Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 4/9/2020 16:56

Só um milagre evitará que venha abaixo de 1.40. Aí sim, poderá haver marradas fortes dos touros. :?
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PIKAS » 4/9/2020 15:51

ZéManuel Escreveu:Gostei da explicação do Pikas, parece ser um tipo sensato.
Mas há uma coisa que não entendo que é, como uma empresa fundamentalmente atrativa cai 50 %? está para além da minha compreensão.


Razões de mercado, meu caro.
Como exemplo: Qualquer dia os mercados americanos descambam e vem por aí a baixo. Sim, porque isto não é sempre a subir, subir até ao céu... e nessa altura o que achas que vai acontecer à CORA? É certo que acompanha o sentimento do mercado e cai por aí a baixo também, e cai muito certamente.
E achas que pelo facto dos mercados irem nessa altura cair fortemente não se continua a comprar e vender cortiça? que a gestão da empresa agora boa torna-se uma mer&%$#?, que a empresa se vai endividar à louca só pelo facto do S&P estar a cair 20 ou 30%? Que essa queda nos mercados vai degradar significativamente os fundamentais da empresa? a resposta a tudo é não. Contudo, a cotação vai descambar.
Vê o gráfico recente da ALSS. Do início de fevereiro ao meio de março caiu perto de 50%. Os fundamentais da empresa deterioraram-se? claro que não, continua a vender-se papel como se vendia em janeiro ou até mais. As margens degradaram-se? Não, até não. A empresa parou? Não e até referiu ao mercado que só pararia se a obrigassem porque estavam assoberbados com encomendas. Endividaram-se à maluca) Não.
Foi o Covid? pois foi, foi o mercado, as forças do mercado com o pânico à cabeça.
E podes dizer que ainda não recuperou a queda de fev/março. É verdade, recuperou mais de metade mas não recuperou tudo. Mas deixa a cotação da pasta ir por aí a cima que vais ver o que é recuperar. A cotação da pasta BHKP está de há uns meses para cá a cerca de $680/ton quando no inicio de 2019 cotava à roda $1.000/ton. Se daqui a 15 meses a cotação estiver a rondar os $900/ton ( valor dos futuros agora ) o lucro das vendas da ALSS, sem se mexer, subiu cerca de 20%.
Concluindo: a cotação em bolsa a cada momento pode estar desfasada do valor intrinseco da companhia, tornando-a a desconto ou cara relativamente a esse valor. Para um investidor fundamental importa descobrir as que estão baratas, comprar e aguardar que o equilibrio venha ao mercado, demorando o tempo que for preciso. E importa fugir das que estão caras, por muito baratinha que esteja a cotação ( tipo BCP ).
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 4/9/2020 14:53

Gostei da explicação do Pikas, parece ser um tipo sensato.
Mas há uma coisa que não entendo que é, como uma empresa fundamentalmente atrativa cai 50 %? está para além da minha compreensão.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PIKAS » 4/9/2020 14:48

Manuel_13 Escreveu:
ZéManuel Escreveu:Talha,

Pá não compres mais, apesar da tua experiência não sabes de certeza o que poderá acontecer, comprar em queda é má tática, sempre ouvi dizer que em queda nunca comprar.


Ouviste dizer a quem? Essa nunca é uma estratégia de investimento.
A decisão de comprar ou vender tem a ver com o valor intrínseco da empresa e aquilo que penso que poderá valer no futuro. Para mim, claro, que apenas me guio por critérios de análise fundamental.

Estão ambos certos mas não estão a discernir o porquê. O horizonte temporal é a peça chave para saber o porquê.
A um investidor que se guia pela análise fundamental e que acha que o título tem, considerando a situação fundamental da empresa, condições para subir posiciona-se e aguarda pacientemente 1, 2 ou 3 anos. Se estiver certo, lá virá 40, 70 ou 100% de retorno.
Compra quando acha o preço atractivo, independentemente de ter descido nas últimas sessões 10% ou subido 20% e vende quando acha que a cotação está equilibrada quanto aos fundamentais. Mas pode estar a perder 40 ou 50% e isso não é motivo de preocupação maior já que os fundamentais trarão o título para o preço justo, aquele que considera para venda, demore o tempo que demorar.
A um investidor que se guia pela análise técnica importa muito mais os movimentos das ultimas sessões, a tendência, os suportes e as resistências mas, em qualquer caso, são os movimentos da ultima semana, ultimo mês, quanto muito nos ultimos poucos meses que importam, isto é são os movimentos de curto prazo.
Claro que ambiciona ganhar no trade 5 ou 10% ou, se estiver a correr mal, cortar e não ir para baixo desses 5%. Mas tudo isto num horizonte temporal curto ( dias, semanas ou poucos meses ).
Para quem se rege pela AT é impensável manter um título em carteira por 3 anos, a não ser que esteja a deixar correr os ganhos ( e há vários casos que são exemplo disso ).
Em AT é um erro crasso ( e normalmente muito custoso ) procurar adivinhar fundos ou, como se diz na gíria, apanhar facas a cair. Por isso, há que comprar títulos com força, com volume e que já estão a subir mesmo que sejam lixo.
Portanto, a peça chave é o horizonte temporal do investimento.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lobus3101 » 4/9/2020 14:29

ZéManuel Escreveu:Lobus,

Por curiosidade começaste a acumular em queda a partir de que preços?
Porque não tens ansiedade, se está a cair?
Sempre ouvi dizer que em queda não se compra nada, o que te leva a manteres a posição em queda?


A minha media está em : 1,56 , 2500 Euros de compras...
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 4/9/2020 13:29

Pá, eu ouvi dizer a tipos aparentemente bem sucedidos na bolsa e por isso vou assimilando estes ensinamentos, sempre saberão mais do que eu.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 4/9/2020 11:04

ZéManuel Escreveu:Talha,

Pá não compres mais, apesar da tua experiência não sabes de certeza o que poderá acontecer, comprar em queda é má tática, sempre ouvi dizer que em queda nunca comprar.


Ouviste dizer a quem? Essa nunca é uma estratégia de investimento.
A decisão de comprar ou vender tem a ver com o valor intrínseco da empresa e aquilo que penso que poderá valer no futuro. Para mim, claro, que apenas me guio por critérios de análise fundamental.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 4/9/2020 10:56

The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 4/9/2020 10:09

Talha,

Pá não compres mais, apesar da tua experiência não sabes de certeza o que poderá acontecer, comprar em queda é má tática, sempre ouvi dizer que em queda nunca comprar.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 4/9/2020 9:56

engraçado que desde que quebrou os €1,67 tenho estado a acumular também.

ontem, mais uma generosa compra :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 4/9/2020 9:15

Lobus,

Por curiosidade começaste a acumular em queda a partir de que preços?
Porque não tens ansiedade, se está a cair?
Sempre ouvi dizer que em queda não se compra nada, o que te leva a manteres a posição em queda?
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lobus3101 » 3/9/2020 23:51

Sem qualquer ansiedade vou continuando a Acumular Mota...aos valores mínimos ... quando atinge esse valor de compra.

Mas quantidades muito controladas ...1000/1500 Euros..
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 3/9/2020 16:49

Vejo outra coisa também.
Hoje apoiou-se na linha de tendência com inicio em 30/7.
Se amanhã a quebrar em fecho então pela análise técnica é de estar fora.
O fecho do gap pode dar alguma reação mas não sei se será duradoura e consistente.
Talvez o melhor seja esperar pelos 1,40 ou até 1,35.
Assim se o comportamento for este, o próximo movimento não fará máximo.

E mais uma lição a retirar, comprei a ALTRI em zona já de subida, vendi hoje com ganhos e mesmo que esperasse pela venda no fecho ainda tinha ganhos, ao contrario da MOTA que comprei em zona de queda na esperança de uma recuperação e tive que vender a perder, e se esperasse pelo fecho para vender mais perdia, tendo desta forma deixando lá parte dos ganhos que tive na ALTRI.
Com isto eu quero dizer que não compensa adivinhar zonas de inversão, devia ser mais rigoroso, devia comprar em subida ou quando tivesse indícios mais consistentes comprar em subida, mas enfim é o que é, já está feito não há volta a dar a não ser tirar a lição.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por F63 » 3/9/2020 16:36

ZéManuel Escreveu:O Gap que eu vejo é o do dia da grande subida de 30 %, no dia anterior tinha feito máximo em 1,454 e no dia seguinte um mínimo de 1,472, esse é o gap que vejo e se o gap se confirmar virá então a 1,454.


Sim, exatamente esse. Vê-se bem!

BN
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 3/9/2020 16:24

Os índices Americanos despoletaram correções, a Mota não se safou.
O Gap que eu vejo é o do dia da grande subida de 30 %, no dia anterior tinha feito máximo em 1,454 e no dia seguinte um mínimo de 1,472, esse é o gap que vejo e se o gap se confirmar virá então a 1,454.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 3/9/2020 15:58

Tem um suporte a 1,517€, já veio mais abaixo, um fecho abaixo disso e não sei não.
Ou os chineses compram o que já venderam, ou fecha os gaps todos.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 3/9/2020 15:49

F63 Escreveu:Se já veio até aqui desde os € 1,988 agora deve fechar o GAP.
Não compro acima disso.

BN


Qual gap?

Aquele nos 1,152€? Das 16h35m de 30 de Julho?
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 3/9/2020 15:24

Venda da Mota a 1,54 com perdas por ter demonstrado grande falta de força.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 3/9/2020 14:38

F63,
É possível, está só a 6,5% desse valor.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por F63 » 3/9/2020 14:21

Se já veio até aqui desde os € 1,988 agora deve fechar o GAP.
Não compro acima disso.

BN
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 3/9/2020 13:08

Talha,

Como disse é uma atitude especulativa, arrisquei, vamos ver como corre.

RFPB,

Bem observado, o Pitroil parece estar a inverter para quedas, vamos ver se recupera algo.
Vamos ver, vamos ver.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 3/9/2020 13:00

ZéManuel Escreveu:Depois da saída da ALTRI, especulativamente entrei em compras na MOTA, a 1,568 €.
Parece que ontem não fez mínimo em relação ao dia anterior e hoje está com um comportamento aceitável, apesar de ainda não ter feito máximo em relação a ontem.
Vamos ver como corre, compra por intuição e por possível antecipação de inversão de movimento.
:lol:

por ZéManuel » 31/8/2020 16:16

Talha,
.....
Se fosse um grande negócio o que anunciaram a cotação não vinha abaixo assim de repente deveria consolidar mas não tenderia a vir ao preço da partida que me parece ser o que está a acontecer.
De qualquer forma boa sorte.

típico FOMO :mrgreen:
Anexos
Screenshot 2020-09-03 at 13.00.15.png
Screenshot 2020-09-03 at 13.00.15.png (512.53 KiB) Visualizado 3944 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 3/9/2020 12:40

ZéManuel Escreveu:Depois da saída da ALTRI, especulativamente entrei em compras na MOTA, a 1,568 €.
Parece que ontem não fez mínimo em relação ao dia anterior e hoje está com um comportamento aceitável, apesar de ainda não ter feito máximo em relação a ontem.
Vamos ver como corre, compra por intuição e por possível antecipação de inversão de movimento.


Na minha opinião está sem tendência e se o petróleo corrigir uns 10% no curto prazo, a ME pode corrigir muito também.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ZéManuel » 3/9/2020 11:41

Depois da saída da ALTRI, especulativamente entrei em compras na MOTA, a 1,568 €.
Parece que ontem não fez mínimo em relação ao dia anterior e hoje está com um comportamento aceitável, apesar de ainda não ter feito máximo em relação a ontem.
Vamos ver como corre, compra por intuição e por possível antecipação de inversão de movimento.
 
Mensagens: 682
Registado: 7/8/2014 18:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lobus3101 » 2/9/2020 13:30

ZéManuel Escreveu:Lobus,

Concordo, mas pode mudar o sentimento, na cabeça de algumas pessoas e pelo menos não haver vendas por forma a cair.
O que se pode ter passado é que aqueles que estavam em perdas viram-se a ganhar e venderam, pressionaram os preços em baixa.
Agora vamos ver.


Também concordo.
Mas se a noticia dos chineses foi "plantada"- ou se não foi o caso- não continuar a ser "alimentada" , a Mota vai voltar a valores anteriores, pois os Resultados nada vieram acrescentar !!!
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Arlos, Bing [Bot], Goya777, joao garcao, latbal, PAULOJOAO, pbasto, Shimazaki_2, trend=friend, VALHALLA, yggy e 167 visitantes