Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ALGACA » 24/6/2020 9:20

JorgeM2014 Escreveu:As obras em Africa que estão a ser financiadas pelo Banco Mundial são o alvo da MOTA_ENGIL que tem já uma implantação importante na Área.
O investimento público tem de regressar para promover a recuperação.


No bom caminho....

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... bue-604136
 
Mensagens: 471
Registado: 21/10/2014 20:36

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 22/6/2020 13:54

As obras em Africa que estão a ser financiadas pelo Banco Mundial são o alvo da MOTA_ENGIL que tem já uma implantação importante na Área.
O investimento público tem de regressar para promover a recuperação.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ALGACA » 15/6/2020 19:03

Com a Europa a querer se fechar aos chineses, será que está na hora dos chineses virar a mira para a mota engil, as obras vão começar em força em Portugal e na Europa, forçar investimento publico para estimular as economias europeias, o aeroporto do montijo é uma delas ,,,,,irão os chineses deixar escapar esta oportunidade , empresa barata e bem internacionalizada.....

https://sol.sapo.pt/artigo/680523/mota- ... sa-chinesa

a ver vamos....
 
Mensagens: 471
Registado: 21/10/2014 20:36

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 9/6/2020 16:03

Ulisses Pereira Escreveu:O suporte de longo prazo já estava claramente definido, mas a acção da Mota definiu também a resistência de curto prazo.

Aqui ficam os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses


Ainda dizem que o PSI e seus componentes não são técnicos... Pode ter pouco volume, ser algo desinteressante/desmotivador devido a tamponamentos, etc., mas que não é técnico...? :shock: :wink:
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 9/6/2020 15:10

O suporte de longo prazo já estava claramente definido, mas a acção da Mota definiu também a resistência de curto prazo.

Aqui ficam os gráficos actualizados.

Abraço,
Ulisses
Anexos
mota1.jpg
mota2.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sacanitajose » 8/6/2020 15:44

BearManBull Escreveu:Sem muito para dizer. LTD ultrapassada zona de resistência 1,33 - 1,4

Primeiro passo está dado.

:clap: e apesar de estas indicações, haverão, Dividendos :!: :?: :mrgreen:
sou um LP :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por BearManBull » 8/6/2020 8:57

Sem muito para dizer. LTD ultrapassada zona de resistência 1,33 - 1,4

Primeiro passo está dado.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 8/6/2020 0:19

BearManBull Escreveu::arrow:

por vezes basta uma simples meia dúzia de palavras para se entender melhor o pensamento do OP
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por BearManBull » 7/6/2020 23:50

:arrow:
Anexos
08_60_EGL Daily.png
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Adas » 4/6/2020 22:50

Sim, de facto mas sem duvida que é o que todos desejamos, até os curtos e ainda não sabem. :roll:
 
Mensagens: 7
Registado: 27/10/2013 23:29

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 4/6/2020 22:30

Spiff69 Escreveu:A Mota Engil nunca vai ser perfeita,mas isso não a vai impedir de ir de 1€ a 4€, 6€, 10€ como sempre aconteceu

este advérbio (sempre) parece-me manifestamente exagerado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Spiff69 » 4/6/2020 21:54

Financiamento do Banco Mundial. Carteira de encomendas em máximos, estados a abrir a torneira para contornar a crise, família Mota a comprar acções no nível onde sempre comprou e onde o título sempre fez mínimos. Se estão à espera que fique tudo vire cor de rosa para depois entrar, depois não se admirem irem buscá-la uns quantos € bem mais acima. A Mota Engil nunca vai ser perfeita,mas isso não a vai impedir de ir de 1€ a 4€, 6€, 10€ como sempre aconteceu.
 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 4/6/2020 18:59

mais um contrato para ser pago com dívida de angola, :lol:
Anexos
Screenshot 2020-06-04 at 18.58.07.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sacanitajose » 4/6/2020 18:55

:-k Boa tarde ! Acham que as possíveis obras, neste país, serão apesar dos concursos, entregues a estrangeiros, com o Covid 19 !?
Aeroporto !? stand by !?
Porto de, Sines e Fabrica de Hidrogénio !?
Ferrovia !?
Na minha santa ignorância, penso, nisso !
Cumprimentos a todos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 4/6/2020 14:00

Aqui ficam os gráficos actualizados da Mota. Deve ser a acção portuguesa que mais vezes, ao longo da sua História, fez o fundo junto à mesma zona, nesta caso dos mínimos históricos.

Abraço,
Ulisses
Anexos
mota1.jpg
mota2.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 1/6/2020 14:33

Caro NirSup, sobre os meus comentários, não se trata de "fé", mas de padrão.
Depois, falar em "bom-senso", quem anda nisto há algum tempo sabe que "bolsa" e "bom-senso" não andam de mãos dadas.

Sobre os tão óbvios e claros quadros acima, não os acho nada óbvios. O que deduzo é que tu achas é que o mercado não descontou o que esses fantásticos quadros te dizem. E se assim é, então parece-me que tens aqui uma bela oportunidade para seguir o teu bom-senso.

Como já disse, e volto a dizer: o que aconteceu no passado foi uma lateralização da Mota-engil nestes valores, com compras da família Mota, e no meio do pessimismo, arrancou. Se o padrão se repete? Não sei e ninguém te sabe dizer. Não preciso de me alongar mais, está nos meus comentários anteriores.

Bons negócios
 
Mensagens: 242
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 1/6/2020 8:47

afcapitao Escreveu:A família Mota comprava ações. As tuas dúvidas eram as mesmas da altura. E depois arrancou até aos 6€.
Cumprimentos


Caro afcapitao,
Longe de mim querer abalar os fundamentos da tua fé. Mas olha bem para os quadros que publiquei. Pára para pensar um bocadinho.
O que é que achas que se vai passar em África na era pos-Covid19 e com os preços do petróleo tão deprimidos? Não haver guerras já é uma sorte.
E as coisas pela América Latina não vão ficar melhores.
Repito isto muitas vezes: o que nos salva não é a fé mas o bom senso.
E há tanta falta de bom senso nalguns comentários que leio por aqui...
Uma boa semana com muito boas apostas.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 31/5/2020 15:36

Gostava que fosses mais específico, porque assim tenho mesmo que adivinhar o que pensas.
É certo, é um facto, mas os contratos demoram tempo a executar. Os lucros não aparecem logo. Pelo contrário, quando há contratos há uma fase de investimento e consequente aumento de dívida.
Mas enfim, não quero defender a empresa com unhas e dentes, há muita coisa que não percebo na Mota-Engil. Só sei o que já disse: no passado a descrença era igual. A d´ívida era elevada. A família Mota comprava ações. As tuas dúvidas eram as mesmas da altura. E depois arrancou até aos 6€.
Cumprimentos
 
Mensagens: 242
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 31/5/2020 15:06

Caro afcapitao,
Ganham concursos aos milhões e depois faturam tostões.
Abrir concursos em África e na América Latina é fácil . Difícil, difícil, é pagar as obras.
Do we need to say anything else?
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 31/5/2020 9:46

NirSup, o mesmo se pode questionar para Portugal. Porque é que não ganha muitos concursos em Portugal, e são as empresas espanholas que têm ficado com a maior fatia? Será pelas regras apertadas e rigorosas no nosso país?
Há um factor de preço nos critérios de seleção nos concursos. E a mota tem margens maiores nos países africanos e América Latina.
Sei que eles estão a concorrer a vários concursos na Europa. Agora também não se podem vender ao desbarato, digo eu.
Mas a tua observação é pertinente.
 
Mensagens: 242
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 31/5/2020 1:28

Spiff69 Escreveu:A Mota-Engil continua muito fraquinha, nem com a Europa a investir em infraestruturas consegue animar.


Caro Spiff69
Não achas um pouco estranho a incapacidade, aparente, que a Mota-Engil revela em ganhar concursos públicos internacionais na Europa, sujeitos a uma regulamentação rigorosa e apertada com vista a obter total transparência na escolha do vencedor?
Ou será que a Mota-Engil nem se apresenta a esses concursos?
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Spiff69 » 31/5/2020 0:40

Verdade , a Mota Engil à uns bons anos atrás andou meses e meses a cotar nos 1.035 com a família Mota a comprar tudo o que entregassem, mas mesmo tudo, passado uns tempos vendeu essas mesmas acções a investidores institucionais por uns bons bags acima.

Será que a história irá repetir-se?!?!

É a velha dúvida entre quem olha para o mês que vem ou quem olha para o ano que vem.
 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 30/5/2020 23:47

Ok, sempre deste alguma dica do que pensas.
Esta foi um empresa em que consegui ter lucros no passado, pelo que me desperta sempre alguma curiosidade quando estamos nestes valores. Já passaram 8 anos quando me lembro de a empresa lateralizar em torno 1 euro, e a descrença era grande. Quase nem se falava nela. Mas ia sempre ganhando obra aqui, obra ali.
Foi pouco depois que ela subiu até aos 6 euros.
Tempos diferentes, até porque agora tem mais ações no mercado, depois do falhanço da Mota Engil África. Até essa altura tinha um histórico imaculado de mais de 10 anos de distribuição de dividendos, que foi interrompido nos últimos anos. Os resultados também eram melhores.
Ainda assim, neste momento não deixa de me chamar a atenção valendo este valor de mercado. A família Mota comprou 500k ações no dia em que ela desceu abaixo do 1 euro, e fez compras em março e fevereiro. Este padrão de compras repetia-se no passado nestes valores. Enfim, a empresa é difícil de avaliar, tem muitos negócios, muitos países, e muita dívida. Mas cá continua, e com perspectivas de melhoria nos próximos anos.
 
Mensagens: 242
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 30/5/2020 23:04

afcapitao Escreveu:Nirsup, não queres contar o que pensas desses quadros? Obrigado


Não. Mas se deres rédea solta à tua imaginação chegas lá.
Não acredito que seja o único a pensar o que penso desta cotada, que nem às paredes confesso. Mas confesso uma coisa: NUNCA fui com a cara do Presidente da Comissão Executiva.
O problema não está nele. O problema está em mim.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 30/5/2020 22:54

Nirsup, não queres contar o que pensas desses quadros? Obrigado
 
Mensagens: 242
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Cem pt, Google [Bot], hugob0ss, Mmmartins, PAULOJOAO e 129 visitantes