Outra vez a educação....
Re: Outra vez a educação....
Artigo no Expresso
Pautas afixadas com classificações finais diferentes das que tinham sido aprovadas pelos conselhos de turma, dispensa de frequência das aulas de Educação Física sem qualquer justificação, aulas contabilizadas mas que não foram nem sumariadas nem assinadas, incumprimento sistemático de procedimentos obrigatórios na avaliação que põem em causa a fiabilidade das notas atribuídas aos alunos. Estas são algumas das irregularidades encontradas pela Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC) no Externato Ribadouro, um dos maiores do Porto, e que tem sido assinalado como um dos que se repete na lista dos maiores desalinhamentos entre as classificações atribuídas pelos professores da escola e as obtidas pelos alunos nos exames nacionais.
As averiguações da IGEC foram desencadeadas em 2019 na sequência de notícias que davam conta de classificações anormalmente altas a Educação Física, com turmas inteiras a receber notas de 19 e 20 valores, e noutras disciplinas do secundário não sujeitas a exame nacional. As inspeções realizadas originaram três processos: um sobre a administração do colégio, os outros dois sobre a sua diretora pedagógica. O Expresso tem vindo a perguntar qual o resultado destas averiguações e confirmou agora o desfecho: suspensão da responsável de funções por um período de um ano e encerramento do
Pautas afixadas com classificações finais diferentes das que tinham sido aprovadas pelos conselhos de turma, dispensa de frequência das aulas de Educação Física sem qualquer justificação, aulas contabilizadas mas que não foram nem sumariadas nem assinadas, incumprimento sistemático de procedimentos obrigatórios na avaliação que põem em causa a fiabilidade das notas atribuídas aos alunos. Estas são algumas das irregularidades encontradas pela Inspeção-Geral de Educação e Ciência (IGEC) no Externato Ribadouro, um dos maiores do Porto, e que tem sido assinalado como um dos que se repete na lista dos maiores desalinhamentos entre as classificações atribuídas pelos professores da escola e as obtidas pelos alunos nos exames nacionais.
As averiguações da IGEC foram desencadeadas em 2019 na sequência de notícias que davam conta de classificações anormalmente altas a Educação Física, com turmas inteiras a receber notas de 19 e 20 valores, e noutras disciplinas do secundário não sujeitas a exame nacional. As inspeções realizadas originaram três processos: um sobre a administração do colégio, os outros dois sobre a sua diretora pedagógica. O Expresso tem vindo a perguntar qual o resultado destas averiguações e confirmou agora o desfecho: suspensão da responsável de funções por um período de um ano e encerramento do
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Re: Outra vez a educação....
Os alunos portugueses foram os únicos da OCDE que têm vindo a melhorar significativamente os seus desempenhos a Leitura, Matemática e Ciências, segundo uma análise que compara o desempenho académico de jovens de 15 anos desde 2010.
In Lusa
In Lusa
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Re: Outra vez a educação....
Pata, não é sempre assim: um bom aconselhamento e acompanhamento psicológico facilita um encontro entre as capacidade da criança/jovem, os seus sonhos e a resposta educativa ajustada. No Algarve conheço casos de sucesso:
https://www.facebook.com/search/top?q=k ... m%C3%ADlia
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Re: Outra vez a educação....
Pisa permite ver o desempenho dos estudantes em leitura, em matemática e em ciências o mais importante ranking mundial de educação.
O resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes permite ver várias situações .
O afundar do ocidente e os avanços asiáticos e problemas nas sociedades multiculturais ocidentais com o afrouxo de povos de outras culturas e valores , se chegarem judeus a família aposta na formação dos filhos , se chegarem da Roménia ciganos muitas vezes vejo crianças a pedir estas diferenças são difíceis de contrariar .
No ocidente é visível outra situação a Polónia ou a Irlanda tem melhorado muito , a França afunda quando no passado estava no top , num país como a Bélgica partido a meio pela língua e governação e escolhas políticas opostas , na Flandres estão nos primeiros lugares na Valônia cá em baixo é um caso que devia ser estudado .
Vendo mais de próximo , impossível sucesso quando numa turma há alunos de 20 origens diferentes onde os pais nao fala a língua em casa e a TV está ligada ao país de onde vem , o domínio asiático começa na escola .
Sim temos escolas com prestígio no ocidente , em França o governo tudo faz para as destruir porque serão elitistas .
Portugal também tem o mesmo objectivo fazer do ensino um monopólio público socialista .
O resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes permite ver várias situações .
O afundar do ocidente e os avanços asiáticos e problemas nas sociedades multiculturais ocidentais com o afrouxo de povos de outras culturas e valores , se chegarem judeus a família aposta na formação dos filhos , se chegarem da Roménia ciganos muitas vezes vejo crianças a pedir estas diferenças são difíceis de contrariar .
No ocidente é visível outra situação a Polónia ou a Irlanda tem melhorado muito , a França afunda quando no passado estava no top , num país como a Bélgica partido a meio pela língua e governação e escolhas políticas opostas , na Flandres estão nos primeiros lugares na Valônia cá em baixo é um caso que devia ser estudado .
Vendo mais de próximo , impossível sucesso quando numa turma há alunos de 20 origens diferentes onde os pais nao fala a língua em casa e a TV está ligada ao país de onde vem , o domínio asiático começa na escola .
Sim temos escolas com prestígio no ocidente , em França o governo tudo faz para as destruir porque serão elitistas .
Portugal também tem o mesmo objectivo fazer do ensino um monopólio público socialista .
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Re: Outra vez a educação....
Pata-Hari Escreveu:É engraçado porque, se calhar, uma criança mal adaptada deveria exactamente ser integrada em algo que corresponda mais ao que lhe interessa e às capacidades que tem. O nosso formato de educação apenas permite um tipo de saída. A falta de educação dual, de educação para vários níveis e tipos de capacidades gera, necessáriamente e à partida dissonância entre o único sistema e os milhões de alunos com milhões de aptidões diferentes. Se calhar o papel da nossa sociedade e do ensino deveria ser exactamente o de gerar estruturas integrativas para todos tipos de alunos.
Em conversa com um amigo, que vive em Inglaterra, fiquei a saber que o modelo deles é muito diferente do nosso.
Além de diversas diferenças, desde logo o facto de os alunos não chumbarem e terem um número muito menor de avaliações, são colocados em turmas, de um mesmo ano, segundo o respetivo nível de conhecimentos.
Desta forma há um equilíbrio maior entre cada uma das turmas, pois os alunos têm “capacidades” semelhantes, permitindo ao professor adaptar o ritmo de ensino, de uma forma mais homogénea.
Admito que algo do género iria criar grande celeuma em Portugal, pois nenhum pai quer ver o filho na turma dos “menos inteligentes”, mas, por outro lado, poderia ser uma forma de maximizar as capacidades dos alunos, independentemente do respetivo nível.
Onde é que anda o touro????
Re: Outra vez a educação....
É engraçado porque, se calhar, uma criança mal adaptada deveria exactamente ser integrada em algo que corresponda mais ao que lhe interessa e às capacidades que tem. O nosso formato de educação apenas permite um tipo de saída. A falta de educação dual, de educação para vários níveis e tipos de capacidades gera, necessáriamente e à partida dissonância entre o único sistema e os milhões de alunos com milhões de aptidões diferentes. Se calhar o papel da nossa sociedade e do ensino deveria ser exactamente o de gerar estruturas integrativas para todos tipos de alunos.
Re: Outra vez a educação....
luisribas Escreveu:Lusitanus Escreveu:[xquote="BearManBull"][xquote="Lusitanus"]O grande problema do Ensino Básico e Secundário públicos é a indisciplina dos alunos na sala de aula. Isso não deixa os professores ensinem, nem deixa que os alunos aprendam!!!
Isso é muito relativo, há miúdos betinhos que são do pior.[/xquote]
Claro que no ensino privado também há indisciplina de alunos na sala de aula, mas é algo mais pontual, menos generalizado, menos intenso, e até, em muitos casos, mais limitado no tempo. Nesse aspeto, a dimensão é outra, completamente diferente![/xquote]
Mas essa indisciplina, que admito que se possa verificar de forma mais intensa no ensino público, resultará de uma série de fatores, muitos deles de natureza socioeconómicos, do conhecimento geral.
A diferença é que no privado, se os alunos prevaricam e incomodam a restante turma, a escola simplesmente descarta o aluno....
No privado, face ao pagamento e esforço dos pais, os mesmos também pressionam os filhos para ter um melhor comportamento.
No público, infelizmente há de tudo... e cada vez mais as escolas podem fazer menos para ter um respeito dentro da sala!
Para além disso com a questão da inclusão, todos são iguais e depois há turmas com alunos com deficiencias acentuadas, que impedem todos de andar à mesma velocidade! (tudo bem que é inclusão, mas a inclusão tem de ser feita de outra forma, até porque estes alunos também são expostos com todas as suas limitações e ainda se tornam piores)!!!
No público também existem escolas, onde uma percentagem grande de alunos tem problemas com a polícia no seu meio familiar (por exemplo em Valongo, é rara a turma que não tem um aluno assim)!
Não se admite que um aluno no público faça o que fizer, não pode ser expulso (oo só mesmo se o caso for muito grave)!!!
Para além disso, desde que permitiram os pais interferirem na gestão das escolas, parece-me que algumas coisas pioraram (certamente algumas também melhoraram... mas creio que a balança em alguns casos piorou)!!
Algo tem de mudar, mas dentro da escola o ensino deveria ser mais rigido e as regras serem mais respeitadas!!! Um aluno que esteja constantemente a minar uma aula, tem obrigatoriamente de sair!!!
Na parte da gestão das escolas, também tem de haver uma evolução... se um professor não pode dar uma aula, tem de haver uma forma da escola ter um professor suplente que possa dar a aula (não necessariamente dar uma continuação exacta, mas pelo menos uma continuação ou revisão).
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Re: Outra vez a educação....
BearManBull, já removi o mesmo post duas vezes.
O post foi removido por conter uma provocação completamente inapropriada, dirigida a outros participantes deste espaço.
Aconselho-te a fazeres alguma introspecção, caso contrário terei de tomar medidas mais severas.
O post foi removido por conter uma provocação completamente inapropriada, dirigida a outros participantes deste espaço.
Aconselho-te a fazeres alguma introspecção, caso contrário terei de tomar medidas mais severas.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Outra vez a educação....
"À 20 anos atrás?"... bem, já que falamos de ensino, esse erro é absolutamente desnecessário: sempre que é do verbo haver é com "h".
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Re: Outra vez a educação....
Lusitanus Escreveu:BearManBull Escreveu:Lusitanus Escreveu:O grande problema do Ensino Básico e Secundário públicos é a indisciplina dos alunos na sala de aula. Isso não deixa os professores ensinem, nem deixa que os alunos aprendam!!!
Isso é muito relativo, há miúdos betinhos que são do pior.
Claro que no ensino privado também há indisciplina de alunos na sala de aula, mas é algo mais pontual, menos generalizado, menos intenso, e até, em muitos casos, mais limitado no tempo. Nesse aspeto, a dimensão é outra, completamente diferente!
Mas essa indisciplina, que admito que se possa verificar de forma mais intensa no ensino público, resultará de uma série de fatores, muitos deles de natureza socioeconómicos, do conhecimento geral.
Onde é que anda o touro????
Re: Outra vez a educação....
BearManBull Escreveu:Lusitanus Escreveu:O grande problema do Ensino Básico e Secundário públicos é a indisciplina dos alunos na sala de aula. Isso não deixa os professores ensinem, nem deixa que os alunos aprendam!!!
Isso é muito relativo, há miúdos betinhos que são do pior.
Claro que no ensino privado também há indisciplina de alunos na sala de aula, mas é algo mais pontual, menos generalizado, menos intenso, e até, em muitos casos, mais limitado no tempo. Nesse aspeto, a dimensão é outra, completamente diferente!
Re: Outra vez a educação....
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Editado pela última vez por BearManBull em 25/6/2021 0:30, num total de 1 vez.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
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Re: Outra vez a educação....
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Editado pela última vez por BearManBull em 25/6/2021 0:30, num total de 1 vez.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
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Re: Outra vez a educação....
No Ensino Básico e Secundário públicos há muito bons professores, melhores do que muitos professores do Ensino Básico e Secundário privados. O grande problema do Ensino Básico e Secundário públicos é a indisciplina dos alunos na sala de aula. Isso não deixa os professores ensinem, nem deixa que os alunos aprendam!!! Estou convicto de que se o nível de disciplina dentro da sala de aula fosse no Ensino Básico e Secundário públicos o que é de um modo geral no Ensino Básico e Secundário privados teríamos um Ensino Básico e Secundário públicos de muito melhor qualidade.
Re: Outra vez a educação....
O problema das escolas publicas...é que os professores podem nao aparecer...é essa a sensacao que tenho.
Eu tenho a minha filha num infantario privado. Matriculei-a agora numa escola publica da minha zona (vasco da gama)...e ficou sem colocacao.
É claro que se a escola publica mais perto da minha casa fosse uma ao pe de uma bairro prblematico...ficaria no privado.
Eu tenho a minha filha num infantario privado. Matriculei-a agora numa escola publica da minha zona (vasco da gama)...e ficou sem colocacao.
É claro que se a escola publica mais perto da minha casa fosse uma ao pe de uma bairro prblematico...ficaria no privado.
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Re: Outra vez a educação....
Lusitanus Escreveu:Lusitanus Escreveu:Muitos pais que podem pagar preferem o Ensino Básico e o Ensino Secundário privados ao Ensino Básico e Secundário públicos simplesmente por entenderem que o Ensino Básico e Secundário privados preparam melhor os filhos para acederem e enfrentarem com bom aproveitamento escolar o Ensino Superior.
Confirmo que foi a razão principal que me levou, enquanto pai, a optar pelo ensino privado no próximo ano letivo.
As condições que, em regra, são oferecidas aos alunos nas escolas públicas, são consideravelmente inferiores aos oferecidos nas escolas privadas.
Quanto aos rankings, desde sempre defendi (e continuo), que não refletem a qualidade dos professores e das escolas, pois não têm conta uma panóplia de variáveis, decisivas para esses resultados.
Há muitos bons professores nas escolas públicas, tal como também há maus/menos bons nas escolas privadas (embora talvez em número mais reduzido, pois estando no privado... out!!).
Não tenho dúvidas de que muitos professores das escolas públicas fariam tão bom trabalho ou mesmo melhor, que aqueles que se encontram nas escolas privadas... assim lhe dessem as mesmas condições!!
Onde é que anda o touro????
Re: Outra vez a educação....
PXYC Escreveu:Lusitanus Escreveu:Porque será que quem pode pagar prefere o Ensino Básico e o Ensino Secundário privados?
O principal motivo é manter os filhos numa espécie de bolha do mesmo estrato socio-económico, e quem disser o contrário está a mentir.
Não é verdade!
Muitos pais que podem pagar preferem o Ensino Básico e o Ensino Secundário privados ao Ensino Básico e Secundário públicos simplesmente por entenderem que o Ensino Básico e Secundário privados preparam melhor os filhos para acederem e enfrentarem com bom aproveitamento escolar o Ensino Superior.
Há classificações em certas disciplinas (nomeadamente em disciplinas a que os alunos não são sujeitos depois a um exame nacional) do Ensino Secundário privado que deveriam ser devidamente investigadas. Mas não é isso que explica que os pais que podem pagar optem logo no Ensino Básico por uma instituição de ensino privada.
Eu diria, até, que ninguém põe os filhos no Ensino Básico e Secundário privados se não aspirar a que o(s) filho(s) ingresse(m) no Ensino Superior. Ao acederem ao Ensino Superior os pais tendem a optar pelo Ensino Superior público por duas razões: porque é mais barato e porque entendem que, de modo geral, a qualidade do ensino superior público não é inferior e é até superior à do ensino superior privado.
Editado pela última vez por Lusitanus em 23/6/2021 14:32, num total de 1 vez.
Re: Outra vez a educação....
Dito de outra forma: para entrar em Medicina, um aluno faz obrigatoriamente 3 exames (Mat, FQ e Biologia). Têm mais 9 disciplinas ao longo do secundário. Tirar 19 ou 20, numa destas disciplinas, por exemplo Educação física, significa 11 centésimas na média. É só multiplicar e ver a diferença. Se um vosso filho manifestasse a vontade de tentar medicina, e havendo possibilidade monetária, não optariam por um colégio privado?
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Re: Outra vez a educação....
Se consultarem uma pauta de um turma do 12 num colégio privado, constatarăo que 99% dos alunos é avaliado com 20 em Educação Física. O mesmo acontece nas disciplinas em que não há exame final. E têm essa avaliação porque estão num colégio privado, não por mérito. Além disso, estas mesmas disciplinas, nas últimas semanas, deixam de ser leccionadas e sao substituídas por mais horas para disciplinas como Matemática, Física e Química, Português, etc. Isso não é possível no ensino público.
Pormenores que fazem a diferença em cursos como Medicina ou Engenharia Aeronáutica, cuja média de entrada é decidida à centésima. Aí está uma boa razão para optar pelo privado. Claro que há outras.
Pormenores que fazem a diferença em cursos como Medicina ou Engenharia Aeronáutica, cuja média de entrada é decidida à centésima. Aí está uma boa razão para optar pelo privado. Claro que há outras.
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Re: Outra vez a educação....
Lusitanus Escreveu:Porque será que quem pode pagar prefere o Ensino Básico e o Ensino Secundário privados?
O principal motivo é manter os filhos numa espécie de bolha do mesmo estrato socio-económico, e quem disser o contrário está a mentir. Neste momento, em grandes cidades, cada vez menos é opção ideológica, porque essa necessidade só aumenta à medida que mais alunos de classe média/média-alta migram para o ensino privado e deixam alguém com melhores condições económicas algo "desajustado" no público.
O mesmo não passa em universidades porque à partida já existe um filtro económico (pagar alojamento e/ou 4 a 6 anos adicionais de vida não-productiva é um investimento pesado para qualquer família).
É claro que isto não tem nada a ver com o post inicial de investimento de fundos, que eu acho que tem mais a ver com "contratações subsidiadas" e com a qual estou em desacordo.
Re: Outra vez a educação....
Como se pode ter boa educação e bom ensino em Portugal se à promoção de profesores corresponde não dar aulas. Reparem o que está a acontecer de modo cada vez mais vincado: os diretores de Escola são comissários políticos ao serviço das Câmaras de quem dependem para ser eleitos e os professores que estão nos Partidos são dispensados de dar aulas. Há de tudo, desde sindicatos a bibliotecas (sem cursos de bibliotecários), passando pelas famosas assessorias. Uma desgraça! A formação inicial de professores perdeu qualidade e a cintínua é um faz de conta pegado. Assim não se pode pedir qualidade, a educaçºao e o ensino estão ao seerviço da mão de obra para servir. Sim, pode ser no turismo. Miséria que decorre da ideologia dominante.
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Re: Outra vez a educação....
Penso que a qualidade do ensino superior público, de modo geral, não é inferior e é até superior à do ensino superior privado.
Já o mesmo não se poderá dizer do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Quando se trata de ingressar no Ensino Superior parece que não se prefere o ensino superior privado. Parece que em muitos casos vai-se para este por falta de vaga no ensino superior público.
Já o que se passa no Ensino Básico e no Ensino Secundário é bem diferente ...
Porque será que quem pode pagar prefere o Ensino Básico e o Ensino Secundário privados?
Já o mesmo não se poderá dizer do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Quando se trata de ingressar no Ensino Superior parece que não se prefere o ensino superior privado. Parece que em muitos casos vai-se para este por falta de vaga no ensino superior público.
Já o que se passa no Ensino Básico e no Ensino Secundário é bem diferente ...
Porque será que quem pode pagar prefere o Ensino Básico e o Ensino Secundário privados?
Re: Outra vez a educação....
BearManBull Escreveu: ...À 20 anos o ensino público era muito superior ao que é na actualidade, tal como o SNS.
Há 20 anos atrás já ensinavam a escrever, ainda que sob o antigo acordo ortográfico, contudo, há 20 anos atrás escrever-se-ia melhor
Re: Outra vez a educação....
"Há 20 anos o ensino público era superior"
Por que motivo dizes isso. Diferente é certamente. Pior, estou em desacordo absoluto.
Por que motivo dizes isso. Diferente é certamente. Pior, estou em desacordo absoluto.
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Re: Outra vez a educação....
...
Editado pela última vez por BearManBull em 25/6/2021 0:29, num total de 1 vez.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
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Quem está ligado: