Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 3/9/2020 13:00

ZéManuel Escreveu:Depois da saída da ALTRI, especulativamente entrei em compras na MOTA, a 1,568 €.
Parece que ontem não fez mínimo em relação ao dia anterior e hoje está com um comportamento aceitável, apesar de ainda não ter feito máximo em relação a ontem.
Vamos ver como corre, compra por intuição e por possível antecipação de inversão de movimento.
:lol:

por ZéManuel » 31/8/2020 16:16

Talha,
.....
Se fosse um grande negócio o que anunciaram a cotação não vinha abaixo assim de repente deveria consolidar mas não tenderia a vir ao preço da partida que me parece ser o que está a acontecer.
De qualquer forma boa sorte.

típico FOMO :mrgreen:
Anexos
Screenshot 2020-09-03 at 13.00.15.png
Screenshot 2020-09-03 at 13.00.15.png (512.53 KiB) Visualizado 3958 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 3/9/2020 12:40

ZéManuel Escreveu:Depois da saída da ALTRI, especulativamente entrei em compras na MOTA, a 1,568 €.
Parece que ontem não fez mínimo em relação ao dia anterior e hoje está com um comportamento aceitável, apesar de ainda não ter feito máximo em relação a ontem.
Vamos ver como corre, compra por intuição e por possível antecipação de inversão de movimento.


Na minha opinião está sem tendência e se o petróleo corrigir uns 10% no curto prazo, a ME pode corrigir muito também.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 3/9/2020 11:41

Depois da saída da ALTRI, especulativamente entrei em compras na MOTA, a 1,568 €.
Parece que ontem não fez mínimo em relação ao dia anterior e hoje está com um comportamento aceitável, apesar de ainda não ter feito máximo em relação a ontem.
Vamos ver como corre, compra por intuição e por possível antecipação de inversão de movimento.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lobus3101 » 2/9/2020 13:30

ZéManuel Escreveu:Lobus,

Concordo, mas pode mudar o sentimento, na cabeça de algumas pessoas e pelo menos não haver vendas por forma a cair.
O que se pode ter passado é que aqueles que estavam em perdas viram-se a ganhar e venderam, pressionaram os preços em baixa.
Agora vamos ver.


Também concordo.
Mas se a noticia dos chineses foi "plantada"- ou se não foi o caso- não continuar a ser "alimentada" , a Mota vai voltar a valores anteriores, pois os Resultados nada vieram acrescentar !!!
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 2/9/2020 11:51

Lobus,

Concordo, mas pode mudar o sentimento, na cabeça de algumas pessoas e pelo menos não haver vendas por forma a cair.
O que se pode ter passado é que aqueles que estavam em perdas viram-se a ganhar e venderam, pressionaram os preços em baixa.
Agora vamos ver.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lobus3101 » 1/9/2020 21:50

ZéManuel Escreveu:RFPB,

Hoje lá se fez sentir o anuncio de mais um contrato.
A vela diária foi boa, o preço fez uma recuperação após queda.
Fica atento.


Mais um contrato... tem um peso de minutos ou horas !!!
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 1/9/2020 19:49

RFPB,

Hoje lá se fez sentir o anuncio de mais um contrato.
A vela diária foi boa, o preço fez uma recuperação após queda.
Fica atento.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 1/9/2020 12:18

RFPB Escreveu:
ZéManuel Escreveu:RFPB,

Como tu nunca tinha visto.
Sim senhor, assim dá gosto estar na Bolsa.
Negócios de curtissimo prazo, é o que está a dar.
Não estás muito tempo investido, logo minimizas as perdas e também os ganhos.
Se calhar é o sistema mais acertado.
O teu sistema de entradas saídas é muito complicado, não podes desvendar o véu?


Depois do edit, já vale a pena responder.
Reduzi o rácio de risco/retorno, o que me dá uma taxa de acerto maior. Mas a ordem de venda stop/ao melhor tem de ser mesmo no sitio estipulado, senão o mercado com tempo limpa-me o dinheiro.


Zé Manuel,

Sai a 1,59€. Este negócio foi negativo.
Baixou a minha taxa de acerto para 21-9 e o ROI baixou para 4,14%. Nada de especial.
Continuo a querer investir na empresa, mas acho que vou dar-lhe um tempo para refletir a relação. :mrgreen:
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fjcbolsa » 31/8/2020 21:00

:arrow:
Anexos
MOTA.png
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 31/8/2020 20:15

ZéManuel Escreveu:RFPB,

Como tu nunca tinha visto.
Sim senhor, assim dá gosto estar na Bolsa.
Negócios de curtissimo prazo, é o que está a dar.
Não estás muito tempo investido, logo minimizas as perdas e também os ganhos.
Se calhar é o sistema mais acertado.
O teu sistema de entradas saídas é muito complicado, não podes desvendar o véu?


Depois do edit, já vale a pena responder.
Reduzi o rácio de risco/retorno, o que me dá uma taxa de acerto maior. Mas a ordem de venda stop/ao melhor tem de ser mesmo no sitio estipulado, senão o mercado com tempo limpa-me o dinheiro.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Candelstick » 31/8/2020 19:24

ZéManuel Escreveu:Talha,
O que eu quiz dizer é que após a noticia, arrancou, mais ou menos pelos 1,5 e após subida meteórica para empapelar os mais inexperientes, já lá está quase outra vez.
A 1 € é dificil lá voltar, só se houver quebra dos mercados.
A noticia foi dada para não descer fortemente na altura da apresentação de resultados.
Se não tivesse sido dada a noticia caia fortemente, no entanto não resistiu e pelo menos ao ponto de partida antes da noticia vai ou podemos dizer mais coisa menos coisa que já lá está (casa dos 1,40 a 1,50).
Quanto aos movimentos futuros não quer dizer que se assemelhem aos movimentos anteriores.
Está sem força, fechou no minimo o que me quer parecer que amanhã cai ainda mais.
A especulação tem destas coisas, o que não é sólido cai, a grande noticia não foi suficiente para a estabilizar.
Penso que é altura para apostar um pouco na ALTRI (mas não por muito tempo).
Só por curiosidade qual é o plano?



O timing do anúncio da entrada dos chinocas fez-me desconfiar…. foi para camuflar os resultados desastrosos e para alguém aproveitar…
 
Mensagens: 349
Registado: 29/11/2007 2:25
Localização: No Where

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 31/8/2020 18:53

Entretanto mais um contrato.
Anexos
FR76764.pdf
(237.16 KiB) Transferido 129 Vezes
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 31/8/2020 18:25

ZéManuel Escreveu:RFPB,

Como tu nunca tinha visto.
Sim senhor, assim dá gosto estar na Bolsa.
Negócios de curtissimo prazo, é o que está a dar.
O teu sistema de entradas saídas é muito complicado, não podes desvendar o véu?


Obrigado. Depois dou-te um autógrafo.
O sistema é simples, investe no teu capital.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 31/8/2020 18:12

RFPB,

Como tu nunca tinha visto.
Sim senhor, assim dá gosto estar na Bolsa.
Negócios de curtissimo prazo, é o que está a dar.
Não estás muito tempo investido, logo minimizas as perdas e também os ganhos.
Se calhar é o sistema mais acertado.
O teu sistema de entradas saídas é muito complicado, não podes desvendar o véu?
Editado pela última vez por ZéManuel em 31/8/2020 18:26, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 31/8/2020 18:00

ZéManuel Escreveu:Confirma-se a fraqueza desta ação.
Nunca gostei de lixo, perdoem a expressão.
Coitados os que compraram na quinta feira não queria estar no lugar deles.
Vaticinou-se que ia aos 2 e muitos mas afinal nem chegou aos 2 euros, e sabe-se lá se não regressa ao ponto de partida, por este andar esperem e verão.
Nem tudo o que parece é.
A subida foi para enfiar papel nos inexperientes.


Zé Manuel,

Eu fui dos coitados que reforçou na quinta, vendi na quinta, comprei na quinta, vendi na sexta e comprei na sexta no final a 1,65€. Hoje vendi a 1,71€, voltei a comprar a 1,65€.
Amanhã sobe ou desce, não faço a mínima ideia do que vai acontecer, mas a minha plataforma tem uma cena extraordinária que é um stop.
Este ano com uma parte do capital que tenho disponível, já fiz 29 negócios na Mota Engil. Ganhei em 21 e perdi em 8, tenho um ROI de 4,30%, com o capital que investi nesta empresa.
Mais uma vez, coitado de mim.
Isto é um plano, o outro, está depois da curva do convento.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 31/8/2020 16:49

Talha,
O que eu quiz dizer é que após a noticia, arrancou, mais ou menos pelos 1,5 e após subida meteórica para empapelar os mais inexperientes, já lá está quase outra vez.
A 1 € é dificil lá voltar, só se houver quebra dos mercados.
A noticia foi dada para não descer fortemente na altura da apresentação de resultados.
Se não tivesse sido dada a noticia caia fortemente, no entanto não resistiu e pelo menos ao ponto de partida antes da noticia vai ou podemos dizer mais coisa menos coisa que já lá está (casa dos 1,40 a 1,50).
Quanto aos movimentos futuros não quer dizer que se assemelhem aos movimentos anteriores.
Está sem força, fechou no minimo o que me quer parecer que amanhã cai ainda mais.
A especulação tem destas coisas, o que não é sólido cai, a grande noticia não foi suficiente para a estabilizar.
Penso que é altura para apostar um pouco na ALTRI (mas não por muito tempo).
Só por curiosidade qual é o plano?
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 31/8/2020 16:23

ZéManuel Escreveu:Talha,
De qualquer forma boa sorte.


Eu não preciso de sorte, tenho um plano...

E, tal como Mark Twain dizia acerca daqueles que julgam ter grandes ideias :mrgreen:

tens razão Zé, a ME prepara-se para ir novamente abaixo de €1 :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 31/8/2020 16:16

Talha,
Penso que não vale a pena ir ver o comportamento dela.
Já está em 1,588, e já estás a perder, nem tudo o que parece é.
Se fosse um grande negócio o que anunciaram a cotação não vinha abaixo assim de repente deveria consolidar mas não tenderia a vir ao preço da partida que me parece ser o que está a acontecer.
De qualquer forma boa sorte.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 31/8/2020 16:15

trend=friend Escreveu:Bigest e Álvaro,

Não há dúvidas que a operação é boa, muito boa para os pequenos acionistas porque dizem que uma coisa que vale no mercado 1,7 euros, afinal
é valorizada por alguém se calhar perto de 3 euros, ainda nem sabemos o valor exacto...

Mas não têm de ir ao mercado comprar nada, nem o conseguiriam para uma tranche até muito menor que essa, com o volume que a Mota tem.

Imaginem que têm os dois 55% de uma empresa, e os restantes 45% são free float no mercado, e existem, para simplificar, 100 milhões de ações valorizadas a 1 euro cada uma. Um investidor chinês diz que vocês têm uma empresa excelente que vale o dobro do que pensam, portanto 200 milhões, e está disposto a ficar com 30% a esse preço superior, vocês ficam com 20% cada um e os restantes 30% ficam no free float no mercado. Como estruturar a operação?

A empresa autoriza a emissão em Aumento de Capital de uma nova série de ações de subscrição reservada ao novo investidor, diluindo a vossa posição e a dos minoritários em free float para as citadas percentagens. É só fazer a conta de quanto representam as velhas e as novas ações num novo bolo de 100%. Vocês os dois passam a deter uma proporção relativa menor da empresa, mas de uma empresa que passa a valer o dobro… Preferem ter 55% de 100m ou 40% de 200m? E o mesmo para os pequenos...

Ainda simplisticamente, ele subscreve os seus 30% com o valuation acordado, entra o dinheiro na empresa como contrapartida das novas ações e ninguém vai ao mercado. Seria impossível comprar discretamente uma posição relevante na Mota Engil no mercado, mesmo que 5% ou 6%...

Mas tudo isto é mau para os pequenos investidores? Não, é excelente pois mesmo diluídos ficam com algo que vale muito mais!! Desde que o negócio avance (e fique mais clara a valuation)


Obrigado Trend, explicação muito boa. Até eu percebi, lol!
Acrescentaria apenas mais um dado: a Mota passa a ter um músculo financeiro que não tinha antes, com acesso a novas fontes de financiamento, o que lhe permitirá concorrer a mais e maiores obras. Ou seja, a empresa passa para outro campeonato.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 31/8/2020 16:01

ZéManuel Escreveu:Talha,
Quando é que foi feito o aumento de capital? os donos foram ao aumento de capital?
Uma ação que em 2 dias desce de 1,988 para 1,60 sem motivos nenhuns, sem os mercados americanos caírem grande coisa é um pouco parecido a lixo.
Bem que enganaram os Chinos.


tu não sabes o que dizes.... :lol:
vai ver o comportamento da ME entre 2008 e 2014, depois faz o mesmo de 2014 a 2018.

relativamente às descidas, sem explicação que mencionas, correlacionadas com os mercados americanos, e outros afins :mrgreen:

a explicação dos movimentos é para os analistas, eu não sou analista

eu sou especulador umas vezes, investidor outras vezes, e, por vezes, as duas ao mesmo tempo :mrgreen:

bons negócios.

(quem diria que o warren buffet ia investir uns milharões na TYO: 8058)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 31/8/2020 15:41

Talha,
Quando é que foi feito o aumento de capital? os donos foram ao aumento de capital?
Uma ação que em 2 dias desce de 1,988 para 1,60 sem motivos nenhuns, sem os mercados americanos caírem grande coisa é um pouco parecido a lixo.
Bem que enganaram os Chinos.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 31/8/2020 15:30

por acaso, concordo com a afirmação de lixo, mas, ainda me recordo do movimento quando houve a divisão da ME, em ME África, isto é, um spin-off tipo anatomia de grey, e clínica privada :mrgreen: (para quem seguiu as séries :lol: )

Assim, creio que não atingiremos a loucura dessa altura, mas, poderá, e fará sentido caso a operação se concretize, haver uma subida até ao valor do último aumento de capital da ME, nos € 2,40.

Entrei no papel, com uma quantia generosa hoje. :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 31/8/2020 15:20

Confirma-se a fraqueza desta ação.
Nunca gostei de lixo, perdoem a expressão.
Coitados os que compraram na quinta feira não queria estar no lugar deles.
Vaticinou-se que ia aos 2 e muitos mas afinal nem chegou aos 2 euros, e sabe-se lá se não regressa ao ponto de partida, por este andar esperem e verão.
Nem tudo o que parece é.
A subida foi para enfiar papel nos inexperientes.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sacanitajose » 30/8/2020 16:24

No início do ano, li que a China, buscava um parceiro, da Construção Civil, para a hipótese, de construção do Aeroporto do Montijo, da Linha Ferroviária de Sines, a Espanha !? e em outras Construções, em Sines :clap: Investi EGL e TDU :-k !!!
Mas, com a pandemia :oh: ! Tudo ruiu ... Após a subida, vulgus notícia EGL, desfiz-me delas ! Com uma mais valia, claro !
Dado que dada a situação económica, em que estamos e com a aviação, PARADA ! :idea: :shock: Já não acredito, em nada, disso, nem de outras coisas :-" =; Hidrogénio verde !? Fabrica de, dessalinização !? ( pois água da torneira ou dos poços, não dá !)
Ideias boas, mas muito tardias !!! Daqui a 10 anos, talvez :wink: :arrow: :idea:
Boa semana de, negócios que creio, virar boa, lá para 5ª feira ( fim de férias). Mas cuidado com o,15Set :evil: :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tudoounada » 30/8/2020 9:33

Bom dia por essa ordem de ideias quantas empresas teríamos em bolsa? :shock: :shock:
 
Mensagens: 1
Registado: 6/8/2016 14:42

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AdsBot [Google], Apramg, Bing [Bot], Cem pt, Ferreiratrade, mpaquim, PAULOJOAO e 141 visitantes