Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

The Navigator Company - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Triplano » 6/12/2019 12:35

Olhei para o gráfico semanal e para o RSI e algo me diz que esta menina quer arrancar por aí acima, até chegar a um nível de sobrecompra...
Se furar com força os 3,75/3,80 pode muito bem chegar aos 4,20/4,40, dando assim um retorno imediato a rondar os 15%...
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por peterteam2 » 5/12/2019 21:39

NirSup Escreveu:
artista_ Escreveu:E de tudo o que escrevi, apenas reparaste numa verdade de «La Palice» de que o título pode subir descer ou manter-se?! :roll: :roll:


Caro Artista,
Não fiques chateado comigo que eu não estou chateado contigo.
Sou um gajo pragmático, nem imaginas quanto. Não sou dado a conjecturas existenciais. E pouco me importa o sexo dos anjos ou se o gato é preto ou branco. Ando aqui para ganhar dinheiro. Por isso estou sempre focado no lado útil das coisas, neste caso, do que se escreve.
Boa Tarde e um Abraço.




Aos níveis de cotação actual este investimento garante dividendo estável > 7%. E num horizonte de 4 a 5 anos é muito provavel que volte a níveis 30% acima do nível actual. (30%/5= 6% ao ano). Ou seja com elevada probabilidade pode render mais de 13% ao ano. Para o nível de risco em causa não encontro muito melhores alternativas.

A curto prazo tudo pode acontecer (eu apostaria 40% na subida até ao pagamento do dividendo, 30% na descida e 30% na lateralização). Mas quem não pode dispor do capital pelo prazo de 4 a 5 anos e gosta apenas de jogar acho que há jogos com melhores probabilidades.
 
Mensagens: 312
Registado: 4/3/2019 20:39

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por NirSup » 5/12/2019 18:57

artista_ Escreveu:E de tudo o que escrevi, apenas reparaste numa verdade de «La Palice» de que o título pode subir descer ou manter-se?! :roll: :roll:


Caro Artista,
Não fiques chateado comigo que eu não estou chateado contigo.
Sou um gajo pragmático, nem imaginas quanto. Não sou dado a conjecturas existenciais. E pouco me importa o sexo dos anjos ou se o gato é preto ou branco. Ando aqui para ganhar dinheiro. Por isso estou sempre focado no lado útil das coisas, neste caso, do que se escreve.
Boa Tarde e um Abraço.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 5/12/2019 18:31

NirSup Escreveu:Caro Artista
Em conclusão: a cotação ou desce mais ou mant´em-se. Ou já desceu tudo o que tinha descer e volta a subir.
Se eu fosse administrador deste forum não permitia postagens destas.
No mínimo, respeitem a minha inteligência.
E não é a primeira vez que leio coisas destas de outros intervenientes.


Se calhar tens de ler melhor...

1- Em qualquer situação, seja que título for, a cotação pode subir, cair ou manter-se;
2- O que eu identifiquei, e que está na base da minha posição longa na Navigator (que já vem da zona dos 3 euros) é que o título inverteu a tendência de queda;
3- Nesta nova tendência, fez um topo nos 3,64;
4- O movimento ascendente começou mais ou menos nos 3,20, pelo que o movimento foi mais ou menos de 44 cêntimos;
5- Será normal esperar uma correção desse movimento que pode atingir diversos patamares. O patamar dos 33% já foi atingido, se não cair abaixo dos 3,44 (mais coisa menos coisa) o título permanecerá claramente na tendência de subidas que iniciou.
6- A correção pode estender-se até um limite de 66%, apartir daí a tendência pode ficar comprometida... sempre tendo em conta que tudo pode acontecer, mas eu estabeleço os meus investimentos com dados concretos e se um título deixa de estar neles procuro outros!
7-Também referi que tecnicamente, o título mostra que é muito usual ter movimentos amplos de subida entre novembro e abril e de queda entre abril e outubro, pelo que eu estou a tentar apanhar esse movimento...

E de tudo o que escrevi, apenas reparaste numa verdade de «La Palice» de que o título pode subir descer ou manter-se?! :roll: :roll: :-k :-k

EDIT: por acaso no texto que escrevi não falo em inversão de tendência, mas quando refiro que fez um movimento ascendente, está implícito estar num movimento ascendente... e, quem me conhece aqui, sabe que eu raramente invisto num título com uma tendência de queda.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 5/12/2019 18:09

Nirsup, mas não és administrador e tens que respeitar quer quem escreve quer quem modera. E este post não tem nada que ser censurado, a não ser tu discordares dele.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por NirSup » 5/12/2019 17:52

Caro Artista
Em conclusão: a cotação ou desce mais ou mant´em-se. Ou já desceu tudo o que tinha descer e volta a subir.
Se eu fosse administrador deste forum não permitia postagens destas.
No mínimo, respeitem a minha inteligência.
E não é a primeira vez que leio coisas destas de outros intervenientes.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 5/12/2019 16:11

Voltando à Navigator, ontem teve uma subida forte mas o volume foi baixo, fez um duplo topo de curtíssimo prazo na zona dos 3,62/64 e parece querer corrigir. Tendo em conta a clara tendência de alta que o título costuma ter entre novembro e abril diria que o mais certo é ser apenas uma correção ligeira para alavancar novas subidas. Penso que no máximo a correção poderá estender-se até à zona dos 3,30/35 euros, sendo que o ideal seria ir apenas até valores em torno dos 3,40, que representariam uma correção de cerca de 50% do movimento de subidas anterior. Abaixo destas zonas começo a desconfiar e o mais certo é saltar fora! Pelo sim pelo não hoje reduzi a minha posição e vendi 2/5 da mesma.

PS: obviamente também há a hipótese de a correção não vir abaixo dos 3,44 euros, que representam uma correção de 33% do movimentos anterior, neste caso a correção já foi feita, pode voltar lá ou não...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 5/12/2019 15:00

malta, "mea culpa" que também participei nesta discussão, mas continuar mais do que um dia num tema que nada tem a ver com a Navigator não faz sentido e, por isso, a observação do Games Over é ajustada. Se quiserem abram um tópico para o efeito.

Por isso, centremo-nos na Navigator, caso contrário os posts terão que ser removidos.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 5/12/2019 14:57

ptkapa Escreveu:Boas. Já acompanho o forum há muito tempo mas nunca me dei ao trabalho de registar e comentar.

Posto a breve apresentação, alguém aqui duvida que a análise técnica apenas segue a análise fundamental no longo prazo e em relação ao curto prazo varia ao ponto de dar grande asneira para alguns e possivelmente grandes retornos para outros?


Não é a análise técnica que segue os fundamentais, estás a confundir as coisas. No longo prazo o que segue os fundamentais é a evolução das cotações do título, que é algo muito diferente de análise técnica.

A questão da AT e AF tem a ver com negociação e não com a evolução no longo prazo do título. Como alguém já se queixou (e bem) destas conversas no tópico da Navigator, pergunto-te como é que com a AF consegues negociar a Navigator? que tem tido resultados relativamente consistentes ao longo dos anos mas as suas cotações têm variado enormemente, muito mais do que os seus resultados?

Os exemplos que falaste são bons para percebermos como se pode ganhar dinheiro com a AT mesmo com algo que tem fundamentais pobres... mas há no mercado quem siga a AT a AF e muitos outros sistemas de apoio para investir, cada um usa o que se sente mais confortável, convém é perceberem para que serve e como se usa cada um deles.

Para terminar, como exemplo, há uns anos perguntei há única pessoa a quem neste forum dou crédito pelos seus conhecimentos dos fundamentais, o que achava do preço da Netflix e a resposta dele foi que era uma bolha e que mais tarde ou mais cedo iria rebentar... nessa altura a Netflix estava na casa dos 90 dólares, hoje está acima dos 300 e já esteve mais alta... isso nem quer dizer que o artista romeno, tenha feito uma análise errada do título, mas prova, que mesmo as pessoas que percebem dos assuntos não acertam sempre, nem na AT nem na AF, até porque o que importa é ganhar dinheiro, e aquilo que realmente faz a diferença não é a análise, mas a estratégia de investimento, que tem de considerar exatamente isso, que nem sempre estamos certos, se não partirmos desta permissa vamos ter dissabores com toda a certeza!
Editado pela última vez por artista_ em 5/12/2019 15:18, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por GamesOver » 5/12/2019 13:14

Boas,

Não me levem a mal, mas o melhor era criarem era um tópico para discutir isso.
Até é interessante mas aqui é sobre a Navigator.

Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 295
Registado: 17/8/2018 16:19

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por ptkapa » 5/12/2019 13:10

Boas. Já acompanho o forum há muito tempo mas nunca me dei ao trabalho de registar e comentar.

Posto a breve apresentação, alguém aqui duvida que a análise técnica apenas segue a análise fundamental no longo prazo e em relação ao curto prazo varia ao ponto de dar grande asneira para alguns e possivelmente grandes retornos para outros?

Vejamos empresas como as de canábis (e.g Tilray). Que papel tiveram os insiders nas valorizações absurdas a que a empresa chegou (em que num dia foi dos 151 aos 300 USD) e à queda brutal que se seguiu? A verdade é que no médio prazo a análise fundamental prevaleceu e a cotação despencou até aos 18USD.

A análise técnica tem por base, se não estou em erro, a teoria dos mercados perfeitos. Se assim é a cotação estaria de certa forma estável e quando surgisse algo novo ficaria ajustado automaticamente, o que não acontece. Por algum motivo quando alguma empresa apresenta resultados muitos bons sobe 20%.

Se uma empresa é boa e tem boas perspectivas a cotação irá invariavelmente acompanhar e será ai que se atingem os maiores retornos. Empresas como Amazon, facebook entre outras, nos seus primeiros anos nada se deve à análise técnica. No curto prazo os ganhos podem surgir dai, no entanto, no longo prazo, os ganhos de quem ai investiu foram devido a essas mesmas pessoas acreditarem no negócio da empresa no longo prazo (salvo algumas exceções).

Fico admirado como algumas pessoas preferem perder o seu tempo a perceber a análise técnica, que é algo que no meu entender no longo prazo é muito falível, enquanto poderiam perceber análise fundamental que é o que é.

Agora análise fundamental não é olhar para um múltiplo, comparar com o histórico ou os peers e pronto. É verdade e dá trabalho mas é preciso ler o R&C e muitos relatórios sobre o ind´ústria para perceber a posição da empresa e evolução do setor e da mesmas e para perceber que um P/E de 7 num ano de é na verdade um de 20, ou que um de 30 pode ser na verdade um de 20, e que este P/E de 20 pode evoluir nos próximos anos para um de 10 ou um de 30 (em função do preço atual e dos resultados futuros).
 
Mensagens: 2
Registado: 5/12/2019 12:40

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 5/12/2019 1:38

ativo Escreveu:... porque tu, e muita gente, negoceia, com base em análise técnica, pura e dura, sem ler notícias nacionais ou internacionais, "reports" de analistas, relatórios de contas, etc. .Francamente! Quem em vez de negociar "desligado", dessa maneira, opta por integrar toda essa informação com a análise técnica, como eu preconizo, e depois, então, tomar uma decisão de negociar, ou não, está equivocado? Certamente que não!!! Deixa que te diga: quanto mais integração de informação se fizer, mais avisada será a decisão de negociar, ou não, um ativo.
Evidentemente que a an´álise técnica é uma ferramenta útil. Eu também a uso, como já disse, mas não é ela, só, que determina uma decisão minha de negociar. Ela, nesse processo de decisão, é apenas e só um elemento entre outros a considerar.


Não me quero meter na vossa troca de argumentos, mas decidi meter uma colherada porque me parece que é neste raciocínio que está o cerne da questão. Embora na prática seja difícil quem, como eu, investe com base na AT, estar completamente desligado das notícias que vão saíndo sobre um título, na realidade é isso que deve fazer, quem segue a AT acredita que tudo o que é importante para a evolução das cotações e definição da sua estratégia de investimento, está no gráfico, o resto que referes, relatórios de contas, etc, só servirá para desviar do foco que devemos ter. Quantas vezes estão a sair notícias muito boas para uma empresa e ela não pára de sar sinais de queda?! E o contrário, empresas com notícias aparentemente negativas e a ação apresenta um cenário de tendência de subida?! Mais dados não me parece que ajudem ou, pelo menos, não é garantido que ajudem. No meu caso, quanto menos melhor, no caso da AT temos infinitos indicadores e eu também uso o menos possível, exatamente para manter o foco no que interessa. Sinceramente não percebo porque é que achas que a negociação é mais fácil e rentável se tiveres mais dados?! Eu não acho, penso exatamente ao contrário, quanto mais concisos conseguimos ser melhor.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Ativo » 5/12/2019 1:08

rg7803 Escreveu:
ativo Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:ativo, eu não ataco a análise fundamental. Considero-a uma ferramenta muito importante e essencial quem investe no mercado numa perspectiva de longo prazo. (embora a maior parte das pessoas que negoceia achando que o estáa fazer com base na AF o está a fazer mal, sem contas e sem conhecimento para isso).

Agora acho curioso achares que não faz sentido um método utilizado globalmente. Quando cerca de metade do pessoal que trabalha nas corretoras internacionais são matemáticos e analistas técnicos, acho que está tudo dito da sua importância.

abraço,
Ulisses

Não coloques na minha escrita algo que não escrevi!

Não, não tiro importância à análise técnica gráfica (eu também a uso). Não é disso que se trata. Digo é que não chega a análise técnica gráfica. Um gráfico, como disse, espelha, apenas o comportamento passado da cotação de uma empresa. É preciso complementar, integrar, como já dei a entender, a análise técnica com informação respeitante ao contexto nacional e internacional da empresa, às razões que puxam a cotação da empresa em determinado sentido, à psicologia dos mercados, etc.. Assim, não compreendo que se diga que não interessam as razões que puxam a cotação de um título num determinado sentido.

Desculpem mas esta parte do escrito pelo Ativo é altamente discutível ou para ser sincero são balelas.

O que tenho feito mais desde 2010 para cá é trading de ativos norte americanos com base em AT, com um nivel bastante aceitável de sucesso, e confesso que ns grande maioria dos casos nem sei o que são esses activos ou a que se dedicam.

A AT é uma ferramenta muito útil se soubermos tirar partido dela. Agora é preciso perceber que um martelo não é um alicate ...

E é notório que muita gente deste espaço sabe pouco, muito pouco. Muito pouco e com expectativas por vezes inversamente proporcionais ao seu conhecimento.

ativo Escreveu:
Balelas?! Balelas não!!! :shame:

Podias ter exposto a tua opinião, assim como expus a minha, sem adjetiva-la com "balelas". Sabes, eu evito qualificar argumentos alheios. com adjetivação negativa, pois tal não acrescenta nada. Procuro apenas esgrimir argumentos e depois, no final, cada um ficará no que lhe parece. Tentar tirar força aos argumentos alheios classificando-os de "balelas" é que não. Não havia necessidade!!!

rg7803 Escreveu:Ativo mas qual "adjectivação negativa" !?
Estou somente a corrigir algo que escreveste que sei (à partida) não ser correcto.
Tu escreveste atrás isto:
"...digo é que não chega a análise técnica gráfica. Um gráfico, como disse, espelha, apenas o comportamento passado da cotação de uma empresa. É preciso complementar, integrar, como já dei a entender, a análise técnica com informação respeitante ao contexto nacional e internacional da empresa, às razões que puxam a cotação da empresa em determinado sentido, à psicologia dos mercados, etc..."
E eu digo estás equivocado.
Provo-te eu e prova muita gente que faz AT pura e dura sem ler notícias nacionais ou internacionais, reports de analistas, R/C etc.
Dei-te como exemplo o meu, o que faço, sendo a pura das verdades. Boa parte dos trades (não confundir com investimento) que faço, numa óptica de curto/médio prazo, são envolvendo empresas que desconheço a sua actividade.
Sim confesso. Olho para o boneco. Olho para o preço; olho para o volume. Vejo o diário e semanal. Identifico zonas pivot. E vejo se as probabilidades são a meu favor ou não.
Quem faz Forex rege-se por quê. Gráficos.
Ou quem faz trading de futuros, de índices p.e. (como eu fiz durante um par de anos quando tinha disponibilidade) segue o quê. Bonecos.
Tu assumiste uma posição que eu sei à partida ser incorrecta; daí o meu comentário - não entendas como perjorativo.
Reforcei o que julgo ser o grande problema de quem faz trading. Na verdade não é um são vários:
-défice de conhecimento,
-expectativas irrealistas,
-contas pequenas,
-ausência de método e disciplina e ...
-egos enormes.
Quando se soma isso a pouca vontade de trabalho (aprendizagem) o resultado traduz-se em vida curta na "bolsa". A AT não funciona. Os tubarões comem os pequenos.
Conforme referi num ou dois posts atrás a AT é uma ferramenta útil, como todas. Mas tem de ser entendida. Daí o exemplo do martelo, que é útil para um dado fim e menos útil para outros.
Passa bem.

Qual adjetivação negativa?! Essa é boa! Quando se nega a evidência a conversa torna-se difícil. Adiante …

Acho engraçado, para não dizer outra coisa, tu, sem, aparentemente, pudor algum, declarares que estás somente a corrigir algo que escrevi e que sabes (à partida) não ser correto. Sim senhor, que presunção!!! Adiante ...

Afirmas que estou equivocado quando escrevi (o sublinhado), " Não, não tiro importância à análise técnica gráfica (eu também a uso). Não é disso que se trata. Digo é que não chega a análise técnica gráfica. Um gráfico, como disse, espelha, apenas o comportamento passado da cotação de uma empresa. É preciso complementar, integrar, como já dei a entender, a análise técnica com informação respeitante ao contexto nacional e internacional da empresa, às razões que puxam a cotação da empresa em determinado sentido, à psicologia dos mercados, etc.. ", porque tu, e muita gente, negoceia, com base em análise técnica, pura e dura, sem ler notícias nacionais ou internacionais, "reports" de analistas, relatórios de contas, etc. .Francamente! Quem em vez de negociar "desligado", dessa maneira, declara que se deve integrar toda essa informação com a análise técnica, como eu preconizo, e depois, então, tomar uma decisão de negociar, ou não, está equivocado? Certamente que não!!! Deixa que te diga: quanto mais integração de informação se fizer, mais avisada será a decisão de negociar, ou não, um ativo.
Evidentemente que a an´álise técnica é uma ferramenta útil. Eu também a uso, como já disse, mas não é ela, só, que determina uma decisão minha de negociar. Ela, nesse processo de decisão, é apenas e só um elemento entre outros a considerar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 4/12/2019 23:52

NirSup Escreveu:«Como em todas as bolhas, muita gente vai ganhar dinheiro, até que os últimos percam o dinheiro todo que os outros ganharam».
«Estes jogos de soma nula, especulativos, são um dos grandes males da contemporaneidade, que desviam os recursos das actividades verdadeiramente produtivas (dos jogos de soma positiva)».

Isto foi escrito a propósito do BITCOIN (para alguns um esquema Ponzi mais elaborado), mas serve como uma luva para os devotos defensores da Análise Técnica (AT) A AT ajuda o especulador a obter ganhos de curto prazo. A quem segue a AT pouco importa o valor intrínseco dum ativo: tanto pode valer 10 como 100. O que importa verdadeiramente é o preço de momento que de acordo com os dados (históricos) de que dispõe o levam a entrar ou a sair do ativo. Para quem segue os ditames da AT, por mais desajustado que o preço dum atvo esteja do seu valor real, haverá sempre alguém mais tolo do que ele que irá comprar mais caro (Teoria Do Mais Tolo).
Significa isto que a AT deve ser posta de lado? De modo algum. Há quem ganhe milhões usando a AT, nomeadamente em mercados muito fluidos e com uma grande liquidez. Se muitos (dezenas ou centenas de milhares) dos intervenientes do mercado usam as mesmas regras, é óbvio que a sua actuação concertada consegue influenciar o mercado num sentido ou noutro(Teoria da Sabedoria das Multidões).
A irracionalidade de alguns movimentos nas bolsas (subidas ou descidas), com ganhos absurdos e perdas de igual montante, poderão ser explicados por quem usa de forma cega os ensinamentos da AT.
Não acredito que a AT funcione bem em mercados pouco fluidos e poucos líquidos como é a Bolsa de Valores de Lisboa.
Boa noite.


Comparar um esquema Ponzi com uma bolsa de valores?! Vai lá vai... não sei como te explicar isto, mas estás longe, não vez nada disto...

1. No longo médio/prazo uma ação segue os resultados da empresa, não estão dependentes de mais pessoas a comprar ou vender, o mercado ajusta naturalmente, às melhorias ou pioras dos resultados das empresas.
2. No curto prazo os movimentos podem ser mais irracionais, porque estão dependentes de muitas variáveis. Basta haver um grande investidor que esteja a vender a sua posição (e as razões para ele vender podem ser enúmeras) para ser difícil que o título suba, ou não desça, mesmo que os fundamentais estejam bem. E o contrário também acontece, é igual para os dois lados.
3. Um especulador de curto prazo negoceia este tipo de movimentos, mas a verdade é que se não houvesse muita gente a negociar estes movimentos, a tendência seria para que os movimentos fossem ainda mais acentuados, quer de subidas quer de descidas, porque se alguém quer vender e não houver gente a comprar as quedas que provoca são maiores, e ao contrário a mesma coisa... aliás, tu próprio tens noção disto, a bolsa de valores de Lisboa por ter pouca liquidez (comparada com os mercados mais desenvolvidos) tem tendência a ter movimentos mais acentuados.

Só para tentar perceber no que estás a pensar.. .para ti a evolução das cotações da Apple são uma espécie de esquema Ponzi?! Ou será que a evolução da empresa tem justificado as subidas astronómicas que tem tido em bolsa?! Por este andar tudo é um esquema Ponzi, o mercado imobiliário, por exemplo, ainda assim é mais parecido que um esquema Ponzi do que o mercado de ações.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por rg7803 » 4/12/2019 23:03

Ativo mas qual "adjectivação negativa" !?
Estou somente a corrigir algo que escreveste que sei (à partida) não ser correcto.
Tu escreveste atrás isto:
"...digo é que não chega a análise técnica gráfica. Um gráfico, como disse, espelha, apenas o comportamento passado da cotação de uma empresa. É preciso complementar, integrar, como já dei a entender, a análise técnica com informação respeitante ao contexto nacional e internacional da empresa, às razões que puxam a cotação da empresa em determinado sentido, à psicologia dos mercados, etc..."
E eu digo estás equivocado.
Provo-te eu e prova muita gente que faz AT pura e dura sem ler notícias nacionais ou internacionais, reports de analistas, R/C etc.
Dei-te como exemplo o meu, o que faço, sendo a pura das verdades. Boa parte dos trades (não confundir com investimento) que faço, numa óptica de curto/médio prazo, são envolvendo empresas que desconheço a sua actividade.
Sim confesso. Olho para o boneco. Olho para o preço; olho para o volume. Vejo o diário e semanal. Identifico zonas pivot. E vejo se as probabilidades são a meu favor ou não.
Quem faz Forex rege-se por quê. Gráficos.
Ou quem faz trading de futuros, de índices p.e. (como eu fiz durante um par de anos quando tinha disponibilidade) segue o quê. Bonecos.
Tu assumiste uma posição que eu sei à partida ser incorrecta; daí o meu comentário - não entendas como perjorativo.
Reforcei o que julgo ser o grande problema de quem faz trading. Na verdade não é um são vários:
-défice de conhecimento,
-expectativas irrealistas,
-contas pequenas,
-ausência de método e disciplina e ...
-egos enormes.
Quando se soma isso a pouca vontade de trabalho (aprendizagem) o resultado traduz-se em vida curta na "bolsa". A AT não funciona. Os tubarões comem os pequenos.
Conforme referi num ou dois posts atrás a AT é uma ferramenta útil, como todas. Mas tem de ser entendida. Daí o exemplo do martelo, que é útil para um dado fim e menos útil para outros.
Passa bem.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Artista Romeno » 4/12/2019 23:01

Vá nao abusem, a validade da AT é limitada a LP, mas no curto prazo também nao vale zero ponto zero....como pretendem fazer crer
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por NirSup » 4/12/2019 22:09

«Como em todas as bolhas, muita gente vai ganhar dinheiro, até que os últimos percam o dinheiro todo que os outros ganharam».
«Estes jogos de soma nula, especulativos, são um dos grandes males da contemporaneidade, que desviam os recursos das actividades verdadeiramente produtivas (dos jogos de soma positiva)».

Isto foi escrito a propósito do BITCOIN (para alguns um esquema Ponzi mais elaborado), mas serve como uma luva para os devotos defensores da Análise Técnica (AT) A AT ajuda o especulador a obter ganhos de curto prazo. A quem segue a AT pouco importa o valor intrínseco dum ativo: tanto pode valer 10 como 100. O que importa verdadeiramente é o preço de momento que de acordo com os dados (históricos) de que dispõe o levam a entrar ou a sair do ativo. Para quem segue os ditames da AT, por mais desajustado que o preço dum atvo esteja do seu valor real, haverá sempre alguém mais tolo do que ele que irá comprar mais caro (Teoria Do Mais Tolo).
Significa isto que a AT deve ser posta de lado? De modo algum. Há quem ganhe milhões usando a AT, nomeadamente em mercados muito fluidos e com uma grande liquidez. Se muitos (dezenas ou centenas de milhares) dos intervenientes do mercado usam as mesmas regras, é óbvio que a sua actuação concertada consegue influenciar o mercado num sentido ou noutro(Teoria da Sabedoria das Multidões).
A irracionalidade de alguns movimentos nas bolsas (subidas ou descidas), com ganhos absurdos e perdas de igual montante, poderão ser explicados por quem usa de forma cega os ensinamentos da AT.
Não acredito que a AT funcione bem em mercados pouco fluidos e poucos líquidos como é a Bolsa de Valores de Lisboa.
Boa noite.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Ativo » 4/12/2019 21:57

rg7803 Escreveu:
ativo Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:ativo, eu não ataco a análise fundamental. Considero-a uma ferramenta muito importante e essencial quem investe no mercado numa perspectiva de longo prazo. (embora a maior parte das pessoas que negoceia achando que o estáa fazer com base na AF o está a fazer mal, sem contas e sem conhecimento para isso).

Agora acho curioso achares que não faz sentido um método utilizado globalmente. Quando cerca de metade do pessoal que trabalha nas corretoras internacionais são matemáticos e analistas técnicos, acho que está tudo dito da sua importância.

abraço,
Ulisses

Não coloques na minha escrita algo que não escrevi!

Não, não tiro importância à análise técnica gráfica (eu também a uso). Não é disso que se trata. Digo é que não chega a análise técnica gráfica. Um gráfico, como disse, espelha, apenas o comportamento passado da cotação de uma empresa. É preciso complementar, integrar, como já dei a entender, a análise técnica com informação respeitante ao contexto nacional e internacional da empresa, às razões que puxam a cotação da empresa em determinado sentido, à psicologia dos mercados, etc.. Assim, não compreendo que se diga que não interessam as razões que puxam a cotação de um título num determinado sentido.

Desculpem mas esta parte do escrito pelo Ativo é altamente discutível ou para ser sincero são balelas.

O que tenho feito mais desde 2010 para cá é trading de ativos norte americanos com base em AT, com um nivel bastante aceitável de sucesso, e confesso que ns grande maioria dos casos nem sei o que são esses activos ou a que se dedicam.

A AT é uma ferramenta muito útil se soubermos tirar partido dela. Agora é preciso perceber que um martelo não é um alicate ...

E é notório que muita gente deste espaço sabe pouco, muito pouco. Muito pouco e com expectativas por vezes inversamente proporcionais ao seu conhecimento.

Balelas?! Balelas não!!! :shame:

Podias ter exposto a tua opinião, assim como expus a minha, sem adjetiva-la com "balelas". Sabes, eu evito qualificar argumentos alheios. com adjetivação negativa, pois tal não acrescenta nada. Procuro apenas esgrimir argumentos e depois, no final, cada um ficará no que lhe parece. Tentar tirar força aos argumentos alheios classificando-os de "balelas" é que não. Não havia necessidade!!!
Editado pela última vez por Ativo em 4/12/2019 22:16, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por trend=friend » 4/12/2019 20:46

Pelo gráfico do optimiza ficava bem no gráfico uma ida à MA 50, nos 3,37, que coincide aproximadamente com a base de um canal ascendente. E reteste à anterior resistência...

Respirar bem para novas subidas
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 4/12/2019 20:31

optimiza Escreveu:(...)
Também na Navigator, independentemente da descida/subida do preço da pasta e do reflexo corporizado nos resultados trimestrais e anuais, com altos e baixos e analisados fundamentalmente, existe um padrão cíclico, que se sobrepõe, de "subida em alta montanha" antes de resultados e de "descida em alta montanha" depois de resultados (fora recessões e crashes, é muito muito difícil perder dinheiro em posições Navigator entre Novembro e Maio, é muito difícil ganhar dinheiro em navigator entre Junho e Outubro). Assim, encontramos cumprida a pattern do Buy in November and sell May and go away » com especial incidência entre final de Janeiro e Abril, as trends CP são normalmente superiores a 2 meses e conseguem ser geridas com apenas 3 instrumentos técnicos.


Concordo inteiramente com o texto mas acho que te estás a referir mais à distribuição de dividendos do que aos resultados!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por artista_ » 4/12/2019 20:26

ativo Escreveu:Não acrescenta nada? Não é verdade. Ilustra bem o meu pensamento, que expus.


Sim ativo, o que escrevi é que não acrescenta nada em relação ao teu ceticismo em relação a alguém investir apenas com recurso ao que está num gráfico!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por rg7803 » 4/12/2019 20:24

ativo Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:ativo, eu não ataco a análise fundamental. Considero-a uma ferramenta muito importante e essencial quem investe no mercado numa perspectiva de longo prazo. (embora a maior parte das pessoas que negoceia achando que o estáa fazer com base na AF o está a fazer mal, sem contas e sem conhecimento para isso).

Agora acho curioso achares que não faz sentido um método utilizado globalmente. Quando cerca de metade do pessoal que trabalha nas corretoras internacionais são matemáticos e analistas técnicos, acho que está tudo dito da sua importância.

abraço,
Ulisses

Não coloques na minha escrita algo que não escrevi!

Não, não tiro importância à análise técnica gráfica (eu também a uso). Não é disso que se trata. Digo é que não chega a análise técnica gráfica. Um gráfico, como disse, espelha, apenas o comportamento [u]passado da cotação de uma empresa. É preciso complementar, integrar, como já dei a entender, a análise técnica com informação respeitante ao contexto nacional e internacional da empresa, às razões que puxam a cotação da empresa em determinado sentido, à psicologia dos mercados, etc..[/u] Assim, não compreendo que se diga que não interessam as razões que puxam a cotação de um título num determinado sentido.




Desculpem mas esta parte do escrito pelo Ativo é altamente discutível ou para ser sincero são balelas.

O que tenho feito mais desde 2010 para cá é trading de ativos norte americanos com base em AT, com um nivel bastante aceitável de sucesso, e confesso que ns grande maioria dos casos nem sei o que são esses activos ou a que se dedicam.

A AT é uma ferramenta muito útil se soubermos tirar partido dela. Agora é preciso perceber que um martelo não é um alicate ...

E é notório que muita gente deste espaço sabe pouco, muito pouco. Muito pouco e com expectativas por vezes inversamente proporcionais ao seu conhecimento.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Optimiza » 4/12/2019 20:16

Ulisses Pereira Escreveu:
Assim, não compreendo que se diga que não interessam as razões que puxam a cotação de um título num determinado sentido.


ativo, vou tentar explicar-te o porquê dessa frase que nem fui eu que a escrevi mas concordo com ela. Milhares de vezes ao longo dos meus 30 anos de mercados financeiros, comprei acções sem saber o que estava na génese desse movimento. Comprei porque a análise gráfica mostrava força a aparecer. E, muitas vezes, só muito tempo mais tarde, percebi porque apareceu aquela força. Porque os "insiders" sabem sempre antes o que está a acontecer do que o público. Sempre. Sempre. Sempre. Por isso, percebi que perceber o que está a mover uma acção, a maior parte das vezes leva a conclusões erradas e não nos ajuda nada.

Abraço,
Ulisses


Ulisses, a análise técnica dá 5 coisas que a Análise fundamental (embora importantíssima como fundamento de investimentos em value stocks e menos em growth stocks) nunca poderá dar: a) Trends; b) patterns; c) investimento em new new things / cash burners (tipo Amazon, Facebook, Tesla, Beyond Meat nos primeiros 5 anos), d) Timings cp+mp ajustados ao mercado (buy + sell), e) ajuste automático a importantes circunstâncias exógenas (crash, queda abrupta de preços, intervenção estadual, AC, etc), em vez de se esperar pelo Relatório e Contas do trimestre seguinte ou do profit warning dali a 2 meses.

Também na Navigator, independentemente da descida/subida do preço da pasta e do reflexo corporizado nos resultados trimestrais e anuais, com altos e baixos e analisados fundamentalmente, existe um padrão cíclico, que se sobrepõe, de "subida em alta montanha" antes de resultados e de "descida em alta montanha" depois de resultados (fora recessões e crashes, é muito muito difícil perder dinheiro em posições Navigator entre Novembro e Maio, é muito difícil ganhar dinheiro em navigator entre Junho e Outubro). Assim, encontramos cumprida a pattern do Buy in November and sell May and go away » com especial incidência entre final de Janeiro e Abril, as trends CP são normalmente superiores a 2 meses e conseguem ser geridas com apenas 3 instrumentos técnicos.

3 realidades de análise complementares e por serem associáveis, até apreciam uma "ménage a trois":
1 - A análise técnica é imprescindível para a praxis,
2 - visão macro dbd+news&press releases enriquecem informação disponível,
3 - análise fundamental consolida uma visão das contas numa perspectiva value e permite benchmarks no mercado.
Navigator  The short and medium term trends are your friends  RF 3,624.gif
Navigator The short and medium term trends are your friends RF 3,624.gif (26.28 KiB) Visualizado 7803 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por 5640533 » 4/12/2019 17:50

Acho que há duas coisas que são diferentes. Uma é fazer/obter em algum lado o gráfico, vê-lo. A outra é interpretá-lo. Além dos conhecimentos tem de se ter feeling. Eu não tenho. Conheço uma pessoa que sabe calcular com exactidão e elaborar um horóscopo. Diz que não o faz, porque depois não sabe interpretá-lo. Longe de mim achar qua há alguma semelhança entre a AT e a astrologia. Era só um exemplo.
 
Mensagens: 1974
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: The Navigator Company - Tópico Geral

por Ativo » 4/12/2019 17:37

artista_ Escreveu:
ativo Escreveu:Bem, vou dizer alguma coisa …

Quanto a razões que puxem a cotação do BCP para baixo, elas não faltam: nível baixo das taxas de juro, perdas potencias do Bank Millennium (filial polaca do BCP) com a denominação em zlotys de empréstimos hipotecários denominados em francos suiços, contribuição anual do BCP para o Fundo de Resolução Bancária no montante de 50 milhões de euros ( ver: https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -de-resolução ), encargo com a emissão de dívida perpétua no montante de 400 milhões de euros, a uma taxa de juro de 9,25%, realizada no corrente ano, imposição pelo BCE de maior almofada de capital (ver: caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=80331&start=50450 ) …

E no entanto, recentemente, comprei 105 000 ações do BCP (o preço médio da posição é 0,2172 euro). E esta, hein?! :lol:
O que eu em 2016, antes da realização do último aumento de capital do BCP, aturei aqui no Fórum (mas levaram sempre a devida resposta do ativo :lol: ), por eu estar "bearish" relativamente ao BCP e a cotação descer, descer, descer, dando-me razão, quando muita gente pensava que já não podia descer mais! Havia quem achasse que não investia em nenhum título, que tinha um preconceito para com o título BCP ( :lol: ), eu que tenho um saldo largamente positivo com o título BCP (estou farto de dizer isto)! Enfim! :roll:

Então o que me fez comprar ações do BCP? Não, não foi o gráfico da cotação do BCP. Foi a melhoria do "rating" do BCP por parte das agências de "rating" e, portanto, o reconhecimento por parte destas instituições do bom trabalho que a administração do BCP, esta e a anterior, desenvolveu. Assim, estou convicto que, mais tarde ou mais cedo, mais uma vez, vou ganhar dinheiro com o BCP!!! No entanto, não ficarei surpreendido se a cotação do BCP ainda descer do nível atual.

Tenho apenas ações do BCP e da SAD do Benfica. Comprei mais algumas ações da SAD do Benfica anteontem (em 29/11/2019 tinha adquirido 4480 ações) e hoje arredondei a conta para 10000 ações da SAD do Benfica.


É uma história´ interessantes mas não acrescenta nada em relação ao investir com base nos gráficos... :wink:

Não acrescenta nada? Não é verdade. Ilustra bem o meu pensamento, que expus.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Andre vez, bento.jp13, Bing [Bot], bpcolaco, farami, Garfield, Google Adsense [Bot], hfmagalhaes, icemetal, latbal, malakas, MR32, novato, PAULOJOAO, PIKAS, traderh, trend=friend e 139 visitantes