Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lobus3101 » 20/10/2020 2:06

Apenas a minha opinião:

A Denuncia- tem tudo para merecer - em todas os Jornais, redes sociais ( Do Que Foi Comunicado) e tantos outros...

Mo mínimo configura: "Publicidade sem Fundamento ".
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Punitor » 20/10/2020 1:10

Calma companheiros. O negócio vai dar-se no momento certo...
São precisos trâmites dos reguladores para a transação que demoram tempo. A minha previsão aponta para meados de novembro.
Quanto às subidas ou descidas, já vimos que a Mota não tem problemas em subir 30% numa sessão ou descer.
A cotada subiu imenso antes do anúncio da parceria em 27 de agosto porque já se ventilava há um bom tempo acerca dessa parceria como sabemos...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 19/10/2020 20:16

Esperemos que tudo corra pelo melhor, começa a ver-se algum desespero de alguns colegas aqui do Caldeirão.
Quem sabe se de um dia para o outro não se começa a ver subidas, que será o sinal de que algo está para vir.
Mas parece-me também que antes das eleições americanas não deve ver-se qualquer prenuncio.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por 5640533 » 19/10/2020 19:40

Óptimo artigo. Mais uma prova da bagunça que é a Bolsa de Lisboa. A presidente - nem vê-la nem ouví-la. A CMVM profundamente adormecida. Para os ilusionistas que nos governam agora bolsa é palavra suja. O que é que se pode esperar? No pasa nada.
 
Mensagens: 1975
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/10/2020 19:02

Vale, é isso mesmo, dá-lhe com o martelo que eles merecem. Se for invertido também vale. Às vezes ainda funciona melhor.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 19/10/2020 17:28

lobus3101 Escreveu:
joaogarcao Escreveu:Fiz hoje uma denuncia a CMVM que com base nas duvidas levantadas no artigo, obrigasse a MOTA ENGIL a esclarecer o mercado quanto aos contornos reais do negocio, pois estou inteiramente de acordo com o conteúdo do mesmo


Joao Muito bem,

Deviamos todos ( ou...os que quiserem claro) proceder da mesma forma Denunciar á CMVM, Ministério Da Economia , Justiça e...todos os outros relacionados...

Denunciar , Denunciar, Denunciar tudo isto com os dados que cada um possa recolher...

Estão a PREJUDICAR DOLOSAMENTE os Pequenos Acionistas e outros... em Benefício próprio!!!

Publicidade Enganosa ..."Enriquecimento ilícito", que alegadamente ou supostamente é CRIME... Ver código penal...


O enriquecimento ilícito, só passará a ser crime, quando a Assembleia da República assim o entender,... :oh:

Alguém imagina isso ser possível?! "CRIMINALIZAREM-SE :shock: ?! :mrgreen: :wall:

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lobus3101 » 19/10/2020 17:10

joaogarcao Escreveu:Fiz hoje uma denuncia a CMVM que com base nas duvidas levantadas no artigo, obrigasse a MOTA ENGIL a esclarecer o mercado quanto aos contornos reais do negocio, pois estou inteiramente de acordo com o conteúdo do mesmo


Joao Muito bem,

Deviamos todos ( ou...os que quiserem claro) proceder da mesma forma Denunciar á CMVM, Ministério Da Economia , Justiça e...todos os outros relacionados...

Denunciar , Denunciar, Denunciar tudo isto com os dados que cada um possa recolher...

Estão a PREJUDICAR DOLOSAMENTE os Pequenos Acionistas e outros... em Benefício próprio!!!

Publicidade Enganosa ..."Enriquecimento ilícito", que alegadamente ou supostamente é CRIME... Ver código penal...
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por cali010201 » 19/10/2020 16:40

moritz Escreveu:Excelente artigo do Ulisses Pereira onde são colocadas as questões certas:

https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao ... mota-engil


O artigo coloca o dedo na ferida.
Como é possível passado todo este tempo e a CMVM ainda nada tenha feito para esclarecer exigir o esclarecimento desta situação, que foi apresentada como um facto (relevante) e até à data não passou de meras intenções ou de pura especulação. A desculpa do COVID-19 estar a condicionar alguns negócios não serve de desculpa, pois já houve muito tempo para esclarecimento quanto ao timing da concretização ou não do negócio. Como muito bem frisou o Ulisses, a notícia provocou uma subida da cotação superior a 30%. A CMVM tem obrigação de exercer a sua função de regulador, exigindo explicações à Mota-Engil.
 
Mensagens: 366
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: Póvoa Stª Iria

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 19/10/2020 13:03

joaogarcao Escreveu:Fiz hoje uma denuncia a CMVM que com base nas duvidas levantadas no artigo, obrigasse a MOTA ENGIL a esclarecer o mercado quanto aos contornos reais do negocio, pois estou inteiramente de acordo com o conteúdo do mesmo


Pois bem, meus amigos. Não estamos só ...(mente) perante um "negócio da China" mas sim um negócio da China montada numa MOTA, :oops: e com o silêncio dos DES (reguladores). Entretende-se "AUTORIZADO" :oh: . Assim sendo poderá considerar-se mais uma armadilha para "PATOS", subentenda-se pequenos investidores.

"PARABANS" para o Ulisses pela pertinência do artigo.

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por joao garcao » 19/10/2020 11:51

Fiz hoje uma denuncia a CMVM que com base nas duvidas levantadas no artigo, obrigasse a MOTA ENGIL a esclarecer o mercado quanto aos contornos reais do negocio, pois estou inteiramente de acordo com o conteúdo do mesmo
 
Mensagens: 51
Registado: 4/7/2008 14:11
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/10/2020 10:55

Vou especular: ne verdade penso que este silêncio se deve a haver novos dados em relação ao que foi inicialmente pensado ecomunicado. Ou e empresa comunicou com a esperança que as ações valorizassem e o aumento de capital se fizesse a 2 euros?! E, agora, atendendo a que está perto de 1 a empresa precisa encontrar alternativa ao plano A?
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 19/10/2020 10:49

moritz Escreveu:Excelente artigo do Ulisses Pereira onde são colocadas as questões certas:

https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao ... mota-engil



Tb acho que o artigo é bastante bom.

´E incrivel como o regulador deixa cair este tema como o Álvaro já disse mas ainda mais incrivel é a comunicação social estar completamente anestesiada...
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/10/2020 10:42

O artigo é, de facto, um bom artigo. É até surpreendente como não é o regulador a fazer de regulador. Para al+em de tudo o que é referido no artigo e que corresponde integralmente à verdade, acrescentaria um dado que não deixa de ser uma agravante para a Mota: foi comunicado ao mercado que o negócio seria bom para os acionistas. Ora, vir dizer ao mercado que o negócio é bom para os acionistas e depois deixar cair o preço das ações para metade e continuar calado como se nada fosse... veremos o que aí vem.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RuiGerente » 19/10/2020 10:39

De acordo e como diz no artigo
O tempo irá responder a estas questões
, só que até lá :?: :!:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por moritz » 19/10/2020 10:34

Excelente artigo do Ulisses Pereira onde são colocadas as questões certas:

https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao ... mota-engil
 
Mensagens: 97
Registado: 27/4/2011 10:24
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 18/10/2020 19:04

rsacramento Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Sacramento, topos e fundos arredondados são padrões de reversão de tendência.

o padrão que eu citei chama-se cup & handle e é um padrão de continuação, se bem leste no link que eu forneci

o que dizes nada tem a ver com o que escrevi


Àlvaro Escreveu:Sei disso, sacramento


ainda bem - assim ficamos entendidos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 18/10/2020 18:43

Sei disso, sacramento, claro que não tem a ver com a asa da chávena, falei de fundos arredondados e vou deixar aqui um boneco em que a Mota não é brilhante a arrebondar, mas...
Anexos
MOta.PNG
MOta.PNG (33.76 KiB) Visualizado 3617 vezes
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 18/10/2020 18:06

Àlvaro Escreveu:Sacramento, topos e fundos arredondados são padrões de reversão de tendência.

o padrão que eu citei chama-se cup & handle e é um padrão de continuação, se bem leste no link que eu forneci

o que dizes nada tem a ver com o que escrevi
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 18/10/2020 17:34

Sacramento, topos e fundos arredondados são padrões de reversão de tendência.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 18/10/2020 14:35

Àlvaro Escreveu:rsacramento, esses fundos arredondados normalmente antecipam subidas mesmo quando a tendência ´´e de queda

podes consubstanciar essa tua afirmação?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 18/10/2020 14:18

rsacramento, esses fundos arredondados normalmente antecipam subidas mesmo quando a tendência ´´e de queda. O que é que tem a Mota a favor da compra? Três coisas:
- alteração dos fundamentais para muito melhor com a entrada dos chineses;
- muitas posições curtas que vão querer fechar antes de 1;
- suporte histórico muito próximo a tornar desisteressantes apostas do lado curto.

O que é que tem que não convida a compra:

- a possível ida a 1.01-1.03.

Vao daí, uma posição comprada e outra para entrar no intervalo dos valores referidos
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 18/10/2020 0:16

moritz Escreveu:No Diário podemos ter até em formação um belo Cup&Handle :-k

The Cup with Handle is a bullish continuation pattern that marks a consolidation period followed by a breakout

este padrão apenas tem relevância técnica em tendências ascendentes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 17/10/2020 22:39

Há bonecos para todos os gostos e interpretações diferentes.

Só por precaução, tenho uma ordem no sistema 16,4% abaixo do fecho.

Se disparar STOPs por volta do suporte "histórico", provavelmente vou apanhar algumas. :mrgreen: :-"

Se virar para \:D/ cima, vou atras :mrgreen: ,...
CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 16Out..jpg
MOTA 16Out..jpg (124.22 KiB) Visualizado 3964 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por moritz » 17/10/2020 19:04

Boas!
Concordo com as opiniões expressas pelo Punitor e bigest.
Também estou, apesar de tudo, relativamente optimista em relação á Mota Engil, o que me fez recomprar uma parte da posição.
A ME fechou abaixo dos psicologicos 1.11, mas na minha opinião a resistência/suporte será a zona entre os 1.11 e 1.08, que coincide com os valores onde a acção se movimentou nas últimas sessões... Além disso, fechou praticamente ao mesmo valor da sessão anterior e reagiu bem aos 1.076, não fazendo lower low..
No Diário podemos ter até em formação um belo Cup&Handle :-k
Caso regresse ao suporte histórico, por volta de 1 Euro, irei certamente reforçar, porque acredito num bom futuro desempenho da ME. Estão em marcha vários pacotes de investimento em infraestruturas (energéticas, transportes, ...) para combater a crise que se avizinha e a ME é um player com bom posicionamento internacional (se aliada ao músculo financeiro chinês, então ainda mais).
Anexos
Bildschirmfoto 2020-10-17 um 19.37.46.png
 
Mensagens: 97
Registado: 27/4/2011 10:24
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por bigest » 17/10/2020 14:38

Concordo.
Acho que depois das eleições americanas, ficará tudo esclarecido!
Biden, irá concertar os estragos que o maluco do Trump fez.
Vamos ter esperança que o Covid ajude!
A Mota vai ter futuro promissor com obras em catadupa pelo mundo inteiro e a cotação refletirá a situação!
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, latbal, m-m, malakas, MPAM, PAULO 1986, PAULOJOAO, VALHALLA e 157 visitantes