Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Spiff69 » 9/1/2021 1:05

Tanto assim é que enquanto muitos reclamam, um institucional espanhol aproveitou e já tem uma participação qualificada. Vale o que vale é certo, mas às tantas a Mota Engil pode não estar a proceder assim de um modo tão dantesco como parece.

E cheira-me que no decorrer do aumento de capital, ou pouco tempo depois, teremos mais institucionais com participações qualificadas, mas isto é apenas um palpite.
 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Spiff69 » 9/1/2021 0:51

Aqui não é uma OPA, é diferente, mas sim nas OPA condicionam a validade da mesma à aprovação dos reguladores.

Mas claramente que anunciar que o rácio do aumento de capital e o preço de exercício serão X mas que estão condicionados à aprovação de tantos reguladores que podem demorar 6 meses já não acho tão normal, não me recordo de ver. Apresentarem hoje às condições de AC que irá ocorrer nao sei quantos meses depois não é normal, creio até já ter visto condições apresentadas para um AC cujos direitos começam a negociar logo no dia seguinte. Ou seja, hoje apresentariam após o fecho do mercado apresentariam as condições e na segunda-feira já estariam os direitos a negociar.
 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Goya777 » 9/1/2021 0:26

Àlvaro Escreveu:tami, é pouco provável que haja informação adicional e isso resulta da operação ainda não ter sido aprovada.


Discordo. Podes anunciar os moldes exactos dizendo que estão sujeitos a aprovação dos reguladores. Quantas OPAs não se anuncian assim?
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 8/1/2021 22:55

De facto era interessante. Não é habitual mas ainda há pouco tempo houve uma sobre pouco capital (raize)
E difícil justificar por menos dos 3,08...
Mas acho que nesse caso poderia ser tudo revertido
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 8/1/2021 22:12

Boas.
Isso era ouro sobre azul.
Por mim pode ser.
Vendo abaixo dos 3.08 que eles deram.

Abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/1/2021 21:57

E se os chineses tiverem de lançar uma OPA? :shock:
https://expresso.pt/economia/2021-01-08 ... es-da-CCCC
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/1/2021 16:44

tami, é pouco provável que haja informação adicional e isso resulta da operação ainda não ter sido aprovada.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tami » 8/1/2021 16:03

Talvez o mercado achasse que ontem seria dada mais informação, quando no fundo ficou tudo na mesma. Vamos ver se dizem alguma coisa ao fim do dia de hoje.
 
Mensagens: 364
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 8/1/2021 15:41

Outro dia decepcionante em bolsa.. Era a hora de demonstrar força e só piora...
Enfim..
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 8/1/2021 14:51

Àlvaro Escreveu:Trend percebi agora de que vendas falas, não faz sentido vender a um preço para retomar acima desse preço? Porquê? Essas pequenas vendas deverão ter ocorrido quando havia a hipótese de vir a 1.26 que não chegou a acontecer, por isso retomei. Agora vendia a 1.52. Hoje até concordo contigo que faz algum sentido entrar curto, mas quando chega ali perto de 1.40 penso que fica perigoso, é aí que volto a andar de Mota.


Ok boa, espero que tenhas percebido o meu ponto de que não é interessante venderes abaixo para arrecadares capital para o AC mais alto (senão sairias prejudicado...)

Curto na Mota só se fosse louco :wink: a 5 ou 6 vá que não vá e depois de uma parabólica das dela... mas perto de mínimos e às portas de uma operação destas? Há coisas muito melhores para shortar mesmo em PT ... mas com este momentum no PSI mais vale aguardar por sinais de queda consistentes
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/1/2021 14:30

Trend percebi agora de que vendas falas, não faz sentido vender a um preço para retomar acima desse preço? Porquê? Essas pequenas vendas deverão ter ocorrido quando havia a hipótese de vir a 1.26 que não chegou a acontecer, por isso retomei. Agora vendia a 1.52. Hoje até concordo contigo que faz algum sentido entrar curto, mas quando chega ali perto de 1.40 penso que fica perigoso, é aí que volto a andar de Mota.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Spiff69 » 8/1/2021 14:03

O que é que têm organizado desde o Verão? A empresa disse logo que tudo estava dependente de aprovações de reguladores, só aí levou não sei quanto tempo. Entretanto formalizaram a entrada dos chineses no capital, após devidas aprovações. Depois disso convocaram uma Assembleia para aprovarem o AC, depois de convocada a Assembleia a mesma tem de ser realizada após um mínimo de 30 dias decorridos, etc etc. Só na parte dos reguladores levou-se imenso tempo, só depois se pode formalizar a entrada dos chineses no capital. Não comparem este AC com os do BCP, que nunca precisaram de aprovações extraordinárias.
 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 8/1/2021 13:40

Spiff69 Escreveu:Ontem foi só mesmo aprovar a realização de um aumento de capital, as restantes condições e detalhes do aumento de capital não carece de aprovação dos accionistas. A ideia que tenho de outros aumentos de capital é que nunca há uma data definida para saírem os detalhes da operação, há um dia que e pronto. Num contexto de pandemia, com novos investidores chineses é normal que o processo de arraste mais um pouco. Mau seria se a Mota-Engil tivesse que fazer tudo à pressa e num curto espaço de tempo, seria indicador que estava mesmo sem cash.

Quem olha para a Mota Engil deveria olhar para um prazo mais alargado, eu encaro este investimento dessa maneira e o AC é irrelevante para o rumo que acho que a empresa terá.

Acho que se está a fazer o bicho de 7 cabeças, quem anda a pensar demasiado acerca disto ou com preocupações mais vale saltar fora.

mas desde este verao que ja tem tudo organizado..so' que vao comunicando aos poucos..
esta autorizaçao de aumento de capital ja faz semanas que sabem que ia ser aprovado..nao vais me dizer que vao começar a trabalhar nisto so' desde ontem
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Spiff69 » 8/1/2021 13:14

Ontem foi só mesmo aprovar a realização de um aumento de capital, as restantes condições e detalhes do aumento de capital não carece de aprovação dos accionistas. A ideia que tenho de outros aumentos de capital é que nunca há uma data definida para saírem os detalhes da operação, há um dia que e pronto. Num contexto de pandemia, com novos investidores chineses é normal que o processo de arraste mais um pouco. Mau seria se a Mota-Engil tivesse que fazer tudo à pressa e num curto espaço de tempo, seria indicador que estava mesmo sem cash.

Quem olha para a Mota Engil deveria olhar para um prazo mais alargado, eu encaro este investimento dessa maneira e o AC é irrelevante para o rumo que acho que a empresa terá.

Acho que se está a fazer o bicho de 7 cabeças, quem anda a pensar demasiado acerca disto ou com preocupações mais vale saltar fora.
 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 8/1/2021 12:56

Jkr1971 Escreveu:Criar uma assembleia geral apenas e só para quando interessar fazer um AC, e apanhar de surpresa os pequenos acionistas e ficarem muitos deles entalados com a queda da cotação vai deixar muitos accionistas como eu de fora.Ficou, se me lembro de ser esclarecido o AC nesta assembleia. Contudo a fraca informação fornecida não vai levar de agrado no curto e médio prazo aos interessados.

que muitos pequenos fiquem de fora e' justamente o que eles querem e precisam para que os chineses subam ao 30%..
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Jkr1971 » 8/1/2021 11:45

Criar uma assembleia geral apenas e só para quando interessar fazer um AC, e apanhar de surpresa os pequenos acionistas e ficarem muitos deles entalados com a queda da cotação vai deixar muitos accionistas como eu de fora.Ficou, se me lembro de ser esclarecido o AC nesta assembleia. Contudo a fraca informação fornecida não vai levar de agrado no curto e médio prazo aos interessados.
 
Mensagens: 230
Registado: 23/9/2020 12:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Goya777 » 8/1/2021 11:44

Àlvaro Escreveu:Natal à porta e aproveitei para vender metade da Mota para ir ao aumento de capital. :wink:


Não sabia que dia 22 a Mota esteve a 1.52...

Mas pronto, chega de perder tempo com isto. Há malta que ou gosta de enganar os outros ou enganar-se a si mesma...
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 8/1/2021 11:43

Àlvaro Escreveu:trend parece-me que continuas confuso, com excepção em relação ao valor nominal, aí finalmente foste claro. As minhas vendas aconteceram a 1,52 deixei isso claro, precisamente porque acredito nesse tal intervalo. Dizes e bem que se trata de 100 milhões de euros, então que sentido faz pôr no mercado mais ações a menos valor? Vês algum racional nisso. Porque vendi a 1.52? Por causa do esticanço do índice e da sobrecompra, mas quando se aproximar do nível inferior do intervalo (se lá for) recompro. Ou então aguardo pelo aumento. É assim que tem funcionado e tb funcionou com compras a 1,37 - 1,38 e vendas dentro do 1.40 - 1-42. É pouco? É, mas tenho o que considero ser uma segurança: o aumento de capital.


Não falava das vendas de ontem. Falava das vendas que fizeste há umas semanas na casa de 1,30 para ires ao AC e sobre as quais o Ulisses te questionou e infelizmente não respondeste para todos percebermos o teu racional... era só para perceberes que não faz sentido vender a 1,30 para comprar mais tarde a 1,4-1,6
Mas se tens o cenário claro então tudo bem.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/1/2021 11:34

forza, o que vou escrever é especulação, mas corresponde ao que penso desde o início: não podem fazê-lo por não haver autorização para a operação. Daí talvez a notícia ter circulado indiretamente através da tal casa de investimento.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 8/1/2021 11:30

seria otimo que anunciassem ja os termos porque faz meses que vinham planejando isto...desde antes de agosto.
vamos ver quando se reune o conselho de administraçao
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/1/2021 11:26

trend parece-me que continuas confuso, com excepção em relação ao valor nominal, aí finalmente foste claro. As minhas vendas aconteceram a 1,52 deixei isso claro, precisamente porque acredito nesse tal intervalo. Dizes e bem que se trata de 100 milhões de euros, então que sentido faz pôr no mercado mais ações a menos valor? Vês algum racional nisso. Porque vendi a 1.52? Por causa do esticanço do índice e da sobrecompra, mas quando se aproximar do nível inferior do intervalo (se lá for) recompro. Ou então aguardo pelo aumento. É assim que tem funcionado e tb funcionou com compras a 1,37 - 1,38 e vendas dentro do 1.40 - 1-42. É pouco? É, mas tenho o que considero ser uma segurança: o aumento de capital.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 8/1/2021 9:30

Àlvaro Escreveu:Goya, as que vendi posso talvez apanhá-las no aumento de capital, as outras só venderei quando tocar a parte mais alta do intervalo em 1.60. E se for assim é uma história com final feliz.
A outra história de que fala o Ulisses? Há um ditado certeiro que diz: ou h+a moralidade ou comem todos. Se está no jornal? está como referência indireta a uma casa de investimento. Se não for assim como dizem dessa casa de investimento tive sorte em ter lido assim. Mas tb seria importante que o Ilisses escalrecesse que valor nominal não quer dizer que as ações do aumento serão a 1 euro.


Álvaro, não será por má fé que tens feito alguns comentários aqui e vou uma vez mais procurar ajudar, sem prejuízo do Ulisses intervir com o que lhe parecer bem:

- 100 milhões de euros = 100 milhões de ações . O valor nominal é 1. Podia ser outro, mas é 1... Isso não impede que haja um prémio de emissão, vamos assumir aquele em que tanto acreditas, na zona média de 1,50. Neste caso haverá um prémio de emissão/ágio de 50 cêntimos e a subscrição (“as ações do aumento”) será a 1,50, nunca a 1. Essa é garantida, nunca a 1;

- não faz sentido nenhum fazeres vendas a 1,30 para teres capital para “ir ao AC” e depois as comprares aos tais 1,50. Se tens essa confiança toda que é a 1,50, porquê vender para pôr dinheiro de parte e só conseguir comprar mais tarde menos 7 ou 8% de ações? Imagina que tinhas 1000 ações, ficas com 1300 euros agora, mas esse mesmo dinheiro só te permite comprar 866 ações a 1,50 depois. Portanto sais prejudicado.

Alguma questão dispõe.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/1/2021 8:55

Goya, as que vendi posso talvez apanhá-las no aumento de capital, as outras só venderei quando tocar a parte mais alta do intervalo em 1.60. E se for assim é uma história com final feliz.
A outra história de que fala o Ulisses? Há um ditado certeiro que diz: ou h+a moralidade ou comem todos. Se está no jornal? está como referência indireta a uma casa de investimento. Se não for assim como dizem dessa casa de investimento tive sorte em ter lido assim. Mas tb seria importante que o Ilisses escalrecesse que valor nominal não quer dizer que as ações do aumento serão a 1 euro.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por DonkInvest » 7/1/2021 20:49

Mais um comunicado vago, continuaremos a esperar por mais info...

"Nos termos da legislação em vigor, a MOTA-ENGIL SGPS, S.A. vem informar que, na Assembleia Geral de
Acionistas realizada hoje, 7 de janeiro de 2021, foi aprovado por 99,458% dos votos emitidos, o ponto único da
agenda (“Discutir e deliberar sobre a alteração parcial do contrato social da Sociedade através do aditamento de um
novo artigo que será o Artigo Sexto-A”) autorizando assim o Conselho de Administração a deliberar o aumento do
capital social até 100 milhões de novas ações de 1 euro e a definir todos os seus termos e características conforme
explicitado na proposta."
Anexos
Mota.PNG
Mota.PNG (72.55 KiB) Visualizado 5308 vezes
 
Mensagens: 69
Registado: 19/9/2018 14:45

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Goya777 » 7/1/2021 20:48

Àlvaro Escreveu:Ora cá está o aumento de capital entre 1.40 e 1.60. Fiz bem em vender uns tijolos hoje, quando vier o aumento logo veremos se as consigo apanhar algumas abaixo das vendas de hoje. Seria interessante, mas talvez não seja asim tão fácil.


Apanha as que vendeste a 1.3X euros ...
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, bpcolaco, cibernautix, Ferreiratrade, iniciado1, jlmt, joao garcao, niceboy, PAULOJOAO, serdom e 203 visitantes