai é está o problema.
O único requisito que pedi ao arquiteto foi o de tentar perceber se conseguia reabilitar a casa com um valor não superior a 150k pois é o que consigo pagar e é o que acho ser justo para uma casa que depois de nova não terá um valor superior a 250k. Ora não ia gastar 200k ou 250k numa casa que só iria valer esses valores. Era dinheiro desperdiçado. O arquiteto deixou-me tranquilo dizendo que os 150k davam para muitas obras (isto foi no fim do ano passado).
Recebi uma primeira proposta de orçamento no valor de 350k (multiplicou por 1500€/m2). Deu-me um ataque cardíaco.
Recebi outra de mais de 240k.... Perdi a cabeça!!
E dizem-me que não vou conseguir nunca valores inferiores a 200k mais IVA.
A casa tem dois pisos e 220m2 de área distribuídos pelos dois pisos. As paredes exteriores são aproveitas, telhado quase todo aproveitado, serão abertas janelas e portadas maiores para dar um ar mais moderno. Dentro é que com as historias do open space vai tudo abaixo no res chão, e nos quartos são apenas dois e uma casa de banho.
Nao sendo nada de especial, justifica-se valores tão grandes na zona entre gaia e aveiro???
Caramba está tudo maluco!!!!!
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Bar38 » 18/10/2021 9:37

Sr_SNiper Escreveu:
Bar38 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Lei n.º 4-B/2021

11 - São igualmente suspensos os atos a realizar em sede de processo executivo ou de insolvência relacionados com a concretização de diligências de entrega judicial da casa de morada de família ou de entrega do locado, designadamente, no âmbito das ações de despejo, dos procedimentos especiais de despejo e dos processos para entrega de coisa imóvel arrendada, quando, por requerimento do arrendatário ou do ex-arrendatário e ouvida a contraparte, venha a ser proferida decisão que confirme que tais atos o colocam em situação de fragilidade por falta de habitação própria ou por outra razão social imperiosa.

Alguém sabe se será coerente pensar que quando o COVID passar isto será tudo revogado e será possível tomar posse de imóveis nas situações atrás descritas?

Obrigado




Com o assalto da esquerda ao poder não é muito de fiar....


Queria srfossr possível uma resposta mais objetiva, tendo em conta a informação à data.
Algum jurista por aqui?


Jurista para que!!?? não é constitucional...
Não te preocupes muito a acontecer a revogação será com certeza com muito alarido...
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Sr_SNiper » 17/10/2021 18:08

Bar38 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Lei n.º 4-B/2021

11 - São igualmente suspensos os atos a realizar em sede de processo executivo ou de insolvência relacionados com a concretização de diligências de entrega judicial da casa de morada de família ou de entrega do locado, designadamente, no âmbito das ações de despejo, dos procedimentos especiais de despejo e dos processos para entrega de coisa imóvel arrendada, quando, por requerimento do arrendatário ou do ex-arrendatário e ouvida a contraparte, venha a ser proferida decisão que confirme que tais atos o colocam em situação de fragilidade por falta de habitação própria ou por outra razão social imperiosa.

Alguém sabe se será coerente pensar que quando o COVID passar isto será tudo revogado e será possível tomar posse de imóveis nas situações atrás descritas?

Obrigado


Com o assalto da esquerda ao poder não é muito de fiar....


Queria srfossr possível uma resposta mais objetiva, tendo em conta a informação à data.
Algum jurista por aqui?
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Bar38 » 17/10/2021 13:40

Sr_SNiper Escreveu:Lei n.º 4-B/2021

11 - São igualmente suspensos os atos a realizar em sede de processo executivo ou de insolvência relacionados com a concretização de diligências de entrega judicial da casa de morada de família ou de entrega do locado, designadamente, no âmbito das ações de despejo, dos procedimentos especiais de despejo e dos processos para entrega de coisa imóvel arrendada, quando, por requerimento do arrendatário ou do ex-arrendatário e ouvida a contraparte, venha a ser proferida decisão que confirme que tais atos o colocam em situação de fragilidade por falta de habitação própria ou por outra razão social imperiosa.

Alguém sabe se será coerente pensar que quando o COVID passar isto será tudo revogado e será possível tomar posse de imóveis nas situações atrás descritas?

Obrigado


Com o assalto da esquerda ao poder não é muito de fiar....
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Sr_SNiper » 17/10/2021 12:34

Lei n.º 4-B/2021

11 - São igualmente suspensos os atos a realizar em sede de processo executivo ou de insolvência relacionados com a concretização de diligências de entrega judicial da casa de morada de família ou de entrega do locado, designadamente, no âmbito das ações de despejo, dos procedimentos especiais de despejo e dos processos para entrega de coisa imóvel arrendada, quando, por requerimento do arrendatário ou do ex-arrendatário e ouvida a contraparte, venha a ser proferida decisão que confirme que tais atos o colocam em situação de fragilidade por falta de habitação própria ou por outra razão social imperiosa.

Alguém sabe se será coerente pensar que quando o COVID passar isto será tudo revogado e será possível tomar posse de imóveis nas situações atrás descritas?

Obrigado
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por ZéManuel » 10/6/2021 21:14

Bem visto.
Isso, os juros uma miséria e a desconfiança nos Bancos Portugueses é o que se vê.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por volvista » 10/6/2021 20:51

Realmente o valor das rendas está especulativo mas beneficia, claro o proprietário se tiver sorte com os inquilinos. Muita gente está a comprar casas a precisar de obras com a finalidade do aluguer já que os Bancos nada pagam e o dinheiro parado só desvaloriza e a nossa Bolsa é um investimento em que tudo de mau pode acontecer.tendo as Empresasa cada vez mais liberdade para fazerem o que querem, como telos visto no caso Semapa e Mota Engil. Assim o investimento bem feito em Imobiliário parece a melhor opção. A presente realidade do tele trabalho tem levado muita gente para o meio rural onde se conseguem óptimos preços e condições de vida. Os Mercados hoje em dia abalam com qualquer notícia, venha de onde vier e as manipulações de preços não nos dão garantia de um investimento digno das nossas poupanças.
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Marco Martins » 9/6/2021 15:28

djovarius Escreveu:Assim, o que precisas é de um solicitador para a promessa de compra e venda (deve-se fazer para sacar logo algum ao comprador), depois a escritura e o registo por parte do comprador, com um pouco de sorte, fazem no mesmo dia.
Tudo isto, se o comprador tiver €€€€ à vista para a transferência, sem intervenção do Banco. Também não pode haver hipotecas ou dívidas ao Estado ou penhoras, caso contrário, complicas a coisa.

Se for um processo simples, nem é necessário um advogado, sobretudo se for escritura em Cartório público. Com um advogado, pode-se ser feita a escritura particularmente, porque o advogado faz fé pública.

Abraço

dj


Obrigado ;)
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por yggy » 9/6/2021 9:55

POdes usar o casapronta do estado. A escriturasó é feita se tudo estiver correcto. E fica logo no registro também.
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por djovarius » 8/6/2021 18:54

Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por djovarius » 8/6/2021 18:53

Assim, o que precisas é de um solicitador para a promessa de compra e venda (deve-se fazer para sacar logo algum ao comprador), depois a escritura e o registo por parte do comprador, com um pouco de sorte, fazem no mesmo dia.
Tudo isto, se o comprador tiver €€€€ à vista para a transferência, sem intervenção do Banco. Também não pode haver hipotecas ou dívidas ao Estado ou penhoras, caso contrário, complicas a coisa.

Se for um processo simples, nem é necessário um advogado, sobretudo se for escritura em Cartório público. Com um advogado, pode-se ser feita a escritura particularmente, porque o advogado faz fé pública.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Raizes » 8/6/2021 18:52

Marco Martins Escreveu:
yggy Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Sabem de alguma agência que trate de todas as burocracias da venda/compra de um imóvel e sem cobrar os balurdios que as agências imobiliárias cobram?


Es tu que vai vender sem nenhum intermediario?


Estou a pensar vender, mas reparei que no mercado não existem empresas que façam apenas esse serviço burocrático (também não procurei muito, é verdade!)
O objectivo seria poder colocar os meus anuncios onde quiser, e colocar uma placa com indicação de venda, e quando tiver um acordo com um cliente, envolver esse mediador (que supostamente cobraria bem menos que uma imobiliária).


os solicitadores por exemplo fazem isso.
 
Mensagens: 60
Registado: 21/7/2014 11:59

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Marco Martins » 8/6/2021 18:33

yggy Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Sabem de alguma agência que trate de todas as burocracias da venda/compra de um imóvel e sem cobrar os balurdios que as agências imobiliárias cobram?


Es tu que vai vender sem nenhum intermediario?


Estou a pensar vender, mas reparei que no mercado não existem empresas que façam apenas esse serviço burocrático (também não procurei muito, é verdade!)
O objectivo seria poder colocar os meus anuncios onde quiser, e colocar uma placa com indicação de venda, e quando tiver um acordo com um cliente, envolver esse mediador (que supostamente cobraria bem menos que uma imobiliária).
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Goya777 » 8/6/2021 16:06

yggy Escreveu:
Goya777 Escreveu:
yggy Escreveu:Olivais Norte (não quinta do morgado) conseguess 1 T3 por volta dos 170k...e conseguirias 800 paus mensais..(sem ser por quarto).

EDIT:
Exemplo real do meu caso:
T3 comprado por 170k. Alugado a Teleperformance por 810/mensais (ja estev a 900 mas por causa da pandemia e teltrabalho baixaram-me para 810). Eles tratam de tudo, so precisam de 1 maquina de lavar roupa e louça.
Tudo o que estragarem compoem.
O Apartamento nao pode ser rés de chao.
o Unico senão: fazem retencao na fonte de 25% devido a ser uma empresa que aluga.
https://tpro.pt/


4.7% brutos. O calculo dos meus 3.5 Liquidos nao difere muito.

Por falar em alugar por quarto também é algo que estou a pesar prós e contras.


A mim da-me 5,7% brutos...a 810, uma vez que uma ano tem 12 meses.

EDIT: é claro que limpos da pouco mais que 4%...Mas todos os meses entra na minha conta e posso reinvestir. Basicamente passa ser 1 rendimento etxra que tenho todos os meses.
Há custos que não estão aqui que é preciso ter em conta mas que dá para descontar no IRS:
- IMI
- Seguro
- Condominio
- Obras

EDIT 2: Se o contrato de arrendamento for superio a 2 anos a tax vai diminuindo.
Menos de 2 anos: 28%;
De 2 a 5 anos: 26%;
De 5 a 10 anos: 23%;
De 10 a 20 anos: 14%;
Mais de 20 anos: 10%.


Totalmente certo! erro de calculo meu.
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por yggy » 8/6/2021 14:43

Marco Martins Escreveu:Sabem de alguma agência que trate de todas as burocracias da venda/compra de um imóvel e sem cobrar os balurdios que as agências imobiliárias cobram?


Es tu que vai vender sem nenhum intermediario?
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Marco Martins » 8/6/2021 14:42

Sabem de alguma agência que trate de todas as burocracias da venda/compra de um imóvel e sem cobrar os balurdios que as agências imobiliárias cobram?
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, edvieira, Ferreiratrade, hugob0ss, jlmt, jprgodinho, Lisboa_Casino, luislobs, PAULOJOAO e 139 visitantes