Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cofina - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Cofina - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 30/1/2020 18:44

Se andares mais uns posts para trás, encontrarás um link com o comunicado da CMVM sobre o assunto:

https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR74442.pdf

O Caldeirão tem tudo... :)

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Cofina - Tópico Geral

por maturidade » 30/1/2020 18:40

Ulisses Pereira Escreveu:maturidade, aconselho-te a ler com calma os posts anteriores deste tópico, onde o Marco tem uma explicação detalhada sobre aumento de capital, direitos, preço teórico, etc...

Abraço,
Ulisses


Boas.
eu já li os Post dele.
O que eu quero dizer é onde está a FONTE de que o aumento de capital vai ser a 0.45€.
Uma noticia da Cofina ou CMVM, nada mais.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Cofina - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 30/1/2020 18:32

maturidade, aconselho-te a ler com calma os posts anteriores deste tópico, onde o Marco tem uma explicação detalhada sobre aumento de capital, direitos, preço teórico, etc...

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Cofina - Tópico Geral

por maturidade » 30/1/2020 18:29

Boas.
Nesta noticia diz que o aumento de capital vai ser a 0.45€/ação.
que eu visse ontem na noticia não estava lá nada a dizer isso.
ora isso dá um desconto de muito pouco sobre o valor actual.

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... Principais
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Cofina - Tópico Geral

por danieljpires » 30/1/2020 16:01

Sim tens razao ainda é cedo para indicar isso, mas estava a supor o seguinte,

Como a volatilidade normal da cofina se situa na faixa dos 5%, um lucro teorico de 5% pode apartida ser neutralizado por uma correcção.
Para aumentar a taxa de sucesso o lucro teorico deveria ser o dobro da volatilidade normal...

Mas a verdade é que a cofina passa de uma ação de 51M euros para 130 M o que tambem aumenta a liquidez e anula em parte a volatilidade tipica que tinha...

Bem...o melhor é esperar e ver como ocorrem as coisas :)
 
Mensagens: 670
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: Cofina - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 30/1/2020 15:33

A coluna do lado esquerdo está correcta (embora não perceba bem o que estás a querer representar na célula B12).

A coluna do lado direito não faz muito sentido, aquele ganho de 5% não é real. *

Os direitos não são obtidos de borla uma vez que o mercado sistematicamente desconta esse valor à acção no dia
de ex-direitos. É assim como quem passa dinheiro do bolso esquerdo para o bolso direito. Não é um ganho, só
mudou de sítio.


Quanto a valer a pena ou não, isso só se pode determinar durante o período de negociação dos direitos, comparando
à data o valor a que os direitos estão transaccionados e o valor a que as acções estão a ser transacionadas. Neste
momento tudo o que temos é um valor teórico que já é calculado com o pressuposto que não vá valer a pena.

As possíveis ineficiências só poderão ocorrer durante o período em que os dois activos estejam a ser negociados.





* excepto para as acções adquriridas em rateio, resultantes de direitos não exercidos (de investidores que nem
exerceram os direitos nem os venderam, mas que são tradicionalmente uma proporção muito pequena do total).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38157
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Cofina - Tópico Geral

por danieljpires » 30/1/2020 15:16

Bem, deixo aqui a flha de calculo para saber se mais vale apena ter a ação e ir ao aumento de capital ou nao ter a ação comprar os direitos e depois ir ao aumento de capital

Se encontrarem alg erro indiquem para corrigir na folha de calculo

Eu estou fora neste preço, a diferença nao compensa
Anexos
AUMENTOS CAPITAL.xlsx
(10.26 KiB) Transferido 197 Vezes
 
Mensagens: 670
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: Cofina - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 30/1/2020 13:23

Manuel_13 Escreveu:Marco,
Nesse caso porque razão estão a comprar acções a 0.50 agora quando, se o AC estivesse a decorrer neste momento, com valor dos direitos que indicas, as poderiam obter a 0.47?
O valor dos direitos não teria que ser superior ao que indicas?


Porque o valor dos direitos ainda está incorporado nas acções. O destaque dos direitos ainda não ocorreu.

Quem comprar uma acção agora, está a comprar "uma acção ao novo preço mais um direito" (0.469+0.034=0.503).



Quanto à última questão, o que posso dizer é que as minhas contas estão teoricamente correctas (ou correctas do ponto de vista teorico, como queiras). Quanto a valores exactos, só o mercado os dita e daqui para a frente as coisas vão evoluir como o mercado entender (com as contas que eu fiz a precisarem de ser actualizadas "diariamente"). Nem eu nem ninguém consegue prever isso com exactidão e quem disser que consegue está a mentir (ou a ele próprio ou aos outros).

:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38157
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Cofina - Tópico Geral

por AAA_ » 30/1/2020 13:21

Marco,
Nesse caso porque razão estão a comprar acções a 0.50 agora quando, se o AC estivesse a decorrer neste momento, com valor dos direitos que indicas, as poderiam obter a 0.47?
O valor dos direitos não teria que ser superior ao que indicas?
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Cofina - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 30/1/2020 12:57

danieljpires Escreveu:Ola Marco estava a fazer as contas para quem não tem ações e quer comprar os direitos para subcrever a ação


Ou seja, o valor total para quem quer adquirir a cofina so atraves de direitos seria


Preço da subsrição (0.45)+preço direitos+corretagem...ou seja nao compensa comprar os direitos, para quem quiser subscrever mais vale comprar agora a ação...


O valor, teoricamente, é o mesmo. Terá de ser dado que as acções são fundidas e depois do aumento de capital é tudo a mesma coisa (antigas ou novas). O pressuposto é precisamente esse.



Para quem não tem direitos, as contas serão estas:

Custo Real = PS + R * Direito

Por cada acção nova teriam de ir ao mercado adquirir direitos (teoricamente, às contas de hoje, de cerca de 3 centimos cada).


CR = 0.45 + 0.543 * 0.034
CR = 0.47



Valores teoricos, aproximados e baseados nos preços aos dias de hoje, isto irá evoluir no tempo conforme o mercado entender. Ignorados custos da transação também, cujo valor é diluido por todas as acções movimentadas (mas também já fiz o arrendamento por excesso).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38157
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Cofina - Tópico Geral

por danieljpires » 30/1/2020 12:49

Ola Marco estava a fazer as contas para quem não tem ações e quer comprar os direitos para subcrever a ação


Ou seja, o valor total para quem quer adquirir a cofina so atraves de direitos seria


Preço da subsrição (0.45)+preço direitos+corretagem...ou seja nao compensa comprar os direitos, para quem quiser subscrever mais vale comprar agora a ação...
 
Mensagens: 670
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: Cofina - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 30/1/2020 12:37

danieljpires Escreveu:Ola suminvestido

por exemplo quem nao for ao aumento de capital (e nao vender os direitos), a cotação teoria ficara a 0.22€ pelas minhas contas, ou seja fica com uma diluição grande.

Será que aqui o truque é o preço dos direitos que esta a impolgar a ação?

Esta a escapar-me algo...


Daniel, não entendo que contas estás a fazer, mas as contas a fazer são estas (se o destaque dos direitos ocorresse agora):


Cotação Original - Direito = Preço de Subscrição + R * Direito

onde R = numero de direitos necessários para subscrever uma nova acção.



Considerando CO = 0.503, que PS = 0.45 e que R = 0.543 (pois são 189 milhões de novas acções versus 102.5 milhões de acções existentes) temos:

D = 0.034

Ou seja, as acções deveriam corrigir para cerca de 0.47 euros (isto é quanto ficaria a valer uma acção antiga após diluição para alguém que não vendesse os direitos e os deixasse caducar, ignorando toda e qualquer outra variação do mercado que será difícil de prever como é óbvio).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38157
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Cofina - Tópico Geral

por danieljpires » 30/1/2020 12:36

vou fazer as contas de outra forma


Se actualmente vale 51 milhoes de capitalização e se aumentarmos 85 milhoes isso significa um market cap teorico de 136 milhoes

dividindo o market cap pelo total de ações (291 milhoes) fica o preço teorico de 0.46€ a ação

Ou seja será interessante ir ao aumento de capital de 0.45€+preço direitos+corretagem for menor que 0.46
 
Mensagens: 670
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: Cofina - Tópico Geral

por BearManBull » 30/1/2020 12:25

Em alguns momentos no fórum diziam que o lixo é o último a subir. Talvez um sinal de que os maus tempos se avizinham.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8713
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Cofina - Tópico Geral

por suminvestido » 30/1/2020 12:24

danieljpires Escreveu:Ola suminvestido

por exemplo quem nao for ao aumento de capital (e nao vender os direitos), a cotação teoria ficara a 0.22€ pelas minhas contas, ou seja fica com uma diluição grande.

Será que aqui o truque é o preço dos direitos que esta a impolgar a ação?

Esta a escapar-me algo...


Daniel, não sei que contas estás a fazer.Quem não for ao AC nem vender os direitos fica com as mesmas acções a valer, para já, no minimo 0.45 €.
Não te parece?
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Cofina - Tópico Geral

por danieljpires » 30/1/2020 12:15

Ola suminvestido

por exemplo quem nao for ao aumento de capital (e nao vender os direitos), a cotação teoria ficara a 0.22€ pelas minhas contas, ou seja fica com uma diluição grande.

Será que aqui o truque é o preço dos direitos que esta a impolgar a ação?

Esta a escapar-me algo...
 
Mensagens: 670
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: Cofina - Tópico Geral

por suminvestido » 30/1/2020 12:10

danieljpires Escreveu:Estou a fazer contas e contas e contas e não consigo chegar as contas da admnistração da cofina:

Vejamos: há perto de 100 milhoes de ações...vao acrentar perto de 88 milhoes de ações ou seja quem nao for ao aumento de capital ira ter uma diluição perto de 42% da sua carteira ou seja teoricamente as suas ações ficariam a valer perto de 0.22€ (a fecho de hoje so tendo em conta a diluição)

Como a admnistração esta a dar um valor da nova ação a 0.45€?

Há alguma conta que estou a fazer mal...esta a basear-se no preço fundamental teorico?


As novas acções são 188.888.889 x 0.45 e = 85.000.000,05 €

Não percebo a dúvida
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Cofina - Tópico Geral

por danieljpires » 30/1/2020 12:06

Estou a fazer contas e contas e contas e não consigo chegar as contas da admnistração da cofina:

Vejamos: há perto de 100 milhoes de ações...vao acrentar perto de 88 milhoes de ações ou seja quem nao for ao aumento de capital ira ter uma diluição perto de 42% da sua carteira ou seja teoricamente as suas ações ficariam a valer perto de 0.22€ (a fecho de hoje so tendo em conta a diluição)

Como a admnistração esta a dar um valor da nova ação a 0.45€?

Há alguma conta que estou a fazer mal...esta a basear-se no preço fundamental teorico?
 
Mensagens: 670
Registado: 13/11/2008 20:09
Localização: 20

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 30/1/2020 11:23

sumi, não está mal nem bem, se calhar é o preço certo.
 
Mensagens: 9726
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por suminvestido » 30/1/2020 11:18

Para quem apregoava um brutal aumento de capital em que os pequenos accionistas se iriam "queimar" até que nem está nada mal.Quem não tiver dinheiro para acompanhar o AC, vende os direitos e mesmo que os direitos nada valham a coisa não fica má de todo.É aguardar com calma que o novo grupo comece a dar os devidos frutos.
 
Mensagens: 859
Registado: 15/1/2008 23:45

Re: Cofina - Tópico Geral

por Lapa Serra » 30/1/2020 10:43

Já passou 1 milhão de volume! :shock:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 57
Registado: 23/3/2009 18:38
Localização: 13

Re: Cofina - Tópico Geral

por Thoth » 30/1/2020 10:24

Na plataforma da euronext ainda vai em 80k de volume.

Não digo que não haja mais movimentos mas não é como o maturidade diz.

edit: Agora deu um salto. 233k de volume e 114k de turnover em 36 negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Cofina - Tópico Geral

por Lapa Serra » 30/1/2020 10:17

Com uma hora já bateu as médias dos últimos meses:

Volume Médio 5 dias: 116.813
Volume Médio 20 dias: 139.832
Volume Médio 80 dias: 115.979

Ainda achas pouco?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 57
Registado: 23/3/2009 18:38
Localização: 13

Re: Cofina - Tópico Geral

por Thoth » 30/1/2020 10:09

maturidade Escreveu:O que é certo é o APETITE pelas mesmas.
Hoje os cofres estão cheinhos nas compras.


Com um turnover de 30k euros e com os cofs da venda a 200k e compra a 100k, como é que concluis tal coisa ?
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Cofina - Tópico Geral

por maturidade » 30/1/2020 10:05

Lapa Serra Escreveu:Como disse já o Ulisses isto não é um relato de futebol, mas de facto estou espantado com a força compradora.

Um coisa é certa, quem tinha que vender antes do aumento de capital vendeu, quem as detém espera ir ao aumento de capital, daí que se o Mário Ferreira quiser ter uma posição significativa, tem que se chegar à frente! :D



Boas.

pode muito vêm ser ele que ande nas compras para poder ir ao aumento de capital.
quem sabe!!!!!!!!!!!!!
Mas que continuam fortes nas compras isso continuam.

ASSIM. estivesse a IMPRESA.... :idea: :idea: :idea: :idea:
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, IX Hispana, J.f.vieira, JoaoMatosSilva, jorgemvm, m-m, macau5m, MR32, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, Tx9262, vasco007, WofG e 154 visitantes