Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete meses

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por BearManBull » 30/11/2020 1:34

Soma e segue Escreveu:e tens outras (fábricas por ex) que são geradoras de milhares de postos de trabalho e são altamente penalizadas quando contratam novos colaboradores, dado se traduzir em significativos acrescimos de custos, sendo um deles, os descontos para a SS.


Aqui não concordo porque os sectores primário e secundário hoje em dia empregam uma pequena parte da população. Talvez nem cheguem aos 10% nas economias desenvolvidas.

Gostei da ideia apresenta de reformular a SS e principalmente ajustar a SS à facturação. Seria pelo menos melhor que o sistema actual.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por MarcoAntonio » 30/11/2020 1:34

BearManBull Escreveu:O que queria expor é que ter 65 anos na actualidade e ter 65 anos na idade média é equivalente, no sentido que as nossas capacidades físicas são iguais.


Não creio, de todo, que as nossas capacidades físicas sejam (em média) iguais hoje aos 65 anos quanto eram na idade média, quando os cuidados de saúde e alimentação eram muito inferiores. O que certamente tem um efeito cumulativo ao fim de décadas. O facto de vivermos hoje até aos 80, 90, etc é um corolário da maior resistência que temos a todo o tipo de stress a que o corpo humano é sujeito (há cento e tal anos atrás nem antibióticos tinhamos e o corpo tinha de combater tudo sozinho... quando conseguia). Portanto, nem conseguirias trabalhar em muitos cenários, se é que conseguias sobreviver. Hoje tens tratamentos e vais provavelmente trabalhar / continuar a produzir.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por BearManBull » 30/11/2020 1:29

MarcoAntonio Escreveu:Aumento da esperança de vida é sinónimo de aumento da capacidade produtiva (em termos cumulativos) e da qualidade de vida (em média, para uma qualquer dada idade, obviamente).


O que queria expor é que ter 65 anos na actualidade e ter 65 anos na idade média é equivalente, no sentido que as nossas capacidades físicas são iguais. A medicina ainda não tem praticamente nenhuma capacidade de combater a senescência. Ou seja não tem grande sentido de subir a idade de reforma, porque razão se considera uma pessoa inapta para trabalhar aos 65 nos anos 90 e agora já subimos para os quase 67? A sustentabilidade do sistema não pode ser considerada um argumento válido.

MarcoAntonio Escreveu:É um problema inter-geracional e é entre gerações que falta a justiça/equilibrio: não estão todas as gerações a fazer descontos igualmente proporcionais ao que acabam por receber.


Não é só esse o problema, há injustiça da mesma forma que há injustiça na distribuição de riqueza. Ora sendo a SS e o sistema de pensões uma parte integral da ideologia socialista/comunista de centro-esquerda/esquerda/extrema-esquerda nunca entendi porque os valores da SS não são iguais para todos. Isso defenderia o princípio da distribuição igualitária tão defendido pelas esquerdas. A razão é simples e é sempre a mesma resposta em tudo o que vem das ideologias de esquerdas, hipocrisia...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por Soma e segue » 30/11/2020 0:26

Pata-Hari Escreveu:Soma e segue, se a esperança de vida nos últimos 40 anos disparou e a idade de reforma não acompanhou, como queres que matematicamente seja possível tornar o sistema sustentável?


Boa noite Pata

A idade da reforma acompanhou o ritmo da esperança de vida e de que maneira. Já levo 43 anos de descontos para a SS e ainda me faltam trabalhar mais 6 para me poder reformar, ou seja, sei bem do que falo, na melhor das hipóteses vou reformar-me com 49 anos de descontos, uma vida, quando existe no mercado de trabalho, tantos jovens que querem trabalhar e não conseguem arranjar um emprego. Um absurdo, quando se sabe que existem classes profissionais que se reformam aos 55 anos de idade, para não falar de muito boa gente que com apenas 36 anos de idade já se encontram aposentados e com chorudas reformas.

Como é que matemáticamente seria possível tornar o sistema sustentável ?

Pata, dou-te algumas dicas para refletires:

- Impor um teto limite do valor da aposentação para quem a venha a solicitar.
- Reduzir reformas astronómicas que presentemente estão a ser pagas para um valor limite, e redistribuir o diferencial por pessoas que recebem reformas de miséria depois de uma vida de trabalho.
- Redifinir o conceito de descontos para a Segurança Social (SS) que vigora há decadas. No contexto atual, faz algum sentido as entidades patronais estarem a descontar cerca de 23,75% sobre o vencimento de cada trabalhador ?
- O conceito de descontos para a SS, assenta na massa salarial do trabalhador, quando este deveria incidir sim, sobre o volume de faturação da entidade patronal.
- O conceito em vigor de descontos pagos à SS por parte da entidade patronal, é completamente descabido no contexto atual em que vivemos. É um convite à não contratação de novos trabalhadores, sendo fortemente penalizador para as empresas que mais mão de obra emprega. (as fábricas por exemplo).
- Para manter o sistema sustentável, a contribuição por parte das entidades patroniais, deveria assentar numa determinada % sobre o valor da sua faturação mensal.
- Dou um exemplo conhecido, a Brisa que tinha milhares de portageiros, foram despedidos ou afastados por terem sido implementadas as conhecidas máquinas de cobrança criadas para o efeito, ou seja, o posto de trabalho foi extinto, mas a empresa continua a faturar e bem. E quais foram as consequências ? Menos receita para o Estado por força da extinção de contribuições, e concumitantemente, o Estado teve acrescimos de encargos, por força de reformas antecipadas que ocorreram ou pagamento de subsidios de desemprego. A Brisa ou outras empresas do género que estão sistemáticamente a substituir a mão de obra por máquinas e sistemas computadorizados/tecnologias mais evoluidas, tinham que descontar uma % para a SS sobre o valor da sua faturação, contrariamente à redução resultante da drástica redução do número dos seus colaboradores.

- Pata, repara nesta realidade, temos um significativo número de empresas com reduzido número de trabalhadores, que são altamente produtivas por força da inovação e de ganhos de produtividade que conseguiram alcançar, que mensalmente faturam milhões e descontam tostões para a SS, e tens outras (fábricas por ex) que são geradoras de milhares de postos de trabalho e são altamente penalizadas quando contratam novos colaboradores, dado se traduzir em significativos acrescimos de custos, sendo um deles, os descontos para a SS.

Pata, não sei se me fiz entender, o conceito de descontos para a SS está completamente desajustado à realidade atual, há que o alterar quanto antes. Também poderia partilhar outras cenas que ajudariam a manter sustentável a SS, mas fica para uma outra oportunidade.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 876
Registado: 15/1/2009 21:17
Localização: 16

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por MarcoAntonio » 28/11/2020 3:05

Aumento da esperança de vida é sinónimo de aumento da capacidade produtiva (em termos cumulativos) e da qualidade de vida (em média, para uma qualquer dada idade, obviamente). Não será esse o problema. O problema que vejo aqui é que diferentes gerações têm obrigações e direitos/benefícios diferentes: uns descontaram menos e beneficiam mais e outros descontam mais e beneficiarão menos.

É um problema inter-geracional e é entre gerações que falta a justiça/equilibrio: não estão todas as gerações a fazer descontos igualmente proporcionais ao que acabam por receber.

A razão porque as pensões definidas no passado são insuportáveis reside em parte no aumento da esperança de vida (com o prolongamento do período de recebimento de pensão) mas também na diminuição do rácio da população activa versus pensionistas (devido ao envelhecimento demográfico da população, agravado pela prática das reformas antecipadas em décadas recentes).

A solução que "encontraram" para este desiquilibrio foi, grosso modo, manter as pensões incomportáveis, aumentar os descontos, adiar a idade da reforma e reduzir as futuras pensões.



Em termos muito simples, a actual geração activa está a suportar as pensões incomportáveis definidas no passado e hoje as regras já foram alteradas para eles, sendo que no futuro não terão direito a pensões semelhantes às que agora estão a pagar (leia-se, suportar).

É algo profundamente injusto.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por BearManBull » 28/11/2020 2:28

Pata-Hari Escreveu:Soma e segue, se a esperança de vida nos últimos 40 anos disparou e a idade de reforma não acompanhou, como queres que matematicamente seja possível tornar o sistema sustentável?


Não deve ser. Cada dia que aumentam é um dia a mais a descontar e um dia menos a receber.

O que não tem sentido é estar a dizer que em determinado momento as pessoas podem trabalhar até aos 65 e noutro já podem trabalhar até aos 66 e 7 meses, apresentando como argumento a sustentabilidade do sistema. Esperança de vida não é sinónimo de capacidade de produtiva e muito menos de qualidade de vida.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por Masterchief » 27/11/2020 21:46

Mas o Costa e o PS dizem que está tudo bem com a Segurança Social, tem almofadas suficientes, e as reformas recomendam-se...

Quando o PSD e o Paços, esse malandro que levou Portugal à bancarrota e é o culpado de tudo nos próximos 20 anos, quis reformar a segurança social a esquerda em peso caiu-lhe em cima.

O futuro de Portugal é negro. Muito negro...

A culpa é do Paços!

PS: A TAP vai ser a próxima "brincadeira"...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 618
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por maturidade » 27/11/2020 20:32

Boas.
quando chegar a minha vez da reforma, ACHO, que as vão dar com a certidão de OBITO.
Isto cada vez está pior.
não poupem não que vão ver daqui a 20 ou 30 anos, não vão haver reformas nenhumas.
Eu preferia aplicar os meus descontos numa aplicação minha, e depois ter o dinheiro disponível para a minha velhice.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por smog63 » 27/11/2020 20:22

Bear man Bull

A segurança social não é um esquema extorsão, mas sim o mais famoso esquema de pirâmide o azar deste esquema é que a pirâmide populacional está a ficar invertida, e o que acontece quando tentamos colocar uma pirâmide assente no seu vértice? colapsa correcto ! O mesmo irá acontecer com a segurança social quando a geração do baby growth dos anos 60 se reformar.
Não estou a ver os milenares ou geração à rasca conseguirem suportar a fatura.

O sistema torna-se ainda mais complicado pois os 23,75 da entidade patronal do estado é sempre paga anualmente via orçamento do estado sem ter hipótese de criar almofadas financeira com acontece com as reformas do sector privado.

A segurança social do estado já está a décadas em défice e os trabalhadores do privado suportam a sua futura reforma assim como anualmente contribuem para a reforma dos pensionistas do estado anualmente via impostos.

A reforma deveria começar no setor estatal que não é sustentável.
 
Mensagens: 45
Registado: 30/10/2012 18:30
Localização: 14

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por mais_um » 27/11/2020 19:56

Esqueçam a SS, façam a simulação de quanto conseguiriam ter ao fim de 40 anos de trabalho descontando o mesmo para um PPR e vejam quanto tempo esse dinheiro dava para pagar um valor idêntico ao da reforma.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por Pata-Hari » 27/11/2020 18:11

Soma e segue, se a esperança de vida nos últimos 40 anos disparou e a idade de reforma não acompanhou, como queres que matematicamente seja possível tornar o sistema sustentável?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por Soma e segue » 27/11/2020 17:56

Um roubo ! Todas as classes partidárias assobiam para o lado. Uma vergonha.

Como é possível a média da esperança de vida estar a subir, quando presentemente e por força do covid, os mais idosos têm sido a faixa etária mais drasticamente atingida !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 876
Registado: 15/1/2009 21:17
Localização: 16

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por rg7803 » 27/11/2020 17:08

Mais valia alterarem já para "idade reforma por inteiro só a partir dos 95 anos, e com mais 70 de descontos".
Isto é cozer o sapo em água morna, lentamente...
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete me

por Marco Martins » 27/11/2020 17:03

66 anos!!!!
É uma pouca vergonha!!!
Curiosamente, a maioria dos seguros de vida só faz cobertura até aos 60 anos!!!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Off ttopic -Idade da reforma sobe para 66 anos e sete meses

por BearManBull » 27/11/2020 14:36

Portanto cada vez se confirma mais que a SS é um esquema de extorsão legalizado.

A este ritmo mais provável é que nunca chegue a receber 1 cêntimo de pensão de reforma.

Já agora num mundo em que se queixa tanto da desigualdade as mulheres em Portugal vivem até mais 5 anos do que os homens, segundo o PORDATA, ou seja em termos de pensões são muitíssimo beneficiadas. Claro que ninguém abre a boca disto, porque politics...

O aumento da esperança média de vida, segundo os dados publicados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, dita um novo aumento da idade legal da reforma em 2022. Será preciso trabalhar mais dois meses do que este ano e mais um mês do que em 2021


Idade da reforma sobe para 66 anos e sete meses em 2022

A idade legal para aceder à pensão de reforma vai voltar a subir em 2022, atingindo 66 anos e sete meses. Assim, será preciso trabalhar mais dois meses do que este ano e mais um mês do que em 2021 para aceder à reforma, ou, em alternativa, sofrer cortes no valor da sua pensão.

O aumento da idade legal da reforma resulta do aumento da esperança média de vida. Segundo os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística esta quinta-feira, a esperança de vida aos 65 anos subiu para 19,69 anos no período entre 2018 e 2020.

Como resultado, segundo os cálculos do Expresso, a idade legal da reforma sobe para 66 anos e sete meses em 2022.

Recorde-se que a idade legal da reforma para 2021 está já definida, nos 66 anos e seis meses, mais um mês do que os 66 anos e cinco meses que vigoram este ano.

Este aumento da esperança de vida aos 65 anos ditou também um agravamento do fator de sustentabilidade das pensões. Assim, quem se reformar de forma antecipada em 2021 (e não esteja protegido deste fator) sofrerá um corte de 15,5% no valor da sua pensão, o que compara com 15,2% este ano.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, bento.jp13, Bing [Bot], malakas, niceboy, perneta e 164 visitantes