Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: REN - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 13/3/2020 0:32

artista_ Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:
Vender agora no meio do pânico, para quem está dentro no LP, não aconselho. Mas cada um saberá.


Johny, não foi a isso que te referiste, «a fazer alguma coisa, é comprar» não tem nada a ver com quem já tem posições. E, quando repondi que me parece mais aconselhado ficar de fora, não disse que devia vender quem tem posições a médio/longo prazo.


O que quis dizer, para clarificar, é que na MMO nesta cotada ou se acumula nesta fase ou, quem tem já o suficiente, como é o meu caso, não deve vender. Pelo menos ainda é esta a Minha opinião sobre a REN.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: REN - Tópico Geral

por artista_ » 12/3/2020 21:57

rg7803 Escreveu:Já deve dar um DY perto duns 8%...


Iliquidos dá 7,8%, mas pergunto-me se a empresa terá danos significativos com esta crise? Aqui dentro parece que não, mas fez investimentos recentes no exterior, não sei que consequências isso trará? Não tenho muitas dúvidas que muitas empresas ajustarão os dividendos com isto tudo que se está a passar.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: REN - Tópico Geral

por artista_ » 12/3/2020 21:53

JohnyRobaz Escreveu:
Vender agora no meio do pânico, para quem está dentro no LP, não aconselho. Mas cada um saberá.


Johny, não foi a isso que te referiste, «a fazer alguma coisa, é comprar» não tem nada a ver com quem já tem posições. E, quando repondi que me parece mais aconselhado ficar de fora, não disse que devia vender quem tem posições a médio/longo prazo.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: REN - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 12/3/2020 21:42

artista_ Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:Esta é mesmo daquelas que a fazer alguma coisa, é comprar.


E ficar fora, não? Durante dois ou três anos investi apenas em REN, comprava quando caia, vendia quando subia. As cotações variaram entre os 2,30 e os 2,70 nesse período, ou seja, bastante acima dos valores atuais. Ainda hoje falei com um amigo meu sobre este título, apetece, mas eu prefiro ficar de fora, se tiver de entrar mais acima entro, mas neste cenário ficar de fora parece-me o mais indicado!


JohnyRobaz Escreveu:Esta é mesmo daquelas que a fazer alguma coisa, é comprar.


Vender agora no meio do pânico, para quem está dentro no LP, não aconselho. Mas cada um saberá.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: REN - Tópico Geral

por rg7803 » 12/3/2020 21:26

Já deve dar um DY perto duns 8%...
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: REN - Tópico Geral

por artista_ » 12/3/2020 21:25

JohnyRobaz Escreveu:Esta é mesmo daquelas que a fazer alguma coisa, é comprar.


E ficar fora, não? Durante dois ou três anos investi apenas em REN, comprava quando caia, vendia quando subia. As cotações variaram entre os 2,30 e os 2,70 nesse período, ou seja, bastante acima dos valores atuais. Ainda hoje falei com um amigo meu sobre este título, apetece, mas eu prefiro ficar de fora, se tiver de entrar mais acima entro, mas neste cenário ficar de fora parece-me o mais indicado!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: REN - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 12/3/2020 21:18

DocinhoTrader Escreveu:
Celsius-reloaded Escreveu:Sabemos que o pânico é total e a racionalidade 0 quando a Ren cota a 2,22. :shock:


:lol: :lol: só tens uma coisa a fazer, encher a camioneta á pazada :lol: :lol: :lol:

Ela continua no mesmo sitio sossegadinha a transmitir energia :wink:


Esta é mesmo daquelas que a fazer alguma coisa, é comprar.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: REN - Tópico Geral

por ricardmag » 12/3/2020 21:11

Uma situação que já não se via há mais de 5 anos

REN.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: REN - Tópico Geral

por DocinhoTrader » 12/3/2020 16:40

Celsius-reloaded Escreveu:Sabemos que o pânico é total e a racionalidade 0 quando a Ren cota a 2,22. :shock:


:lol: :lol: só tens uma coisa a fazer, encher a camioneta á pazada :lol: :lol: :lol:

Ela continua no mesmo sitio sossegadinha a transmitir energia :wink:
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: REN - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 12/3/2020 16:31

Sabemos que o pânico é total e a racionalidade 0 quando a Ren cota a 2,22. :shock:
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 2/3/2020 17:43

Que bela vela verde... Com a REN a minha duvida é quando entrar. Porque o impacto do virus nesta vai ser pequeno
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: REN - Tópico Geral

por Sergon15 » 2/3/2020 11:37

Obrigado NirSup,
A plataforma FT é paga, que preçário sugeres? Tem dados com um horizonte temporal de 5 anos, o que é bom.
a outra é de borla, ainda bem.

Votos de que a "carroça" encontre poucos pedregulhos, a ver se anda mais rápida na subida.
Um abr
SG
 
Mensagens: 48
Registado: 3/10/2009 21:39
Localização: 19

Re: REN - Tópico Geral

por PXYC » 1/3/2020 19:28

forza algarve Escreveu:este coronavirus esta fazendo voltar cotadas a bom preço...as contas da REN pouco deverao sofrer com o coronavirus mas a cotaçao sim esta sofrendo..pode ser mesmo uma boa oportunidade face tambem ao otimo dividend yeld..


continuo sem entender muito bem o impacto dos investimentos internacionais nos resultados anuais :roll: , mas atenção que a crise do covid afectou bastante a procura mundial de cobre (a China é o maior importador), o que está a causar uma desvalorização cambial cada vez mais forte no Chile, o maior exportador de cobre do mundo, e precisamente o país onde a REN tem feito os seus investimentos internacionais.
:!:
de resto estou de acordo que a REN se defende bem deste tipo de crise, o mundo com ou sem desvalorização cambial continua a precisar de transporte de energia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 554
Registado: 13/10/2014 16:44

Re: REN - Tópico Geral

por Ativo » 28/2/2020 16:20

Em 13/01/2020:

ativo Escreveu:
Repartição de custos entre Portugal, Espanha e França derrota pretensão de Portugal ser uma das principais portas de entrada de gás natural na Europa. A REN também perde com isso.

In Negócios Online, hoje:

«Bruxelas deixa cair novos gasodutos a partir de Portugal.

Além da ligação dos Pirenéus, Bruxelas deixou cair o terceiro gasoduto previsto na Península Ibérica. O Governo diz que não desiste de Portugal ser a porta de entrada do gás natural na Europa.

O objetivo de Portugal ser uma das principais portas de entrada do gás natural na Europa parece estar cada vez mais longe de se concretizar. Isto porque a lista da União Europeia de projetos de interesse comum para as infraestruturas de energia já não tem nenhum dos gasodutos que estavam previstos ser construídos a partir de Portugal. Pelo contrário, inclui três ligações de eletricidade: duas internas e uma entre Portugal e Espanha.

Além da interconexão entre França e Espanha através dos Pirenéus, a lista publicada pela Comissão Europeia no final do ano passado também deixou de incluir a terceira ligação de gás natural (Bragança/Zamora) há muito falada e cujos fundos europeus já tinham sido aprovados.

Fonte de Bruxelas explicou ao Negócios que quer França quer Espanha concordaram que o gasoduto dos Pirenéus não deveria ser incluído no caderno de projetos prioritários da União Europeia. E uma vez que a tal terceira ligação de gás natural a partir de Portugal que a REN ia construir estava dependente do arranque desta infraestrutura, "foi acordado que ambos os projetos deveriam ser retirados".

A mesma fonte da Comissão Europeia apontou ainda que a "decisão de remover projetos da lista é uma prerrogativa dos Estados-membros.
Contactado pelo Negócios para comentar estas decisões, fonte oficial do Ministério do Ambiente começou por sublinhar que "o Governo não desiste de Portugal ser uma das principais ‘portas de entrada’ do gás natural para a Europa, na medida em que acredita que o gás natural terá um papel importante no contexto da descarbonização, prevendo-se a sua utilização durante pelo menos duas décadas".

No que toca à decisão concreta sobre a saída destes projetos da quarta lista de projetos de interesse comum (PCI na sigla em inglês), o gabinete de Matos Fernandes revela que "esteve relacionada com a oposição de Espanha e, sobretudo, de França, em razão da análise custo-benefício negativa do projeto STEP" - como é denominada a interligação através dos Pirenéus.

A construção desta infraestrutura iria representar um investimento na ordem dos 442 milhões de euros. E tendo em conta os moldes iniciais do projeto seria aos consumidores franceses que caberia a maior fatia (certa de 290 milhões de euros). Espanha teria que pagar perto de 150 milhões e Portugal contribuiria com menos de 2 milhões de euros. Sobre esta repartição de custos, o Governo português relembra que "se é verdade que este é um interesse de Portugal, ele é também um interesse da própria União Europeia (reduzindo a dependência do gás natural proveniente da Rússia), que não poderá deixar de exigir a Espanha e França o cumprimento do objetivo desta ligação".

Já a mesma fonte de Bruxelas aponta que a Península Ibérica está ligada à Europa através de duas interconexões entre França e Espanha, bem como de dois gasodutos entre Portugal e Espanha (com ligação por Campo Maior e Valença do Minho). Mas não fecha a porta à concretização de novos gasodutos no futuro: "A não inclusão destes projetos na recente lista não invalida que em futuras listas haja projetos candidatos para serem reavaliados tendo em conta a sua contribuição para os objetivos das políticas [energéticas]", sustentou a mesma fonte.

Reforço na eletricidade

Apesar de a lista da União Europeia de projetos considerados prioritários ter deixado de incluir ligações do gás natural a partir de Portugal, contempla três de eletricidade: duas internas e uma com ligação a Espanha. As datas de conclusão dos projetos não são detalhadas no documento.

Esta decisão é explicada por Bruxelas com o facto de Portugal e Espanha ainda estarem "bem abaixo das metas de interconexões elétricas definidas para 2020 e 2030", segundo a mesma fonte da Comissão Europeia. Além disso, "a conclusão dos projetos de interesse comum em curso permitirá que Portugal atinja a meta de 10% de interconexões [elétricas]", acrescentou.

Eletricidade com novas ligações

Para cumprir a ambição da Europa se tornar o primeiro continente neutro em carbono até 2050, a Comissão Europeia está a impulsionar a eletrificação do sistema energético em vários Estados-membros. Um passo considerado necessário por Bruxelas, até porque "para reduzir as emissões de CO2 é preciso eletrificar gradualmente a nossa economia e afastarmo-nos dos combustíveis fósseis, incluindo o gás", explicou ao Negócios fonte de Bruxelas. "Investimentos em infraestruturas de eletricidade são uma parte importante de nossa estratégia climática", acrescentou, justificando, assim, a retirada de de ligações de gás natural da nova lista da União Europeia de projetos de interesse comum e o reforço de interconexões elétricas. Nesse sentido, Portugal vai ter duas novas ligações internas - Pedralva/Sobrado e Vieira do Minho/Ribeira de Pena - e uma com Espanha a partir de Ponte de Lima.
».
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: REN - Tópico Geral

por NirSup » 28/2/2020 15:48

Sergon15 Escreveu:
Não quero, de forma alguma, abusar da tua generosidade, mas ando às voltas com a pesquisa de uma plataforma que disponibilize dados fundamentais das nossas empresas e de outros mercados, se possível, e nada, mesmo nada.


Olá, boa tarde
As ferramentas que uso são estas duas:
https://markets.ft.com/data/equities/te ... s=EDPR:LIS = link para a EDPR
https://www.marketscreener.com/EDP-RENO ... inancials/ = link para a EDPR
Depois, quando quero aprofundar mais vou ver os Relatórios & Contas das empresas cotadas.
Basta ir ao Google, escrever o nome da empresa e a palavra investors ou investidores. E abrires a página respectiva.
Um abraço e bons negócios.
__________________
PS: o melhor conselho que te posso dar é este: não corras atrás do preço mas do valor. E, acima de tudo e de todas as coisas, bom senso, na hora de comprar e de vender. Eu vendi tudo o que tinha no dia 02 deste mês. Foi muito cedo, eu sei. Disse mal da minha sorte. Mas, agora, acho que foi uma decisão acertada.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: REN - Tópico Geral

por Sergon15 » 28/2/2020 11:56

Bom dia e obrigado NirSup,
Não quero, de forma alguma, abusar da tua generosidade, mas ando às voltas com a pesquisa de uma plataforma que disponibilize dados fundamentais das nossas empresas e de outros mercados, se possível, e nada, mesmo nada. Pagaria para ter esta ferramenta, em vez de ter de recolher dados de n empresas e de n anos.
Nunca fiz essa compilação por falta de tempo, mas sinto que preciso destes dados.
Que me aconselhas?
Cumprimentos e bom fim de semana,
Sergon
 
Mensagens: 48
Registado: 3/10/2009 21:39
Localização: 19

Re: REN - Tópico Geral

por forza algarve » 28/2/2020 10:45

este coronavirus esta fazendo voltar cotadas a bom preço...as contas da REN pouco deverao sofrer com o coronavirus mas a cotaçao sim esta sofrendo..pode ser mesmo uma boa oportunidade face tambem ao otimo dividend yeld..
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: REN - Tópico Geral

por Punitor » 28/2/2020 1:02

NirSup Escreveu:
Punitor Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/cib-reduz-posicao-na-ren-de-365-para-189?ref=Not%C3%ADcias%20no%20Minuto_outros

Estes decidiram vender uma parte. Mesmo com a venda recente, a ação tem tido um bom desempenho, que pode passar a ser melhor ainda sem esse efeito vendedor.
Veremos.


Caro Punitor
Como já escrevi atrás, a REN poderia ser um forte player mundial no que respeita à distribuição para a Europa de gás natural (GNL) proveniente dos EUA. Ou mesmo de gás natural misturado com hidrogénio, produzido em Sines (uma hipótese em cima da mesa).
Há uma oposição muito forte da Espanha e da França, que mereceu o aval da Comissão Europeia, a que esse projeto avance. E penso que nem os EUA com todo o seu poder de persuasão conseguem demovê-los.
Por isso, até ver algo de novo a acontecer, vou esperar sentado.
Boa noite.


Podes e deves esperar sentado a esse respeito.
De facto, há travões na Espanha e na França. Aliás Bruxelas vê-se à nora simplesmente para discutir processos de reorganização, eficiência e globalização energética com esses países... Mas, as coisas mais tarde ou mais cedo, resolver-se-ão por uma questão de necessidade mesmo, uma questão de competitividade com outros mercados, será mesmo necessária uma rede com ligações globais na Europa...
A REN espera sentada também. Deixa-os andar à batatada, sabendo porém que a inevitabilidade dessa reorganização é certa e futurista, claro.
No momento certo, cá estará a REN.
Neste momento de coronavírus e noutros momentos similares, vendo tudo, menos REN.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: REN - Tópico Geral

por NirSup » 28/2/2020 0:14

Sergon15 Escreveu:... onde encontras estas informações tão consistentes e oportunas?


Caro Sergon,
Obrigado pelas tuas simpáticas palavras. Onde encontro a informação? Na net. Há temas que me interessam mais do que outros. E o Google é uma app inteligente. Sabe o que eu procuro na net e traz até mim as notícias pelas quais mostro mais interesse.
E depois não basta ler as declarações dos políticos. É preciso ler nas entrelinhas.
Nem a França e muito menos a Espanha querem mais um forte concorrente no mercado do gás. Além das razões ambientais também porque ninguém quer condutas de gás na sua terra.
Só para teres uma ideia em Espanha há seis terminais de GNL semelhantes ao de Sines: Barcelona, Sagunto, Cartagena, Huelva, Mugardos e Bilbao. Queres que te explique o resto?
As interligações eléctricas entre Portugal, Espanha e França foram arrancadas a ferros. Com muita pressão de Bruxelas.
Boa Noite e um abraço.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: REN - Tópico Geral

por Sergon15 » 27/2/2020 22:19

Olá NirSup,
Aprecio as tuas intervenções e, por isso, deixa-me que te questione, onde encontras estas informações tão consistentes e oportunas?
Obrigado,
Sergon
 
Mensagens: 48
Registado: 3/10/2009 21:39
Localização: 19

Re: REN - Tópico Geral

por NirSup » 27/2/2020 0:04

Punitor Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/cib-reduz-posicao-na-ren-de-365-para-189?ref=Not%C3%ADcias%20no%20Minuto_outros

Estes decidiram vender uma parte. Mesmo com a venda recente, a ação tem tido um bom desempenho, que pode passar a ser melhor ainda sem esse efeito vendedor.
Veremos.


Caro Punitor
Como já escrevi atrás, a REN poderia ser um forte player mundial no que respeita à distribuição para a Europa de gás natural (GNL) proveniente dos EUA. Ou mesmo de gás natural misturado com hidrogénio, produzido em Sines (uma hipótese em cima da mesa).
Há uma oposição muito forte da Espanha e da França, que mereceu o aval da Comissão Europeia, a que esse projeto avance. E penso que nem os EUA com todo o seu poder de persuasão conseguem demovê-los.
Por isso, até ver algo de novo a acontecer, vou esperar sentado.
Boa noite.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: REN - Tópico Geral

por Punitor » 26/2/2020 22:28

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... uto_outros

Estes decidiram vender uma parte. Mesmo com a venda recente, a ação tem tido um bom desempenho, que pode passar a ser melhor ainda sem esse efeito vendedor.
Veremos.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: REN - Tópico Geral

por Punitor » 21/2/2020 18:33

Raramente venho a este tópico o que é uma incongruência minha, admito, porque a REN é a minha ação de estimação, a que tenho há mais tempo. Inclusivamente tenho ações da REN para os meus filhos rsrsrsr
já me pagaram tantos dividendos que nunca tive coragem de a vender, mesmo quando os preços estavam melhores, como estão agora.
E, mais uma vez não a venderei a estes preços.
Esta não vendo. Provavelmente outra venderia se os seus preços estivessem assim...
Qualquer dia ela desce e eu entalo-me e fico arrependido. Ou, então, ela sobe para valores muito altos e eu continuo sem vender... :shock:
É que nem sequer me preocupo se ela baixa ou sobe, porque as variações dela têm sido muito moderadas.
Estou a gostar de a ver cá cima, na sua linha superior, há um bom tempo.
Se ela for mais acima, e galgar aquela resistência histórica que o Ulisses tanto salienta, será ótimo.
Veremos companheiros.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 15/1/2020 18:53

Goya777 Escreveu:Há uns dias movimento a parecer limpeza de stops e hoje é a que mais sobe, com mais de 2.5%... Irá à boleia da EDP? Ou havera algo mais?


Explicado parcialmente. Curtos a reduzir posiçao
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 14/1/2020 18:06

Há uns dias movimento a parecer limpeza de stops e hoje é a que mais sobe, com mais de 2.5%... Irá à boleia da EDP? Ou havera algo mais?
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], goncaladas, Google [Bot], Goya777, iniciado1, JoeP, latbal, maturidade, Olhar Leonino, PAULO 1986, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2 e 130 visitantes