Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 18/9/2020 0:41

OMS alerta para "ritmos de contágio alarmantes" na Europa

Hans Kluge encorajou os países europeus a tomarem "decisões baseadas na ciência" e adaptar continuamente o conceito de quarentena.

A Organização Mundial de Saúde considerou que as taxas de transmissão da covid-19 na Europa são alarmantes, assinalando que o mês de setembro tem que ser um alerta.

"Temos perante nós uma situação muito grave, com mais casos semanais do que se verificava no primeiro pico da pandemia na Europa, em março passado. Na semana passada, o total de casos superou os 300 mil", afirmou o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, em conferência de imprensa virtual.

O responsável reconheceu que o número de novos casos reflete o número de testes realizados, mas considerou que revela "ritmos de contágio alarmantes".

Hans Kluge admitiu que existe entre as populações uma "fadiga natural" com a persistência de uma crise sanitária como a da covid-19 e que é preciso compreendê-la e saber em que situações é que coloca as pessoas em risco.

No entanto, a OMS ainda não recomenda medidas como as adotadas em França, como a redução do tempo de quarentena de 14 para sete dias, porque "mesmo uma ligeira redução na duração da quarentena" pode ter efeito na propagação da doença.

"O período de 14 dias é uma estimativa conservadora do período infeccioso" e, apesar de contemplar alguma incerteza, cobre "três a cinco dias antes e cinco dias depois do aparecimento dos sintomas".

Kluge encorajou os países europeus a tomarem "decisões baseadas na ciência" e a "explorarem opções de redução seguras".

"O conceito de quarentena tem que ser protegido, adaptado continuamente e bem comunicado, sem qualquer ambiguidade", defendeu.
O diretor regional da OMS pediu "coerência regional" aos países europeus, apontando que "a resposta à crise foi eficaz quando as ações foram rápidas e decididas", mas que "o vírus foi impiedoso quando se meteu a politização e a desinformação".

Com 4.893.614 casos e 226.524 mortes na região europeia, o impacto da pandemia manifesta-se também "de forma monumental na saúde mental, nas economias e nas sociedades".

Considerou que o confinamento adotado nos países europeus na primavera teve resultados, conseguindo-se em junho a maior redução no número de novos casos.

"Os números de setembro, no entanto, devem servir como um alerta para todos", salientou.

Mais de metade dos países da região da Europa "tiveram aumentos de novos casos diários superiores a 10 por cento nas últimas duas semanas" e sete nações viram o número de novos casos duplicar nesse período.

Na primeira semana de setembro, a faixa etária em que se verificam mais novos casos é entre os 25 e 49 anos, notou.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 936.095 mortos e mais de 29,6 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.878 pessoas dos 65.626 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

https://www.tsf.pt/mundo/oms-alerta-par ... m=12732431
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 17/9/2020 23:03

Criticar é "fácil", "muito fácil"...

Isto de "se querer" na altura ir para a "Guerra sem armas", e tipo "o deixar andar e pouco ou nada se fazer", etc;...afinal isto é "apenas medo", como se falava e ainda se fala por "aí"...de ignorar algo intitulado como sendo banal (o vírus). Isto de se querer ganhar "Guerras sem armas"...tem muito que se lhe diga...não tinham/têm a noção da realidade e dos risco...é "só heróis"...

Mais de metade dos médicos sem equipamentos de proteção adequados no estado de emergência

A proporção baixou para 31,7% após o final do estado de emergência, mas mesmo assim um em cada três médicos continuaram a reportar falhas da Tutela na distribuição de materiais.

Mais de metade dos médicos inquiridos num estudo da Ordem dos Médicos revelaram não ter tido os equipamentos de proteção adequados para trabalhar durante o estado de emergência declarado por causa da pandemia de Covid-19.

Segundo os dados preliminares do estudo divulgados esta quinta-feira, quando se assinala o Dia Mundial da Segurança do Doente, este ano dedicado aos profissionais de saúde, a proporção baixou para 31,7% após o final do estado de emergência, mas mesmo assim um em cada três médicos continuaram a reportar falhas da Tutela na distribuição de materiais como máscaras, luvas ou fatos protetores (cogulas).

Os equipamentos mais frequentemente reportados como estando em falta foram as máscaras FFP2 (42,4%) e os fatos protetores (33,1%), mas as máscaras cirúrgicas também enfrentaram situações de rutura, recorda a Ordem dos Médicos (OM).

O estudo foi coordenado pela investigadora Filipa Duarte-Ramos, professora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, e teve como base um questionário eletrónico enviado a todos os médicos e respondido entre 21 de junho e 1 de julho. Perto de 2500 médicos de todo o país responderam ao questionário.

"A segurança dos profissionais de saúde, pelo impacto que tem na vida dos próprios, das suas famílias e, também, dos doentes, foi desde a primeira hora uma das preocupações da Ordem dos Médicos, que insistiu várias vezes com o Ministério da Saúde para que o stock fosse devidamente reforçado", recorda a OM, em comunicado.

A organização profissional associa-se, pela segunda vez, à iniciativa desta quinta-feira da Organização Mundial de Saúde na comemoração do Dia Mundial da Segurança do Doente, que este ano é dedicado aos profissionais de saúde e tem como mote: "Safe health workers, safe patients".

"Esta recomendação recebe todo o apoio da Ordem dos Médicos, uma vez que a segurança dos profissionais de saúde tem de ser garantida ou então não será possível assegurar a segurança dos doentes", sublinha a OM.

A Ordem considera que a segurança na prestação de cuidados de saúde é a condição essencial para uma melhor saúde e diz-se "disponível para continuar este desafio e para nele participar como agente da mudança para uma cultura de segurança na prestação de cuidados de saúde".

"Aliás, durante a pandemia, a Ordem aderiu e coordenou várias iniciativas que permitiram colmatar algumas falhas na distribuição de material de proteção a várias instituições", lembra a OM, recordando ainda que "só no âmbito da conta solidária Todos Por Quem Cuida foram ajudadas mais de mil instituições, desde centros de saúde, a hospitais, passando por lares, IPSS, bombeiros e forças de segurança".

Correspondendo ao apelo à participação feito pela OMS e à proposta de iluminação de edifícios para comemorar a data, a Ordem dos Médicos vai esta quinta-feira ter o seu edifício-sede, em Lisboa, iluminado de cor de laranja.

Desde o início da pandemia, morreram em Portugal 1878 pessoas dos 65.626 casos de infeção confirmados.

Em todo o mundo, a Covid-19 já provocou pelo menos 936.095 mortos e mais de 29,6 milhões de casos de infeção.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro em Wuhan, uma cidade do centro da China.

https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/m ... m=12731789


Hoje as "armas" são diferente, o que é muito positivo, mesmos assim ainda continuamos por todo o Mundo com diversas restrições, medidas de segurança, recomendações, etc...mas os níveis de contagio voltaram a subir....
Parece "tudo fácil"...mas na realidade não é...pois o próprio vírus é que origina outros problemas bem complexos...
Espero que a mortalidade não aumente, pelo contrário e que tudo isto termine o "mais breve possível", mas infelizmente não acredito que seja assim tão "fácil"...preferia estar enganado!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 17/9/2020 20:31

mais_um Escreveu:
Tal como em 2009, esta crise só será ultrapassada com a intervenção dos Estados, tal como em todas as crises graves, os Estados são o ultimo recurso para onde toda a gente se volta... mercados inclusive.


A intervenção dos estados que é feita com dinheiro dos contribuintes, com o meu dinheiro, o estado não produz... Ainda para mais com investimentos dúbios, em projectos de pouco valor social como é do ultra ênfase em energias alternativas que continuam sem dar provas de sustentabilidade credíveis.

Que eu saiba a mim ainda não me chegou um cêntimo do estado, e se continuarem por este caminho vão ter de cortar tudo para depois pagar as dívidas aos credores e que são muitas vezes caixas de aposentações. Isto é um ciclo vicioso, mas no final este salvamento é ficar na mão credores que vão sugar o dinheiro de contribuintes.

E os estados salvaram o quê explica-me lá sff? Os BES deste mundo é isso? Então o fundo de garantia de depósitos serve para quê? E podia-se simplesmente transferir depósitos para outro banco e deixar os credores a arder, problema deles. Agora estão a salvar o quê, a TAP? A Raynair financiou-se sozinha no mercado...

ps: sorry pelo off topic
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 17/9/2020 20:25

oratel, depois de toda essa teoria da conspiração, faltou apenas revelares quem são as "forças ocultas e sociedades secretas". :roll:
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por ORatel » 17/9/2020 20:21

Este é um tema, que não perco tempo com o mesmo mas começa cada vez mais a ser óbvio que mês,apôs mês a programação é constante.
mais um mês e vão 9, mais um mês, e continuamos a assistir a voz do medo,o medo semeado todos os dias, de manhã, a tarde e a noite , mantenha-se drogado pelo medo, mais um mês a criar escravos do quê ? do medo, liberdade ? não ! olha o vírus, mas sempre existiu vírus,ou será que este é o primeiro ? não é, mas é um primeiro a ser usado por forças ocultas,e sociedades secretas o medo paralisa, o medo controla, isso mesmo o medo controla os povos, os governos, o mundo,e depois disto ? se continuarmos no medo ? onde nos vai levar o medo ? e quem pretende mudar e moldar o futuro através do medo ? o minúsculo covid, é ponta do véu,o minúsculo covid, é o cavalo de troia, enquanto se olha e foca o minúsculo covid, outras movimentações se movem.......usa-se o nome da ciência, como se aquilo que se toma como facto cientifico muitas vezes não seja a corneta de interesses o recado de um dono,claro que sempre existe gente honesta e que trabalha para encontrar respostas mas nos tempos que correm são abafadas,os cientistas não podem ser usados para governar o mundo,e a vida das pessoas as verdades cientificas não são absolutas,por exemplo,temos cientistas que defendem a mascara e temos cientistas que afirmam usar mascara é pior,o que assistimos continuamente é a manipulação da informação e dos factos com vista a alteração de valores e a ordem das coisas, dos governos e da vida, profissional e familiar dos povos. isolar as pessoas ,dividi-las não podem estar juntos, nem falar, nem comer, ou brincar, dividir para que os laços se quebrem, Porque ? muitos pretendem implantar uma nova ordem mundial e o medo é a ferramenta , a chave , a semente.
Que ordem mundial ? a do medo , da escravatura , da opressão, da manipulação, da morte, das pessoas,das democracias.
Só não vê isso quem não quer, e quem não procura.o medo que tem sido plantado nestes meses um dia vai florescer, e não será para melhor...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 9
Registado: 18/8/2020 0:12

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 17/9/2020 20:12

mais_um Escreveu:
O que não é anedota porque é o dinheiro dos contribuintes, é os Estados injectarem cabazes de dinheiro para evitar o colapso dos mercados na crise que começou em 2009, crise provocada pelos ditos mercados e uns anos depois, pessoas que têm problema de memória escreverem disparates....

Tal como em 2009, esta crise só será ultrapassada com a intervenção dos Estados, tal como em todas as crises graves, os Estados são o ultimo recurso para onde toda a gente se volta... mercados inclusive.


Santa paciência, mas afinal o monopólio das leis está onde?

Se os estados não tem habilidade para legislar, regular e fiscalizar actos criminosos achas mesmo que tem para gerir economias?

Aqui em Portugal a impunidade nos crimes financeiros ultrapassa tudo de racional e vens aqui dizer que a culpa é do mercado porque o poder legislativo e judicial é uma total incompetência. E isto náo è um problema local è um problema global, a justiça è uma porcaria nos quatro cantos do mundo, porque os estados estáo mais concentrado em colectar impostos do que regular e legislar devidamente. Por alguma coisa o dinheiro flui para as techs de software e electrónica porque são o sector que ainda se vai regendo por um código de ética superior e muito menos vinculado ao poder dos estados.

Mercado não é sinónimo de perjúrio. O mercado deve ser livre dentro de que se estabeleça como código de ética e boas praticas, A generalidade das empresas tem um objectivo que é oferecer o melhor produto possível ao cliente. Agora as protegidas pelos amiguinhos nas câmaras e senhores deputados têm outros objectivos que são o de corromper o dinheiro do contribuinte. Isso não é capitalismo, isso é PPS, e compadrio, é socialismo que tanto louvas.

PS: a crise que persiste ainda é a da divida soberana que impede de termos juros em patamares racionais que algum dia vão condenar as caixas de pensões à banca rota.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 17/9/2020 19:25

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/coronavirus/detalhe/covid-19-costa-convoca-reuniao-de-urgencia-do-gabinete-de-crise-para-sexta-feira

Como tem sido apanágio, parece-me que mais uma vez, esta reunião de urgência será apenas show off, pois já deveria ter acontecido muito mais cedo quando os casos passaram para além dos 300 contágios/dia.

Neste momento os 770 casos parecem-me já um descontrolo, pois os casos aumentaram muito sem contudo as aulas terem ainda começado!! Na maioria das escolas foi apenas hoje que começaram!

Se calhar na reunião de urgência será que vão discutir aquilo que já deveriam ter feito nos hospitais e centros de saúde para os adaptarem para receber as pessoas com sintomas gripais num espaço próprio sem interferir com os restantes utentes ou funcionários? Será?!?!?

Vão começar as aulas, o frio, as constipações e a chuva!
As crianças, por norma, são propensas às constipações, febres e a dores de cabeças face à alteração de rotinas.

Onde é que os pais irão primeiro?
a) Ligar para a saúde 24 (onde se demora uma eternidade) e onde o filho pode ficar rastreado com 2 sintomas de covid e é aconselhado a ficar em casa e a ser acompanhado pelo centro de saúde?
b) Ir ao centro de saúde e ficar à porta à espera para ser atendido? E depois os encaminharem para o hospital...
c) Ir ao hospital e ficar nas urgências à porta à espera para ser atendido?

Não sou médico, nem tão pouco ligado à área médica, mas parece-me que o principal não foi feito para se evitar um boom nos contágios...
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 16/9/2020 21:30

BearManBull Escreveu:A anedota do dia:

"Não é o mercado que nos vai salvar, é o Estado"


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

Isto da boca de um "engenheiro, professor universitário e gestor português. É, desde 2003, presidente da Comissão Executiva da Partex Oil and Gas, empresa petrolífera detida até 2019 pela Fundação Gulbenkian."

Esta gente merecia era mesmo ser reencaminhada directamente para a Venezuela a viver como povo. Isto é a elite que temos em Portugal.


O que não é anedota porque é o dinheiro dos contribuintes, é os Estados injectarem cabazes de dinheiro para evitar o colapso dos mercados na crise que começou em 2009, crise provocada pelos ditos mercados e uns anos depois, pessoas que têm problema de memória escreverem disparates....

Tal como em 2009, esta crise só será ultrapassada com a intervenção dos Estados, tal como em todas as crises graves, os Estados são o ultimo recurso para onde toda a gente se volta... mercados inclusive.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 16/9/2020 14:32

The executive director of the United Nations Children's Fund (Unicef) said that "there is a high percentage of countries that have no plans to resume school" and that 872 million children have not yet returned to school, which makes it “more vulnerable” to child labor and sexual abuse, physical and emotional violence.

O analfabeto é o alvo favorito do socialismo para vender estado social.

Menos mal que a UE meteu a mão na consciência de que isto é um mal terrível, mas nos USA os democratas acusam o Trump de blasfémia por querer ter o ensino funcional.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 15/9/2020 11:39

A anedota do dia:

"Não é o mercado que nos vai salvar, é o Estado"


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

Isto da boca de um "engenheiro, professor universitário e gestor português. É, desde 2003, presidente da Comissão Executiva da Partex Oil and Gas, empresa petrolífera detida até 2019 pela Fundação Gulbenkian."

Esta gente merecia era mesmo ser reencaminhada directamente para a Venezuela a viver como povo. Isto é a elite que temos em Portugal.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Sacanitajose » 14/9/2020 16:12

O Pânico é o pior mal ! :-k
Abaixo estrato da Bloomberg sobre a Vacina » Outubro :clap: \:D/ :-" se é por eleções ou não !? Que seja !!!! :lol:

[b]Pfizer, com sede em Nova York, e Alemanha BioNTech são vistos como líderes na corrida para desenvolver uma vacina coronavírus, ao lado Moderna Inc. E AstraZeneca Plc. Bourla disse que a Pfizer e seu parceiro têm um 60% de chance de saber a eficácia de sua vacina ainda experimental até o final de outubro.
[/b]
"Claro que isso não significa que ele funciona; isso significa que saberemos se funcionar", disse Bourla. O tempo dos resultados dos ensaios clínicos depende de pessoas suficientes no estudo recebendo Covid-19 para fazer um cálculo. Mas resultados positivos poderiam abrir caminho para a aprovação, disse ele.

As garantias de Bourla vêm assim como a Pfizer e a BioNTech expandiram o número de participantes de testes clínicos que estão buscando para incluir mais pessoas com diversas origens.

Matrículas Expandidas
As empresas disseram em um comunicado no sábado que esperam inscrever os 30.000 pacientes que originalmente procuraram para seu ensaio clínico em fase final esta semana. Eles também estão expandindo essa meta para 44.000 participantes para incluir pessoas com até 16 anos, e permitir que aqueles com HIV e Hepatite B e Hepatite C.

Mais de
Quando haverá uma cura covid-19? O corpo ainda é o melhor assassino de vírus
Teste de Covid no Reino Unido começa a testar a droga Regeneron
As chaves para acelerar na corrida pela vacina, e seus perigos
Reino Unido estabelece novo limite para reuniões sociais à medida que os casos de vírus aumentam
Bourla disse na CBS que eles também se concentrarão em recrutar mais pessoas de cor, incluindo afro-americanos e latinos, para o julgamento em estágio final nas próximas semanas. Ele disse que os participantes do estudo são atualmente 60% brancos e 40% de pessoas de cor, e que os voluntários mais velhos compõem 44% da coorte.

As empresas se juntaram a outros desenvolvedores de vacinas na semana passada em um promessa incomum apenas apresentar pedidos com a FDA para liberação de vacinas quando os medicamentos se mostraram seguros e eficazes em grandes ensaios clínicos. Isso se seguiu a preocupações de que o presidente Donald Trump esteja pressionando a agência a cortar os cantos para colocar uma vacina no mercado antes da eleição de 3 de novembro.

Bourla disse que parte da razão pela qual a Pfizer não aceitou dólares dos contribuintes para financiar sua pesquisa e desenvolvimento de vacinas Covid-19 foi para evitar a burocracia e influência do governo. "Eu queria manter a Pfizer fora da política", disse ele.

Pressão Política
Trump disse publicamente que uma vacina poderia ser autorizada até a eleição de novembro, embora outras autoridades de saúde dos EUA, incluindo o diretor do Instituto Nacional de Saúde Francis Collins, tenham dito que eles acham que mais perto do final do ano é mais realista. Mesmo assim, vacina suficiente não será Disponível para cobrir a maioria dos americanos até bem em 2021.

O ex-comissário da FDA Scott Gottlieb, também falando na CBS, disse que é "atípico" que o processo de aprovação de qualquer medicamento ou vacina seja discutido dentro de um contexto político.

"Não acho que veremos uma autorização antes da eleição", disse Gottlieb, que faz parte do conselho de administração da Pfizer. Ele acrescentou que a desconfiança americana em uma vacina Covid-19 provavelmente se dissipará após a eleição.

O ex-chefe da FDA disse que espera que a maioria dos americanos não seja vacinada até 2021 ou mais tarde.

"É provável que seja uma entrada muito organizada no mercado", disse Gottlieb. Ele descreveu um processo no qual os reguladores primeiro emitirão uma aprovação de uso emergencial, fornecendo um fornecimento limitado de vacinas para aqueles com alto risco de infecção, incluindo trabalhadores da linha de frente. Em seguida, a FDA "lentamente descerá essa aprovação" para torná-la mais amplamente disponível, disse Gottlieb.

ATÉ O PRÓXIMO
Surto de Vírus: Covid-19, Coronavirus News and Analysis A partir de 14 de setembro de 2020
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 14/9/2020 13:28

Israel decreta novo confinamento total durante as próximas 3 semanas. A população não se poderá afastar mais de 500 metros da sua residência. A notícia já é de ontem mas creio que é relevante para ainda ser colocada.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Marco Martins » 11/9/2020 9:28

Faz-me uma confusão enorme, podermos ter leis nacionais e depois poder ter leis locais conforme as câmaras municipais!!!

Para isso acontecer, deveria have uma regionalização e aí cada um fazia o que queria e angariava os seus financiamentos como queria!!!

No que diz respeito à pandemia e aos cuidados a ter em cada local, isso ficará a cargo das regras das câmaras!!! Por exemplo as pastelarias até 300mts junto das escolas terão umas regras que os outros não têm.
Em relação aos horários dos establecimentos fica a cargo das câmaras decidir...

A meu ver, isto é uma opção errada, pois como já antes se dizia, os maus hábitos são fáceis de aprender... e certamente uma pessoa que se desloque de um sítio com menos regras para outro, logo à partida não as vai cumprir ou estudar antes de se deslocar...

Sou a favor de um regresso à normalidade, mas tem de haver regras nacionais!!!

Em relação à nossa resposta na saúde, parece-me que será um caos se houver uma segunda vaga... neste momento um doente normal se não for com indicação de covid, demora mais de 8hrs para ser atendido no S.João (e estamos numa altura sem gripes).
Quando começarem as gripes, acho que será caótico!

Para além disso, os centros de saúde, já deveriam há muito tempo, ter sido adaptados para atender quem vai com sintomas de convid e quem vai por outros motivos, não é algo complexo, mas que faz toda a diferença para se evitar mandar toda a gente para os hospitais!!!

O ideal, para fazer o rastreio de sintomas de covid, seria uma equipa médica ir a casa da pessoa (com sintomas) para fazer o rastreio.
 
Mensagens: 6416
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Lisboa_Casino » 11/9/2020 0:32

Estudo profundo sobre os enormes progressos da medicina estatística Covidiana ou a simples evidencia do "circo estatístico - pandémico "

Felizmente a china já descobriu a vacina e até irão exportar brevemente para escoar stock!

Casos Pos Posit dia M Acumul M dia
39 China 85.153 7 4.634 zero



Novo estudo sobre Medicina Covidiana


Paises com fortes progressos da medicina estatistica


Casos Pos Posit dia M Acumul M dia

14 França 353.944 +9.843 30.813 +19

Media mortes por teste positivo ; Acum : 8%
Atual 0,2%


Casos Pos Posit dia M Acumul M dia
19 Itália 283.180 +1.597 35.587 10

Media mortes por teste positivo ; Acum : 12,5%
Atual 0,6%


Casos Pos Posit dia M Acumul M dia
49 Portugal 62.126 +585 1.852 +3

Media mortes por teste positivo ; Acum : 3%
Atual 0,5%


Paises com Progressos desastrosos da medicina estatística


Casos Pos Posit dia M Acumul M dia
72 Austrália 26.513 +48 788 +7

Media mortes por teste positivo ; Acum : 2,9%
Atual 15%



Casos Pos Posit dia M Acumul M dia
76 Coreia do Sul 21.743 +155 3 46 +2

Media mortes por teste positivo ; Acum : 1,6%
Atual 1,3%


Como é evidente, não admira que a Austrália e a Coreia do Sul estejam actualmente no topo das preocupações da OMS. Não houve investimento na medicina estatística e os resultados são evidentes !

Quanto aos Países da Europa, suportados nos fortes progressos evidenciados, o regresso às aulas poderá ser encarado com
menos alarmismo !


Apesar da inegável e inovadora qualidade do estudo apresentado ,

o que pretendo é manifestar o meu


Apoio ao estudo presencial e ao regresso das competições de formação (com ou sem publico . pouco importa !)

Porque a pressão que aí vem vai ser enorme !


Ps : Será que o Governo irá, finalmente, decretar a proíbicão de encerramento de Unidades Hospitalares ou o SAMS vai ter a possibilidade de fechar mais uma vez, no próximo inverno ?




Saúde para todos,
 
Mensagens: 3265
Registado: 23/11/2011 21:02
Localização: 16

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por um-mu » 10/9/2020 21:03

Carrancho_ Escreveu:
Nada do que se está passar chega aos calcanhares de relatos de surtos de tuberculose, por exemplo, que matavam um grande número de crianças.


Mais uma vez estás a desvalorizar factores determinantes, sinceramente mais que procurar respostas pareces procurar argumentos que vão de encontro ao que desejas.

Então e o Ébola que mata para aí 50% das pessoas que infecta, anda aí há décadas e ainda não há tratamento nem vacina. Se me obrigassem a escolher entre ser infectado com Covid-19 ou Ébola, claro que optava pelo Covid-19. No entanto o Ébola é muito menos perigoso para a Humanidade pois não tem a capacidade de transmissão do Covid-19 e está praticamente circunscrito a uma parte de África. Prova disso é que em apenas meia dúzia de meses o Covid-19 já matou quase tanta gente em Portugal como o Ébola matou no mundo todo entre 1976 e 2013.

Ou seja, tanto posso dizer que o Covid-19 não chega aos calcanhares do Ébola como o seu contrário... depende da perspectiva. :wink:


Sinceramente discordo. Embora uma pessoa sinta igualmente a perda de um ente querido de qualquer idade e até possa ser mais fácil a empatia com um idoso, uma doença que mata pessoas saudáveis e novas é sempre mais prejudicial para a sociedade do que uma doença que mata preferencialmente pessoas idosas e doentes. E se calhar o maior problema da covid é mesmo esse dilema que parece ter criado em alguns países principalmente no sul da Europa. Segundo parece os nórdicos convivem melhor com a morte do que os habitantes do sul.

Em todo como diria alguém, o grande perigo é estar no sítio errado à hora errada independentemente da forma que possa tomar :wink: .
 
Mensagens: 235
Registado: 26/10/2015 10:11

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Carrancho_ » 10/9/2020 20:08

Nada do que se está passar chega aos calcanhares de relatos de surtos de tuberculose, por exemplo, que matavam um grande número de crianças.


Mais uma vez estás a desvalorizar factores determinantes, sinceramente mais que procurar respostas pareces procurar argumentos que vão de encontro ao que desejas.

Então e o Ébola que mata para aí 50% das pessoas que infecta, anda aí há décadas e ainda não há tratamento nem vacina. Se me obrigassem a escolher entre ser infectado com Covid-19 ou Ébola, claro que optava pelo Covid-19. No entanto o Ébola é muito menos perigoso para a Humanidade pois não tem a capacidade de transmissão do Covid-19 e está praticamente circunscrito a uma parte de África. Prova disso é que em apenas meia dúzia de meses o Covid-19 já matou quase tanta gente em Portugal como o Ébola matou no mundo todo entre 1976 e 2013.

Ou seja, tanto posso dizer que o Covid-19 não chega aos calcanhares do Ébola como o seu contrário... depende da perspectiva. :wink:
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por um-mu » 10/9/2020 20:05

Carrancho_ Escreveu: Não sei se o Covid-19 em 1918 não teria sido pior que a gripe espanhola H1N1.



Em relação a este argumento resta saber se a maioria das pessoas mais susceptíveis de morrer com a covid estariam vivas em 1918 uma vez que a medicina não prolongava a vida como faz hoje.
 
Mensagens: 235
Registado: 26/10/2015 10:11

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por um-mu » 10/9/2020 18:53

Carrancho_ Escreveu:
um-mu Escreveu:
Carrancho_ Escreveu:Agora até esse energúmeno do presidente dos EUA veio reconhecer que andou a desvalorizar o Covid-19, que isto é muito pior que a pior das gripes, que é mais letal, que já sabia mas que o fez por amar o seu país, para não criar pânico... Então mas não é isso que ele acusa a China de ter feito!? A China não são os malvados que podiam ter evitado tudo isto se tivessem contado a verdade e ainda tiveram a conivência da OMS?!

Depois ainda há quem diga que isto foi/é politizado... pois foi/é por quem desvaloriza evidências cientificas, por quem defende que isto é uma invenção das esquerdas para destruir a economia mundial, por quem contra-argumenta para todos os factos que vão surgindo a demonstrar que isto é mais perigoso complexo e difícil de combater que aquilo que eles diziam, não passar de conspiração para os atacar ou derrubar certos regimes políticos etc, etc.

O Trump tem boca de peixe e é um palhaço, mas como o pai do Nemo também não tem graça nenhuma.



A pior das gripes matou 500 milhões de pessoas numa altura em que a população era menos de metade do que é hoje. Quanto à ciência, o artigo abaixo põe em causa um relatório referido pelo presidente Bolsonaro sobre os efeitos do confinamento na saúde pública. Os especialistas citados são um estatístico e um economista, quem se der ao trabalho de ler tudo aparece no fim a opinião de um médico que não nega os efeitos negativos mas atribui a sua causa à comunicação.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53751072


Não matou nada. Infectou 500 Milhões e pensa-se que terá matado menos de 10% disso.

Estavamos em contexto de Guerra Mundial, a propaganda desvalorizava-a e escondia-a em quase todo o mundo excepto Espanha, que era neutra e a informação podia circular, por isso mesmo acabou por ser apelidada de Gripe Espanhola (faz lembrar hoje quem insiste em chamar gripe da China a esta), as condições dos serviços de saúde não tinha nada haver com o que temos hoje, as condições de salubridade estavam a anos-luz do que temos hoje... e não houve os cuidados que agora tivemos. Também durou 3 anos e nesta estamos ainda no primeiro. Ainda que hoje tenhamos 3 ou 4 vezes mais população que em 1918 não tenho a mínima dúvida que o combate está hoje muito mais facilitado ainda que as pessoas circulem mais e haja mais gente no mundo. Não sei se o Covid-19 em 1918 não teria sido pior que a gripe espanhola H1N1.

Mas tal como tu preferes ressalvar que a gripe espanhola foi pior porque matou mais com menos população (desvalorizando tudo o resto), o que não falta para aí é gente a valorizar, um estudo, um médico, um economista, um político, um epidemiologista, um André Dias... em detrimento de centenas/milhares.


Sim tens razão, são 50 milhões, estava a confundir com o número de infectados. Mesmo assim até à data não tem comparação. Quanto ao resto não faço ideia. As crianças são bastante vulneráveis à gripe, não o são à covid.

Nada do que se está passar chega aos calcanhares de relatos de surtos de tuberculose, por exemplo, que matavam um grande número de crianças.


MarcoAntonio Escreveu:
um-mu Escreveu:A pior das gripes matou 500 milhões de pessoas numa altura em que a população era menos de metade do que é hoje. Quanto à ciência, o artigo abaixo põe em causa um relatório referido pelo presidente Bolsonaro sobre os efeitos do confinamento na saúde pública. Os especialistas citados são um estatístico e um economista, quem se der ao trabalho de ler tudo aparece no fim a opinião de um médico que não nega os efeitos negativos mas atribui a sua causa à comunicação.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53751072



A gripe espanhola (virus influenza H1N1), que já vem sendo referida neste tópico praticamente desde o início dele em Fevereiro/Março, é considerada a maior pandemia da historia moderna. A estimativa do mortos varia subtstancialmente e a maior parte anda pelos cerca de 20 a 40 milhões, embora um valor citado frequentemente seja de 50 milhões.

Deve haver algum equívoco com a história dos 500 milhões pois estando familiarizado com esta gripe há várias décadas, é a primeira vez que vejo um valor de 500 milhões a ser citado como o número de mortos da gripe espanhola e nunca me cruzei com nenhum estudo científico que citasse este valor/estimativa.


Confundi o número de infectados com o de mortos, obrigado também pela correcção.
 
Mensagens: 235
Registado: 26/10/2015 10:11

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 10/9/2020 18:04

um-mu Escreveu:A pior das gripes matou 500 milhões de pessoas numa altura em que a população era menos de metade do que é hoje. Quanto à ciência, o artigo abaixo põe em causa um relatório referido pelo presidente Bolsonaro sobre os efeitos do confinamento na saúde pública. Os especialistas citados são um estatístico e um economista, quem se der ao trabalho de ler tudo aparece no fim a opinião de um médico que não nega os efeitos negativos mas atribui a sua causa à comunicação.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53751072



A gripe espanhola (virus influenza H1N1), que já vem sendo referida neste tópico praticamente desde o início dele em Fevereiro/Março, é considerada a maior pandemia da historia moderna. A estimativa do mortos varia subtstancialmente e a maior parte anda pelos cerca de 20 a 40 milhões, embora um valor citado frequentemente seja de 50 milhões.

Deve haver algum equívoco com a história dos 500 milhões pois estando familiarizado com esta gripe há várias décadas, é a primeira vez que vejo um valor de 500 milhões a ser citado como o número de mortos da gripe espanhola e nunca me cruzei com nenhum estudo científico que citasse este valor/estimativa.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Carrancho_ » 10/9/2020 18:03

um-mu Escreveu:
Carrancho_ Escreveu:Agora até esse energúmeno do presidente dos EUA veio reconhecer que andou a desvalorizar o Covid-19, que isto é muito pior que a pior das gripes, que é mais letal, que já sabia mas que o fez por amar o seu país, para não criar pânico... Então mas não é isso que ele acusa a China de ter feito!? A China não são os malvados que podiam ter evitado tudo isto se tivessem contado a verdade e ainda tiveram a conivência da OMS?!

Depois ainda há quem diga que isto foi/é politizado... pois foi/é por quem desvaloriza evidências cientificas, por quem defende que isto é uma invenção das esquerdas para destruir a economia mundial, por quem contra-argumenta para todos os factos que vão surgindo a demonstrar que isto é mais perigoso complexo e difícil de combater que aquilo que eles diziam, não passar de conspiração para os atacar ou derrubar certos regimes políticos etc, etc.

O Trump tem boca de peixe e é um palhaço, mas como o pai do Nemo também não tem graça nenhuma.



A pior das gripes matou 500 milhões de pessoas numa altura em que a população era menos de metade do que é hoje. Quanto à ciência, o artigo abaixo põe em causa um relatório referido pelo presidente Bolsonaro sobre os efeitos do confinamento na saúde pública. Os especialistas citados são um estatístico e um economista, quem se der ao trabalho de ler tudo aparece no fim a opinião de um médico que não nega os efeitos negativos mas atribui a sua causa à comunicação.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53751072


Não matou nada. Infectou 500 Milhões e pensa-se que terá matado menos de 10% disso.

Estavamos em contexto de Guerra Mundial, a propaganda desvalorizava-a e escondia-a em quase todo o mundo excepto Espanha, que era neutra e a informação podia circular, por isso mesmo acabou por ser apelidada de Gripe Espanhola (faz lembrar hoje quem insiste em chamar gripe da China a esta), as condições dos serviços de saúde não tinha nada haver com o que temos hoje, as condições de salubridade estavam a anos-luz do que temos hoje... e não houve os cuidados que agora tivemos. Também durou 3 anos e nesta estamos ainda no primeiro. Ainda que hoje tenhamos 3 ou 4 vezes mais população que em 1918 não tenho a mínima dúvida que o combate está hoje muito mais facilitado ainda que as pessoas circulem mais e haja mais gente no mundo. Não sei se o Covid-19 em 1918 não teria sido pior que a gripe espanhola H1N1.

Mas tal como tu preferes ressalvar que a gripe espanhola foi pior porque matou mais com menos população (desvalorizando tudo o resto), o que não falta para aí é gente a valorizar, um estudo, um médico, um economista, um político, um epidemiologista, um André Dias... em detrimento de centenas/milhares.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por um-mu » 10/9/2020 17:06

Carrancho_ Escreveu:Agora até esse energúmeno do presidente dos EUA veio reconhecer que andou a desvalorizar o Covid-19, que isto é muito pior que a pior das gripes, que é mais letal, que já sabia mas que o fez por amar o seu país, para não criar pânico... Então mas não é isso que ele acusa a China de ter feito!? A China não são os malvados que podiam ter evitado tudo isto se tivessem contado a verdade e ainda tiveram a conivência da OMS?!

Depois ainda há quem diga que isto foi/é politizado... pois foi/é por quem desvaloriza evidências cientificas, por quem defende que isto é uma invenção das esquerdas para destruir a economia mundial, por quem contra-argumenta para todos os factos que vão surgindo a demonstrar que isto é mais perigoso complexo e difícil de combater que aquilo que eles diziam, não passar de conspiração para os atacar ou derrubar certos regimes políticos etc, etc.

O Trump tem boca de peixe e é um palhaço, mas como o pai do Nemo também não tem graça nenhuma.



A pior das gripes matou 500 milhões de pessoas numa altura em que a população era menos de metade do que é hoje. Quanto à ciência, o artigo abaixo põe em causa um relatório referido pelo presidente Bolsonaro sobre os efeitos do confinamento na saúde pública. Os especialistas citados são um estatístico e um economista, quem se der ao trabalho de ler tudo aparece no fim a opinião de um médico que não nega os efeitos negativos mas atribui a sua causa à comunicação.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53751072
 
Mensagens: 235
Registado: 26/10/2015 10:11

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Carrancho_ » 10/9/2020 15:33

Agora até esse energúmeno do presidente dos EUA veio reconhecer que andou a desvalorizar o Covid-19, que isto é muito pior que a pior das gripes, que é mais letal, que já sabia mas que o fez por amar o seu país, para não criar pânico... Então mas não é isso que ele acusa a China de ter feito!? A China não são os malvados que podiam ter evitado tudo isto se tivessem contado a verdade e ainda tiveram a conivência da OMS?!

Depois ainda há quem diga que isto foi/é politizado... pois foi/é por quem desvaloriza evidências cientificas, por quem defende que isto é uma invenção das esquerdas para destruir a economia mundial, por quem contra-argumenta para todos os factos que vão surgindo a demonstrar que isto é mais perigoso complexo e difícil de combater que aquilo que eles diziam, não passar de conspiração para os atacar ou derrubar certos regimes políticos etc, etc.

O Trump tem boca de peixe e é um palhaço, mas como o pai do Nemo também não tem graça nenhuma.

Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por pepe7 » 9/9/2020 21:10

Estou a desviar-me do tópico, apesar de já se ter "falado" aqui no tema, logo parece-me pertinente. Isto para dizer que nem "tudo" em Portugal é mau...como por vezes se quer transparecer...

Portugal está entre os países com baixo nível de ameaças ecológicas até 2050


Relatório internacional considera que Portugal é um dos países com níveis mais elevados de resiliência para lidar com os riscos.

Portugal está entre os países que enfrentam menos ameaças ecológicas até 2050, apresentando um nível de risco baixo, indica a edição inaugural do relatório denominado Registo de Ameaças Ecológicas divulgado esta quarta-feira.

Produzido pela primeira vez, este relatório calcula as ameaças ecológicas que os países enfrentam atualmente, faz projeções para 2050 e é da responsabilidade do grupo de reflexão internacional do Instituto para a Economia e a Paz, que anualmente elabora índices como o Índice Global da Paz e o Índice Global de Terrorismo.

O Registo de Ameaças Ecológicas (ETR, na sigla em inglês) analisa a exposição de países aos riscos de crescimento populacional, stress hídrico, insegurança alimentar, secas, inundações, ciclones, aumento da temperatura e subida do nível do mar.

Segundo o ETR, Portugal está entre os países que enfrentam menos ameaças ecológicas e com níveis mais elevados de resiliência para lidar com os riscos.
O relatório constata que 141 países estarão expostos a pelo menos uma ameaça ecológica até 2050, existindo apenas 16 países que não enfrentam qualquer ameaça, como Suécia, Noruega, Irlanda e Islândia.

De acordo com o mesmo documento, Portugal apresenta uma classificação de "baixa exposição" ao estar exposto a uma das ameaças ecológicas até 2050. O relatório não menciona concretamente as ameaças, apenas indica o número de ameaças a que os países estão sujeitos.

No topo da lista com maior número de ameaças estão 19 países que têm de enfrentar quatro ou mais ameaças, englobando uma população conjunta de 2,1 mil milhões de pessoas, o que representa cerca de 25% da população total mundial.

Estes 19 países estão entre os 40 país menos pacíficos do mundo, entre eles o Afeganistão, a Síria, o Iraque, Chade, a Índia e o Paquistão.

O ETR coloca Portugal no grupo dos países com altos rendimentos e índice de paz elevado.

No entanto, entre estes países com altos rendimentos e níveis de paz, Portugal é um dos 10 que apresenta maior proporção da população com dificuldades para comprar alimentos.

Segundo o mesmo documento, 19% por cento da população portuguesa tem insegurança alimentar, com Portugal a surgir em sétimo lugar numa lista de dez países do grupo de países classificados como tendo altos rendimentos e níveis de paz.

O relatório conclui que mais de mil milhões de pessoas vivem em países que provavelmente não terão capacidade de mitigar e se adaptar a novas ameaças ecológicas, criando condições para o deslocamento em massa até 2050.
O país com o maior número de pessoas em risco de deslocamento em massa é o Paquistão, seguido pela Etiópia e o Irão, enquanto o Haiti enfrenta a maior ameaça na América Central.

Nestes países, até mesmo pequenas ameaças ecológicas e desastres naturais podem resultar no deslocamento em massa da população, afetando a segurança da região e do mundo.

Em 2040, um total de 5,4 mil milhões de pessoas, mais da metade da população mundial projetada, viverá nos 59 países com stress hídrico alto ou extremo, incluindo a Índia e a China.

O ETR indica ainda que 3,5 mil milhões de pessoas podem sofrer insegurança alimentar até 2050 e isso significa um aumento de 1,5 mil milhões de pessoas a partir de hoje.

https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/p ... m=12706827

E : Portugal foi o 5.º país da UE que mais reduziu CO2 de combustíveis https://www.noticiasaominuto.com/econom ... gn=1580325
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Ulisses Pereira » 9/9/2020 18:15

BearManBull, o que escreveste nada tem a ver com a Astrozeneca/oxford nem com a decisão mais do que acertada deles.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por BearManBull » 9/9/2020 16:43

Ulisses Pereira Escreveu: Deixem-se de politiquices em assuntos de saúde.


Mas isso é o que está a acontecer agora numa escala sem precedentes na história da humanidade.

Cada dia que se arrasta a vacina perdem-se centenas/milhares de vidas e milhares de milhões em desenvolvimento humano e sabes bem que PIBs mais altos correspondem a melhores cuidados de saúde, menor mortalidade infantil, maior higiene e menor possibilidade de conflitos.

É o típico problema tens uma comboio desgovernado e dois caminhos, num está um homem noutro um precipício. A mentalidade UE (esquerda social democrata) escolhe o precipício a mentalidade USA (liberal democrata) escolhe o sacrifício de um para salvar o comboio.

Responsável no assunto corona pouca gente pode dizer que tomou decisões acertadas as menos de 7 milhões de consultas no SNS em 2020 demonstram bem o que se anda a ocultar.

Não é por nada o timing dos acontecimentos negativos têm todos um momemtum no mínimo suspeito de que certas forças se conciliam para criar um ambiente hostil.
Ando a ver demasiados filmes?, talvez, mas uma força politica que acentua todo o discurso na hipocrisia faz-me suspeitar de tudo.

Nota final do artigo da CM para vermos a dimensão do problema. Náo vejo a RTP, nem a SIC, nem TVI destacarem isto...

Realizaram-se ainda menos 99 mil cirurgias (-24%), comparativamente com os primeiros sete meses do ano passado.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Aqui_Vale, Arlos, Burbano, Cem pt, farami, Ferreiratrade, iniciado1, Investbem, latbal, Musus, PAULOJOAO, RPM1, zulu404 e 158 visitantes