Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 25/1/2021 15:16

António Vieira Escreveu:Trend friend,

depreendesse então que, o AC da Mota será a preços bem superiores para os atuais acionistas?
Não será com com um desconto para os atuais acionistas?

Ou seja, quem for acionista hoje, terá que desembolsar um valor superior à atual cotação para acompanhar a posição, certo?
Em 2016 como se processou?


Quanto a 2016, podes ver por ti próprio para evitar o “diz que disse”, penso que a partir da pag 208, mas em traços gerais foi a preço superior à cotação da altura, direitos a valer 0,00x ou algo assim e portanto um sucesso total para a sociedade de controlo familiar.

Neste caso não sabemos ainda o preço. O JN publicou há uns meses uma estimativa de uma casa de investimento espanhola a dizer que será entre 1,4-1,6. Se assim for, considerando a cotação actual, os direitos também não valerão nada ao contrário de um AC “normal”. Para um acionista pequeno, que as pode comprar no mercado a preços inferiores não interessará, ao contrário de quem quiser comprar grandes tranches, que não pode fazer no mercado, mas também não se importará grandemente de comprar a 1,5 ou algo assim (não haverá é grande interesse em subidas de cotação até lá para fazer o AC nessa zona de preço sem pagar por direitos aos pequenos acionistas).
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por António Vieira » 25/1/2021 14:54

Trend friend,

depreendesse então que, o AC da Mota será a preços bem superiores para os atuais acionistas?
Não será com com um desconto para os atuais acionistas?

Ou seja, quem for acionista hoje, terá que desembolsar um valor superior à atual cotação para acompanhar a posição, certo?
Em 2016 como se processou?
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Opcard » 25/1/2021 12:41

Faltam 80 mil na construção civil , Escassez de mão-de-obra qualificada volta a ser um estrangulamento à atividade.
“Aconstrução civil continua a viver uma crise de mão-de-obra. O setor precisa de, pelo menos, 80 mil trabalhadores qualificados ...”DN

Loucura em toda a Europa faltam Trabalhadores porque em média só 10% é imigração económica (trabalhadores ) os outros 90% terão razões válidas mas não chegam para ganhar vida trabalhando , assim por mais que haja fronteiras abertas não há profissionais qualificados a chegar , afinal é preciso escolher .se formos ver a Australia la 50% é para trabalhar mesmo os USA ou Canadá tem muitos melhores números.
 
Mensagens: 4384
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 24/1/2021 20:36

Álvaro, por acaso até fiz aqui o “disclosure” de uma posição longa na Mota há alguns meses... a 2/3 do primeiro afundanço pós anúncio da CCCC.... portanto não vou a tempo de nada.

Isso não impede de alertar os mais incautos para os riscos de um AC como este (que vai diluir brutalmente os actuais acionistas, nos quais me incluo, porque não, não vou a um AC provavelmente de preço superior ao da cotação actual como alguns aqui propõem fazer, e não me parece que queiram ter posição qualificada; já houve um AC desses em 2016 e para quem quiser aprender como se processou, basta o Caldeirão).

Não obstante, vejo-a com potencial para chegar bem acima do preço pago pelos chineses e por isso estou nela descontraído. Apesar da diluição, apesar da demora, apesar de todas as peculiaridades, porque gosto de baggers, a Mota já me provou 2x, e em Portugal não há muitas assim...

Fica bem.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 24/1/2021 20:30

Mas O avião da Mota não decolá ainda
Editado pela última vez por forza algarve em 24/1/2021 23:51, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 24/1/2021 19:28

trend, penso que ainda percebeste a horas o que há de novo na Mota, não é só tunnig, é mesmo um motor todo novo.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 24/1/2021 18:06

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... ros-691904

E se isto vier são só mais cerca de 50% em cima do que já há... :shock: Na Nigéria será particularmente impressionante este arranque, penso que não havia grande track record ate agora
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 23/1/2021 14:38

Creio que a Mota tem tudo para subir e só não sobe já porque está dependente do AC.
As condições do país e do mundo também condicionam.

Já aqui escrevi e digo novamente, após o AC creio que a subida será substancial.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 23/1/2021 9:51

Jonhy, não é a quantidade que conta, é a qualidade, esse indicador mede se entra mais para cima ou se entramais para baixo, mas tens razão dá sinais de compra porque vai para cima e faz topos sempre mais altos que os fundos. :wink:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 22/1/2021 17:45

forza algarve Escreveu:os chineses que nao sao estupidos compraram avaliando-a por 750 milhoes e ate digo que devem ter tido um desconto ja que iam ser um socio relevante e com perspectivas de obras ainda maior que a atual..
e eu tenho que vender a 1,40 ?? :lol: :lol: :lol: :lol:


Tal como disse ao Ulisses, para além de todas as justificações fundamentais, na componente técnica temos visto um OBV a dar sinais de que muito dinheiro está a entrar (na minha interpretação), mas as subidas podem demorar.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 22/1/2021 17:32

os chineses que nao sao estupidos compraram avaliando-a por 750 milhoes e ate digo que devem ter tido um desconto ja que iam ser um socio relevante e com perspectivas de obras ainda maior que a atual..
e eu tenho que vender a 1,40 ?? :lol: :lol: :lol: :lol:
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 22/1/2021 17:25

JohnyRobaz Escreveu:
trend=friend Escreveu:
tami Escreveu:Entretanto vão saindo este tipo de notícias:

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... ros-691656


Parece-me curto. Ora se estavam já com 5 ou 6 Bi antes desta leva de contratos... (Nigéria, Gana, África do Sul e até algumas coisas em Portugal e Polónia; nem conto o Ruanda porque foi uma reformulação do contrato anterior).

Diria que já estão nos 10 Bi.


Mesmo com margem de lucro baixa, a capitalização bolsista parece, de facto, ridícula, quando comparamos com esses números...


É o que eu ando a dizer há algum tempo. Mesmo que a 5 anos (logo se verá no plano estratégico melhor o horizonte), e com margens líquidas de 10%, ainda que em África a coisa seja mais larga de certeza, estamos a falar de 200 milhões/ano.

Ora a Mota nunca teve estes resultados, mas também nunca teve uma carteira assim. 300 milhões de market cap não é barato, é ridículo.

Acrescento que por ex a TD não tem tido comparação possível no desempenho comercial. Parece que gere apenas o que tem em carteira, mas uma dívida como a das construtoras só se gere com projectos relevantes a entrar. E lá nisso a Mota é de se tirar o chapéu
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 22/1/2021 17:21

trend=friend Escreveu:
tami Escreveu:Entretanto vão saindo este tipo de notícias:

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... ros-691656


Parece-me curto. Ora se estavam já com 5 ou 6 Bi antes desta leva de contratos... (Nigéria, Gana, África do Sul e até algumas coisas em Portugal e Polónia; nem conto o Ruanda porque foi uma reformulação do contrato anterior).

Diria que já estão nos 10 Bi.


Mesmo com margem de lucro baixa, a capitalização bolsista parece, de facto, ridícula, quando comparamos com esses números...
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 22/1/2021 17:13

tami Escreveu:Entretanto vão saindo este tipo de notícias:

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... ros-691656


Parece-me curto. Ora se estavam já com 5 ou 6 Bi antes desta leva de contratos... (Nigéria, Gana, África do Sul e até algumas coisas em Portugal e Polónia; nem conto o Ruanda porque foi uma reformulação do contrato anterior).

Diria que já estão nos 10 Bi.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 22/1/2021 17:06

forza, acho que estás a perceber o desassossego com a incerteza do aumento de capital. :shock:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 22/1/2021 16:45

carteira de 8 mil milhoes e capitalizaçao de 300 milhoes..parece uma piada..
se vais com estes numeros nos USA seriamos arrestados por fraude porque por la' nao seria possivel uma subavaliaçao dessas..
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tami » 22/1/2021 16:37

Entretanto vão saindo este tipo de notícias:

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... ros-691656
 
Mensagens: 364
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tami » 22/1/2021 16:37

JohnyRobaz Escreveu:Alguém sabe quando serão conhecidas as condições do aumento de capital? Ou alguma estimativa?


Acho que a única informação pública é que é intenção concluir o processo do AC no 1º trimestre. De resto, pouca informação tem havido sobre o assunto, e qualquer estimativa há-de ser especulação.
 
Mensagens: 364
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 22/1/2021 16:35

jonhy, isso passou a irrelevante. Foi, aliás, chão que não deu uvas.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 22/1/2021 16:24

Alguém sabe quando serão conhecidas as condições do aumento de capital? Ou alguma estimativa?
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 22/1/2021 14:58

forza, as entradas pelo lado curto na Mota podem estar a ser lenha para aquecer os touros. Deixa-os convencerem-se que vai cair.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 22/1/2021 14:51

mesmo que pena ver as cotaçoes assim...perto dos minimos historicos..nada a mexe(mexer com estabilidade e continuidade nao um dia so cada tanto)
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 22/1/2021 14:44

E voilá! O índice a chegar a um suporte e a Mota nos 1.40. Parece um relógio suiço. :wink:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 22/1/2021 13:44

Não, JohnyRobaz, foi apenas um lapso meu. Já vou refazer os gráficos e substituí-los.

Obrigado pelo alerta!

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 22/1/2021 13:40

A percepção dos investidores é que dificilmente baixará dos 1.40 e, portanto, entram nessa zona. O suporte passou a ser nessa zona.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado: