Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por XxxTOP GUNxxX » 12/6/2021 12:34

há uns bons posts atrás falava-se AC/DC

AC-a ME era um veículo para a xuxa da familia mota...
logo o que entrava, saia, e bem :mrgreen:
esse veículo muitas vezes induziu a prejuízos no grupo ME. mais, a situação líquida e contas 27 são um verdadeiro paradigma millleeeeniummmmm :lol:

DC-a ME irá ter menos administradores, para já é um bom indício do que na sociedade e horizonte ME está para acontecer.
muitos administradores chinos :mrgreen: têm pergaminhos nas ciências da contabilidade, contudo, não sei se darão conta do balanço, e quantidade de esqueletos escondidos na contabilidade portuguesa da ME, uma verdadeiro hino às ciências do oculto :lol:

uma coisa é certa, o corporativismo e regabofe têm os dias contados na ME, com a entrada dos chinos...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 16/3/2021 21:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 12/6/2021 12:14

Artista Romeno Escreveu:
trend=friend Escreveu:No início de 2013 a Corticeira cotava onde a Mota está, e no final de 2016 estava a 9,90. :shock:

Portanto em tese nem é necessário 10 anos, é preciso é negócios/margens/cash flow para isso (porque pipeline de obras até vai existindo...)

Cash flow na mota....boa sorte pah, a mota nao tem nada a ver com fundamentos ! Sabes tirando a venda da tertir e da ascendi quanto a mota gerou ou nao gerou? Sabes apos o ac quanto sao os cp?


Então mas estás a dar-me razão... o nível de dinheiro que entra na empresa anualmente é confrangedor não obstante os grandes anúncios de obras
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 12/6/2021 12:06

trend=friend Escreveu:No início de 2013 a Corticeira cotava onde a Mota está, e no final de 2016 estava a 9,90. :shock:

Portanto em tese nem é necessário 10 anos, é preciso é negócios/margens/cash flow para isso (porque pipeline de obras até vai existindo...)

Cash flow na mota....boa sorte pah, a mota nao tem nada a ver com fundamentos ! Sabes tirando a venda da tertir e da ascendi quanto a mota gerou ou nao gerou? Sabes apos o ac quanto sao os cp?
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 12/6/2021 11:29

Pra já nada é certo. Precisamos de mais umas duas sessões acima pra confirmar o que quer que seja.

É preciso não entrar em euforias pra já.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 12/6/2021 10:31

Opcard e trend, que é que esse horizonte tem a ver com quem anda aqui? Nada. Trata-se de um muito longo prazo. Por agora o importante é que a ação saiu da canga daquela diagonal em baixa e tem uma projeção muito interessante. Finalmente! :mrgreen:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 12/6/2021 9:47

Opcard Escreveu:
trend=friend Escreveu:Mas isso és tu que és um kantiano, Opcard... nem toda a gente é assim tão sofisticada.

Ainda que haja uns que acham que são imenso...

PS tomara ela chegar aos 3 ou 4 euros. 10 é uma miragem com os dados operacionais que tem



Não sou mas gostava de ser , tenho admiração pelo filósofo das 10 profissões mas hoje ninguém lê Kant .


O imperativo que expressaste não enganava! Poucos mas bons :wink:
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por XxxTOP GUNxxX » 12/6/2021 9:15

aos €10 apesar de utopicamente possível :lol: não ambiciono tanto.
mas, aos €4 é perfeitamente possível lá para meados de agosto de 2022.
até ao final de 2021 está acima dos €2,40.
está escrito nas estrelas :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 16/3/2021 21:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Opcard » 12/6/2021 8:55

trend=friend Escreveu:Mas isso és tu que és um kantiano, Opcard... nem toda a gente é assim tão sofisticada.

Ainda que haja uns que acham que são imenso...

PS tomara ela chegar aos 3 ou 4 euros. 10 é uma miragem com os dados operacionais que tem



Não sou mas gostava de ser , tenho admiração pelo filósofo das 10 profissões mas hoje ninguém lê Kant .
 
Mensagens: 4383
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 12/6/2021 8:44

Mas isso és tu que és um kantiano, Opcard... nem toda a gente é assim tão sofisticada.

Ainda que haja uns que acham que são imenso...

PS tomara ela chegar aos 3 ou 4 euros. 10 é uma miragem com os dados operacionais que tem
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Opcard » 12/6/2021 8:31

NirSup Escreveu:Foram andar de mota para terrenos pantanosos e ficaram atolados

Não é por acaso, por mero acaso, que a mota está sempre lá em cima. Pudera. Foram passear de mota para terrenos movediços e ficaram presos. Atolados na lama.
E foram muitos? E não são poucos. Bastantes.
By Nirvana

PS: Se queres saber onde os caldeireiros estão mais enterrados, repara nos tópicos mais ativos. É fatal como o destino.



Será ? Eu por princípio não falo dos meus sucessos porque moralmente teria de escrever sobre os falhanços .
Pelo que li de quem comenta Mota terá um preço médio próximo da cotação actual, eu estou tranquilo só ficarei nervoso se quebrar o 1,37.
 
Mensagens: 4383
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 12/6/2021 8:21

Foram andar de mota para terrenos pantanosos e ficaram atolados

Não é por acaso, por mero acaso, que a mota está sempre lá em cima. Pudera. Foram passear de mota para terrenos movediços e ficaram presos. Atolados na lama.
E foram muitos? E não são poucos. Bastantes.
By Nirvana

PS: Se queres saber onde os caldeireiros estão mais enterrados, repara nos tópicos mais ativos. É fatal como o destino.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Opcard » 12/6/2021 8:01

Eu sei que não há impossíveis , acredito que os leitores do do Caldeirão são investidores avisados .

Mas falar em valores de 8 ou 10 euros eu teria cuidado pode influenciar a compra , eu tenho ações da Mota e sou mais modesto se a aliança com os chineses funcionar pode valorizar de 20 a 30% o que seria bom .
 
Mensagens: 4383
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por XxxTOP GUNxxX » 12/6/2021 7:54

os €10 de cotação não disse ser impossível de atingir.
o que disse foi, que nem daqui a 10 anos.
todavia, posso até estar equivocado, o que me deixaria com uma posição financeira confortável, já que tenho algumas acções da ME :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 16/3/2021 21:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 12/6/2021 7:13

No início de 2013 a Corticeira cotava onde a Mota está, e no final de 2016 estava a 9,90. :shock:

Portanto em tese nem é necessário 10 anos, é preciso é negócios/margens/cash flow para isso (porque pipeline de obras até vai existindo...)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Re:

por minibull » 12/6/2021 1:48

XxxTOP GUNxxX Escreveu:
minibull Escreveu:as minhas só mas levarão entre os 8 e os 10 euros.


Nem daqui a 10 anos a ME cota nos €10 :lol:



É possível que não; embora não seja essa a minha convicção, alicerçada em vários factores.
Nomeadamente : em 2007 a acção cotou pelos 8,15 euros, não tendo na altura uma situação financeira
de modo algum comparável â que agora detém, tendo como 2o maior accionista a 4a maior construtora Mundial.
A qual por sua vez está amplamente apoiada pelo Estado Chinês.
Recursos financeiros não lhe irão faltar - terá seguramente o apoio dos bancos chineses e também, caso seja necessário, o
aval do Estado chinês. Uma vez que não se trata somente de mero negócio, mas sim da luta de um País que
pretende ser líder Mundial a diversos níveis, passando pelo económico.
Assim que o Grupo começar a ganhar as grandes obras Mundiais, incluindo na Europa - e não só na Hungria, mas no resto da Europa.
O mesmo se passando em África, onde a China pretende estar ainda mais presente do que já está, Continente em que provavelmente passará a ter um domínio quase absoluto, não dando hipóteses a mais ninguém de ganhar as mega.obras. A muito breve trecho a conjugação de todos esses factores refictir-se-ão numa subida exponencial e extremamente rápida da cotação, resultado também de um longa lateralização. o que aiás não é facto inédito neste título, o qual tem nas últimas décadas tido este comportamento ciclico, apesar de como referi atrás, nunca na existência esta acção ter alguma vez apresentado uma situação financeira com um suporte tão sólido, nem um potencial de valorização tão grande como agora apresenta.
Todos estes factores estão na mira dos grandes investidores privados, institucionais e fundos.
Tendo em conta que é uma smallcap a nível internacional, nesta conjuntura mais do que previsível, o diminuto free float rápidamente se esgotará; e as poucas que restarem serão amplamente disputadas.
É por isso que penso que os 10 euros não serão uma meta inatingivel, mas apenas uma fase intermédia de uma potêncial valorização, ainda maior.
Como digo é apenas a minha opinião, mas na qual estou convicto.
Abraços a todos os caros foristas.
 
Mensagens: 50
Registado: 17/5/2021 15:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 11/6/2021 22:36

Ora bem, um gráfico que vale mil palavras. Aconteceu, os touros venceram. Os 1,43 foram o campo de batalha. Agora cada um apostará na sua resistência, creio que a cornada é valente, até onde atira com os ursos, isso não sei. 1,49/1.50 será certamente testado num primeiro bafo de boi :mrgreen: Finalmente, estava a ficar cansado de tanto andar de mota.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 11/6/2021 21:51

trend=friend Escreveu:E já agora as velas mensais que romperam decisivamente essas lateralizações/fundos (Dezembro 2012 e Abril 2017) valeram de mínimos a máximos 26,3% e ... 25,8%.

Vamos ver se fechamos o mês na zona dos 1,75/1,80 para replicar :shock:


Já ficava feliz
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 11/6/2021 21:41

E já agora as velas mensais que romperam decisivamente essas lateralizações/fundos (Dezembro 2012 e Abril 2017) valeram de mínimos a máximos 26,3% e ... 25,8%.

Vamos ver se fechamos o mês na zona dos 1,75/1,80 para replicar :shock:
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re:

por XxxTOP GUNxxX » 11/6/2021 21:28

minibull Escreveu:as minhas só mas levarão entre os 8 e os 10 euros.


Nem daqui a 10 anos a ME cota nos €10 :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 16/3/2021 21:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 11/6/2021 21:24

E já agora acrescentaria que as anteriores lateralizações/fundos que antecederam bull markets “baggers” duraram cerca de 15/16 meses ( 2011/12 e 2016/17).

Adivinhem onde andamos em 2020/21...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 11/6/2021 20:15

maturidade Escreveu:Já são mais de 7 meses nesta agonia

como entusiasta da AT eu substituiria a palavra agonia pela palavra lateralização :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 11/6/2021 17:53

Boas.
Não acredito que cai muito mais daqui ond3 está.
Deve estar é para breve uma subida galopante.
Já são mais de 7 meses nesta agonia.
Abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

por minibull » 11/6/2021 17:01

Caro Maturidade,
as minhas só mas levarão entre os 8 e os 10 euros.
Nessa altura sair, aguardar por uma retração de 20%.
Para reentrar para nova subida.
Neste momento pode parecer anedótico, mas não é.
Justificação : - o historial gr´áfico da empresa.
- a empresa que agora se perfila, nada tem a ver com a "velha" MOTA ENGIL.
- estamos a assistir ao aparecimento de uma nova empresa, com capacidades
gigantescas, a qual, em comum com a antiga MOTA ENGIL, apenas tem o nome.
- Tal comum outros foristas já aqui o disseram, as possibilidades que se perfilam são
excepcionais.

Neste momento todas as hipóteses e receios são válidos e só o tempo dará razão a quem defende esta tese.

Abraços a todos.
 
Mensagens: 50
Registado: 17/5/2021 15:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 11/6/2021 15:58

Àlvaro Escreveu:Voltamos a estar perto da meta. Se passar 1.43 os touros fazem a festança. E que cornada poderá levar!...


Boas.
deixai-os BRINCAR. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
as minhas só mas levam acima dos 2.00€.


abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 11/6/2021 14:18

Voltamos a estar perto da meta. Se passar 1.43 os touros fazem a festança. E que cornada poderá levar!...
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Ferreiratrade, goncaladas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, JoeP, latbal, maturidade, Olhar Leonino, PAULO 1986, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 130 visitantes