Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Manushe » 5/8/2015 20:55

Ogrigada pela akuda Ó God Virtual. Assim farei e espero conseguir porque é mesmo o que me interessa,

Beijinhos
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 285
Registado: 9/10/2012 15:19
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 4/8/2015 22:12

Manushe Escreveu:Rick, não consigo encontrar este fundo no Best, de modo a subscrevê-lo. Como fizeste?

Podes pedir ao teu PFA que faça impresso (recomendo que envies ISIN e montante da ordem) e te envie para a tua conta o PDF. Só tens de aceder à conta e clicar em "Aceito" :-)

P.S. Em princípio se o Rick tem tb tens direito mas é caso de confirmares com eles!!

Bjs
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Manushe » 4/8/2015 15:08

Rick Lusitano (New) Escreveu:
Nas Acções dos EUA, para além do Threadneedle Am. Ext. Alpha que também tenho, mas também tens outros fundos interessantes, como, Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth A EUR Acc (IE00B19Z9612)


Rick, não consigo encontrar este fundo no Best, de modo a subscrevê-lo. Como fizeste?
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 285
Registado: 9/10/2012 15:19
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Manushe » 29/7/2015 19:57

Achas que adormeci? Bem pelo contrário, estive de olho bem aberto! :D Eu ontem já fiz o meu trabalho de casa (quando se me dá uma na cabeça, costumo começar e acabar, deixando poucas reticências, por isso já posso discutir contigo as propostas q me fizeste.
Rick Lusitano (New) Escreveu:Dos FT GTR, manteria apenas a versão sem Hedge cambial, pela teoria que mencionei antes. O F&C (ou o JB) e o BNY (ou substituto) serão mais peso neste segmento. O FT e o LM darão conta do recado nos EM.
.

Quanto à versão Hedge do FT eu já tinha subscrito uma pequena quantia há dias. Tentei resgatá-lo na totalidade. Vamos ver se eles aceitam (por causa do anti market timing)
O que te posso dizer relativamente aos emergentes? Devo ter uma "panca" com eles, ou sou uma sobre-ponderada, como tu defines :lol: Pode ser que passe, por enquanto insisto na estratégia. Infelizmente, ainda não me decidi qual vou escolher para substituto do BNY...

Rick Lusitano (New) Escreveu:O PIMCO DI, anda a marinar a mais de 1 ano. E ambos fundos têm correlação entre eles. Checka o X-Ray apenas com eles, 50/50%. O Pimco DI é uma mistura de várias categorias, pelo que já tens noutros fundos, pouco acrescenta. O Jupiter é uma boa alternativa ao PIMCO DI.


Mais uma vez, custa-me a largar um antigo amor :lol: Por enquanto, vai ficar em 50/50 e depois logo se vê.

Rick Lusitano (New) Escreveu:Nos Diversificados EUR, podes melhorar a tua categoria, em detrimento do BNY, espreita esta categoria, na 1ª página do meu tópico, é á escolha do gosto de cada um. :D


Já tinha experimentado e pelas minhas características pessoais - ele é o melhor a longo prazo e tem uma boa relação DP/Rentabilidade, e os outros não se distinguem a tal ponto de me fazer resgatá-lo - vou mantê-lo.

Rick Lusitano (New) Escreveu:O M&G tem vindo atravessar o deserto, ultimamente, os investidores antecipam os aumentos de taxas de juros nos EUA e no menos falado, RU. Pelo que uma saída temporária neste fundo não seria má de todo.


Não faço isso! I'm a long term woman e nem todos os fundos podem estar UP continuamente. Eu acredito no fundo, pode passar um mau bocado mas há-de recuperar.

Rick Lusitano (New) Escreveu:O Invesco BRA é outro que sofre, o Ouro desde que começou a descer a montanha, que este fundo anda um pouco deprimido. Se calhar, sou eu que ando mal habituado, mas dá pouquinho cash...


Sim, não é dos que me maravilha em termos de rendimento MAS é um offsider, um não correlacionado e isso será bom, em dada altura (acredito eu, podendo estar enganada).

Rick Lusitano (New) Escreveu:O Invesco de Imobiliário, surfou a valorização do USD face ao EUR, o que não é mau de todo. Mas ao ter obrigações do sector Imobiliário, estas obrigações serão penalizadas pelo aumento das taxas de juro. Não esquecer que os empréstimos para a compra de casa ou tipo de imobiliário, foram efectuados com baixas taxas, e com o aumento destas, não só as obrigações perdem valor, mas como aumenta o risco de incumprimento, com as pessoas e empresas que pediram empréstimos ao preço da uva mijona. Eu preferi ainda não entrar neste fundo e optei por um fundo puro de Acções de Imobiliário Global, o Nordea-1 Global Real Estate E EUR (LU0705260262), também gosto do Fidelity Global Property E-Acc-EUR (LU0237699995).


Foi um dos que fiz bem em não desistir dele. Ele não é um vencedor claro mas é certinho e tem dado bons retornos, sem grandes ondas. Eu mantenho os outros dois debaixo de olho.


Rick Lusitano (New) Escreveu:Dos mistos, teria neste momento:
MFS Meridian Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836)
Nordea-1 Stable Return E EUR (LU0227385266)
Invesco Pan European High Income E Acc (LU0243957742)


O Invesco Pan European High Income parece-me um bom complemento (não substituto) do M&G. E viste a queda dele em 2008 certo? O M&G não brilha tanto mas é mais estável.
Gostei do MFS Meridian Global Total Return A1. A pensar....


Rick Lusitano (New) Escreveu:Nas Acções Globais, tens o MFS Meridian Global Equity A1 EUR Acc (LU0094560744) e o Robeco BP Global Premium Equities D EUR (LU0203975437) em categorias diferentes do Threadneedle, que podem complementar-o. Ao escolheres o misto da MFS, para não aumentar correlações, escolheria o fundo da Robeco.


Mais um a seguir (o primeiro) mas n encontro esse da Robeco no BEST.

Rick Lusitano (New) Escreveu:Nas Acções dos EUA, para além do Threadneedle Am. Ext. Alpha que também tenho, mas também tens outros fundos interessantes, como, Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth A EUR Acc (IE00B19Z9612)


Vou fazer um 50/50 com esses dois.

Rick Lusitano (New) Escreveu:Tal como nos EUA, tens muitas hipóteses de bons fundos de Acções Europa, desde mais defensivos, a mais agressivos, passando pelos flexíveis, PMEs. Em alturas de quedas, o Invesco é o que aguenta melhor, depois tens fundos da Threadneedle, MFS, o Flexível 130/30, UBS European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc (LU0723564463) (se estivesse aberto a subscrições, o BlackRock European Opportunities Extension E2 (LU0418790928) seria a melhor escolha para um 130/30 de Acções Europa). É á escolha de cada um, consoante o seu perfil de risco.


Investiguei, sem querer tinha-me passado esta zona e eis as minhas conclusões:
- vou ter de resgatar parte das ações que detenho porque não quero aumentar a sua % na carteira que já é elevada, atendendo à valorização destas.
Assim vou resgatar parte do Threadneedle Europ.Sm.Comp. e vou complementá-lo com o MFS Meridian - Euro.Sm.Companies A1 EUR/ LU0125944966
Também vou resgatar parte do MFS Meridian - European Value A1 EUR e subscrever o BGF European Special Situati.Fd.E2 EUR/ LU0154235443 que me pareceu interessante dentro da categoria.
O que acham?

Rick Lusitano (New) Escreveu:O BlackRock é mais agressivo, pois tem maior exposição a Biotechs, enquanto o Eurizon é mais virado para Farmacêuticas, se bem que ambas industrias estão interligadas.


Não sei se vou fazer um 50/50 ou escolher apenas um. Se decidir por um será o da BlackRock que tem as 2 coisas. Apenas Biotechs é que nunca (embora nunca se deva dizer nunca).

Obrigada Rick, e agora vou fazer jus ao boneco do meu avatar. de tanta alteração que vou ter de fazer. :oh:
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 285
Registado: 9/10/2012 15:19
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Rick Lusitano (New) » 29/7/2015 13:58

Dear Manu, :wink:

Os fundos e os mercados financeiros é como andar de bicicleta, nunca se esquece. :mrgreen:

Passando directamente para a dissecação da tua carteira, sem passar pela casa da partida e receber os 2.000. :mrgreen:

Obrigações Globais
P Global Bond
LM BW Glob Fix Inc
FT Gb Tot Ret
FT Global Total Ret Hdg :arrow: Podes mandar as urtigas.
P Diversif Inc



Obrigações Europa & EUR
H Euro Corpor Bond
I Euro Corp Bond
BNY Mellon Euroland Bond


Obrigações Emergentes
FC Emerg Mkt Bond (resgatado: vou subscrever o Jul.Baer M.Bd.Em.Bd.(Euro)EUR B/ LU0081394404 )
BNY Mellon Emerging Mkt Debt


Obrigações HY
AXA WF Gb High Y B


Penso que tens EM Bonds em excesso, estes fundos têm as, em carteira:
LM BW Glob Fix Inc
FT Gb Tot Ret
FT Global Total Ret Hdg
P Diversif Inc (resgatado pela metade que será dividido com o Jupiter Dynamic Bond L Acc EUR/ LU0853555380 que vou subscrever)
FC Emerg Mkt Bond (resgatado: vou subscrever o Jul.Baer M.Bd.Em.Bd.(Euro)EUR B/ LU0081394404 )
BNY Mellon Emerging Mkt Debt (resgatado: vou substituir pelo MFS Emerging Markets Debt A1 ou BlackRock Emerging Markets ou muito seriamente a considerar o M&G, vamos ver)

Daqui, o LM está a demonstrar ser um bom todo-o-terreno. Seria a manter.
Dos FT GTR, manteria apenas a versão sem Hedge cambial, pela teoria que mencionei antes.
O F&C (ou o JB) e o BNY (ou substituto) serão mais peso neste segmento. O FT e o LM darão conta do recado nos EM.

Dos PIMCOs, manteria apenas o PIMCO GB, que para mim, é dos melhores fundos desta gestora, senão o melhor. O PIMCO DI, anda a marinar a mais de 1 ano. E ambos fundos têm correlação entre eles. Checka o X-Ray apenas com eles, 50/50%. O Pimco DI é uma mistura de várias categorias, pelo que já tens noutros fundos, pouco acrescenta. O Jupiter é uma boa alternativa ao PIMCO DI.


Na Europa, tens os 2 dos melhores fundos de Obrigações Corporativas, o Henderson e o Invesco. pelo que não mexia.
Nos Diversificados EUR, podes melhorar a tua categoria, em detrimento do BNY, espreita esta categoria, na 1ª página do meu tópico, é á escolha do gosto de cada um. :D


Passando aos mistos:
MG Opt Inc Eur Acc
Inv Balan-Ris Allo
Inv Gb Inc RealEst


O M&G tem vindo atravessar o deserto, ultimamente, os investidores antecipam os aumentos de taxas de juros nos EUA e no menos falado, RU. Pelo que uma saída temporária neste fundo não seria má de todo.

O Invesco BRA é outro que sofre, o Ouro desde que começou a descer a montanha, que este fundo anda um pouco deprimido. Se calhar, sou eu que ando mal habituado, mas dá pouquinho cash...

O Invesco de Imobiliário, surfou a valorização do USD face ao EUR, o que não é mau de todo. Mas ao ter obrigações do sector Imobiliário, estas obrigações serão penalizadas pelo aumento das taxas de juro. Não esquecer que os empréstimos para a compra de casa ou tipo de imobiliário, foram efectuados com baixas taxas, e com o aumento destas, não só as obrigações perdem valor, mas como aumenta o risco de incumprimento, com as pessoas e empresas que pediram empréstimos ao preço da uva mijona. Eu preferi ainda não entrar neste fundo e optei por um fundo puro de Acções de Imobiliário Global, o Nordea-1 Global Real Estate E EUR (LU0705260262), também gosto do Fidelity Global Property E-Acc-EUR (LU0237699995).


Dos mistos, teria neste momento:
MFS Meridian Global Total Return A1 EUR Acc (LU0219418836)
Nordea-1 Stable Return E EUR (LU0227385266)
Invesco Pan European High Income E Acc (LU0243957742)


As Acções:
TIF Global Equity Income EUR

TSIF American Extended Alpha
TIF Americ SmC EUR (gostei deste menino: LU0918140210 T. Rowe Price Funds SICAV - US Smaller Companies Equity A EUR mas não para o substituir mas sim adicionar em pequena dose)

MFS Europ Value
TIF Europ SmCo EUR


Nas Acções Globais, tens o MFS Meridian Global Equity A1 EUR Acc (LU0094560744) e o Robeco BP Global Premium Equities D EUR (LU0203975437) em categorias diferentes do Threadneedle, que podem complementar-o. Ao escolheres o misto da MFS, para não aumentar correlações, escolheria o fundo da Robeco.

Nas Acções dos EUA, continuo a gostar do Pioneer U.S. Fundamental Growth C EUR ND (LU0347184318), para além do Threadneedle Am. Ext. Alpha que também tenho, mas também tens outros fundos interessantes, como, Legg Mason ClearBridge US Large Cap Growth A EUR Acc (IE00B19Z9612)

Ou o seu irmão mais agressivo (Acções EUA Cap. Flexível Crescimento), o Legg Mason ClearBridge US Aggressive Growth A EUR Acc (IE00B19ZB094).

Os vários fundos da Robeco, também são interessantes.

Nas PMEs dos States, concordo contigo, o Threadneedle Am. Smaller e o T. Rowe Price US Smaller podem coexistir juntos numa carteira, pois o Threadneedle foca-se mais em empresas Médias, enquanto o T. Rowe Price é mais virado para as pequenas.

Tal como nos EUA, tens muitas hipóteses de bons fundos de Acções Europa, desde mais defensivos, a mais agressivos, passando pelos flexíveis, PMEs. Em alturas de quedas, o Invesco é o que aguenta melhor, depois tens fundos da Threadneedle, MFS, o Flexível 130/30, UBS European Opportunity Unconstrained (EUR) P-acc (LU0723564463) (se estivesse aberto a subscrições, o BlackRock European Opportunities Extension E2 (LU0418790928) seria a melhor escolha para um 130/30 de Acções Europa). É á escolha de cada um, consoante o seu perfil de risco.


Nos sectoriais, tens uma sobre-ponderação em Bens de Consumo (que sabemos, que é de propósito, e que também eu tenho), não fazia mal diversificares os sectoriais, com por exemplo Saúde (outro sector, aonde estou sobre-ponderado):
BlackRock World Healthscience E2 (EUR) (LU0171309270)
Eurizon Pharma LTE R (LU0114064081)

O BlackRock é mais agressivo, pois tem maior exposição a Biotechs, enquanto o Eurizon é mais virado para Farmacêuticas, se bem que ambas industrias estão interligadas. Se quiseres uma pitada de picante (atenção, q.b), também, tens um fundo em EUR dedicado a Biotechs, o DWS Biotech (DE0009769976).



Para fundo de maneio, esse Nordea é uma boa opção.


Neste momento, existe tantos bons fundos em tantas categorias, que o problema é, não nos perdermos a comprar tudo. :lol:


Se não adormecestes a ler este post, parabéns. :mrgreen:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Manushe » 28/7/2015 18:17

OLá Rick, que bom te reencontrar!!!!! Muito obrigada pela tua resposta que vou ter de comer, remoer e tentar assimilar da melhor forma porque como deves imaginar, depois de tanto tempo, estou "perra" heheheheh.

Entretanto, deixo-te a minha carteira para dela tomares conhecimento:

BNY Mellon Euroland Bond

P Global Bond
LM BW Glob Fix Inc

H Euro Corpor Bond
I Euro Corp Bond

P Diversif Inc (resgatado pela metade que será dividido com o Jupiter Dynamic Bond L Acc EUR/ LU0853555380 que vou subscrever)
FC Emerg Mkt Bond (resgatado: vou subscrever o Jul.Baer M.Bd.Em.Bd.(Euro)EUR B/ LU0081394404 )
BNY Mellon Emerging Mkt Debt (resgatado: vou substituir pelo MFS Emerging Markets Debt A1 ou BlackRock Emerging Markets ou muito seriamente a considerar o M&G, vamos ver)
AXA WF Gb High Y B
FT Gb Tot Ret
FT Global Total Ret Hdg (provavelmente a resgatar porque está na mm categoria do P Global Bond e LM BW Glob Fix Inc e não tem sido propriamente uma mais valia)

MG Opt Inc Eur Acc
Inv Balan-Ris Allo

Inv Gb Inc RealEst

UBS Eq Infrastruc

EEF Cons Stapl R
FF Consumer Indust
ING Consumer Goods

MFS Europ Value
TIF Europ SmCo EUR
TIF Americ SmC EUR (gostei deste menino: LU0918140210 T. Rowe Price Funds SICAV - US Smaller Companies Equity A EUR mas não para o substituir mas sim adicionar em pequena dose)
TSIF American Extended Alpha
TIF Global Equity Income EUR

Fundo de Maneio
Nord Eur Cover Bd (???? porque não gosto de perder dinheiro neste tipo de fundo. Prefiro ganhar pouco a ter de resgatar a perder).

Eu comecei a colocar algumas poupanças nalguns deles, até que parei com a comodidade e inércia aguda que me tem atacado a este nível e outros e fui fazer uma pesquisa e reparei no que disseste tb na tua msg: havia um maior nº de fundos em variedade e quantidade e valia a pena eu parar um pouco e fazer uma pesquisa e verificar se estava em termos de fundos na, para mim, melhor opção.
Continuo moderada, global e a longo prazo e a tentar a relação "menor DP para uma rentabilidade (senão a melhor) acima da média".
Estou apenas a considerar introduzir um fundo sectorial, que é o da Saúde.
Vou ver então se encontro a tua carteira e tb as tuas sugestões
Um abraço

ps: por engano, não editei mas sim citei, pelo que agradecia que apagassem o post anterior. Obrigada
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 285
Registado: 9/10/2012 15:19
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Manushe » 28/7/2015 11:09

Apagar por favor
Editado pela última vez por Manushe em 29/7/2015 15:04, num total de 1 vez.
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 285
Registado: 9/10/2012 15:19
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Rick Lusitano (New) » 27/7/2015 22:41

Manushe Escreveu:Olá amigos :)

Depois de um longoooooo tempo vou fazer finalmente algumas mexidas na minha carteira e pedir a v/ opinião. Não serão tvz as únicas mas é por estas que vou começar:

1- não estou a gostar do comportamento do meu Pimco Div.Income mas não vai ser completamente resgatado. Vou dividir a meias com a aquisição do Jupiter Dynamic Bond L Acc EUR/ LU0853555380;

2- o F&C vai embora e vou substituí-lo pelo Jul.Baer M.Bd.Em.Bd.(Euro)EUR B/ LU0081394404 que é um ACC;

3- Também vou resgatar o BNY Mellon Emerg.Markets Debt A USD/ IE00B06YC548 porque acho que dentro da categoria (Obrigações Emergentes Globais) eu encontro melhor e com menos risco. E aí tenho dúvidas sobre qual escolher...

a) eu não hesitaria em escolher o Pioneer Fd.EM Bd.C ND/ LU0119438611 não fosse aquele resultado de 2008..... Em tudo o mais, seria O perfeito.
b) gosto muito também do M&G Emerging Markets Bond Fund A EUR/ GB00B3NMPS60 MAS tem pouco historial.
c) depois temos com menos RS e mais DP (equivalentes) os: BGF Emerging Markets Bond E2 EUR/ LU0200684180 ; MFS Meridian - Emerg.Markets Debt A1 EUR/ LU0219422606 ; GS G&EM Debt Pf.E EUR Acc/ LU0133266147 e o Fidelity Fd.Em.Mk.Debt E Acc EUR/ LU0238206840.

De todos, em gráfico, o MFS parece ser sempre o vencedor (embora eu não consiga perceber o porquê comparando resultados). Aliás a Morningstar dá-lhe um bronze.

Vai uma ajudinha?
Obrigada desde já!!!


Benvinda de volta!!!!! \:D/

És um bom incentivo para eu participar no fórum.

Admito que tenho saudades das nossas salutares discussões. :wink:

Desde da tua última participação, operou-se uma revolução, aumentou drasticamente a oferta dos fundos, tanto em quantidade como em qualidade. Com novas gestoras estrangeiras e fundos. M&G, Aberdeen, MFS, foram tantas, que quem está sempre em cima dos acontecimentos, nem nota a dimensão geral. Também o método de subscrição do BB alterou-se, na questão dos fundos fora da oferta online, deixou-se ser exclusivamente através do incomodo impresso.

Assim por alto, posso dizer que eu despachei o PIMCO DI, F&C, entre outros, com as novidades, conseguiu-se melhores alternativas, basta espreitares a ementa na 1ª página do "meu" tópico.

As obrigações "made in USA", eu despachei todas enquanto tinha lucro, e ficaram em stand-by, pelo menos, até á 1ª subida da taxa de juros por parte da Fed, exemplo: PIMCOs.



Eu estou com uma teoria que ainda não é definitiva, se é que existe verdades absolutas nos mercados financeiros (ou na vida), que activos de alto risco, o Hedge cambial EURUSD, só atrapalha. Passando a explicar, principalmente em EM, estes países, estarão quase inversamente correlaccionados com o movimento do USD, quando as taxas de juro dos EUA estão baixas e por consequência, o USD, os investidores tenderão a investir em activos de maior risco, á procura de maiores retornos, em que os EM, são um exemplo disso. Pelo que a subida das taxas de juro nos EUA (e USD) fará os investidores saírem dos EM, um pouco parecido como o Maio de 2013, os fundos com o Hedge cambial, irão ter os retornos quase puros das conversões cambiais (nenhum Hedge cambial funciona a 100%) e mostrarão os retornos negativos semelhantes á realidade. Mas se o fundo for denominado originalmente em USD e não tiver hedge cambial, iremos ter uma suavização e quiça um retorno positivo do fundo. O Forex tem normalmente mais efeito nos retornos do que os próprios activos na carteira do fundo.


Amiga, porque EM Bonds? Continuas com Templeton GTR? O PIMCO DI também tem EM. Não terás a carteira com um peso substancial de EM Bonds?



Dos fundos de EM Bonds que me chamou á atenção foram (ordem alfabética):

Obrigações Emergentes Globais
USD - LU0200684180 - BlackRock Emerging Markets Bond E2 (EUR)
USD - LU0219422606 - MFS Emerging Markets Debt A1 EUR Acc

Também achei interessante o fundo Fidelity Emerging Market Debt E-Acc-EUR (LU0238206840), mas dos 3, penso ser o elo mais fraco.

O Pioneer que mencionas também me pareceu interessante, mas tal como tu, a descida dele em 2008, não me cativou.

O M&G que falas também parece interessante, mas quando dizes ter pouco historial, a Morningstar simula o historial dele, através de outras versões deste fundo mais antigas.

Mas todos estes fundos sem Hedge cambial, têm diferenças, o BGF, MFS e Fidelity são originalmente denominados em USD. O Pioneer em EUR e o M&G em GBP. Daí as diferentes performances dos fundos.



Obrigações Corporativas Emergentes Globais
USD - LU0843232173 - BlackRock Emerging Markets Corporate Bond E2 EUR
USD - IE00B6VJMC30 - BNY Mellon Emerging Markets Corporate Debt A EUR :arrow: Aparentemente estará fechado


A categoria Obrigações Emergentes Moeda Local, não é me interessante, porque o risco é muito elevado (Forex) e retorno muito reduzido.


Depois tenho outros fundos mais específicos que gosto e tenho em carteira:

Obrigações Alto Rendimento Ásia
USD - LU0286668966 - Fidelity Asian High Yield A-Acc-EUR

Obrigações Ásia
USD - LU0277197249 - BlackRock Asian Tiger Bond E2 (EUR)

Obrigações RMB
CNY - LU0764816798 - BlackRock Renminbi Bond E2 EUR Acc (O CNY está ligado ao USD, pelo que o segue, é quase como se fosse originalmente denominado em USD)



Fundos da Goldman Sachs, elimino logo, por pedirem 1.500 EUR iniciais, apesar de poder resgatar o excesso após a subscrição, mas o risco de perder dinheiro nesta operação está sempre presente. Para além que tenho 1 bias contra a Goldman Sachs.


Será que podias relembrar a tua carteira para poder ajudar-te no lifting que queres fazer nela? Se bem que esta altura, não será muito boa para entradas, pois existe muita volatilidade, EURUSD, China, Grécia, pouca liquidez devido aos grandes players estarem de férias (pelo que os mercados estarão algo distorcidos), uma possível subida das taxas de juro pela Fed, que tem reunião esta semana (acredito mais numa subida em Dezembro deste ano, do que em Setembro).
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Manushe » 27/7/2015 19:56

Olá amigos :)

Depois de um longoooooo tempo vou fazer finalmente algumas mexidas na minha carteira e pedir a v/ opinião. Não serão tvz as únicas mas é por estas que vou começar:

1- não estou a gostar do comportamento do meu Pimco Div.Income mas não vai ser completamente resgatado. Vou dividir a meias com a aquisição do Jupiter Dynamic Bond L Acc EUR/ LU0853555380;

2- o F&C vai embora e vou substituí-lo pelo Jul.Baer M.Bd.Em.Bd.(Euro)EUR B/ LU0081394404 que é um ACC;

3- Também vou resgatar o BNY Mellon Emerg.Markets Debt A USD/ IE00B06YC548 porque acho que dentro da categoria (Obrigações Emergentes Globais) eu encontro melhor e com menos risco. E aí tenho dúvidas sobre qual escolher...

a) eu não hesitaria em escolher o Pioneer Fd.EM Bd.C ND/ LU0119438611 não fosse aquele resultado de 2008..... Em tudo o mais, seria O perfeito.
b) gosto muito também do M&G Emerging Markets Bond Fund A EUR/ GB00B3NMPS60 MAS tem pouco historial.
c) depois temos com menos RS e mais DP (equivalentes) os: BGF Emerging Markets Bond E2 EUR/ LU0200684180 ; MFS Meridian - Emerg.Markets Debt A1 EUR/ LU0219422606 ; GS G&EM Debt Pf.E EUR Acc/ LU0133266147 e o Fidelity Fd.Em.Mk.Debt E Acc EUR/ LU0238206840.

De todos, em gráfico, o MFS parece ser sempre o vencedor (embora eu não consiga perceber o porquê comparando resultados). Aliás a Morningstar dá-lhe um bronze.

Vai uma ajudinha?
Obrigada desde já!!!
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 285
Registado: 9/10/2012 15:19
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por O Alquimista » 18/7/2015 2:52

"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 10/7/2015 16:04

Eu sei que alguém que lê o tópico fala bastante da estratégia da MA 200. Não me recordo quem é mas lembrei-me dele quando li este post:

:arrow: Switching From Stocks to Bonds Based on a 200-day Moving Average Crossover
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ruicarlov » 9/7/2015 15:53

VirtuaGod Escreveu:
ruicarlov Escreveu: :shame: Peugeot iOn, não renault ZOE.

Estava convencido que era um ZOE até pk desconhecia o iOn.


O iOn foi dos primeiros carros elétricos a ser vendido em Portugal. Aqui por Lisboa vê-se um número razoável deles pois a CML tem alguns na sua frota. O ZOE é mais recente, mas tem tido bastante publicidade, vendo-se cartazes em vários sítios, logo é natural que atualmente seja mais conhecido. Mas é "gordo" demais para a minha garagem :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 9/7/2015 14:53

ruicarlov Escreveu: :shame: Peugeot iOn, não renault ZOE.

Estava convencido que era um ZOE até pk desconhecia o iOn.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ruicarlov » 9/7/2015 12:32

VirtuaGod Escreveu:Essa falta de estrutura deu-me foi imenso jeito pk aquilo que tinha estruturado já sabia. Assim "aprendi" montes de cenas novas 8-)

:arrow: Onde comprar um telemóvel barato (e bom). www efox pt com (se for considerado publicidade podem obviamente apagar) mandando vir de Espanha. Uma vez que queria comprar um novo este mês, esta dica veio mesmo a calhar;
:arrow: Ruicarlov e a importação de um Renault ZOE semi novo (com 1000 km) por 13.000 euros (tudo incluído) e sem mensalidades de bateria;
:arrow: P2P Lending em Portugal (que me parece que se arriscou um pouco :mrgreen: )
:arrow: Informação preciosa (que me deixou super esperançoso) sobre direitos de autor para os meus próximos projectos;
:arrow: Conhecer o pessoal, que com o mpp21 disse é super descontraído (a começar por mim :-$ ). O Rick "Parece que não mas é ele o VG" LOLADA 8-)


:shame: Peugeot iOn, não renault ZOE. É claro que para quem queira um ZOE também se conseguem muito bons preços em França. Mas cuidado ao lidar com os franceses que eles são manhosos. Acabo por ter de pagar um bocado mais para usar um intermediário com mais contactos lá, porque falando directamente por telefone disseram "Ah e tal, entretanto já vendemos todos", quando no dia seguinte um amigo meu confirmou que ainda estavam para venda.... Enfim, se calhar pensam que somos vizinhos da Grécia....

P.S. - Confesso que tb estava à espera de barba por parte do VG. :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 9/7/2015 12:14

Estou a ver que foi uma reuniao fantastica!

Um outro factor que vale a pena estudar e porque e que quando ha o terror e um crash (maior ou mais pequeno) acontece ... o forum fica meio silencioso..

Deve estar tudo a pensar .. e desta que a coisa implode ...
Eu que estava semi animado porque Junho nao tinha sido pessimo, nos ultimos dias levei uma bela pancada e la foram mais 2% ...
O Bust da China, o Euro que nao cai, a Grecia que nao sai do Euro, as bolsas que ainda nao sabem bem o que fazer, esta tudo animado.
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 8/7/2015 16:35

Rick Lusitano (New) Escreveu:PS: Não esquecer que tivemos direito a sauna gratuita. :lol:

De certeza que a culpa foi nossa. Eles têm boas instalações e com certeza que o ar condicionado funciona bem. O pessoal é que nem se apercebeu que a sala estava a começar a aquecer e depois... já era tarde demais!! :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por rp28592 » 8/7/2015 16:33

Rick Lusitano (New) Escreveu:
VirtuaGod Escreveu: :arrow: Conhecer o pessoal, que com o mpp21 disse é super descontraído (a começar por mim :-$ ). O Rick "Parece que não mas é ele o VG" LOLADA 8-)


A única diferença entre a realidade e o fórum é apenas que cortastes as barbas. Talvez, com medo, de seres confundido com um radical islamita, como o Heitor Lourenço. :mrgreen:

A minha única desilusão, foi não ter estado presente a Pata. :wink:


PS: Não esquecer que tivemos direito a sauna gratuita. :lol:
Oh Rick, não me queres fazer aí uma carteira de Fundos? Mas eu só quero os teus conselhos de borla... não quero pagar nada... :lol:

Esta nunca mais me esqueço.
 
Mensagens: 144
Registado: 8/6/2015 21:26

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Rick Lusitano (New) » 8/7/2015 15:50

VirtuaGod Escreveu: :arrow: Conhecer o pessoal, que com o mpp21 disse é super descontraído (a começar por mim :-$ ). O Rick "Parece que não mas é ele o VG" LOLADA 8-)


A única diferença entre a realidade e o fórum é apenas que cortastes as barbas. Talvez, com medo, de seres confundido com um radical islamita, como o Heitor Lourenço. :mrgreen:

A minha única desilusão, foi não ter estado presente a Pata. :wink:


PS: Não esquecer que tivemos direito a sauna gratuita. :lol:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 8/7/2015 15:45

jokerportuga Escreveu:VG
esperava uma "palestra" da tua parte nos assuntos que tinhas mencionados no tópico, no entanto devido ao debate de ideias, o tempo foi passando e foi falado de tudo um pouco, não havendo um assunto focado em concreto.
Se puderes/quiseres enviar em PowerPoint, ... o que tinhas em mente, faça favor. :lol:

abraço

Ui, se isto dos direitos de autor for só indicar a fonte vais ter muito mais do que um powerpoint. Poderá demorar o resto do ano (site + iniciar livro) mas vais info para te entreter bastante :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por jokerportuga » 8/7/2015 15:29

VG
esperava uma "palestra" da tua parte nos assuntos que tinhas mencionados no tópico, no entanto devido ao debate de ideias, o tempo foi passando e foi falado de tudo um pouco, não havendo um assunto focado em concreto.
Se puderes/quiseres enviar em PowerPoint, ... o que tinhas em mente, faça favor. :lol:

abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 358
Registado: 18/1/2010 12:59

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 8/7/2015 13:23

mpp21 Escreveu:Em relação ao nosso encontro, talvez a ideia do VirtuaGod fosse fazer uma coisa mais estruturada (reparei que levava algum material preparado), mas a conversa acabou por ir surgindo de forma natural, passando-se pelos diversos assuntos "quentes". As 2h passaram a correr. Por mim é para repetir;)

Disseste tudo. Sim, o meu objectivo era algo mais estruturado, mas como vi que o assunto não faltava (a ponto de a certa altura haver duas conversas na sala, com cada um dos lados) deixei as coisas fluírem naturalmente e sim, as 2h+ acabaram por passar a voar.

Essa falta de estrutura deu-me foi imenso jeito pk aquilo que tinha estruturado já sabia. Assim "aprendi" montes de cenas novas 8-)

:arrow: Onde comprar um telemóvel barato (e bom). www efox pt com (se for considerado publicidade podem obviamente apagar) mandando vir de Espanha. Uma vez que queria comprar um novo este mês, esta dica veio mesmo a calhar;
:arrow: Ruicarlov e a importação de um Renault ZOE semi novo (com 1000 km) por 13.000 euros (tudo incluído) e sem mensalidades de bateria;
:arrow: P2P Lending em Portugal (que me parece que se arriscou um pouco :mrgreen: )
:arrow: Informação preciosa (que me deixou super esperançoso) sobre direitos de autor para os meus próximos projectos;
:arrow: Conhecer o pessoal, que com o mpp21 disse é super descontraído (a começar por mim :-$ ). O Rick "Parece que não mas é ele o VG" LOLADA 8-)

O que estava estruturado vai acabar por ser transmitido (de novo faço da info preciosa sobre direitos de autor) por isso acabou por ser duplamente produtivo para mim. Não sei como foi em termos de ser produtivo para outras pessoas mas de certeza que foi engraçado/agradável pois o pessoal continuou a conversar cá fora \:D/

P.S. Ainda não sei que postura o pessoal pensa que tenho. Tipo Ricardo Salgado sempre com a mania e taciturno/sem humor do género "quem manda aqui sou eu?" :-s
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por mpp21 » 6/7/2015 11:11

Boas malta,

Fui um dos que estive no encontro e gostei bastante de conhecer o pessoal. Foi mais descontraído e informal do que estava à espera. A malta é toda porreira e boa onda. Uma vez fui a um encontro do género organizado pela IGMarkets e era só malta toda aperaltada a ver quem dava mais espectáculo. E depois entretanto fui percebendo que muita dessa malta percebia menos que eu :-s

Em relação ao nosso encontro, talvez a ideia do VirtuaGod fosse fazer uma coisa mais estruturada (reparei que levava algum material preparado), mas a conversa acabou por ir surgindo de forma natural, passando-se pelos diversos assuntos "quentes". As 2h passaram a correr. Por mim é para repetir;)
 
Mensagens: 57
Registado: 18/10/2011 23:16

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 6/7/2015 5:04

Entao? foi tudo tao bom que ninguem diz nada?

A grande vitoria do Nao ... vamos ver .. vai ser um Verao animado, entre campanhas eleitorais e Grecia e Juros do FED ....
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por rp28592 » 3/7/2015 19:01

VirtuaGod Escreveu:Esqueci-me de dizer que é a sala S.6, para se alguém se chegar atrasado não se perder :wink:

Abr
Lá estarei. :wink:
 
Mensagens: 144
Registado: 8/6/2015 21:26

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 3/7/2015 18:36

Esqueci-me de dizer que é a sala S.6, para se alguém se chegar atrasado não se perder :wink:

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aiai, iniciado1, jguerreiro.network, joao garcao, latbal, novato, Opcard, PAULOJOAO, pbasto, Pmart 1 e 153 visitantes