Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

The Navigator Company - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Pedro2018 » 20/5/2020 21:34

Na JMT também houve uma reação espontânea de queda e vendas mas já recuperou mais de metade do que caiu.
Os potenciais vendedores terão de ser investidores que já estão a perder. Será boa ideia vender estando a perder só por uma esp´écie de pânico?
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Artista Romeno » 20/5/2020 21:32

E agora que "a cotada" nao paga dividendos...ui
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 20/5/2020 21:14

Talvez existam mãos fracas mas na realidade a decisão da empresa é a pensar no futuro não colocando em causa a sua solidez e capacidade exportadora.
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Punitor » 20/5/2020 21:13

Resultados muito fracos, ebitda em queda livre e já a pensar em apoios do estado, hummm

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... endadas_pb
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por NirSup » 20/5/2020 20:53

Que trambolhão para amanhã! Até fecho os olhos.
Estou fora.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Punitor » 20/5/2020 17:42

NirSup sabes bem que há cotadas no PSI para fazer um day trading bem mais interessante e com mais liquidez do que a Navigator. Eu hoje fui particularmente muito bem sucedido noutra.
O problema da Navigator é que basicamente só tem de agradar e prestar contas à Semapa, o seu acionista mais do que maioritário. E, por isso, tem um modelo de gestão fechado, antiquado, conservador e sem grandes horizontes.
Às vezes, diria quase sempre, esquece-se que está cotada e quem decide o seu valor é o mercado. É nesse sentido que acho que deveria ter uma postura mais aberta e dinâmica com o mercado.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por NirSup » 19/5/2020 14:27

Punitor Escreveu:
Pedro2018 Escreveu:Neste momento vejo a Navigator cheia de incógnitas e com um modelo de gestão muito paralítico e com pouca vontade de ter uma preocupação real com os pequenos investidores...


Penso como Tu, companheiro!
Mas isso não nos impede de ganhar dinheiro à conta e por conta da cotada. Como alguém disse noutro tópico: o timing é fundamental. E só por uns míseros cagajésimos de euro é que não ganho (mais-valias) uma pipa de massa nesta cotada. Apenas consegui comprar 1/5 da ordem dada.
Um abraço

Edit: acho que esta administração é uma menos-valia. Não está à altura das circunstâncias.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Punitor » 19/5/2020 11:57

Pedro2018 Escreveu:A Navigator é uma empresa líder mundial no setor do papel de impressão. Tem histórico de resultados e dividendos consistentes.
Eu considero os valores atuais de mercado uma situação pontual. Uma oportunidade.


Já pensei como tu companheiro.
Neste momento vejo a Navigator cheia de incógnitas e com um modelo de gestão muito paralítico e com pouca vontade de ter uma preocupação real com os pequenos investidores...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Pedro2018 » 19/5/2020 11:03

A Navigator é uma empresa líder mundial no setor do papel de impressão. Tem histórico de resultados e dividendos consistentes.
Eu considero os valores atuais de mercado uma situação pontual. Uma oportunidade.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Punitor » 19/5/2020 2:15

Alguém me sabe dizer às quantas anda aquele projeto da Navigator em Moçambique? A ir avante seria um megaprojeto...
Mas, acho que está tudo em águas de bacalhau e parece-me haverem processos judiciais pelo meio contra a Navigator por não cumprir os seus compromissos naquele país depois de lhe terem sido dadas condições excecionais...
O que a Navigator pretende afinal em Moçambique? Não vejo com bons olhos o seu compromisso nesse projeto ao andar um passo para a frente e dois para trás...
Vejo a Navigator muito acomodada no tempo, com pouca ação, pouca dinâmica, como se não tivesse um comandante estratega à altura!!
Moçambique seria aparentemente interessante para produzir madeira barata ou estilha de forma massiva para sustentar as fábricas o que viria colmatar as milhares de toneladas de madeira (mais cara), que importa para as ter a funcionar.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por NirSup » 15/5/2020 19:40

Punitor Escreveu:Por isso, aguardemos pelos resultados trimestrais da Navigator para analisarmos se a empresa é ou não é assim tão resiliente como sempre diz ser.


Na minha modesta opinião, os resultados trimestrais da NVG não vão ser tão maus como o comportamento em bolsa dá a entender. Houve de facto uma quebra nas vendas de papel de impressão e de escrita mas a pasta de que é feito o papel não deixou de ser produzida.
É óbvio que a empresa terá de se reinventar e adaptar aos novos tempos, O papel tissue é um produto com uma grande procura e o papel canelado e de embalagem vai ter uma procura exponencial. Portanto, apenas terá de adaptar a produção às solicitações do mercado.
Mas o sector da pasta (wood pulp) e do papel está deprimido nas bolsas de todo o mundo. Não é só em Portugal que isso acontece.
Já agora um parêntesis para lembrar que o consumo de pasta de papel para embalagem era nos EUA, em 2018, o dobro do consumo da Europa Ocidental. Com a previsível proibição do uso de sacos de plástico para acondicionamento de mercadorias a procura de cartão canelado e de papel de embalagem vai disparar.
As compras online potenciam igualmente o consumo de papel de embalagem.
Por isso, a estes preços estou dentro.

Para mais informações ver AQUI: https://www.mckinsey.com/industries/pap ... nal-change
Anexos
Pulp Container.JPG
Pulp Container.JPG (40.3 KiB) Visualizado 11583 vezes
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Punitor » 15/5/2020 18:01

RuiGerente Escreveu:pelos vistos a queda continua e vai acompanhada pela Altri e Semapa.


Temos visto que o mercado está muito reativo à divulgação dos resultados trimestrais.
Os resultados caem, as cotadas caem de uma forma super reativa e levam logo ripadas das casas de investimento, tipo Jerónimo Martins. Pelo contrário, quando os resultados sobem, sucede o inverso, tipo Corticeira.
A verdade é que nesta fase os resultados ditam as regras do jogo porque também demonstram o poder das empresas em lidar com este contexto adverso que impactou a economia toda.
Por isso, aguardemos pelos resultados trimestrais da Navigator para analisarmos se a empresa é ou não é assim tão resiliente como sempre diz ser...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por RuiGerente » 14/5/2020 9:07

pelos vistos a queda continua e vai acompanhada pela Altri e Semapa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Punitor » 13/5/2020 23:24

NirSup, companheiro, as razões aparentemente não se sabem. O mercado às vezes não precisa de razões.
Mas, esta perdeu o fôlego em relação à Altri..., Talvez penalizada em excesso, já nem sei.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por NirSup » 13/5/2020 18:57

Olá, boa tarde a todos!

Alguém me sabe dizer por que razão a NVG caiu, hoje, mais de 5%?
Gostava de saber se existe alguma explicação racional para isso, porque explicações irracionais haverá com toda a certeza.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por NirSup » 22/4/2020 3:09

NirSup Escreveu:A empresa investiu (e endividou-se concomitantemente) mais de 500 milhões de euros no reforço da sua capacidade de produção de papel (papel de escrita) numa altura em que já se adivinhava um declínio para a procura de papel de escrita.
Terá sido esta uma boa aposta?


Navigator reduz produção de papel pela primeira vez. Vão ser menos 700 toneladas por dia. Algumas máquinas de produção de papel vão parar.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por JorgeM2014 » 2/4/2020 12:31

A solidez da Navigator e o facto de não ter parado a produção vai possibilitar uma boa recuperação na cotação.
Os resultados não serão muito afetados porque a procura internacional em algumas áreas da produção não reduziu muito e passando a pandemia vai haver uma procura redobrada..
 
Mensagens: 648
Registado: 25/5/2014 19:16

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Punitor » 31/3/2020 0:59

Acho que está uma salada de brócolos neste tópico.
A NVG é tão somente uma empresa do setor industrial altamente permeável e penalizada com o contexto externo, nada bom, e com a consequente queda à vista nas exportações, com a agravante de o papel ter menos procura pelo menos nos próximos tempos, enquanto todos os serviços administrativos, editoras e escolas estiverem encerrados... em quase todo o mundo.
Há outras no PSI a fazerem mínimos históricos, coisa que esta ainda não fez...
A dívida da empresa não é colossal, nunca foi, e o endividamente não subiu duma forma colossal.
O dividendo proposto não é colossal.
Atenção, eu estou fora de todas as cotadas do PSI, incluindo desta.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 30/3/2020 0:19

Àlvaro Escreveu:artista, andas muito bear, mas se esta notícia chegar a ser verdade o fundo poderá estar feito no PSI, não sei se na Navigator que não acompanho. Mas há ações muito castigadas que, se pegarem, poderão dar grandes alegrias apesar do vírus.

https://www.publico.pt/2020/03/29/econo ... ao-1910054


De onde tiraste essa ideia? Eu não disse em lado nenhum que estou bear... até já disse que não sei se faremos novos mínimos! Acho que a probabilidade de os fazermos são maiores do as de não os fazermos, mas só isso!

Independentemente disso achas que são os coronabonds que vão evitar/acabar inverter os mercados? Se a pandemia nos EUA não se controlar num espaço de tempo relativamente curto não há instrumentos financeiros que segurem os mercados... da mesma forma que se houver sinais que a pandemia não afetará grandemente as economias não haverá intrumento financeiro que o impeça de subir!


bigest Escreveu:O endividamento sustentado faz parte da boa gestão duma empresa!


Endividamento para pagar dividendos?! Ok, não te posso dizer mais nada....
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por bigest » 29/3/2020 23:54

O endividamento sustentado faz parte da boa gestão duma empresa!
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Àlvaro » 29/3/2020 23:51

artista, andas muito bear, mas se esta notícia chegar a ser verdade o fundo poderá estar feito no PSI, não sei se na Navigator que não acompanho. Mas há ações muito castigadas que, se pegarem, poderão dar grandes alegrias apesar do vírus.

https://www.publico.pt/2020/03/29/econo ... ao-1910054
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 29/3/2020 23:30

bigest Escreveu:Mas qual endividamento, qual carapuça ?
O endividamento é sustentado no aumento progressivo das instalações e capacidade produtiva!
Quanto valem todas as fabricas em relação ao que valiam há meia duzia de anos atrás?


Engoliste uma K7 estragada?! Na página anterior respondi-te a isso, não diseste nada e voltas com a mesma K7.

Na apresentação dos resultados de 2019 a própria empresa assume que se endividou também para o pagamento de dividendos! Seja como for a realidade é que o endividamento da empresa aumento nos últimos anos, logo podia não o ter feito se tivesse pagado dividendos menores, ou nada mesmo!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por bigest » 29/3/2020 22:35

Mas qual endividamento, qual carapuça ?
O endividamento é sustentado no aumento progressivo das instalações e capacidade produtiva!
Quanto valem todas as fabricas em relação ao que valiam há meia duzia de anos atrás?
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 29/3/2020 19:47

Laribau Escreveu:Quanto ao mais: A Chamada da Semapa a este tópico, é que é ela que dita as regras na NVG, sendo por isso indissociável uma da outra.


Sim, isso é verdade e eu próprio já falei disso neste tópico, mas o meu comentário foi em relação à Navigator, e a tua pergunta inicial foi em relação à Navigator... eu respondi-te a isso, e tu passaste para a Semapa.

Laribau Escreveu:Relativamente aos pequenos acionistas, talvez já não te recordes, mas a politica de dividendos foi claramente expressa quando a Semapa promoveu uma OPA sobre a Semapa a pagar em títulos da NVG. Nessa altura assumiu um compromisso relativamente a dividendos da NVG e despachou assim mais 10 % da NVG. Ora, parece que os "gulosos" pelos dividendos foram justamente os pequenos acionistas. Quer os que compraram (pagando em Semapa) quer os que ficaram na NVG, sabiam ao que iam. Como sabem os atuais pequenos acionistas. Por mim, apesar de agora estar "fora", sempre me pareceu mais racional estar investido em Semapa do que em NVG (podes ver os meus comentários no Tópico respetivo). Na hora de investir, não se pode ignorar as circunstâncias específicas de cada cotada - no caso vertente, saber que há um acionista de controlo.


Em relação a isto não sei nada, eu nem costumo acompanhar muito estas coisas... o meu comentário foi apenas em relação ao facto de a navigator estar a destruir valor ao endividar-se para pagar dividendos, só isto, nada mais... obviamente que também sei que há muitos investidores que acham que os dividendos são sempre bons, algo que eu também tenho criticado, podem justificar-se mas nunca com endividamento!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Artista Romeno » 29/3/2020 19:27

Laribau Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:
Laribau Escreveu:
2015-2019.pdf
Este é o sumário dos indicadores financeiros consolidados da Semapa nos últimos 5 anos. A dívida líquida remunerada diminuiu substancialmente (-332 M€ ou, -257.2 M€ se preferirem com IFRS 16), o capital próprio aumentou 130 M€ e o grupo Investiu 955 M€ no período. Não alcanço onde se encontra a destruição de Valor. Mas certamente estou a ver mal...! Neste período, a NVG, aumentou a sua Dívida em apenas 60 M€.

Pois se fizesses este exercicio para a pt em 2010 era interessante...eu cheira me que o pico da nvg ja foi...papel de escritorio boa sorte....


Essa não é a questão. Não vale misturar tudo no mesmo saco. A questão é: A NVG endividou-se para pagar dividendos e isso destruiu valor da Semapa via destruição de valor da NVG. Isso não é verdade. A NVG aumentou ligeiramente a sua dívida, mas a Dívida consolidada da Semapa diminuiu consideravelmente. Por essa via não houve destruição de Valor da Semapa.

O que vai acontecer daqui para a frente: mais consumo ou menos consumo de papel de escritório, tem certamente que ver com a cotação da Semapa/NVG nos tempos que correm, mas não me venham é contar histórias da carochinha relacionando a baixa cotação da NVG e da Semapa com a política de dividendos. Se forem ver qual o montante de dividendos que saiu do perímetro de consolidação, têm certamente uma surpresa. E isso não era o que acontecia com a PT, em que os dividendos eram distribuídos para fora do seu perímetro. Diferença significativa.

Quanto à boa sorte (ou má…!), nesta altura do campeonato, em relação a estas cotadas, é para o lado que durmo mais confortavelmente (0%)... Tenho investido 5 % do Cash disponível e uma boa parte é na REN. :mrgreen:

Esta parte e verdade, os dividendos ficam dentro do perimetro, acho e que deviam cuidar da vaca leiteira em x de a sugar toda....mas vamos ver eu acho que tanto pode cair pa um lado a razao como para o outro...se esta recessao for muito severa e mais para mim se n for e para ti
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Goya777, joao garcao, latbal, Opcard, PAULOJOAO, pbasto, Shimazaki_2, trend=friend, VALHALLA, yggy e 153 visitantes