Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

REN - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: REN - Tópico Geral

por Ativo » 13/1/2020 15:39

Repartição de custos entre Portugal, Espanha e França derrota pretensão de Portugal ser uma das principais portas de entrada de gás natural na Europa. A REN também perde com isso.

In Negócios Online, hoje:

«Bruxelas deixa cair novos gasodutos a partir de Portugal.

Além da ligação dos Pirenéus, Bruxelas deixou cair o terceiro gasoduto previsto na Península Ibérica. O Governo diz que não desiste de Portugal ser a porta de entrada do gás natural na Europa.

O objetivo de Portugal ser uma das principais portas de entrada do gás natural na Europa parece estar cada vez mais longe de se concretizar. Isto porque a lista da União Europeia de projetos de interesse comum para as infraestruturas de energia já não tem nenhum dos gasodutos que estavam previstos ser construídos a partir de Portugal. Pelo contrário, inclui três ligações de eletricidade: duas internas e uma entre Portugal e Espanha.

Além da interconexão entre França e Espanha através dos Pirenéus, a lista publicada pela Comissão Europeia no final do ano passado também deixou de incluir a terceira ligação de gás natural (Bragança/Zamora) há muito falada e cujos fundos europeus já tinham sido aprovados.

Fonte de Bruxelas explicou ao Negócios que quer França quer Espanha concordaram que o gasoduto dos Pirenéus não deveria ser incluído no caderno de projetos prioritários da União Europeia. E uma vez que a tal terceira ligação de gás natural a partir de Portugal que a REN ia construir estava dependente do arranque desta infraestrutura, "foi acordado que ambos os projetos deveriam ser retirados".

A mesma fonte da Comissão Europeia apontou ainda que a "decisão de remover projetos da lista é uma prerrogativa dos Estados-membros.
Contactado pelo Negócios para comentar estas decisões, fonte oficial do Ministério do Ambiente começou por sublinhar que "o Governo não desiste de Portugal ser uma das principais ‘portas de entrada’ do gás natural para a Europa, na medida em que acredita que o gás natural terá um papel importante no contexto da descarbonização, prevendo-se a sua utilização durante pelo menos duas décadas".

No que toca à decisão concreta sobre a saída destes projetos da quarta lista de projetos de interesse comum (PCI na sigla em inglês), o gabinete de Matos Fernandes revela que "esteve relacionada com a oposição de Espanha e, sobretudo, de França, em razão da análise custo-benefício negativa do projeto STEP" - como é denominada a interligação através dos Pirenéus.

O Governo não desiste de Portugal ser uma das principais
"portas de entrada" do gás natural para a Europa.

Ministério do Ambiente

A construção desta infraestrutura iria representar um investimento na ordem dos 442 milhões de euros. E tendo em conta os moldes iniciais do projeto seria aos consumidores franceses que caberia a maior fatia (certa de 290 milhões de euros). Espanha teria que pagar perto de 150 milhões e Portugal contribuiria com menos de 2 milhões de euros. Sobre esta repartição de custos, o Governo português relembra que "se é verdade que este é um interesse de Portugal, ele é também um interesse da própria União Europeia (reduzindo a dependência do gás natural proveniente da Rússia), que não poderá deixar de exigir a Espanha e França o cumprimento do objetivo desta ligação".

Já a mesma fonte de Bruxelas aponta que a Península Ibérica está ligada à Europa através de duas interconexões entre França e Espanha, bem como de dois gasodutos entre Portugal e Espanha (com ligação por Campo Maior e Valença do Minho). Mas não fecha a porta à concretização de novos gasodutos no futuro: "A não inclusão destes projetos na recente lista não invalida que em futuras listas haja projetos candidatos para serem reavaliados tendo em conta a sua contribuição para os objetivos das políticas [energéticas]", sustentou a mesma fonte.

Reforço na eletricidade

Apesar de a lista da União Europeia de projetos considerados prioritários ter deixado de incluir ligações do gás natural a partir de Portugal, contempla três de eletricidade: duas internas e uma com ligação a Espanha. As datas de conclusão dos projetos não são detalhadas no documento.

Esta decisão é explicada por Bruxelas com o facto de Portugal e Espanha ainda estarem "bem abaixo das metas de interconexões elétricas definidas para 2020 e 2030", segundo a mesma fonte da Comissão Europeia. Além disso, "a conclusão dos projetos de interesse comum em curso permitirá que Portugal atinja a meta de 10% de interconexões [elétricas]", acrescentou.

Eletricidade com novas ligações

Para cumprir a ambição da Europa se tornar o primeiro continente neutro em carbono até 2050, a Comissão Europeia está a impulsionar a eletrificação do sistema energético em vários Estados-membros. Um passo considerado necessário por Bruxelas, até porque "para reduzir as emissões de CO2 é preciso eletrificar gradualmente a nossa economia e afastarmo-nos dos combustíveis fósseis, incluindo o gás", explicou ao Negócios fonte de Bruxelas. "Investimentos em infraestruturas de eletricidade são uma parte importante de nossa estratégia climática", acrescentou, justificando, assim, a retirada de de ligações de gás natural da nova lista da União Europeia de projetos de interesse comum e o reforço de interconexões elétricas. Nesse sentido, Portugal vai ter duas novas ligações internas - Pedralva/Sobrado e Vieira do Minho/Ribeira de Pena - e uma com Espanha a partir de Ponte de Lima.
».
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: REN - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 18/12/2019 16:45

Aproveito e deixo os gráficos actualizados da Ren.

Abraço,
Ulisses
Anexos
ren1.jpg
ren2.jpg
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: REN - Tópico Geral

por NirSup » 18/12/2019 13:03

Transportar a energia produzida em Portugal para a Europa.

Por isso, continuou Ursula von der Leyen, "a questão para Portugal é como transportar a sua energia renovável através de Espanha e de França para os outros países onde esta energia é necessária".
Ó Ursula, não tenho eu escrito outra coisa. Estou como o diz o Guterres: estamos fartos de palavras bonitas e de discursos eloquentes. Mas não os vejo a fazer nada.
Portugal é muito competitivo (e será cada vez mais) na produção de electricidade de origem fotovoltaica. E vende-a a quem?
A França tenta adiar o inadiável para defender os seus interesses.
Ó Ursula, quem verga a França?
Editado pela última vez por NirSup em 18/12/2019 17:19, num total de 1 vez.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: REN - Tópico Geral

por pemides2 » 16/12/2019 15:47

NirSup Escreveu:As receitas da REN resultam essencialmente da prestação de serviços de distribuição de electricidade (2/3) e de gás (1/3).
Relativamente à receita resultante da distribuição de electricidade não me parece que haja grande espaço para crescer. De notar que nesta área tem um forte concorrente que é a EDP Distribuição


A REN não compete com a EDP distribuição. Estão em níveis verticalmente diferentes da cadeia de valor. A REN faz a transmissão em muito alta tensão e "entrega" a electricidade é EDP distribuição para distribuição ao consumidor final :wink:
 
Mensagens: 78
Registado: 12/3/2005 13:06
Localização: Jogo de Bolsa

Re: REN - Tópico Geral

por NirSup » 10/12/2019 0:48

REN vive momento de impasse

O diretor de operações (COO) da REN alertou hoje que a rede de gás natural pode correr o risco de se tornar inútil se não forem encontradas alternativas.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 3/12/2019 18:05

Duas velas um pouco feias... embora, em boa verdade, o volume nao tenha sido muito.

Talvez va aos 2.60?
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: REN - Tópico Geral

por NirSup » 2/12/2019 13:05

Gasoduto Mangualde/Zamora: CONSTRUAM-ME, PORRA!

Constato haver alguma euforia em relação a esta cotada. Não descortino as razões.
Vistos os resultados do 9M19, saliento o seguinte:

Positivo:
- Resultados Financeiros: diminuição de 4 ME relativamente ao 9M18
- CAPEX: aumento de 64.1% relativamente ao 9M18

Negativo:
- Dívida líquida aumentou
- EBITDA diminuiu
- Resultado líquido diminuiu, apesar da diminuição dos encargos com o pagamento da dívida.

Julgo não haver lugar para grandes euforias. Mas gosto de empresas que investem (desde que o façam em investimentos reprodutivos).
As receitas da REN resultam essencialmente da prestação de serviços de distribuição de electricidade (2/3) e de gás (1/3).
Relativamente à receita resultante da distribuição de electricidade não me parece que haja grande espaço para crescer. De notar que nesta área tem um forte concorrente que é a EDP Distribuição.
Tenho para mim que a REN poderia ser um forte player mundial no que respeita à distribuição de gás natural. GNL, proveniente dos EUA para distribuir pela Europa.
"Com o projectado gasoduto Mangualde/Zamora há todas as condições para que o mercado de gás natural tenha um grau de integração semelhante ao que tem hoje o mercado de electricidade", defendeu o ex-presidente da REN, Rui Cartaxo.
Mas para isso torna-se necessário ligar o gasoduto a Espanha e ainda fazer a ligação Espanha/França da rede europeia de gás natural.
Até lá o melhor mesmo é esperar sentado.
Boas tardes e excelentes trades.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: REN - Tópico Geral

por maturidade » 2/12/2019 10:20

rsacramento Escreveu:quase 14% de subida este ano: bem bom!

Mas na cabeça do pelotão das utilities temos a edpr com quase 28%, seguida pela edp com mais de 20%


Boas.
NAh,Nah,Nah.....
O campeão é o meu SLB, com ganhos anuais de 170%. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: REN - Tópico Geral

por rsacramento » 2/12/2019 6:05

quase 14% de subida este ano: bem bom!

Mas na cabeça do pelotão das utilities temos a edpr com quase 28%, seguida pela edp com mais de 20%
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: REN - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 21/11/2019 1:43

Triplano Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:
DocinhoTrader Escreveu:Esta pareçe-me que, também não vai aguentar muito tempo dentro range.

Apesar de não ter os fundamentais mais resilientes devido á divida alta,penso que será capaz de superar no longo prazo.
Está logicamente num bom sector e com prespectivas de investimento algo interessantes, que poderão resultar num crescimento bem sustentável e com possibilidade de manter o dividendo sem desequilibrar as contas.


O OBV está a pedir. Esta é talvez a acção que tenho há mais tempo e não tenciono largar, é quase um investimento passivo. Ainda não consegui avaliar os últimos resultados, mas concordo que o sector tem grande potencial no futuro.


Johny, dado que não perecebo grande coisa de AT, explica-me por favor o efeito do OBV que referes...

Reparo que no gráfico do Docinho foi assinalada uma tendência crescente do OBV. Qual o provável significado disto, sob o ponto de vista da AT?

Gracias!


Basicamente o OBV é uma mistura de preço e volume, creio que num dia somas o volume de transacções desse dia ao OBV do dia anterior se a acção subiu, ou retiras se a acção desceu. Assim sendo, consegue-se perceber onde houve mais volume, se nas subidas se nas descidas. Em zonas de acumulação, em geral o preço lateraliza mas o OBV sobe, o que é um bom sinal de antecipação de breakout para norte.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: REN - Tópico Geral

por Triplano » 21/11/2019 0:53

JohnyRobaz Escreveu:
DocinhoTrader Escreveu:Esta pareçe-me que, também não vai aguentar muito tempo dentro range.

Apesar de não ter os fundamentais mais resilientes devido á divida alta,penso que será capaz de superar no longo prazo.
Está logicamente num bom sector e com prespectivas de investimento algo interessantes, que poderão resultar num crescimento bem sustentável e com possibilidade de manter o dividendo sem desequilibrar as contas.


O OBV está a pedir. Esta é talvez a acção que tenho há mais tempo e não tenciono largar, é quase um investimento passivo. Ainda não consegui avaliar os últimos resultados, mas concordo que o sector tem grande potencial no futuro.


Johny, dado que não perecebo grande coisa de AT, explica-me por favor o efeito do OBV que referes...

Reparo que no gráfico do Docinho foi assinalada uma tendência crescente do OBV. Qual o provável significado disto, sob o ponto de vista da AT?

Gracias!
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Re: REN - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 21/11/2019 0:25

DocinhoTrader Escreveu:Esta pareçe-me que, também não vai aguentar muito tempo dentro range.

Apesar de não ter os fundamentais mais resilientes devido á divida alta,penso que será capaz de superar no longo prazo.
Está logicamente num bom sector e com prespectivas de investimento algo interessantes, que poderão resultar num crescimento bem sustentável e com possibilidade de manter o dividendo sem desequilibrar as contas.


O OBV está a pedir. Esta é talvez a acção que tenho há mais tempo e não tenciono largar, é quase um investimento passivo. Ainda não consegui avaliar os últimos resultados, mas concordo que o sector tem grande potencial no futuro.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: REN - Tópico Geral

por DocinhoTrader » 20/11/2019 19:40

Esta pareçe-me que, também não vai aguentar muito tempo dentro range.

Apesar de não ter os fundamentais mais resilientes devido á divida alta,penso que será capaz de superar no longo prazo.
Está logicamente num bom sector e com prespectivas de investimento algo interessantes, que poderão resultar num crescimento bem sustentável e com possibilidade de manter o dividendo sem desequilibrar as contas.
Anexos
Ren.png
Semanal
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: REN - Tópico Geral

por gu » 18/11/2019 11:44

A REN é e será uma grande empresa , é mesmo uma questão de tempo para a vermos ir por aí acima, concordo ricardmag
 
Mensagens: 72
Registado: 25/3/2003 7:44
Localização: tavira

Re: REN - Tópico Geral

por rg7803 » 17/11/2019 23:32

... e para que lado ...
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: REN - Tópico Geral

por ricardmag » 17/11/2019 21:57

Um dia o cântaro parte. Falta saber quando

REN.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: REN - Tópico Geral

por Punitor » 15/11/2019 18:55

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... uto_outros

Eu não vendi as minhas. Mas, admito que talvez estejam numa resistência técnica difícil...
Veremos.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 15/11/2019 11:46

Acabo de despachar as minhas RENs. Parece-me que a subida do ultimo mês e pouco já foi bastante intenso para o nromal da REN e está numa zona de resistencia. Apresenta resultados hoje, pode levar a sell on the news na segunda.

Objectivo é claramente voltar a entrar mas a um nivel mais baixo.
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: REN - Tópico Geral

por bigest » 11/11/2019 14:59

Deve ser tambem os resultados que se aproximam.
Possivelmente positivos!
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: REN - Tópico Geral

por Triplano » 11/11/2019 14:54

Continua forte como um foguete! Já me arrependi tê-la despachado há 8 dias a 2,685€... mesmo assim deu uma boa mais-valia...
Não me admiraria nada se o capital chinês que saiu da EDP tenha entrado agora na REN...
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Re: REN - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 8/11/2019 21:05

Está fortíssima, talvez já sobrecomprada, mas as subidas têm tido volume. Poderá haver gente com informações sobre bons resultados na próxima semana, nomeadamente relativos aos investimentos no Chile.. Não?
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: REN - Tópico Geral

por rsacramento » 8/11/2019 18:50

o fecho nos 2.75 significa máximos de 2017
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: REN - Tópico Geral

por OCTAMA » 8/11/2019 18:05

Goya777 Escreveu:E como quem nao quer a coisa, a REN está a uns meros 2/3% dos máximos dos ultimos anos. Andou ligeiramente acima dos 2.80 em 2017 e antes disso só em 2010 :shock:


Boa Tarde,

Está neste momento acima desses valores se tiverem em conta o aumento de capital e a diluição que esse fato trouxe......os 2,9 de antigamente serão agora 2,6x....

Cps
 
Mensagens: 753
Registado: 19/4/2016 10:08

Re: REN - Tópico Geral

por Goya777 » 8/11/2019 9:34

E como quem nao quer a coisa, a REN está a uns meros 2/3% dos máximos dos ultimos anos. Andou ligeiramente acima dos 2.80 em 2017 e antes disso só em 2010 :shock:
 
Mensagens: 2755
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: REN - Tópico Geral

por J_Investidor » 6/11/2019 21:24

Depois do AC em 2017 a REN hoje fechou o dia no máximo desde essa altura.
Estará o mercado á espera dos resultados do 3T que serão divulgados no dia 15-11 para ir mais além?

Abraço e bons negócios
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, bento.jp13, BigLift, Bing [Bot], dmaa, Garfield, Giovannni, goncaladas, Google [Bot], iniciado1, latbal, malakas, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, SalvaFP, traderh e 135 visitantes