Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dívida da República Portuguesa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Dívida da República Portuguesa

por MarcoAntonio » 2/1/2020 18:58

Deixem para lá isso...

:wink:

Até porque fazer AT à evolução da dívida tem pouco ou nenhum sentido: a dívida não é uma cotação e a forma como a dívida evolui tem pouca relação com os mercados (a evolução deve-se a questões como sazonalidade, politica monetária ou orçamental, evolução da economia, etc).

Não são "compradores optimistas" de um lado e "vendedores pessimistas" do outro a negociar um preço e a tentar descobrir quanto vale um determinado ativo...
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38072
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Dívida da República Portuguesa

por Thoth » 2/1/2020 18:50

Até posso estar a disparatar ao dizer que estás a disparatar :mrgreen:
Mas em relação ao à tua lta desculpa mas estas enganado.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Dívida da República Portuguesa

por Ativo » 2/1/2020 18:47

Thoth Escreveu:Ativo, se fosse pelos toque tinha relevância.
Lê outra vez o que escrevi por favor antes de disparatares.

Não estou a disparatar. :shame: Acho que neste momento quem está a disparatar és tu ao afirmares tal coisa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Dívida da República Portuguesa

por Thoth » 2/1/2020 18:43

Ativo, se fosse pelos toque tinha relevância.
Lê outra vez o que escrevi por favor antes de disparatares.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Dívida da República Portuguesa

por MarcoAntonio » 2/1/2020 18:39

Na minha opinião, o valor mais relevante é o medido em função do PIB (até porque o valor absoluto não desconta a inflação, pelo que uma subida absoluta não significa necessariamente uma subida em termos reais).
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38072
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Dívida da República Portuguesa

por Ativo » 2/1/2020 18:38

Thoth Escreveu:Para mim sem relevância técnica :lol: 8-)
Zona de máximos e mínimos do rectângulo sem grandes diferenças, logo desprezíveis.

Umas das primeiras coisas que aprendi com a AT é que não devemos olhar a valores exatos e dar alguma folga a tudo.
Dentro de certos limites como é obvio. Agora diferenças de 0,0x para mim não ...

Nunca é demais dizer que isto não é uma ciência exata.

A LTA tem, digamos, 4 toques e não tem relevância técnica?! :lol:

Pois é, vê-se o que se quer ver e dá-se relevância técnica quando se quer dar! :lol:

Dívida Pública - 2.png
Dívida Pública - 2.png (52.71 KiB) Visualizado 9871 vezes
Editado pela última vez por Ativo em 2/1/2020 18:45, num total de 3 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Dívida da República Portuguesa

por Thoth » 2/1/2020 18:32

Para mim sem relevância técnica :lol: 8-)
Zona de máximos e mínimos do rectângulo sem grandes diferenças, logo desprezíveis.

Umas das primeiras coisas que aprendi com a AT é que não devemos olhar a valores exatos e dar alguma folga a tudo.
Dentro de certos limites como é obvio. Agora diferenças de 0,0x para mim não ...

Nunca é demais dizer que isto não é uma ciência exata.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Dívida da República Portuguesa

por Ativo » 2/1/2020 18:23

Agora com uma LTA … :lol:

Dívida Pública - 2.png
Dívida Pública - 2.png (29.07 KiB) Visualizado 9892 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Dívida da República Portuguesa

por Thoth » 2/1/2020 17:47

Preparei aqui um gráfico que mostra precisamente isso mesmo, mas como já disse antes isto não é uma ciência exata.

a15_1div_nie_pt_17.png
a15_1div_nie_pt_17.png (32.31 KiB) Visualizado 9925 vezes
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Dívida da República Portuguesa

por artista_ » 2/1/2020 17:45

Parece-me mais ou menos consensual que desde meados de 2016 a dívida absoluta tem lateralizado num canal relativamente bem definido!

EDIT: Em função do PIB aparentemente está a dar sinais de inversão sendo que carece de confirmação nos próximos anos... diria que o que mais contribuiu para isto tudo tem sido um contexto de juros tão baixos que muitas dos refinanciamentos têm sido com juros negativos, mais do que o andamento das economias será preocupante uma eventual inversão significativa nos juros de financiamento... as economias terão sempre tendência para subir, mesmo que pouco, pelo efeito da inflação!
Editado pela última vez por artista_ em 2/1/2020 17:49, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Dívida da República Portuguesa

por Ativo » 2/1/2020 17:33

Flav Escreveu:Ativo repetindo e colocando a negrito o ínicio da tua última conbersa "Detesto falta de rigor e seriedade numa conversa" num habia nexixidade de contradizer os próprios dados apresentados pelo Troth. Se vires bem houve em 2019 uma efetiva redução da dívida em números absolutos e sensivelmente desde 2016 (é só olhar com atenção para o gráfico) há uma redução com algum significado do peso da dívida no PIB e isso é bom de per si sem mais lenga lenga e outras cassetes. Por sinal e é um dado objetivo devido á "doença" da relevante evasão fiscal da tugalândia, nem sequer o PIB Real é confiável. Seria bastante superior e mais uma vez e logicamente o peso da dívida no PIB ainda seria menor.

Dizes que em 2019 houve redução da dívida. Eu prefiro olhar para um período de tempo mais alargado e dizer: desde novembro de 2015 a dívida tem continuado a subir, tendo atingido um novo máximo em 2019!

Dívida Pública.png
Dívida Pública.png (53.35 KiB) Visualizado 9949 vezes


Cada um vê o que quer ver! :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Dívida da República Portuguesa

por Thoth » 2/1/2020 17:19

A pergunta era para ti ativo, mas o gráfico era para o artista 8-)

Então presumo que achas que a tendência da divida bruta é de subida e não sem tendência definida, certo ?
Em termos de AT penso que esta a lateralizar e penso que os mais entendidos dirão o mesmo mas isto não é uma ciência exata 8-)
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Dívida da República Portuguesa

por Flav » 2/1/2020 17:16

Ativo repetindo e colocando a negrito o ínicio da tua última conbersa "Detesto falta de rigor e seriedade numa conversa" num habia nexixidade de contradizer os próprios dados apresentados pelo Troth. Se vires bem houve em 2019 uma efetiva redução da dívida em números absolutos e sensivelmente desde 2016 (é só olhar com atenção para o gráfico) há uma redução com algum significado do peso da dívida no PIB e isso é bom de per si sem mais lenga lenga e outras cassetes. Por sinal e é um dado objetivo devido á "doença" da relevante evasão fiscal da tugalândia, nem sequer o PIB Real é confiável. Seria bastante superior e mais uma vez e logicamente o peso da dívida no PIB ainda seria menor.
 
Mensagens: 368
Registado: 13/1/2017 13:00

Re: Dívida da República Portuguesa

por Ativo » 2/1/2020 17:03

Thoth Escreveu:É um pouco diferente sim.

Só para esclarecer um ponto e terminar a conversa não concordas que a divida está estabilizada? Ou é para continuar a subir?

Imagem

Detesto falta de rigor e seriedade numa conversa.

Referi-me ao montante absoluto da dívida pública e não à sua percentagem do P.I.B..

Perguntas-me, agora, se a dívida pública está estabilizada. Creio que já respondi a essa questão: não, ela tem continuado a aumentar desde novembro de 2015, tendo estabelecido novo máximo em 2019, e não em 2018, como escrevi.

Penso que a questão que efetivamente queres colocar é: "O "peso" da dívida pública para o Estado e para os portugueses está estabilizado?", visto apresentares um gráfico demonstrativo da evolução da percentagem do P.I.B. representada pela dívida pública.

O "peso" da dívida pública para o Estado e para os portugueses é "medido" pela percentagem do P.I.B. representada pela dívida pública. Sendo assim, não há dúvida que esse "peso" está (para já) estabilizado . A sua estabilização não se deve propriamente à redução do montante da dívida pública, mas sim ao crescimento da economia portuguesa (crescimento do P.I.B.), que só fica acima da média da União Europeia porque, apesar do P.I.B. de muitos países da União Europeia crescer percentualmente bem acima do português, o crescimento dos P.I.B.`s da Alemanha, da França e da Itália, que têm um "peso" grande no conjunto da União Europeia, devido à grandeza das suas economias, é reduzido.

Claro que enquanto os ventos internacionalmente soprarem de feição será possível fazer-se a consolidação da dívida pública, ou seja, a redução da percentagem do P.I.B. representada pela dívida pública (redução do seu "peso" para o Estado e para os Portugueses) através do aumento do P.I.B., que para este efeito tem mais que compensado o aumento do montante da dívida pública.

Mas o que seria muito bonito de se ver, e que eu gostaria obviamente de ver, seria a redução da percentagem do P.IB. da dívida pública através da diminuição do montante de dívida pública e não, apenas, à custa do aumento (conjuntural) do P.I.B.. Isto seria bonito de se ver e desejável, para o país estar mais bem preparado para enfrentar uma recessão económica (diminuição do P.I.B.).

Perguntas também se o montante da dívida da dívida é para continuar a subir. Relativamente a esta questão digo que gostaria muito que tal não acontecesse, que no seio do Governo o único travão (que não foi suficiente) para que a dívida não continue a subir é Mário Centeno e que antes ainda havia uma "geringonça" a governar e agora nem "geringonça" há!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Dívida da República Portuguesa

por Thoth » 2/1/2020 16:41

A pergunta era para o ativo 8-) mas nunca é demais mais uma opinião.

Em relação ao que escreveste penso que a tendência não é de queda mas também não é de subida, diria que está a lateralizar.
Estou a falar da divida bruta e não em relação ao pib
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Dívida da República Portuguesa

por artista_ » 2/1/2020 16:36

Thoth Escreveu:É um pouco diferente sim.

Só para esclarecer um ponto e terminar a conversa não concordas que a divida está estabilizada? Ou é para continuar a subir?


Sim, está estabilizada, caiu ligeiramente mas para já não está definida nenhuma tendência de queda... o que vai acontecer não sei, mas espero que venha a confirmar a inversão da tendência de subida e iniciar uma tendência de queda. E aqui refiro-me mais à dívida em função do PIB, até se pode manter igual em termos de valor absoluto mas se o PIB crescer, na prática a dívida estará a cair porque com um PIB superior o país tem obviamente mais capacidade de pagar a mesma dívida absoluta!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Dívida da República Portuguesa

por Thoth » 2/1/2020 16:09

É um pouco diferente sim.

Só para esclarecer um ponto e terminar a conversa não concordas que a divida está estabilizada? Ou é para continuar a subir?

Imagem
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Dívida da República Portuguesa

por artista_ » 2/1/2020 16:07

Não há para ai um gráfico atualizado com a dívida em função do PIB? Acho essa informação mais importante/precisa do que o valor absoluto. Este governo tem conseguido estabilizar/reduzir o peso da dívida (obviamente que a maior parte foi feira pelo governo anterior)... faltará saber se o preço que estamos a pagar é comportável/aceitável, e se não poderá vir a ser pago no futuro?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Dívida da República Portuguesa

por Ativo » 2/1/2020 16:03

Thoth Escreveu:Tenho de admitir que vi a olho e vi mal o pico da divida. Com a linha que tracei depois ficou mais claro.

O que escreveste foi que não parou de subir! O que literalmente não é verdade, porque andou aos zigue zagues. Isto já sou a meter-me contigo, não leves a mal.

O que eu digo é que desde 2017 a divida estabilizou tendo passado esse máximo praí uns 0,03% ou menos, que no meu entender é residual e pertencem à mesma zona.

Não escrevi que a dívida pública não parou de subir. O que escrevi foi que a dívida pública tem continuado a aumentar desde novembro de 2015 (é um pouco diferente!), e acrescento agora, tendo estabelecido novo máximo em 2018!

ativo Escreveu:O que seria bonito seria ver-se o montante de dívida pública abaixo do existente em novembro de 2015. Ao invés disso, o montante de dívida pública tem continuado a aumentar desde então!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Dívida da República Portuguesa

por Thoth » 2/1/2020 15:51

Tenho de admitir que vi a olho e vi mal o pico da divida. Com a linha que tracei depois ficou mais claro.

O que escreveste foi que não parou de subir. O que literalmente não é verdade, porque andou aos zigue zagues. Isto já sou a meter-me contigo, não leves a mal.

O que eu digo é que desde 2017 a divida estabilizou tendo passado esse máximo praí uns 0,03% ou menos, que no meu entender é residual e pertencem à mesma zona.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Dívida da República Portuguesa

por Ativo » 2/1/2020 15:41

Thoth Escreveu:São uns centimos de alguns mil milhões :lol:
Essa diferença que falas devem ser praí 0,03% da divida total.

Mas ok, rigor é rigor, eu vejo mais à zona ...

Cumprimentos e bons negócios

Essa diferença é o que é. Só há que respeitá-la! "Preferiste", no entanto, dizer que o pico do montante da Dívida pública tinha sido atingido em 2017, quando na verdade ele foi alcançado em 2018. Corrigi-te por causa disso.

Dizes que vês mais à zona e eu digo-te que vejo mais olhando para períodos de tempo maiores e não apenas de 2017 até ao momento atual. Por isso, afirmei que desde novembro de 2105 o montante de dívida púbica subiu.

Dívida Pública.png
Dívida Pública.png (53.35 KiB) Visualizado 10056 vezes
Editado pela última vez por Ativo em 2/1/2020 15:55, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Dívida da República Portuguesa

por Thoth » 2/1/2020 15:17

São uns centimos de alguns mil milhões :lol:
Essa diferença que falas devem ser praí 0,03% da divida total.

Mas ok, rigor é rigor, eu vejo mais à zona ...

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Dívida da República Portuguesa

por Ativo » 2/1/2020 15:09

Não se trata de cêntimos, mas sim de uns bons milhões de euros!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Dívida da República Portuguesa

por Thoth » 2/1/2020 14:59

Entendo o rigor mas isto cada um vê como quer, para mim a divida está estabilizada e praticamente a zona de máximos ronda uns "centimos" para cima ou para baixo.

div.png
div.png (12.08 KiB) Visualizado 10117 vezes
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Dívida da República Portuguesa

por Ativo » 2/1/2020 13:28

ativo Escreveu:
ativo Escreveu:O que seria bonito seria ver-se o montante de dívida pública abaixo do existente em novembro de 2015. Ao invés disso, o montante de dívida pública tem contiuado a aumentar desde então! :roll:

Thoth Escreveu:Isso não é bem verdade, se reparares nunca passou do pico de finais de 2017.
E a divida em relação ao pib até tem baixado.
(...)

O que disse é verdade, pois referi-me a um período de 4 anos (e não a um período de 2 anos), desde novembro de 2015. Olhando-se, com atenção, para o gráfico, percebe-se que o pico foi atingido em 2018 e não em 2017.
O que afirmei é ainda mais claro em relação à dívida pública, líquida de ativos em depósito da administração pública.

Não me referi à percentagem do P.I.B. da dívida pública, referi-me apenas ao seu montante absoluto.

Thoth Escreveu:O que eu vejo é que parou de subir perto de novembro de 2017, talvez tenha havido ali uns centimos acima em 2018, mas não é muito claro no gráfico. Mas dizer que não para de subir desde 2015 não acho muito realista. Acho que o termo mais correto será estabilizada.

Bem, agora, afinal, já não foi em 2017, mas em 2018, que foi atingido o montante mais alto de dívida pública. Estamos a começar a entendermo-nos. Mas ao contrário do que queres fazer transparecer, olhando-se para o gráfico é claro que o pico do montante absoluto da dívida pública foi atingido, claramente, em 2018, à custa de mais uns bons milhões de euros e não de cêntimos!!!

O gráfico não mente: considerando um período de 4 anos, o montante de dívida pública tem subido, efetivamente, desde novembro de 2015; isto ainda é mais evidente em relação à dívida pública líquida de ativos em depósito da administração pública.

Dívida Pública.png
Dívida Pública.png (59.23 KiB) Visualizado 7941 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Crissssx, Google [Bot], hugoch89, joao garcao, joingue, latbal, pbasto, peterteam2 e 126 visitantes