Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 22/6/2015 21:53

Varendia Escreveu:Ja agora eu tenho uma simulacao do teu Conservador no FT para me servir de benchmark contra algumas das minhas carteiras, porque e que tenho uma diferenca tao grande entre o Total return e o Unrealised?

Podes pôr uma imagem? Neste momento está com 4.04% YTD. Poderás a ter um problema que costumo ter. Por alguma razão tenho de anular "distribuições" do M&G O.I. e sei que isso muda os números. Penso que poderá ser esse o problema.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 22/6/2015 19:28

VirtuaGod Escreveu:"The 19th Century American writer Henry David Thoreau said: ‘It is not enough to be busy; so are the ants. The question is: What are we busy about?’ Don’t confuse activity with results. There is no reason to do a good job with something you shouldn’t do in the first place.”"


Vou juntar esta as quotes .... muito bom.
Mas hoje esta tudo bem ... a Grecia que ontem tinha falido, hoje renasceu dos mortos ... e daqui a uns dias fica moribunda outra vez ... e depois e que vai ser ... e qualquer dia comecam as ferias de Verao e ja ninguem quer saber disso.

Ja agora eu tenho uma simulacao do teu Conservador no FT para me servir de benchmark contra algumas das minhas carteiras, porque e que tenho uma diferenca tao grande entre o Total return e o Unrealised?
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 21/6/2015 21:55

Varendia Escreveu:US Monetary Policy : a first hike by September 2015 remains the most like scenario
Esta novela parece cada vez mais uma ferramenta para controlar os maximos das equities e evitar uma implosao do que politica monetaria ...


A telenovela jé se estendeu para "Quantos aumentos das taxas teremos este ano?" Muita gente está virada para só uma vez. Por isso mesmo começa-se a ver algumas pessoas a dizer talvez Dezembro seja a data da primeira subida de taxas de juros em quase 10 anos.

Pessoalmente voto Setembro e 1 vez :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 21/6/2015 21:44

Com o aproximar de dia 4 de Julho e com o que conto ser o primeiro encontro pessoal de diferentes intervenientes no tópico agradecia que quem quisesse estar presente me enviasse PM.

O encontro mantém a estrutura que deveria ter tido o que foi adiado há 3 meses. Será focado na mais recente edição do livro "A Randow Walk Down Wall Street". Provavelmente levarei tb uns gráfico da mais recente edição do "Stocks For The Long Run" para ajudar a criar uma ideia mais global e de mais longo prazo, o que para mim é essencial na criação de qualquer carteira de investimento.

Para já o local é o mesmo, em Lisboa.

Não sei pk mas algumas pessoas pensam que há diferença entre tempo gasto "pessoalmente" e que se "perde" a escrever no fórum. De maneira que aviso que não será "financiado" nem "patrocinado" por nenhuma instituição (financeira ou não), tal como este tópico não o é, nem pretende vir a ser. Também não "cobrarei" dinheiro para partilhar conhecimento, tal como não cobro por post que aqui faço. O objectivo sempre foi, e é, criar uma comunidade de investidores que tenham conhecimento para ganhar $ nos mercados e deixem de comprar Banif pk está barato a 1 cêntimo (ou BCP) e/ou deixem de achar que papel comercial Rio Forte é tão seguro como depósitos a prazo. Na minha opinião isto não vai pela regulamentação da banca, mas pelo aumento de cultura financeira da população em geral.

"A fool and his money are soon parted " - Thomas Tusser
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 21/6/2015 21:26

:arrow: S&P 500 Lodges Largest Weekly Rise in 2 Months

Mas muita gente continua a defender o melhor é "estar de fora enquanto a situação na Grécia não se resolve".

Faz lembrar este excelente post com um teste a um sistema:

:arrow: The Worst Investment Strategy Ever

Estas são com certeza consequências de:

:arrow: Do Something Syndrome

"The 19th Century American writer Henry David Thoreau said: ‘It is not enough to be busy; so are the ants. The question is: What are we busy about?’ Don’t confuse activity with results. There is no reason to do a good job with something you shouldn’t do in the first place.”"

Mudando de assunto tb achei interessante esta notícia:

Greek banks steer spooked clients to put cash in funds

"More cautious clients, however, are asking for their money to be sent out of the country to funds run out of Luxembourg or Dublin by international asset managers with which the Greek bank may have a distribution agreement.

[...]

"In this case, the only thing the Greek bank gains is the 'ownership' of the client (and the hope that) at some point he will talk again with the Greek bank for any next move on his money and not with the fund company abroad," the banking source said."
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 20/6/2015 19:02

Enquanto continuo em testes e a ver o mercado em saltos para cima e para baixo... aqui ficam umas noticias..
Rates up, stocks down?

US Monetary Policy : a first hike by September 2015 remains the most like scenario
Esta novela parece cada vez mais uma ferramenta para controlar os maximos das equities e evitar uma implosao do que politica monetaria ...

Robeco launches multi-factor credit fund
vejam la que fundo e este para se seguir!

Active vs passive funds in Swedish government Ucits V inquiry
Paises do primeiro mundo ....

Estou cada vez mais animado com o esperar para ver ... VG muitos bons os posts com o progresso mensal do Portfolio .... eu tenho a minha versao conservadora com um DD de 3.85% ... ja perto de ter de reentrar ... vamos ver o que acontece nas proximas semanas, se continua tudo a andar para o lado ou se a novela grega faz as bolsas europeias cair mais alguma coisa.
Nao percebo este filme com o limite de Junho para a Grecia ... mesmo que recebessem os 7.2 mil milhoes ... tem que devolver mais do que isso entre Junho e Setembro de 2015 ... Ja nem devia ser noticia ... o que nao se entende e como o Euro se aguenta quando o BCE e a Europa estao a beira de perder uma pipa com o $$ que os gregos nunca irao devolver ...
Vai haver gente a fazer fortunas com long/short em bonds ...
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por rp28592 » 19/6/2015 11:51

Pessoal, alguém que já seja cliente to Banco Best e que queira ganhar 75€ pela recomendação de um amigo? 8-)
Estou em fase de abertura de conta e visto que existe essa promoção, se alguém quiser mande uma MP.

Já encontrei alguém: Apagar SFF
 
Mensagens: 144
Registado: 8/6/2015 21:26

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 18/6/2015 21:18

banid0 Escreveu:Boa tarde,

Deparei-me com este tópico, o qual me parece muito interessante.

Não li tudo (ainda) mas vou certamente ler, alguma informação (a inicial) parece-me acessível e básica, mesmo o nível que necessito.

Antes de mais deixem-me contextualizar. Tenho cerca de 20000€ que pretendia investir em fundos de investimento, pois as taxas dos depósitos a prazo andam pelas ruas da amargura. Tenho também CTPM. Estou perfeitamente à vontade com depósitos a prazo, mas nunca investi em mais nada que os depósitos ou CTPM/CA. Estou a reunir informação para investir em fundos. Considero-me algo conservador, mas disposto a arriscar algo a 5-10 anos.


Estou a estudar as seguintes opções:

1-20000€ na carteira modelo equilibrada do ActivoBank: http://www.activobank.pt/PDF/CarteirasM ... ibrada.pdf
2-O mesmo valor na carteira da Proteste/Optimize (ainda a ver qual, provavelmente a mais defendsiva)
3-Uma solução mista, na carteira do AB e na Proteste
4-Estou aberto a outras sugestões (por exemplo noutros bancos, desde que não tendo comissões de conta/subscrição/resgate).

O que vos parece destas soluções? Recomendam alguma delas em particular ou outras?

Se não for o tópico mais indicado, peço desculpa desde já.

Muito obrigado pelas opiniões.

Coloca aqui a carteira da proteste sff. A carteira do Activobanco é muito centrada na Europa. Acções europeias, obrigacções corporate europeias, obrigações gorvernamentais europeias, obrigações high yield europeias, etc etc. Até parece que o resto do mundo não existe. Para além disso o fundo misto que eles recomendam com 50% da carteira nem é nada de especial.

Dá uma vista de olhos à carteira "oficial" do tópico, da qual falei alguns posts acima. Podes analisar a carteira desde 2008 (incluindo) se sacares o Excel que tenho na assinatura (dropbox). Deves analisar as rentabilidades mas tb as quedas pois normalmente é algo "esquecido" de quem recomenda e depois as pessoas não se apercebem que quedas de 4% são comuns e normais e obviamente não são nenhuma razão para vender os fundos. Tens links para os fundos e vês o que são e devem estuda-los antes de investires neles.

Mais do que leres o tópico aprendes muito mais a ler um bom livro (caso te sistas à vontade com o inglês) como o The Bogleheads' Guide to Investing e depois podes ir avançando para outros recomendados na 1ªa página. O mais recente recomendado é a mais recente actualização do A Random Walk Down Wall Street: The Time-tested Strategy for Successful Investing - Burton G Malkiel. Muito do que está escrito neste tópico já está desatualizado, embora a primeira página esteja ainda +/- actualizada pois fui incluindo coisas ao longo dos tempos. Tens muito para ler e te educar antes de te mandares de cabeça.

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por banid0 » 18/6/2015 16:11

Boa tarde,

Deparei-me com este tópico, o qual me parece muito interessante.

Não li tudo (ainda) mas vou certamente ler, alguma informação (a inicial) parece-me acessível e básica, mesmo o nível que necessito.

Antes de mais deixem-me contextualizar. Tenho cerca de 20000€ que pretendia investir em fundos de investimento, pois as taxas dos depósitos a prazo andam pelas ruas da amargura. Tenho também CTPM. Estou perfeitamente à vontade com depósitos a prazo, mas nunca investi em mais nada que os depósitos ou CTPM/CA. Estou a reunir informação para investir em fundos. Considero-me algo conservador, mas disposto a arriscar algo a 5-10 anos.


Estou a estudar as seguintes opções:

1-20000€ na carteira modelo equilibrada do ActivoBank: http://www.activobank.pt/PDF/CarteirasM ... ibrada.pdf
2-O mesmo valor na carteira da Proteste/Optimize (ainda a ver qual, provavelmente a mais defendsiva)
3-Uma solução mista, na carteira do AB e na Proteste
4-Estou aberto a outras sugestões (por exemplo noutros bancos, desde que não tendo comissões de conta/subscrição/resgate).

O que vos parece destas soluções? Recomendam alguma delas em particular ou outras?

Se não for o tópico mais indicado, peço desculpa desde já.

Muito obrigado pelas opiniões.
 
Mensagens: 1
Registado: 18/6/2015 16:05

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por DMP » 14/6/2015 23:13

VirtuaGod Escreveu:A carteira conservadora tem um peso de 15% no M&G Optimal Income e na minha opinião não teve um mau comportamento nesta queda, com uma queda de pouco mais de 1%, bastante inferior à carteira como um todo. Aproveitem metade (ou todo) esse capital para experimentar um dos excelentes fundos mistos que a M&G tb tem, como o M&G Income Allocation GB00BBCR3390 ou o M&G M&G Dynamic Allocation A EUR Acc GB00B56H1S45 na expectativa que a recuperação seja mais rápida.



Mesmo com a instabilidade que tem arrastado os mercados para o vermelho nos últimos meses, o M&G Dynamic Allocation tem tido um comportamento superior ao Optical Income.

No primeiro trimestre o Optical Income teve um desempenho abaixo do esperado, já andava a pensar nisto há uns tempos. Este "novo" misto da M&G é a alternativa que procurava, troca efectuada, obrigado pela dica.

Um abraço.
 
Mensagens: 170
Registado: 22/3/2014 13:47

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 14/6/2015 18:58

Desde a última actualização tivemos:

:arrow: Continuação do movimento do euro, tendo o Eur valorizado cerca de 4% face ao Dólar (negativo)
:arrow: Ligeira subida no S&P de 1.9% (positivo)
:arrow: Queda de 3.8% do Eurostoxx 50 (negativo)
:arrow: Subida de 45bp na yield das treasuries a 10 anos (de 1,93% para 2,38%) (negativo)
:arrow: Subida de 66.2bp na yield das bunds a 10 anos (de 0,185% para 0,847%) (negativo)

Este período foi o mais complicado dos últimos 24 meses para a carteira. Mais complicado só mesmo há cerca de 24 meses atrás com o denominado "Taper tantrum" quando a FED disse que ia começar a diminuir os estímulos. Tivemos contudo a grande subida nas yields europeias. Quase tudo o que poderia ter corrido mal, excepto uma ligeira subida do S&P, correu.

Considero, contudo, que tem havido um "ruído" à volta de um grande aumento da volatilidade que honestamente me tem passado ao lado. É o momento mais volátil desde Maio de 2013 mas de nenhuma forma algo de tão anormal como o que leio tenta fazer passar. De facto, e a menos que esta queda se torne num bear Market alá 1937, este é o terceiro momento bom de entrada desde o início do Bear Market em 2009. Houve, para além deste, 2 momentos em que a carteira caiu mais de 4%, no Verão de 2011 e no Verão de 2013.

No Verão de 2011 a queda foi de cerca de 4% (com pico nos 5%). Em 2013 a queda foi de 4,5% +/- mas com pico nos -6.5%. Esta queda tem estado nos 4% mas teve já pico nos 4.5%. Em ambas as ocasiões a queda demorou cerca de 2 meses e cerca de 14 a 16 meses depois as rentabilidades a 1 ano estavam nos dois dígitos. Ninguém garante que desta vez vai ser igual (até porque o pico de rentabilidades depois da segunda queda foi muito inferior ao pico depois da primeira). Mas não me admiraria ver rentabilidades na ordem dos 10% daqui a um ano para quem investisse agora.

A carteira modelo está disponível no excel na Dropbox que está na assinatura.

Janeiro 2015
+3.1%
Fevereiro 2015 +2,42% Acumulado: + 5,53%
Março 2015 +0,95% Acumulado: + 6,49%
Abril 2015 -1.1% Acumulado: + 5,43%
Maio 2015 +0,73% Acumulado: + 6,20%
Junho 2015 MTD -1,95% Acumulado: + 4,12%

A volatilidade de que falei nas últimas análises chegou, mas como esperado tínhamos almofada, e não espero que as rentabilidades YTD cheguem sequer a negativo. Espero que esta correcção acabe em breve mas a subida vai ser lenta. As yields estão muito baixas e uma carteira conservadora,com uma grande posição em obrigações vai, claro, sofrer com isso. Uma das opções será aumentar o risco temporariamente. A carteira conservadora tem um peso de 15% no M&G Optimal Income e na minha opinião não teve um mau comportamento nesta queda, com uma queda de pouco mais de 1%, bastante inferior à carteira como um todo. Aproveitem metade (ou todo) esse capital para experimentar um dos excelentes fundos mistos que a M&G tb tem, como o M&G Income Allocation GB00BBCR3390 ou o M&G M&G Dynamic Allocation A EUR Acc GB00B56H1S45 na expectativa que a recuperação seja mais rápida.

Mesmo depois desta correcção de pouco mais de 4% estamos com 4,12% YTD, o que representa 9,3% anualizado, acima da rentabilidade desde 2010 (8.6%) e acima da rentabilidade de longo prazo de 7%. Ou seja, embora nos preocupemos sempre que o mercado abana, a verdade é que os números mostram que este ano a carteira está com rentabilidade acima da média. Ao investir devemos deixar as emoções um pouco de lado e analisar quantitativamente qual a "verdade".

Agora para o gráfico YTD da carteira Conservadora CB 2015[/quote]
Anexos
CB2015 YTD.PNG
CB2015 YTD.PNG (41.28 KiB) Visualizado 11963 vezes
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 14/6/2015 1:31

Investidor258 Escreveu:Imagem

Pessoal mais experiente. Alguém me pode ajudar a interpretar melhor os custos deste Fundo do Banco Best?

Obrigado

Encargos correntes. Encargos provavelmente envolve tudo. Qual é o fundo?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por O Alquimista » 13/6/2015 23:53

VirtuaGod Escreveu:So when I see other (smart) bloggers emphasize these same themes I want to highlight them. There are two ways in which “doing less” can happen in our investing lives.

:arrow: Eliminate (or radically reduce) the amount of financial media you consume and;
:arrow: Make fewer decisions (and automate them if you can).

On those themes I wrote in my book:

:arrow: “The financial media sells noise because it is exciting. The fact is that the principles of personal finance and investing are kind of boring.” – Chapter 11
:arrow: “Successful investing requires time, time that for many is better spent in other pursuits. Arranging our financial lives to minimize the number of decisions we make can make for better outcomes.” – Chapter 12

Fonte: Make more money by doing (and listening) less


Clash of The Financial Pundits, de Joshua Brown, aborda questões semelhantes.

Full of Bull: Do What Wall Street Does, Not What It Says, To Make Money in the Market, de Stephen T. McClellan, idem, embora se centre mais em temas que se relacionam com o título.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por rp28592 » 13/6/2015 23:41

Imagem

Pessoal mais experiente. Alguém me pode ajudar a interpretar melhor os custos deste Fundo do Banco Best?

Obrigado
 
Mensagens: 144
Registado: 8/6/2015 21:26

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Rambaldi » 12/6/2015 11:50

Varendia Escreveu:Embora eu acredite que Gov. Fixed Income nao vai ter nada de (baixo risco) nos proximos tempos.


Concordo com a tua afirmação. A menos que estejas curto em obrigações. Especialmente nas de taxa fixa que são mais sensíveis a variações das taxas de juro, e quando estas subirem os preços das obrigações vão cair. :wall:

O baixo risco será de não perder capital. :evil:

As emergentes e HY devem-se aguentar melhor nos próximos tempos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 154
Registado: 28/7/2014 10:40

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 12/6/2015 10:27

So when I see other (smart) bloggers emphasize these same themes I want to highlight them. There are two ways in which “doing less” can happen in our investing lives.

:arrow: Eliminate (or radically reduce) the amount of financial media you consume and;
:arrow: Make fewer decisions (and automate them if you can).

On those themes I wrote in my book:

:arrow: “The financial media sells noise because it is exciting. The fact is that the principles of personal finance and investing are kind of boring.” – Chapter 11
:arrow: “Successful investing requires time, time that for many is better spent in other pursuits. Arranging our financial lives to minimize the number of decisions we make can make for better outcomes.” – Chapter 12

Fonte: Make more money by doing (and listening) less
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 12/6/2015 8:39

Aqui ficam umas noticias mais um linha com o topico.
Embora eu acredite que Gov. Fixed Income nao vai ter nada de (baixo risco) nos proximos tempos.

Markets not pricing in enough Fed rate risk: PIMCO's Balls

What Pimco Thinks About Markets Right Now

Tambem anda muita noticia a dizer que o Euro ainda chega aos 1.18 ... outros que esta a estabilizar nos intervalo 1.09 - 1.13 .... portanto e tipo totobola .. 1 X 2
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 10/6/2015 1:31

Varendia Escreveu:VG,nos testes que tens, fazes ideia do numero de vezes em que a tua carteira conservadora tem um drawdown de quase 4.5% em 2 meses? ou quantas vezes por ano e que isso "e suposto acontecer" ?

O backtest mostra dois DDs de 4 a 6% desde o início do Bull em Março de 2009 (este é o terceiro)*. A queda demora cerca de 2 meses seguida de uma recuperação que demora entre 3 a 5 meses. Bate certo com o que penso. Deveremos estar muito próximos do fim desta correcção quer em termos temporais quer em % (caso não se torne num bear market) e deveremos subir devagar, praticamente a marinar na falta de liquidez típica do Verão, acabando o ano acima dos máximos já atingidos após um começo de subida mais forte a começar em Setembro.

Vou marcar esta mensagem para rever no fim do ano e ver se a minha "bola de cristal" está boa :pray:

*e a verdade é que têm sido bastante precisas no tempo. Verão sim, verão não, com início em meados de Maio.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 9/6/2015 22:07

VirtuaGod Escreveu:
Varendia Escreveu:Para quem usa ha mais tempo, isto e normal?

Tb tenho reparado nisso. Não é normal. Tenho reparado algumas actualizações no site, a nível de log in etc etc. Pode ser devido a manutenção/actualização mas definitivamente não é comum.


Acho que estava mais animado antes da actualizacao .... actualizou tudo de uma vez e a traulitada foi muito boa ... :shock: Pelo menos deixei de ter os sinais loucos de rebalancing, mesmo com volatilidades muito acima do esperado, o resultado esta dentro do que pretendo.

Acho que vamos ter um Verao bem divertido, com menos liquidez e volatilidades malucas pode dar um pouco de tudo ...
Interessante e que das carteiras que tenho, nao sao as de maior risco (teorico) que se estao a portar pior nas ultimas semanas. De facto sao as mais "mistas" ou balanceadas que estao a levar uma pancada mais forte.
Nao e que seja demais, mas desde Marco, nas minhas carteiras, tenho tudo a dar estoiros por volatilidade demasiado alta. Claro que o EUR/USD dar saltos de 1% varais vezes esta a avariar tudo, mas mesmo assim, em algumas carteiras, tenho a SD deste ano (anualizada) muito muito alta quando comparada com o normal nos ultimos 10 anos...

VG,nos testes que tens, fazes ideia do numero de vezes em que a tua carteira conservadora tem um drawdown de quase 4.5% em 2 meses? ou quantas vezes por ano e que isso "e suposto acontecer" ?
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por rp28592 » 9/6/2015 11:52

Obrigado aos 2. :wink:
 
Mensagens: 144
Registado: 8/6/2015 21:26

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Montaigne » 9/6/2015 10:54

[/quote]Obrigado também pela tua ajuda. Já me andei a cultivar aqui pelo fórum e apesar de ainda ter algumas dúvidas, agora pouco posso fazer a não ser deixar os Fundos na CGD até terem algum retorno. Se não for a 1 ano, será a 5 anos digo eu. Foi a altura errada para entrar naqueles Fundos... sempre a aprender. :roll:[/quote]

Se não ocorrer nenhum terramoto bolsista global nos próximos tempos, não vão demorar muito a ficarem positivos (os fundos que escolheu não são assim tão maus para recuperarem); é só preciso ter alguma paciência. 2,7% não é nada de dramático, provavelmente ainda irão descer mais até que passe esta tempestade
 
Mensagens: 50
Registado: 7/11/2002 22:45

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Artista Romeno » 9/6/2015 10:43

mal vá que não venha a ter retorno, acho que tu não tens perfil para ter fundos onde quer que seja o ter caido 2,7% não quer dizer nada sobre o timing de entrada isso veremos daqui a anos não numa semana, agora com em tudo na vida acho que deves ter um stop mental... esse comentário do tipo fica para os netos foi o que queimou muita gente no bcp na pt na soni e outras que tais... numa era em que os dp nao dão nada este tipo de situações de pessoas que não percebem bem o que é um fundo há de ser muito comum,
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por rp28592 » 9/6/2015 10:27

zaratustra Escreveu:
Investidor258 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Perguntou e eu referi que estava disposto a correr risco de Capital, dentro obviamente do razoável, tendo-me até mostrado os nível de risco destes Fundos. No fundo o irónico é que provavelmente ele nem fez um mau trabalho, eu é que provavelmente não fiz as questões certas. Não me acho demasiado conservador, simplesmente não tenho experiência como já reparaste e pelos vistos não tive o melhor aconselhamento... ou se calhar até tive... dentro das opções que a CGD tem, que segundo já consegui ler aqui pelo Fórum não são muitas.

Agradeço muito a vossa opinião e sem dúvida que vou mudar de instituição bancária. Tenho conta no Banco Best, onde detenho a maioria das minhas poupanças. Achas certamente que será uma melhor instituição para este tipo de investimentos certo? Até pela maior diversidade que já constatei em termos deste tipo de produtos. Se assim for vou fazer os TPC's e ler tudo o que devia ter feito antes de investir aquele dinheiro nos Fundos da CGD.


Quanto às cacetadas...não foram (são) apenas os fundos da Caixagest que as levaram (e continuam a levar) nas ultimas semanas; praticamente todos os fundos de acções e obrigações (eua, europa, globais, emergentes, etc) estão a passar por um mau bocado. Esta volatibilidade actual é generalizada e é algo normal neste tipo de investimentos .Eu comecei pelos fundos da CGD, mas passei para o Best. Os fundos da caixagest vão continuar por lá até que estejam positivos e o prazos em que estão sujeitos a comissões de resgate sejam ultrapassados. Depois disso, vou resgatá-los e reforçar os fundos index que tenho no Best.
Agora escolher entre fundos da caixagest e outros disponibilizados pelo Best ou Activo, deve quanto a mim ser ponderado não a situação actual, mas a rentabilidade a mais longo prazo e as comissões cobradas: por exemplo no Best conseguem-se subscrever fundos index com menores comissões de gestão e maiores rentabilidades que os da Caixagest e sem comissões de resgate. Os fundos da Caixagest têm apenas como vantagem (pouco importante para quem faz buy and hold) o facto de subscrevermos hoje um fundo e amanhã já o temos na nossa carteira com a cotação desse dia e o mesmo se passa com os resgates; os fundos no Best demoram sempre vários dias quer na subscrição quer no resgate, o que pode ser uma desvantagem se nos surgir uma emergência financeira imaediata.
Obrigado também pela tua ajuda. Já me andei a cultivar aqui pelo fórum e apesar de ainda ter algumas dúvidas, agora pouco posso fazer a não ser deixar os Fundos na CGD até terem algum retorno. Se não for a 1 ano, será a 5 anos digo eu. Foi a altura errada para entrar naqueles Fundos... sempre a aprender. :roll:
 
Mensagens: 144
Registado: 8/6/2015 21:26

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Montaigne » 9/6/2015 10:08

Investidor258 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Perguntou e eu referi que estava disposto a correr risco de Capital, dentro obviamente do razoável, tendo-me até mostrado os nível de risco destes Fundos. No fundo o irónico é que provavelmente ele nem fez um mau trabalho, eu é que provavelmente não fiz as questões certas. Não me acho demasiado conservador, simplesmente não tenho experiência como já reparaste e pelos vistos não tive o melhor aconselhamento... ou se calhar até tive... dentro das opções que a CGD tem, que segundo já consegui ler aqui pelo Fórum não são muitas.

Agradeço muito a vossa opinião e sem dúvida que vou mudar de instituição bancária. Tenho conta no Banco Best, onde detenho a maioria das minhas poupanças. Achas certamente que será uma melhor instituição para este tipo de investimentos certo? Até pela maior diversidade que já constatei em termos deste tipo de produtos. Se assim for vou fazer os TPC's e ler tudo o que devia ter feito antes de investir aquele dinheiro nos Fundos da CGD.


Quanto às cacetadas...não foram (são) apenas os fundos da Caixagest que as levaram (e continuam a levar) nas ultimas semanas; praticamente todos os fundos de acções e obrigações (eua, europa, globais, emergentes, etc) estão a passar por um mau bocado. Esta volatibilidade actual é generalizada e é algo normal neste tipo de investimentos .Eu comecei pelos fundos da CGD, mas passei para o Best. Os fundos da caixagest vão continuar por lá até que estejam positivos e o prazos em que estão sujeitos a comissões de resgate sejam ultrapassados. Depois disso, vou resgatá-los e reforçar os fundos index que tenho no Best.
Agora escolher entre fundos da caixagest e outros disponibilizados pelo Best ou Activo, deve quanto a mim ser ponderado não a situação actual, mas a rentabilidade a mais longo prazo e as comissões cobradas: por exemplo no Best conseguem-se subscrever fundos index com menores comissões de gestão e maiores rentabilidades que os da Caixagest e sem comissões de resgate. Os fundos da Caixagest têm apenas como vantagem (pouco importante para quem faz buy and hold) o facto de subscrevermos hoje um fundo e amanhã já o temos na nossa carteira com a cotação desse dia e o mesmo se passa com os resgates; os fundos no Best demoram sempre vários dias quer na subscrição quer no resgate, o que pode ser uma desvantagem se nos surgir uma emergência financeira imaediata.
 
Mensagens: 50
Registado: 7/11/2002 22:45

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Artista Romeno » 9/6/2015 9:03

Investidor258 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Ele perguntou-te que tipo de risco estarias disposto a aceitar? Visivelmente se achas que 2.7% é uma cacetada enorme acho que provavelmente és demasiado conservador para fundos. Principalmente para ter 50% da carteira em fundos accionistas.

Mesmo que quisesses ter 50% da tua carteira em fundos de acções (semelhantes a esses 3) nem sequer esses são os melhores. Ainda por cima têm comissão de 1.5% caso resgates no primeiro ano :|
Perguntou e eu referi que estava disposto a correr risco de Capital, dentro obviamente do razoável, tendo-me até mostrado os nível de risco destes Fundos. No fundo o irónico é que provavelmente ele nem fez um mau trabalho, eu é que provavelmente não fiz as questões certas. Não me acho demasiado conservador, simplesmente não tenho experiência como já reparaste e pelos vistos não tive o melhor aconselhamento... ou se calhar até tive... dentro das opções que a CGD tem, que segundo já consegui ler aqui pelo Fórum não são muitas.

Agradeço muito a vossa opinião e sem dúvida que vou mudar de instituição bancária. Tenho conta no Banco Best, onde detenho a maioria das minhas poupanças. Achas certamente que será uma melhor instituição para este tipo de investimentos certo? Até pela maior diversidade que já constatei em termos deste tipo de produtos. Se assim for vou fazer os TPC's e ler tudo o que devia ter feito antes de investir aquele dinheiro nos Fundos da CGD.


então começa pela primeira pagina deste topico tem la a informação toda :clap:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Aguia__RED, Aqui_Vale, Arlos, Bing [Bot], Cem pt, farami, icemetal, latbal, Musus, PAULOJOAO, RPM1, Santanderes e 129 visitantes