Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Cofina - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 28/12/2019 20:27

NirSup, a informação que tens é incorrecta, é uma daquelas ideias que alguém decide meter na Net, mas que não corresponde à verdade. Experimenta passar os olhos por um artigo do "Expresso" sob o título "quem vai ganhar a guerra do streaming". Bom Ano Novo.
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por NirSup » 28/12/2019 15:41

mediafc Escreveu:
Eu não percebo como é que se fazem previsões de descida e anuncia-se a morte do audiovisual sem suporte em factos, penso eu que essas previsões são somente baseadas numa percepção individual. Mas, a realidade é diferente e o que os dados mostram é que nunca se consumiu tanta televisão em portugal, em todas as faixas etárias


Caro mediafc,
Ninguém aqui falou da morte dos jornais ou do audiovisual. Se Jesus estivesse entre nós diria com toda a certeza: os pobres, os jornais e o audiovisual SEMPRE os tereis entre VÓS.
O que está aqui em causa e foi disso que eu falei é que não está fácil GANHAR DINHEIRO com o audiovisual e com os jornais. Essa é que é a questão a discutir. A Vexata Quaestio, como diria Cícero aos seus concidadãos.
Se alguns ensinamentos podemos retirar da História é constatar quantos não se atolaram, nos tempos mais recentes, na Comunicação Social Escrita. E quanto a mim o audiovisual segue o mesmo caminho.
É verdade que estamos cada vez mais conetados uns aos outros, ligados em rede. Mas não é menos verdade que ainda NINGUÉM descobriu a fórmula mágica de pôr os jornais e o audiovisual a fazer dinheiro.
E não são meras percepções pessoais. Os jornais têm cada vez menos leitores e as televisões cada vez menos espectadores.
Onde é que eles estão? Ligados, em rede, a partilhar informação e conteúdos audiovisuais.

Boa tarde e BOAS ENTRADAS no Novo Ano.
Editado pela última vez por NirSup em 29/12/2019 10:04, num total de 1 vez.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 28/12/2019 11:52

A capa do CM ajuda-me a perceber muito do que se passa na guerra Cofina - Impresa. Muito... agora percebo melhor a pazada que por aqui tenho levado. Bom Ano que eu vou de férias. E não, não prescindo delas para arranjar dinheiro para o aumento de capital.
Anexos
c.ferrira.PNG
c.ferrira.PNG (111.2 KiB) Visualizado 9779 vezes
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por mediafc » 28/12/2019 11:28

NirSup Escreveu:
NirSup Escreveu:
... o controlo da Comunicação Social dá prestígio social e dá poder. Influência política. Mas não dá dinheiro. A Comunicação Social Escrita tem sido um atoleiro onde já muitos se enterraram. E o audiovisual vai ter o mesmo destino. É uma questão de esperar para ver.


Cofina compra dona da TVI com "desconto" de 50 milhões, segundo a Renascença.
De reter: a Lei da Inércia é uma lei universal. Como diz o povo na sua imensa sabedoria: a descer todos os santos ajudam.


Eu não percebo como é que se fazem previsões de descida e anuncia-se a morte do audiovisual sem suporte em factos, penso eu que essas previsões são somente baseadas numa percepção individual. Mas, a realidade é diferente e o que os dados mostram é que nunca se consumiu tanta televisão em portugal, em todas as faixas etárias (fonte: https://www.novaexpressao.pt/wp-content/uploads/2016/10/ERC2016_AsNovasDinamicasConsumoAudioVisuais.pdf). No entanto, agora as pessoas não estão unicamente a ver televisão, estão também com o smartphone por isso esse tempo é partilhado.

Quanto aos detalhes do AC da Cofina deixo aqui o comunicado do site da CMVM https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/CONV74237.pdf
 
Mensagens: 31
Registado: 20/11/2008 11:49
Localização: 20

Re: Cofina - Tópico Geral

por NirSup » 28/12/2019 9:58

NirSup Escreveu:
... o controlo da Comunicação Social dá prestígio social e dá poder. Influência política. Mas não dá dinheiro. A Comunicação Social Escrita tem sido um atoleiro onde já muitos se enterraram. E o audiovisual vai ter o mesmo destino. É uma questão de esperar para ver.


Cofina compra dona da TVI com "desconto" de 50 milhões, segundo a Renascença.
De reter: a Lei da Inércia é uma lei universal. Como diz o povo na sua imensa sabedoria: a descer todos os santos ajudam.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Cofina - Tópico Geral

por Ativo » 28/12/2019 0:31

In ECO - Economia Online, hoje:

«Cofina/Media Capital: Dona do Correio da Manhã altera estatutos em AG para aumentar capital.

Em cima da mesa estará a votação da alteração dos estatutos da sociedade para autorizar o Conselho de Administração a aumentar o seu capital social.

Os acionistas da Cofina vão reunir-se em assembleia-geral extraordinária, em 29 de janeiro, para votar a alteração dos estatutos, permitindo ao Conselho de Administração aumentar o capital social da empresa, condição necessária para a compra da TVI.

“Convocam-se os senhores acionistas da Cofina para reunirem em assembleia-geral extraordinária, na sua sede, sita na Rua Manuel Pinto Azevedo, no Porto, às 11:00, no próximo dia 29 de janeiro de 2020”, lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

De acordo com a informação remetida ao mercado, em cima da mesa estará a votação da alteração dos estatutos da sociedade para autorizar o Conselho de Administração a aumentar o seu capital social.

Por outro lado, os acionistas vão deliberar sobre a alteração da redação “dos artigos 14.º, 15.º, números 1 e 5, 16.º, número 3, 17.º, número 1, e 20.º, números 1 e 2, bem como o aditamento de um novo número (número 4) ao artigo 16.º e de dois novos números (números 3 e 4) ao artigo 20.º dos estatutos da sociedade”.

Também em 29 de janeiro, os acionistas da Prisa vão votar a venda da Vertix, que detém 94,96% da Media Capital, dona da TVI, à Cofina, em assembleia-geral extraordinária.

Na segunda-feira, o grupo de comunicação espanhol e a dona do Correio da Manhã anunciaram a redução do valor do negócio para 205 milhões de euros, menos 19,6% que o preço acordado em setembro.

Conforme indicado no comunicado enviado à CMVM na altura, pela transação a Prisa irá receber 123,9 milhões de euros, menos 27% que o previsto inicialmente, o que significará um prejuízo para a editora do El Pais de 54,3 milhões de euros nas suas contas relativas aos primeiros nove meses deste ano, que foram já divulgadas apresentando prejuízos de 110 milhões de euros.

Em 21 de setembro, a dona do Correio da Manhã anunciou que tinha chegado a acordo com a espanhola Prisa para comprar a totalidade das ações que detém na Media Capital, valorizando a empresa (‘enterprise value’) em 255 milhões de euros. A operação de compra inclui também a dívida da Media Capital.

A Cofina, empresa liderada por Paulo Fernandes, espera que a compra da Media Capital resulte em sinergias de 46 milhões de euros. Além disso, a dona do Correio da Manhã estima que a compra esteja concluída no primeiro semestre de 2020.

A transação está sujeita a certas condições como a realização de um aumento de capital da Cofina em 85 milhões de euros para o financiamento parcial da compra da participação da Prisa na Media Capital, que detém a TVI.

O grupo Cofina detém, além do Correio da Manhã e do Record, a CM TV, o Jornal de Negócios, a revista Sábado, entre outros títulos.

Por sua vez, a Media Capital conta com seis canais de televisão e a plataforma digital TVI Player. Além da TVI, canal generalista em sinal aberto que celebra 26 anos, conta com a TVI24, TVI Reality, TVI Ficção, TVI Internacional e TVI África.

A Media Capital tem também rádios, onde se inclui a Comercial.
».
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 26/12/2019 12:44

Godzilla, de há muito que a OPA da Cofina não me convence. E é por isso que a minha aposta na Impresa se manterá firme e hirta para o Ano Novo. Embora haja gurus a dizer que nem pensar, eu incorporei essa ideia e agora estou convencido que só algum exorcista da Altice conseguirá removê-la. Houve um tempo em que parecia que o Facebook nivelaria tudo por baixo e não faria sentido investir na qualidade. Esse tempo é passado, basta ver quem anda hoje no facebook, hoje designado carinhosamente Face pela terceira idade. O Facebook é a informação de plástico, não tem futuro. O futuro é verde e de qualidade :mrgreen:
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 26/12/2019 12:03

Se calhar a razão do desconto é esta, a TVI está em sérios apuros, em menos de um ano passou de canal líder destacado a estar em segundo e muitas vezes, cada vez mais, em terceiro lugar.

http://www.zapping-tv.com/audiencias-to ... 2019-live/

http://www.zapping-tv.com/audiencias-ve ... ve-vosdal/

http://www.zapping-tv.com/audiencias-di ... 2019-live/

O avanço da SIC começa a ser avassalador, vai exigir muito investimento e conhecimento para dar volta à situação.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Cofina - Tópico Geral

por 01Invest » 24/12/2019 18:44

Obrigado Artista, um Bom Natal para ti e para todos os que fazem parte deste fórum.
 
Mensagens: 143
Registado: 7/12/2019 16:55

Re: Cofina - Tópico Geral

por artista_ » 24/12/2019 16:10

Silva115 Escreveu:Artista os administradores da Cofina são os mesmo da Altri e da Ramada Investimentos. Acho que concordas que que quem comprou essas 2 empresas a 4, 5, 10 anos atrás ou na opv para alem de ter uma boa subida do seu valor, gerou também bons dividendos.
Na Cofina é diferente, como disse todo setor de media atravessa mudanças no qual as empresas têm de se adaptar aos desafios pelo qual este setor passa e que não vemos noutros setores. Não sei se a Cofina terá o mesmo rumo da Altri ou da Ramada Investimentos, só acho que estes administradores são bastante competentes e no global das 3 empresas o saldo é bastante positivo.


Silva eu não ponho em causa a qualidade da gestão, nem sequer sou a pessoa indicada para falar disso, o que coloquei em causa foi a tua afirmação, que falava específicamente da Cofina... que é uma afirmação que pode criar falsas espetativas noutras pessoas. Ao longo dos anos fui-me habituando a ver pessoas que aqui faziam relatos de situações de vida muito complicadas porque entraram nos mercados de capitais e pensavam que aqui há garantias, do que quer que seja. E essa tua afirmação é do tipo das que pode levar as pessoas a pensar algo do género «eu tenho aqui um dinheiro de umas poupanças que não rende nada, se a Cofina a longo prazo tem demonstrado dar um bom retorno e eu tão cedo não vou precisar do dinheiro...» . É claro que cada um é responsável pelas decisões que toma, mas nos mercados de capitais, em especial na bolsa portuguesa, todos os cuidados são poucos!

um Bom Natal para ti
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 24/12/2019 14:34

tami, como accionista da Cofina não te fica bem dares a entender que não passas os olhos pelo Correio da Manhã. Se o fizesses não falarias em teorias da conspiração: o CM não larga a SIC um só dia. Não se trata de teoria da conspiração, a Cofina precisa urgentemente da Tvi e não quer que a SIC derrube mais as audiências da Tvi, pois se o fizer o negócio fica pouco racional. Boas Festas. 8-)
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por tami » 24/12/2019 13:13

Ulisses Pereira Escreveu:Deixem lá essas trocas de mimos. O Expresso est+a interessado em noticiar que é isso que o Expresso tem feito - e bem - desde sempre.

Abraço,
Ulisses


A notícia do Expresso é válida, e faz todo o sentido. O meu comentário é dirigido à falta de coerência do Álvaro, que anda há semanas a dizer que os meios da Cofina andam em campanha contra a Impresa, e com teorias da conspiração, e neste caso não tem a mesma interpretação (por válida que seja a noticia, não acrescenta nada de novo). Ainda assim, peço desculpa pela observação, mas às vezes falta a paciência.

Disclaimer: sou acionista da IPR e da CFN.

Abraço e boas festas!
 
Mensagens: 362
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 24/12/2019 12:27

Ulisses, com esta agora conseguiste safar o Ano. Assim estamos de acordo. Que a Cofina se despache então a comprar a Tvi que eu quero ver a Altice a pedir a SIC em casamento.
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 24/12/2019 12:19

Deixem lá essas trocas de mimos. O Expresso est+a interessado em noticiar que é isso que o Expresso tem feito - e bem - desde sempre.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 24/12/2019 12:16

Uchhê! Nem vão dormir na noite de Natal, tal a preocupação. Eu quero é ver quando o efeito publicitário desse grande negócio passar. :lol:
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por tami » 24/12/2019 12:12

Àlvaro Escreveu:Menos 50 milhões é um cenário mais leve, mas convém ter sempre mais informação:
https://expresso.pt/economia/2019-12-24 ... -ate-mais-


Tendo em conta que essa informação já era mais que sabida por toda a gente, a única coisa relevante que vejo nessa notícia é que o Expresso está de facto preocupado com o negócio.
 
Mensagens: 362
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Cofina - Tópico Geral

por Àlvaro » 24/12/2019 11:50

Menos 50 milhões é um cenário mais leve, mas convém ter sempre mais informação:
https://expresso.pt/economia/2019-12-24 ... -ate-mais-
 
Mensagens: 9703
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Cofina - Tópico Geral

por trend=friend » 24/12/2019 10:20

É inacreditável a qualidade desta equipa de gestão...

Aumento de capital há-de haver para “acondicionar” a nova estrutura acionista sem dificuldades de maior.

Mas acredito que poderá ser na ordem dos 50m, indo o resto do desconto para menos dívida.

Vão ficar com o activo a uma fração estupidamente baixa do preço da Altice... Só não percebo como a cotação não trepa para os níveis antes de AC, porque um AC destes é um doce...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3968
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Cofina - Tópico Geral

por maturidade » 24/12/2019 9:49

Boas.
Já tinha fechado a loja para este ano corrente.
mas depois de ver esta noticia da compra que vai baixar em 50milhões, decidi entrar nesta menina.
Pode muito vêm o aumento de capital vir a ser muito reduzido ou mesmo não chegar a fazer-se.
Óptimas noticias para a cotação arribar.
estou dentro.

Abraços, e um Santo Feliz Natal para todos.
 
Mensagens: 2843
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Cofina - Tópico Geral

por 01Invest » 24/12/2019 2:36

Artista os administradores da Cofina são os mesmo da Altri e da Ramada Investimentos. Acho que concordas que que quem comprou essas 2 empresas a 4, 5, 10 anos atrás ou na opv para alem de ter uma boa subida do seu valor, gerou também bons dividendos.
Na Cofina é diferente, como disse todo setor de media atravessa mudanças no qual as empresas têm de se adaptar aos desafios pelo qual este setor passa e que não vemos noutros setores. Não sei se a Cofina terá o mesmo rumo da Altri ou da Ramada Investimentos, só acho que estes administradores são bastante competentes e no global das 3 empresas o saldo é bastante positivo.
 
Mensagens: 143
Registado: 7/12/2019 16:55

Re: Cofina - Tópico Geral

por Optimiza » 24/12/2019 2:15

Mais outra excelente negociação do top management Cofina/Altri (nesta estou in). Incontornável o papel de Paulo Fernandes!

Em 2017 o negócio de venda da Mediacapital/TVI esteve vendido por 515M (440M para Prisa, 15M para minoritários e 110M de passivo), em 2019 esteve vendida por menos de metade, nos 255M (183M+72M passivo), e em 2020 bastam 205M para concretizar o negócio.

Como é que a Prisa (detentora de 95% do capital do Grupo mediacapital/tvi), aceitou um ponto condicional de redução de 50M no valor de venda pela variação negativa dos resultados? Ou seja, e como todos já antecipavam (era impossível outro cenário), por culpa do desastre de audiências/de publicidade e de sponsors do ativo dominador TVI, a incompetente Prisa aceitou queimar 50M de receitas na venda por uma redução de 5M nos resultados líquidos trimestrais (prejuízo 100% esperado)? Negociadores "brilhantes" los nuestros hermanos

Para a Cofina isto pode representar um aumento de capital de apenas 35M/45M (face aos 85M especulados no passado recente), e por um esforço anual mínimo: pouco mais de 165M de passivo adicional, representam 8M de juros anuais para 46M de sinergias em 3 anos. Pagam o cão com o pelo do mesmo e ainda sobra....muito! A mini empresa engole a gigante e ainda lhe pagam para o fazer. Pay Back em 5 anos, recuperação futura para lutar pela liderança televisiva no final de 2020 (Passam a ter tantos canais como a SIC - 7 ), parte dos despedimentos já está efetuada na Mediacapital, centralização das compras+publicidade+comercial e capacidade para renegociar em força com os operadores de cabo. E os lucros Cofina? Bem os lucros consolidados devem no mínimo triplicar apartir do 4º trim. de 2020.

Lição de negociação PF: O pequenito David vai desarmado (sem cash), exige que Golias se ajoelhe (aceita venda por qualquer preço), e o golpe é dado com a espada do gigante (a amortização do investimento vai ser célere fruto das óbvias sinergias e de muito melhor gestão). David conquista Golias. Bravo!
david cofina-e-golias TVI mediacapital.jpg
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Cofina - Tópico Geral

por artista_ » 24/12/2019 1:18

Silva115 Escreveu:Os administradores da Cofina já deram provas que sabem a longo prazo gerar valor para os acionistas...


O que é que para ti é longo prazo? Eu sou dos que foi à OPV da Cofina, felizmente nessa altura era comprar e vender no primeiro dia... tal como a maioria das OPV dessa altura, está muito abaixo (mesmo muito) do valor de colocação, e só em alguns períodos de 2/3 anos tem tido movimentos ascendentes... não estou a dizer que não possa estar a iniciar uma fase de grandes subidas, estou apenas a contestar a afirmação que fizeste!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Cofina - Tópico Geral

por 01Invest » 24/12/2019 0:56

Os administradores da Cofina já deram provas que sabem a longo prazo gerar valor para os acionistas, esta revisão de preço é importante pois os resultados da media capital estão a cair e a tendência deverá manter-se pois não vemos sinais de mudança para além que o setor apresenta grandes desafios para os próximos anos.
Vamos ver se esta opa não acaba como a da altice porque o tempo passa e o negócios passam, pelo menos o tempo que já passou já custou 50 milhões a Prisa.
 
Mensagens: 143
Registado: 7/12/2019 16:55

Ponto de Situção

por BOMBA99 » 23/12/2019 23:49

Perspetivado Aumento de Capital

Já há algum tempo tinha aqui criticado a questão do Aumento de Capital que não se sabia se iria acontecer, nem em que montantes, nem em que altura, nem em que moldes.

A CMVM decidiu que tinha que forçar esse anuncio de algo hipotético e agora penso que já toda a gente deve concordar que foi absurdo anunciar-se uma coisa ''perspetivada''.

Enfim...

Variação do preço da OPA

Percebe-se agora que a COFINA tinha a coisa bem estudada e tinha garantias, não apenas em relação a eventuais dados contabilísticos, mas também relativos a outras eventualidades (mirabolante teoria dos lesados do BANIF).

Ora esta variação de 20% vem eliminar esses receios e vem dar um maior relevo ao disparatado anuncio apressado do Aumento de Capital acima conjeturado.

COTAÇÃO

Temos aqui alguns fatores a considerar:

- Resultados da OPADA (propícios a eventual desconto complementar num futuro próximo);

- Preço actual próximo dos mínimos em fecho recentes;

- Desconto no preço actualizado da OPA é superior em 20% ao valor actual da COFINA;

- Baixa liquidez esperada para amanhã, 6ª feira e 2ª feira pode provocar algumas jogadas palacianas;

Entrada no PSI 20

A existir OPA a entrada no PSI será automática desde que a Capitalização Bolsista atinja ou supere os 100 milhões, desde que quem controla a empresa não detenha mais de 75%.

Estão reunidas as condições para a entrada de fundos que replicam o PSI



ADC

Estará a terminar o prazo para os interessados se manifestarem e a partir do Natal / Ano Novo, poderemos esperar novidades. Dificilmente haverá remédios de monta e a OPA vai andar a todo o vapor (que em Portugal serão ainda umas semanas ou meses.


PONTO ÙLTIMO

a) Quem acredita em Aumento de 85 M

b) Aumento ajustado para 50 M

c) Inexistência de Aumento de Capital
 
Mensagens: 117
Registado: 1/7/2015 14:37

Re: Cofina - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 23/12/2019 22:59

Mais uns tempos e vinha a 1€. :roll:
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, morinni, PAULOJOAO e 109 visitantes