Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off topic - orçamento 2021

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Off topic - orçamento 2021

por Marco Martins » 27/10/2020 12:25

Algo que me faz confusão, é o povo ter votado nos partidos durante as eleições, que por sua vez elegeram a Joacine (Livre) e a Cristina Rodrigues (PAN) como deputadas. E entretanto elas deixam de ter qualquer ligação ao seu partido, e continuam como deputadas!!!!
Não deveria haver aqui uma mudança?

Já agora, seria interessante acompanhar o percurso político delas no futuro... dado que vão possibilitar a aprovação do orçamento :)
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Off topic - orçamento 2021

por Desconfiadopt » 26/10/2020 18:59

Flav Escreveu:Desconfiado para mim ou é hipocrisia ou é estupidez natual repetir frases feitas algumas do tempo da mariacachucha, lol, sem ter em conta a respetiva conjuntura. Quando se tem honestidade intelectual tenta se ser mais rigoroso na explicação e enquadramento dos assuntos importantes, sem politiquices em modo rasca.


Para ti são politiquices em modo rasca. Para mim, e para qualquer pessoa inteligente, são factos.

Para mim politiquices em modo rasca é o modo como certas pessoas conseguem arranjar argumentos para defender este (des)governo socialista e a sua geringonça. E até conseguem fazer rasgados elogios a algumas medidas que cheiram a "Déjà vu" que é uma coisa arrepiante.

Mas não te preocupes porque "a procissão ainda vai no adro".
 
Mensagens: 149
Registado: 19/8/2019 21:48

Re: Off topic - orçamento 2021

por Flav » 26/10/2020 17:07

Desconfiado para mim ou é hipocrisia ou é estupidez natual repetir frases feitas algumas do tempo da mariacachucha, lol, sem ter em conta a respetiva conjuntura. Quando se tem honestidade intelectual tenta se ser mais rigoroso na explicação e enquadramento dos assuntos importantes, sem politiquices em modo rasca.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Off topic - orçamento 2021

por Desconfiadopt » 26/10/2020 16:26

https://zap.aeiou.pt/bancarrota-caminho-governo-socrates-vendeu-quase-80-dos-imoveis-publicos-355535

Só para relembrar os mais esquecidos o que são governações socialistas.

Está tudo muito calado...
O orçamento passa por um fio...
Cheira a queijo limiano...
Muitas nuvens negras no horizonte...
Acabou-se a primavera, o verão já foi, e as cigarras estão a ficar desesperadas. Acabou-se o regabofe, não há dinheiro... até ao próximo verão...

Mas alguém esperava algo de diferente? Com Sócrates 2.0 e companhia? Esta gente destrói tudo.

Podem-me chamar reacionário, ou sem sentido. Podem dizer o que quiserem mas "Reality is a bitch".
E como dizia a Margaret Thatcher "The trouble with socialism is that eventually you run out of other people's money.". E eu até nem sou tão radical...
 
Mensagens: 149
Registado: 19/8/2019 21:48

Re: Off topic - orçamento 2021

por Marco Martins » 26/10/2020 12:26

Flav Escreveu:MMartins é claro que a abstenção também é uma opção e mais ainda aqui, quando o que está em causa são interesses superiores e implicações sérias na vida dos portugueses.


A abstenção para os políticos é uma opção... mas quando é o povo a abster-se de ir votar, aí já deveria ser uma obrigação cívica?

Para tudo tem de haver um bom senso, mas como portugueses, acho que é importante melhorarmos a nossa prespectiva daquilo que é e do que não é, e evitar criar excepções! Ou nos encaramos todos como iguais e com deveres e responsabilidades, ou vamos continuar sempre com altos e baixos.
Somos um povo maravilhoso que gosta de mostrar a sua bravura e de conhecer novos mundos, mas acho que nos faltam um pouco de regras...

Se os políticos fossem sempre obrigados a votar sim ou não, e os partidos quando apoiam algum governo serem obrigados a integrar um ministério e assumir uma responsabilidade na governação, certamente teriamos políticos mais responsáveis e políticas mais sérias!

É fácil, o PCP, BE ou qualquer outro partido de direita ou esquerda, deixar passar orçamentos e leis (por não dizer o seu voto) e depois andar constantemente a criticar tudo o que o governo faz, como se as responsabilidades fossem apenas de um!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Off topic - orçamento 2021

por Desconfiadopt » 26/10/2020 12:19

Flav Escreveu:Que comentário mais sem sentido do desconfiado, lol. Desconfio que os ignorantes e loucos aqui do fórum não lhe dão qualquer importância. Fazer a leitura dos últimos 40 anos da vida política em Portugal de uma forma tão simplista e errada revela de facto algumas limitações.


Os defensores desta geringonça vão começar já a espernear mas a verdade é que o PS tem governado Portugal, com pequenas execepções de 4 anos aqui, 2 anos ali. Logo deveria assumir a responsabilidade daquilo que faz.


Duvidas?
 
Mensagens: 149
Registado: 19/8/2019 21:48

Re: Off topic - orçamento 2021

por Flav » 26/10/2020 11:39

Que comentário mais sem sentido do desconfiado, lol. Desconfio que os ignorantes e loucos aqui do fórum não lhe dão qualquer importância. Fazer a leitura dos últimos 40 anos da vida política em Portugal de uma forma tão simplista e errada revela de facto algumas limitações.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Off topic - orçamento 2021

por Desconfiadopt » 25/10/2020 18:01

Na minha opinião o grande problema de Portugal está mesmo nos portugueses.
A maioria dos portugueses é IGNORANTE mesmo. Alguns são "pobres" mas esclarecidos mas são poucos.
Os ignorantes, como são muitos, são os que elegem os governos. Regra geral de esquerda (PS). Regimes de esquerda, regra geral, não costumam dar bom resultado. Principalmente esta esquerda socialista que governa Portugal há tantos anos.

Os defensores desta geringonça vão começar já a espernear mas a verdade é que o PS tem governado Portugal, com pequenas execepções de 4 anos aqui, 2 anos ali. Logo deveria assumir a responsabilidade daquilo que faz.

Tivemos uma bancarrota recente (além das outras anteriores), sempre com governos socialistas. Após a ultima bancarrota, os portugueses deram a oportunidade ao PSD de governar. Em 4 anos o PSD de Pedro Passos Coelho, com erros aqui e ali, conseguiu colocar o país na rota do crescimento. Claro, foi ao bolso dos contribuintes, como não podia deixar de ser tal era a crise provocado pelo anterior governo (PS). Foi o suficiente para os IGNORANTES voltarem a colocar aqueles que os tinham levado á bancarrota 4 anos antes num golpe palaciano com apoio da esquerda mais radical. Memória curta? Gente Louca? eu inclino-me mais para a segunda hipótese.
Não satisfeitos, os ignorantes, 4 anos após um marasmo de governação, em que nada de significativo fizeram, além de aumentarem a despesa mais ou menos ao mesmo ritmo que o crescimento, ainda voltam a dar novamente o poder a esta geringonça maldita.

O grande propósito da geringonça, assumido por todos publicamente, foi reverter tudo o que foi feito no (pouco) tempo que o PSD governou e com as quais conseguiu, bem ou mal, alguma recuperação económica.

Posto isto eu pergunto, se alguém estiver falido e com alguns cortes nas suas despesas, e algum sacrifício adicional, consegue finalmente reverter a situação, pelo menos ao ponto de os bancos e outras entidades lhe voltarem a dar algum crédito, e após essa conquista começar a reverter tudo aquilo que fez, sem que lhe tenha saído o euromilhões, o que é acham que vai acontecer a essa pessoa?

Conclusão, os portugueses, na sua maioria e na minha opinião, são IGNORANTES e LOUCOS!

PS: e para aqueles que dizem, como ouço muitos dizer, os políticos são todos iguais digo, não. Não são! Isso é uma desculpa para a ignorância e para nada fazer e nada mudar.
 
Mensagens: 149
Registado: 19/8/2019 21:48

Re: Off topic - orçamento 2021

por Flav » 23/10/2020 17:10

MMartins é claro que a abstenção também é uma opção e mais ainda aqui, quando o que está em causa são interesses superiores e implicações sérias na vida dos portugueses.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Off topic - orçamento 2021

por Marco Martins » 23/10/2020 16:56

Flav Escreveu:Diz o Marco Martins “Um orçamento a duodécimos, não me parece que seja uma catástrofe num cenário normal…
Contudo, neste contexto de pandemia, creio que será mais complicado alocar recursos para outras áreas ou promover determinados apoios a algumas empresas ….”

Vê se te decides por alguma opção, lol.
A mim parece-me evidente que o pior que nos podia acontecer na atual conjuntura e com a próxima responsabilidade sobre os destinos da EU, era ficarmos numa situação de duodécimos. Muitas coisas não poderiam ser decididas e aprovadas sem a correspondente verba orçamental.
Daí a minha crítica à postura do PSD, que com alguma irresponsabilidade empurra a elaboração do orçamento com algumas medidas demasiado eleitoralistas e populistas da esquerda, designadamente do BE (parece que os euros e os descontos de quem trabalha são infinitos…), que não existiriam se simplesmente houvesse abstenção na votação do PSD. Sinceramente não consigo entender a postura do Rui Rio, ele que se diz não ser sujeito a pressões dos taxistas e sedentos do pote do poder do seu partido, mas que assim não chegam lá, penso eu de que.

Assim talvez a atitude do PCP, com exigências que são relativamente fáceis de acomodar, seja uma atitude responsável.


Não me parece haver contracenso no que disse :)
Duodécimos num cenário normal (sem pandemia) não seria uma catástrofe! Contudo o contexto atual, não é um cenário normal, e como tal ficaria assim mais complicado fazer movimentações de dinheiros e apoios para fazer face à pandemia/crise. :) o que complicará a governação de qualquer governo.

Em relação ao PSD se abster ou outros partidos se absterem, acho que deveria haver uma regra no parlamento que é Sim ou Não!!!
Os políticos estão no parlamento para chegarem a consensos, e aceitarem algo através do encolhimento de ombros e lavarem daí as suas mãos é que não faz sentido!
É um pouco como quando vemos alguém a roubar algo ou a fazer algo errado, na rua ou na empresa! Se nos calamos, simplesmente estamos a ser coniventes com o incorrecto. O meio termo sem opinião, é algo que não credibiliza nenhuma posição ou solução.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Off topic - orçamento 2021

por Flav » 23/10/2020 16:06

Diz o Marco Martins “Um orçamento a duodécimos, não me parece que seja uma catástrofe num cenário normal…
Contudo, neste contexto de pandemia, creio que será mais complicado alocar recursos para outras áreas ou promover determinados apoios a algumas empresas ….”

Vê se te decides por alguma opção, lol.
A mim parece-me evidente que o pior que nos podia acontecer na atual conjuntura e com a próxima responsabilidade sobre os destinos da EU, era ficarmos numa situação de duodécimos. Muitas coisas não poderiam ser decididas e aprovadas sem a correspondente verba orçamental.
Daí a minha crítica à postura do PSD, que com alguma irresponsabilidade empurra a elaboração do orçamento com algumas medidas demasiado eleitoralistas e populistas da esquerda, designadamente do BE (parece que os euros e os descontos de quem trabalha são infinitos…), que não existiriam se simplesmente houvesse abstenção na votação do PSD. Sinceramente não consigo entender a postura do Rui Rio, ele que se diz não ser sujeito a pressões dos taxistas e sedentos do pote do poder do seu partido, mas que assim não chegam lá, penso eu de que.

Assim talvez a atitude do PCP, com exigências que são relativamente fáceis de acomodar, seja uma atitude responsável.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Off topic - orçamento 2021

por Marco Martins » 23/10/2020 15:31

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/financas-publicas/orcamento-do-estado/detalhe/pcp-abstem-se-no-orcamento-e-deixa-aprovacao-a-distancia-de-abstencao-do-pan

Afinal parece que o orçamento vai passar, pois quem cala consente, e o PCP pretende ser concordar com o orçamento.
Ou seja, será conivente com mais dinheiro no NB e na TAP, bem como com todos os restantes pontos do orçamento :)

Agora para o PAN e o PEV aceitarem, será possivelmente incluído o dia de luto por um animal de estimação (espero que que para o efeito, obriguem a pessoa a apresentar o boletim de vacinas do animal, e a causa de morte assinada por um veterinário e ainda limitem este luto a um único animal por ano e que identifiquem que raça de animal pode ser considerado de estimação)!!

Acho piada, ao PCP :) parece uma analogia à história do cão que ladra ladra, e a caravana passa :)
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Off topic - orçamento 2021

por Marco Martins » 21/10/2020 11:09

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/politica/detalhe/governar-em-duodecimos-significa-crise-politica

Um orçamento a duodécimos, não me parece que seja uma catástrofe num cenário normal... Espanha andou sem governo e sem orçamento pelo menos 1 ano se não estou em erro!

Existem vantagens, onde o défice supostamente não aumentaria... :)

Contudo, neste contexto de pandemia, creio que será mais complicado alocar recursos para outras áreas ou promover determinados apoios a algumas empresas. Em relação aos contratos de ajuste directo e aos dinheiros europeus, também deverão haver limitações, não?

Acredito que o orçamento seja necessário, mas existem um conjunto de instituições que deveriam ter um valor anual fixo, face aos custos fixos que têm e isso deveria ser transversal a qualquer governo!
Depois existem variações de investimentos que, esses sim, deveriam entrar no orçamento e serem votados...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Off topic - orçamento 2021

por nunoand99 » 15/10/2020 20:43

Acho que isso da TAP vão ser peanuts para levar um orçamento a ser chumbado

Este orçamento já está cheio de pérolas para dourar a pilula á esquerda (BE e PCP).

Saudações & Bons Negócios

P.S. Outra coisa é a concorrência desleal, e a diferença de tratamento face a outras empresas. Quem recebeu apoios do lay off, não pode despedir... Quem recebeu linhas COVID (empresas), não pode distribuir lucros (sob qualquer forma), nem pagar empréstimos a sócios. e penso que também se teve de comprometer a não despedir.
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: Off topic - orçamento 2021

por Marco Martins » 15/10/2020 19:51

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/pedro-nuno-santos-1600-trabalhadores-vao-sair-da-tap-ate-ao-fim-do-ano

Não me acredito muito que o orçamento realmente passe!!
Não me parece que seja aceitável haver uma injecção de milhões e a empresa despedir um monte de gente!
E neste momento, nem os despedimentos acabaram, nem a necessidade de nova injecção acabou....

Vamos ver até onde o PCP e BE vão pactuar com esta situação!!

Uma não aprovação do orçamento, irá certamente levar a uma pressão enorme ao estado, na medida em que empresas como a TAP e o NB poderão ter problemas acrescidos com toda a situação económica envolvente e a necessidade de dinheiro no curto prazo.

Para mal de todos nós, parece-me que estamos a ver um castelo de cartas....

Nesse sentido entendo as quedas do PSI20... pois se especular um pouco, com isto da TAP, vejo a esquerda a não aprovar o orçamento, a TAP a ter problemas e a fechar, o NB a ter problemas com dinheiros não recebidos da TAP, e o BCP a ter problemas com ambos por ter de entrar com dinheiro por causa do NB e ainda ter perdas com outras empresas que poderão não aguentar.....

Realmente, agora começo a perceber a realidade das palavras em relação ao orçamento e ao momento em que ele ocorre!!!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Off topic - orçamento 2021

por Alpha* » 15/10/2020 10:51

Marco Martins Escreveu:
Alpha* Escreveu:Quando a esposa do Marco Martins se lamentar que os colegas mais velhos do quadro trabalham menos, ganham mais e ficam sempre na mesma escola, expliquem-lhe que classe média alta/baixa é um mito, apenas existe classe média e que em breve, daqui a uma geração, seremos simplesmente todos pobres, excepto alguns...


:) O problema é que ela já tem a mesma idade que os colegas mais velhos :)
O problema que vai ter é que daqui a uma geração, se tudo continuar igual, ela não terá sequer um mínimo dos benefícios dos que estão no quadro! O(s) governo(s) podem vir dizer o que quiserem, mas a questão dos professores contratados (e certamente muitos outros outsourcers) é uma questão que deveria ser resolvida! O lugar de um professor não deixa simplesmente de existir no ano seguinte.. porque motivo é necessário concorrer novamente? Se existirem menos alunos, aceito que existam despedimentos, mas se forem os mesmos, os lugares continuam necessários!

O que te posso garantir é que não irá melhorar.
https://www.pordata.pt/DB/Portugal/Ambi ... co/5814312
 
Mensagens: 45
Registado: 9/10/2020 16:50

Re: Off topic - orçamento 2021

por Marco Martins » 15/10/2020 10:20

Alpha* Escreveu:Quando a esposa do Marco Martins se lamentar que os colegas mais velhos do quadro trabalham menos, ganham mais e ficam sempre na mesma escola, expliquem-lhe que classe média alta/baixa é um mito, apenas existe classe média e que em breve, daqui a uma geração, seremos simplesmente todos pobres, excepto alguns...


:) O problema é que ela já tem a mesma idade que os colegas mais velhos :)
O problema que vai ter é que daqui a uma geração, se tudo continuar igual, ela não terá sequer um mínimo dos benefícios dos que estão no quadro! O(s) governo(s) podem vir dizer o que quiserem, mas a questão dos professores contratados (e certamente muitos outros outsourcers) é uma questão que deveria ser resolvida! O lugar de um professor não deixa simplesmente de existir no ano seguinte.. porque motivo é necessário concorrer novamente? Se existirem menos alunos, aceito que existam despedimentos, mas se forem os mesmos, os lugares continuam necessários!
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: Off topic - orçamento 2021

por nunoand99 » 15/10/2020 10:02

Alpha* Escreveu:Uma geração atribuiu a si própria benefícios e regalias que são pagos pela seguinte sem que a última tenha possibilidade de também os ter para si.


Extremamente bem dito!

Pior, dito da forma que disseste, parece um esquema de pirâmide ahahah

Saudações & Bons Negócios


P.S. Ignorantes, Pobres e Corruptos.
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: Off topic - orçamento 2021

por Alpha* » 15/10/2020 9:18

Uma geração atribuiu a si própria benefícios e regalias que são pagos pela seguinte sem que a última tenha possibilidade de também os ter para si.
 
Mensagens: 45
Registado: 9/10/2020 16:50

Re: Off topic - orçamento 2021

por nunoand99 » 15/10/2020 9:02

Por razões ´óbvias, não vou falar de casos especificos, porque isso pode ser entendido como ofensivo.

Mas posso deixar linhas genéricas:

1. Lamentar não produz energia, e como tal, não leva a nenhuma acção que possa produzir resultado;
2. Revoltar, produz energia, e como tal, desencadeia acção, que leva à resolução.

(revoltar não é contra os outros, é contra ti próprio!!!)

Do mesmo modo:

1. Para descer a escada, é só deixar escorregar;
2. Para subir a escada, é preciso força, e portanto, vontade.

E por fim, o futuro é igual ao passado, o que leva a que:

1. Vida de lamentos leva a vida de lamentos;
2. Vida de resoluções leva a vida de resoluções.

Se a tua vida foi estagnada a vida toda, a tua vida vai ser estagnada a vida toda.
Se a tua vida foi a descer a vida toda, a tua vida vai ser a descer a vida toda.
Se a tua vida foi a subir a vida toda, a tua vida vai ser a subir a vida toda.

Porque a essência está em ti!
(within)

And may the force be with YOU :wink:


Saudações & Bons Negócios

P.S. Portugal é fado e lamentações... sempre que há alguma crise, voltando ao tema Orçamento 2021, lá vem o Governo com a história habitual do contexto internacional, desta vez com o COVID, da outra vez com lalaalala, e antes disso com o fadilar

P.P.S: Quando o ciclo for positivo, lá vem o Governo querer retirar louros aos outros, desta vez eles foram os salvadores da pátria!!! Que bela liderança pelo exemplo :roll:
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: Off topic - orçamento 2021

por Alpha* » 14/10/2020 19:57

Quando a esposa do Marco Martins se lamentar que os colegas mais velhos do quadro trabalham menos, ganham mais e ficam sempre na mesma escola, expliquem-lhe que classe média alta/baixa é um mito, apenas existe classe média e que em breve, daqui a uma geração, seremos simplesmente todos pobres, excepto alguns...
 
Mensagens: 45
Registado: 9/10/2020 16:50

Re: Off topic - orçamento 2021

por nunoand99 » 14/10/2020 18:00

Alpha* Escreveu:A escada social está muito bem oleada para se descer. Existe uma geração de jovens que em 10 anos apanhou duas recessões, mesmo sendo filhos da classe média alta, irão criar as suas crianças na média baixa, assim que os pais partam.
Quanto a subir, um miúdo que nasça numa aldeia da Serra da Estrela tem exactamente a mesma probabilidade de sucesso na vida que um que nasceu em Cascais... (Seria bom, mas é mentira)


Claro!

Desde que haja mobilidade desde quando é que o sitio onde se nasce interessa?

O sitio onde se vive interessa, mas isso é uma escolha de cada um.

Se os filhos estão pior que os Pais, não é escada social bem oleada, é um problema de falta de preocupação com as gerações futuras (lá está o medo! até se sacrificam os filhos!), e nesse caso que salientas, ainda mais grave, falta de preocupação dos pais com os próprios filhos, se bem que filhos do alto, sairem baixos, e filhos do baixo sairem altos, faz parte do ciclo da vida, principalmente quando falas dos novos ricos que já aqui falaram, e dos de papo cheio mas sem costas largas para suportar.

Isso não é descer escada social! São gerações diferentes cada uma no seu degrau, que não é mais que o "ponto de partida", e além disso cada caso é um caso.

Por outro lado, desculpem lá que vos diga, mas esse mito da "classe média alta" e da "classe média baixa" não existe. Isso é um mito urbano criado para a classe média trabalhar e pagar impostos cada vez mais. Ou como diria Albert Camus, considerada uma das frase do Sec. XX, "é preciso imaginar Sisifo feliz". Voltamos ao ponto 1., 2. e 3.. Vamos sempre lá parar! :wink:

É preciso muita miopia para que, numa coisa que pode ir para infinito (o dinheiro) , nos foquemos num intervalo de 1.000€ a 3.000€ para dividir entre "média alta" e "média baixa".

Simultaneamente, RIQUEZA = DINHEIRO + TEMPO + RELAÇÕES

Enquanto andarem (por MEDO!) a gastar tempo para arranjar dinheiro (sendo que o tempo, esse sim, é limitado!), em vez de gastarem dinheiro para arranjar tempo, a coisa vai dar problema!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mas montem-se todos em belos BMW's e MERCEDES!

Principalmente porque o ESTADO agora está a dar 10% desconto imediato, desde que sejas um empresário! :lol:

Ainda vão a tempo de abrir uma empresa, antes do fim de ano, para o efeito. :wink:

Inscreve-te JÁ!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Saudações & Bons Negócios


P.S. Não está um bom anúncio publicitário? 8-)

P.P.S. Mal compram o BMW ou MERCEDES, o que acontece? MEDO! Porque já não tinham dinheiro para o comprar para começar, e agora se faz um risco que seja, desvaloriza ainda mais rápido, e já não dá para recuperar o CAPITAL com que estavam a contar daqui a uns 3 anos para trocar de carro e pagar o crédito remanescente eheheh pobre país!

P.P.P.S. Ando com um carro de 1.000€ de 1998, para que conste! Se calhar é de 1999, nem sei bem...mas as minhas primas direitas que recebem menos de 1.000€ por mês, sabem de cor as datas das matriculas de toda a vila onde vivem.
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: Off topic - orçamento 2021

por Alpha* » 14/10/2020 16:56

A escada social está muito bem oleada para se descer. Existe uma geração de jovens que em 10 anos apanhou duas recessões, mesmo sendo filhos da classe média alta, irão criar as suas crianças na média baixa, assim que os pais partam.
Quanto a subir, um miúdo que nasça numa aldeia da Serra da Estrela tem exactamente a mesma probabilidade de sucesso na vida que um que nasceu em Cascais... (Seria bom, mas é mentira)
 
Mensagens: 45
Registado: 9/10/2020 16:50

Re: Off topic - orçamento 2021

por Alpha* » 14/10/2020 16:45

Marco Martins Escreveu:Em relação ao orçamento e orientações para o proximo ano, porque é que não se corrige a questão dos professores contratados?

Querem iniciar um processo de respeito pelas pessoas, podem começar por aí!!!

A minha esposa é professora de história e há 20 anos que todos os anos é um filme!! Nos últimos anos tem estado em regime temporário!!!
Como se aceita que pessoas contratadas e pessoas no quadro tenham uma diferença de 100% no vencimento só porque uma nunca conseguiu ingressar nos quadros, e ainda tenham de estar sugeitas a viajar todos os anos?

O sistema está montado para beneficiar alguns, não todos...
Quem é ainda relativamente jovem e professor deveria procurar seguir a vida por outro lado. O Estado irá apenas pagar-lhes o estritamente necessário para tomarem conta dos filhos daqueles que não têm dinheiro para meter as crianças no privado.
 
Mensagens: 45
Registado: 9/10/2020 16:50

Re: Off topic - orçamento 2021

por nunoand99 » 14/10/2020 15:39

LoneWolf Escreveu:
Flav Escreveu:Sobre emigração a grande maioria dos emigrantes que conheço (e eu tb já fui emigrante) querem sempre voltar, mesmo com alguma perca de rendimento.


Tens tanta certeza ou é apenas a tua amostra de opiniõs? è q a minha amostra de opiniões é exatamente oposto. Conheço centenas de portugueses emigrados. Dos q voltaram, só 2 ou 3 estão realmente contentes. Maioria nao quer voltar, apesar das saudades das pequenas coisas como praia, comida, familia e amigos.


Tenho de me pôr do lado do Yggy. As hierarquias instaladas (sejam na AP, sejam em empresas privadas ou simplesmente psicológicas), a mentalidade de "negocio de familia", dos novos riquinhos e das manias de superioridade q tanto vejo qnd vou a lisboa não dão margem de manobra a quem quer voltar. Em portugal a escada social está bloqueada. É muito dificil subir se nao se vier de "familias". Tanto em empresas, como no publico, como na politica... Como exemplo: quem teve aulas na Universidade com o Prof. Marcelo viu isso todos os dias.

LW


A escada social está bloqueada, mas isso é tanto verdade para quem sobe, como para quem desce!

Eu sou um privilegiado, portanto não me posso identificar com o que disseste, e mais, já empreguei várias pessoas que chamarias "de familias", e foram excelentes profissionais, o que não é de estranhar, porque normalmente são formados nos melhores sitios, porque as pessoas de "famillias" sabem escolher, e além disso, a melhor educação é a que vem de casa.

E ao contrário do que possam pensar, normalmente são extremamente humildes!

O grande problema em Portugal (embora a dificuldade em subir e descer a escada seja comum a toda a Europa), não é o problema em subir a escada, o grande problema é uma suposta classe média, onde abundam os medos, e portanto tem PAVOR de descer a escada!

E portanto governa-se para não descer na escada, em vez de se governar para subir na escada! :roll:

E depois isto é transversal a tudo o que se possa imaginar.

Como por exemplo, na Justiça, a prioridade é salvaguardar direitos dos bandidos. Porque se considera mais grave punir um inocente (descer a escada), do que deixar livre um criminoso (subir a escada).

Numa sociedade como a nossa, e mais uma vez, transversal a quase toda a Europa, principalmente a latina, onde se privilegiam segurança sobre liberdade (os mesmos países que, pela mesma razão, geraram no passado ditaduras), vai ser sempre mais importante dificultar o descer da escada, do que o subir na escada, sendo que, como a escada é a mesma, ao dificultar uma estás a dificultar a outra.

Ainda agora começou o tópico, e já abundam por aqui as questões da função publica. Este é um dos melhores exemplo de MEDO em descer a escada em Portugal! As pessoas vão vir para aqui com queixas, e exigências, as quais até vão parecer as mais naturais do mundo em certos casos, mas que padecem todas da mesma falácia.

Porque é que não se despedem (descer a escada, mesmo que seja só 2 ou 3 dias), para se virarem para outro sitio (subir a escada)?

Subir a escada é tão f´ácil, basta não ter medo :wink:

Mas subir a escada é um acto individual, e o medo de descer a escada, é uma questão colectiva, e as colectividades é que geram governos.

Voltamos ao ponto 1., 2. e 3. 8-)

Saudações & Bons Negócios

P.S. Até na medida que referi em cima da taxa autónoma, o objectivo é não descer na escada, reparem bem, é um apoio para quem tem prejuizo, mesmo que por via de despesas de representação, ou comprar de carros e afins. Não é um apoio para quem tem os maiores lucros, ou criou mais emprego.

P.P.S. Bom, e no apoio às empresas no COVID? Para quem teve descidas das vendas superiores a 80% (e para descer vendas é só fechar as portas!), havia, atente-se na palavra, um BONUS (um prémio, portanto), majorativo que permitia acarretar o maior valor monetário. E os que cresceram vendas? Os que mais se esforçaram e ultrapassaram a situação? ZERO.

P.P.P.S Como é que fizeram aqueles que privilegiam liberdade sobre segurança, como a América, mas não só? Flat Rate para todos. O mesmo cheque para toda a gente independentemente do que quer que seja.
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Baltimore, Bing [Bot], fatura.pt, Google [Bot], JFDIL, João 87, luislobs, Mmmartins, Olhar Leonino, PAULOJOAO, serdom, VALHALLA, Ze nabo e 105 visitantes