Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por djovarius » 30/10/2020 14:59

Boas,

Embora menos do que nos EUA, a Europa recuperou no 3º tri. O pior é o regresso em força da pandemia no último trimestre, o que levará a números piores no total de 2020 e até no início de 2021.
É isso que os mercados estão a descontar, seja o PSI, seja o CAC, seja outro.
Claro que as empresas vão sofrer, embora a níveis diferentes, tanto aqui como lá fora.

Por exemplo, não se esperem lucros de empresas de aviação civil nem tão cedo, entre outros exemplos, mas haverá outras mais "digitais" cujos lucros podem beneficiar com esta crise, tal como se viu.

Os mercados já descontaram a recuperação, agora estão a descontar esta nova queda prevista para os próximos meses.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8754
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: PSI 20

por forza algarve » 30/10/2020 12:50

a desilusao para mim vem do dados da economia em geral..subiu "so" 13% neste trimestre..muito aquem de outras economias..
e se a economia geral anda mal muitas das nossas empresas vao continuar a sofrer ja que esta chegando um terrivel inverno socio/sanitario/economico
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: PSI 20

por vinas1976 » 30/10/2020 12:41

Boas,

Existe sempre a alternativa de compras on line onde se evitam esses amontoar de pessoas e compramos na mesma o que queremos e puxamos igualmente pela economia.

Hoje em dia quase todas empresas têm sites de venda on-line pelo que podemos ajudar a economia por essa via sem nos estarmos a expor ao risco de contágio .

Abraços
 
Mensagens: 104
Registado: 1/8/2014 16:12

Re: PSI 20

por Marco Martins » 30/10/2020 11:59

Ao contrário do que eu pensava que iria acontecer no pós-férias, as empresas de uma forma geral conseguiram aguentar o primeiro impacto com as almofadas que o governo criou.

No entanto, Dezembro poderá ser um mês muito complicado para as empresas.. depois de uns meses a patinar e a prever-se que Novembro seja igual (ou ainda pior pois não foram anunciados nenhuns apoios ao layoff), em Dezembro terão de fazer o pagamento do subsídio de Natal quando se prevê que as vendas também não cresçam.

Dezembro será ainda mais complicado, devido ao normal amontoar de pessoas (nos anos anteriores) e que agora terão de fazer filas e filas para ir a algum lado... acabando por descartar as compras.. (tanto em bens de consumo não prioritário como roupas e brinquedos, mas também em produtos alimentares).
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: PSI 20

por Flav » 30/10/2020 11:41

A meu ver há notícias que pela sua importância devem ser realçadas e guardadas. É o caso desta do Negócios.pt

Economia portuguesa trava quebra para 5,8% no terceiro trimestre
O PIB português contraiu 5,8% no terceiro trimestre, face ao mesmo período do ano passado, depois de ter recuado 16,4% nos três meses anteriores.

Rita Faria afaria@negocios.pt ...
O PIB português contraiu 5,8% no terceiro trimestre, face ao mesmo período do ano passado, depois de ter recuado 16,4% nos três meses anteriores, marcados pelas fortes medidas de contenção para travar a pandemia.
Entre julho e setembro, com o alívio das restrições, a economia portuguesa conseguiu desacelerar a quebra, com o contributo da procura interna, devido à menor contração do consumo privado.
"A redução menos intensa do PIB no 3º trimestre ocorreu no contexto de reabertura progressiva da atividade económica, que se seguiu à aplicação de medidas de contenção à propagação da COVID-19 com forte impacto económico nos primeiros dois meses do segundo trimestre", informa o Instituto Nacional de Estatística (INE) no relatório das contas nacionais trimestrais.
Segundo o INE, entre julho e setembro, a procura interna "registou um contributo para a variação homóloga do PIB consideravelmente menos negativo que o observado no trimestre anterior", ao mesmo tempo que o contributo negativo da procura externa líquida também foi menos acentuado no 3º trimestre.
Isto porque no terceiro trimestre as exportações de bens e serviços registaram uma recuperação superior à das importações.
Na comparação em cadeia, ou seja face ao segundo trimestre, o PIB cresceu 13,2%, depois de ter contraído 13,9% entre abril e junho face aos primeiros três meses do ano.
"Este resultado é também explicado, em larga medida, pelo expressivo contributo positivo da procura interna para a variação em cadeia do PIB, após um contributo fortemente negativo no 2º trimestre. O contributo da procura externa líquida passou de muito negativo no trimestre anterior para positivo, verificando-se um crescimento acentuado das exportações de bens", justifica o INE.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: PSI 20

por RuiGerente » 29/10/2020 22:07

afinal enganei-me :wall: :wall: :wall:
os futuros só contam para a América e para o DAX :-k
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: PSI 20

por RuiGerente » 29/10/2020 8:29

a ver pelos futuros parece que vamos ter um dia de calma :pray:
vamos ver :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: PSI 20

por djovarius » 28/10/2020 20:17

Com as mudanças nas Sonaes...

lá vamos para o PSI-17 outra vez, qualquer dia, mais vale mudar o nome para PSI-15 :wall: :wall: :wall: :wall:

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8754
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 28/10/2020 16:38

O PSI continua a afundar-se e vai seguindo o rumo esperado depois da última subida que não foi mais do que um mero ressalto esperado ( https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses-pereira/detalhe/o-ressalto-esperado-da-bolsa-portuguesa ).

Fica o gráfico actualizado do triste "Bear Market" da Bolsa portuguesa.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por RuiGerente » 28/10/2020 14:50

só se for porque o resto das noticias não anunciam nada de bom :oh:

"União Europeia avisa que não haverá vacinas contra a Covid-19 para todos até 2022"
"Ursula von der Leyen anuncia que primeiras doses de vacina contra Covid-19 podem chegar já em abril"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: PSI 20

por djovarius » 28/10/2020 13:34

Bom,

Parece óbvio (se é que tal existe) que o PSI está a caminho dos mínimos do ano.
Não se vê força e as notícias da covid-19 fazem o resto.
Não sei até que ponto o resto da Europa vai na mesma senda, mas creio que para evitar novo Fevereiro/Março, lá virá algum reforço do pacote de estímulos.
Tem a palavra o BCE e, talvez, a Ursula !!!

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8754
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 28/10/2020 13:00

Dixie, as Bolsa não fecham para evitarem desvalorizações. Se achas que isso vai acontecer, vende. Os mercados servem para os investidores comprarem e venderem acções em função daquilo que lhes parece ser a evolução das mesmas. Se és um investidor de longo prazo, não é o facto das cotações flutuarem no curto prazo que te preocupa. Se és um investidor de curto e médio prazo, precisas dos mercados abertos para poderes negociar e tirares partido da ineficiência dos mesmos. Agora fechar os mercados ajuda quem? E reabres quando? Quando acabar a pandemia? :roll:

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por DIXIE2020 » 28/10/2020 11:30

Bom dia Caros Caldeireiros,
tal cm a economia, as bolsas deveria fechar a negociação em periodo de confinamento, sob pena de atingirem desvalorizações incomportaveis(PSI a 3500pts), e é para lá que caminhamos, não é por acaso que o PM já marcou Conselho de Ministros extraordinário ao sábado(dia de fecho da Bolsa)para decidir mais medidas e desta vez são confinamentos parciais, Espanha já vive actualmente essas medidas (Pex. Salamanca está confinada-ninguém sai, ninguém entra- tenho clientes e familia q ficaram impedidos de sair!!!...)e Portugal terá q mais cedo, ou mais tarde, de realizar medidas de confinamento para evitar o colapso dos serviços de saude(todos: publicos e privados) estamos a curta distancia do limite dos serviços e de entrarem em ruptura. :x :cry:
Desejo saúde a todos Caldeireiros e
protejam os vossos investimentos.
(Fui...)
BN

Dixie
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: PSI 20

por RuiGerente » 28/10/2020 11:02

nunoand99 Escreveu:
RuiGerente Escreveu:
Jkr1971 Escreveu:Falta pouco para as eleições na América. a previsão é o Trump perder. É já na próxima terça-feira. Será que vão as cotações e bolsas todas vão disparar com a saída de Trump?


O problema é que até terça-feira se não inverter antes dos 3958 de Maio ainda vamos parar aos 3500 de Março :wall: :wall: :wall:


Não!

Vamos parar mais abaixo!!!

Veremos, deixa só o estado de emergência voltar e o respectivo confinamento.

Aquele que toda a gente jurou que não voltava a acontecer.

Eu ando na rua a perguntar como andam os negócios, eu sei como andam, e também tenho uma boa ideia dos pipelines de encomendas internacionais que a industria portuguesa tem neste momento.


Saudações & Bons Negócios

P.S. E para cereja no topo do bolo, a UE não vai enviar nada tão cedo, se é que vai enviar alguma coisa. A verdade é que não merecemos! E eles sabem ahahah


Acho que infelizmente tenho que lhe dar razão :oh:
Costa convoca Conselho de Ministros extraordinário para decidir novas medidas de combate à Covid-19

https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... a-pandemia
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: PSI 20

por Jkr1971 » 27/10/2020 22:53

Eu tenho mantido a minha carteira na expectativa de as bolsas reagirem positivamente com a saída de Trump. Pode as bolsas americanas atingirem novos máximos e o suposto negócio da mota com os chineses seguir em frente.
 
Mensagens: 230
Registado: 23/9/2020 12:01

Re: PSI 20

por nunoand99 » 27/10/2020 20:47

RuiGerente Escreveu:
Jkr1971 Escreveu:Falta pouco para as eleições na América. a previsão é o Trump perder. É já na próxima terça-feira. Será que vão as cotações e bolsas todas vão disparar com a saída de Trump?


O problema é que até terça-feira se não inverter antes dos 3958 de Maio ainda vamos parar aos 3500 de Março :wall: :wall: :wall:


Não!

Vamos parar mais abaixo!!!

Veremos, deixa só o estado de emergência voltar e o respectivo confinamento.

Aquele que toda a gente jurou que não voltava a acontecer.

Eu ando na rua a perguntar como andam os negócios, eu sei como andam, e também tenho uma boa ideia dos pipelines de encomendas internacionais que a industria portuguesa tem neste momento.


Saudações & Bons Negócios

P.S. E para cereja no topo do bolo, a UE não vai enviar nada tão cedo, se é que vai enviar alguma coisa. A verdade é que não merecemos! E eles sabem ahahah
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 27/10/2020 20:06

Sinceramente, ao contrário da maioria, não creio que as eleições vão ter impacto no mercado. Acho que o mercado assumiu que Biden irá ganhar e só se o inesperado acontecer (Trump vencer) é que o mercado pode reagir mais bruscamente.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por RuiGerente » 27/10/2020 19:42

Jkr1971 Escreveu:Falta pouco para as eleições na América. a previsão é o Trump perder. É já na próxima terça-feira. Será que vão as cotações e bolsas todas vão disparar com a saída de Trump?


O problema é que até terça-feira se não inverter antes dos 3958 de Maio ainda vamos parar aos 3500 de Março :wall: :wall: :wall:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: PSI 20

por DIXIE2020 » 27/10/2020 17:44

Jkr1971 Escreveu:Falta pouco para as eleições na América. a previsão é o Trump perder. É já na próxima terça-feira. Será que vão as cotações e bolsas todas vão disparar com a saída de Trump?



Meu Caro,
se Trump perder,
os mercados a curto prazo até podem disparar,
mas para baixo,
uma vez que os mercados nunca se dão muito bem com o elevado grau de incerteza que tal evento criará,
salvo melhor opinião. :-k
BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: PSI 20

por Jkr1971 » 27/10/2020 16:35

Falta pouco para as eleições na América. a previsão é o Trump perder. É já na próxima terça-feira. Será que vão as cotações e bolsas todas vão disparar com a saída de Trump?
 
Mensagens: 230
Registado: 23/9/2020 12:01

Re: PSI 20

por nunoand99 » 26/10/2020 20:44

Pronto!

Um espirrinho do SPX 500 (e ainda pode fechar acima da M20) e lá vai o dá-lhe gás para baixo PSI 20 :lol:

Cheira-me a redução em grande das posições para amanhã na abertura (das minhas posições, pelo menos), é melhor não esperar que faça novo minimo relativo, mais vale fechar a aproveitar alguma subida da abertura.

Até porque , tipicamente, dias de descida começam com uma pequena subida e dias de subidas começam com uma pequena descida.

Saudações & Bons Negócios

P.S E ficar fora! A não ser que seja para entrar na EDP R.
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: PSI 20

por Ulisses Pereira » 26/10/2020 20:23

Peaners, não é o melhor tópico para esta discussão, mas há quanto tempo não tinhas o SNS com a taxa de ocupação a caminho dos 100%? Acima dos 100%, é o caos.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: PSI 20

por peaners » 26/10/2020 20:08

Média mortes/dia em Portugal

77 tumores malignos
30 AVC
27 aparelho circul.
21 aparelho respir.
20 doença cardíaca
16 pneumonia
15 outras doenças
13 enfarte
(fonte: INE dados de 2018)

9 covid
(fonte: DGS 2 mar a 20 out 2020)
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: PSI 20

por DIXIE2020 » 26/10/2020 18:39

Boa tarde caros Caldeireiros,
tal cm já referi inicio deste mes de outubro, eu só volto a entrar no PSI qd voltar a bater na casa dos 3500pts. Pois se voltarmos às fases de confinamento parcial ou totalé para lá que vamos caminhar... n duvidem? :-k
BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: PSI 20

por Àlvaro » 22/10/2020 23:14

 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Bing [Bot], Dar Adal, Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, JoeP, jorgemvm, LionHeart, m-m, malakas, Mmmartins, morinni, MR32, Naturolim, OCTAMA, PAULOJOAO, vasco007, zulu404 e 112 visitantes