Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por chico_laranja » 20/1/2017 14:02

oldnoob Escreveu:Olá a todos,

Sou novo por aqui, mas já percebi que tenho que ler este tópico desde o inicio.
Criei um com perguntas sobre fundos de investimento, mas repito aqui a ver se alguém me dá umas luzes para o inicio

a minha primeira duvida, é que eu leio que nos USA por exemplo as pessoas investem mensalmente em mutual funds,
Gostaria de perceber como funciona isso, há custos acrescidos em relacao a investir uma quantia fixa de uma vez? se investir mensalmente há algum tempo minimo para contribuir para o fundo normalmente?


Isso é uma opção de investimento. Nestas últimas páginas o VG falou sobre os rebalanceamentos que é isso mesmo: ir investindo para manter a proporcionalidade da carteira

oldnoob Escreveu:
Como fui um dos que se queimou na bolsa investindo em algo que nao sabia, gostava de investir em fundos de baixo risco a longo prazo para um "rainy day" longinquo.


O que é para ti baixo risco? Qual o retorno esperado?

Historicamente alguém 100% acções nos EUA recuperaram sempre das perdas no máximo em 7-8 anos julgo eu.

Se o "longínquo" para ti for 20 anos 100% acções é baixo risco e a hipótese de retornos maiores é elevada :twisted:

Tipicamente uma carteira de baixo risco pode ser constituída apenas e só pelo Nordea-1 Stable Return já aqui falado mas ter os ovos todos no mesmo cesto é muito arriscado. Imagina uma diarreia mental no gestor e ter 1 movimento mau :shame:

O VG já postou por aí uma carteira apenas composta por 4 fundos de baixo risco e que tinha um comportamento excelente no longo prazo.


oldnoob Escreveu:Outra coisa, que custos e como estarao visiveis? o meu banco tem sempre "publicidade" online sobre os fundos, prospesctos do mesmo, mas nao encontro as taxas de manutencao e de operacao, como é a melhor maneira de ver isso?
Muito obrigado


Tipicamente os fundos não têm esses custos que falas (:-$ não vá eles também quererem comer por aí)

Não há taxas de manutenção/custódia nem de operação.

Apenas têm custos de gestão mas está englobado na cotação. Basicamente não tens nenhum custo escondido mas eu acima já falei disso.

Está cotada a 100€ pagas 100€ pela compra de 1 UP (unidade de participação) e recebes 100€ pela venda de 1 UP.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 19/1/2017 22:29

ptigass Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:O "problema" nao está na API da morningstar. Estás a usar a feed do BEST que só tem acesso aos fundos que o Best comercializa :|

Mas se sabes programar R tenho boas notícias para ti:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=77465&start=7400#p1265897



Saber, saber não sei... tenho alguma formação em programação e trabalho em IT.. olhei para o script que tens umas páginas atrás e modifiquei para ir buscar dados da minha carteira.

Achava que aquela api era a da morningstar... com a api que esta no github ja consegui os dados
Vou tentar aprofundar os conhecimentos em R para melhorar o tratamento de dados e possíveis cálculos :)

Obrigado


Boa 8-)

A API não deixa de ser da morningstar, mas suponho que cada contracto tenha uma feed/password diferente. Naturalmente a do BEST só tem os fundos que eles comercializam. Deve sair bem mais caro comprar a feed para toda a base de dados da morningstar (para além de ser desnecessário) do que para "apenas" 2000 e tal fundos!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ptigass » 19/1/2017 22:04

VirtuaGod Escreveu:O "problema" nao está na API da morningstar. Estás a usar a feed do BEST que só tem acesso aos fundos que o Best comercializa :|

Mas se sabes programar R tenho boas notícias para ti:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=77465&start=7400#p1265897



Saber, saber não sei... tenho alguma formação em programação e trabalho em IT.. olhei para o script que tens umas páginas atrás e modifiquei para ir buscar dados da minha carteira.

Achava que aquela api era a da morningstar... com a api que esta no github ja consegui os dados
Vou tentar aprofundar os conhecimentos em R para melhorar o tratamento de dados e possíveis cálculos :)

Obrigado
 
Mensagens: 21
Registado: 24/9/2012 22:51

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por oldnoob » 19/1/2017 20:18

Olá a todos,

Sou novo por aqui, mas já percebi que tenho que ler este tópico desde o inicio.
Criei um com perguntas sobre fundos de investimento, mas repito aqui a ver se alguém me dá umas luzes para o inicio

a minha primeira duvida, é que eu leio que nos USA por exemplo as pessoas investem mensalmente em mutual funds,
Gostaria de perceber como funciona isso, há custos acrescidos em relacao a investir uma quantia fixa de uma vez? se investir mensalmente há algum tempo minimo para contribuir para o fundo normalmente?

Como fui um dos que se queimou na bolsa investindo em algo que nao sabia, gostava de investir em fundos de baixo risco a longo prazo para um "rainy day" longinquo.

Outra coisa, que custos e como estarao visiveis? o meu banco tem sempre "publicidade" online sobre os fundos, prospesctos do mesmo, mas nao encontro as taxas de manutencao e de operacao, como é a melhor maneira de ver isso?


Muito obrigado
 
Mensagens: 8
Registado: 30/12/2016 17:58

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ZeNovato » 19/1/2017 18:54

Obrigado a todos pelas respostas. Compreendi.
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 19/1/2017 17:48

O "problema" nao está na API da morningstar. Estás a usar a feed do BEST que só tem acesso aos fundos que o Best comercializa :|

Mas se sabes programar R tenho boas notícias para ti:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=77465&start=7400#p1265897
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ptigass » 19/1/2017 16:23

VirtuaGod Escreveu:Estou a construir uma base de dados para o meu próximo projecto. Se alguém quiser dar os IDs MorningStar dos fundos que usa mais para eu acrescentar à base de dados seria útil.

Caso não saibam o que são os ID MorningStar pode ler o excelente post do Rick sobre o assunto aqui (o Rick chamou-lhes Ticker)

Tb deixo em baixo um printscreen com um círculo no URL onde se encontra o ID. Não se preocupem se os fundos não estão no Best pois já não uso o feed deles. Ainda não tenho acesso a ETFs europeus mas se for um Mutual Fund/FIGA negociado na Europa não deverei ter problemas.



VirtuaGod alguma ideia porque este fundo não devolve dados na api ?

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04D2Q

https://lt.morningstar.com/api/rest.svc ... utType=CSV (não devolve dados)


Na morningstar.com não apresenta nenhuma informação dando sempre erro a abrir as várias paginas http://www.morningstar.com/funds/LU0110060430.html
 
Mensagens: 21
Registado: 24/9/2012 22:51

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por JohnyRobaz » 19/1/2017 15:54

VirtuaGod Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:Desde já obrigado pela tua resposta e opinião! Tens razão, às vezes é preciso é humor e descontração natural.. Só não achei a minha pergunta assim tão "dumb", mas se calhar foi. :oops:


Eu até uso o "Let me google that for you" que acho ainda mais "insultuoso"/engraçado. Fica a teu critério analizares o grau de "dumb" da pergunta :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

http://lmgtfy.com/?q=optimize+Morningstar

P.S. Estamos aqui em versão "diversão". Não quero desincentivar ng a fazer perguntas básicas. Mas penso que quem não usa o google antes de a fazer tb temos o direito de dizer "vai ao google" :mrgreen: Já vi pessoal a fazer determinadas perguntas que achava básicas que de básico tinham pouco. Muitas vezes quem tem poucos conhecimentos não sabe distinguir a dificuldade (ou simplissídade) das perguntas. Façam as perguntas, claro, mas não levem a mal algumas brincadeirinhas :wink:


:mrgreen: :oops:
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por JohnyRobaz » 19/1/2017 15:53

.
Editado pela última vez por JohnyRobaz em 19/1/2017 15:54, num total de 1 vez.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 19/1/2017 15:52

JohnyRobaz Escreveu:Desde já obrigado pela tua resposta e opinião! Tens razão, às vezes é preciso é humor e descontração natural.. Só não achei a minha pergunta assim tão "dumb", mas se calhar foi. :oops:


Eu até uso o "Let me google that for you" que acho ainda mais "insultuoso"/engraçado. Fica a teu critério analizares o grau de "dumb" da pergunta :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

http://lmgtfy.com/?q=optimize+Morningstar

P.S. Estamos aqui em versão "diversão". Não quero desincentivar ng a fazer perguntas básicas. Mas penso que quem não usa o google antes de a fazer tb temos o direito de dizer "vai ao google" :mrgreen: Já vi pessoal a fazer determinadas perguntas que achava básicas que de básico tinham pouco. Muitas vezes quem tem poucos conhecimentos não sabe distinguir a dificuldade (ou simplissídade) das perguntas. Façam as perguntas, claro, mas não levem a mal algumas brincadeirinhas :wink:
Editado pela última vez por VirtuaGod em 19/1/2017 15:54, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 19/1/2017 15:46

...

(Double Post, que por sua vez originou o doble post do JohnyRobaz :| )
Editado pela última vez por VirtuaGod em 19/1/2017 16:17, num total de 2 vezes.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por JohnyRobaz » 19/1/2017 13:45

chico_laranja Escreveu:Tento responder de acordo com os post. Não vou citando pois já é extenso que chegue :-" :twisted:

Caro JohnyRobaz

O Nordea Stable Return embora tenha neste momento 60% acções é dinâmico.

Se o mundo der uma volta de 180º facilmente o encontras com posição invertida.

Por outro lado, embora esteja bem puxado nas acções também tem um contrapeso grande de obrigações AAA

Dados históricos (história é bom mas o futuro é sempre uma incógnita) mostram que quando há um rallye (não um crash/spike) consistente nas acções as obrigações AAA têm direcção oposta.

Esta condição não é férrea nem à prova de bala (daí excluir crashs e spikes) mas é indicada em muito lado como acções e obrigações estarem historicamente negativamente correlacionadas.

Se as obrigações forem doutro tipo (BB ou menos) esta correlação passa a positiva (as HY podem até servir de proxy/réplica do mundo das acções e ter quedas acentuadas)

.


Sim, exacto, esse contra-balanceamento para mim faz todo o sentido. :wink:

Abraço!
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por chico_laranja » 19/1/2017 13:24

Tento responder de acordo com os post. Não vou citando pois já é extenso que chegue :-" :twisted:

Caro JohnyRobaz

O Nordea Stable Return embora tenha neste momento 60% acções é dinâmico.

Se o mundo der uma volta de 180º facilmente o encontras com posição invertida.

Por outro lado, embora esteja bem puxado nas acções também tem um contrapeso grande de obrigações AAA

Dados históricos (história é bom mas o futuro é sempre uma incógnita) mostram que quando há um rallye (não um crash/spike) consistente nas acções as obrigações AAA têm direcção oposta.

Esta condição não é férrea nem à prova de bala (daí excluir crashs e spikes) mas é indicada em muito lado como acções e obrigações estarem historicamente negativamente correlacionadas.

Se as obrigações forem doutro tipo (BB ou menos) esta correlação passa a positiva (as HY podem até servir de proxy/réplica do mundo das acções e ter quedas acentuadas)

Scientista

Na banca de retalho normalmente tens apenas fundos da casa, alguns oferecem fundos extra mas poucos.

O ideal é como o VG disse: Uma conta num banco tipo Best/AB/Big

Nesses bancos tens a vantagem de uma conta standard (não ordenado mas base para investimento) não ter comissões ao contrário da banca de retalho.

ParqueInacio

Pessoalmente não invisto em PPRs.

Porquê? Tipicamente têm um desempenho sofrível e por isso a questão do IRS é falaciosa. Pagar 28% de mais valias sobre 20% de retorno é melhor que pagar 8% sobre 4% de retorno ao fim de 5 anos.

JohnyRobaz

Mesmo para PPR prefiro a carteira 4 fundos do VG a esses PPR.

São mais consistentes e os 4 em conjunto trabalham bem em várias frentes.

ZeNovato

Nos fundos não há spread ao contrário de mercados cotados em tempo real.

Há apenas 1 cotação diária e a compra e venda é feita a esse preço. Não é por acaso que a cotação é atrasada 1 ou 2 dias. Fazem contas ao que têm (constituintes), entradas e saídas de capital, impostos e ainda às diversas comissões (gestão e intermediários) que é integrada na própria cotação

Dessa forma conseguem ser mais estáveis e transparentes, não existindo comissões por fora (compra, venda, custódia e afins... mas cuidado que Portugal é um mundo diferente e alguns fundos portugueses cobram comissão de subscrição e/ou venda) que dependem de muita coisa mas estão fora dos gráficos, contas e comparações ficando com números maquilhados para comparações cruas e matemáticas.

Bons investimentos.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ParqueInacio » 19/1/2017 11:25

ZeNovato Escreveu:Virtua,
Queria fazer uma pergunta se calhar básica mas que não sei :oops: (vergonha :cry: ).
Nos fundos de investimento, existe spread entre compra e venda? Nos ETF's temos uma diferença entre as duas posições que varia de etf para etf e sua volatilidade etc.
Já ando à algum tempo a dizer que gostava de dividir os meus 20% TLT em algo mais mas ainda não o fiz. Gosto muito do PIMCO GLOBAL BOND EUR HDG ACC, que apesar de ter uma sobreposiçãozita me parece ser ótimo.

Penso que o spread de que falas é a diferença entre as melhores ofertas de compra e venda de um determinado activo. No caso dos fundos, uma vez que o seu valor é calculado pela soma das cotações dos activos que o compõem após a hora de fecho das bolsas/mercados, só tens uma cotação diária e o preço de compra/venda é igual.
 
Mensagens: 7
Registado: 15/12/2015 2:33

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ZeNovato » 19/1/2017 7:44

Virtua,
Queria fazer uma pergunta se calhar básica mas que não sei :oops: (vergonha :cry: ).
Nos fundos de investimento, existe spread entre compra e venda? Nos ETF's temos uma diferença entre as duas posições que varia de etf para etf e sua volatilidade etc.
Já ando à algum tempo a dizer que gostava de dividir os meus 20% TLT em algo mais mas ainda não o fiz. Gosto muito do PIMCO GLOBAL BOND EUR HDG ACC, que apesar de ter uma sobreposiçãozita me parece ser ótimo.
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por JohnyRobaz » 19/1/2017 1:16

VirtuaGod Escreveu:O tópico anda com vida :mrgreen:

Vamos ver o que posso dizer:

@JohnyRobaz: Acho que o Bart e google não é por mal. Eu próprio já fiz isso na brincadeira. Acho que anda tudo muito sensível desde que andou por aí alguém a insultar tudo e todos. Boa disposição tb deve fazer parte da vida :D

Os optimize podem fazer sentido se forem numa óptica de PPR mais nada. Se assim for são opções aceitáveis. Se for para investimento uma boa carteira de fundos ou então bons mistos são superiores.´

Ah sim, estão super expostos à zona Euro, portugal incluido, como já por aí disseram...

.


Caro VirtuaGod,

Desde já obrigado pela tua resposta e opinião! Tens razão, às vezes é preciso é humor e descontração natural.. Só não achei a minha pergunta assim tão "dumb", mas se calhar foi. :oops:

Sim, é suposto ser numa óptica de PPR e com um grau de risco reduzido essencialmente, foi o meu pai que me pediu a opinião mas eu não percebo desse tipo de investimentos o suficiente para o aconselhar como deve ser, e por isso vim aqui perguntar a opinião a quem sabe. Vou ter em conta as vossas opiniões e transmitir-lhe. :wink:

Abraço,
JR
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 18/1/2017 23:30

O tópico anda com vida :mrgreen:

Vamos ver o que posso dizer:

@JohnyRobaz: Acho que o Bart e google não é por mal. Eu próprio já fiz isso na brincadeira. Acho que anda tudo muito sensível desde que andou por aí alguém a insultar tudo e todos. Boa disposição tb deve fazer parte da vida :D

Os optimize podem fazer sentido se forem numa óptica de PPR mais nada. Se assim for são opções aceitáveis. Se for para investimento uma boa carteira de fundos ou então bons mistos são superiores.´

Ah sim, estão super expostos à zona Euro, portugal incluido, como já por aí disseram...

@Scientista

Qual o melhor momento para entrar, isto é, devemos ver qual o melhor momento para entrar ou tendo em conta que na maioria replicam indices é sempre uma boa altura para colocar dinheiro?

Numa queda de 10%+. Pena so teremos 2 em cada década e a última foi o ano passado. Agora só daqui a 3 anos (espero eu :-" ) Realisticamente a forma psicologicamente mais simples talvez seja investir aos poucos ao longo de um ano por exemplo!! Por outro lado se calhar no final desse ano é que se dá a correcção, depois de estarmos completamente investidos :| A verdade é que ng sabe. Estudos confirmam que a forma mais rentável costuma ser investir tudo logo, é o melhor cerca de 66% das vezes...

Tendo uma conta num banco (CGD) é possivél adquirir alguns fundos dos mencionados na 1ª página ou apenas aqueles que são deles? Se sim, que comissões poderam estar envolvidas.

O melhor, a menos que sejas cliente private, é abrires conta num banco on-line que disponibilize os fundos porque não acredito que estejam disponiveis para o muito pequeno investidor na CGD. Aqui o pessoal trabalha com o BEST, e se falamos num fundo normalmente está lá, mas a BIG e o Activo são outras boas opções.

@tonirai

Boa partilha. Se calhar até vou acompanhar :wink: Pena não conseguir incluir ETFs europeus no R :(

Meu post

Em breve vou actualizar a carteira '4 fundos'. Ficou nos 5.2 ou 5.3% de rentabilidade no ano passado e está a começar este ano calminha e positiva.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por JohnyRobaz » 18/1/2017 18:16

ParqueInacio Escreveu:Obrigado aos dois (JohnyRobaz e chico_laranja) pois estive a dar uma olhadela no assunto para aplicar os conhecimentos e depois vi que faltaram coisas importantes na minha análise (comparando com a resposta do chico_laranja).

Inicialmente comparei apenas os 3 fundos da Optimize e, para mim, o melhorzito seria o moderado (tendo em conta o rácio de sharpe, o desvio padrão e o rendimento para esse período). Mas esqueci-me de analisar a composição do fundo... e tal como o chico_laranja mostrou na resposta isso poderia ser problemático.

Também investi num PPR e na altura escolhi o NB PPR (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05A2X), no qual invisto principalmente pelos benefícios fiscais (o dinheiro que é devolvido no IRS é reinvestido no reforço anual).
Código: Selecionar todos
Desv.Padrão(3a.) -> 8.64 %
Rentabilidade média -> 6.26 %
Rácio de Sharpe -> 0.72
------
Acções -> 20.38
Obrigações -> 57.37
Liquidez -> 15.82
Outro -> 6.42
Nas obrigações cerca de 55% são do tipo AAA e AA. Comparando com o Optimize este PPR parece-me melhor, mas o Nordea que o chico indicou é muito melhor que estes dois. O rendimento pode não ser tão alto, mas o risco assumido para esse mesmo rendimento é muito inferior (daí o rácio de sharpe superior), e além disso é muito mais diversificado (o que também deve justificar o risco mais reduzido):
Código: Selecionar todos
Número total de acções diferentes na carteira -> 242
Número total de obrigações diferentes na carteira -> 231
% de activos nas 10 maiores posições -> 21.58
Para já vou manter o investimento no meu PPR mas no futuro (quando o capital no fundo for maior) irei certamente rever este assunto e pensar novamente se o risco é adequado ou não. Há também a questão da fiscalidade dos PPR no momento de resgate (8% no PPR vs 28% nos fundos "normais"), mas quem nos diz que daqui a 10/20/30 anos as regras continuam iguais?

Mais uma vez obrigado aos dois pela oportunidade de aprendizagem :idea: :D


Ora essa, obrigado eu pela tua opinião! :D

Abraço!
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ParqueInacio » 18/1/2017 16:55

Olá Scientista,
Scientista Escreveu:-Qual o melhor momento para entrar, isto é, devemos ver qual o melhor momento para entrar ou tendo em conta que na maioria replicam indices é sempre uma boa altura para colocar dinheiro?

Existem duas formas de ver esse problema. Por um lado se estiveres à espera do melhor momento para entrar poderás ganhar mais mas também poderás nunca entrar (ou entrar menos vezes => menos capital investido a rentabilizar). Se investires com regularidade corres o risco de poderes estar a entrar num momento onde o preço é alto e no curto prazo teres perdas, mas a ideia geral é que no longo prazo essa questão é eliminada (ou muito reduzida). Daí que a opção recomendada seja a de investir com regularidade e de não olhar muito à questão do timing.

Scientista Escreveu:-Tendo uma conta num banco (CGD) é possivél adquirir alguns fundos dos mencionados na 1ª página ou apenas aqueles que são deles? Se sim, que comissões poderam estar envolvidas.

Penso que a CGD só vende fundos deles, mas o melhor é confirmar. Noutros bancos não costumam haver comissões de subscrição ou resgate, mas quanto à CGD não te sei dizer, o melhor é perguntar-lhes.
 
Mensagens: 7
Registado: 15/12/2015 2:33

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ParqueInacio » 18/1/2017 16:40

Obrigado aos dois (JohnyRobaz e chico_laranja) pois estive a dar uma olhadela no assunto para aplicar os conhecimentos e depois vi que faltaram coisas importantes na minha análise (comparando com a resposta do chico_laranja).

Inicialmente comparei apenas os 3 fundos da Optimize e, para mim, o melhorzito seria o moderado (tendo em conta o rácio de sharpe, o desvio padrão e o rendimento para esse período). Mas esqueci-me de analisar a composição do fundo... e tal como o chico_laranja mostrou na resposta isso poderia ser problemático.

Também investi num PPR e na altura escolhi o NB PPR (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR05A2X), no qual invisto principalmente pelos benefícios fiscais (o dinheiro que é devolvido no IRS é reinvestido no reforço anual).
Código: Selecionar todos
Desv.Padrão(3a.) -> 8.64 %
Rentabilidade média -> 6.26 %
Rácio de Sharpe -> 0.72
------
Acções -> 20.38
Obrigações -> 57.37
Liquidez -> 15.82
Outro -> 6.42
Nas obrigações cerca de 55% são do tipo AAA e AA. Comparando com o Optimize este PPR parece-me melhor, mas o Nordea que o chico indicou é muito melhor que estes dois. O rendimento pode não ser tão alto, mas o risco assumido para esse mesmo rendimento é muito inferior (daí o rácio de sharpe superior), e além disso é muito mais diversificado (o que também deve justificar o risco mais reduzido):
Código: Selecionar todos
Número total de acções diferentes na carteira -> 242
Número total de obrigações diferentes na carteira -> 231
% de activos nas 10 maiores posições -> 21.58
Para já vou manter o investimento no meu PPR mas no futuro (quando o capital no fundo for maior) irei certamente rever este assunto e pensar novamente se o risco é adequado ou não. Há também a questão da fiscalidade dos PPR no momento de resgate (8% no PPR vs 28% nos fundos "normais"), mas quem nos diz que daqui a 10/20/30 anos as regras continuam iguais?

Mais uma vez obrigado aos dois pela oportunidade de aprendizagem :idea: :D
Editado pela última vez por ParqueInacio em 18/1/2017 17:04, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 7
Registado: 15/12/2015 2:33

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Scientista » 18/1/2017 15:39

Muitos parabéns e obrigado VirtualGod, penso que é opinião generalizada a ajuda que este tópico oferece. Estando me iniciar no mundo dos investimentos queria alocar uma parte do dinheiro disponivél para fundos, fazendo uma carteira mista com esse montente entre fundos de ações obrigações e mistos. Tenho, no entanto algumas questões que pretendia colocar:
-Qual o melhor momento para entrar, isto é, devemos ver qual o melhor momento para entrar ou tendo em conta que na maioria replicam indices é sempre uma boa altura para colocar dinheiro?
-Tendo uma conta num banco (CGD) é possivél adquirir alguns fundos dos mencionados na 1ª página ou apenas aqueles que são deles? Se sim, que comissões poderam estar envolvidas.
Obrigado
Scientista
 
Mensagens: 27
Registado: 24/10/2016 11:29

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por JohnyRobaz » 18/1/2017 14:25

chico_laranja Escreveu:JohnyRobaz

Análises a fundos portugueses são normalmente mais complicadas pois aparecem no MS português e pouco mais.

Optimize Moderado:
Fundo com 80% Obrigações e 10% Acções, resto é liquidez.

Por outro lado é mais um fundo de fundos pois se se olhar para a sua carteira vê-se lá outros fundos.

Se escabulhares aquilo vês que a 1ª posição é um fundo da Optimize de obrigações europeias e em que quase 12% desse fundo são Bonds portuguesas.

Isso somado à posição de 5.7% em obrigações portuguesas indica que está com uns 7% de obrigações portuguesas logo à cabeça (coragem e patriotismo)

Nas posições seguintes tem 2 fundos de obrigações High Yield.

Embora seja um fundo moderado acaba por estar todo alavancado em obrigações de baixa qualidade pelo que eu fugiria dele.

Com números a 3 anos parecidos tens o Nordea1-Stable Return que é conhecido por esse mundo fora como um dos melhores fundos mistos moderados que por aí anda.

Comparando números:
Código: Selecionar todos
         |  DP   | Ret3A | Sharpe |
Optimize | 5.79% | 4.88% |  0.84  |
Nordea 1 | 4.27% | 4.59% |  1.08  |

Carteira | Acções | Obrigs |
Optimize | 10.36% | 77.55% |
Nordea 1 | 58.24% | 38.59% |


Ao nivel de obrigações o Nordea-1 tem 90%+ em AAA e o Optimize tem 75% em BBB ou menos logo está muito mais exposto ao risco obrigacionista.

O Nordea-1 tem maior posições accionista mas acaba por ter um contrapeso de ter uns 35% da sua carteira em obrigações AAA logo acções sobem obrigações descem e vice-versa. O optimize andará mais ao sabor das obrigações HY sem nenhum tipo de contrapeso pois os 10% de acções acompanham as obrigações HY.

O Optimize acaba por ter números simpáticos a 3 anos pois as obrigações do Sul da Europa a 3 anos valorizaram bastante, bastando para isso olhar para a evolução das taxas de dívida de Portugal, Espanha, Itália, Irlanda e Grécia (Portugal destoa no último ano.

Eu iria para o Nordea-1 sem olhar para trás.
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR067EZ

Tem ainda a vantagem de se mexer em blocos mínimos de 50€.

Tens ainda outros mas o VG conhece melhor esses fundos que eu.


Chico, muito obrigado pela tua análise! Vou espreitar esse Nordea-1, apesar de ter uma exposição a acções elevada... Mas de facto esse Optimize Moderado, que à partida seria o mais "seguro" dos 3 (Risco 3), tem uma série de riscos acoplados que não estaria à espera...

Abraço! :wink:
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por tonirai » 18/1/2017 13:07

VirtuaGod Escreveu:[size=150][b]
Sem mais demoras a carteira que o R recomendou como alternativa à grande e que tem apenas 4 fundos 'chave.

55% Pimco GB - IE00B11XZ103
15% GS Small Caps - LU0245181838
15% Fidelity Consumer Industries - LU0114721508
15% M&G Optimal Income - GB00B1VMCY93

Boas VirtuaGod,

Não querendo fugir ao tópico dos fundos, tentei fazer uma pequena sondagem de mercado em busca de ETFs equivalentes aos que indicaste, que fossem em Eur e de acumulação... cheguei à seguinte lista (pela tua ordem acima):

db x-trackers II Global Sovereign UCITS ETF 1C (EUR) | DBZB - LU0378818131
Think Total Market UCITS ETF Defensief (EUR) | DTM - NL0009272764
Lyxor MSCI World Consumer Discretionary TR UCITS ETF - C-EUR (EUR) | LYPA - LU0533032008
SPDR® MSCI World Small Cap UCITS ETF (EUR) | ZPRS - IE00BCBJG560

Infelizmente, a escolha em alguns setores é escassa, ainda mais se pretendermos de acumulação;
Devido a isso:
- O segundo da lista é de distribuição;
- Só o último é de replicação física (restante são de replicação sintética);
- O histórico não vai muito atrás (ainda não existiam na última crise).

Devido à amostra de escolha ser limitada, não tive em conta análises de risco vs rentabilidade, custos de gestão, etc...
Fica apenas a lista como indicação de possíveis alternativas em ETFs, caso alguém queira analisar ou sugerir alternativas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1985
Registado: 19/4/2007 18:26
Localização: Cronologicamente... Paris/Resende/Gaia

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por chico_laranja » 18/1/2017 12:54

JohnyRobaz

Análises a fundos portugueses são normalmente mais complicadas pois aparecem no MS português e pouco mais.

Optimize Moderado:
Fundo com 80% Obrigações e 10% Acções, resto é liquidez.

Por outro lado é mais um fundo de fundos pois se se olhar para a sua carteira vê-se lá outros fundos.

Se escabulhares aquilo vês que a 1ª posição é um fundo da Optimize de obrigações europeias e em que quase 12% desse fundo são Bonds portuguesas.

Isso somado à posição de 5.7% em obrigações portuguesas indica que está com uns 7% de obrigações portuguesas logo à cabeça (coragem e patriotismo)

Nas posições seguintes tem 2 fundos de obrigações High Yield.

Embora seja um fundo moderado acaba por estar todo alavancado em obrigações de baixa qualidade pelo que eu fugiria dele.

Com números a 3 anos parecidos tens o Nordea1-Stable Return que é conhecido por esse mundo fora como um dos melhores fundos mistos moderados que por aí anda.

Comparando números:
Código: Selecionar todos
         |  DP   | Ret3A | Sharpe |
Optimize | 5.79% | 4.88% |  0.84  |
Nordea 1 | 4.27% | 4.59% |  1.08  |

Carteira | Acções | Obrigs |
Optimize | 10.36% | 77.55% |
Nordea 1 | 58.24% | 38.59% |


Ao nivel de obrigações o Nordea-1 tem 90%+ em AAA e o Optimize tem 75% em BBB ou menos logo está muito mais exposto ao risco obrigacionista.

O Nordea-1 tem maior posições accionista mas acaba por ter um contrapeso de ter uns 35% da sua carteira em obrigações AAA logo acções sobem obrigações descem e vice-versa. O optimize andará mais ao sabor das obrigações HY sem nenhum tipo de contrapeso pois os 10% de acções acompanham as obrigações HY.

O Optimize acaba por ter números simpáticos a 3 anos pois as obrigações do Sul da Europa a 3 anos valorizaram bastante, bastando para isso olhar para a evolução das taxas de dívida de Portugal, Espanha, Itália, Irlanda e Grécia (Portugal destoa no último ano.

Eu iria para o Nordea-1 sem olhar para trás.
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR067EZ

Tem ainda a vantagem de se mexer em blocos mínimos de 50€.

Tens ainda outros mas o VG conhece melhor esses fundos que eu.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por JohnyRobaz » 18/1/2017 1:27



Caro jopsilveira,

O fórum, que eu saiba, serve para partilha de informações, não precisa desse tipo de imagens.

Pedi também opiniões de quem conhecesse.

De qualquer forma, obrigado pela ajuda em relação ao site da Morning Star.

Cumpts.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado: