Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Greenvolt - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Greenvolt

por Pata-Hari » 17/7/2021 10:27

Artista Romeno Escreveu:Meus senhores acalmem se a greenvolt é green vende energia a 115 a 130 euros o mw feita de madeira e do lixo de obras no uk e a edpr faz grrrrr tem um multiplo ev/ ebitda baratinho é quase a vida util dos ativos loool. Sabeis que mais quando passai o covid confraternizai e chamai o "joao" que o homme ja foi xeo de ambas

:lol: :lol: :lol: como bem tento perceber o que estás a dizer e não atinjo...!
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Greenvolt

por NirSup » 17/7/2021 4:06

Quem comprou e quem vendeu?

Gosto de Ti, trapaceira,
E como é costume teu
À noite, à noitinha,
Chamas o parvo que sou eu.
Fausto



Na primeira sessão de Bolsa, as ações da Greenvolt encerraram nos 4,80 euros, 12,94% acima do preço do IPO.
Os títulos mantiveram um movimento de fortes ganhos – esteve praticamente toda a sessão a valorizar mais de 10% - animada pelo otimismo em torno da empresa. Mais de 1,6 milhões de ações mudaram de mãos.

Quem comprou e quem vendeu?
Os sócios polacos estão impedidos de vender, durante 24 meses.
Os institucionais estão impedidos de vender, durante 6 meses.
Os particulares não possuíam ações da Greenvolt.
Portanto, pelo menos, no início da sessão, quem vendeu foram os sócios da Altri ou mesmo a própria Altri. E quem comprou foram, maioritariamente, os particulares.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por Artista Romeno » 16/7/2021 21:50

Meus senhores acalmem se a greenvolt é green vende energia a 115 a 130 euros o mw feita de madeira e do lixo de obras no uk e a edpr faz grrrrr tem um multiplo ev/ ebitda baratinho é quase a vida util dos ativos loool. Sabeis que mais quando passai o covid confraternizai e chamai o "joao" que o homme ja foi xeo de ambas
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Greenvolt

por trend=friend » 16/7/2021 21:46

maturidade Escreveu:Boas.
Pareçe que foi subida de curta duração.
estou fora.
pareçe que quer ir aos 4.25 da IPO, e depois logo se vê.

abraços


Cool down que por uma correção de peanuts num dia destes, e especialmente depois de ontem, não é caso para enervamentos... já não és um dos newbies nisto!

Vamos ver é os EUA em geral para a semana
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Greenvolt

por NirSup » 16/7/2021 21:19

Madre Superiora, o Convento está salvo!

Com tantos e tão grandes encómios tecidos à volta da GreenVolt, fiquei deveras preocupado com o facto de alguns caldeireiros poderem ter levado para casa camiões carregados de greenvolt's. Afinal não.
Pelos últimos testemunhos que li neste fórum, afinal era tudo a fazer de conta. E estão todos fora.
Brincalhões e enganadores estes caldeireiros.
By Nirvana from Tórun, Polska.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por Spfgg » 16/7/2021 17:24

Optimiza Escreveu:3 PERGUNTAS:
Qual é a empresa que está com melhor R/R potencial para a capitalização vigente? 550M€ GreenV ou 19,2mM€ EDPR?
Face a esta análise (e excluindo EDP e EDP Brasil), qual o maior ROI/ROE potencial até final de 2025? GreenV ou EDPR?
Qual é a empresa que vai crescer % mais, YoY?


Estou fora deste nome por enquanto, mas gostei bastante da argumentação.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Greenvolt

por maturidade » 16/7/2021 17:05

Boas.
Se eu tivesse uma varinha mágica issi é que era.
Por isso sai.
Antes agora do que depois mais tarde.

Abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Greenvolt

por cali010201 » 16/7/2021 16:55

maturidade Escreveu:Boas.
eu entrei de manhã na abertura a 4.67, e vendi a 5,00.
voltei a comprar nos 4.90€.
acredito na ação, mas nem sempre ela faz o que eu penso, lol.... :-k :-k :-k :-k

abraços




maturidade Escreveu:Boas.
Pareçe que foi subida de curta duração.
estou fora.
pareçe que quer ir aos 4.25 da IPO, e depois logo se vê.

abraços


Isto é aquilo a que se chama acreditar...
 
Mensagens: 366
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: Póvoa Stª Iria

Re: Greenvolt

por maturidade » 16/7/2021 15:37

Boas.
Pareçe que foi subida de curta duração.
estou fora.
pareçe que quer ir aos 4.25 da IPO, e depois logo se vê.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Greenvolt

por fosgass2020 » 16/7/2021 8:41

NirSup Escreveu:
fosgass2020 Escreveu:Portanto... neste momento:
A 5€/ação, a Grenvolt tem um market cap de 583.941.175,00€... por 140MW de capacidade instalada nas suas centrais de biomassa em Portugal e Inglaterra.


Esta informação não está correta.
A Greenvolt tem, atualmente, 97 MW de capacidade instalada de geração de electricidade a partir da biomassa, em Portugal, e de 51% de 43,6 MW = 22,24 MW (da Tilbury).
Portanto, tem, actualmente, a gerar energia e cash 119,24 MW de capacidade instalada.
Compara com a capacidade instalada a gerar cash da EDPR de 12.500 MW (104 vezes mais).
Só um pequeno pormenor: tendo em conta a capacidade instalada de cada uma, se a Greenvolt vale em Bolsa 500 ME a EDPR deveria valer em Bolsa mais de 50.000 ME. Se a minha conclusão estiver errada, agradeço a correção.
Claro que o presente não é o que mais importa. O que importa são as perspectivas futuras.
Não consegui confirmar os valores referidos sobre a a capacidade instalada da Greenvolt no fim de 2022. Não duvido dos números mas gostava de saber onde podem ser confirmados.
Mesmo nessa hipótese, façam as contas. E comparem a cotação da EDPR, que segundo alguns está muito esticada, com a cotação da Greenvolt (a EDPR perspectiva ter em 2022 mais 4.000 MW de capacidade instalada do que actualmente).
Como diria o Guterres, é questão de fazerem as contas.
O resto são narrativas criativas e mais ou menos fantasiosas.
By Nirvana


Obrigado pela correcção.
Quanto à informação, está toda aqui:
https://web3.cmvm.pt/SDI/emitentes/docs/FR79790.pdf

Há ainda outro detalhe que me leva a crer que a operação das renováveis, e em especial da Greenvolt, vai ter problemas em breve: não há matéria-prima para fazer tanta expansão, em tão pouco tempo. E a Greenvolt, sendo a última a chegar ao mercado, vai ser a última a ser servida!
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Greenvolt

por trend=friend » 16/7/2021 6:37

Optimiza, quando a coisa fica um pouco mais sofisticada, há malta que simplesmente abdica e termina a argumentação. Porque não dá mais…

E sofisticadamente? Não… apenas sofisticamente. Não peças demasiado.

Vale também para o pedro ontem na bitcoin, não vale a pena a frustração pela ausência de paridade, não é uma questão de idade ou falta dela... Esperemos as próximas dicas de oráculo de manada, na bitcoin/crypto já deve ter estado mais longe a inversão…

Edit eu que até tinha perdido algum optimismo na gvolt lá vou ter de rever a posição
Editado pela última vez por trend=friend em 16/7/2021 6:43, num total de 2 vezes.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Greenvolt

por Optimiza » 16/7/2021 3:15

Respondes e clarificas 0. Mas já agora, responde por uma vez, se fores capaz: EDPR está obscenamente cara face a EDP e EDP Brasil? IPO EDPR foi absurdamente caro face ao da GreenVolt? e sobretudo, qual a empresa que vai crescer % mais na receita e no lucro até 2025, EDPR ou GreenVolt? Achas que o crescimento expectável EDPR 2021+ saudável rácio Ebitda/dívida líquida seriam sequer aproximados sem o belo AC de 1,5mM€?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Greenvolt

por NirSup » 16/7/2021 3:02

Peço a todos os que investem na Bolsa, quer estejam investidos na EDPR ou na Greenvolt, para procurarem uma máquina de calcular (o telemóvel também serve) e façam as vossas contas.
Os dados que indiquei não foram desmentidos pelo que merecerão alguma credibilidade.
Alia Jacta Est. Faites Vos Jeux.
E no fim tirem as vossas próprias conclusões. Pela vossa cabeça.
Ou muito me engano (e oxalá esteja enganado) ou a Grenvolt irá ter em Bolsa um comportamento decepcionante (e doloroso para alguns). Isso não será para já. Esperem até que os sócios polacos da GreenVolt possam vender as suas ações.
Os polacos são muito lineares. Talvez até lineares demais. Básicos mesmo. Não se deixam enrolar em narrativas criativas.
_________
PS: a quem teceu e tece tantos encómios à GreenVolt só espero que tenha levado para casa um camião cheio delas. É o mínimo para mostrar alguma coerência entre o que se escreve e o que se investe. Ponto. Final.
By Nirvana from Polska (Bydgoszcz).
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por Optimiza » 16/7/2021 2:24

Sobre EDPR, e porque gostamos da empresa, torciamos todos para que valesse, amanhã, esses Nirsup 50mM€ e muito mais, até porque a maioria de quem aqui investe também tem ou teve, EDP (tenho, e controla a EDPR e EDP Brasil) ou EDPR (tive até Fevereiro), e por isso gostariamos imenso, até para efeitos de benchmark (para Greenvolt/EDP e EDP Brasil), que EDPR fosse a mais valiosa renovável da galáxia e arredores (até para o PSI era bom termos aqui a NEXTERA 2)!

Mas EDPR está carissima face aos múltiplos da RWE, da Endesa, e da EDP (por decoro, nem menciono a EDP Brasil). Partindo do PER, diriamos que se EDP vale 18mM€, EDPR deveria valer 10mM€ (não os 19,2mM€ atuais) ou 10,5€ por ação EDPR. Mas se avaliarmos pelo rácio crescimento/receita EDPvsEDPR, aí deveriamos retirar mais 1,2€/ação à EDPR. Mais, se retirarmos o Aumento de capital de 1,5mM€ ao capex e dívida líquida que vai apresentar, teriamos no 1º semestre 2021, uma situação desoladora e não o sucesso e crescimento que vão ilustrar.

A) Growth stock EDPR? EDPR conseguiu descer em 5% a faturação o ano passado (única Renovável com market cap acima de 15mM€ em que isso aconteceu). Só vai crescer 7% na receita este ano graças ao pump de 1,5mM€ do AC. Pelo modelo de negócio, foi sempre uma empresa historicamente pouco lucrativa (por causa das margens e OPEX nos 2 segmentos core) vis a vis EDP.

B) Depois, no 1ºsemeste vamos analisar as margens e os custos operacionais das solares e sobretudo das eólicas EDPR vs Biomassa da Greenvolt e Hídricas da EDP, e poderemos chegar a uma conclusão sobre que negócios são realmente lucrativos (subsidiação incluída).

C) Finalmente, EDPR teve um IPO que avaliou a companhia em 8mM€ há 13 anos atrás (a inflação e os aumentos de capital somam-se depois), e tinha 3,7GW de capacidade bruta instalada e 2,2GW em projetos para instalação a 3 anos.

Ora, Greenvolt tem um IPO 13 anos depois por 500M€, para 2,8GW via V-ridium instalados a 3 anos, dos quais mais de 1,5GW a serem instalados em final de 2021 e 2022. A central Londrina, com 46MW tem um Ebitda fabuloso de 25M€/ano, e toda a produção é consolidada nas contas Greenvolt (apesar da posição minoritáriade 49% do fundo Equitix). Comprou a Profit Energy, dedicada à construção de centrais fotovoltaicas e à realização de projetos de eficiência energética.
Na produção mais lucrativa de todas (a seguir às hídricas) a biomassa, tem 5 centrais, já em plena laboração com 97MW de potência instalada e que em 2022 atinge máx. de 125MW.

A 3 anos temos 2,943GW de potência instalada Greenvolt, colocada no mercado a 550M€ (lucro impactante e EBitda forte/e positivo desde momento zero).
A 3 anos tivemos 5,9GW de potência instalada, EDPR há 13 anos colocada no mercado a 8mM€ (a que deviamos somar 540M€ de inflação, taxas de juro 2,5x superiores às atuais e margens operacionais negativas).

3 Conclusões deste ponto » 1 - EDPR veio a um preço estupidamente elevado para o mercado (na altura valeria 2,1mM€)
2 - Se extrapolarmos da avaliação EDPR (8mM€+custo/retorno capital+inflação), no IPO, agora, GreenVolt deveria
proporcionalmente valer 5mM€.

3 - Que a rentabilidade intrínseca GreenV é 3X superior por cada euro de receita (claro que este efeito vai
esbater-se com o aumento das produções solares e eólicas).


Nos resultados semestrais vamos poder cimentar e comparar rácios EV/Ebitda, Price/Sales, PER, Capex/Opex, descontar o AC de 1,5mM€ e se calhar chegamos a uma utilidade marginal do investimento, por cada euro investido, com um diferencial de 2,5 para 1. Será possível?

Para as capitalizações atuais, especulo um fwd PE 2021 de 17 para a EDP, de 14 para EDP Brasil e de 18 GreenVolt e de 35 para a EDPR.

Finalmente, Greenvolt, com Manso Neto, propôe-se crescer a 40% ao ano até 2026 vs 9% de crescimento EDPR até á mesma data (muito optimista).
Efeito compound (via análise DCF) » Se descontares ao momento presente o cash flow X1,4 (múltiplo agregador GreenV) ou X1,09 (múltiplo agregador EDPR) para 2022, 2023, 2024 e 2025 vais conseguir ainda triplicar a avaliação GreenV e apenas somar 40% à avaliação EDPR.

3 PERGUNTAS:
Qual é a empresa que está com melhor R/R potencial para a capitalização vigente? 550M€ GreenV ou 19,2mM€ EDPR?
Face a esta análise (e excluindo EDP e EDP Brasil), qual o maior ROI/ROE potencial até final de 2025? GreenV ou EDPR?
Qual é a empresa que vai crescer % mais, YoY?
Anexos
Estarei sempre grato a EDPR mas os 600% de valorização da ação ainda não foram acompanhados na rentabilidade e nas margens.gif
Estarei sempre grato a EDPR mas os 600% de valorização da ação ainda não foram acompanhados na rentabilidade e nas margens.gif (23.59 KiB) Visualizado 10255 vezes
Editado pela última vez por Optimiza em 16/7/2021 3:41, num total de 6 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Greenvolt

por NirSup » 16/7/2021 0:58

fosgass2020 Escreveu:Portanto... neste momento:
A 5€/ação, a Grenvolt tem um market cap de 583.941.175,00€... por 140MW de capacidade instalada nas suas centrais de biomassa em Portugal e Inglaterra.


Esta informação não está correta.
A Greenvolt tem, atualmente, 97 MW de capacidade instalada de geração de electricidade a partir da biomassa, em Portugal, e de 51% de 43,6 MW = 22,24 MW (da Tilbury).
Portanto, tem, actualmente, a gerar energia e cash 119,24 MW de capacidade instalada.
Compara com a capacidade instalada a gerar cash da EDPR de 12.500 MW (104 vezes mais).
Só um pequeno pormenor: tendo em conta a capacidade instalada de cada uma, se a Greenvolt vale em Bolsa 500 ME a EDPR deveria valer em Bolsa mais de 50.000 ME. Se a minha conclusão estiver errada, agradeço a correção.
Claro que o presente não é o que mais importa. O que importa são as perspectivas futuras.
Não consegui confirmar os valores referidos sobre a a capacidade instalada da Greenvolt no fim de 2022. Não duvido dos números mas gostava de saber onde podem ser confirmados.
Mesmo nessa hipótese, façam as contas. E comparem a cotação da EDPR, que segundo alguns está muito esticada, com a cotação da Greenvolt (a EDPR perspectiva ter em 2022 mais 4.000 MW de capacidade instalada do que actualmente).
Como diria o Guterres, é questão de fazerem as contas.
O resto são narrativas criativas e mais ou menos fantasiosas.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Greenvolt

por 5640533 » 15/7/2021 23:46

serrano63 Escreveu:Desculpem a questão mas se alguém souber responder agradeço
Tenho acções da Altri e como na carteira não apareceram as da Greenvolt liguei ao banco. resposta deste: Terá direito ao dividendo na dta especificada mas às acções Grenvolt só se fosse institucional.
Aos Altrista : é meso isto?
Obrigado

Nao é verdade. Mude de banco.
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Greenvolt » GVOLT x EDPR

por Garf » 15/7/2021 22:40

Vale a pena recordar...

https://www.edp.com/pt-pt/noticias/2008 ... xado-entre

https://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR18968.pdf

No caso da EDPR não foi só para institucionais e havia 3.7GW brutos instalados na altura do IPO

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Greenvolt

por Serrano1963 » 15/7/2021 19:29

Obrigado. Aguardemos :pray:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 271
Registado: 3/12/2007 21:57
Localização: Guarda

Re: Greenvolt

por trend=friend » 15/7/2021 18:50

serrano63 Escreveu:Desculpem a questão mas se alguém souber responder agradeço
Tenho acções da Altri e como na carteira não apareceram as da Greenvolt liguei ao banco. resposta deste: Terá direito ao dividendo na dta especificada mas às acções Grenvolt só se fosse institucional.
Aos Altrista : é meso isto?
Obrigado


Nope, dia 20 deves ter também ações creditadas, 1 por cada 55 Altri com arredondamento por defeito
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Greenvolt

por Serrano1963 » 15/7/2021 18:42

Desculpem a questão mas se alguém souber responder agradeço
Tenho acções da Altri e como na carteira não apareceram as da Greenvolt liguei ao banco. resposta deste: Terá direito ao dividendo na dta especificada mas às acções Grenvolt só se fosse institucional.
Aos Altrista : é meso isto?
Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 271
Registado: 3/12/2007 21:57
Localização: Guarda

Re: Greenvolt

por Pata-Hari » 15/7/2021 16:29

Onde foste buscar a info? qual a parte que foi tomada por eles nesta operação? ou era já suposto ficarem com essa parte e dispersarem o resto?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Greenvolt

por fosgass2020 » 15/7/2021 16:14

vieirah1976 Escreveu:E a Altri ainda ficou com quanto? Ou dispersou tudo? Não consigo encontrar essa informação.


A Altri é dona de 60% da Greenvolt.
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Greenvolt

por maturidade » 15/7/2021 16:07

Boas.
eu entrei de manhã na abertura a 4.67, e vendi a 5,00.
voltei a comprar nos 4.90€.
acredito na ação, mas nem sempre ela faz o que eu penso, lol.... :-k :-k :-k :-k

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Greenvolt

por 5640533 » 15/7/2021 15:49

Há um outro tópico de Greenvolt de Junho.
A Greenvolt teve azar com o contexto hoje. Mesmo assim portou-se bem.
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Greenvolt

por rbrandaopereira » 15/7/2021 14:51

Se há coisa que aprendi ao longo do tempo, é nunca comprar nada no dia do IPO. Não me admiraria se fosse aos 4.00 até ao fim da sessão de amanhã.
Quando és o tipo mais inteligente da sala, estás na sala errada.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 702
Registado: 21/10/2015 14:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], Cem pt, Garfield, Gioes, jlmt, latbal, m-m, malakas, Opcard, PAULOJOAO, perneta, Pmart 1, PMP69 e 126 visitantes