Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: REN - Tópico Geral

por ParaCima » 8/2/2021 9:00

Goya777 Escreveu:Acho que quando constrois um parque eólico ou solar o custo de ligação á rede é do promotor. Mas posso estar errado


certo, mas a minha questão é a seguinte, imagina que na amareleja tens uma central fotovoltaica com uma capacidade significativa, e que em belmonte tens uma eólica. a rede estava construída para distribuir, p.e., de sines para a amareleja e do pego para belmonte, ou seja aqui invertes o ciclo e a carga, antes era receptor e com menos capacidade, e agora passa a ser produtor, depois podes estar a por uma carga superior na amareleja ou em belmonte que a carga que seria necessário caso estes locais fossem somente receptores. isto é quase uma analogia com o corpo humano, se ao pe do coração e nas zonas centrais tens veias/arterias com maior "potencias", sistema central, talvez nos pés ou nas maos as veias sejam mais fracas. ao fim ao cabo estás a meter um coração a bombear dos pés ou das maos, será que as veias estão preparadas para isso? caso não estejam tem de existir investimento... o que reverte para o coração é um tipo de sangue "mau", assim começas a bombear sangue bom do periférico para coração, situação para o qual o sistema não está preparado.

enfim, não percebo nada disto, mas penso que possa exista aqui uma divergência entre o sistema antigo e o atual, mesmo que o promotor do sistema tenha que meter a "energia na rede", resta saber se nesse local a rede está preparada para receber essa energia.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: REN - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/2/2021 1:16

Talvez seja boa ideia ter algum cuidado:
https://leitor.expresso.pt/semanario/se ... eda-da-ren
 
Mensagens: 9715
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: REN - Tópico Geral

por Laribau » 5/2/2021 18:14

Pedro2018 Escreveu:Quando avaliamos uma empresa devemos olhar para vários aspetos. De todos eles, um nem sempre é levado de forma importante. É o negócio e seus concorrentes.
Quem são os concorrentes da REN?


Outros, não menos importantes, são os riscos regulatórios e políticos. A REN que o diga (vide CESE)... :-k
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1240
Registado: 29/11/2007 3:40
Localização: Algures no Campo

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 5/2/2021 17:16

Acho que quando constrois um parque eólico ou solar o custo de ligação á rede é do promotor. Mas posso estar errado
 
Mensagens: 2754
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: REN - Tópico Geral

por ParaCima » 5/2/2021 17:04

Pedro2018 Escreveu:Quando avaliamos uma empresa devemos olhar para vários aspetos. De todos eles, um nem sempre é levado de forma importante. É o negócio e seus concorrentes.
Quem são os concorrentes da REN?

Gosto do teu comentario.

Penso que o maior problema que a ren tem/terá sao as renovaveis.

Se compararmos o sistema anterior, energias fosseis com grandes centrais que produziam a maior parte da energia. Estou a falar principalmente do pego e sines... neste momento temos a arvore com as raizes de fora. O que quero dizer com isto, é simples, a producao energetica está muito mais dispersa o que obtiga a uma rede mais vasta. Possivelmente tambem apresenta a energia mais proximo dos consumidores, mas nem sempre se aplica, porque a energia renovavel por norma esta afastada dos centros urbanos. A edp tem uma central a gas no carregado.

Tudo isto é teorico e nao tenho conhecimentos para o afirmar, mas parece-me que logicamente a dissipação da producao de energia pode obrigar a uma rede maior.

Caso tenhamos alguem entendido no assunto agradecia a opiniao, no sentido de saber se o raciocínio faz sentido ou nao.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Re: REN - Tópico Geral

por Pedro2018 » 5/2/2021 15:58

Quando avaliamos uma empresa devemos olhar para vários aspetos. De todos eles, um nem sempre é levado de forma importante. É o negócio e seus concorrentes.
Quem são os concorrentes da REN?
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: REN - Tópico Geral

por LopesHodler » 5/2/2021 0:04

Uma acção que esteve de olho há algum tempo por 2 razões: Estabilidade e Dividendos

Estabilidade, a REN é uma acção bem sólida em termos de volatilidade, tem uma variação semanal de +/- 2%. A REN tem um payout Ratio de 82.9%, não acredito que tenha muita margem de crescimento (pelo menos no mercado , imo)

Dividendos, fazendo uma pequena simulação de 100€ investidos a 2,33€ --> https://imgur.com/33GAIUj
Como , para mim, investimentos é para uma duração de longo-prazo penso que a REN é uma boa pagadora de dividendos e uma adepta à 8ª maravilha do mundo :D
 
Mensagens: 29
Registado: 21/1/2020 23:00

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 4/2/2021 20:01

E com a descida expressiva da REE hoje também fiquei com esta debaixo do olho. Mesma óptica da REN.
 
Mensagens: 2754
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: REN - Tópico Geral

por trend=friend » 4/2/2021 18:38

Sem dúvida, Goya. Historicamente para quem não se quer chatear muito, basta ver o que a Ren faz no Inverno até à data de ex dividend
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3978
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 4/2/2021 17:44

Entrada hoje a 2.33. Nao parece querer baixar daqui e mesmo que baixe, com o aproximar do dividendo, deve subir algo.

Se romper 2.40 reforço com outra dose igual.

Próprio DY não é mau neste nível de preço.
 
Mensagens: 2754
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: REN - Tópico Geral

por trend=friend » 4/2/2021 16:24

NirSup Escreveu:
trend=friend Escreveu:Uma das poucas shortadas por fundos do Psi 20, a par da nos, ctt e bcp. Num mercado periférico e pouco líquido fazem o que querem


Vale isso por dizer que, nomeadamente nestas cotadas, os gráficos de pouco valem.
By Nirsup


De facto assim é, mas quando passar os 2,40 penso que será um “sinal gráfico” com relevância. Lembro-me bem de uma entrada na passagem dos 2 euros há muitos anos, penso até que fui eu a provocá-la por coincidência/décimas de cêntimos, e não olhou para trás durante muito tempo

O mesmo se diga se a Nos conseguir aguentar esta zona de mínimos de múltiplos anos. Portanto condicionadas, é verdade, mas com níveis relevantes para observar que podem acabar com a letargia
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3978
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 4/2/2021 14:59

forza algarve Escreveu:o que me deixa perplexo e' que em plena bolha mundial das utilities a REN mantevese com subidas modestas e agora ate' esta lateralizando a muito tempo


A REN não produz energia. Só a transporta. A REE hoje também leva no lombo
 
Mensagens: 2754
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: REN - Tópico Geral

por NirSup » 4/2/2021 14:28

trend=friend Escreveu:Uma das poucas shortadas por fundos do Psi 20, a par da nos, ctt e bcp. Num mercado periférico e pouco líquido fazem o que querem


Vale isso por dizer que, nomeadamente nestas cotadas, os gráficos de pouco valem.
By Nirsup
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: REN - Tópico Geral

por trend=friend » 4/2/2021 14:04

Uma das poucas shortadas por fundos do Psi 20, a par da nos, ctt e bcp. Num mercado periférico e pouco líquido fazem o que querem
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3978
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: REN - Tópico Geral

por trend=friend » 4/2/2021 14:03

.
Editado pela última vez por trend=friend em 4/2/2021 14:05, num total de 1 vez.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3978
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: REN - Tópico Geral

por forza algarve » 4/2/2021 13:54

o que me deixa perplexo e' que em plena bolha mundial das utilities a REN mantevese com subidas modestas e agora ate' esta lateralizando a muito tempo
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: REN - Tópico Geral

por Pedro2018 » 4/2/2021 13:29

A REN volta a cotar junto ao suporte. Tendo em consideração o seu históricos e os records de consumos de energia batidos em janeiro e toda a perspectiva de retoma pós-covid, com a após forte na mobilidade elétrica vejo aqui grande oportunidade de investimento ou reforço.
No âmbito da gestão de fundos é possível observar arranjos de carteiras.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: REN - Tópico Geral

por forza algarve » 21/1/2021 20:37

Absurdo que caia bastante uma empresa que ja cota bastante baixo e que quase nao vai sofrer com estes confinamentos..
Eu nao a tenho em carteira mas ja a ando a olhar com carinho nestes niveis
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: REN - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 29/12/2020 9:28

O facto de cada vez mais estarmos dependentes da energia eletrica e pela caracteristicas de monopolista de mercado a REN é sem dúvida uma empresa de referência para qualquer investidor.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: REN - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 23/12/2020 12:59

A REN deverá confirmar-se na transição energética. Vai ser um empresa muito mais importante do que já é. Seguramente terá que se modernizar e aumentar seus recurso pela procura crescente de energia elétrica.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: REN - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 10/12/2020 12:18

Empresa como a REN e outras como as viradas para as energias renováveis estão sob o olhar atento das petrolíferas asiáticas.
Com a redução, mais que anunciada, do petróleo estas empresas estão a direcionar seus investimentos ficando menos dependentes do velho ouro negro.
Esta estratégia vai fazer valorizar empresas como a REN entre outras pela sua boa gestão e monopólio de mercado.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: REN - Tópico Geral

por Pedro2018 » 9/12/2020 19:45

zulu.

Vai ver o histórico e procura a longo prazo datas em que esteve a estes valores e soma o dividendo que foi pagando.
Faz as contas e vais depois achar o o rendimento anual. Poucos instrumentos com este nível de risco "pagam" tão bem.

Abraço
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: REN - Tópico Geral

por RFPB » 8/12/2020 18:06

Rumo à resistência a 2,45€.
Devagar e com passo certo. :wink:
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: REN - Tópico Geral

por zulu404 » 25/11/2020 15:31

Porque acha que deve estar em qualquer carteira? A única razão que vejo é o dividendo e o facto de pouco valorizar/desvalorizar relativamente a outras cotadas. Será isso? (Não veja esta pergunta como um apontar de dedo ou algo parecido... simplesmente um debate de ideias e perceber melhor as coisas.. Em tempos tive esta cotada anos na minha carteira... mas realmente a única coisa era o dividendo onde ainda acabava por entregar uma boa parte ao estado..)


JorgeM2014 Escreveu:A REN é basicamente incontornável. Não tem concorrência.
Empresa fundamental à vida e atrativa pela crescente procura da energia eletrica em deterimento dos combustíveis fósseis.
Deve estar em qualquer carteira,
 
Mensagens: 78
Registado: 19/3/2010 11:51
Localização: 16

Re: REN - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 25/11/2020 12:13

A REN é basicamente incontornável. Não tem concorrência.
Empresa fundamental à vida e atrativa pela crescente procura da energia eletrica em deterimento dos combustíveis fósseis.
Deve estar em qualquer carteira,
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, latbal, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, Pmart 1, trend=friend e 136 visitantes