Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tyui » 27/8/2020 10:58

Os Chineses lenta e gradualmente vão comprando tudo neste lindo País á beira mar plantado.
 
Mensagens: 501
Registado: 4/2/2011 7:53
Localização: 21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 27/8/2020 10:53

Spiff69 Escreveu:Nirsup,o que interessa é o P&L, o resto são balelas. Na bolsa, o P&L sobrepõe-se á razão.


Absolutamente de acordo. O que importa é o P. O L. não interessa nada. Mas o dinheiro não é tudo na vida.
Ontem, comprei uma ação (ADR) cotada na Bolsa de Nova Iorque. Foi uma compra simbólica e não com o propósito de ganhar dinheiro.
até porque a empresa parece uma múmia paralítca. Há meses que não sai do sítio. Comprei uns quadros a óleo nessa empresa (chinesa) e fiquei muito bem impressionado e satisfeito com a compra.
Então não é que está a subir 6,557% no pre-market?
Estes chineses andam a seguir-me . :wall: :wall: :wall:
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Spiff69 » 27/8/2020 10:06

Pensei ter sido óbvio, mas afinal não, o que interessa é o P&L da nossa conta, isso sim.
 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por bigest » 27/8/2020 9:58

O preço do aumento de capital nesta situação deve ser o preco de mercado com algum desconto, não acham?
Agradece-se palpites!
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 27/8/2020 9:48

O P&L :lol:
dívida a aumentar 34 milharões :mrgreen:
grupo com 5 milharões de prejuízo

não há idiotice que vá para lá da razão :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Spiff69 » 27/8/2020 9:45

Nirsup,o que interessa é o P&L, o resto são balelas. Na bolsa, o P&L sobrepõe-se á razão.
 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 27/8/2020 9:43

Há coincidências felizes. Não fossem os chineses e a Mota estaria, hoje, abaixo de 1 euro.
Se eu acredito em bruxas, oops, coincidências? Não, não acredito. Mas sei que as coincidências existem.
O Covid-19 pode explicar muita coisa mas não explica tudo. Há caras, oops, coisas que não enganam!
By Nirvana
Editado pela última vez por NirSup em 27/8/2020 10:40, num total de 1 vez.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Goya777 » 27/8/2020 9:33

Spiff69 Escreveu:Não digo aos preços actuais nem aos 3,15, mas pelos 2,xx e muito acredito que seja.


Mmmm.. penso que nao
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Spiff69 » 27/8/2020 9:24

Não digo aos preços actuais nem aos 3,15, mas pelos 2,xx e muito acredito que seja.
 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Goya777 » 27/8/2020 9:17

forza algarve Escreveu:O passo seguinte é um Aumento de capital geral ou reservado??


Será por aí... Mas aos preços actuais, nao aos 3 euros e tal que compraram a posiçao à familia (belo negocio vender ao dobro do preço de mercado).
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 27/8/2020 9:10

O passo seguinte é um Aumento de capital geral ou reservado??
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Spiff69 » 27/8/2020 9:07

E com isto o perfil de risco diminuí bastante, ao mesmo tempo que a empresa passa a poder ir para obras e projetos de outro campeonato. Com avaliação nos 3,15 resta-nos aguardar serenamente.

E a Martifer acabará por ir atrás, vamos a ver se mais logo com os resultados também não virá notícia semelhante.hehe
 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por bigest » 27/8/2020 9:02

Pelo que li dá 3,16 euros por ação!
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MCMAD1977 » 27/8/2020 8:45

Segundo o comunicado a venda da participação será “muito acima” da atual cotação.

https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR76712.pdf
 
Mensagens: 305
Registado: 25/2/2008 17:23

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nook » 27/8/2020 8:11

Chinesa CCCC vai ter mais de 30% da Mota-Engil
A quarta maior construtora do mundo vai adquirir uma posição na Mota-Engil à holding da família Mota e participar num aumento de capital, assegurando mais de 30% do grupo. A Mota Gestão e Participações reduz para 40%.


A Mota-Engil anunciou esta quinta-feira que tem em fase final de negociação um acordo de parceria estratégica e investimento com "um dos maiores grupos de infraestruturas do mundo (top 5), com uma atividade significativa a nível mundial", que se irá tornar "um acionista relevante e um parceiro de longo prazo" do grupo hoje controlado pela família de António Mota.

No comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Mota-Engil não identifica o novo acionista, mas o Negócios sabe, pela descrição feita, que se trata da China Communications Construction Company (CCCC), a quarta maior construtora do mundo com a qual o grupo português assinou em abril de 2019 uma parceria estratégia, e com quem tem concorrido em consórcio a projetos de grande dimensão este ano.

Segundo explica na mesma nota, no âmbito deste acordo a Mota Gestão e Participações (MGP), a holding da família que responde hoje por quase 65% do grupo português, "aceitou vender uma participação relevante no capital social da sociedade a um preço que reflete uma valorização que está muito acima do preço atual de mercado".


Ainda nos termos do acordo - que a Mota-Engil diz esperar que seja concluído "em breve", necessitando ainda das autorizações do regulador e do cumprimento de várias outras condições precedentes -, o novo parceiro "comprometer-se-á a subscrever uma participação relevante num aumento de capital social de até 100 milhões de novas ações que será submetido brevemente a deliberação em assembleia geral", mas também a estabelecer "um acordo de parceria e investimento com o grupo Mota-Engil para desenvolver em conjunto oportunidades comerciais".


Após este aumento do capital social, acrescenta o grupo no mesmo comunicado, passará a ser imputável à MGP uma participação de cerca de 40% do capital social da Mota-Engil, "sinal de total empenho e alinhamento com a sua posição histórica no grupo", e o novo acionista "atingirá uma participação ligeiramente superior a 30%".


A cotada frisa ainda no comunicado que "esta nova estrutura acionista e o quadro desta parceria, que se baseia na avaliação do grupo de cerca de 750 milhões de euros, irá reforçar as capacidades financeiras, técnicas e comerciais do grupo Mota-Engil, a fim de aumentar as suas atividades em todos os mercados e abrir novas oportunidades para novos desenvolvimentos".


A Mota-Engil tem atualmente mais de 237,5 milhões de ações, o que à cotação a que fechou a sessão desta quarta-feira (1,448 euros) significa um "market cap" de quase 344 milhões de euros.

O grupo português fechou no ano passado, por ocasião da visita de Marcelo Rebelo de Sousa à China, uma parceria estratégia com a CCCC, que este ano começou a dar resultados.

Ainda em fevereiro, a construtora liderada por Gonçalo Moura Martins ganhou um contrato de 270 milhões de euros na Colômbia para um projeto hidroelétrico de uma sociedade detida pela CCCC e pela China Three Gorges, e em abril, o consórcio que lidera (com 58%) com o seu parceiro chinês assegurou o contrato para a construção do primeiro lote do Tren Maya, no México, no valor de 636 milhões de euros.

Agora, segundo noticiou o Negócios no dia 21 de agosto, o agrupamento que formaram foi pré-qualificado num concurso para a construção de uma ponte em Lagos, na Nigéria, no valor de 2.250 milhões de dólares (cerca de 1.900 milhões de euros). Um montante que mais do que duplica o maior projeto da história do grupo português.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... mota-engil
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2563
Registado: 12/2/2006 14:02
Localização: 2000

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 27/8/2020 7:57

Semestre não muito positivo mas o acordo com a gigantee construtora chinesa para entrar no capital social é fantástica noticia
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 25/8/2020 22:33

jorgemvm Escreveu:
andraderui Escreveu:Tanto andaime para tão pouco lucro!


Mais os 440M no Gana, mais os 2.2MM agora na Nigéria... terá que subir!


Na Nigéria, calma. Foi apenas pré seleccionada juntamente com outros 5 consórcios.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jorgemvm » 25/8/2020 21:57

andraderui Escreveu:Tanto andaime para tão pouco lucro!


Mais os 440M no Gana, mais os 2.2MM agora na Nigéria... terá que subir!
 
Mensagens: 91
Registado: 26/8/2016 16:16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 25/8/2020 16:13

"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 22/8/2020 19:47

ME
Anexos
Mota Engil.png
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 22/8/2020 19:23

NirSup Escreveu:Pois acredito que em países civilizados (e estou a incluir nestes Portugal) e em concursos públicos não seja fácil chegar ao tal meio por meio. Nem sequer é fácil ganhar concursos.
E não é por acaso, por mero acaso, que a Mota & Companhia ganha concursos, ganha muitos concursos, em Àfrica e na América Latina. Lá mais para trás publiquei um mapa a dar conta disso mesmo.
O pior cego é aquele que não quer ver.


Nirsup,

Estás completamente fora da realidade.
Nesses mercados, onde julgas que o lucro liquido devia ser maior, estás enganado. Os custos das receitas são maiores e às despesas operacionais, juntas outras, que são as despesas extra-operacionais.
No final o lucro é praticamente o mesmo, a dimensão da empresa é que cresce. Nesses mercados, há trabalho em infraestruturas para as próximas 10 gerações.
Olha uma coisa, o Warren Buffett não entrou no imobiliário em Portugal? Sabes porquê?
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 21/8/2020 18:12

Vamos ver dia 27.os resultados do semestre para saber o que podera acontecer nas contas se começar a segunda vaga do covid(como ja começou em toda europa)
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 21/8/2020 18:05

Pois acredito que em países civilizados (e estou a incluir nestes Portugal) e em concursos públicos não seja fácil chegar ao tal meio por meio. Nem sequer é fácil ganhar concursos.
E não é por acaso, por mero acaso, que a Mota & Companhia ganha concursos, ganha muitos concursos, em Àfrica e na América Latina. Lá mais para trás publiquei um mapa a dar conta disso mesmo.
O pior cego é aquele que não quer ver.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 21/8/2020 16:51

NirSup Escreveu:
forza algarve Escreveu:É o tipo de business que tem margens quase nulos.. Isso acontece com quase todas as construtoras do mundo


Não é essa a ideia que eu tenho. Aqui há uns anos atrás, andava eu pelas capitais do Reino, uma Amiga cujo pai era construtor (onstruia casas para habitaçáo) dizia-me ela (seria para me impressionar?) que aquilo era meio por meio.
Mas o que tinha mais piada era o facto de pagar um IRS correspondente ao salário mínimo nacional pago pela empresa, obviamente, como gestor da mesma. Seria verdade?


Kurt,

Meio por meio, é num circuito completamente diferente na qual a Mota Engil e Teixeira Duarte concorrem.
Talvez nas moradias/prédios, sem contratação pública, poderás chegar ao meio por meio ( e tens de lhe dar bem). Mas, faz uma obra e depois logo avisas a malta, do meio por meio.
Relativamente a concursos públicos, nem lá perto chegas. Como alguém já disse aqui no fórum, lucros líquidos de 5%, não são bons, são excelentes!
Mas vamos ver como serão as obras como o hidrogénio verde.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1428
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 21/8/2020 16:17

forza algarve Escreveu:É o tipo de business que tem margens quase nulos.. Isso acontece com quase todas as construtoras do mundo


Não é essa a ideia que eu tenho. Aqui há uns anos atrás, andava eu pelas capitais do Reino, uma Amiga cujo pai era construtor (onstruia casas para habitaçáo) dizia-me ela (seria para me impressionar?) que aquilo era meio por meio.
Mas o que tinha mais piada era o facto de pagar um IRS correspondente ao salário mínimo nacional pago pela empresa, obviamente, como gestor da mesma. Seria verdade?
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Ferreiratrade, goncaladas, Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, JoeP, latbal, malakas, maturidade, Nuno V, Olhar Leonino, PAULO 1986, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, yggy e 135 visitantes