Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

S&P500 - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: S&P500

por Àlvaro » 22/6/2020 23:30

E cá temos o esticão final antes de uma possível inversão. Este esticão costuma pode ser violento pois as entradas do lado curto ajudam à festa. Dificilmente o Spx não fará tb máximos como está a fazer o Nasdaq. Este rabinho final é sempre um quebra cabeça para os que se dedicaram ao pessimismo antes de tempo. Enquanto não quebrar a diaginal ascendente o touro à mínima dá uma valente cornada para norte. :mrgreen:
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: S&P500

por TheKeyboardDuck » 22/6/2020 22:19

Navete1 Escreveu:
TheKeyboardDuck Escreveu:Claramente não faz sentido lutar contra a tendência.

No meu estilo de trading, neste momento não está planeado realizar qualquer tipo de trade no SP500.
Contudo, faz sentido tomar outro tipo de posições.

Percebo a vontade de não querer "perder o barco" e o FOMO começa a bater.
É um jogo psicologico dificil e onde muita gente quebra (incluindo eu, quem nunca fez FOMO num pump)

Para mim as plays neste momento são:

- Long VOL, ouro e ativos com correlação negativa ao SP500 como o YEN, nomeadamente JGBs ou moeda.
- Tankers se o crude fizer rollover
- Gold miners
Screenshot_2.png


Não acreditas portanto, em muitas mais subidas consolidadas do SP?


Nope, alias a base da minha teoria é que o SP00 num futuro próximo vai reverter o movimento ascendente. Dando os gains dos ativos que tenho in play. Quando não sei, sou um gajo paciente desde que não vá contra o meu R:R.

Deixo mais um gráfico do JXY/VIX + SPX

Imagem
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: S&P500

por Navete1 » 22/6/2020 21:50

TheKeyboardDuck Escreveu:Claramente não faz sentido lutar contra a tendência.

No meu estilo de trading, neste momento não está planeado realizar qualquer tipo de trade no SP500.
Contudo, faz sentido tomar outro tipo de posições.

Percebo a vontade de não querer "perder o barco" e o FOMO começa a bater.
É um jogo psicologico dificil e onde muita gente quebra (incluindo eu, quem nunca fez FOMO num pump)

Para mim as plays neste momento são:

- Long VOL, ouro e ativos com correlação negativa ao SP500 como o YEN, nomeadamente JGBs ou moeda.
- Tankers se o crude fizer rollover
- Gold miners
Screenshot_2.png


Não acreditas portanto, em muitas mais subidas consolidadas do SP?
 
Mensagens: 119
Registado: 24/6/2014 16:57

Re: S&P500

por TheKeyboardDuck » 22/6/2020 21:45

Claramente não faz sentido lutar contra a tendência.

No meu estilo de trading, neste momento não está planeado realizar qualquer tipo de trade no SP500.
Contudo, faz sentido tomar outro tipo de posições.

Percebo a vontade de não querer "perder o barco" e o FOMO começa a bater.
É um jogo psicologico dificil e onde muita gente quebra (incluindo eu, quem nunca fez FOMO num pump)

Para mim as plays neste momento são:

- Long VOL, ouro e ativos com correlação negativa ao SP500 como o YEN, nomeadamente JGBs ou moeda.
- Tankers se o crude fizer rollover
- Gold miners
Screenshot_2.png
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: S&P500

por NirSup » 22/6/2020 20:47

O que é belo é simples. O que é simples é belo

Admiro o ENOOOOOOOOOOORME conhecimento que alguns foristas mostram deter dos mercados financeiros. E não estou a ser irónico. Estou a ser sincero.
Mas tenho para mim que teoria a mais e demasiada complexidade na análise dos mercados financeiros pode ser até contraproducente.
Abandonei, recentemente, a bolsa portuguesa. Definitivamente? Nada é definitivo.
Entrei a medo nas bolsas americanas. No início com alguma cautela. Agora, mais confiante.
Adivinhar o momento e o sentimento são quanto a mim fundamentais para se ganhar dinheiro nas bolsas de valores. E isso tem a ver com a evolução dos mercados e da economia em geral. Rumar na direção do futuro e não remar contra o passado.
Estar focado no que é essencial e desligar dos pormenores. Mas depois de tomares uma decisão é mergulhar na onda e deixar-se ir até onde a onda te quiser levar.
E se fizeres uma boa escolha podes ter uma rentabilidade como nunca sonhavas ter na bolsa portuguesa.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: S&P500

por Ulisses Pereira » 20/6/2020 12:48

Correia, não tens que pedir desculpa por teres dado uma opinião contrária à minha feita com argumentos, sem provocações. Eu adoro debate, só não gosto de agressividade excessiva, algo que não está presente neste teu post, nem habitualmente nos teus posts, um participante sempre muito construtivo no Caldeirão.

Eu sempre defendi que valores extremos de ursos ou touros costumam ser sinais contrários (só dou mesmo relevância aos valores extremos). O que aconteceu aqui foi mesmo que troquei a palavra touro por urso duas vezes. Escrevi
É uma inversão em relação a recuperação do número de touros nas últimas semanas, deve ter sido influenciado pela queda forte uma semana antes e não me parece que seja uma boa notícia para os touros.
e ,como é óbvio, queria ter escrito urso das duas vezes, até porque os números mostram não uma inversão da recuperação de touros mas sim uma inversão à recuperação dos ursos e, naturalmente, não é uma boa notícia para os ursos. Vou editar o post para corrigir a gralha.

Portanto, foi um lapso na escrita, até porque tenho referido esse argumento como um dos argumentos Bullishs, podes reler aqui um dos artigos em que me referi a esse factor como argumento "bullish": https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses-pereira/detalhe/10-pistas-para-o-futuro-das-bolsas

Quanto a dizeres que vejo em tudo motivos para estar pessimista, aí discordo por completo. Aliás, o artigo supracitado mostra exactamente o oposto em que digo que há claramente argumentos para ambas as partes e coloquei 5 argumentos bullishs ou beariss.

Portanto, obrigado ( a ti e ao Johny Robaz) pela chamada de atenção porque, por lapso, cometi ali uma gralha no post, mas quanto ao resto discordo e mostro-te um artigo onde claramente indico motivos também bullish e não apenas bearish.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: S&P500

por Àlvaro » 19/6/2020 21:30

O SPx ne aguentou como o Nasdaq e recuou ligeiramente. Temos agora um suporte em 2954 e o índice poderá segurar-se por aí para tentar reiniciar o mov de alta. Uma quebra dessa zona seria um trambolhão à vista. :?
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: S&P500

por BearManBull » 19/6/2020 21:22

Deve-se fazer a leitura consoante o contexto do mercado, tem de se considerar que estamos num momento que é inédito para os mercados em termos de intervenção de BCs.

Eu prefiro interpretar a AT clássica, Temos um movimento em alta ao longo dos últimos 3 meses. Portanto podemos estar perante consolidação para subidas ou poderá estar feito o topo de médio prazo. Mas de momento o sentimento parece neutro pelo menos da minha parte.
Não vimos nenhum suporte quebrado, mas vimos algumas quedas expressivas aumentando a volatilidade e já se sabe que o medo costuma ter mais força que a ganância daí que a volatilidade seja normalmente favorável aos ursos. Outro motivo é que usamos o dinheiro que sobra para comprar títulos, mas nas vendas retira-se o dinheiro necessário, ou seja é um excesso de liquidez vs falta de liquidez nas contas de quem compra e vende que causa volatilidades maiores nas vendas.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8604
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: S&P500

por C0rr3i4 » 19/6/2020 21:09

JohnyRobaz Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Os dados ontem revelados pela AAII mostram 24,4% de touros (-9,9% em relação à semana anterior), 27,8% de neutros (+0,2%) e 47,8% de ursos +9,7%). É uma inversão em relação a recuperação do número de touros nas últimas semanas, deve ter sido influenciado pela queda forte uma semana antes e não me parece que seja uma boa notícia para os touros.

Abraço,
Ulisses

P.S Jota, não tenho dados do mercado americano dessa data.


Ulisses, esses dados da AAII têm-se mostrado inversamente relacionados com o mercado desde final de março, pelo que nem sei que pense desse disparo dos bears e redução dos bulls. Quase que diria que é bom para os touros...


Ora nem mais.
Nem tinha visto esta resposta.
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

Re: S&P500

por C0rr3i4 » 19/6/2020 21:01

Ulisses Pereira Escreveu:Os dados ontem revelados pela AAII mostram 24,4% de touros (-9,9% em relação à semana anterior), 27,8% de neutros (+0,2%) e 47,8% de ursos +9,7%). É uma inversão em relação a recuperação do número de touros nas últimas semanas, deve ter sido influenciado pela queda forte uma semana antes e não me parece que seja uma boa notícia para os touros.

Abraço,
Ulisses

P.S Jota, não tenho dados do mercado americano dessa data.


Olá.

Peço-te desde já as minhas desculpas, mas acho essa leitura totalmente errada, Ulisses.

Na minha opinião, quando o pessimismo está no ar (número bears acima dos 50%), os mercados sobem... Bulls perto ou acima dos 50%, correcção próxima.

Aconteceu isso mesmo há 3 meses, número de bears junto aos 50%, e os mercados começaram a subir.

Sempre foi assim... na sua grande generalidade, ao longo dos anos.

Portanto, ao contrário do que dizes, número de bulls nestes valores, é uma boa notícia para os bulls...

Até fico admirado em ligares aos valores do AAII, pois há uns tempos atrás, em resposta a um forista, revelavas que davas pouco valor aos valores semanais do AAII e que era um dado irrelevante.

Claro que para quem augura uma queda das bolsas desde há 2-3 meses, está sempre a ver tudo do lado das quedas. É normal...

Elas virão e serão fortes e nisso tens razão, mas tal não teria de ser desde a altura que as anuncias. Estou certo que um dia terás razão... O timing é que não foi o correcto. Já pareço o Euroverde a falar...

Peço desculpa, se o meu comentário foi uma afronta aos teus pensamentos, mas não acho que seja positivo para o CdB, haver uma unanimidade de opiniões, sem haver um pouco de contraditório e espero que a minha opinião não seja alvo de censura, como naturalmente acho que não será da tua parte.

Cumprimentos a todos.
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1561
Registado: 18/1/2012 17:35
Localização: Sorria, está na Maia.

Re: S&P500

por JohnyRobaz » 19/6/2020 12:49

Ulisses Pereira Escreveu:Os dados ontem revelados pela AAII mostram 24,4% de touros (-9,9% em relação à semana anterior), 27,8% de neutros (+0,2%) e 47,8% de ursos +9,7%). É uma inversão em relação a recuperação do número de touros nas últimas semanas, deve ter sido influenciado pela queda forte uma semana antes e não me parece que seja uma boa notícia para os touros.

Abraço,
Ulisses

P.S Jota, não tenho dados do mercado americano dessa data.


Ulisses, esses dados da AAII têm-se mostrado inversamente relacionados com o mercado desde final de março, pelo que nem sei que pense desse disparo dos bears e redução dos bulls. Quase que diria que é bom para os touros...
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: S&P500

por Ulisses Pereira » 19/6/2020 11:41

Os dados ontem revelados pela AAII mostram 24,4% de touros (-9,9% em relação à semana anterior), 27,8% de neutros (+0,2%) e 47,8% de ursos +9,7%). É uma inversão em relação a recuperação do número de ursos nas últimas semanas, deve ter sido influenciado pela queda forte uma semana antes e não me parece que seja uma boa notícia para os ursos.

Abraço,
Ulisses

P.S Jota, não tenho dados do mercado americano dessa data.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: S&P500

por jotas007 » 19/6/2020 11:38

Bom dia Ulisses,

Será que dá para adicionar um gráfico igual ao teu, mas com alteração no eixo do x que vai no intervalo de tempo de Janeiro de 1967 até Dezembro de 1994?

Com a escala igual ao gráfico anterior.

Obrigado pela atenção! :wink:
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 406
Registado: 28/7/2013 12:03

Re: S&P500

por TTrisquel » 19/6/2020 11:25

Na realidade este é o cenário da última semana "graf. sp500 - 30min".... Acho que tem sido uma semana de reflexão...

Pode sair para qualquer lado....
Anexos
S&P1.JPG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 29
Registado: 22/12/2017 0:03

Re: S&P500

por Opcard » 19/6/2020 11:12

Álvaro o pessimismo é em muito casos gasolina para os mercados ,hoje olho vejo que os investidores estão a ser selectivos vendo caso a caso .

Eu investi as cegas nas quedas tudo era bom , depois nas subidas tudo subia e agora é que é duro tenho de ver caso a caso e comento erros ‘

Eu tenho posições curtas e longas porque acredito que a situação da Lufthansa se pode complicar a falência pode acontecer , e vejo na SAP SE bom potencial , mas na vida sempre tive mais dúvidas que certezas .
 
Mensagens: 4357
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: S&P500

por Àlvaro » 19/6/2020 10:58

Opcard, o fim dos tempos das subidas pode não ter acabado apesar do pessimismo instalado. Pelo contrário, poderemos assistir ao desenhar completo da outra perna do "V". Só uma notícia com impacto negativo poderá ajudar os ursos a terem sucesso no pessimismo que diarimente injetam nos fóruns de bolsa.
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: S&P500

por Opcard » 19/6/2020 10:17

Não será só a 2 vaga dos vírus que assusta , há algo que me assusta mais no domínio ideológico dos novos donos do sistema por questões ambientais ou por outras razões estamos a chegar ao fim dos tempos...


Desde proibir o aquecimento nas esplanadas , luz nas montras ou portas fechadas nas lojas , ar condicionado a menos 30° menos nos hospitais , proibir novas zonas comerciais ,ou novos aeroportos , impedir consumo ou tráfico aéreo ... automóveis raros como na minha aldeia quando era criança .

Tempo de trabalho 28 horas ,mesmos ordenado o dinheiro vai-se Buscar aos dividendos e transações do mercado e as mais-valias ...

Há mais mas chega muito pensam que é loucura mas é fruto do
tempo no mundo ocidental o seu activíssimo ganhará e a China também .
 
Mensagens: 4357
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: S&P500

por TheKeyboardDuck » 19/6/2020 10:05

Algo que se vê muito pouco nos media ou comentadores é a relação do SP500 com o US30Y.

O ultimo rally para new ATH foi feito totalmente abaixo dos 2.5% Yield e neste momento até temos o 30Y abaixo da inflação dos US.
Isto é o epitome de quão mau as coisas estão na economia americana.

Imagem
Twitter:@tiagolvsantos
Telegram: @tiagolvsantos
Reports, Spreadsheets, signals ->https://eod-notes.com/shared-content/
Blog -> https://eod-notes.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 434
Registado: 28/1/2019 11:00

Re: S&P500

por Àlvaro » 19/6/2020 9:46

Com as notícias que dão conta que o surto na China está controlado e a curva a achatar as posições curtas sentem agora algum desconforto. Com notícias a confirmarem o controle do surto a possibilidade de romper para cima está viva, muito viva. Pelo contrário, uma notícia ao arrepio do otimisto fará estragos enormes no valor das ações. Umas mais que outras, como na 1.ª vaga.
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: S&P500

por Àlvaro » 18/6/2020 12:21

Agora parece começar a haver mesmo dificuldade em ir para cima 3119 parece já estar a funconar como resistência. E com a segunda vaga a estreitar há que mudar a leitura. Passei a estar pessimista mesmo no curto prazo. :?
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: S&P500

por Opcard » 18/6/2020 12:10

Obrigado Ulisses pelo gráfico , eu ao ver 2 companheiros do Caldeirão afirmar que está estas subidas do mercado foram a passo de caracol , fiquei confuso .

Porque estava convencido que terá sido dos movimentos mais bruscos da história do mercado .
 
Mensagens: 4357
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: S&P500

por Ulisses Pereira » 18/6/2020 2:36

McMad e Lobus, para que possam reflectir sobre o que escreveram, deixo-vos o gráfico de longo prazo do S&P500. Coloquei em escala logarítmica para que possamos ter a real noção da variação no gráfico (se não fizesse isso, o gráfico actual seria mais a pique). Basta olhar para 2000, 2007 e comparar com agora.

Abraço,
Ulisses
Anexos
sp.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: S&P500

por lobus3101 » 18/6/2020 1:29

MCMAD1977 Escreveu:Normalmente uma bolha tem uma subida muito acentuada antes de rebentar, o que não parece ser o caso.


Completamente de acordo.
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: S&P500

por MCMAD1977 » 17/6/2020 22:34

Normalmente uma bolha tem uma subida muito acentuada antes de rebentar, o que não parece ser o caso.
 
Mensagens: 305
Registado: 25/2/2008 17:23

Re: S&P500

por Opcard » 17/6/2020 21:43

As políticas monetárias ultra-expansionistas implementadas nos países da OCDE levarão a bolhas nos preços dos ativos.

O que pode fazer uma bolha estourar?

Iinflação .levando a taxas de juros a subir

Uma Crise geopolítica conflito comercial , guerra

Fim espontâneo à bolha, quando os compradores percebem a distância entre seu preço e os fundamentos e põem fim a festa .

Se alguém tiver mais acrescente .
 
Mensagens: 4357
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AC2719, Alfa Trader, Bing [Bot], cali010201, Dany63, Goya777, JoeP, m-m, macau5m, malakas, MPCER, MR32, Noel, nunorpsilva, OCTAMA, pattern, PAULOJOAO, PXYC, rs521, yggy e 163 visitantes