Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 10/9/2020 9:21

bigest, a reação de ontem ao suporte em 1.38 deixou-me com a pulga atrás da orelha. Há aqui alguma coisa que não bate certo. Sabemos que a família Mota irá investir no aumento de capital o que recebe dos chineses, mas não sabemos de facto o preço das ações no aumento. Deve ser por isso que o mercado desconfia.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por bigest » 9/9/2020 23:35

Isto é difícil de perceber, não entendo mesmo! Depois de um anúncio daqueles despenca por aí abaixo e não há comunicação alguma; mas a que preço é que eles pensam fazer o aumento de capital?
Acredito que haja aqui qualquer coisa que não estejamos a perceber e que de repente ela suba vertiginosamente ; eu não vendo as minhas porque acho que a notícia foi verdadeira!

Bons negocios
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lobus3101 » 9/9/2020 23:09

Àlvaro Escreveu:Foram mesmo de Zundap no fecho, não gostei mesmo nada desta reação ao supote, cheira-me a esturro. Foram todas de uma vez de prego a fundo.


Meus caros ,

Só Eles os DONOS é que sabem ...O que lá vai dentro...

Para já nem eles sabem, pois se SOUBESSEM já tinham entrado a Comprar ou vender ...e feita a respetiva comunicação.

Ou então :

Parece mais que estão ou Eles ou Alguém por eles a dar o fora e a LIXAR o Zé Povinho ...
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 9/9/2020 17:24

Foram mesmo de Zundap no fecho, não gostei mesmo nada desta reação ao supote, cheira-me a esturro. Foram todas de uma vez de prego a fundo.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por yggy » 8/9/2020 18:01

Àlvaro Escreveu:Se já foi onde tinha de ir, mais precisamente a 1.38, a recuperação oderá ser interessante. A Mota, quando mete gasolina, vai de mota. :wink:


Zundap ou CBR?
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/9/2020 16:45

Se já foi onde tinha de ir, mais precisamente a 1.38, a recuperação oderá ser interessante. A Mota, quando mete gasolina, vai de mota. :wink:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 8/9/2020 16:41

Não esqueçam que a Angola está perto do default e o petróleo está a afundar nestes dias.. 2 coisas que não favorecem a Mota
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ASimoes » 8/9/2020 14:35

:-k Boa tarde! Baseado na teoria que se vendem, alguém compra ! :-k E não devem ser " burros" em comprar, em queda !? :x deduzo que algo se passará, nos bastidores !!!
Estou dentro e espero continuar e ou, reforçar ! Pela simples razão que além dos contratos externos, haverão Concursos, para Aeroporto, Hidrogénio; Comboios (Sines/Espanha) e outras. Com a Pandemia, Virem Forasteiros ?! :-k :idea: :!: :?:
Bons negócios, promete, penso eu, até 18Set :-" :!: :wink: :?:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 643
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PIKAS » 8/9/2020 14:14

forza algarve Escreveu:Despenca sem ter fundo.. Mas mesmo que o negócio com os chineses não chegasse a ser verdadeiro (para mim é porque faz todo sentido) a mota vale mais Que 1.40 por isso não Entendo que baixe tão forte


Era muito bom que esta história dos chineses fosse treta...
Atenção que subjacente aos chineses está um aumento de capital, eles não tomarão posição comprando em mercado ou uma posição já existente de um accionista de referência.
E aumentos de capital trazem sempre diluição de posições e perda de valor para os títulos já existentes. Daí a queda, em meu entender.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 8/9/2020 13:36

Despenca sem ter fundo.. Mas mesmo que o negócio com os chineses não chegasse a ser verdadeiro (para mim é porque faz todo sentido) a mota vale mais Que 1.40 por isso não Entendo que baixe tão forte
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/9/2020 11:49

lobus, há um suporte ligeiramente abaixo de 1.40. Parece dirigir-se para lá.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lobus3101 » 8/9/2020 9:15

MCMAD1977 Escreveu:Possivelmente o mercado está com receio que o negócio não se concretize, porque de outra forma não faz realmente muito sentido a cotação atual.


Completamente de acordo. Mas o que vale a "palavra" de um chinês !!!??? pouco ou nada... apenas uma vez .....de mil em mil . Esta como já disse , tudo leva a crer que foi "plantada"...
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MCMAD1977 » 7/9/2020 20:09

Possivelmente o mercado está com receio que o negócio não se concretize, porque de outra forma não faz realmente muito sentido a cotação atual.
 
Mensagens: 305
Registado: 25/2/2008 17:23

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 7/9/2020 15:40

talha, é isso e neste caso é bem provável que os chineses venham ao mercado comprar algumas, mas seria insensato se o fizessem a partir de 2 euros. É por isso que é possível (penso eu) vir ligeiramente abaixo de 1.40.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 7/9/2020 15:40

xxx...talha bestas...xxx Escreveu:
ainda me recordo do anúncio do zé das bavas, e do papa dono disto tudo, de mão dada na Bloomberg a comunicar a fusão da PT com a oi :mrgreen:

a PT nesse dia voou :lol:

e depois foi o que se viu..... :lol:
[/quote]

São situações diferentes. Envolvia apenas troca de participações, se não me engano. Ainda para mais uma fusão com uma empresa da treta.
Tu aqui tens um valor que alguém está disposto a pagar e diz qual é.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 7/9/2020 15:30

Manuel_13 Escreveu:Resta aproveitar a oportunidade que o mercado nos dá de mão beijada. São as vantagens do nosso PSI.
:oh:

ainda me recordo do anúncio do zé das bavas, e do papa dono disto tudo, de mão dada na Bloomberg a comunicar a fusão da PT com a oi :mrgreen:

a PT nesse dia voou :lol:

e depois foi o que se viu..... :lol:

não compreendo a afirmação de que o mercado dá de mão beijada :mrgreen:

"o mercado não dá nada a ninguém.... a não ser umas valentes "enrabadelas a incautos, e curiosos" :mrgreen:
Anexos
Screenshot 2020-09-07 at 15.27.04.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 7/9/2020 15:17

O comportamento da ME é mais uma prova da ineficiência do nosso mercado.
Cabe na cabeça de alguém que nos States um valor anunciado do AC de uma empresa, não faria o título negociar à volta desses valores?
O aumento de capital da ME será seguramente acima dos 2 EUR por acção. Neste momento, ela negoceia quase 30% abaixo deste valor. Qual o racional disto? Para mim, não vejo.
Bem sei que aquele valor do AC é sobre as novas acções, mas não seria normal que a cotação actual se aproximasse?
Resta aproveitar a oportunidade que o mercado nos dá de mão beijada. São as vantagens do nosso PSI.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 7/9/2020 11:53

Não se faz descer as acções facilmente para conseguir comprar mais a preços mais baixos. Nos jogos de computador talvez isso funcione, na realidade não.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 7/9/2020 11:00

maturidade, talvez os chineses queiram comprar algumas no mercado... se assim for, quanto mais baixar, melhor será.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 7/9/2020 9:23

boas.
Só é esquisito ela estar a descer de dia para dia.
Ora anunciam a entrada dos Chineses a preços muito mais elevados a que cotava na altura(1.47€),
estando ela hoje a cotar nos 1.44€ :-k :-k :-k :-k :-k :-k
Qual o objectivo de a fazerem desçer.
Enfim.............
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 6/9/2020 13:40

PIKAS Escreveu:Eh pá, não é melhor nem é pior.
Quem tiver muito tempo, coração forte e estiver disposto a passar a dormir mal, encher-se de calmantes e até arranjar um divórcio faz como me parece que queres fazer. Entras de manhã, sais à tarde, entras noutra à tarde, saís no dia seguinte ou 3 dias depois e por aí.
Isso mata qualquer um.
São poucos os que sabem avaliar os fundamentais de uma empresa mas isso é um serviço que se compra. Há por aí vários a fazer isso e até nem é muito caro. Avaliam e publicam em sites pagos e recomendam, depois quem quer segue, quem não quer não segue e mantem-se quieto.
E depois cada um tem a sua estratégia, desde que resulte é boa.
Por mim não tenho coração, paciência e prezo muito a minha família e tranquilidade para achar no investimento uma fonte de stress. E tenho a certeza que no fim o rendimento é razoável, tem estado dentro daquilo que espero e já ando nisto há mesmo muitos anos.
Cumprimentos,


Eu prezo muito a minha família, passo muito tempo com a minha mulher e os meus filhos, não durmo mal e nem tomo calmantes.
Negoceio activamente, por opção, por que detesto a inércia.
Já agora, para além da análise técnica, como também atribuo um valor às empresas, pelos últimos resultados apresentados irei negociar a Mota Engil à vontade até aos 3,27€. A partir dai, mesmo que suba estou fora.
Se fosse para vender daqui a uns 5 anos, aí esperava pelo 0,76€.
Esta é a minha análise, baseada em critérios que eu defino e servem única e exclusivamente para mim, não serve como fundamento de investimento para mais ninguém.
O investimento passivo, baseado em dividendos, é para grandes investidores, que tem % consideráveis de participação social nessas empresas e podem sofrer desvalorizações expressivas.
Já o investimento passivo, para quem negoceia com valores entre os 1K e os 100K, tem outro nome.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por paul_invest » 4/9/2020 19:10

Pikas excelente análise, a realidade é mesmo assim quem anda na bolsa tem de ter coração e aguentar bem a pressão o stress mata .... sobre mim posso dizer que negoceio desde 2013 e que só tive prejuizos acumulados até final do ano de 2017 no valor de 25 k mas em 2018 foi o ano da transição... Só sigo analise técnica e estes 2 anos superaram em muito os dissabores dos anos acumulados anteriores ... por fim em relação à mota entrei a 1.44 e vendi a 1.92 a análise dizia que ia a 1.7 com a noticia sobre os xinos foi uma ajuda que eu agradeci e não exitei em vender com mais de 25% de lucro .. hoje estava no preço que tinha entrado ... uma razão para não voltar a recomprar é falta esclarecer os moldes sobre a entrada dos chinos etc... e os states que deverão entrar para território bear ... uma coisa importante não deixes tornar um ganho numa perda e não esquecer à bolsa quase todos os dias bom fim de semana a todos
 
Mensagens: 338
Registado: 15/5/2014 15:51

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PIKAS » 4/9/2020 17:44

Eh pá, não é melhor nem é pior.
Quem tiver muito tempo, coração forte e estiver disposto a passar a dormir mal, encher-se de calmantes e até arranjar um divórcio faz como me parece que queres fazer. Entras de manhã, sais à tarde, entras noutra à tarde, saís no dia seguinte ou 3 dias depois e por aí.
Isso mata qualquer um.
São poucos os que sabem avaliar os fundamentais de uma empresa mas isso é um serviço que se compra. Há por aí vários a fazer isso e até nem é muito caro. Avaliam e publicam em sites pagos e recomendam, depois quem quer segue, quem não quer não segue e mantem-se quieto.
E depois cada um tem a sua estratégia, desde que resulte é boa.
Por mim não tenho coração, paciência e prezo muito a minha família e tranquilidade para achar no investimento uma fonte de stress. E tenho a certeza que no fim o rendimento é razoável, tem estado dentro daquilo que espero e já ando nisto há mesmo muitos anos.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 4/9/2020 17:39

Fechou abaixo da linha de tendência e fechou o gap, que por sinal não atuou na inversão da cotação.
Assim, está em maus lençóis, pela análise gráfica.
Vamos ver quando inverte, eu apontaria até ver, para valores entre os 1,35 e os 1,40 e chega de bater mais no ceguinho, o que é demais parece mal.
Depois tem outra linha de tendência mais ou menos em 1,25.
O mercado borrifou-se completamente para a informação da companhia que disse que o negócio a avaliava muito acima de 1,45.
Os diretivos da Mota bem se esforçam mas nada a fazer, os tipos até são esforçados, talvez seja a companhia em que os diretivos mais falam para ajudar o investidor, mas pelos vistos nada a fazer
É terrível a Bolsa.
Editado pela última vez por ZéManuel em 4/9/2020 17:44, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 4/9/2020 17:15

Pikas,

Então assim sendo, a análise gráfica é melhor que qualquer outra pois permite sair com menos perdas e não ir naquela que é fundamentalmente atrativa há-de recuperar, e tal e coisa.
Logo, qualquer pessoa sem grande conhecimento do foro fundamental mas que leve a rigor a análise gráfica tem mais sucesso que o outro pois atua de imediato.
Pode é ganhar menos nas subidas e contentar-se com menos ganhos por não deixar subir muito.
O grande problema como já constatei é que para negociar pela análise gráfica exige quase tempo inteiro dedicado a isto, e ter meios de seguimento do mercado em tempo real, e isso é o mais difícil.
Hoje por exemplo não pude acompanhar a maior parte do tempo e não entrei na ALTRI pois era nítido que uma abertura a 4,30 ia dar algum dinheiro certamente.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], iniciado1, latbal, manatasimao, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, trend=friend, yggy e 133 visitantes