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Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 2/6/2021 9:34

é da minha plataforma ou não há transações da mota há mais de 20 minutos?

Triste, só e abandonada...gelada :lol:
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 1/6/2021 23:11

1. 40 é um forte suporte para a MOTA.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 1/6/2021 22:13

Aberturas de propostas de 2 dias, nunca assisti, 1 dia inteiro, sim.
Calhamaços e calhamaços de papel.
Depois vieram as plataformas e deram cabo do negócio regional.
Uma empresa vai do Norte para o Algarve e vice versa, fazer uma obra a preços mais baratos, que as empresas locais.
Depois não acabam a obra.
O parque escolar até foi uma coisa bem organizada, as obras foram todas muito bem distribuídas pelas empresas grandes, ninguém foi esquecido.
Mostrou muito bem o poder de organização dos nossos governantes, se houvesse globos de ouro nas obras ... :mrgreen:
Mas voltando à Mota e à banhada, das banhadas que foi este aumento de capital, até não se tem portado mal e por enquanto lá vai aguentando o 1,40€.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PMP69 » 1/6/2021 20:24

Apanhei o 235/82, o 405/93, o 55/99 e por último o vulgo CCP, e acredito que o problema não está na legislação, mas sim em nós.

Lembro do pré Expo, em que uma abertura de propostas durava no mínimo 2 dias, mas o trabalho era tanto que dava para todos e a ganhar dinheiro.

Depois, veio a governação Socrates, que ganhavam sempre os mesmos, e se hoje formos ver quem foram os empreiteiros do Parque Escolar, das Scuts, das Barragens.... poucos sobraram.

O poder político destruiu parte da indústria da Construção, e permitiu o enriquecimento de outra parte.

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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 1/6/2021 19:52

Equilibram, desde que sejam identificados a tempo, senão, só pagam metade.
O problema é mesmo esse, quando os projectos eram feitos pelos técnicos das entidades adjudicantes, não haviam tantos problemas, depois havia trabalhos-a-mais, trabalhos-a-menos, trabalhos não previstos, trabalhos imprevistos e no fim fazia-se uma obra como deve ser, nunca passando os 20% sobre o valor contratual.
Hoje, é tabú passar do valor contratual, mas se for preciso, faz- se uma estrada, é identificada a necessidade de passagens hidraúlicas e lançam um procedimento para as fazer mais tarde. Depois estragam o que já está feito e gastam mais dinheiro, do que no antigo código dos contratos públicos. Ou então, o empreiteiro faz logo e aguenta o tempo do procedimento.
Estes lapsos de projecto acontecem porque o autor do projecto, que é um entidade exterior à entidade adjudicante e nunca foi ao local, esqueceu-se de as colocar.
No fim disto tudo, sobra sempre para o mesmo.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PMP69 » 1/6/2021 17:20

RFPB Escreveu:
PMP69 Escreveu:Estava a referir-me a Portugal. E em Portugal, parece-me que nem a Mota, nem a TD ..... ganham dinheiro, pois o "Eldorado" da construção dos anos 80, 90 e 2000, já não existe.

Em África a revisão de preços é feita de outra maneira.


Pedro


Nem mais, eu todos os dias vejo os resultados dos concursos públicos e se fosse pelas obras ganhas em Portugal, já tinham fechado as portas.


Os concursos públicos têm bases muito baixas, a "sorte" é que devido à qualidade dos projectos, muitos deles elaborados pela entidades adjudicantes, os trabalhos de suprimento de erros e omissões, equilibram as contas.

Onde a Mota e a TD especialmente, ganham dinheiro é no imobiliário. Para se ter uma noção, no concelho de Oeiras uma parte significante da construção de habitação é da TD, em terrenos que têm aos anos e que conseguem urbanizar.


Pedro
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 1/6/2021 17:09

PMP69 Escreveu:Estava a referir-me a Portugal. E em Portugal, parece-me que nem a Mota, nem a TD ..... ganham dinheiro, pois o "Eldorado" da construção dos anos 80, 90 e 2000, já não existe.

Em África a revisão de preços é feita de outra maneira.


Pedro


Nem mais, eu todos os dias vejo os resultados dos concursos públicos e se fosse pelas obras ganhas em Portugal, já tinham fechado as portas.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 1/6/2021 17:07

PMP69 Escreveu:A revisão de preços é obrigatória em qualquer obra pública, mas claro que há empreiteiros que não a fazem, quando o cálculo é da sua responsabilidade, pois se for do DO tem que o fazer e mencionar na Conta Final.

É feita quando houverem índices, que à data andam com 5 meses de atraso (nem é muito mau). :D

Mas também há casos que o empreiteiro tem que devolver dinheiro.


Pedro


É obrigatória há muitos, muitos anos, mas muitas entidades não queriam fazer revisão de preços.
De há uns 10 anos para cá, é que se faz mais revisões de preços.
As entidades públicas só faziam revisão de preços, quando a mesma era a seu favor, o que é lógico.
O empreiteiro por norma quer é fazer a obra, bem feita, sem ter que fazer reparações, ganhar dinheiro e passar para a próxima.
Por isso, a revisão devia ser feita pelo dono-de-obra, que tem muito mais tempo para isso. :wink:
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PMP69 » 1/6/2021 16:31

Estava a referir-me a Portugal. E em Portugal, parece-me que nem a Mota, nem a TD ..... ganham dinheiro, pois o "Eldorado" da construção dos anos 80, 90 e 2000, já não existe.

Em África a revisão de preços é feita de outra maneira.


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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 1/6/2021 16:19

Então mas os donos da obra na Nigéria, em Angola, etc, vão aceitar pagar nalguns casos o dobro (?) do valor que a obra foi adjudicada assim sem mais? Ou tomam a iniciativa de cancelar/renegociar whatever? Ou outra coisa que sejam comum nas grandes obras?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PMP69 » 1/6/2021 15:50

A revisão de preços é obrigatória em qualquer obra pública, mas claro que há empreiteiros que não a fazem, quando o cálculo é da sua responsabilidade, pois se for do DO tem que o fazer e mencionar na Conta Final.

É feita quando houverem índices, que à data andam com 5 meses de atraso (nem é muito mau). :D

Mas também há casos que o empreiteiro tem que devolver dinheiro.


Pedro
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 1/6/2021 15:35

PMP69 Escreveu:
RFPB Escreveu:
Celsius-reloaded Escreveu:Gostava de ouvir os especialistas sobre outra temática que é o brutal disparo do custo das matérias-primas.

O ferro duplicou, o transporte de contentores está carissimo, resinas e madeiras para carpintaria, enfim tudo.

Mas minha questão é como é que acham que as grandes construtoras, nomeadamente claro a EGL se vai comportar.

Um dos problemas mais prementes são as margens curtas de boa parte das obras em carteira. Como é que eles vão fazer?


Isso não tem problema nenhum, é por isso que existe a revisão de preços, que é a actualização de preços dos materiais, podendo ser feita mensalmente em cada auto, até ao final do prazo de garantia.


A Revisão de Preços é obrigatória nas obras públicas. Os donos de obra privados, raramente as aceitam.

Uma pequena correcção, a revisão de preços é feita sobre o valor total da obra, não tem a ver com o prazo de garantia. O que se faz basicamente, é rever o preços da mão-de-obra, materiais e equipamentos considerados na fórmula, tendo por base o mês anterior à data limite para entrega da proposta, e o mês de execução dos mesmos. Isto é um explicação muito simplista, depois acrescem outras variáveis, como adiantamentos, desvios de prazos, trabalhos a menos e mais ....

A maior parte dos donos de obra utiliza as fórmulas-tipo, que muitas vezes não reflectem o tipo e peso de materiais a aplicar, o que é um pau de dois bicos.

Preocupante, vai ser querer aprovisionar materiais e eles não existirem no mercado e os prazos começarem a derrapar, o que vai levar a que os empreiteiros tenha sobre custos não considerados.

Pedro


Ou seja, é feita até à data do último auto, ou da recepção provisória.
Obras de grande envergadura tem revisão de preços, obras pequenas, mesmo sendo públicas é raro haver revisão de preços.
Quem orçamentou obra a obra no final do ano, em que 50% do valor ou mais, é misturas betuminosas, assinou contrato no principio do ano e está a fazé-la agora, acho que o preço do betume, reflete o aumento do petróleo.
Dos agregados é igual, do ferro é igual, dos materiais em geral é igual.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 1/6/2021 15:20

As margens? Quando a carrinha ia com os pedreiros apareceu o arrumador e disse: destroce, destroce! :mrgreen:
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PMP69 » 1/6/2021 14:44

RFPB Escreveu:
Celsius-reloaded Escreveu:Gostava de ouvir os especialistas sobre outra temática que é o brutal disparo do custo das matérias-primas.

O ferro duplicou, o transporte de contentores está carissimo, resinas e madeiras para carpintaria, enfim tudo.

Mas minha questão é como é que acham que as grandes construtoras, nomeadamente claro a EGL se vai comportar.

Um dos problemas mais prementes são as margens curtas de boa parte das obras em carteira. Como é que eles vão fazer?


Isso não tem problema nenhum, é por isso que existe a revisão de preços, que é a actualização de preços dos materiais, podendo ser feita mensalmente em cada auto, até ao final do prazo de garantia.


A Revisão de Preços é obrigatória nas obras públicas. Os donos de obra privados, raramente as aceitam.

Uma pequena correcção, a revisão de preços é feita sobre o valor total da obra, não tem a ver com o prazo de garantia. O que se faz basicamente, é rever o preços da mão-de-obra, materiais e equipamentos considerados na fórmula, tendo por base o mês anterior à data limite para entrega da proposta, e o mês de execução dos mesmos. Isto é um explicação muito simplista, depois acrescem outras variáveis, como adiantamentos, desvios de prazos, trabalhos a menos e mais ....

A maior parte dos donos de obra utiliza as fórmulas-tipo, que muitas vezes não reflectem o tipo e peso de materiais a aplicar, o que é um pau de dois bicos.

Preocupante, vai ser querer aprovisionar materiais e eles não existirem no mercado e os prazos começarem a derrapar, o que vai levar a que os empreiteiros tenha sobre custos não considerados.

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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 1/6/2021 13:38

os fundos americanos continuam a ratar a cotação. O gráfico do Vale deverá estar certo. :shock:
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 1/6/2021 11:50

E mais um dia a fazer o inverso do SP500... parece ridículo, mas em dias de queda deste tem subido...
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por XxxTOP GUNxxX » 1/6/2021 11:28

fizeram um aumento de capital a € 1,50? :shock:

todos os dias se podem comprar acções abaixo dos € 1,50 :lol:

vão comprando todos os dias abaixo dos € 1,50, e abaixo dos € 3,08, que aqueles patos que constituem o free float vão vendendo :lol:

depois, fazem mais um negócio da china... e vendem acima dos € 3,08 a outros chinos..... que os patos agradecem....

Todavia, a malta não dorme.... mas, que papeis trocam de mãos todos os dias.... ai esse mercado :lol:

se a malta do reedit se lembra a dar uma bicadazinha na ME, ai é que a família mota se torce toda :mrgreen:
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Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Celsius-reloaded » 31/5/2021 22:32

Aqui_Vale Escreveu:Muito embora não sendo "especialista", por agora é assim... :-"

Talvez isto te ajude. :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino



Ajuda sim Sr! 8-)
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 31/5/2021 20:30

Tem 2 gaps mais abaixo para fechar, não se safa deles pelo menos aí vaí.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 31/5/2021 19:44

É isso Vale e por isso deixou de ser interessante, só uma notícia a poderá tirar desse marasmo. :(
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 31/5/2021 16:13

Celsius-reloaded Escreveu:Gostava de ouvir os especialistas sobre outra temática que é o brutal disparo do custo das matérias-primas.

O ferro duplicou, o transporte de contentores está carissimo, resinas e madeiras para carpintaria, enfim tudo.

Mas minha questão é como é que acham que as grandes construtoras, nomeadamente claro a EGL se vai comportar.

Um dos problemas mais prementes são as margens curtas de boa parte das obras em carteira. Como é que eles vão fazer?


Isso não tem problema nenhum, é por isso que existe a revisão de preços, que é a actualização de preços dos materiais, podendo ser feita mensalmente em cada auto, até ao final do prazo de garantia.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 31/5/2021 15:52

Muito embora não sendo "especialista", por agora é assim... :-"

Talvez isto te ajude. :mrgreen:

CumPrim/
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 31/5/2021 15:36

Opcard Escreveu:Não é preciso ser especialista é só necessário ver as importações da China , ainda recentemente li :

« Entre abril e dezembro de 2020, apesar da crise histórica que atinge todo o planeta, o preço da tonelada de ferro duplicou devido à crescente procura chinesa. E em 2020, as siderúrgicas chinesas quebraram um recorde histórico pela primeira vez, ultrapassando a marca simbólica de um bilhão de toneladas de produção.

O mesmo vale para o cobre: ​​o preço por tonelada duplicou de US $ 4 mil para US $ 8 mil entre maio e dezembro. Ao longo do ano de 2020 como um todo, a China, que sozinha consome metade do cobre mundial, aumentou suas importações em 34%….. »

E continua em tudo … 3 x mais importação de trigo …eles comem tudo ….



Pelos vistos é. Eu quero é saber a opinião sobre o caminho da mota. 8-)
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Opcard » 31/5/2021 15:26

Não é preciso ser especialista é só necessário ver as importações da China , ainda recentemente li :

« Entre abril e dezembro de 2020, apesar da crise histórica que atinge todo o planeta, o preço da tonelada de ferro duplicou devido à crescente procura chinesa. E em 2020, as siderúrgicas chinesas quebraram um recorde histórico pela primeira vez, ultrapassando a marca simbólica de um bilhão de toneladas de produção.

O mesmo vale para o cobre: ​​o preço por tonelada duplicou de US $ 4 mil para US $ 8 mil entre maio e dezembro. Ao longo do ano de 2020 como um todo, a China, que sozinha consome metade do cobre mundial, aumentou suas importações em 34%….. »

E continua em tudo … 3 x mais importação de trigo …eles comem tudo ….
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 31/5/2021 14:48

Gostava de ouvir os especialistas sobre outra temática que é o brutal disparo do custo das matérias-primas.

O ferro duplicou, o transporte de contentores está carissimo, resinas e madeiras para carpintaria, enfim tudo.

Mas minha questão é como é que acham que as grandes construtoras, nomeadamente claro a EGL se vai comportar.

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