Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pharol - Topico geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Pharol - Topico geral

por box » 26/3/2021 13:13

Bom dia.

Como se sabe, a minha estratégia é de Buy&Hold.

Pela primeira vez, vou participar numa AG de accionista ( voto eletrónico ). Já tomei as diligências necessárias junto da mesa da assembleia e da instituição financeira para que a minha ínfima percentagem da PHR seja considerada na votação dos pontos da AG.

Podemos ter influencia decisiva na AG, se parte significativa dos pequenos accionistas tomarem a mesma decisão.

Não deixem em mãos alheias a decisão que poderá influenciar significativamente a evolução da cotação ( manutenção ou não da blindagem dos estatutos).
 
Mensagens: 96
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: 5

Re: Pharol - Topico geral

por OCTAMA » 26/3/2021 12:35

BearManBull Escreveu:Que excelente aspecto OCTAMA.

Vou colocar aqui o meu prt para se ver a MM200 e os indicadores todos com espaço para subir.


Bom Dia BMB,

Na teoria e design está tudo lá :mrgreen: falta o que interessa. Volume Comprador.

No semanal tem por baixo a MM50, no diário está em cima da MM200 e no horário tem a MM200 em 0,1195 (o que pode gerar um falso breakout facilmente e regressar abaixo). Com esta cotada tem de se ter muito cuidado, pois os falsos movimentos são muitos......mas se se segurar acima de 0,12 uns dias, a coisa faz-se...... :mrgreen:

Tem muita margem para subir se o mercado o entender. No Brasil as Oi's têm estado em hibernação, sem novidades relevantes há muito. Mas já se sabe, a qualquer momento.......

Cps
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: Pharol - Topico geral

por BearManBull » 26/3/2021 11:58

Que excelente aspecto OCTAMA.

Vou colocar aqui o meu prt para se ver a MM200 e os indicadores todos com espaço para subir.
Anexos
PHR Daily.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Pharol - Topico geral

por OCTAMA » 26/3/2021 11:37

Bom Dia,

:-k

É isto que vejo. Uma tentativa falhada de quebrar os 0,14. Veio retestar a "neckline" de breakout. Desde Dezembro a respeitar uma LTD, que se for quebrada, poderá permitir novo reteste aos 0,14.

Saí em Dezembro, como referi na altura. E pondero reentrar com a quebra da LTD com volume.

Cps
Anexos
Pharol 20210326.png
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: Pharol - Topico geral

por box » 24/3/2021 19:12

Consegui alguma informação actualizada a 28FEV2021. ( em complemento do print da Bloomberg )

https://www.morningstar.com/stocks/xlis/phr/ownership
 
Mensagens: 96
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: 5

Re: Pharol - Topico geral

por fosgass2020 » 24/3/2021 18:16

Flav Escreveu:Aqui só um reparo. O Fosgasse "deu de frosques" da Pharol e nunca mais postou os seus quadrinhos. Também eram interessantes, juntamente com algum acompanhamento da variação cambial do Real.


Olé Olé!

Desculpem, mas a agricultura tem-me absorvido parte do tempo! Quem manda comprar propriedades??

Aí vai o quadrinho:
20210324.png


box Escreveu:Após leitura atenta do RC de 2020, existe um paragrafo que considero "misterioso"!

Interpretações ?


Desse parágrafo o que depreendo é que, da mesma forma que venderam as acções preferenciais da Oi (OIBR4) sem dar "cavaco" a ninguém, se calhar devem estar a pensar em despachar ações ordinárias da Oi (OIBR3) ou em vender a participação toda de uma vez para depois se transformarem num hedge fund ou algo do género. É daí que virá o dinheiro, bem vendido porque é um bloco (praí ao BTG ou coisa do género), transformarão um risco duplo (flutuação da Oi e do BRL) em cash (€€€).

box Escreveu:Palpita-me que devem existir entidades/investidores com algumas posições interessantes e sem obrigação de comunicação à CMVM. ( accionistas que poderão influenciar muito a aprovação dos pontos na AG )

Não há por ai uma "alma caridosa" com acesso a um terminal da Bloomberg ? Sempre podia colocar um printscreen dos principais accionistas ! :lol:


A informação oficial é esta:
shares.png


A info da Bloomie é esta:
IMG-20210324-WA0008.jpg
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Pharol - Topico geral

por box » 24/3/2021 17:11

Palpita-me que devem existir entidades/investidores com algumas posições interessantes e sem obrigação de comunicação à CMVM. ( accionistas que poderão influenciar muito a aprovação dos pontos na AG )

Não há por ai uma "alma caridosa" com acesso a um terminal da Bloomberg ? Sempre podia colocar um printscreen dos principais accionistas ! :lol:
 
Mensagens: 96
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: 5

Re: Pharol - Topico geral

por Flav » 24/3/2021 16:54

Aqui só um reparo. O Fosgasse "deu de frosques" da Pharol e nunca mais postou os seus quadrinhos. Também eram interessantes, juntamente com algum acompanhamento da variação cambial do Real.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Pharol - Topico geral

por box » 24/3/2021 16:46

Com que dinheiro??[/quote]

Tal e qual ! Esse é um dos motivos do paragrafo ser um "misterio".

Segundo as ultimas noticias, poderá existir "briga" na proxima AG. Na minha opinião, para o pequeno accionista é muito conveniente a desblindagem dos estatutos e permitir uma participação / votos superior a 10%.

Atenção que o CA só tem autorização para colocar este ponto para votação de 5 em 5 anos ! A ultima vez foi 2016. Este poderá ser um "trigger" para a acção ( se aprovada a desblindagem ). Quem controlar 51% da Pharol, controla 5.37% da OI !
 
Mensagens: 96
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: 5

Re: Pharol - Topico geral

por VBFonseca » 24/3/2021 15:21

VALHALLA Escreveu:
box Escreveu:Após leitura atenta do RC de 2020, existe um paragrafo que considero "misterioso"!
pharol.png


Interpretações ?


Cá para mim, ou já estão, ou estão a preparar-se para comprar participações noutras empresas, por forma a serem uma SGPS a sério.


Com que dinheiro??
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 21/4/2008 3:08

Re: Pharol - Topico geral

por VALHALLA » 23/3/2021 18:03

box Escreveu:Após leitura atenta do RC de 2020, existe um paragrafo que considero "misterioso"!
pharol.png


Interpretações ?


Cá para mim, ou já estão, ou estão a preparar-se para comprar participações noutras empresas, por forma a serem uma SGPS a sério.
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 584
Registado: 19/2/2006 23:45
Localização: Portugal

Re: Pharol - Topico geral

por box » 23/3/2021 17:45

Após leitura atenta do RC de 2020, existe um paragrafo que considero "misterioso"!
pharol.png


Interpretações ?
 
Mensagens: 96
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: 5

Re: Pharol - Topico geral

por forza algarve » 16/3/2021 10:13

A ver se o Real se valoriza para ajudar neste 2021 as contas da pharol
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Pharol - Topico geral

por fosgass2020 » 15/3/2021 23:58

Um breve update com os dados incluidos no relatório e contas, publicados à bocado:

20210315.png


Muita coisa aconteceu em 2020, afinal, na PHArol.
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Pharol - Topico geral

por ALEGRIA40 » 10/3/2021 13:44

Ou isso ou alguém no Brasil sabe de alguma coisa e está a investir aqui para não dar nas vistas... que não é normal não é
 
Mensagens: 87
Registado: 5/3/2021 14:03

Re: Pharol - Topico geral

por fosgass2020 » 10/3/2021 10:11

Ai a PHArol!

Se, há bem pouco tempo, andávamos a reclamar pela PHA estar a cotar muito abaixo do valor justo dos seus activos principais, agora dizemos o quê?

20210310.jpg


São 14 milhões de euros de diferença. Será que aconteceu alguma coisa relacionada com a recuperação dos créditos da Rio Forte e que nós ainda não saibamos?
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Pharol - Topico geral

por fosgass2020 » 25/2/2021 9:25

Eu não sei bem o que se anda a passar com a PHA, mas que não é normal, não é!
Se calhar descobriram ouro escondido e não avisaram ninguém!

É que as contas não batem muito certo, pelo menos as minhas:

20210225.png
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Pharol - Topico geral

por fosgass2020 » 23/2/2021 0:26

jorgemvm Escreveu:Alguém sabe o que se passou hoje no Brasil?
OiBr3 e oibr4 a baixar 7% não é normal


https://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/bolsa-brasileira-em-queda-livre-apos-bolsonaro-colocar-general-a-liderar-a-petrobras

Não entendi nada da sessão de hoje da PHAROL. A Oi a rachar forte e feio e muita compra nos books da PHA. Vendi a minha posição (pm 0.12456€) a perder cerca de 3%, mas prefiro ficar de fora para ver o que isto vai dar:

20210222.png
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Pharol - Topico geral

por jorgemvm » 22/2/2021 23:30

Alguém sabe o que se passou hoje no Brasil?
OiBr3 e oibr4 a baixar 7% não é normal
 
Mensagens: 91
Registado: 26/8/2016 16:16

Re: Pharol - Topico geral

por box » 19/2/2021 12:02

fosgass2020 Escreveu:
RogerR Escreveu:
fosgass2020 Escreveu:Box,
Eu sou da opinião que devemos deter um bocadinho de cada título. A nossa bolsa é tão miserável que podem aparecer surpresas a qualquer momento. Coisas tipo a SONI e SONC. Deu para ganhar uns trocos!

SEMAPA!... lá vou eu "adivinhando"!



Fosgass2020, tens Semapa? :clap:

Já que adivinhas :D qual a próxima? Pharol? NOS?


Era aquilo que eu dizia no post, ter um bocadinho de tudo para estas surpresas.
Eu acho que a nossa bolsa vai ser esvaziada de empresas, mais cedo do que tarde.
Não faço ideia de qual a próxima. Depois da Semapa, não estou a ver OPAs à Navigator nem à Altri tão cedo.

A Pharol está boa, mas não há razões para uma OPA, a menos que alguém queira os 5% da Oi. Mas para isso era necessário que a PHA estivesse a cotar muito abaixo do valor da Oi, o que não é o caso. Já expliquei que não espero nada da resolução do BES e muito menos do exercício dos direitos da Oi. Restam as acções próprias e está feito o caso dos activos da PHA.

20210219.png


Fosgass2020,
Concordo em pleno com o que afirmas-te. No entanto, há uma vertente que é sempre esquecida e ignorada pelo mercado. A exorbitância de milhões de euros em prejuízos fiscais que podem ser deduzidos nos próximos anos. Alguém que efectue uma OPA sobre 51% do capital poderá consolidar e beneficiar da quota parte desses benefícios. Conforme demonstrei anteriormente, poderá ser uma mais valia relevante para a empresa oferente.
 
Mensagens: 96
Registado: 29/11/2007 2:19
Localização: 5

Re: Pharol - Topico geral

por fosgass2020 » 19/2/2021 9:56

RogerR Escreveu:
fosgass2020 Escreveu:Box,
Eu sou da opinião que devemos deter um bocadinho de cada título. A nossa bolsa é tão miserável que podem aparecer surpresas a qualquer momento. Coisas tipo a SONI e SONC. Deu para ganhar uns trocos!

SEMAPA!... lá vou eu "adivinhando"!



Fosgass2020, tens Semapa? :clap:

Já que adivinhas :D qual a próxima? Pharol? NOS?


Era aquilo que eu dizia no post, ter um bocadinho de tudo para estas surpresas.
Eu acho que a nossa bolsa vai ser esvaziada de empresas, mais cedo do que tarde.
Não faço ideia de qual a próxima. Depois da Semapa, não estou a ver OPAs à Navigator nem à Altri tão cedo.

A Pharol está boa, mas não há razões para uma OPA, a menos que alguém queira os 5% da Oi. Mas para isso era necessário que a PHA estivesse a cotar muito abaixo do valor da Oi, o que não é o caso. Já expliquei que não espero nada da resolução do BES e muito menos do exercício dos direitos da Oi. Restam as acções próprias e está feito o caso dos activos da PHA.

20210219.png
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Pharol - Topico geral

por RogerR » 19/2/2021 9:38

fosgass2020 Escreveu:
fosgass2020 Escreveu:
box Escreveu:É por essas e por outras ... que a minha estrategia é de Buy&Hold.
De um momento para o outro, por um motivo qualquer ( alguma alteração positiva no processo da Rioforte ou da Deloitte, um evento extraordinário positivo na Oi, etc... ) a cotação pode dar um salto significativo para cima e depois ... "já foste" !


Box,
Eu sou da opinião que devemos deter um bocadinho de cada título. A nossa bolsa é tão miserável que podem aparecer surpresas a qualquer momento. Coisas tipo a SONI e SONC. Deu para ganhar uns trocos!


SEMAPA!... lá vou eu "adivinhando"!



Fosgass2020, tens Semapa? :clap:

Já que adivinhas :D qual a próxima? Pharol? NOS?
 
Mensagens: 150
Registado: 9/5/2016 10:18

Re: Pharol - Topico geral

por fosgass2020 » 19/2/2021 9:20

fosgass2020 Escreveu:
box Escreveu:É por essas e por outras ... que a minha estrategia é de Buy&Hold.
De um momento para o outro, por um motivo qualquer ( alguma alteração positiva no processo da Rioforte ou da Deloitte, um evento extraordinário positivo na Oi, etc... ) a cotação pode dar um salto significativo para cima e depois ... "já foste" !


Box,
Eu sou da opinião que devemos deter um bocadinho de cada título. A nossa bolsa é tão miserável que podem aparecer surpresas a qualquer momento. Coisas tipo a SONI e SONC. Deu para ganhar uns trocos!


SEMAPA!... lá vou eu "adivinhando"!
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Pharol - Topico geral

por fosgass2020 » 17/2/2021 9:41

Bom dia!

Na abertura do mercado, hoje de manhã:
20210216.png


A bolsa brasileira esteve fechada na segunda-feira e ontem, mas irá abrir hoje. Ontem, o ADR da Oi transaccionado nos EUA subiu 8,15%. O volume é sempre relativamente baixo, mas pode ser um indicador do caminho para hoje.
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Pharol - Topico geral

por fosgass2020 » 16/2/2021 11:42

VBFonseca Escreveu:
fosgass2020 Escreveu:
VBFonseca Escreveu:Boas,

Alguém faz ideia de quando é que a questão da Rioforte ficará resolvida? É que, como se diz, a brincar a brincar, aqueles hipotéticos 63 milhões representam cerca de 50% da cotação actual da Pharol!


Penso que o que quer dizer é que os 63 milhões são metade do valor de mercado da PHarol, é isso?



Bom dia,

Era mais ou menos isso que queria dizer. Explicando melhor, na eventualidade de a Pharol conseguir recuperar mesmo esse valor, isso significaria um aumento do valor dos activos ligeiramente superior a 50%.
Eu sei que isso pode ser um tiro no escuro e o valor a recuperar ser 0 ou próximo disso, no entanto, os 63 milhões que a Pharol colocou no relatório e contas representam apenas 6% do valor investido na Rio Forte, por isso não me parece que seja demasiado ambicioso pensar que se consegue recuperar esse montante. Vamos ver.


Ok, entendo. Mas vamos fazer aqui umas contas de merceeiro rapidamente:

A dívida total da Rio Forte é de 9,6 mil milhões €, sem contar com o efeito das "contas" intragrupo. O caixa é de 138 milhões €. Portanto, 1,4% de cobertura da dívida.

A Rio Forte era a única empresa do grupo com activos físicos reais e é por aí - pela venda dos activos - que a RF poderia melhorar as suas contas. Mas esses activos estavam "aparcados" em empresas detidas pela Rio Forte, mas com gestão independente. Por exemplo, a Herdade da Comporta - o maior activo da Rio Forte - estava aparcada entre a Rio Forte e uma gestora chamada Gesfimo que, por sua vez, era detida pela ES Property e que, por sua vez, era detida pela Rio Forte Investments (onde a PT "investiu").

Ora, a "parte boa" (isto é, os desenvolvimentos já licenciados) da Herdade da Comporta é vendida aos Amorins por 157 milhões € (estranhamente os Amorins estão sempre envolvidos nos negócios mais absolutamente inacreditáveis, a GALP foi outro...). Com a grande parte desse dinheiro a ser entregue à CGD para cobrir uma dívida de 120 milhões da Gesfimo cuja garantia (que a CGD avaliou em 225 milhões) eram esses desenvolvimentos da Comporta.

Ou seja, as empresas do Universo ES vão sendo liquidadas, mas só podem ser feitas em escada. Imagine que a Gesfimo é totalmente liquidada e sobram 10 milhões: eles entram na massa falida da ES Property. Que há-de ter as suas dívidas e os seus empréstimos para satisfazer.

"Bottom line": Este tipo de esquema alavancado normalmente não tem sustentação a nível de activos. Isto é, o crescimento é feito com base em aquisições de activos em que é pago um valor calculado por um valor hipotético no futuro. Assim como todo o cálculo do valor dos activos. Se, eventualmente, alguma coisa correr mal a meio e o activo tiver que ser liquidado, o valor de aquisição dele nunca será coberto.

Para saber mais:
https://distotudo.files.wordpress.com/2015/01/rf-blog.jpg
https://eco.sapo.pt/2019/11/15/o-negocio-da-herdade-da-comporta-em-cinco-grandes-numeros/

Portanto, para mim, a PHA nunca há-de recuperar 1 cêntimo que seja do "investimento" que fez na Rio Forte. Por isso é que na tabela que publico assumo esse valor como zero.
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, Google [Bot], jvrs, latbal, m-m, malakas, maturidade, niceboy, PAULOJOAO, PSN80 e 143 visitantes