Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cofina - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Cofina - Tópico Geral

por jbarroqueiro » 11/3/2020 17:30

A hora do forum está adiantada, reparei agora.

JB
 
Mensagens: 22
Registado: 7/6/2017 23:23

Re: Cofina - Tópico Geral

por Ativo » 11/3/2020 16:53

Sim, está em contagem de proteção. :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Cofina - Tópico Geral

por BOMBA99 » 11/3/2020 16:48

A negociação parou?
 
Mensagens: 117
Registado: 1/7/2015 14:37

Re: Cofina - Tópico Geral

por Ativo » 11/3/2020 15:16

In Negócios Online, hoje:

«Prisa vai avançar com “todas as ações contra a Cofina” após fim do negócio da TVI.

A espanhola Prisa anunciou esta quarta-feira que vai avançar “com todas as ações contra a Cofina” previstas no contrato de compra e venda da Media Capital.

A espanhola Prisa anunciou esta quarta-feira que vai avançar "com todas as ações contra a Cofina" previstas no contrato de compra e venda da Vertix, que detém quase 95% do capital da Media Capital, dona da TVI.

O anúncio surge depois de, ontem, a dona de publicações como o Jornal de Negócios, Correio da Manhã e Sábado ter revelado que já não avançará para a compra do grupo Media Capital, por não ter completado com sucesso o aumento de capital para financiar o negócio.

Esta quarta-feira, em comunicado, a empresa espanhola refere que a Cofina, "sem aviso prévio" à Prisa "renunciou voluntariamente a continuar com o aumento de capital aprovado pelos acionistas da Cofina a 29 de janeiro de 2020, o que implica uma violação do contrato de compra de ações de 20 de setembro e alterado em 23 de dezembro de 2019 referente à venda da participação de 100% da PRISA na Vertix SGPS, SA, proprietária de 94,69% da empresa listada em Portugal Grupo Media Capital SGPS".

A Prisa diz ainda que, de acordo com as declarações feitas pela Cofina no contrato de compra e venda e comunicadas ao mercado, a empresa dispunha dos meios para financiar a transação, "de um lado das instituições de crédito e do outro lado dos acionistas da Cofina no valor necessário para cobrir o aumento de capital".

Esta terça-feira, dia em que terminava o período de exercício dos direitos de subscrição das novas ações, a Cofina revelou que o número de ações subscritas não atingia o total de ações objeto da oferta pública, devido à "significativa deterioração das condições de mercado", pelo que a compra da Media Capital já não se concretizará.

"Tendo especialmente em consideração a recente e significativa deterioração das condições de mercado, a Cofina entendeu não estarem reunidas condições para o lançamento de uma oferta particular para colocação das ações sobrantes, cuja possibilidade se encontrava prevista no prospeto da oferta pública de subscrição", referiu a empresa de media em comunicado à CMVM.

Assim, e conforme já estava referido no prospeto, "não tendo sido verificada a condição de subscrição integral do aumento de capital, a oferta ficou sem efeito".
».

Não é verdade que, como afirma a Prisa, a Cofina tenha renunciado voluntariamente a continuar com o aumento do seu capital.
A Cofina aguardou pelo término do prazo de subscrição do aumento de capital, que terminava ontem às 15 horas, e limitou-se, depois, a constatar que o mercado, nomeadamente os acionistas da Cofina, não tinham subscrito integralmente o aumento de capital.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Cofina - Tópico Geral

por trend=friend » 11/3/2020 15:01

Celsius-reloaded Escreveu:
Ativo Escreveu:
Celsius-reloaded Escreveu:Lembram-se do custo de litigância da TVI sobre a questão da falência do banif?

Voilá, a cofina ganhou agora um custo de litigância mto relevante.

Não há nenhuma indemnização a pagar pela Cofina à Media Capital por a Cofina desistir da compra da media Capital porque a compra da Media Capital pela Cofina estava dependente do aumento de capital da Cofina e este por sua vez estava dependente da vontade do mercado, nomeadamente dos acionistas da Cofina, em o subscrever.


Se há ou não direito a indemnização ou execução coerciva, não sei.

Não disse que havia.

O que há, e disse que havia, é o custo de litigância. Esse ng lho tira.


Quem perde é que paga....

PS A menos que seja algum procedimento de arbitragem, e mesmo aí pode ser o mesmo
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Cofina - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 11/3/2020 14:52

Ativo Escreveu:
Celsius-reloaded Escreveu:Lembram-se do custo de litigância da TVI sobre a questão da falência do banif?

Voilá, a cofina ganhou agora um custo de litigância mto relevante.

Não há nenhuma indemnização a pagar pela Cofina à Media Capital por a Cofina desistir da compra da media Capital porque a compra da Media Capital pela Cofina estava dependente do aumento de capital da Cofina e este por sua vez estava dependente da vontade do mercado, nomeadamente dos acionistas da Cofina, em o subscrever.


Se há ou não direito a indemnização ou execução coerciva, não sei.

Não disse que havia.

O que há, e disse que havia, é o custo de litigância. Esse ng lho tira.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Cofina - Tópico Geral

por Ativo » 11/3/2020 14:39

Celsius-reloaded Escreveu:Lembram-se do custo de litigância da TVI sobre a questão da falência do banif?

Voilá, a cofina ganhou agora um custo de litigância mto relevante.

Não há nenhuma indemnização a pagar pela Cofina à Media Capital por a Cofina desistir da compra da media Capital porque a compra da Media Capital pela Cofina estava dependente do aumento de capital da Cofina e este por sua vez estava dependente da vontade do mercado, nomeadamente dos acionistas da Cofina, em o subscrever.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Cofina - Tópico Geral

por Ativo » 11/3/2020 14:30

forza algarve Escreveu:o que a Cofina fez nao e' serio e mancha mesmo o nome da empresa...

Não foi a Cofina que fez, foram os acionistas da Cofina, nomeadamente os de referência, que fizeram, e esses estavam no seu pleno direito de subscreverem, ou não, o aumento de capital da Cofina.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Cofina - Tópico Geral

por jbarroqueiro » 11/3/2020 13:42

trend=friend Escreveu:Havia uma condição que não foi cumprida e, a par de outras, era bastante clara... em toda a informação pública e obrigatória... há muito tempo...

Quem sabe se, atendendo à situação financeira da Prisa, a Cofina ainda vai comprar a TVI a 1/6 do preço da Altice... :lol: E já sem necessidade de aumentos de capital fora dos accionistas actuais



Tudo é possível, melhor vender por 1 do que dar ;)
 
Mensagens: 22
Registado: 7/6/2017 23:23

Re: Cofina - Tópico Geral

por trend=friend » 11/3/2020 13:40

Havia uma condição que não foi cumprida e, a par de outras, era bastante clara... em toda a informação pública e obrigatória... há muito tempo...

Quem sabe se, atendendo à situação financeira da Prisa, a Cofina ainda vai comprar a TVI a 1/6 do preço da Altice... :lol: E já sem necessidade de aumentos de capital fora dos accionistas actuais
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Cofina - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 11/3/2020 13:33

Lembram-se do custo de litigância da TVI sobre a questão da falência do banif?

Voilá, a cofina ganhou agora um custo de litigância mto relevante.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 11/3/2020 13:30

Sim, resta esperar e, a avaliar pelo modo como a justiça funcina em Portugal, esperar sentado deverá ser avisado.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 11/3/2020 13:26

Sim, estamos a entrar em matérias jurídicas que eu, tal como tu, não domino. Haverá cláusulas no contrato que ambos desconhecemos mas, na verdade, sempre foi dito que a compra estava dependente do sucesso do aumento de capital. Resta esperar mesmo.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 11/3/2020 13:25

Ulisses, concordo que as condições não são as mesmas, mas não usaria o mesmo adjetivo para situações completamente opostas. Para mim as condições nunca me pareceram muito boas, porém não tinha informação para isso, tratou-se de especulação com base em associação de pensamentos.
Também não faço ideia o que irá dar esta caldeirada:
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... _Destaques

Aqui falamos de assunto quase exclusivamente jurídico que não domino minimamente, mas que temos aqui um enredo colossal para ambas as empresas, isso temos seguramente. E veremos o que acontece aos profisionais da Tvi. E à própria Tvi. Imaginemos que a Tvi vai ao charco e alega que isso se deveu ao facto da Cofina não levar a efeito a compra... nada fácil.
Editado pela última vez por Àlvaro em 11/3/2020 13:27, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por NirSup » 11/3/2020 13:19

Bom Senso

A todos os que são parte ativa da Bolsa de Valores de Lisboa, quer sejam seguidores da AT ou da AF, gostava de deixar este conselho: para tudo é preciso sorte. E o bom senso faz parte da solução e não do problema.
Quando comecei a trabalhar numa grande instituição nacional, deram-me três grandes calhamaços para as mãos e desejaram-me boa sorte.
E eu respondi: mas vou ficar aqui sozinho, sem ajuda de ninguém? E a resposta que me deram foi esta: usa o bom senso. Acima de tudo usa o bom senso. E não vais ter problemas.
A sorte dá muito trabalho. Não embarquem em fantasias. Usem acima de tudo e de todas as coisas o bom senso.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Cofina - Tópico Geral

por jbarroqueiro » 11/3/2020 13:16

Ulisses Pereira Escreveu:jbarroqueiro, segundo sei a compra estava condicionada ao sucesso do aumento de capital. Não havendo aumento de capital, não me parece que podem argumentar que alguns accionistas podiam garantir o sucesso do aumento de capital. Podiam, mas isso legalmente duvido que valha alguma coisa.

Abraço,
Ulisses



Concordo, e deve estar bem explanada essa alínea no contrato, contudo todos "sabemos", ou temos muitas duvidas, que isso não corresponda à verdade ;)
Parece-me que é uma novela que estará para durar...

Cpts
JB
 
Mensagens: 22
Registado: 7/6/2017 23:23

Re: Cofina - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 11/3/2020 13:07

jbarroqueiro, segundo sei a compra estava condicionada ao sucesso do aumento de capital. Não havendo aumento de capital, não me parece que podem argumentar que alguns accionistas podiam garantir o sucesso do aumento de capital. Podiam, mas isso legalmente duvido que valha alguma coisa.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Cofina - Tópico Geral

por forza algarve » 11/3/2020 13:03

o que a Cofina fez nao e' serio e mancha mesmo o nome da empresa...
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26


Re: Cofina - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 11/3/2020 12:57

Ulisses, gosto dessa parte em que uma coisa é uma coisa e simultaneamente o seu contrário. Primeito o aumento era um movimento astuto, agora o seu cancelamento é um movimento astuto. É... porque não recinhecer o erro e considerar que Daniel Oliveira e Balsemão jogaram forte e limparam as fichas?


Alvaro, mas achas que a situação no mercado é igual ao que era há 3 semanas atrás. Se alguém lançar hoje uma OPA sobre uma empresa, consegue fazê-lo muito abaixo do que há 3 semanas atrás. Também por isso, vês que todas as OPV` foram canceladas, Pode-se não gostar do estidlo de Paulo Fernandes, mas em termos de mercado de capitais é uma das pessoas que, em Portugal, melhor sabe lidar com ele.

Agora a MediaCapital diz que tem que ser indemnizada, vamos ver o que está escrito nos contratos, algo que eu desconheço. Mas cancelar uma compra nesta altura, é sem dúvida a melhor decisão. E conseguindo encontrar aquele pormenor de não viabilizar o aumento de capital, é a escapatória perfeita.

Claro que tudo isto teve custos para a Cofina, mas esta decisão é a melhor neste contexto, tomada por um negociador muito hábil. Obviamente que há vencedores que não estavam aqui envolvicos e a Impresa sem dúvida é a grande vencedora desta decisão.

abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Cofina - Tópico Geral

por Ativo » 11/3/2020 12:51

maturidade Escreveu:
Ativo Escreveu:Nesta história do aumento de capital da Cofina quem saiu a ganhar, ou menos mal, foram, para variar, os pequenos acionistas que venderam, entretanto, aos galifões de crista, direitos de subscrição de um aumento de capital que não se realiza.


sairam a ganhar, alto lá.
A ação j´á vai nos 0.36€.
é mas é sempre a somar, com um -.
Muito esquisito esta opa ter falhado.
Virem-se para a IMPRESA que eu estou vendedor acima dos 0.50€..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

abraços

O que disse foi que, comparativamente com os galifões de crista, os pequenos acionistas que venderam direitos de subscrição do aumento de capital saíram a ganhar, ou menos mal, nesta história do aumento de capital da Cofina.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Cofina - Tópico Geral

por maturidade » 11/3/2020 12:15

Ativo Escreveu:Nesta história do aumento de capital da Cofina quem saiu a ganhar, ou menos mal, foram, para variar, os pequenos acionistas que venderam, entretanto, aos galifões de crista, direitos de subscrição de um aumento de capital que não se realiza.


sairam a ganhar, alto lá.
A ação j´á vai nos 0.36€.
é mas é sempre a somar, com um -.
Muito esquisito esta opa ter falhado.
Virem-se para a IMPRESA que eu estou vendedor acima dos 0.50€..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Cofina - Tópico Geral

por Ativo » 11/3/2020 12:01

Nesta história do aumento de capital da Cofina quem saiu a ganhar, ou menos mal, foram, para variar, os pequenos acionistas que venderam, entretanto, aos galifões de crista, direitos de subscrição de um aumento de capital que não se realiza.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Cofina - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 11/3/2020 11:55

Situação vergonhosa, o super gestor da Altri e afins a fazer trapalhada, na minha forma de ver, é claro. O que acontece agora aos direitos? Quem os comprou como fica? Eu por acaso vendi os meus, como fica esta situação? Desde que se começou a ouvir falar na TVI que foi uma destruição do valor da cotação da Cofina, agora com esta machadada, acho muito amadorismo da parte da gestão. É só a minha opinião, nada mais do que isso. Vamos ver como irão ser as coisas daqui para a frente, mas não está fácil continuar acionista da Cofina, perdi a confiança, e tinha bastante neste tão bom gestor que já fez maravilhas por outras cotadas.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Cofina - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 11/3/2020 11:50

Pequenas notas:

Já tinha chamado a atenção para os termos, absurdos, desta operação de aumento de capital.
Mesmo sem a “crise” não fazia o menor sentido para o investidor particular (era treta como se viu que o valor em falta fosse obrigatoriamente garantido pelos institucionais na sua totalidade).
O facto da cotação estar a valor inferior de direito+valor de compra das acções novas era revelador dessa falta de sentido.
Agora não tenho duvidas que o desmoronar desta operação é ruinoso para todas as entidades.
Em comum a todos os intervenientes as man hours de preparação/negociação da operação, seja do staff seja dos big shots. Tempo é dinheiro.
As fees que vão pagar a consultores+assessores+bancos são significativas.
Os direitos que compraram, pura e simplesmente, evaporaram-se, representando perda de 100% do capital que gastaram neles.
Nesta decorrência vem o custo reputacional. Para a gestão da cofina e para o Paulo Fernandes é um atestado de irrelevância não conseguir levar a bom porto esta operação. (Uma espécie de ipo falhada da MC, que até agora a sonae não se conseguiu levantar).
Dos maiores perdedores é mesmo o Mário Ferreira, ao falhar a tomada de posição numa cotada, continua um player pequenino.
Para a média capital é destruidor; Nem vale a pena densificar.
Para finalizar: Foi proveitoso o cancelamento do negócio? Não sei.
Foi sem duvida influenciado pelo covid, pelo que não tendo acesso aos dados deles não consigo responder. Mas que mesmo com o cancelamento foi financeiramente um desastre para todos os envolvidos ai isso foi.
Mas, e vencedores?
Claramente a impresa. Continua neste contexto com a concorrência enfraquecida, agora ainda mais.


P.s.. Gosto imenso das noticias plantadas para tudo isto nao parecer tão mal. Ainda por cima vão do 8 aos 80, ora uma compra a negócio inferior ora a venda sem mais da confina :x ; A nivel do rigor jornalistico pouco ou nada a dizer.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, serdom, Tx9262 e 163 visitantes