Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 14/6/2021 8:49

Por causa das trovoadas americanas vendi umas coisas, tipo uns pneus. Quero comprar novos no poiso cá em baixo a 1.407. :shock:
Mas ainda cá ficaram uma peças!... vamos com calma que anda passarão americano na costa! :?
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RuiGerente » 14/6/2021 8:46

Diacono Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Vendedores ativos na Mota, nem a deixam respirar, assim que passa verde malham que se fartam!... :shock:


Impressionante. Não consegue vir à tona da água.


Vamos ver se é desta. O verão está ai e o tempo não está mau. \:D/
Apesar de andarem para aí algumas trovoadas :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 14/6/2021 7:36

A que propósito terá de haver uma correlação nas cotações? Nada a ver, a Mota está para a CCCC como a pulga para o elefante. O que é que interessa a cotação da CCCC. Como várias vezes aqui disse os americanos têm ajudado a ratar a cotação, isso vem de Trump, mas como aconteceu com outras empresas de Media que sonhavam destruir, a música agora é outra. E estas empresas com suporte de crédito dos chineses estão muito melhor que outras sem esse suporte. :shock: Ponham os cintos sff.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 14/6/2021 6:42

Comparar CCCC com a Mota e transpor os pecadilhos chega a ser um exercício engraçado. Um pouco como a Alibaba vs a Dott dos CTT...

PS optimiza, a valorização não foi 17 mas 21,5%, mas são peanuts. Para quem quiser aceder depressa à cccc o ticker é 1800 em HK
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 14/6/2021 6:38

A CCCC, após as negociações bem sucedidas com a entrada na ME, tem tido um comportamento em Bolsa (Bolsa de Xangai) positivo: subiu do mínimo de sempre, 6,50 CNY, ocorrido em Fevereiro de 2021, para uns fabulosos 6,68 CNY, cotação da última sexta feira.
Sem dúvida que o acordo com a ME foi claramente positivo para esta cotada.
Ver histórico no mapa anexo.
:wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:
Anexos
Screenshot_20210614-062440~2.png
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Optimiza » 14/6/2021 4:19

NirSup Escreveu:CCCC - Cotação China Communications Construction

Razão tem o ZéManuel. É o mais realista de todos.

ZéManuel Escreveu:A CCCC é um gigante mas a cotação é uma caca, porque é que a Mota há-de valorizar assim tanto se a CCCC não valoriza?
A malta anda muito iludida.


Ver AQUI:
https://pt.investing.com/equities/cn-co ... nced-chart

CCCC_Corporate logo.png
CCCC_Corporate logo.png (35.59 KiB) Visualizado 17568 vezes

Embora CCCC apenas interesse reflexamente (crédito, know-how, parcerias e acesso a mais mercados), para as projeções da MOTA, a capacidade de crédito ilimitado e de poder económico deste acionista minoritário é tremendo (diplomacia económica do Estado Chinês), chegamos a uma conclusão que a análise do zémanel e nirsup não é realista e está fatualmente incorreta:

I - Fatualmente incorreta:
1 - A cotação CCCC valoriza-se 17% nos últimos 5 meses, de 3.21 em Janeiro para 3.90 no fecho de sexta (ver gráfico).
2 - Uma capitalização bolsista CCCC acima dos 14B$ ainda representa alguma coisa. Uma cotação de 3.9 HKD não é "de caca".
3 - Se de facto derem valor aos acionistas minoritários, os "iludidos" da CCCC que apostavam em 2020 numa "cotação de caca" são:
The Vanguard Group, Inc. 158,130,946 3.58%
Goldman Sachs Corp. 108,462,230 2.69%
BlackRock Fund Advisors 73,053,000 1.65%
Fidelity Management & Research Co. LLC 65,273,892 1.48%
Dimensional Fund Advisors LP 63,103,761 1.43%
Nordea Investment Management AB (Denmark) 39,448,954 0.89%
BlackRock Investment Management (UK) Ltd. 30,991,095 0.70%
Allianz Global Investors U.S. LLC 30,012,000 0.68%
BlackRock Advisors (UK) Ltd. 24,014,472 0.54%
BlackRock Asset Management North Asia Ltd. 23,481,606 0.53%
Hang Seng Investment Management Ltd. 19,708,096 0.45%

II - A análise dos mesmos não é realista porque ignoram que a CCCC, sediada em Pequim, o acionista maioritário é o Estado Chinês via Assets Supervision and Administration Commission of the State Council (SASAC). É o "testa de ferro" do Estado Chinês na construção internacional, tendo acesso a recursos e crédito ilimitados, bem como as suas subsidiárias e participadas.

A queda da cotação nos últimos 6 anos ficou a dever-se sobretudo a sanções e impossibilidade de construção para concursos USA, de Donald Trump pelo facto de terem construído o centro espacial Chinês, centenas de instalações militares na China, portos e aeroportos em África via acordos económico-militares e construído as polémicas ilhas artificiais fortificadas no Mar do sul da china (em águas disputadas com o Japão, Vietnam, Filipinas, Malásia e Bangladesh).
Contudo, algumas sociedades estrangeiras controladas a 100% pela CCCC, continuam com obras em pleno nos USA (como a Australiana John Holland e a americana BRC). A posição minoritária na Mota Engil é uma aposta estratégica na Europa do Sul, mimetizando o plano de expansão e aquisição que estão a executar no Brasil, México, Nigéria, África do Sul e Canadá.

Agora com um pézinho na União Europeia via MOTA, Interessará à CCCC manter a sua posição minoritária na MOTA, numa companhia mais saudável, mais rentável e melhor capitalizada, para vir a ganhar mais concursos, no âmbito do novo plano USA de reconstrução e modernização do país (e também nos outros 60 países onde a MOTA tem obras em curso). O acesso a todo o crédito, com taxas competitivas estará assegurado para a MOTA » e o negócio da construção e obras públicas é um negócio Cash intensive (logo, o macro-enquadramento MOTA melhorou muito).
Se por aburdo, a desnatada MOTA quiser comprar uma companhia com o quintuplo do tamanho, tipo Ferrovial, a CCCC "facilitaria" as linhas de crédito necessárias. E, se por absurdo os acionistas maioritários quiserem vender a MOTA, os Chineses compram aquilo pelo valor que eles disserem (sejam 800M€ como 1,2B$).
CCCC .jpg
CCCC .jpg (70.1 KiB) Visualizado 17573 vezes

A CCCC tem operações em todos os continentes, em 89 países, emprega entre CCCC e participadas controladas, 240.000 trabalhadores (133.000 diretos).
Projeções 2021 : Sales 688 B[/b] Net income 2021 19 308 M Yield 2021 6,80% Dividend 2021 4,05%
Anexos
CCCC Bull CP & MP  rompeu a LTD 5y.gif
CCCC Bull CP & MP rompeu a LTD 5y.gif (26.32 KiB) Visualizado 17572 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 13/6/2021 22:36

Vale, a figura que referi há dias mantém o mesmo potencial. Para mim houve um forte sinal de compra com a quebra daquela diagonal. Para ti a rotura é falsa? Não me parece, está muito próximo de um suporte em 1.40, faz todo o sentido que seja de factor uma quebra em alta, movimento para uns dias. :wink:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 13/6/2021 19:35

Raio, :wall: a queda previsível é de +/- 50% (correcção) :oops: :shock:

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 13/6/2021 19:33

Àlvaro Escreveu:Vale, isso agora conta zero. Olha o gráfico ficaram sem espaço para baixo, capitularam.


NirSup Escreveu:CCCC - Cotação China Communications Construction

Razão tem o ZéManuel. É o mais realista de todos.

ZéManuel Escreveu:A CCCC é um gigante mas a cotação é uma caca, porque é que a Mota há-de valorizar assim tanto se a CCCC não valoriza?
A malta anda muito iludida.


Ver AQUI:
https://pt.investing.com/equities/cn-co ... nced-chart


Obrigado "NirSup" pelo "boneco".

"Àlvaro", um boneco tem sempre que ver, "penso eu de que", e este está bem claro. Descida vertiginosa, provavelmente com uma queda ainda de uns 100%. Muito bem ainda se está a comportar o tio das MOTA`'s.

A Subida de sexta feira, não foi acompanhada e Volume, Parece-me quanto muito um assobio aos patos.

Vou manter-me no meu poiso... =; :-" :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 11Junho.png
MOTA 11Junho.png (59.28 KiB) Visualizado 17962 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 13/6/2021 17:10

CCCC - Cotação China Communications Construction

Razão tem o ZéManuel. É o mais realista de todos.

ZéManuel Escreveu:A CCCC é um gigante mas a cotação é uma caca, porque é que a Mota há-de valorizar assim tanto se a CCCC não valoriza?
A malta anda muito iludida.


Ver AQUI:
https://pt.investing.com/equities/cn-co ... nced-chart
Anexos
CCCC Hong-Kong.PNG
CCCC Hong-Kong.PNG (68.1 KiB) Visualizado 18109 vezes
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 13/6/2021 16:56

Vale, isso agora conta zero. Olha o gráfico ficaram sem espaço para baixo, capitularam.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 13/6/2021 16:49

Quem pode, por favor, colocar aqui um boneco histórico dos CHINOCAS. Não sei onde ir procurar as cotações.
Obrigado.

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 13/6/2021 15:03

A CCCC é um gigante mas a cotação é uma caca, porque é que a Mota há-de valorizar assim tanto se a CCCC não valoriza?
A malta anda muito iludida.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Optimiza » 13/6/2021 11:00

não vou cair da MOTA reset fundamental pró-cíclico no AC  lateraliza agora e falta a AT com a confirmação de rompimento MP do RF1 e topo do canal nos 1.52.gif
não vou cair da MOTA reset fundamental pró-cíclico no AC lateraliza agora e falta a AT com a confirmação de rompimento MP do RF1 e topo do canal nos 1.52.gif (750.99 KiB) Visualizado 18372 vezes
MOTA ENGIL underperforma a 9 meses os benchmarks devido ao ex-status financeiro e depois devido ao AC.jpg
MOTA ENGIL underperforma a 9 meses os benchmarks devido ao ex-status financeiro e depois devido ao AC.jpg (85.48 KiB) Visualizado 18372 vezes
A MOTA IA CAINDO EM 2020.jpg
A MOTA IA CAINDO EM 2020.jpg (75.32 KiB) Visualizado 18372 vezes
trend=friend Escreveu:
Opcard Escreveu:
trend=friend Escreveu:Mas isso és tu que és um kantiano, Opcard... nem toda a gente é assim tão sofisticada.

Ainda que haja uns que acham que são imenso...
PS tomara ela chegar aos 3 ou 4 euros. 10 é uma miragem com os dados operacionais que tem

Não sou mas gostava de ser , tenho admiração pelo filósofo das 10 profissões mas hoje ninguém lê Kant .

O imperativo que expressaste não enganava! Poucos mas bons :wink:


Wow, entrar aqui no tópico e ver um bocado de filosofia viva nas mãos do Opcard e do Trend=Friend (nunca fui top nessa cadeira mas o Kant ajustava-se à imprevisibilidade), apetece logo participar no tópico! :D

PASSADO »» Partindo do pressuposto que todos sabemos que a Mota vem de um 2020 de descalabro (em cima de 6 anos de "gestão menos assertiva") » -17% de faturação, 20 milhões de prejuízo, dívida líquida a subir 22%, paralisações pontuais em 45 obras em 38 países, dívida líquida de 1.3mM€ contabilisticamente, não agravada graças a baixos níveis de provisões artificiais e reporte parcial de dívidas e ónus em participadas.

PRESENTE E FUTURO »» Dá gosto hoje não ir à praia e ler aqui estes posts e destaco outro, do minibull https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... 0#p1664728
Genericamente, temos de concordar com o mesmo e aplico esta frase do Kant: "A experiência, como prova da verdade dos juízos empíricos (avaliação sobre status, ciclo e timeline MOTA), nunca é mais do que uma aproximação assintótica da totalidade das percepções possíveis que a constituem ("perception is reality"). Nunca é uma certeza."

Não analisemos a Mota pela quase disrupção e falência o ano passado, mas projetemos o futuro via novo acionista de referência, 104 milhões de euros frescos que entraram com o AC, as PERSPECTIVAS INCRÍVEIS DE CRESCIMENTO DA FATURAÇÃO E DAS MARGENS - Estamos perante um admirável Mundo novo nas Obras públicas (algo que os vivos lusos só viram um esboço com as obras cavaquistas).

I - Identificar a fase do market cycle da Mota(1º gráf. infra) é a nossa primeira experiência empírica (feita de um percecionado juízo). Diria que ainda estamos prestes a mudar de "Disbelief" para uma fase "HOPE".
II - Graças aos triliões que vão ser investidos por dezenas de Estados soberanos e conglomerados públicos-semi-públicos, para fazer o offset da hiper-recessão pandémica, em obras públicas nos 60 países onde a Mota opera,
III - Face ao PLENO EMPREGO do setor apartir de 2022,
IV - graças à especialização Mota Engil em rodovias, ferrovias, grandes estádios e complexos, a MOTA vai ganhar TODAS AS OBRAS (e mais algumas) do que as que consegue eventualmente dar resposta
V - Futuro sócio paritário CHINÊS é uma mais valia enorme » com o Know how chinês, connections e sobretudo com a descoberta da disciplina Chinesa nos timelines de obra, de cumprimento dos cadernos de encargos, de defesa das margens brutas, de auditorias exaustivas e realmente independentes, e de diversificação financiamento bancário internacional/asiático são pluses incomparáveis para um setor cash intensive!
VI - OPORTUNIDADE ÚNICA DESDE O PÓS-II GUERRA MUNDIAL » Em pleno emprego, com dezenas de milhares de concursos, da América Latina aos USA, passando por África e pela Europa, a adjudicar num período radicalmente curto (4 anos), as margens operacionais vão disparar para as Majours Ocidentais (da Aecom à Vinci, passando pela Mota e pela Bouygues), e por mais inflação nas matérias primas e mão de obra que vai existir, os resultados OPERACIONAIS vão estar muito por cima DE QUALQUER MÉDIA HISTÓRICA dos últimos 70 anos.

Promessa de turn around MOTA e razões para acreditar que não vamos cair da MOTA (entrada a 1.432€) para quem investe no CP, MP, LP e MLP (obviamente não considerando períodos de Crash S&P500 em que todos devemos estar fora de posições longas):
Ninguém investe em Bolsa pelas belas contas do passado, aqueles dividendos gulosos e aquele passivo zerado. O investimento especulativo em Bolsa visa o Futuro: uma promessa de marca, de estratégia e de valor acrescentado e de rentabilidades assentes na projeção de uma dinâmica de expansão e de rentabilização adequada dos ativos existentes e futuros (aqui remeto para a "best practice" Greenvolt no tópico Altri, na apresentação anexada pelo PeterTeam)
Hope será ou não o status atual no market cycle da Mota.png
O Motor da MOTA tem potencial para debitar o triplo dos cavalos.jpg
O Motor da MOTA tem potencial para debitar o triplo dos cavalos.jpg (81.66 KiB) Visualizado 18372 vezes
MOTA ENGIL após 8 meses de lateralização no canal, leading indicators RSi MACD Force Index MMS20 MMS50 MMS200, estão prontas para rutura acima do topo do canal e RF1 1,52€.gif
MOTA ENGIL após 8 meses de lateralização no canal, leading indicators RSi MACD Force Index MMS20 MMS50 MMS200, estão prontas para rutura acima do topo do canal e RF1 1,52€.gif (28.77 KiB) Visualizado 18372 vezes

nota - Esqueçamos que a Europa, a África, a América latina e a Ásia vão ter triliões investidos em obras públicas. Apenas o ambicioso plano (ainda em "construção") a 30 anos de reconstrução e modernização das obras públicas USA, aloca 60% da capacidade instalada das top 100 de todo o Mundo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por volvista » 13/6/2021 2:12

Bem a M.E. só não muda de nome mas passará a ser entendida como Chinesa e a Liderança do G7 está empenhada a não facilicitar a vida á China, mas há muito mais Mundo para além disso.
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por minibull » 13/6/2021 1:31

FCaro Nirsup,

quando vi a forma como se me dirigiu, a minha primeira reacção foi ignorar, mas não o vou fazer, porque :

1º Tudo o que eu disse dos administradores, não são elogios, é aquilo que eu sinto, e é mais do que merecido, pois sinto-me grato pela existência deste extraordinário Forum que eles tão bem dirigem.

2º Quanto aos participantes, é mais do que justo os elogios que lhes fiz, pois com todos eles aprendi algo, onde o incluo a si, apesar de sem me conhecer, nem ter nada contra mim fez insinuações que não se coadunam com a realidade. Por isso 4 horas após a surpresa que senti ao ler o que escreveu a meu respeito, e ao contrário da minha reacção inicial, em ignorá-lo, resolvi pela primeira e última vez responder a algo que não se prenda com os assuntos que aqui nos trás - sejam insultos , ataques pessoais, insinuações, ou qualquer outro estado de alma que traduza o sentimento de quem o escreve, sem ter nada a ver com o assunto deste Fórum. E de facto, não ando às ordens de ninguém, nem ando a transmitir discursos encomendados - não preciso nem aceitaria fazê-lo.

3º Quanto aos elogios a este fórum, são mais do que merecidos, pois já o sigo, diáriamente, com grande interesse desde o seu início, e sem desprimor para outros, pois não os conhço todos, aqueles outros fóruns que tentei ler, abri-os e fechei-os, quase acto contínuo.

4º E não, efectivamente não pretendi, não pretendo, nem pretenderei influenciar ninguém - cada um que pense por si - o tempo me dará razão se eu efectivamente a tiver; e se for esse o caso, uma coisa lhe garanto, nunca me ouvirá vir aqui, achincalhar ninguém, nem vangloriar-me , com frases do tipo "eu disse", "eu avisei", ou outras baboseiras desse género.

5º Quando diz que estou sempre a dizer que não quero influenciar ningu´em, tal não tem aderência à realidade, pois na minha primeira intervenção tive o cuidado de o dizer duas vezes, uma no principio e outra no fim, para que não ficasse qualquer situação dúbia.

6º Por fim, as classificações de "afectada" e "empolada" , essas não irei mesmo comentar, são afirmações que ficam com quem as proferiu.

7º Tenho pena que este tenha sido o nosso primeiro contacto, pois sem o querer elogiar, para não pensar que o faço com segundas intenções, até leio o que escreve com interesse - à semelhança daquilo que faço relativamente a outros participantes, mas acredito em segundas oportunidades.

Abraço
 
Mensagens: 50
Registado: 17/5/2021 15:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Spiff69 » 12/6/2021 22:14

Não se esqueçam que se quiserem comprar Mota Engil com um balanço em melhor estado certamente não comprarão na casa de 1,40 mas sim uns bons bags acima. Neste momento a empresa está com uma boa história de investimento, mas é tudo ainda no campo de potenciais melhorias, se quiserem comprar com uma certeza de melhoria talvez já tenham de pagar 4€ ou 5€... Portanto no meu entender por vezes há que arriscar um pouco. Senão isto seria demasiado fácil, quando não é.

Quem já está a melhorar é a filha Martifer, mas o pessoal deve querer mais um ano ou dois de lucros ou maior liquidez, para depois comprar na casa dos 2€...

Tudo é um tradeoff.
 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 12/6/2021 21:02

Olhó Romeno que Deus tem! Da última vez que viu a Mora vir abaixo de um euro ela subiu para 4. Portanto, é um bom indicador ele andar aqui de novo a dizer cobras e lagartos da Mota. Vem aí forte subida, o Romeno é um bom indicador. :lol:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 12/6/2021 20:47

Caro minibull,
A forma afetada e empolada como elogia os administradores, os participantes neste fórum e o fórum em si, levanta suspeitas. Não digo que seja a Quinta Coluna infiltrada mas até parece que alguém lhe encomendou o discurso.
E isso de dizer e estar a repetir constantemente que não quer influenciar ninguém não é para ser levado a sério. Ou é?

Se até os bebés manipulam as mães quando estão a m@m@r e a fazer caretas para ela ficar mais relaxada e o leite correr melhor ....imagine.
Que a ME tem muito potencial, até concordo que sim. Mas tem agora, tem no futuro, como teve no passado recente, nomeadamente na era socrática e antes dela no cavaquismo. E onde estão os resultados?
Não nos tomem a todos por parvos. Como alguém escreveu lá mais para cima:

A ME era um veículo para a xuxa da familia mota...


E sobre este assunto não vi escrita nem uma palavra.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Opcard » 12/6/2021 20:07

minibull Escreveu:
Opcard Escreveu:Eu sei que não há impossíveis , acredito que os leitores do do Caldeirão são investidores avisados .

Mas falar em valores de 8 ou 10 euros eu teria cuidado pode influenciar a compra , eu tenho ações da Mota e sou mais modesto se a aliança com os chineses funcionar pode valorizar de 20 a 30% o que seria bom .


Caro Opcard, obrigado pelo reparo. No entanto, nunca, em tempo algum, tentei influenciar ninguém. Bem pelo contrário, como pode ser lido no meu primeiro post neste magnifico espaço que é o Caldeirão de Bolsa, e que a seguir transcrevo.

Aquilo que eu disse é aquilo em que acredito, não tentando nunca influenciar ninguém; nem tal seria possível num espaço de conhecedores, e pessoas informadas nestas matérias como é o C. B. Mas apesar disso, sempre disse repetidamente que apesar de essa ser, e é, de facto a minha opinião, em que eu sinceramente acredito, mas que como qualquer outra opinião, pode não estar certa, e portanto não pode nem deve influenciar ninguém.

Abraço.

Em primeiro lugar, quero apresentar os meus parabéns ao Ulisses, à Marta e ao Marco, pelo excelente e meritório trabalho que é o Caldeirão de Bolsa, conseguindo criar e manter um elevadíssimo padrão de troca de conhecimentos, sempre com nível e educação.
Igualmente saúdo todos os participantes com os quais tanto tenho aprendido, não obstantes o meu mais de meio século de negociação em bolsa - sim, comecei cedo, ainda antes da faculdade, pois quase já me considero um " participante" de longa data, deste magnifico espaço, uma vez que o acompanho com uma assiduidade diária desde o seu início, pois é ponto de encontro dos mais conhecedores/as da matéria - análise t´écnica e não só .
Pedindo-vos desculpa por esta introdução, que apenas se deve ao facto de aqui estar a intervir pela primeira vez. Passo de imediato à minha opinião a respeito da Mota Engil . Opinião essa que não influenciará ninguem, nem se traduz em qualquer espécie ou tipo de aconselhamento, e como quaquer opinião poderá não estar correta, peço também aos mais criticos que não me chamem nomes, pois como digo é uma mera opinião e que eu justificarei o meu ponto de vista.
Assim a Mota Engil atingiu em 2007/2008 os 8,5 Euros por acção, conforme pode ser visível no historial gráfico da acção.
Ora, a Mota Engil não era, à época, nem de perto nem de longe a empresa gigantesca que neste momento tudo indica estar a formar-se, e que quanto a mim ( e é agora que alguém me chamará nomes ), tem , repito na minha exclusiva maneira de a analisar, de multiplicar, o valor de 2007/2008 por 4 ou 5 vezes , pois a empresa que se estará a formar, tem todas as hipóteses de se tornar num gigante, com acesso a obras megalómanas a nível mundial e a financiamentos quase ilimitados e a baixo custo, sempre apoiada pela CCCC, a qual , como é sabido passa dentro de poucos dias a fazer parte da mesma.
E nesta análise que neste momento será absurda para a maioria, passo a explicar o porquê da mesma :
- A Mota Engil está pelos motivos já aqui expostos por vários foristas, absurda e expli ou inexplicávelmente sub-avaliada.
- Está cotada numa bolsa que não lhe conferiu até à data visibilidade nos mercado de capitais estrangeiros, mas que muito rápidamente, entrará nos radares dos grandes investidores particulares, institucionais e fundos de investimento, o que poderá pura e simplesmente catapultar a cotação da acção ( diferente do valor, porque esse já existe e está intrinseco na empresa e no seu saber fazer) , e para isso precisava deste factor - a junção com uma das 5 maiores construtoras ndiais, com capacidade de concorrer a obras gigantescas, e multiplicar como foi dito recentemente neste tópico por outro participante - multiplicar os 10 b em carteira, por obras no valor anual de 20 ou 30 vezez esse valor.
- Ao concorrer a obras que apenas 5 ou 6 players mundiais têm capacidade de o fazer, será suportada pelos maiores bancos mundiais , nomeadamente chineses, pois será a própria China que terá interesse estratégico em que a empresa, tome cada vez mais uma posição preponderante no cenário mundial. Para além de que as empresas do nivel gigantesco que ela se poderá estar a perfilar não precisam "correr" atrás dos bancos, são estes que se empenham em ser eles os escolhidos, dado o grau de confiança que elas representam, ainda mais se tiverem o apoio explicito de uma super-potência.
- Por fim, mas não menos importante, será o facto de que passada esta fase, os 2 grandes accionistas terão todo o interesse em valorizar exponencialmente as acções e consequentemente o valor da empresa, não propriamente por quesões de vaidade ou ganância, mas sim porque se por hipótese a empresa cotar 20 ou 30 vezez o que está a cotar actualmente, é de todo o interesse da sua gestão que isso se passe, pois será esse o suporte documental, a níval de balanços e de rácios a apresentar junto das entidades financiadoras das grandes obras que se perfilarão..
Digamos que será como que a passagem do campeonato nacional, não para a liga dos campeões, mas antes diretamente para a super liga mundial..
Obrigado a quem teve a paciência de ler esta minha maneira de analisar esta questão. que como digo não constitui, nem pode constituir
qualquer espécie de aconselhamento, mas de uma opinião meramente pessoal, neste espaço cujos extraordinários moderadores nos dão a liberdade de a exprimir, desde que suportada pelos nossos argumentos.
Cumprimentos e abraços a todos.


Caro minibull , eu não digo que o teu objectivo é influenciar mas ainda hoje é comum eu ouvir amigos a dizerem comprei porque li que ia subir .

Mesmo ao café com colegas tenho muito cuidado, já aconteceu alguém vir ter comigo e dizer comprei porque tu fizeste uma apreciação positiva de uma empresa , fico assustado .
Abraço
 
Mensagens: 4384
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Re:

por minibull » 12/6/2021 19:53

Entao explica me la porque motivo a situacao financeira é solida?[/quote]




Caro Artista Romeno, obrigado pelo "feedback"

Efectivamente a dívida existe, mas que empresa não tem dívidas ?
Para que servem os bancos ?

Ter dívida não é grave; grave sim é não a poder pagar.
E isso nunca esteve nem de perto nem de longe, em cima da mesa, na antiga Mota Engil - sim, porque a Mota Engil pós aumento de capital apenas tem em comum com a "velha" Mota Engil, o nome. Mas nem na velha M.E. tal hipótese foi alguma vez posta em cima da mesa. Mas nem de perto, nem de longe - e agora muito menos com a "nova" M.E. que "apareceu" há menos de um mês.

Acontece que anteriormente à entrada deste poderoso accionista chinês, a dívida mesmo nas alturas turbulentas das crises Mundiais recentemente atravessadas, ia-se pagando, ia-se reconvertendo, até com juros mais baixos, e até nas alturas mais difíceis, nomeadamente, decorrente da baixa do preço do petróleo - o que afectou Angola, mas até isso neste momento está a melhorar - dizia, mesmo nessas alturas difíceis a empresa saiu airosamente, com perdas insipientes face ao seu volume de negócios - digamos que apenas tremeu levemente na tempestade em que muitas se afundaram.

A empresa, muitas vezes como pagamentos de obras executadas obtém concessões para exploração de vários negócios; desde estradas, pontes, geradoras eléctricas, gestão de águas e residuos, de mercados, a.s.o. - tudo isto são fontes de receita futuras, com contratos firmados a 20- 30 anos.
Óbviamente tudo isto - nesta empresa e em 99,5% das empresas tem forçosamente de funcionar com empréstimos - sim senhor , mas existe um plano de pagamentos, que permite à empresa progredir, ir por diante e aguentar-se nas alturas de turbulência, levando pancada como todas, mas aguentando-se , e olhando o futuro com esperança, convicção e dinamismo ( e que convicção, dinamismo e mais do que esperança lhe trouxe a entrada da CCCC ) - isso é normal no Mundo empresarial e faz parte da nossa tarefa como gestores.

Qualquer das referidas concessões poderiam ser vendidas. E se o fossem ? de que forma considerável a dívida desceria ?

No entanto, mesmo antes da entrada da CCCC, salvo casos pontuais, não houve necessidade de o fazer. E agora muito menos.

Quando uma empresa tem obras em curso em 60 países - e que estrutura fantástica e organização é necessária para gerir os seus 35 000 !!!!
funcionários nos 5 cinco cantos do Mundo. A dívida da M.E. é insipiente, quando comparada com os montantes investidos nas obras em curso, e nos elevadíssimos valores que tem a receber, aos quais acrescem os valores das rendas a receber anualmente das obras que vão sendo concluídas, e lhe são atribuídas a título de concessão.

Apesar desta resiliência que a empresa tem mostrado nas alturas difíceis ( e está a pagá-lo com a cotação abaixo dos 2 euros, pois no passado em alturas de bonança a cotação atingiu os 8,15 euros. Pois se está abaixo dos 2 euros , toda a crise já foi descontada, mais do que a dobrar).

Ora, o anteriormente exposto refere-se à "velha" Mota Engil .

Falemos agora da nova Mota Engil, que acabou de aparecer,

penso que todos os comentários feitos à antiga M.E. estão desactualizados; pois agora a empresa é "outra", apenas o nome se manteve.

tem como sócio o 4º maior construtor Mundial !! o qual não escolheu a Mota Engil ao acaso, e os chineses podem ser acusados de várias coisas, mas não seguramente de andar a dormir, nem a desperdiçar o seu dinheiro em investimentos dos quais não esperem rentabilidades anuais na ordem do 2 dígitos, e sobretudo que não queiram "pegar" na empresa e fazer dela um "potentado" , que lhes abrirá as portas de mercados que para eles são estratégicos, como é o caso de África onde eles pretendem instalar-se em força, pois têm grande necessidade de M.P. de que Àfrica é rica.

Ora, a entrada deste novo sócio 27 vezes maior do que a Mota Engil, que por sua vez é de longe a maior Nacional, e está entre as 80 maiores do Mundo.
Acrescido do apoio dos bancos chineses, que igualmente estão entre os maiores do Mundo.
A que se soma o apoio do Estado chinês, cujo interesse é estratégico, e isso não tem preço para a China.

Com o intuito de transformar esta, para os chineses, pequena empresa, num potentado a nível Mundial, e na qual eles detêm mais de 30 %

E que lhes permitirá entrar a concurso, em grande , na Europa.
""Tomar conta"" de África.

Caro Artista Romeno, se isto não é solidez financeira...

Que empresa não gostaria de ter esta "solidez financeira" ? e o potêncial de valorização que lhe está implícito ?

Abraço.
 
Mensagens: 50
Registado: 17/5/2021 15:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 12/6/2021 18:12

Não é nada fácil multiplicar a cotação 10 vezes.
A CCCC é um gigante mas a cotação é uma caca, porque é que a Mota há-de valorizar assim tanto se a CCCC não valoriza?
A malta anda muito iludida.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por minibull » 12/6/2021 17:46

Opcard Escreveu:Eu sei que não há impossíveis , acredito que os leitores do do Caldeirão são investidores avisados .

Mas falar em valores de 8 ou 10 euros eu teria cuidado pode influenciar a compra , eu tenho ações da Mota e sou mais modesto se a aliança com os chineses funcionar pode valorizar de 20 a 30% o que seria bom .


Caro Opcard, obrigado pelo reparo. No entanto, nunca, em tempo algum, tentei influenciar ninguém. Bem pelo contrário, como pode ser lido no meu primeiro post neste magnifico espaço que é o Caldeirão de Bolsa, e que a seguir transcrevo.

Aquilo que eu disse é aquilo em que acredito, não tentando nunca influenciar ninguém; nem tal seria possível num espaço de conhecedores, e pessoas informadas nestas matérias como é o C. B. Mas apesar disso, sempre disse repetidamente que apesar de essa ser, e é, de facto a minha opinião, em que eu sinceramente acredito, mas que como qualquer outra opinião, pode não estar certa, e portanto não pode nem deve influenciar ninguém.

Abraço.

Em primeiro lugar, quero apresentar os meus parabéns ao Ulisses, à Marta e ao Marco, pelo excelente e meritório trabalho que é o Caldeirão de Bolsa, conseguindo criar e manter um elevadíssimo padrão de troca de conhecimentos, sempre com nível e educação.
Igualmente saúdo todos os participantes com os quais tanto tenho aprendido, não obstantes o meu mais de meio século de negociação em bolsa - sim, comecei cedo, ainda antes da faculdade, pois quase já me considero um " participante" de longa data, deste magnifico espaço, uma vez que o acompanho com uma assiduidade diária desde o seu início, pois é ponto de encontro dos mais conhecedores/as da matéria - análise t´écnica e não só .
Pedindo-vos desculpa por esta introdução, que apenas se deve ao facto de aqui estar a intervir pela primeira vez. Passo de imediato à minha opinião a respeito da Mota Engil . Opinião essa que não influenciará ninguem, nem se traduz em qualquer espécie ou tipo de aconselhamento, e como quaquer opinião poderá não estar correta, peço também aos mais criticos que não me chamem nomes, pois como digo é uma mera opinião e que eu justificarei o meu ponto de vista.
Assim a Mota Engil atingiu em 2007/2008 os 8,5 Euros por acção, conforme pode ser visível no historial gráfico da acção.
Ora, a Mota Engil não era, à época, nem de perto nem de longe a empresa gigantesca que neste momento tudo indica estar a formar-se, e que quanto a mim ( e é agora que alguém me chamará nomes ), tem , repito na minha exclusiva maneira de a analisar, de multiplicar, o valor de 2007/2008 por 4 ou 5 vezes , pois a empresa que se estará a formar, tem todas as hipóteses de se tornar num gigante, com acesso a obras megalómanas a nível mundial e a financiamentos quase ilimitados e a baixo custo, sempre apoiada pela CCCC, a qual , como é sabido passa dentro de poucos dias a fazer parte da mesma.
E nesta análise que neste momento será absurda para a maioria, passo a explicar o porquê da mesma :
- A Mota Engil está pelos motivos já aqui expostos por vários foristas, absurda e expli ou inexplicávelmente sub-avaliada.
- Está cotada numa bolsa que não lhe conferiu até à data visibilidade nos mercado de capitais estrangeiros, mas que muito rápidamente, entrará nos radares dos grandes investidores particulares, institucionais e fundos de investimento, o que poderá pura e simplesmente catapultar a cotação da acção ( diferente do valor, porque esse já existe e está intrinseco na empresa e no seu saber fazer) , e para isso precisava deste factor - a junção com uma das 5 maiores construtoras ndiais, com capacidade de concorrer a obras gigantescas, e multiplicar como foi dito recentemente neste tópico por outro participante - multiplicar os 10 b em carteira, por obras no valor anual de 20 ou 30 vezez esse valor.
- Ao concorrer a obras que apenas 5 ou 6 players mundiais têm capacidade de o fazer, será suportada pelos maiores bancos mundiais , nomeadamente chineses, pois será a própria China que terá interesse estratégico em que a empresa, tome cada vez mais uma posição preponderante no cenário mundial. Para além de que as empresas do nivel gigantesco que ela se poderá estar a perfilar não precisam "correr" atrás dos bancos, são estes que se empenham em ser eles os escolhidos, dado o grau de confiança que elas representam, ainda mais se tiverem o apoio explicito de uma super-potência.
- Por fim, mas não menos importante, será o facto de que passada esta fase, os 2 grandes accionistas terão todo o interesse em valorizar exponencialmente as acções e consequentemente o valor da empresa, não propriamente por quesões de vaidade ou ganância, mas sim porque se por hipótese a empresa cotar 20 ou 30 vezez o que está a cotar actualmente, é de todo o interesse da sua gestão que isso se passe, pois será esse o suporte documental, a níval de balanços e de rácios a apresentar junto das entidades financiadoras das grandes obras que se perfilarão..
Digamos que será como que a passagem do campeonato nacional, não para a liga dos campeões, mas antes diretamente para a super liga mundial..
Obrigado a quem teve a paciência de ler esta minha maneira de analisar esta questão. que como digo não constitui, nem pode constituir
qualquer espécie de aconselhamento, mas de uma opinião meramente pessoal, neste espaço cujos extraordinários moderadores nos dão a liberdade de a exprimir, desde que suportada pelos nossos argumentos.
Cumprimentos e abraços a todos.
 
Mensagens: 50
Registado: 17/5/2021 15:59

Re: Re:

por Artista Romeno » 12/6/2021 14:05

minibull Escreveu:
XxxTOP GUNxxX Escreveu:
minibull Escreveu:as minhas só mas levarão entre os 8 e os 10 euros.


Nem daqui a 10 anos a ME cota nos €10 :lol:



É possível que não; embora não seja essa a minha convicção, alicerçada em vários factores.
Nomeadamente : em 2007 a acção cotou pelos 8,15 euros, não tendo na altura uma situação financeira
de modo algum comparável â que agora detém, tendo como 2o maior accionista a 4a maior construtora Mundial.
A qual por sua vez está amplamente apoiada pelo Estado Chinês.
Recursos financeiros não lhe irão faltar - terá seguramente o apoio dos bancos chineses e também, caso seja necessário, o
aval do Estado chinês. Uma vez que não se trata somente de mero negócio, mas sim da luta de um País que
pretende ser líder Mundial a diversos níveis, passando pelo económico.
Assim que o Grupo começar a ganhar as grandes obras Mundiais, incluindo na Europa - e não só na Hungria, mas no resto da Europa.
O mesmo se passando em África, onde a China pretende estar ainda mais presente do que já está, Continente em que provavelmente passará a ter um domínio quase absoluto, não dando hipóteses a mais ninguém de ganhar as mega.obras. A muito breve trecho a conjugação de todos esses factores refictir-se-ão numa subida exponencial e extremamente rápida da cotação, resultado também de um longa lateralização. o que aiás não é facto inédito neste título, o qual tem nas últimas décadas tido este comportamento ciclico, apesar de como referi atrás, nunca na existência esta acção ter alguma vez apresentado uma situação financeira com um suporte tão sólido, nem um potencial de valorização tão grande como agora apresenta.
Todos estes factores estão na mira dos grandes investidores privados, institucionais e fundos.
Tendo em conta que é uma smallcap a nível internacional, nesta conjuntura mais do que previsível, o diminuto free float rápidamente se esgotará; e as poucas que restarem serão amplamente disputadas.
É por isso que penso que os 10 euros não serão uma meta inatingivel, mas apenas uma fase intermédia de uma potêncial valorização, ainda maior.
Como digo é apenas a minha opinião, mas na qual estou convicto.
Abraços a todos os caros foristas.

Entao explica me la porque motivo a situacao financeira é solida?
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 12/6/2021 13:34

XxxTOP GUNxxX Escreveu:... quantidade de esqueletos escondidos na contabilidade portuguesa da ME, uma verdadeiro hino às ciências do oculto.

uma coisa é certa, o corporativismo e regabofe têm os dias contados na ME, com a entrada dos chinos...


Tem piada. Escrevi lá mais para trás que aquele ar seráfico do Director Geral da ME me tirava do sério. Estou vingado.
Nunca investiria numa empresa em que não acredite na competência e na seriedade dos seus gestores. O WB diz rigorosamente a mesma coisa. Só que em inglês, claro.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado: