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Caldeirão da Bolsa

À espera do comboio na paragem do autocarro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por Optimiza » 13/5/2021 19:30

BCP 1 bagger triple Bull SF1 12.15 aproxima-se do RF1 0,1575 onde deveria consolidar CP.gif
BCP 1 bagger triple Bull SF1 12.15 aproxima-se do RF1 0,1575 onde deveria consolidar CP.gif (28.85 KiB) Visualizado 3998 vezes
PXYC Escreveu:
Optimiza Escreveu:Imagem exterior em 2012 do Psi20 era personificada por 3 das 5 big caps PT, BES e BCP (temática - de onde surgirá o próximo buraco financeiro).
Imagem exterior em 2021 do PSi é personificada por 3 das 4 big caps EDP-R, Jerónimo e EDP (temática - de qual surgirá o próximo investimento internacional).


A tua previsão do próximo buraco financeiro ser proveniente do BCP é por causa das moratórias?


Não PXYC. Aquela temática dizia exclusivamente respeito à triste época de 2008 a 2014/15, em que surgiam notícias, todos os meses, de mais escândalos, corrupção, ficções contabilísticas e buracos financeiros na PT, no BCP (AC's de ano a ano), no BES, Banif, TD, etc.

O BCP atual é BEM MAIS sério e credível, mais profissionalizado, mais pequeno (no perímetro), mais sólido nos capitais e vai lidar razoavelmente bem com o fim das moratórias. Especulo que não irá sequer precisar de um AC. porquê?
1 - Porque tem vindo a criar provisões trim. a trim., atempadamente e com volumes adequados,
2 - Porque reformulou prudencialmente, e à muito tempo o % de empréstimo/avaliação dos imóveis (ao contrário desses tempos idos, já não podes fazer empréstimos de 130% sobre o valor de um escritório ou casa).
3 - Porque tem cobertura Estadual sobre parte significativa da massa de maus empréstimos corporativos (bad loans) reforçados/criados durante a pandemia. Verdadeiro lixo que se encontra na Banca Portuguesa tem agora a cobertura parcial assegurada por todos nós.
4 - Porque alargou muito os segmentos de negócio onde saca margens/comissões (sobre a conta, cartões, transferências, pedidos de 2ª via, crédito revolving, desde essa época distante.
5 - Porque tem uma estrutura muito mais lean (são menos, recebem menos em média...e trabalham mais e MUITO melhor do que nessa época).
6 - Porque já não tem os ativos sobre-avaliados no Balanço, 3 e 4 vezes o valor real como nessa época.
7 - Já não tem as subsidiárias perdulárias fora de Portugal (manteve apenas a Polónia que é uma operação rentável e vendável),
8 - Porque tem um management realmente competente.

Especulo portanto que não existirá nenhum buraco financeiro BCP provocado pelo fim das moratórias - apenas perdas acrescidas já suportadas, na sua maioria, por provisões e diluídas por 3 anos ou 12 trimestres » o efeito contabilístico e de conversão em mal parado só se refletirá apartir do 2º trim. de 2022. BCP está bom (forward PE 2021 de 10,2/ ainda pequena Market cap de 2,25mM€/ 1 bagger (valorizou-se mais de 100% em 6 meses)/ Yield de 1%/ projeção a rondar 30% de crescimento do Ebitda em 2021) pode-se recomendar, com prudência e para % pequenos do investidor, mas só para períodos Bull do mercado.
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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por PXYC » 13/5/2021 18:45

Optimiza Escreveu:Imagem exterior em 2012 do Psi20 era personificada por 3 das 5 big caps PT, BES e BCP (temática - de onde surgirá o próximo buraco financeiro).
Imagem exterior em 2021 do PSi é personificada por 3 das 4 big caps EDP-R, Jerónimo e EDP (temática - de qual surgirá o próximo investimento internacional).


A tua previsão do próximo buraco financeiro ser proveniente do BCP é por causa das moratórias?
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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por BearManBull » 12/5/2021 23:42

Entendo bem o entusiasmo com o PSI. Mas andar a tentar correlacionar PSI com SPs é o mesmo que correlacionar um fiat 500 com um Lamborghini. Mas à momentos que o cinquecento volta a ficar de moda...

Não consigo deixar de estar optimista com o PSI apesar de fantasma da inflação, estamos num claro período bull e se vencer os 5200 temos aqui um belo set up. Chamem o que quiser, pode nem ser AT mas tem um aspecto muito bullish.

Claro que se os USA capotarem (e que mau aspecto tem o NAS e SP nestes dias) duvido que o PSIzito consiga acabar a corrida sozinho...
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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por cloudexpert » 12/5/2021 23:32

desde quando um regime promadurista apoiado por esquerdalha do pior, que só não pendura pelo pescoço, os empresários ou os capitalistas porque não pode, pelo menos pra já.
 
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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por Optimiza » 12/5/2021 20:23

Não era para postar aqui outro gráfico comparativo, mas não resisto ao Bull market PSI20 a 6 meses, que choca com os preconceitos que todos temos sobre a sua performance passada e presente.

Entre os 5 índices benchmark que coloco, estão os dois mais importantes (S&P500 e Nasdaq compx) e os dois com mais proximidade territorial, comercial e cultural (Cac 40, Ibex35).

Entre todos, PSi 20 tem a melhor performance a 6 meses » para vermos outro período de 6 meses, em que o PSI20 estivesse superior a todos os outros 4 Índices, teriamos de recuar a 1989...

Mesmo que não se repita tão cedo esta over-performance, por 6 meses e em simultâneo face a todos os restantes Índices, pode-se concluir que a qualidade intrínseca, on average, das ações atuais do PSI20 (resultados, estratégia LP, confiabilidade/credibilidade, renascida solidez financeira, expansão e visibilidade internacional), está definitivamente nos antípodas do PSi20 de 2008-2014 (com algum lixo, demasiada alavancagem, 4 ficções contabilísticas e pouca credibilidade. Ah, e a visibilidade internacional nessa época distante era sobretudo reforçada por escândalos e buracos financeiros).

Imagem exterior em 2012 do Psi20 era personificada por 3 das 5 big caps PT, BES e BCP (temática - de onde surgirá o próximo buraco financeiro).
Imagem exterior em 2021 do PSi é personificada por 3 das 4 big caps EDP-R, Jerónimo e EDP (temática - de qual surgirá o próximo investimento internacional).

PSI20 a 6 meses tem a top performance face ao S&P500 Nasdaq compx Ibex35 e Cac40.jpg
PSI20 a 6 meses tem a top performance face ao S&P500 Nasdaq compx Ibex35 e Cac40.jpg (82.43 KiB) Visualizado 4270 vezes
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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por Optimiza » 11/5/2021 19:41

Retomando este tópico do Ulisses e da Odisseia do PSI20, não é que podemos estar a entrar num "admirável Mundo Novo"?

Após 14 anos de underperformance, por vezes vergonhosa do PSI20, face a todos os Índices benchmark (sobretudo ao "pai"de todos os Índices - S&P500), não é que o PSI 20, a 2 meses, tem personalidade mini-autónoma e overperforma os Índices referência Mundiais - e isto apesar estarmos na "sell in May season" e de a EDP e EDP´R que representam 36% (estarem em correção ao longo destes 2 últimos meses).

Afinal, também se podem apanhar -ou ver- comboios* (exs: JM, Altri, Navigator, Corticeira e EdpR e futuramente Greenvolt e talvez a Anchorage) no apeadeiro ou pequena paragem de autocarro (Psi Geral+Psi 20).

* comboios = teses especulativas (subjetivas e erróneas por natureza) que tenham ou possam conduzir a performances, a 12 meses, que superem 200% de valorização (2 bagger)

Habemus Psi ?
No PSI20 também se apanham comboios.jpg
PSI 20 força e performance relativa face ao Dow ao nasdaq compx ao Cac 40.jpg
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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por Lisboa_Casino » 4/5/2021 22:51

Ulisses Pereira Escreveu:Queria apenas esclarecer algumas referências que a mim foram feitas. Não estou zangado nem com o Caldeirão nem com a Bolsa portuguesa. Continuo a escrever sobre ela há 20 anos, mesmo quando muitas vezes ela não merecia uma linha sobre ela. Ultimamente, até parece estar a arrebitar, daí que não estou nada zangado com ela.

Quanto ao Caldeirão, conforme disse há mais de 2 meses, teria que me afastar durante um tempo indeterminado. Não por qualquer problema de saúde nem zanga no Caldeirão. Continuo a adorar este cantinho. Mas estou neste momento envolvido num projecto profissional que, neste momento, me rouba todo o tempo do mundo e daí que tive que me afastar da participação habitual nesta nossa casa. Apenas isso :)

Abraço,
Ulisses



Votos de sucesso nesse projeto e saúde ! È sempre um gosto ler os teus artigos,

Entretanto, deixei o JEG sossegado !


O BIS que puxe a carroça !


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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por Ulisses Pereira » 4/5/2021 22:12

Queria apenas esclarecer algumas referências que a mim foram feitas. Não estou zangado nem com o Caldeirão nem com a Bolsa portuguesa. Continuo a escrever sobre ela há 20 anos, mesmo quando muitas vezes ela não merecia uma linha sobre ela. Ultimamente, até parece estar a arrebitar, daí que não estou nada zangado com ela.

Quanto ao Caldeirão, conforme disse há mais de 2 meses, teria que me afastar durante um tempo indeterminado. Não por qualquer problema de saúde nem zanga no Caldeirão. Continuo a adorar este cantinho. Mas estou neste momento envolvido num projecto profissional que, neste momento, me rouba todo o tempo do mundo e daí que tive que me afastar da participação habitual nesta nossa casa. Apenas isso :)

Abraço,
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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por cloudexpert » 4/5/2021 16:54

Relembro aqui grande negocios da bolsa nacional:

BCP,
BES,
PT
pararede
pt multuimedia
Sonaecom

ainda esta na memoria de muitos investidores, por isso enquanto esta geração não desaparecer do mapa, o PSI não passa de uma coisita que alia anda
 
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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por Lusitanus » 4/5/2021 15:51

Lusitanus Escreveu:De certo modo, o que o Djovarius propõe é uma espécie de Superliga Europeia de Ações.
Concordo com a ideia dele, pois parece-me que, tal como ele preconiza, essa Superliga Europeia de Ações atrairia mais atenção para as ações europeias por parte de investidores de outros continentes. Isso contribuiria para uma maior liquidez das ações europeias com todos os benefícios daí decorrentes.
No fundo, trata-se de marketing, de vender melhor o bom produto que já se possui.

A lógica que levou certas Bolsas a juntarem-se no Mercado Euronext é a mesma lógica que preconiza a junção, por exemplo, do Mercado Euronext, com a Bolsa de Milão, com a Bolsa de Madrid, com a Bolsa de Frankfurt. Essa junção permitiria criar uma espécie de Superliga Europeia de ações na Zona Euro da União Europeia. Isso daria ainda mais visibilidade e maior atratividade às ações europeias noutros continentes e fortaleceria a Zona Euro da União Europeia.
Promoveria, também, maior integração europeia.
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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por Lisboa_Casino » 4/5/2021 14:28

Optimiza Escreveu:LisboaCasino, alguns lusos ainda não interiorizaram que o Euronext é um bocadinho maior que Lisboa (ex BVL- Portugal já não tem Bolsa há muito muito tempo). Umas bolsas pequenitas também foram fundidas naquela pequena coletividade - Paris, Amsterdão, Dublin, Stockholm e daqui a pouco a aldeia de Milão. O mercado é pequeno mas jeitozo. Quando um Fundo japonês entra em Altri, está-se a ..agar se aquilo está cotado no "distrito" Português ou no "distrito" Norueguês (comparam múltiplos, growth, estratégias e rentabilidades).

Para quem segue os mercados, mesmo que superficialmente, apercebe-se que nos últimos 10 anos a Bolsa Portuguesa minguou (e agora vai perder a Semapa e a Pharol nos próximos 2 anos), mas que a I - qualidade/confiabilidade da gestão, visibilidade, resultados e reputação internacional+internacionalização das empresas colocadas está a subir gradual e paulatinamente (mesmo os conturbados balanços BCP e Teixeira Duarte denotam sinais consistentes do turn around LP). Nem em 1941, em 1972 e muito menos em 1985 (ainda BVLP), e para vomitar em 2008, teve a média das empresas cotadas uma Qualidade, solidez e potenciais tão "germânicos" como em 2021.

II - Em termos de CAPE*, PSI20 é neste momento o 2º melhor mercado Europeu e o melhor do Euronext. O retorno face ao incremento do CAPEX já está melhor que no Ibex. O CAPE mais alto, de longe, está nos 3 mercados USA, que faz com que no próximo crash USA (que suplica por um ainda este ano), o PSI Geral e o PSI18 desçam sempre % menos que o S&P500, Nasdaq Compx e Russel 2000.

III - Fénix a renascer - O facto de a capitalização global/PIB estar (quase) sempre a descer desde a crise financeira e do facto de termos eliminado todos os cancros de Médio porte (BES, Banif, PT final), de o Índice PSI20 (18) já só ter 2 excrecências e de receber a Médio prazo 3 empresas Growth/New New Thing, leva-me a um otimismo crescente para o futuro (desde Outubro 2020 que estou bem mais investido nos PSI's do que nos mercados Americanos, o que só tinha acontecido no início da idade adulta).

IV - Neo-fidelização ao PSI (como "distrito" do Euronext): existem ações Portuguesas tão ridiculamente sub-avaliadas e com tanta Qualidade face aos pares internacionais, que é difícil resistir para quem ainda acredita no investimento LP.

ex: Altri - é a única ação do Mundo em que invisto todos os anos desde há 12 anos (nem na Nvidia fiz mais do que 5 anos seguidos)
2 ex: Greenvolt (a próxima empresa, de 3, a integrar o PSI20) - Vai ter um crescimento anual superior a 70%, CAPEX e múltiplos NNT, 100% green energy e um dos melhores managers Mundiais do setor.
3 ex: EDP R - 6ª maior empresa de renováveis do Mundo. Benchmark no Canadá para startups de renováveis e tb inserida no sub-setor que mais vai crescer nos próximos 15 anos.
4 ex: Anchourage - espero que vá ser cotada cá e no Nasdaq. Fintech mais inovadora e radical que a Square. Poderá ser a primeira empresa em Portugal a capitalizar acima dos 100mM€. Oque falta para diversificar o PSI 20 são Newnewthings com a GreenV e Anchourage » Renováveis Green (mais 3 possíveis), fintechs (5 possíveis), biotechs (2 possíveis), streaming Mundial(1 possível), conglomerado de bio agro-alimentar (4 possíveis), EV batteries (1 possível). Ninguém quer ver mais Bancos e seguradoras pré-históricas.

V - EURONEXT (enquadra o potencial do PSI20 e não o contrário) - Todos sabemos que os investidores pequeninos e institucionais quando investem na Philips ou na EDP, não estão a investir na Holanda ou em Portugal, no AEX ou no PSI20. Estão a investir em empresas da União Europeia e no Mercado global EURONEXT (PSI Geral é apenas uma rampa, com pouca visibilidade, para o PSI20).

* Cyclically-Adjusted Price-to-Earnings Ratio. The ratio is calculated by dividing a company's stock price by the average of the company's earnings for the last ten years, adjusted for inflation.
Euronext Lisboa Amsterdão Paris Dublin Stockholm e brevemente Milão.jpg



Optimiza.

Totalmente de acordo e apenas uma pequena divergência de pensamento......


Acredito no potencial da Bolsa portuguesa, mas desconfio de uma super-performance do PSI18.


O BIS terá de ser o driver da nova cavalgada e pode divergir fortemente do comportamento do PSI18.

Nota final : Espero para bem da credibilidade da Bolsa que a PHAROL não dure mais 2 anos no PSI .

Por outro lado, tenho alertado para o facto deste PSI com as ponderações que tem hoje foi criado em 2008 ( Crah mundial) estaria hoje mais proximo dos 15.000 pontos do que do valor que aparenta ter................. e isso , do meu ponto de vista, deverá ser levado em conta quando olhamos apenas para o sitio onde le já este e onde anda agora.

A base do PSI atual está suportada em fortissimas valorizações (ex: EDPr, JMT, EDP ( 3 crepresentam 37%) que representam hoje 60% do Indice , o que torna este indice, que se encontram no marasmo e quase a 1/3 do seu total, algo estranho e traiçoeiro !





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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por Optimiza » 4/5/2021 14:13

MPGA.png


LisboaCasino, alguns lusos ainda não interiorizaram que o Euronext é um bocadinho maior que Lisboa (ex BVL- Portugal já não tem Bolsa há muito muito tempo). Umas bolsas pequenitas também foram fundidas naquela pequena coletividade - Paris, Amsterdão, Dublin, Stockholm e daqui a pouco a aldeia de Milão. O mercado é pequeno mas jeitozo. Quando um Fundo japonês entra em Altri, está-se a ..agar se aquilo está cotado no "distrito" Português ou no "distrito" Norueguês (comparam múltiplos, growth, estratégias e rentabilidades).

Para quem segue os mercados, mesmo que superficialmente, apercebe-se que nos últimos 10 anos a Bolsa Portuguesa minguou (e agora vai perder a Semapa e a Pharol nos próximos 2 anos), mas que a I - qualidade/confiabilidade da gestão, visibilidade, resultados e reputação internacional+internacionalização das empresas colocadas está a subir gradual e paulatinamente (mesmo os conturbados balanços BCP e Teixeira Duarte denotam sinais consistentes do turn around LP). Nem em 1941, em 1972 e muito menos em 1985 (ainda BVLP), e para vomitar em 2008, teve a média das empresas cotadas uma Qualidade, solidez e potenciais tão "germânicos" como em 2021.

II - Em termos de CAPE*, PSI20 é neste momento o 2º melhor mercado Europeu e o melhor do Euronext. O retorno face ao incremento do CAPEX já está melhor que no Ibex. O CAPE mais alto, de longe, está nos 3 mercados USA, que faz com que no próximo crash USA (que suplica por um ainda este ano), o PSI Geral e o PSI18 desçam sempre % menos que o S&P500, Nasdaq Compx e Russel 2000.

III - Fénix a renascer - O facto de a capitalização global/PIB estar (quase) sempre a descer desde a crise financeira e do facto de termos eliminado todos os cancros de Médio porte (BES, Banif, PT final), de o Índice PSI20 (18) já só ter 2 excrecências e de receber a Médio prazo 3 empresas Growth/New New Thing, leva-me a um otimismo crescente para o futuro (desde Outubro 2020 que estou bem mais investido nos PSI's do que nos mercados Americanos, o que só tinha acontecido no início da idade adulta).

IV - Neo-fidelização ao PSI (como "distrito" do Euronext): existem ações Portuguesas tão ridiculamente sub-avaliadas e com tanta Qualidade face aos pares internacionais, que é difícil resistir para quem ainda acredita no investimento LP.

ex: Altri - é a única ação do Mundo em que invisto, sasonalmente, todos os anos desde há 12 anos (nem na Nvidia fiz mais do que 5 anos seguidos)
2 ex: Greenvolt (a próxima empresa, de 3, a integrar o PSI20) - Vai ter um crescimento anual superior a 70%, CAPEX e múltiplos NNT, 100% green energy e um dos melhores managers Mundiais do setor. De 5 centrais em Portugal (720 GW/ano em 2020), projeta-se já (poderão ser mais), 10 parques solares+6 centrais, em 5 países em 2026 (6200 GW/ano).
3 ex: EDP R - 6ª maior empresa de renováveis do Mundo. Benchmark no Canadá para startups de renováveis e tb inserida no sub-setor que mais vai crescer nos próximos 15 anos.
4 ex: Anchourage - espero que vá ser cotada cá e no Nasdaq. Fintech mais inovadora e radical que a Square. Poderá ser a primeira empresa em Portugal a capitalizar acima dos 100mM€. O que falta para diversificar o PSI 20 são Newnewthings com a GreenV e Anchourage » Renováveis Green (mais 3 possíveis), fintechs (5 possíveis), A.I./tech apps (4 possíveis), biotechs (2 possíveis), Pharma (2 possíveis), streaming Mundial(1 possível), conglomerado de bio agro-alimentar (4 possíveis), EV batteries (1 possível). Ninguém quer ver mais Bancos e seguradoras pré-históricas.

LOCOMOTIVAS PSI 20 (pelo % de mercado que representam) EDP, EDP R , JERÓNIMO
LOCOMOTIVAS MÉDIO PORTE PSI20 BR/AR ALTRI, NAVIGATOR, NOS+SONAE (monobloco).
TGV MP rumo ao PSI20 (se colocação próxima de 200M) - GREENVOLT (2 to 3 bagger)
Outros 4 TGV clássicos durarão apenas momentos CP AR/AR (Galp e CTT no MLP são drags, mas terão os seus VIP moments CP, bem como BCP, e Mota); Ainda outros TGV, que vão surgir, carecem ainda de a) Spin-off, b) regresso ao PSI20, c) IPO.

V - EURONEXT (enquadra o potencial do PSI20 e não o contrário) - Todos sabemos que os investidores pequeninos e institucionais quando investem na Philips ou na EDP, não estão a investir na Holanda ou em Portugal, no AEX ou no PSI20. Estão a investir em empresas da União Europeia e no Mercado global EURONEXT (PSI Geral é apenas uma rampa, com pouca visibilidade, para o PSI20).

* Cyclically-Adjusted Price-to-Earnings Ratio. The ratio is calculated by dividing a company's stock price by the average of the company's earnings for the last ten years, adjusted for inflation.

nota - desculpem a insistência, mas alguém sabe se o "Maquinista" ainda participa em algum fórum e com que Nick? (da minha adolescência para a idade adulta, entrei nos mercados, muito graças a ele, e gostava muito de ler posts atuais dele aqui ou em qualquer lugar).
Euronext Lisboa Amsterdão Paris Dublin Stockholm e brevemente Milão.jpg
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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por Lusitanus » 4/5/2021 12:35

De certo modo, o que o Djovarius propõe é uma espécie de Superliga Europeia de Ações.
Concordo com a ideia dele, pois parece-me que, tal como ele preconiza, essa Superliga Europeia de Ações atrairia mais atenção para as ações europeias por parte de investidores de outros continentes. Isso contribuiria para uma maior liquidez das ações europeias com todos os benefícios daí decorrentes.
No fundo, trata-se de marketing, de vender melhor o bom produto que já se possui.
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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por Lisboa_Casino » 4/5/2021 12:01

DJvarius,


A minha ideia em relação a este tópico , e d há muito tempo, é tentar despertar outros olhares sobre o PSI, pois dá ideia que o mesmo está nas ruas da amargura e no entanto, está cheio de empresas que valorizaram estromdosamente .

Quanto ao tal mercado único nada tenho contra, apesar de considerar que os indices existentes , refletem de alguma forma a tal dimensão e de outra forma, a fusão das plataformas de Bolsas também origina essas sinergias.


Continuo a achar que o problema está na qualidade do produto que temos para venda e não da sua dimensão.



NOTA : O B - I - S está muito forte !
Abco,
 
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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por luislobs » 4/5/2021 12:00

Bom dia caros, Ulisses ja agora como dizias á uns anos psi nao andava sem a Locomotiva, quem será a Locomotiva neste momento?

Bcp, edp sonae?
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por djovarius » 4/5/2021 11:52

LISBOA_CASINO Escreveu:
djovarius Escreveu:Se a Google estivesse aqui cotada, não seria a única grande a estar cotada.

É mais fácil atrair investidores num grande mercado. As empresas alemãs beneficiam da credibilidade do país e da força do seu mercado, daí os máximos do DAX. Para os pequenos mercados da zona EUR, seria sempre melhor fazerem parte de um "bolo" grande e de alta qualidade.

No PSI, basta duas empresas em queda para derrubarem o índice, num contexto de zona EUR, isso já não é bem assim.

Abraço

dj



"É mais fácil atrair investidores num grande mercado. As empresas alemãs beneficiam da credibilidade do país e da força do seu mercado, daí os máximos do DAX. Para os pequenos mercados da zona EUR, seria sempre melhor fazerem parte de um "bolo" grande e de alta qualidade."


Continuo a ver um indice, como o somat´ório das perspetivas individuais das empresas que o compõem.............

O DAX está forte porque as perspetivas das empresas que o compõem suportam os valores atuais e o peso da Banca não era, histicamente, muito significativo.

No caso Português , quando na década passada o peso dos Bancos chegou a representar mais de 40% da capitalização, com a crise financeira, iniciou-se um grande problema ao qual se juntou a derrocada da PT.

Infelizmente, hoje temos um indice menos exposto à Banca e mais ao sabor do vento !

Esperemos que não traga grandes amargos de boca !

PS: Se a OPTO se transformar numa plataforma de sucesso, não será pelo facto de estar cotada em Portugal que não fará o percurso da NETFLIX ! ( Mera hipótese ilustrativa)

e,

"No PSI, basta duas empresas em queda para derrubarem o índice, num contexto de zona EUR, isso já não é bem assim "

No NDX 100, 60% do indice está em 10 empresas e parece não existir grande problema............................... Até ao dia !


Bom dia,

Lisboa, eu entendo essa argumentação e não há nada de errado com ela. É claro que um índice é a sona das empresas, etc, etc...
O meu ponto é somente o seguinte: após a introdução da moeda única e do próprio BCE, valia a pena haver um mercado, uma Bolsa, da totalidade da zona EUR pela razão que já disse. Tal como o EUR passou a ser mais apetecido, mais "internacionalizado" do que o marco alemão ou mesmo do que a soma das antigas moedas, tal como o EUR nos dá possibilidades que o antigo escudo não dava, deveria existir, então, esse mercado acionista da zona EUR, com uma CMVM europeia, etc, etc... acessível a todos ao preço / corretagem das atuais bolsas nacionais.
Isso daria mais volume, mais movimento e até mais potencial a todas as empresas desse mercado.
Não está aqui em causa menorizar o sucesso da EDPR e muitas outras.
A ideia é ter mais sucesso ainda nos mercados globais.

Um investidor de outro continente, entra mais depressa num índice (e nas empresas que o integram) desses, de toda a zona EUR, do que nos índices mais "periféricos", pequenos da zona. Como estamos hoje, beneficia mais Frankfurt, Amesterdão e pouco mais.

Era só isso, mais nada. Abraço

dj
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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por lobus3101 » 4/5/2021 2:07

Mas a vida é mesmo assim... Uns vão outros ficam ,ainda este ano, tivemos no Caldeirão :

CEM, Rsacramento, Elias, Artista, Valete, Opcard, DJoavarius, Alvaro, Pepe ... e outros Ilustres , que agora não me lembro...


...Ah e ainda : J Alves e Artista Romeno( já não me lembrava) .

Peço desculpa a todos os outros foristas , com excelentes contributos, que agradeço a outros companheiros , acrescentem aos já referidos.


Novas Revelações : NirSup...


Outros irão ... assim como outros ficarão...

BN.
 
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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por pepe7 » 3/5/2021 23:59

Que o Psi20 se aguente e mantenha dentro do possível movimentos ascendentes.

É bom saber que o Elias está bem, tal como outros ilustres.
Onde quer que esteja, um grande abraço para o Elias.

ah, agradecer ao Ulisses o artigo.
Espero também que esteja tudo bem com ele.
Abraço,
Pepe

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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por Lisboa_Casino » 3/5/2021 20:19

djovarius Escreveu:Se a Google estivesse aqui cotada, não seria a única grande a estar cotada.

É mais fácil atrair investidores num grande mercado. As empresas alemãs beneficiam da credibilidade do país e da força do seu mercado, daí os máximos do DAX. Para os pequenos mercados da zona EUR, seria sempre melhor fazerem parte de um "bolo" grande e de alta qualidade.

No PSI, basta duas empresas em queda para derrubarem o índice, num contexto de zona EUR, isso já não é bem assim.

Abraço

dj



"É mais fácil atrair investidores num grande mercado. As empresas alemãs beneficiam da credibilidade do país e da força do seu mercado, daí os máximos do DAX. Para os pequenos mercados da zona EUR, seria sempre melhor fazerem parte de um "bolo" grande e de alta qualidade."


Continuo a ver um indice, como o somat´ório das perspetivas individuais das empresas que o compõem.............

O DAX está forte porque as perspetivas das empresas que o compõem suportam os valores atuais e o peso da Banca não era, histicamente, muito significativo.

No caso Português , quando na década passada o peso dos Bancos chegou a representar mais de 40% da capitalização, com a crise financeira, iniciou-se um grande problema ao qual se juntou a derrocada da PT.

Infelizmente, hoje temos um indice menos exposto à Banca e mais ao sabor do vento !

Esperemos que não traga grandes amargos de boca !

PS: Se a OPTO se transformar numa plataforma de sucesso, não será pelo facto de estar cotada em Portugal que não fará o percurso da NETFLIX ! ( Mera hipótese ilustrativa)

e,

"No PSI, basta duas empresas em queda para derrubarem o índice, num contexto de zona EUR, isso já não é bem assim "

No NDX 100, 60% do indice está em 10 empresas e parece não existir grande problema............................... Até ao dia !
 
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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por djovarius » 3/5/2021 19:33

Folgo em saber que o grande JAS (o bigode) está bem. Tal como o Elias (a coruja) :P

O The Mechanic (era um lobo??) faz muita falta. Falava disto de uma forma divertida.

Já não me lembro se o Maquinista chegou a escrever aqui.

Eu ainda andava pela América do Sul quando esse pessoal andava fortíssimo.

Muitas saudades e bem hajam !!

Abraço

dj
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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por MarcoAntonio » 3/5/2021 19:19

Minsk Escreveu:Embora a minha "era" do fórum seja já após esses nomes míticos (Maquinista, The Mechanic, Goldilock, Elias, etc) ainda apanhei o fim das participações de alguns deles antes de estar registrado. Por falar em mitos há muito que não leio nada do "Cem".

Seria interessante se os moderadores do fórum nos pudessem dizer (respeitando identidades) o que foi feito destas lendas do caldeirão!

Há alguns meses falei com o Elias e estava tudo bem com ele.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por dragom » 3/5/2021 19:11

Pata-Hari Escreveu:Bem, posso "gabar-me" de ter falado com o JAS na semana passada. O JAS está de excelente saúde e de excelente humor, como é sua característica.


Boa! Há alguns anos que não tinha notícia nenhuma dele e estava preocupado se lhe tinha acontecido alguma coisa. Que saudades dos posts ao final da tarde a atualizar a carteira dele.
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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por djovarius » 3/5/2021 18:55

Se a Google estivesse aqui cotada, não seria a única grande a estar cotada.

É mais fácil atrair investidores num grande mercado. As empresas alemãs beneficiam da credibilidade do país e da força do seu mercado, daí os máximos do DAX. Para os pequenos mercados da zona EUR, seria sempre melhor fazerem parte de um "bolo" grande e de alta qualidade.

No PSI, basta duas empresas em queda para derrubarem o índice, num contexto de zona EUR, isso já não é bem assim.

Abraço

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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por Lisboa_Casino » 3/5/2021 18:39

djovarius Escreveu:É verdade, no meio do marasmo, há meia-dúzia que se safam, mas isto não é suficiente para um mercado que se quer vibrante para investidores nacionais e estrangeiros. É a falta de dimensão, problema, aliás, que afeta outros mercados.

Daí que um mercado da zona EUR seja uma boa sugestão. Aliás, as tais empresas que se deram bem, poderiam dar-se ainda melhor num mercado mais abrangente. Até porque um mercado dessa natureza passava a ser visto como os mercados norte-americanos são vistos, como aglutinadores de investimentos de todo o planeta.

Veja-se o próprio EUR €€€ - passou a significar mais na esfera financeira global do que a soma das divisas que o formaram. Está tudo dito.

Abraço


dj


Onde há valor , mais cedo ou mais tarde ele é encontrado ! A JMT é um exemplo de um setor que não andou bem na Europa e não foi por estar cotada em Portugal que não atraiu o investimento necessário á sua cavalgada !

Pelo lado negativo, a Banca levou "porrada pela Europa fora " e por aqui também não foi exceção.....

Sinceramente, Não me parece que se trate de uma quetão de dimensão de mercado, trata-se mais , das perspetivas futuras que existem em cada momento para cada titulo que compoe esses Indices !

Como hstoricamente sempre beneficiamos dos BOOM da Banca , é natural que tenhamos sofrido a derrocada do setor financeiro ! Agora é arranjar novos motores ou afinar os VELHINHOS!

Se a GOOG estivesse aqui cotada, teriamos uma das melhores Bolsas do mundo?
 
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Re: À espera do comboio na paragem do autocarro

por Lusitanus » 3/5/2021 18:20

Parece que o Ulisses anda algo deprimido: afastou-se do Caldeirão de Bolsa e diz que tem saudades do tempo em que a Bolsa portuguesa era uma locomotiva.
Oxalá que o PSI 20 suba nas horas para ele ficar mais animado. :wink:
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