Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Punitor » 30/9/2020 0:26

Os resultados foram maus.
Aliás, os resultados da Mota são sempre medíocres, `às vezes piores aos da TD
A capitalização bolsista atual está muito positiva em relação a esses medíocres resultados em tempos de crise...
Se houverem novos mínimos, potenciados pela pandemia e pelo mau desempenho económico, esta é uma forte candidata a fazê-los.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 29/9/2020 22:54

Vale. a ação até poderá ir a 1, mas claro que comprar a estes níveis é seguro para o médio prazo. O que se passa é que estão a reduzir a nossa bolsa a cacos. Há o argumento da economia, de fazer dinheiro, do facto das empresas portuguesas precisarem de dimensão... entretanto a mota alavanca-se num gigante e a seguir leva porque os americanos querem dimensão mas se não estiverem dentro compram só para vender a seguir. É o que se passa bullyng forte e feio para reduzir as empresas a cacos e depois esperar que vendam ao desbarato. O velho truqie dos predadores. :?
Se olharmos para o Nasdaq há por lá empresas a valer mil milhões e comparadas com a Mota valem zero. Há, mas são muito bem geridas...
Há ainda a ter em conta que o algoritmo prefere empresas que façam dinheiro com poucos empregados. Pois... não deverá faltar muito para os desempregados mandarem o algoritmo desta para pior.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 29/9/2020 22:09

Do passado dia 3 (1,40) até ao dia 16 (1,25) o papel arrastou-se mais que vendido. Agora entrou novamente em "modo de rastejar" no dia 25 (1,06), se o método for parecido "boata-lhe" mais 13% +/ - Provavelmente, reentrarei. Mas sinceramente prefiro reforçar na Subida.

Nada de pânico a estes valores, ... para quem compra por duas ou três vezes e sem pressas. \:D/

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 29/9/2020 21:55

Tem-se notado que todas as sessões durante a manhã ainda tem recuperações e às vezes bem quer subir mas depois antes da américa abrir vai caindo, caindo, caindo e vai fechar sempre nos mínimos da sessão.
Durante a descida houve duas sessões que tentou subir mas não se confirmou a subida logo no dia seguinte.
Amanhã dado não haver novidades o sistema deve ser o mesmo, não há razões para se verificar o contrário, e portanto há grande probabilidade de bater no euro.
O volume tem sido menor nestas últimas duas ou três sessões mas a incerteza é muito grande.
Não me parece existirem condições de mercado nem condições técnicas para subir.
Minha opinião, e dava tudo para estar errado.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 29/9/2020 21:49

J_Investidor Escreveu:
Aqui_Vale Escreveu:Regra Geral, quando o Desespero e o Péssismo atingem as Regras do quase Irracional: está na hora de Re/comprar,... :mrgreen: :-"

Ontem, a MOTA teve um movimento "irregular" teve um ganho "considerável", muito embora fechasse com um ganho ligeiro.
O Volume foi inferior aos dias anteriores, o que pode indicar uma breve inversão pois a queda já atingiu os: 47,7%. estaremos muito provavelmente em "vésperas" de um ressalto, muito considerável. Provavelmente até aos: 1,39/ 1,40.

Ontem, fiz a minha primeira Re/compra nos: 1,082 - sensivelmente 4% acima do mínimo. Por norma nestas circunstâncias deixo que suba +/- 3% e com Volume. Esperava que o Volume tivesse sido superior. Estou disponível para Reforçar, conforme o boneco

CumPrim/
ValeAquilino


Boas Vale, porquê 47.7% de queda e não 48 ou outro valor qualquer?
Cumprimentos


Meu amigo, porque no meu boneco, e se as contas estão corretas, como me parece. São mesmo 47,7% e não outro valor qualquer. Mas confirma e se estiver errado, cá estamos para a respectiva correcção.

Outros valores como perguntas, estão assinalados no espaço do RSI. Porquê este e não outros valores?! Tem que ver com o historial e as minhas "Bolas de Cristal"

CumPrim/
ValeAquilinino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por J_Investidor » 29/9/2020 21:12

Aqui_Vale Escreveu:Regra Geral, quando o Desespero e o Péssismo atingem as Regras do quase Irracional: está na hora de Re/comprar,... :mrgreen: :-"

Ontem, a MOTA teve um movimento "irregular" teve um ganho "considerável", muito embora fechasse com um ganho ligeiro.
O Volume foi inferior aos dias anteriores, o que pode indicar uma breve inversão pois a queda já atingiu os: 47,7%. estaremos muito provavelmente em "vésperas" de um ressalto, muito considerável. Provavelmente até aos: 1,39/ 1,40.

Ontem, fiz a minha primeira Re/compra nos: 1,082 - sensivelmente 4% acima do mínimo. Por norma nestas circunstâncias deixo que suba +/- 3% e com Volume. Esperava que o Volume tivesse sido superior. Estou disponível para Reforçar, conforme o boneco

CumPrim/
ValeAquilino

Boas Vale, porquê 47.7% de queda e não 48 ou outro valor qualquer?
Cumprimentos
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 29/9/2020 19:15

Regra Geral, quando o Desespero e o Péssismo atingem as Regras do quase Irracional: está na hora de Re/comprar,... :mrgreen: :-"

Ontem, a MOTA teve um movimento "irregular" teve um ganho "considerável", muito embora fechasse com um ganho ligeiro.
O Volume foi inferior aos dias anteriores, o que pode indicar uma breve inversão pois a queda já atingiu os: 47,7%. estaremos muito provavelmente em "vésperas" de um ressalto, muito considerável. Provavelmente até aos: 1,39/ 1,40.

Ontem, fiz a minha primeira Re/compra nos: 1,082 - sensivelmente 4% acima do mínimo. Por norma nestas circunstâncias deixo que suba +/- 3% e com Volume. Esperava que o Volume tivesse sido superior. Estou disponível para Reforçar, conforme o boneco

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA.29Set.2020.jpg
MOTA.29Set.2020.jpg (112.95 KiB) Visualizado 5075 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nunoand99 » 29/9/2020 18:41

Boas,

Quase que merece dizer um palavrão.

Quadruplo, ou quintuplo topo na zona dos 1,10€-1,11€, e fecho em minimos!

Está bonito de se ver está!

Como aliás praticamente todo o PSI20, em queda livre após quebra da resistência ahahah

PSI20, o mestre do contraciclo :lol:

Há uns 3 meses que é quase diária a divergência com o DAX, cerca de 0,30% a 0,50% dia, tipo como se os mercados nos quisessem estar a enfiar pelos olhos a dentro que a teoria do David Ricardo é verdadeira e em breve isto ficará completamente desertificado, pelo menos de capital humano que se possa dizer qualificado, já para não falar do turismo eheheh

A posição que era para ir sendo construida na MOTA ENGIL, estou tá desconfiado que é para ser despachada mal haja um green para abafar.

Saudações & Bons Negócios
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 29/9/2020 16:18

O massacre continua e muito dificilmente se aguentará em um euro. A bolsa continua a ser alvo de ataques fortes dos ursos. :?
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 28/9/2020 20:47

eu estou interessado é nos factos.

tecnicamente a mota está descascada, isto é, quase em oversold;
além disso, o movimento de subida do preço em modo foguete, posicionou a SMA50, muito próximo da SMA200;
não obstante, mesmo que SMA50>SMA200, sem que haja volume, nada quererá dizer;

no imediato, sem o petróleo acima dos $50, a cotação não sofrerá grandes alterações;
a não ser que a ME venha a desvendar algo mais sobre o "chinês" :lol: , tipo comunicado futre, o que não acredito que o faça, antes das eleições nos USA, pois será esse acontecimento que irá mexer, e muito, com a geo-política mundial daí para a frente.

assim, correndo o risco de estar enganado, quem comprou ME, deverá ter paciência, muita paciência :mrgreen:

por outro lado os shortes vão incrementando as posições, estando quase fora 1.923.792 acções, o que para uma acção como a ME, é significativo, (total capital - 237,505,141 Euros - http://www.mota-engil.com/en/investors/ ... e-profile/)

continuo tranquílo, e com o dedo no gatilho :mrgreen:
Anexos
ME.png
WQ.png
MS.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nunoand99 » 28/9/2020 19:45

Comprar na quebra dos 1,116€ de hoje.

Mas não vou dar ordem para amanhã.

O capital é limitado, as usual, e está a 3,3% do break, pelo que não é a melhor ordem para amanhã.

Contra tem o facto de estar abaixo de todas as M's, com M200>M50>M20.

Parece um grande contra! :wink:

A favor, está 20% abaixo da M20, e normalmente, salvo acontecimentos extraordinários (e estas politiquices são acontecimentos extraordinários), faz comeback nestes niveis, mesmo que depois seja para continuar a descer.

Dado que só se compra no break, estamos sempre a salvo.

Salvo de falsos breaks 8-)

Saudações & Bons Negócios

P.S. Potencial de recuperação de 20% até à M20, e a volatilidade da MOTA ENGIL é sempre interessante para quem anda no PSI20.
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 28/9/2020 17:17

Este é o verdadeiro problema da MOTA:
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... gal-642115
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 28/9/2020 11:30

bom ressalto da Mota hoje mas tem que confirmar se e' uma inversao' de tren durante toda a semana..se aguentou perto dos 1,07 quarte quinta e sexta..apareceram compradores..agora e' ver se ha uma força para subir..mas a o managment da Mota alguma coisa deveria dizer sobre as potenciais ameaças dos USA e a questao chinesa..ha um es que ja nao se ouve mais nada por parte deles
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 27/9/2020 23:09

FredericoRocha Escreveu:Tens razão "milliard" é bilhão

Relativamente às margens, os 14% é relativamente ao EBITDA. Tal como referi anteriormente olhando para a margem líquida ou operacional vemos bem o quanto a empresa é ineficiente e pouco saudável


Sem dúvida, como aqui alguém dizia no outro dia exagerando um pouco mas com um fundo de verdade, por vezes ganhavam obras de 300m para lucrar 300k...

vamos ver se têm unhas para tocar esta nova escala
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por FredericoRocha » 27/9/2020 22:21

Tens razão "milliard" é bilhão

Relativamente às margens, os 14% é relativamente ao EBITDA. Tal como referi anteriormente olhando para a margem líquida ou operacional vemos bem o quanto a empresa é ineficiente e pouco saudável
 
Mensagens: 235
Registado: 11/8/2016 14:08

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 27/9/2020 21:47

Frederico,

Pág 10, no ano passado, um ano padrão, a margem foi 14% e não é de facto famoso. Daí a importância de começarem a ganhar obras de outro campeonato senão não dá para o gasto... (a margem deste ano é 12 mas tão atípica que acho que pouco interessa)

Pág 24 quanto ao valor que esperavam se ganhassem e pelos vistos não fugiu muito e é Bi

http://www.mota-engil.com/wp-content/up ... tember.pdf

PS milliard c’est pas million :wink:
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por FredericoRocha » 27/9/2020 21:13

trend=friend Escreveu:Pois, se alguém conseguir confirmar em mais algum lado agradecia... só apanhei mais um site italiano com a notícia. Mas pelo menos já são 3...

Com as margens que a Mota tem, a rondar os 15%, costuma sobrar sempre pouco apesar dos grandes volumes de negócios. Mas com uma obra destas, do campeonato dos crescidos, mais de 1/3 do pipeline, começaria a ser outra louça.

Esta pelo menos é uma das 3 obras em África sobre as quais se esperavam notícias numa apresentação que está no site da Mota (há outra no Gana e mais uma na Nigéria, onde estará bem posicionada).


margens de 15%? onde?

Consultando o marketscreener vejo:
Operating Margin 2019: 6,28%
Net margin 2019: 0,96%

Fonte:
https://www.marketscreener.com/quote/st ... inancials/


Espero que não estejamos a falar de gross margin porque isso só mostraria o quanto a empresa é ineficiente...
 
Mensagens: 235
Registado: 11/8/2016 14:08

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por FredericoRocha » 27/9/2020 21:02

Um dos links fala em 1.96 milhões outra fala em 1.96 bilhões... é ao gosto do freguês :wall: :lol:
 
Mensagens: 235
Registado: 11/8/2016 14:08

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por marco1424 » 27/9/2020 16:38

Essa notícia já é do dia 23 setembro,mas não saiu em Portugal não sei porquê??
 
Mensagens: 19
Registado: 20/1/2014 14:28

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 27/9/2020 15:37

SFT,
Obrigado.

Um projecto destes começar envolto em polémica, o preço do petróleo cada vez mais baixo, a Nigéria muito dependente do preço do petróleo.
Não sei o que pensar.
Pelo sim, pelo não, retirei a minha ordem de compra e vou ver as cenas do próximo capítulo.

Acho que Tadeu, casa com Lucineide... :mrgreen:
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 27/9/2020 15:22

Vos amo.. Com. Esta notícia nigeriana já meu resto de domingo vai ser mais sereno ahah.
Na verdade já vivemos a guerra fria.. E agora está tudo a regressar só que com a China e portanto ou Trump perde en Novembro ou em breve o mundo vai ter que escolher de que lado ficar
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 27/9/2020 15:10

É assim que funciona:
1. Alguém imagina um projecto ferroviário;
2. A China empresta;
3. O projecto é aprovado;
4. O projecto é concedido à Mota Engil;
5. Os chineses compram parte da Mota Engil.

A ordem da coisa pode não ser necessariamente esta.

Claro que depois há quem se admire de lista negras norte americanas.

[url]
https://www.thenigerianvoice.com/news/2 ... rowed.html[/url]

(Sabe-se bem o que significam os negócios da China nos dias de hoje.)
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 27/9/2020 14:22

Obrigado Trend, boas notícias, de facto.
Não estará ainda preto no branco, senão teria saído o comunicado.
Mas esta notícia juntamente com a reacção exagerada das vendas à maluca dos fundos americanos que já devem ter acabado, mas que levaram ao actual momentum negativo que a cotação da Mota vive, deverá fazê-la inverter.
É altura para ponderar um reforço.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 27/9/2020 12:58

Pois, se alguém conseguir confirmar em mais algum lado agradecia... só apanhei mais um site italiano com a notícia. Mas pelo menos já são 3...

Com as margens que a Mota tem, a rondar os 15%, costuma sobrar sempre pouco apesar dos grandes volumes de negócios. Mas com uma obra destas, do campeonato dos crescidos, mais de 1/3 do pipeline, começaria a ser outra louça.

Esta pelo menos é uma das 3 obras em África sobre as quais se esperavam notícias numa apresentação que está no site da Mota (há outra no Gana e mais uma na Nigéria, onde estará bem posicionada).
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por bigest » 27/9/2020 12:41

Boas notícias para a Mota Engil !
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, bento.jp13, Bing [Bot], carvman, Garfield, Google [Bot], JFDIL, latbal, m-m, malakas, MPAM, mquinaz, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2, VALHALLA, yggy e 129 visitantes