Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 22/10/2020 13:52

Marco,
todos nós sabemos porque não podemos entrar num hospital ou num lar. Com todo respeito, nenhum de nós precisa ser relembrado das implicações.
Passei pelo mesmo problema este verão. Sugeri vestir a mesma roupa que eles usam no hospital para poder ficar ao lado de meu pai na urgência do hospital.. Eu ofereci uma solução. Todos nós sabemos que há um problema e poderíamos conversar sobre ele horas e horas. Temos um problema, qual é a solução?
Como Pata-Hari confirmou, isso é "desumano"! Além de ser uma medida desumana, também a vejo como uma decisão totalitária.
No meu caso, eles ainda recusaram a solução que propus! Disseram-me que a roupa era apenas para médicos e enfermeiros!
Se os nossos entes queridos estão protegidos quando os profissionais de saúde usam suas roupas, por que não as podemos usar também? Afinal, o que é isto?
Todos nós pensámos que meu pai ia morrer naquele dia! No entanto, eles não ofereceram uma solução. Uma empregada empurrou-me fisicamente quando me tentei aproximar dele. Não foi um gesto violento, no entanto, não foi normal.
Depois desse episódio, decidi que, se acontecesse de novo, não iria reagir pacificamente . Contudo e infelizmente, inúmeras outras famílias já passaram pelo mesmo ou pior.
Estou chocado com o quão cordeiro nós nos tornamos. Aceitamos tudo, até uma app! E eu não vim aqui com uma agenda política! Estou a escrever simplesmente como cidadão dum mundo a priori livre.

Além disso, durante este acontecimento infeliz, meu pai (um paciente oncológico) não recebeu os cuidados necessários porque não testou positivo para Covid. E essa, é outra história ...
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 22/10/2020 11:34

Pata-Hari Escreveu:
GaioAzul Escreveu:]ninguém tem o direito de nos afastar dos entes queridos, especialmente se eles estiverem a sofrer ou a morrer!
tenho que concordar contigo. Isto não pode fazer sentido e há coisas que se sobrepõem em importancia a outras. Imponham-se regras a quem escolhe acompanhar os seus - quarentena, o que quiserem. Mas isto é desumano e inaceitável, é transformar pessoas em objectos manipuláveis e arrumáveis. Já basta quem não tem ninguém para os acompanhar. Não é nesta humanidade que se quer viver.


Sim, isso é verdade, mas a questão não é apenas a pessoa, mas sim todo o lar e todos os funcionários do lar e suas famílias que ficam em risco.
Nos lares, existe uma forma simples dos idosos terem o apoio da família, que é virem para casa dos familiares!!

Nas situações onde os utentes estejam em estado terminal (em lares ou hospitais), acho que faz todo o sentido haver uma forma de serem visitados pelos familiares. Recentemente, passei por isso, e sei o que é uma pessoa ficar impossibilitada de dizer um ultimo adeus ou consolar a pessoa no seu momento mais difícil.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Pata-Hari » 21/10/2020 22:32

GaioAzul Escreveu:]ninguém tem o direito de nos afastar dos entes queridos, especialmente se eles estiverem a sofrer ou a morrer!
tenho que concordar contigo. Isto não pode fazer sentido e há coisas que se sobrepõem em importancia a outras. Imponham-se regras a quem escolhe acompanhar os seus - quarentena, o que quiserem. Mas isto é desumano e inaceitável, é transformar pessoas em objectos manipuláveis e arrumáveis. Já basta quem não tem ninguém para os acompanhar. Não é nesta humanidade que se quer viver.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 21/10/2020 22:19

Brasil reporta morte de voluntário em teste da vacina de Oxford

Não foram especificadas as razões nem o contexto do óbito.

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram hoje a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, embora não tenham especificado o contexto do óbito.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador e de controlo sanitário do Brasil, relatou, em comunicado, que foi notificada da morte na segunda-feira, mas recusou-se a detalhar se a vítima tomou a vacina ou um placebo, alegando "compromissos de confidencialidade ética".

Contudo, apesar de a Anvisa não confirmar, uma fonte ligada ao consórcio que realiza os testes afirmou que a vítima mortal, um médico de 28 anos, do Rio de Janeiro, integrava o grupo de voluntários que tomava o placebo, e não o imunizante contra a Covid-19, segundo a revista Veja.

A Anvisa indicou ainda que o comité internacional que acompanha o caso sugeriu o prosseguimento dos testes da vacina.

"É importante ressaltar que, com base nos compromissos de confidencialidade ética previstos no protocolo, as agências reguladoras envolvidas recebem dados parciais referentes à investigação realizada pelo Comité Internacional de Avaliação de Segurança, que sugeriu pelo prosseguimento do estudo. Assim, o processo permanece em avaliação", indicou o órgão em comunicado.

De acordo com a imprensa local, o jovem médico, que atuava na linha da frente de combate à pandemia, morreu devido a complicações da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Em conferência de imprensa na tarde de hoje, o diretor-presidente da Anvisa, António Barra, lamentou a morte do brasileiro, mas negou-se a prestar mais detalhes sobre o caso.

"Está prevista uma confidencialidade ética em relação a tudo que envolve os voluntários de testes. Daí a escassez, neste momento, de maiores detalhes. Em 19 de outubro tivemos a comunicação oficial do comité internacional independente relatando o ocorrido e relatando, ao mesmo tempo, a possibilidade de prosseguimento dos estudos, diferentemente da interrupção anterior. No momento, os testes prosseguem", disse Barra.

No início de setembro, a farmacêutica AstraZeneca suspendeu os testes da fase final desta mesma vacina, que está a desenvolver em parceria com a Universidade de Oxford, após uma suspeita de reação adversa séria num participante do estudo.

Na ocasião, em 08 de setembro, a AstraZeneca frisou que se trata de "uma ação de rotina, que deve acontecer sempre que houver uma doença potencialmente inexplicada num dos ensaios, enquanto ela é investigada", de forma a garantir que é mantida "a integridade dos ensaios".

https://www.tsf.pt/mundo/brasil-reporta ... m=12948279
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 20/10/2020 14:33

GaioAzul Escreveu:Concordo contigo que algumas medidas foram inúteis e, na minha opinião, até no limite do ridículo.

No meu caso, sempre duvidei da eficácia das máscaras. Acho que nos deu, e ainda da, uma falsa sensação de proteção. O único que pode ter ajudado um pouco, e ainda pode, é o distanciamento social. Mas trata-se meramente duma opinião pessoal, a qual não me interessa debater aqui.
No entanto, não concordo com a forma como o distanciamento social tem sido aplicado em alguns casos: por exemplo, em lares e hospitais. Absolutamente ninguém tem o direito de nos afastar dos entes queridos, especialmente se eles estiverem a sofrer ou a morrer! Além disso, ninguém deve ditar se podemos assistir a um funeral ou não! São medidas totalitárias!
Tudo isso deveria ser baseado em escolha pessoal, não em decreto governamental.

Quanto à app, teremos uma também para a SIDA e as Hepatites? :?: Como é possível encarar isto sem qualquer preocupação?


A questão dos lares é muito complexa, pois a proteção existente não é apenas para a pessoa em causa, mas para todos os utentes do lar!
Infelizmente, os lares têm todo o contexto propício para uma propagação rápida do vírus: são pessoas idosas e com baixas defesas, são pessoas que requerem muito contacto físico para ajuda nas suas necessidades diárias, são pessoas que normalmente são mais paradas e tendem a ficar num local fechado e abrigado.
Em relação aos funerais, também é complicado, pois as pessoas tendem naturalmente a ter a dificuldade de não tocar no falecido. passei por essa situação em Junho e apesar de não ter sido uma situação de Covid, e apesar de todas as pessoas usarem máscara e estarem sensibilizadas para os cuidados de higiéne, é muito natural as pessoas tenderem a ir tocar no falecido e as pessoas abraçarem...

Em relação à APP, sem dúvida, não é algo que nos proteja nem proteja os outros directamente e como tal não faz sentido ser obrigatória com imposição de multas!

Em relação ao que o estado poderia já ter feito, existem muitas coisas... uma delas seria por um toldo junto dos centros de saúde (e mesmo nos hospitais), para que as pessoas não tivessem de ficar à chuva e ao vento, pois isso como é lógico apenas vai agravar os problemas de saúde dos utentes, que se vão a uma consulta de rotina, vêm com uma gripe ou pneumonia!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por GaioAzul » 20/10/2020 12:34

Concordo contigo que algumas medidas foram inúteis e, na minha opinião, até no limite do ridículo.

No meu caso, sempre duvidei da eficácia das máscaras. Acho que nos deu, e ainda da, uma falsa sensação de proteção. O único que pode ter ajudado um pouco, e ainda pode, é o distanciamento social. Mas trata-se meramente duma opinião pessoal, a qual não me interessa debater aqui.
No entanto, não concordo com a forma como o distanciamento social tem sido aplicado em alguns casos: por exemplo, em lares e hospitais. Absolutamente ninguém tem o direito de nos afastar dos entes queridos, especialmente se eles estiverem a sofrer ou a morrer! Além disso, ninguém deve ditar se podemos assistir a um funeral ou não! São medidas totalitárias!
Tudo isso deveria ser baseado em escolha pessoal, não em decreto governamental.

Quanto à app, teremos uma também para a SIDA e as Hepatites? :?: Como é possível encarar isto sem qualquer preocupação?
[b]"A wise man makes his own decisions but an ignorant man follows the public opinion."

"Our minds seem to like simple categorical ways to divide up information in the world. This is kind of interesting given how terribly complex and nuanced most things are — especially in our social lives." G. Geher
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 30/4/2020 1:39

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 19/10/2020 11:20

Repara que eu estou a referir a nìvel global e náo de Portugal exclusivamente.

Deixei aí algumas medidas que acho absurdas mas no geral sou a favor que evitem grandes aglomerações e do uso de máscara obrigatório mesmo na rua. Até porque li algures que o uso de máscara pode propiciar a dispersão do vírus com cargas virais menores e permite maior número de assintomáticos.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 19/10/2020 10:53

BearManBull Escreveu:
pepe7 Escreveu: Quando os números de contágio aumentaram cá no Verão, o que é que os governos fizeram, em especial o Inglês!? Quarentas obrigatórias no regresso...o que fizeram os turistas!? Toca a regressa a casa e já não vinham de férias...sendo n´ós dependentes do Turismo, mais perdas.


Afinal estás a reconhecer que há medidas inúteis... Queres mais? Cerco sanitários, recolher obrigatório, apps, fecho de fronteiras, horários de venda de álcool...


Das duas uma, ou não me expressei claramente ou não percebeste nada ao que me estava a referir... :roll:
Eu não disse nada disso...tu é que estás a interpretar isso...
Das medidas acima que mencionas quais foram as que estavam a ser aplicadas cá no Verão? Proventura a questão do álcool...apenas, pois no verão presenciei de fora a bares abertos até as 2h da amanhã e a consumir álcool...
Apenas queria dizer que sempre que o numero de infectados aumentava em Portugal no Verão o que é que nos acontecia? Aos olhos do exterior? Nomeadamente à Inglaterra? Aplicavam logo medidas restritivas a quem viaja-se de férias para Portugal: Quarentena obrigatória após regresso!
Pessoalmente até achei injusta, tendo em conta que nos porta-mos bem desde o início até então. Mas ao verificarem o aumento de infectados, o aeroporto de Faro praticamente sem controlo...uma confusao...íamos logo para a lista"negra"
Por isso é importante dentro do possível, controlar a Pandemia, para que o contágio seja gradual...para não por em causa o Sistema de Saúde (já por si com as suas "fragilidades"), a nossa saúde, dos profissionais e a própria economia.
E isso depende de todos nós! Apesar da complexidade do problema.
Pois, quanto mais controlada, melhor para todos nós, e aos olhos do Mundo...sinal de uma recuperação mais "Célere", na economia, no nosso Turismo que bem precisamos!Caso contrário...

Como em tudo na vida, nem tudo é perfeito.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 19/10/2020 9:00

pepe7 Escreveu: Quando os números de contágio aumentaram cá no Verão, o que é que os governos fizeram, em especial o Inglês!? Quarentas obrigatórias no regresso...o que fizeram os turistas!? Toca a regressa a casa e já não vinham de férias...sendo n´ós dependentes do Turismo, mais perdas.


Afinal estás a reconhecer que há medidas inúteis... Queres mais? Cerco sanitários, recolher obrigatório, apps, fecho de fronteiras, horários de venda de álcool...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 19/10/2020 0:53

BearManBull Escreveu:
pepe7 Escreveu:Mais ridículo é existirem pessoas a dizer que as medidas aplicadas não tiveram/tem qualquer eficácia...no controle da Pandemia...


Eu disse que muitas da medidas são de certa forma inúteis. A melhor medida de todas foi o calor, agora que voltaram as temperaturas baixas voltamos ao mesmo. Mas claro que sou a favor de medidas soft (como uso de máscara) que não matem as economias.

Covid-19. Camas de cuidados intensivos com ocupação de 70% no Norte


Obrigado Marco António,
A minha opinião vai de encontro à tua, e nada melhor que a opinião de quem sabe da matéria e é coerente.

BearManBull,

Já disseste tanta coisa...mas nem me estava a referir especificamente a ti, apesar de discorda da tua opinião e que pelos vistos vai de encontro ao que referi acima.
As temperaturas só começaram a descer há uma/duas semanas...o mal já vem de trás...e da complexidade desde vírus - Pandemia. A capacidade, facilidade e velocidade com que se propaga,etc...
Como explicas a mortalidade e o numero de infectados nos Países com calor (temperaturas mais altas), como Brasil, Equador, Argentina, Colômbia, etc...?!
Com os dias mais quentes na Primavera/Verão estamos mais expostos/propensos ao exterior (locais ao ar livre), como é óbvio, deduzo que o contagio seja mais reduzido e os UV ajudem...mas não explica tudo...pois mesmo no Verão existiram muitas restrições, infelizmente não se fez uma vida normal, como era habitual nos anos anteriores.
A questão do confinamento na fase inicial de algo que não conhecíamos, do qual não estávamos preparados, nem mascaras e EPI´'s "tínhamos" para os profissionais de saúde, muito menos para os Cidadãos. Ninguém aqui era a favor de "confinamentos", mas algo tinha que ser feito para salvaguardar o(s) Sistema(s) de Saúde, para que não entrasse em colapso. Bastava olhar para o que se estava a passar na Itália, França, Espanha...etc...
Isto não é nenhuma brincadeira...conheço pessoas na área da saúde, o nosso Sistema de Saúde por natureza tem as suas debilidades, quer de recursos humanas, equipamentos, matérias, etc...apesar de termos bons profissionais (enfermeiros, médicos, etc), claro que nem tudo é perfeito...mas são reconhecidos lá fora...Como tenho essa noção e respeito, há pessoas que não imaginam as contrariedades e dificuldades que eles tem passado ao longo desde meses...de quem está na linha da frente no combate da Pandemia...muitas pessoas não imaginam o que eles passam...só mesmo estando no terreno uns dias para perceber...Não esquecer que são seres humanos (não são máquinas) e tem família.

“O serviço de Doenças Infeciosas do Hospital de São João, Porto está de luto.
Era uma de nós…uma profissional de saúde da linha da frente, que esteve connosco até ontem de corpo e alma, horas sobre horas a combater o vírus, deixou a sua família e amigos pela responsabilidade de estar lá todos os dias!"
https://www.bombeiros24.pt/enfermeira-p ... a-35-anos/
https://www.noticiasaominuto.com/fama/1 ... -a-pressao

Logo como cidadão, faço por ter os cuidados necessários para evitar contágios, alertar, isto para salvaguardar os meus, os outros e os profissionais de saúde, este é um problema de todos...devemos todos ter essa noção, sei que não é fácil receber e aplicar...mas é importante para todos nós! Para que o virus se propague de forma gradual...e não de forma abrupta e por em causa tudo, quer a saúde de todos e a economia! Quando os números de contágio aumentaram cá no Verão, o que é que os governos fizeram, em especial o Inglês!? Quarentas obrigatórias no regresso...o que fizeram os turistas!? Toca a regressa a casa e já não vinham de férias...sendo n´ós dependentes do Turismo, mais perdas. Até acho que em determinadas alturas achei isso injusto da parte deles...mas o seus governos lá fizeram as suas analises...
Eu por exemplo não deixei de ir de férias "cá dentro"...não deixei de fazer grande parte do que fiz nos outros anos, mas claro com os devidos cuidados...e não fiquei enfiado em casa...
Agora da forma como algumas pessoas aqui falam sobre este virus, como sendo algo "banal", ignorarem este problema...etc...é de uma insensibilidade e falta de "respeito"...
Infelizmente, estamos perante um Pandemia, de um virus complexo, que acaba por interferir em "tudo" o que nos rodeia...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Lisboa_Casino » 18/10/2020 22:04

"P'ra mentira ser segura
e atingir profundidade,
tem que trazer à mistura
qualquer coisa de verdade. "

Dos 30 e tal mil casos ativos a aplicação regista 300 casos.


Mais uma ferramenta fundamental ao combate à pandemia !


Aplicativos à seria :

https://news.sky.com/story/coronavirus- ... 0-12103124

https://www.bbc.com/news/technology-52681464
 
Mensagens: 3261
Registado: 23/11/2011 21:02
Localização: 16

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 18/10/2020 21:30

pepe7 Escreveu:Mais ridículo é existirem pessoas a dizer que as medidas aplicadas não tiveram/tem qualquer eficácia...no controle da Pandemia...


Eu disse que muitas da medidas são de certa forma inúteis. A melhor medida de todas foi o calor, agora que voltaram as temperaturas baixas voltamos ao mesmo. Mas claro que sou a favor de medidas soft (como uso de máscara) que não matem as economias.

Covid-19. Camas de cuidados intensivos com ocupação de 70% no Norte
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 18/10/2020 20:16

Em Portugal, estou certo que ocorreriam rupturas do sistema de saúde se não se tivesse feito absolutamente nada, se é essa a questão (até porque, mesmo com medidas, a ocupação de camas em cuidados intensivos atingiu valores expressivos em Abril, como sabemos).
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38076
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 18/10/2020 20:11

Estudo revela que vírus permanece ativo na pele por nove horas

O estudo refere, em comparação, que o vírus da gripe sobrevive na pele por cerca de 1,8 horas.

Um estudo elaborado por pesquisadores japoneses revelou que o coronavírus SARS-CoV-2 permanece ativo na pele por nove horas, confirmando assim a necessidade de lavar as mãos com frequência para combater a pandemia de covid-19.

Em comparação, o agente patogénico que causa a gripe sobrevive na pele por cerca de 1,8 horas, diz o estudo publicado este mês na revista Clinical Infectious Diseases.

"A sobrevivência de nove horas do SARS-CoV-2 (a estirpe do vírus que causa a doença covid-19) na pele humana pode aumentar o risco de transmissão por contacto em comparação com o IAV (vírus da influenza A ou influenza A), acelerando assim a pandemia", dizem os autores do estudo.

Os pesquisadores japoneses testaram amostras de pele retiradas de espécimes de autópsia cerca de um dia após a morte.

Tanto o coronavírus quanto o vírus da gripe são inativados em 15 segundos pela aplicação de etanol, usado em desinfetantes para as mãos.

"A maior sobrevivência do SARS-CoV-2 na pele aumenta o risco de transmissão por contacto, mas a higiene das mãos pode reduzir esse risco", afirmam os investigadores.

O estudo apoia as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a lavagem regular e completa das mãos para limitar a transmissão do vírus.

A covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos em 39,4 milhões de pessoas infetadas desde que o coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença, foi detetado pela primeira vez numa cidade do centro da China, em dezembro de 2019.

https://www.tsf.pt/mundo/estudo-revela- ... m=12934521
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 18/10/2020 18:12

MarcoAntonio Escreveu:Pepe, não me vou aventurar a fazer estimativas nesta altura do campeonato (nem vejo particular interesse). Julgo, com base nas duas principais formas de informação disponíveis (excesso de óbitos por todas as causas e numeros/contagens oficiais) que na generalidade da Europa e nos Estados Unidos, não andará longe e tomo os números oficiais como razoavelmente bons indicadores. Noutras partes do mundo, especialmente países sub-desenvolvidos (ou autocracias a la coreia do norte mas nao só) facilmente podem estar subestimados. Mas não me peças para atirar numeros para o ar ou ordens de grandeza.


Marco António,

Compreendo a tua postura, como é óbvio estava a referir a nível Mundial.
Até porque inicialmente por todo o mundo estava-se a testar pouco (muito menos nos países sub-desenvolvidos), logo falta saber como esses países nas alturas mais criticas, em que mal conseguiam tratar as pessoas, como era atribuída a causa de morte a pessoa que morreram a caminho dos hospitais e pelo "caminho"...e deduzo que muitos foram logo para as morgues/cemitérios/valas comuns.
O "interesse" era "apenas" um termo de comparação com gripe (vírus Influenza). Não é da mesma dimensão do Covid...alias os números infelizmente já falam por si...
Mais ridículo é existirem pessoas a dizer que as medidas aplicadas não tiveram/tem qualquer eficácia...no controle da Pandemia...


MarcoAntonio Escreveu:E em relação à outra questão - com/sem medidas - a questão nunca se colocou verdadeiramente uma vez que era óbvio que alguma coisa se teria de fazer e virtualmente todos fizeram algo (dos Estados Unidos à Coreia do Norte, ninguém ficou impávido e sereno a olhar para a pandemia a acontecer). Não fizeram todos o mesmo e podíamos ficar aqui a noite e os dias vindouros a discutir quais as medidas mais eficazes e onde, quais as mais razoaveis ou as mais justificadas ou coisa que o valha.


Não pretendia discutir as medidas contigo (quem fez mais ou menos e as mais eficazes).
"Apenas" te pedi uma opinião pessoal, sem qualquer medida aplicada, isto é, desde o inicio da Pandemia até hoje continuar a fazer a vida normalmente do "pré-covid", e nomeadamente nos períodos mais críticos o que acontecia ao nosso Sistema de Saúde e em geral pelo mundo fora, nomeadamente nos Países mais afetados pela Pandemia! Se colapsavam ou não :?: :!: !Quais as reais probabilidades :!: :?:

Quando a pressão sobre os hospitais está a aumentar por variados motivos (falta de meios humanos, camas, etc)....causados pela Pandemia...nem quero imaginar a população a fazer a sua vida normalmente...sem medidas de restrições, sem mascaras, eventos desportivos repletos de pessoas (Estádio cheios), eventos culturais em recintos fechados, discotecas abertas, etc
E verificáramos a todo o tempo novas medidas de restrições...

https://www.rtp.pt/noticias/pais/covid- ... s_v1268033
https://expresso.pt/sociedade/2020-10-1 ... mais-camas
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 17/10/2020 2:10

BearManBull Escreveu:É opinião generalizada (difundida nos media) que as medidas nos USA foram inificientes e que foi tudo mal gerido e que estando os democratas no poder iam mudar os números todos. Tenho sérias dúvidas e não acredito que existam evidencia que o fundamentem.

É dificill estar a dizer o custo benificio de cada medida, nem sou especialista, nem tenho formação, nem tenho dados suficientes nem tempo para fazer uma análise extensa.


Não quero saber dos media, dos democratas ou de nada disso. O que eu queria era saber como tu concluis que as medidas foram inúteis e não evitaram nada. De onde vinha isto e se efectivamente tinhas olhado para alguma evidência ou efectuado algum tipo de análise que fosse. Queria entender o processo e a razão da conclusão.


BearManBull Escreveu:Mas o que observo é que o problema persiste sem solução á vista (...)


Ao certo, como defines "solução" neste contexto? Não estou a tentar ser difícil, solução pode significar muitas coisas.


BearManBull Escreveu:(...) e tudo indica que bastou voltar o tempo frio para os casos dispararem outra vez.


Como a comunidade científica alertava e antecipava.


BearManBull Escreveu:O que a mim me parece é que se desprecia o peso de muitos factores como é o custo humano, social e sanitário por cada ponto percentual de PIB perdido ou mesmo que até se tem referido várias vezes o facto de se estar a colocar de certa forma em segundo plano outros problemas sanitários.


Como é que medes o potencial custo humano, social e sanitário e no pib de uma pandemia maior / mais grave? Naturalmente, tu atrás estás a assumir que as medidas não estão a fazer nada mas julgo também que é pacífico nesta altura concordarmos que isto é baseado em nada.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38076
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 17/10/2020 1:51

MarcoAntonio Escreveu:Não é um problema político, é um problema de evidência (ou falta dela) e de análise.


É opinião generalizada (difundida nos media) que as medidas nos USA foram inificientes e que foi tudo mal gerido e que estando os democratas no poder iam mudar os números todos. Tenho sérias dúvidas e não acredito que existam evidencia que o fundamentem.

É dificill estar a dizer o custo benificio de cada medida, nem sou especialista, nem tenho formação, nem tenho dados suficientes nem tempo para fazer uma análise extensa. Mas o que observo é que o problema persiste sem solução á vista e tudo indica que bastou voltar o tempo frio para os casos dispararem outra vez. O que a mim me parece é que se desprecia o peso de muitos factores como é o custo humano, social e sanitário por cada ponto percentual de PIB perdido ou mesmo que até se tem referido várias vezes o facto de se estar a colocar de certa forma em segundo plano outros problemas sanitários.

Lembro-me de uma situação na Tailandia em que as autoridades tinham carros de bombeiros ás portas de Bangkok a despejar os tanques com as mangueiras a apontar para o ar de forma a reduzir o smog e aumentar a qualidade do ar. Há muita medida que é um pouco desse tipo, um esforço inutil de certa forma só para mostrar serviço como é no exemplo mais recente a app.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 16/10/2020 23:26

BearManBull Escreveu:Não tenho nada que suporte uma avaliação deste tipo, mas vemos que estamos numa segunda vaga por toda a UE e que quando comparamos Europa/USA, muito bem os US têm 200000 mortes mas Espanha, França e Itália têm 100000. (...)


Tanto os Estados Unidos como a Europa aplicaram montes de medidas (variam de país para país e de estado para estado mas em ambas as regiões aplicaram-se medidas tremendas, penso que se pode mesmo dizer sem precedentes). Não era esta a questão. A minha curiosidade mantém-se: como é que concluis/concluiste ao certo que as medidas foram inúteis e não evitaram nada. Não é um problema político, é um problema de evidência (ou falta dela) e de análise.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38076
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 16/10/2020 23:12

MarcoAntonio Escreveu:Possivelmente só vai "acabar com vacina e com a imunidade de grupo" (dependendo do que entendemos por acabar). Mas o ponto de chegada não define o percurso: até "acabar com vacina e com a imunidade de grupo" podes obter resultados dramaticamente diferentes. Em concreto, em que é que te baseias, em que é que te sustentas, para concluir que foram inuteis e não se evitou nada?


Não tenho nada que suporte uma avaliação deste tipo, mas vemos que estamos numa segunda vaga por toda a UE e que quando comparamos Europa/USA, muito bem os US têm 200000 mortes mas Espanha, França e Itália têm 100000. No final a péssima gestão dos USA pode muito bem acabar numa situação similar com a UE. E repara que na península Portugal e Espanha estão devastados economicamente mesmo com o dinheiro da UE temo que vamos passar tempos complicados. Uma coisa é uma verdade empírica absoluta, sem crescimento económico não existe progresso social, a história recente é bastante clara neste ponto.

Acima de tudo o meu ponto é que o covid está altamente politizado e que tenho sérias dúvidas sobre efeitos práticos da grande parte das medidas e não me refiro só a Portugal.

Embora esteja de acordo com o +1 que é ridículo estar-se a contestar uma app por questões de privacidade na actualidade mas obviamente que me parece completamente absurdo estar obrigar a usar uma app a toda a população portuguesa, ainda para mais sob ameaça de coima...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por macau5m » 15/10/2020 23:47

Qualnhick Escreveu:
macau5m Escreveu:Sinceramente espero que não tenhas necessidade de recorrer aos serviços hospitalares e estarem em colapso, pela estupidez de muitas pessoas que pensam como tu.

A gripe provoca o caos nas urgências e não no hospital, precisas de desenho?!!!



Primeiro espero que a moderação tome medidas, porque estupido é quem insulta.
Segundo, so podes ter andado muito distraido nos últimos 20 anos ... basta ver as nkticias dos outros anos:

Falta de camas de internamento já está a levar hospitais a enviar doentes para os que estão com menos problemas de resposta
https://www.dn.pt/portugal/hospitais-a- ... 63998.html

falta de camas nos hospitais para internar os doentes são duas das imagens que, desde Dezembro, têm marcado o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
https://www.publico.pt/2015/02/02/socie ... to-1684575

Terceiro, ja estamos nesta situacao desde Fevereiro/Marco, era mais que sabido que no periodo do inverno a pressao sobre os hospitais ia subir, ficamos à espera de que para tomar medidas de reforço dos hospitais ? Montaram hospitais de campanha quando nao era necessário, agora que é necessário um reforco do numero de camas onde estao eles ?


Em primeiro lugar as minhas desculpas.

Na resposta ao artigo, não acrescenta nada aquilo que disse, Hospitais entupidos nas urgências, o DN refere o seguinte

"Ontem, o Hospital Amadora Sintra deu indicações ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para que não enviasse doentes para lá, "sejam urgentes ou não urgentes. Vão passar a ir para Santa Maria, porque o nosso serviço de observação atingiu o limite de 80 doentes". Apesar disso, a unidade estava com uma espera máxima de três horas"

Sim conheço bem esse hospital, durante 20 anos foi o meu local de serviço, e todos os anos por altura das gripes, transfere doentes para outros hospitais, procedimento corrente, entre os varios hospitais, mas são doentes do serviço de urgência a que está agregado o Serviço de Observação (SO) por rutura deste serviço com capacidade para 80 doentes, nada tem a ver com os internamentos em enfermaria. Os doentes Covid não passam por estes serviços, vão diretamente para as enfermarias e estas sim começam a ficar sobrelotadas com estes doentes.
Os doentes com gripes, normalmente são observados, medicados e seguem para casa.
E sim os serviços de urgência são afetados mas só esses serviços.
O jornal pode saber muito, mas certamente não sabe mais que eu sobre aquele hospital.
O outro artigo do Publico, basicamente refere o entupimento do serviço de urgência.
Não há qualquer comparação possivel, gripe com Covid, A gripe entope as urgências a Covid colapsa o Serviço Nacional de Saude.
Aumentem o numero de camas nos serviços de observação para o mesmo numero que aumentaram para fazer face ao Virus Covid, e as urgências nem chegariam a metade da sua capacidade.
E se além das vacinas, fossem tomadas medidas minimas no combate ao virus como o uso de mascara, como se faz no oriente, certamente as urgências dos hospitais chegavam e sobravam.
P.S. Das poucas gripes que apanhei, normalmente foi após ser vacinado.
Que nunca por vencidos se conheçam
Que nunca por vencidos se conheçam
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 417
Registado: 6/9/2007 21:15
Localização: Castelo Branco - Temporariamente em Queluz

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 15/10/2020 23:43

Pepe, não me vou aventurar a fazer estimativas nesta altura do campeonato (nem vejo particular interesse). Julgo, com base nas duas principais formas de informação disponíveis (excesso de óbitos por todas as causas e numeros/contagens oficiais) que na generalidade da Europa e nos Estados Unidos, não andará longe e tomo os números oficiais como razoavelmente bons indicadores. Noutras partes do mundo, especialmente países sub-desenvolvidos (ou autocracias a la coreia do norte mas nao só) facilmente podem estar subestimados. Mas não me peças para atirar numeros para o ar ou ordens de grandeza.

E em relação à outra questão - com/sem medidas - a questão nunca se colocou verdadeiramente uma vez que era óbvio que alguma coisa se teria de fazer e virtualmente todos fizeram algo (dos Estados Unidos à Coreia do Norte, ninguém ficou impávido e sereno a olhar para a pandemia a acontecer). Não fizeram todos o mesmo e podíamos ficar aqui a noite e os dias vindouros a discutir quais as medidas mais eficazes e onde, quais as mais razoaveis ou as mais justificadas ou coisa que o valha.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38076
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 15/10/2020 23:30

MarcoAntonio Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:
Eu não entendo os números da mortalidade, ou foram completamente inventados em Março ou nessa altura o número de infectados era 10x superior o que baixa drasticamente a taxa de mortalidade estimada do vírus para algo mais parecido com o da gripe comum para idades <70 anos. Isto significa que toda a estratégia governamental tem sido um autêntico fiasco (como seria de esperar).


A questão é que na altura o número de infectados foi muito superior ao que se sabia. Daí que a taxa de mortalidade divulgada era mais alta do que a realidade.



Naturalmente, isto é óbvio e eu já o apontei aqui no tópico.

Nem se podia esperar que a amplitude da testagem (e eficiência dos processos, nomeadamente na identificação de clusters) fosse tão eficiente no início quanto é agora. Em Março ainda estavamos na fase de perceber se existiam clusters e quantos clusters existiam, sendo que (como é expectável para alguém que lide com problemas deste tipo no mundo real) as regras e critérios de testagem sofreram ajustes à medida das necessidades e do conhecimento que foi sendo adquirido.

Para além de uma expectável melhoria no diagnóstico do número de infectados, também esperaria um baixar da taxa de letalidade por outros factores (melhoria da resposta do sistema hospitalar, incluindo o desenvolvimento de melhores terapias e outros factores até de outras ordens, como a menor susceptibilidade dos grupos de maior risco ou mesmo taxas de letalidade diferentes em diferentes estações, que também são em boa medida expectáveis).

Além disso, no início as taxas discutidas diziam essencialmente respeito ao CFR (case fatality rate) em larga medida porque os critérios de testagem eram muito mais apertados e os infectados sem sintomas mais facilmente passavam debaixo do radar. Os valores de hoje já convergem mais em direcção ao IFR (infection fatality rate) que tende, naturalmente, a ser mais baixo que o CFR.

Há multiplas razões para as taxas de letalidade baixarem (o que de resto é típico em doenças infecciosas deste género). Não há nada de surpreendente nestas alterações, que já tinha inclusivamente antecipado.


Caro Marco António,

É verdade, alertaste para tal e bem.
Já agora, quanto aos números oficiais atualmente atribuídos da mortalidade por Covid-19 no Mundo, cerca de 1.094.591 mortes, achas que reflete a realidade dos números?
Sinceramente acho que não, devem ser superiores, tal como são os números de infetados.
https://www.google.com/search?q=mortali ... e&ie=UTF-8

Outra questão, sem todas as medidas aplicadas até hoje (nunca vistas), todas, incluído EPI, etc, achas que os Sistemas de Saúde em geral (a nível Mundial), não colapsavam perante esta Pandemia?
Tenho a minha opinião, mas gostaria de saber a tua.
Agradeço
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por djovarius » 15/10/2020 22:15

Pois, por isso a pergunta:

Será que tinham de fazer a app, de modo a funcionar bem, somente com uso de bluetooth ?

Claro que a privacidade não existe com um smartphone, mas isso é outra discussão...

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 15/10/2020 22:07

djovarius Escreveu:Olá Marco,

O que chateia na Stayaway, é o facto de implicar (será?) a ligação bluetooth. Eu não gosto de andar com isso ligado permanentemente por óbvias razões.

dj


Implica, é a única coisa que me chateia devido ao consumo adicional de bateria, antes carregava o telemóvel de 2 em 2 dias e agora é quase todos os dias. Em relação à questão da privacidade...é um disparate, quem usa telemóvel está sempre localizado, seja com ou sem bluetooth.

Enfim, só quem não sabe como funciona a tecnologia pode pensar que ao utilizar o telemóvel tem a privacidade protegida.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por djovarius » 15/10/2020 19:02

Olá Marco,

O que chateia na Stayaway, é o facto de implicar (será?) a ligação bluetooth. Eu não gosto de andar com isso ligado permanentemente por óbvias razões.
Bom, a máscara na rua hoje no Algarve está muito agradável: com este frio e vento norte, até protege o nariz e a boca do frio !!
No Verão era um inferno, como um dia de Julho em que eu passei pelo Alentejo, no caso em Alvalade do Sado com 39 graus :twisted:

Mas, eu já tinha dito. Tiveram tempo no Verão para preparar sanatórios e outras instalações, unidades hoteleiras devolutas, tudo para colocar as infetados sem sintomas ou sintomas ligeiros, que não precisassem de hospital. Podem ter a certeza que o R já estava bem melhor.
Aqui em baixo, em vez de 800 casos ativos, podíamos ter 400 e talvez 200 daqui a um mês. Talvez perto de zero no Natal, até porque o Turismo quase desapareceu nesta altura.
O mesmo nos Açores, Alentejo e Madeira.
Ficavam os maiores problemas resumidos aos núcleos de Lisboa e Porto e pouco mais...

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

AnteriorPróximo