Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 11/1/2021 19:27

trend, desta vez fui apanhado com o depósito quase vazio, estava à espera de uma vinda ali ligeiramente abaixo de 1.40, mas assim fica mais difícil. Vamos ver se consigo logo cedo dar uma voltinha de mota. Isso é um pipa de massa gigantesca. :shock:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 11/1/2021 18:51

forza algarve Escreveu:nao sei que dizer...
se ganha contratos com uma frequencia fabulosa ..estamos prestes a uma nova era na Mota e o titulo esta perto dos minimos historicos..e depois de 40 dias de ressalto fortissimo das bolsas mundiais


Acho que o facto de não mexer é porque as pessoas não querem entrar sem o AC estar realizado. Eu, pessoalmente, só faço intenções de voltar à Mota depois do AC. Até lá...prefiro ficar a vê-la subir e descer
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 11/1/2021 18:49

Diacono Escreveu:2 mil milhoes de dolares é muita fruta. Será o maior contrato de sempre?


Acho que de longe. Há 2 semanas anunciou 500m no Gana e salvo erro ficava em 2o (o primeiro será o Tren Maya, penso que 600 e tal milhões). Ora fulminar o maior contrato em 3x...

A questão é que isto não era segredo, já rolava no google news há vários meses como os mais atentos terão visto. Curioso para ver a reação amanhã. Talvez vá aos 1,45 8-) :lol:
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 11/1/2021 18:44

nao sei que dizer...
se ganha contratos com uma frequencia fabulosa ..estamos prestes a uma nova era na Mota e o titulo esta perto dos minimos historicos..e depois de 40 dias de ressalto fortissimo das bolsas mundiais
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 11/1/2021 18:32

2 mil milhoes de dolares é muita fruta. Será o maior contrato de sempre?
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 11/1/2021 18:27

Será desta? Fresquinho...

LAGOS, 11 Jan (Reuters) - A maior construtora portuguesa Mota-Engil MOTA.LS venceu o contrato para a construção de uma linha ferroviária entre a Nigéria e o vizinho Níger, disse na segunda-feira o Ministro dos Transportes da Nigéria, Rotimi Amaechi.

O contrato, que ligará a cidade nigeriana de Kano a Maradi no Níger, deverá valer quase 2 mil milhões de dólares, de acordo com um orçamento aprovado pelo Conselho Executivo Federal da Nigéria no ano passado.

"Hoje assinámos os documentos do contrato para o início do projecto ferroviário Kano-Maradi, Kano-Dutse", escreveu Amaechi num tweet.

Mota-Engil tinha também concordado em construir uma universidade como parte do acordo, acrescentou ele.

O esquema faz parte de um plano do governo para construir redes ferroviárias em toda a Nigéria para fazer face às deficientes infraestruturas de transporte que têm obstruído o crescimento económico durante décadas.

O governo da Nigéria, sob o Presidente Muhammadu Buhari, procurou reconstruir o empobrecido norte do país, partes do qual têm sido devastadas durante a última década por insurgentes islamistas.

Um projecto separado procura ligar o 'hub' comercial da Nigéria, Lagos e Kano.

Texto integral em inglês: (Por Alexis Akwagyiram; Traduzido para português por Patrícia Vicente Rua)

Noutros sites:

https://www.google.pt/amp/s/financialpo ... b63d4/amp/

https://m.marketscreener.com/quote/stoc ... -32170407/

https://www.google.pt/amp/s/www.vanguar ... oject/amp/
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 10/1/2021 16:32

Espero que o confinamento nao seja mais uma desculpa para atrasar o processo
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por F63 » 10/1/2021 15:24

maturidade Escreveu:Boas.
Isso era ouro sobre azul.
Por mim pode ser.
Vendo abaixo dos 3.08 que eles deram.

Abraços


A obrigatoriedade de lançamento de OPA não seria benéfica pois já foi há muito informado que essa obrigação inviabilizaria o negócio.
Esta demora nas autorizações necessárias e consequente definição e divulgação das condições do AC só faz com que a CP o título marque passo.
Caso o negócio avance, como tudo indica, todos ficarão a ganhar no MLP.

BN
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 10/1/2021 15:07

Sublinhe-se que a construtora nacional fechou o exercício de 2019 com uma dívida líquida superior a 1,2 mil milhões de euros.

O.QUE MUITOS DE NOS ESQUECEMOS
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Spiff69 » 10/1/2021 11:59

 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Spiff69 » 9/1/2021 1:05

Tanto assim é que enquanto muitos reclamam, um institucional espanhol aproveitou e já tem uma participação qualificada. Vale o que vale é certo, mas às tantas a Mota Engil pode não estar a proceder assim de um modo tão dantesco como parece.

E cheira-me que no decorrer do aumento de capital, ou pouco tempo depois, teremos mais institucionais com participações qualificadas, mas isto é apenas um palpite.
 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Spiff69 » 9/1/2021 0:51

Aqui não é uma OPA, é diferente, mas sim nas OPA condicionam a validade da mesma à aprovação dos reguladores.

Mas claramente que anunciar que o rácio do aumento de capital e o preço de exercício serão X mas que estão condicionados à aprovação de tantos reguladores que podem demorar 6 meses já não acho tão normal, não me recordo de ver. Apresentarem hoje às condições de AC que irá ocorrer nao sei quantos meses depois não é normal, creio até já ter visto condições apresentadas para um AC cujos direitos começam a negociar logo no dia seguinte. Ou seja, hoje apresentariam após o fecho do mercado apresentariam as condições e na segunda-feira já estariam os direitos a negociar.
 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Goya777 » 9/1/2021 0:26

Àlvaro Escreveu:tami, é pouco provável que haja informação adicional e isso resulta da operação ainda não ter sido aprovada.


Discordo. Podes anunciar os moldes exactos dizendo que estão sujeitos a aprovação dos reguladores. Quantas OPAs não se anuncian assim?
 
Mensagens: 2802
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 8/1/2021 22:55

De facto era interessante. Não é habitual mas ainda há pouco tempo houve uma sobre pouco capital (raize)
E difícil justificar por menos dos 3,08...
Mas acho que nesse caso poderia ser tudo revertido
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 8/1/2021 22:12

Boas.
Isso era ouro sobre azul.
Por mim pode ser.
Vendo abaixo dos 3.08 que eles deram.

Abraços
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/1/2021 21:57

E se os chineses tiverem de lançar uma OPA? :shock:
https://expresso.pt/economia/2021-01-08 ... es-da-CCCC
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/1/2021 16:44

tami, é pouco provável que haja informação adicional e isso resulta da operação ainda não ter sido aprovada.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tami » 8/1/2021 16:03

Talvez o mercado achasse que ontem seria dada mais informação, quando no fundo ficou tudo na mesma. Vamos ver se dizem alguma coisa ao fim do dia de hoje.
 
Mensagens: 365
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 8/1/2021 15:41

Outro dia decepcionante em bolsa.. Era a hora de demonstrar força e só piora...
Enfim..
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 8/1/2021 14:51

Àlvaro Escreveu:Trend percebi agora de que vendas falas, não faz sentido vender a um preço para retomar acima desse preço? Porquê? Essas pequenas vendas deverão ter ocorrido quando havia a hipótese de vir a 1.26 que não chegou a acontecer, por isso retomei. Agora vendia a 1.52. Hoje até concordo contigo que faz algum sentido entrar curto, mas quando chega ali perto de 1.40 penso que fica perigoso, é aí que volto a andar de Mota.


Ok boa, espero que tenhas percebido o meu ponto de que não é interessante venderes abaixo para arrecadares capital para o AC mais alto (senão sairias prejudicado...)

Curto na Mota só se fosse louco :wink: a 5 ou 6 vá que não vá e depois de uma parabólica das dela... mas perto de mínimos e às portas de uma operação destas? Há coisas muito melhores para shortar mesmo em PT ... mas com este momentum no PSI mais vale aguardar por sinais de queda consistentes
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/1/2021 14:30

Trend percebi agora de que vendas falas, não faz sentido vender a um preço para retomar acima desse preço? Porquê? Essas pequenas vendas deverão ter ocorrido quando havia a hipótese de vir a 1.26 que não chegou a acontecer, por isso retomei. Agora vendia a 1.52. Hoje até concordo contigo que faz algum sentido entrar curto, mas quando chega ali perto de 1.40 penso que fica perigoso, é aí que volto a andar de Mota.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Spiff69 » 8/1/2021 14:03

O que é que têm organizado desde o Verão? A empresa disse logo que tudo estava dependente de aprovações de reguladores, só aí levou não sei quanto tempo. Entretanto formalizaram a entrada dos chineses no capital, após devidas aprovações. Depois disso convocaram uma Assembleia para aprovarem o AC, depois de convocada a Assembleia a mesma tem de ser realizada após um mínimo de 30 dias decorridos, etc etc. Só na parte dos reguladores levou-se imenso tempo, só depois se pode formalizar a entrada dos chineses no capital. Não comparem este AC com os do BCP, que nunca precisaram de aprovações extraordinárias.
 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 8/1/2021 13:40

Spiff69 Escreveu:Ontem foi só mesmo aprovar a realização de um aumento de capital, as restantes condições e detalhes do aumento de capital não carece de aprovação dos accionistas. A ideia que tenho de outros aumentos de capital é que nunca há uma data definida para saírem os detalhes da operação, há um dia que e pronto. Num contexto de pandemia, com novos investidores chineses é normal que o processo de arraste mais um pouco. Mau seria se a Mota-Engil tivesse que fazer tudo à pressa e num curto espaço de tempo, seria indicador que estava mesmo sem cash.

Quem olha para a Mota Engil deveria olhar para um prazo mais alargado, eu encaro este investimento dessa maneira e o AC é irrelevante para o rumo que acho que a empresa terá.

Acho que se está a fazer o bicho de 7 cabeças, quem anda a pensar demasiado acerca disto ou com preocupações mais vale saltar fora.

mas desde este verao que ja tem tudo organizado..so' que vao comunicando aos poucos..
esta autorizaçao de aumento de capital ja faz semanas que sabem que ia ser aprovado..nao vais me dizer que vao começar a trabalhar nisto so' desde ontem
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Spiff69 » 8/1/2021 13:14

Ontem foi só mesmo aprovar a realização de um aumento de capital, as restantes condições e detalhes do aumento de capital não carece de aprovação dos accionistas. A ideia que tenho de outros aumentos de capital é que nunca há uma data definida para saírem os detalhes da operação, há um dia que e pronto. Num contexto de pandemia, com novos investidores chineses é normal que o processo de arraste mais um pouco. Mau seria se a Mota-Engil tivesse que fazer tudo à pressa e num curto espaço de tempo, seria indicador que estava mesmo sem cash.

Quem olha para a Mota Engil deveria olhar para um prazo mais alargado, eu encaro este investimento dessa maneira e o AC é irrelevante para o rumo que acho que a empresa terá.

Acho que se está a fazer o bicho de 7 cabeças, quem anda a pensar demasiado acerca disto ou com preocupações mais vale saltar fora.
 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 8/1/2021 12:56

Jkr1971 Escreveu:Criar uma assembleia geral apenas e só para quando interessar fazer um AC, e apanhar de surpresa os pequenos acionistas e ficarem muitos deles entalados com a queda da cotação vai deixar muitos accionistas como eu de fora.Ficou, se me lembro de ser esclarecido o AC nesta assembleia. Contudo a fraca informação fornecida não vai levar de agrado no curto e médio prazo aos interessados.

que muitos pequenos fiquem de fora e' justamente o que eles querem e precisam para que os chineses subam ao 30%..
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Barão de Soestrova, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], MP65, PAULOJOAO, Tx9262 e 217 visitantes