Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Semapa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Semapa - Tópico Geral

por Bar38 » 8/6/2021 21:46

Spfgg Escreveu:Acima de tudo é um reflexo do quão abandonado está o mercado português.
Dado o resultado da OPA, parece-me que toda a gente (a Sodim, posições qualificadas, pequenos accionistas, etc) chegou à mesma conclusão: que a semapa está subvalorizada. No entanto, apesar de (aparentemente) todos os participantes estarem de acordo com isto, o preço não mexe. O que seria de esperar num mercado eficiente.


Quem seria o doido que estaria interessado numa empresa em que o seu socio tem 82% dos votos está interessado na totalidade da empresa e não esta disposto a pagar mais que oferta publica...
 
Mensagens: 1375
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 8/6/2021 21:42

É preciso é calma...! Calma e gelo no estomago para aguentar a parada. A Sodim só ganha se os atuais acionistas quiserem e só querem se perderem a calma e a paciência. Vai ser uma guerra surda, mas há que aguentar, gelo no estomago, compadres, gelo no estomago... 8-) 8-)
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 8/6/2021 18:16

Acima de tudo é um reflexo do quão abandonado está o mercado português.
Dado o resultado da OPA, parece-me que toda a gente (a Sodim, posições qualificadas, pequenos accionistas, etc) chegou à mesma conclusão: que a semapa está subvalorizada. No entanto, apesar de (aparentemente) todos os participantes estarem de acordo com isto, o preço não mexe. O que seria de esperar num mercado eficiente.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por Sacanitajose » 8/6/2021 11:30

:shock: receio, perfectivas !? 8-) é uma incógnita ! Mas, as Bolsas, são-no ! :-k :wall: :-" =;
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: Semapa - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 8/6/2021 3:02

"A “holding” da família Queiroz Pereira ficou longe do objetivo de alcançar 90% dos direitos de voto da Semapa e tirá-la de bolsa. No entanto, a Sodim diz que vai continuar a comprar ações em bolsa até ao próximo dia 15. A associação de investidores fala em ilegalidade." -In JN

Uma vergonha esta administração! Ainda me interrogo que é que leva, as poucas pessoas, que vendem abaixo de 17,5€ a fazê-lo!
Não entendo...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 7/6/2021 19:30

82,752%. Número mágico 8-)
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por Ezenaide » 4/6/2021 18:12

Olá Pata-Hari,
O JCRRZX perguntou: "um conselho o que fazer em relaçao á Semapa ???
Vender ou ficar com as ações ??" eu limitei-me a responder que não tencionava vender àquele preço.
Lamento mas não estou a ver outra forma de responder à questão.
Se a questão fosse "vender ou não vender. Quid Iuris?" Aí, na minha modesta opinião, teria que fundamentar.
 
Mensagens: 9
Registado: 5/9/2008 14:21
Localização: 20

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 4/6/2021 17:57

NirSup Escreveu:
Spfgg Escreveu:Bela manobra. Não chegam aos 90 mas ficam com elas à mesma.
As manas agradecem as vossas vendas.


:wall: :wall: :wall:


Sodim, dixit (carta ao acionista da Semapa):

" Com o lançamento desta Oferta, ......., a Sodim pretende simplificar a sua estrutura societária, reduzindo o número de empresas do grupo que são atualmente cotadas, concentrando a sua presença em bolsa na The Navigator Company, S.A...."

E portanto (acrescento eu), a Sodim, não vendo como atingir o seu propósito principal, num assomo de generosidade, aceita (certamente a contragosto...!), adquirir, não importa quantas, todas as ações que os seus "sócios" lhe quiserem vender. Nada que lhe interesse muito, visto que não vai ser simplificada a estrutura societária...

Aqui há tempos, também apareceu aqui na Herdade um "pimpão" da cidade que me queria facilitar a vida comprando a Herdade pelo valor do batatal à espera de ser colhido, levando o resto (gado, sobreiros e árvores de fruto) à pala de me aliviar o fardo. Disse que queria ter um monte para descansar... 8-)
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por Pata-Hari » 4/6/2021 17:13

Olá Ezenaide. Bem vindo ao fórum. Explica-nos, porque razão não vendes a este preço? sem argumentos, as opiniões tornam-se impossiveis de fazer parte de alguma discussão. A argumentação é o que cria e alimenta o f´órum :)
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Semapa - Tópico Geral

por Ezenaide » 4/6/2021 16:24

Eu nao tenciono vender ao preço actual.
 
Mensagens: 9
Registado: 5/9/2008 14:21
Localização: 20

Re: Semapa - Tópico Geral

por JCRRZX » 4/6/2021 9:59

Bom dia... um conselho o que fazer em relaçao á Semapa ???
Vender ou ficar com as ações ???
Se a OPA tiver sucesso temos que vender ???

Obrigado
 
Mensagens: 1
Registado: 13/4/2009 11:08
Localização: 17

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 2/6/2021 14:27

Spfgg Escreveu:Bela manobra. Não chegam aos 90 mas ficam com elas à mesma.
As manas agradecem as vossas vendas.


Manas catatuas gananciosas. A elas é que eu NUNCA venderia. Preferia doá-las a uma instituição de caridade.
:wall: :wall: :wall:
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por ALEGRIA40 » 2/6/2021 14:23

Eu acredito numa valorização razoável a curto prazo. Apenas um quarto dos proprietários aceitou vender - e muitos aceitaram por receio, não porque achassem que fosse um bom negócio. Os investidores nesta empresa não são amantes do risco, e isso concerteza pesou. Quando saírem os próximos números da NVG veremos, se não antes.
 
Mensagens: 87
Registado: 5/3/2021 14:03

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 2/6/2021 14:10

Bela manobra. Não chegam aos 90 mas ficam com elas à mesma.
As manas agradecem as vossas vendas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

Re: Semapa - Tópico Geral

por RuiGerente » 2/6/2021 13:09

ainda há quem compre a 11.68 se quiserem aproveitar :mrgreen:
são é poucas :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: Semapa - Tópico Geral

por perneta » 2/6/2021 12:40

"Até à hora de encerramento do dia de hoje, 01 de junho de 2021, do período de aceitação
da Oferta, foram transmitidas ordens de aceitação desta Oferta para um total de 6.230.426
ações, correspondentes a cerca de 7,67% do capital da Semapa e a 7,80% dos direitos de
voto. De acordo com as condições da Oferta, estas ordens de aceitação tornaram-se
irrevogáveis a partir da presente data."

"Em resultado desta decisão de vir a renunciar à condição de sucesso da Oferta, e caso a
Sodim, em consequência da mesma, não venha a atingir, pelo menos, 90% dos direitos de
voto da Semapa, a Sodim irá instruir o Banco Comercial Português, S.A. e o Caixa – Banco
de Investimento, S.A., para que, durante os 5 dias úteis subsequentes ao dia do
apuramento dos resultados da Oferta, diligenciem a compra, por conta da Sodim, de todas
as ações representativas do capital social da Semapa que lhes venham a ser oferecidas
para compra, ao preço, em numerário, igual ao preço pago pela Sodim na Oferta, isto é, ao
preço de €11,66 (onze euros e sessenta e seis cêntimos) por ação Semapa."

https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR79712.pdf
"At Berkshire, we particularly favor the rare enterprise that can deploy additional capital at high returns in the future. Owning only one of these companies – and simply sitting tight – can deliver wealth almost beyond measure."
 
Mensagens: 183
Registado: 10/1/2018 16:32

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 2/6/2021 10:13

ALEGRIA40 Escreveu:Porque acham que a cotação não vai subir em 2021? Pela falta de liquidez da ação?


Acham ? No plural ? Não vi, por aqui , mais ninguém, a não ser o nosso ilustre Serra Lapa, a dizer que a SEM em 2021 se ficava por estes níveis. Até pode acontecer, mas não me parece muito provável, visto a suas participadas ( NVG e SECIL ) terem muito boas perspetivas para o que resta de 2021. Não necessariamente crescimento exponencial, mas não me admiraria que fechasse 2021 na casa dos 13 a 13.5 €. Mas isto é o nosso PT, aqui na Herdade, que pouco mais vemos que couves e batatas à nossa frente...! :-k :-k
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por MNPTLIS » 2/6/2021 10:06

Cada vez mais a bolsa em Portugal é um flop , fica bonito na fotografia existir uma bolsa mas é apenas uma fotografia, o melhor mesmo é termos um País capturado pela banca, assim a classe política dorme descansada não lhes foge o poder das mãos.
 
Mensagens: 491
Registado: 7/11/2014 12:30

Re: Semapa - Tópico Geral

por ALEGRIA40 » 2/6/2021 9:26

Porque acham que a cotação não vai subir em 2021? Pela falta de liquidez da ação?
 
Mensagens: 87
Registado: 5/3/2021 14:03

Re: Semapa - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 2/6/2021 2:49

No atual estado de coisas, apenas há 2 caminhos a seguir:

1- Quem quer uma valorização em 2021, esqueça! e venda na Opa

2- Quem como eu não quer vendar a baixo de17, 5€, mantém e vai receber bons dividendos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 1/6/2021 21:36

LaribauFarmer Escreveu:
ParaCima Escreveu:
Larinho seja bem aparecido. ..

Continuas fora? Este menos 50 milhoes de divida da navigator esta a acrescer mais 50 e tal centimos ás accoes da semapa


Caríssimo, tem andado distraído !

Em 20/5:
LaribauFarmer Escreveu:Caso se venha a verificar a impossibilidade de retirar a Semapa de bolsa, esta continua a ser um meio mais interessante , a prazo, para deter NVG. Vale o risco de comprar Semapa a 11,66 € ou 11,68 € antes de finalizada a Opa, na expetativa de insucesso parcial da mesma.

Claro está que isto é um raciocínio muito básico de um pobre agricultor pouco avisado sobre estas coisas de bolsa... :-k


e consequentemente,

Mais tarde, ainda em 20/5:

LaribauFarmer Escreveu:
Baseado no meu raciocínio, a Herdade entrou hoje com 8% da sua carteira em SEM. Risco: Ter que vender em aquisição potestativa, mas sem perdas/Reward: Receber soculentos Dividendos por via das necessidades da Sodim relativas ao serviço da dívida para financiar a Opa, a qual, mesmo que não chegue aos 90 % a Sodim quererá efetuar e/ou, beneficiar da valorização que estes dividendos irão induzir na cotação.

Aguardando CALMAMENTE, depois de uma excelente MV realizada nos primeiros dias do pós anúncio da OPA...!


Agora é esperar para ver... 8-)


:mrgreen: :mrgreen:
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por NirSup » 1/6/2021 21:28

ChicoEsperticeTuga

A Semapa, fazendo depender o sucesso da OPA à obtenção de, pelo menos, 90% das ações dispersas em Bolsa, colocou os seus acionistas perante o seguinte dilema: ou tudo ou nada. Com algum dramatismo à mistura.
Tretas. Afinal era tudo a fingir. O que eles pretendiam mesmo, desde o início, e agora ficou comprovado, era adquirir o maior número possível das ações dispersas em Bolsa. Chamo a isto uma chicoespertice à portuguesa.
Mal andou quem vendeu. E não foram tão poucos quanto isso.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Semapa - Tópico Geral

por LaribauFarmer » 1/6/2021 17:45

ParaCima Escreveu:
Larinho seja bem aparecido. ..

Continuas fora? Este menos 50 milhoes de divida da navigator esta a acrescer mais 50 e tal centimos ás accoes da semapa


Caríssimo, tem andado distraído !

Em 20/5:
LaribauFarmer Escreveu:Caso se venha a verificar a impossibilidade de retirar a Semapa de bolsa, esta continua a ser um meio mais interessante , a prazo, para deter NVG. Vale o risco de comprar Semapa a 11,66 € ou 11,68 € antes de finalizada a Opa, na expetativa de insucesso parcial da mesma.

Claro está que isto é um raciocínio muito básico de um pobre agricultor pouco avisado sobre estas coisas de bolsa... :-k


e consequentemente,

Mais tarde, ainda em 20/5:

LaribauFarmer Escreveu:
Baseado no meu raciocínio, a Herdade entrou hoje com 8% da sua carteira em SEM. Risco: Ter que vender em aquisição potestativa, mas sem perdas/Reward: Receber soculentos Dividendos por via das necessidades da Sodim relativas ao serviço da dívida para financiar a Opa, a qual, mesmo que não chegue aos 90 % a Sodim quererá efetuar e/ou, beneficiar da valorização que estes dividendos irão induzir na cotação.

Aguardando CALMAMENTE, depois de uma excelente MV realizada nos primeiros dias do pós anúncio da OPA...!


Agora é esperar para ver... 8-)
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Semapa - Tópico Geral

por ALEGRIA40 » 1/6/2021 16:39

Boa melhoria nos resultados da Secil. E ainda querem ficar com ela de brinde...
 
Mensagens: 87
Registado: 5/3/2021 14:03

Re: Semapa - Tópico Geral

por Spfgg » 1/6/2021 15:52



Mais uma razão para continuar de braços cruzados.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 396
Registado: 3/10/2017 9:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], iniciado1 e 401 visitantes