Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 15/5/2020 12:47

Jesphope, essa pergunta é de muito difícil resposta.

Por norma, tendo a não valorizar resistências e suportes tão antigos. Um dos aspectos importantes na definição de suportes e resistências tem a ver coma memória (ainda que inconsciente) dos investidores e a forma como eles reagem mentalmente em zonas que, há pouco tempo, foram níveis importantes. No longo prazo, creio que perde eficácia. Mas, neste caso, estamos a falar de um mínimo histórico. E em mínimos e máximos históricos, creio que essa relevância é inequívoca.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JespHope » 15/5/2020 12:21

Ulisses Pereira Escreveu:Sim, pode não quebrar agora. Mas em "Bear Markets" os suportes não são relevantes e são facilmente quebráveis, assim como em "Bull Markets" as resistências são irrelevantes.

Abraço,
Ulisses




Por curiosidade: tecnicamente, o facto de ser um suporte tão relevante (desde os anos 90), não lhe dá uma importância extra?
Obrigado
 
Mensagens: 26
Registado: 8/8/2012 9:54

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por cali010201 » 14/5/2020 23:11

Mota-Engil ganha contrato de 230 milhões na Polónia


https://www.dinheirovivo.pt/economia/mo ... a-polonia/


Anúncios de contratos é coisa que não tem faltado...
 
Mensagens: 366
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: Póvoa Stª Iria

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 14/5/2020 16:29

Sim, pode não quebrar agora. Mas em "Bear Markets" os suportes não são relevantes e são facilmente quebráveis, assim como em "Bull Markets" as resistências são irrelevantes.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 14/5/2020 16:22

Está em cima do suporte e o dia ainda não acabou.

Tendência é de quebra? Claro!

O suporte é forte? É?

Já quebrou o suporte? Não.

Ou seja, não tenho por certo que desça muito mais.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por luisribas » 14/5/2020 15:43

É verdade Ulisses, tem toda a razão.

Tenho feito esforços para corrigir essa mau hábito, de tentar apanhar as facas a cair.

Em minha defesa apenas posso referir que tenho usado stop losses, o que tem mantido os resultados equilibrados. :? :? :roll: :roll:
Onde é que anda o touro????
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 634
Registado: 8/5/2003 14:49
Localização: Marte

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 14/5/2020 15:10

Quando as acções estão com tendência descendente, não vale a pena tentar apanhar facas a cair. Fazer esse género de adivinhações, não faz qualquer sentido, só faz com que se vão cortando os dedos e quando a faca começa a subir já não há mãos para a apanhar.

Aqui fica o gráfico actualizado.

abraço,
Ulisses
Anexos
mota1.jpg
mota2.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RuiGerente » 14/5/2020 14:50

Agora só falta saber aonde vai parar???
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por luisribas » 14/5/2020 9:45

Praticamente a tocar no mínimo de 1 ano.

Com o estado atual do mercado, muito provavelmente deverá ser outra a quebrar esses mínimos. :shock:
Onde é que anda o touro????
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 634
Registado: 8/5/2003 14:49
Localização: Marte

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 13/5/2020 20:16

A coisa está bastante negra para a EGL. :shock:
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fjcbolsa » 30/4/2020 11:36

Esta talvez fique por aqui :-k :?: :-k
Anexos
Mota.png
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Hugo_Pires » 29/4/2020 19:15

Lá vai ela até aos 1.33... Com a força dos mercados, não sei mesmo se não vai quebrar este ciclo de bear..... Se quebrar os 1.33 acredito mesmo que Suba com força.... O.Mercado tem de ajudar...
Mas afinal o que mudou pra haver subidas que Deus me livre? Muitas aos 10,15 por cento...
Bons negócios.
 
Mensagens: 140
Registado: 12/10/2013 16:23

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por cristianosantos85 » 28/4/2020 13:21

A Mota esta semana ganhou mais de 700 milhões de euros em concursos de obras em 3 países (continentes) diferentes, Moçambique, Portugal e México. Em relação ao gigante projecto de Moçambique que ganharam ontem juntamente com os Belgas, se um dia deixarem de pagar não há mais obra, isso parece-me evidente... Mas que foi uma grande semana para a Mota, ainda por cima em tempos de crise, foi.
 
Mensagens: 414
Registado: 10/9/2015 16:45

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 28/4/2020 12:08

Olá Inversor.

Na minha opinião, para que a tendência de curto prazo seja alterada, eu preciso de ver a quebra dos tais 1,35 que referes.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por El inversor » 27/4/2020 20:30

Boa tarde,
Ulisses, imaginemos que o suporte aguenta esta caída e que estamos a testar o fundo outra vez. Para confirmar esta situação, na tua opinião a que preço tem que fechar a acção para considerar uma inversão de tendencia a curto/meio prazo?
1. Fecho acima dos 1.20€ (maximo da vela semanal anterior)
2. Fecho acima dos 1.35€-1.36€
3. Fecho acima dos 1.48-1.50€ (antigo importante suporte en velas semanais)

Muito obrigado.

Abrazo
 
Mensagens: 28
Registado: 27/7/2009 19:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 27/4/2020 17:52

mais um contrato....

https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR75397.pdf

moçambique vai pagar em crude :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fjcbolsa » 27/4/2020 16:06

Com quebra entra em mínimos de sempre, zona desconhecida :-k
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 27/4/2020 15:52

Deixo aqui os gráficos actualizados da Mota-Engil, depois de ter desperdiçado praticamente todos os ganhos recentes .Está agora cada vez mais perto do importante suporte que tenho referido. Esse suporte não é apenas importante no curto prazo, como tem sido decisivo no longo prazo, conforme o gráfico desse horizonte temporal bem mostra.

Abraço,
Ulisses
Anexos
mota1.jpg
mota2.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por cristianosantos85 » 25/4/2020 11:46

Artista Romeno Escreveu:
cristianosantos85 Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/construcao/detalhe/mota-engil-obtem-contrato-de-636-milhoes-no-mexico?ref=HP_maislidas

Mas que grande notícia para a Mota-Engil... Game changer...


o game changer da mota, foi ter admitido que recorreu as moratorias da banca, que a situacao sempre foi negra era mais que sabido... mas disso nao falam, do cash que dizem ter mais que é fabricado via 113 milhoes de factoring, de um saldo de clientes com pmr dantesco, de ativos nao correntes colocados como correntes pa maquilhar uma forte deteoracao da relacao PC, AC; um saldo de outros devedores que é ar numas centenas de milhoes, tudo game changers. Overall a mota tem 76 m de equity com muita artimanha à mistura e divida financeira de 1700 M euros o resto é musica, de quem usa factoring, descobertos, contas caucionadas á força toda... hoje por hoje o cancro da martifer depois da venda em espanha ate era capaz de estar melhor porque reduziu a divida, apesar de a mesma ser muito alta... mas com a contracao economica está tambem frito como o mourinho :mrgreen:



A conversa da dívida da Mota, eu não sei, mas já dura há uns dez anos neste grupo não? Faliu mais depressa o país que a Mota-Engil. A Mota-Engil com esta mesma dívida já cotou a 4 euros, a 3 euros, a 5 euros e por aí adiante. A diferença é que agora está a 1 euro... O que interessa é que em tempos de crise a Mota acabou de ganhar duas obra de grande relevo. E mais do que o lucro a que tem direito na obra mexicana que só anda na casa dos 30%, a Mota já estava presente no México (Generadora Fénix) e isto o que significa é que a Mota está a penetrar no país com crescente vitalidade. O México não é o Burkina Faso, é um pais cada vez mais decente e cada vez em maior crescimento onde até lhe pagam para diminuir a produção de petróleo...

Eu já defendi a Martifer até contra ti (creio) onde alertava que a empresa podia dar a volta por cima e podia ser um investimento muito interessante. Hoje tenho mais dúvidas, apesar das contas estarem melhores, pois se há sector que vai levar um rombo (já está a levar) no curto e médio prazo é o do turismo, principalmente o de cruzeiros.

Em relação às moratórias, só estão a aproveitar o beneficio que o momento lhes deu. Grandes e fantásticas empresas estão a recorrer às moratórias e ao layoff (até a tua ibersol). Tanto acredito no que estou a dizer e no possível turning point da Mota que entrei no final da sessão de sexta.

Cumprimentos a todos e que cada um invista por sua cabeça.
 
Mensagens: 414
Registado: 10/9/2015 16:45

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Hugo_Pires » 25/4/2020 10:08

Bom dia. Pergunto porque em termos fundamentais não sei como está a Mota. Em termos técnicos poderá ser uma boa entrada, agora dívidas e mais não sei o que, não estou bem a par da situação. Obrigado.
 
Mensagens: 140
Registado: 12/10/2013 16:23

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 25/4/2020 6:11

Hugo_Pires Escreveu:Boa noite. Uma entrada para 2 feira nestes valores, que possa vir mesmo bater nos 1 euro ou menos será uma boa entrada para médio, longo prazo? Ou será mesmo k desta quebra o suporte de betão que o Ulisses referiu no gráfico dele de 1 euro? Obrigafo e bons negócios

reparei que já cá andas desde 2013, pelo que já deverias saber que por aqui não há quem tenha bolas de cristal :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Hugo_Pires » 25/4/2020 2:43

Boa noite. Uma entrada para 2 feira nestes valores, que possa vir mesmo bater nos 1 euro ou menos será uma boa entrada para médio, longo prazo? Ou será mesmo k desta quebra o suporte de betão que o Ulisses referiu no gráfico dele de 1 euro? Obrigafo e bons negócios
 
Mensagens: 140
Registado: 12/10/2013 16:23

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 24/4/2020 23:27

cristianosantos85 Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/construcao/detalhe/mota-engil-obtem-contrato-de-636-milhoes-no-mexico?ref=HP_maislidas

Mas que grande notícia para a Mota-Engil... Game changer...


o game changer da mota, foi ter admitido que recorreu as moratorias da banca, que a situacao sempre foi negra era mais que sabido... mas disso nao falam, do cash que dizem ter mais que é fabricado via 113 milhoes de factoring, de um saldo de clientes com pmr dantesco, de ativos nao correntes colocados como correntes pa maquilhar uma forte deteoracao da relacao PC, AC; um saldo de outros devedores que é ar numas centenas de milhoes, tudo game changers. Overall a mota tem 76 m de equity com muita artimanha à mistura e divida financeira de 1700 M euros o resto é musica, de quem usa factoring, descobertos, contas caucionadas á força toda... hoje por hoje o cancro da martifer depois da venda em espanha ate era capaz de estar melhor porque reduziu a divida, apesar de a mesma ser muito alta... mas com a contracao economica está tambem frito como o mourinho :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por cristianosantos85 » 24/4/2020 22:12

 
Mensagens: 414
Registado: 10/9/2015 16:45

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por cristianosantos85 » 24/4/2020 9:58

Exacto, a Mota vai pagar para fazer a obra. Eu no final do dia de hoje vou lá meter uns trocos, portanto a partir daí abandono a minha isenção sobre o assunto.
 
Mensagens: 414
Registado: 10/9/2015 16:45

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, rg7803 e 78 visitantes