Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por rp28592 » 9/6/2015 1:24

VirtuaGod Escreveu:Ele perguntou-te que tipo de risco estarias disposto a aceitar? Visivelmente se achas que 2.7% é uma cacetada enorme acho que provavelmente és demasiado conservador para fundos. Principalmente para ter 50% da carteira em fundos accionistas.

Mesmo que quisesses ter 50% da tua carteira em fundos de acções (semelhantes a esses 3) nem sequer esses são os melhores. Ainda por cima têm comissão de 1.5% caso resgates no primeiro ano :|
Perguntou e eu referi que estava disposto a correr risco de Capital, dentro obviamente do razoável, tendo-me até mostrado os nível de risco destes Fundos. No fundo o irónico é que provavelmente ele nem fez um mau trabalho, eu é que provavelmente não fiz as questões certas. Não me acho demasiado conservador, simplesmente não tenho experiência como já reparaste e pelos vistos não tive o melhor aconselhamento... ou se calhar até tive... dentro das opções que a CGD tem, que segundo já consegui ler aqui pelo Fórum não são muitas.

Agradeço muito a vossa opinião e sem dúvida que vou mudar de instituição bancária. Tenho conta no Banco Best, onde detenho a maioria das minhas poupanças. Achas certamente que será uma melhor instituição para este tipo de investimentos certo? Até pela maior diversidade que já constatei em termos deste tipo de produtos. Se assim for vou fazer os TPC's e ler tudo o que devia ter feito antes de investir aquele dinheiro nos Fundos da CGD.
 
Mensagens: 144
Registado: 8/6/2015 21:26

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por rp28592 » 9/6/2015 1:18

Artista Romeno Escreveu:
Investidor258 Escreveu:Boa noite,

Bem, apresentando-me sou um investidor um pouco (ou muito inexperiente). Há uns dias ligaram-me da CGD (onde tenho conta) e disseram-me que tinha muito dinheiro à ordem (nem eu sabia que eles se preocupavam com o que eu tinha à ordem, porque nem é nenhuma fortuna) e perguntaram se não queria ir à agência para vermos maneiras de valorizar o dinheiro que lá tinha "parado". Lá fui e o gestor lá do sítio aconselhou-me a ter uma percentagem superior a 50% em instrumentos de rendimento certo/fixo e o remanescente em Fundos.
Ora, depois de algum tempo com ele a explicar-me as coisas e tal, resolvi distribuir as coisas por 3 Fundos:
- CaixaGest EUA (porque acreditava que a economia dos EUA é muito poderosa);
- CaixaGest Líderes Globais;
CaixaGest Oriente (pois o Oriente também está em grande subida);

Isto análise minha, gajo pouco experiente nestas andanças. Não me preocupei muito com isto, indo apenas acompanhando semanalmente a evolução. Nas últimas 2 semanas estes Fundos levaram uma "cacetada" enorme e já estou a perder cerca de 2,7% em termos de carteira. Pergunto a vós investidores mais experientes se isto é normal? Ou se existem melhores entidades e Fundos do que a CGD/CaixaGest?
Outra coisa que reparei é que as Cotações apresentadas na minha Conta da CGD (conta de Fundos) são sempre diferentes das apresentadas na CaixaGest (gestora do Fundo). Isso é normal?

Desde já vos agradeço pela atenção.


eu sou muito critico no que concerne à distribuição de fundos no retalho bancário :!: e casos como este mostram bem o porque :idea:

há um principio básico nos mercados, mais retorno potencial implica mais risco, quando assim não é das 1 uma ou se está a ser idiota ao assumir risco excessivo para o retorno potencial ou entao há um almoço grátis à espera de ser comido....

e o que é que isto importa para o teu caso, importa tudo pois ao venderem te activos com maior risco e retorno potencial não te explicaram a parte do risco nomeadamente os drawdawns, dito isto não acho 2,7% que seja uma cacetada enorme ainda para mais em produtos com risco cambial à mistura, diria que se queres este tipo de produtos mete na mente que podem existir drawdawns superiores e que 2,7% é peanners :!:

indo à segunda parte se deves sair da cgd, CLARO QUE DEVES! ( aqui entre nós que ninguem nos ouve estás no modo idiota, porque tás a ganhar menos do que o que podias com ativos equivalentes :wall: ) os 3 fundos que falas-te tem uma performance pior claramente que o indice comparavel logo a meu ver é para avançar como diz a publicidade do bcp mas para o ativo ou para o best e escolher outras gestoras :-k apenas e só na condição de seres capaz de lidar bem com volatilidade dos ativos com risco
Muito obrigado pela tua opinião. Isto também ajuda uma pessoa a crescer e a não acreditar em meia dúzia de coisas que nos dizem e sempre a desconfiar de quando nos ligam a tentar vender algo porque temos o "dinheiro parado". Vou estudar melhor os mercados, perceber melhor as coisas e seguir o teu conselho e logo que possa sair da CGD.

Obrigado ;)
 
Mensagens: 144
Registado: 8/6/2015 21:26

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 9/6/2015 1:14

Ele perguntou-te que tipo de risco estarias disposto a aceitar? Visivelmente se achas que 2.7% é uma cacetada enorme acho que provavelmente és demasiado conservador para fundos. Principalmente para ter 50% da carteira em fundos accionistas.

Mesmo que quisesses ter 50% da tua carteira em fundos de acções (semelhantes a esses 3) nem sequer esses são os melhores. Ainda por cima têm comissão de 1.5% caso resgates no primeiro ano :|
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Artista Romeno » 9/6/2015 0:16

Investidor258 Escreveu:Boa noite,

Bem, apresentando-me sou um investidor um pouco (ou muito inexperiente). Há uns dias ligaram-me da CGD (onde tenho conta) e disseram-me que tinha muito dinheiro à ordem (nem eu sabia que eles se preocupavam com o que eu tinha à ordem, porque nem é nenhuma fortuna) e perguntaram se não queria ir à agência para vermos maneiras de valorizar o dinheiro que lá tinha "parado". Lá fui e o gestor lá do sítio aconselhou-me a ter uma percentagem superior a 50% em instrumentos de rendimento certo/fixo e o remanescente em Fundos.
Ora, depois de algum tempo com ele a explicar-me as coisas e tal, resolvi distribuir as coisas por 3 Fundos:
- CaixaGest EUA (porque acreditava que a economia dos EUA é muito poderosa);
- CaixaGest Líderes Globais;
CaixaGest Oriente (pois o Oriente também está em grande subida);

Isto análise minha, gajo pouco experiente nestas andanças. Não me preocupei muito com isto, indo apenas acompanhando semanalmente a evolução. Nas últimas 2 semanas estes Fundos levaram uma "cacetada" enorme e já estou a perder cerca de 2,7% em termos de carteira. Pergunto a vós investidores mais experientes se isto é normal? Ou se existem melhores entidades e Fundos do que a CGD/CaixaGest?
Outra coisa que reparei é que as Cotações apresentadas na minha Conta da CGD (conta de Fundos) são sempre diferentes das apresentadas na CaixaGest (gestora do Fundo). Isso é normal?

Desde já vos agradeço pela atenção.


eu sou muito critico no que concerne à distribuição de fundos no retalho bancário :!: e casos como este mostram bem o porque :idea:

há um principio básico nos mercados, mais retorno potencial implica mais risco, quando assim não é das 1 uma ou se está a ser idiota ao assumir risco excessivo para o retorno potencial ou entao há um almoço grátis à espera de ser comido....

e o que é que isto importa para o teu caso, importa tudo pois ao venderem te activos com maior risco e retorno potencial não te explicaram a parte do risco nomeadamente os drawdawns, dito isto não acho 2,7% que seja uma cacetada enorme ainda para mais em produtos com risco cambial à mistura, diria que se queres este tipo de produtos mete na mente que podem existir drawdawns superiores e que 2,7% é peanners :!:

indo à segunda parte se deves sair da cgd, CLARO QUE DEVES! ( aqui entre nós que ninguem nos ouve estás no modo idiota, porque tás a ganhar menos do que o que podias com ativos equivalentes :wall: ) os 3 fundos que falas-te tem uma performance pior claramente que o indice comparavel logo a meu ver é para avançar como diz a publicidade do bcp mas para o ativo ou para o best e escolher outras gestoras :-k apenas e só na condição de seres capaz de lidar bem com volatilidade dos ativos com risco
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por rp28592 » 8/6/2015 21:34

Boa noite,

Bem, apresentando-me sou um investidor um pouco (ou muito inexperiente). Há uns dias ligaram-me da CGD (onde tenho conta) e disseram-me que tinha muito dinheiro à ordem (nem eu sabia que eles se preocupavam com o que eu tinha à ordem, porque nem é nenhuma fortuna) e perguntaram se não queria ir à agência para vermos maneiras de valorizar o dinheiro que lá tinha "parado". Lá fui e o gestor lá do sítio aconselhou-me a ter uma percentagem superior a 50% em instrumentos de rendimento certo/fixo e o remanescente em Fundos.
Ora, depois de algum tempo com ele a explicar-me as coisas e tal, resolvi distribuir as coisas por 3 Fundos:
- CaixaGest EUA (porque acreditava que a economia dos EUA é muito poderosa);
- CaixaGest Líderes Globais;
- CaixaGest Oriente (pois o Oriente também está em grande subida);

Isto análise minha, gajo pouco experiente nestas andanças. Não me preocupei muito com isto, indo apenas acompanhando semanalmente a evolução. Nas últimas 2 semanas estes Fundos levaram uma "cacetada" enorme e já estou a perder cerca de 2,7% em termos de carteira. Pergunto a vós investidores mais experientes se isto é normal? Ou se existem melhores entidades e Fundos do que a CGD/CaixaGest?
Outra coisa que reparei é que as Cotações apresentadas na minha Conta da CGD (conta de Fundos) são sempre diferentes das apresentadas na CaixaGest (gestora do Fundo). Isso é normal?

Desde já vos agradeço pela atenção.
 
Mensagens: 144
Registado: 8/6/2015 21:26

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por O Alquimista » 8/6/2015 1:45

I’m not opposed to some level of sophistication in the ETF market and I’m cool with innovation. But have we gotten really far away from the original appeal of these products?
...
The new phase involves currency-hedging every asset class in sight as well as 800 different ways to do smart beta.

http://thereformedbroker.com/2015/06/04 ... rmedbroker
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 7/6/2015 21:22

Varendia Escreveu:Para quem usa ha mais tempo, isto e normal?

Tb tenho reparado nisso. Não é normal. Tenho reparado algumas actualizações no site, a nível de log in etc etc. Pode ser devido a manutenção/actualização mas definitivamente não é comum.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 7/6/2015 16:53

Uma questao rapida, este no comecei a sguir as minhas carteiras no FT, nos ultimos tempos verifico que as cotacoes dos fundos nao sao actualizadas diariamente, neste momento as minhas carteiras ainda tem alguns fundos com cotacoes de dias 1 e 2 de Junho.
Para quem usa ha mais tempo, isto e normal?
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 5/6/2015 15:20

VirtuaGod Escreveu:Estava eu a analisar esse ETF quando reparo que tem mais peso na França do que na Alemanha. Penso eu " A França tem maior capitalização bolsista que a Alemanha?". Embora não estivesse a ver o ETF a estar "errado" a verdade é que estava surpreendido.

E não é verdade que a França tem maior capitalização que a Alemanha?

P.S. Recomendo aos mais curiosos uma olhadela ao Quandl :wink:


Muito bom esse site. Mais surprendido do que a capitalizacao da Franca ser maior do que a da Alemanha, fiquei ao ver que a do Canada e maior do que qualquer um desses dois. Que a da China ja esta ao mesmo nivel do Japao ... embora ai a desvalorizacao violenta do Yen ao longo do ultimo ano ajude.

Desde meio de Marco que andava meio louco com algumas das minhas carteiras a darem sinais para balanceamento todas as semanas .... ja desliguei, a volatilidade esta para la do ridiculo.... fui de ferias e a meio de Maio decidi olhar semanalmente para o FT mas so actualizar tudo mensalmente.
De resto voltei aos testes, tentar melhorar as carteiras em vez de olhar para o que esta a acontecer. A cada espirro o EUR/USD varia 150 pips, as bonds dao saltos quase maiores e as bolsas estao a pensar sobre o que fazer.....
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ruicarlov » 5/6/2015 15:07

VirtuaGod Escreveu:Estava eu a analisar esse ETF quando reparo que tem mais peso na França do que na Alemanha. Penso eu " A França tem maior capitalização bolsista que a Alemanha?". Embora não estivesse a ver o ETF a estar "errado" a verdade é que estava surpreendido.

E não é verdade que a França tem maior capitalização que a Alemanha?

:arrow: https://www.quandl.com/collections/economics/stock-market-capitalization-by-country


Por acaso fiquei mais surpreendido em como a capitalização bolsista de Portugal é apenas pouco maior do que a da Nigéria.


No entanto, vendo bem, até não é assim tão surpreendente. O nosso PSI pode ser uma autêntica selva. :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 5/6/2015 11:27

ruicarlov Escreveu:Como alternativa ao Vanguard Europe, penso que o 2º é mais adequado. O primeiro é apenas zona euro, enquanto que o 2º abrange mais países da Europa.
No entanto, se é para optar por ETFs europeus, sugeria antes um etf que capitalizasse dividendos, como por exemplo o db x-trackers STOXX Europe 600 UCITS ETF


Estava eu a analisar esse ETF quando reparo que tem mais peso na França do que na Alemanha. Penso eu " A França tem maior capitalização bolsista que a Alemanha?". Embora não estivesse a ver o ETF a estar "errado" a verdade é que estava surpreendido.

E não é verdade que a França tem maior capitalização que a Alemanha?

:arrow: https://www.quandl.com/collections/economics/stock-market-capitalization-by-country

P.S. Recomendo aos mais curiosos uma olhadela ao Quandl :wink:

P.S. 2 Partilho da opinião do ruicarlov em tudo o que ele disse
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ruicarlov » 4/6/2015 10:21

Como alternativa ao Vanguard Europe, penso que o 2º é mais adequado. O primeiro é apenas zona euro, enquanto que o 2º abrange mais países da Europa.
No entanto, se é para optar por ETFs europeus, sugeria antes um etf que capitalizasse dividendos, como por exemplo o db x-trackers STOXX Europe 600 UCITS ETF
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ZeNovato » 3/6/2015 21:13

Boa tarde,

Gostava de deixar aqui uma questão para quem souber ou quiser responder :D

Desde que me iniciei no investimento em etf tento sempre pesquisar mais sobre o assunto para não só aprender como me ir mantendo atualizado.
Numa das minhas pesquisas deparei-me com dois etf que para um investidor europeu me pareceram viáveis do ponto de vista do investimento no longo prazo, no entanto, não sei como lhes fazer a analise.
Os etf são:
1. Ishares euro stoxx 50 ucits etf
2. Ishares stoxx europe 600 ucits etf

Acham que são boas alternativas a um vanguard ftse europe etf ou falta-lhes alguma coisa (eu sei que os custos são superiores)?
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por FDPC » 20/5/2015 11:30

De vital importância mantermo-nos atentos: http://www.trustnet.com/News/604555/how ... i=17768095

Bons Negócios
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por O Alquimista » 18/5/2015 21:56

This week, our Masters in Business radio podcast, we speak withBill McNabb, chief executive officer and chairman of Vanguard Group.

http://www.ritholtz.com/blog/2015/05/mi ... d-group-2/
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 15/5/2015 14:52

Qual a verdadeira rentabilidade do ouro?

Fonte: http://www.fxstreet.com/analysis/merk-i ... o9o.mailto
Anexos
World since 1970.jpg
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Mouro_Emprestado » 15/5/2015 11:35

Já agora, existem os seguintes ETFs com historial a 10 anos:

- db x-trackers MSCI USA Index UCITS ETF 1C - 14,09% rentabilidade anualizada a 10 anos (comparem com o SPY para perceberem a questão da moeda ser importantíssima quando se fazem comparações)
- Lyxor UCITS ETF (FCP) NASDAQ 100 D-EUR - 22,14% rentabilidade anualizada a 10 anos (não inclui reinvestimento de dividendos e serve apenas para apresentar algo com maiores rentabilidades que o SP500)
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Mouro_Emprestado » 15/5/2015 11:12

Rambaldi Escreveu:Alquimista e ATLAS,

Não é preciso olharem só para esses 4 Figas, porque até cá em Portugal temos melhor oferta.

Temos que perceber qual foi o critério, pois o FIGA pode bater um índice consistentemente (consecutivamente) nem que seja por 0,1% e para prazos superiores a um ano ter retornos significativamente inferiores. Por exemplo, num ano pode ficar abaixo do índice por menos 1% e no ano seguinte bater o índice em 10%. Mesmo num fundo que bata consistentemente um índice que esteja positivo podemos com esse fundo ter perdas se o nosso prazo for inferior a um ano, tudo depende do ponto de entrada e de saída do fundo.

Tive a comparar as rendibilidades anualizadas a 10 anos e obtive o seguinte:

Fidelity Select Health Care FSPHX -> 15,34%

VALIC Company I Health Sciences VCHSX -> 18,37%

SPY S&P 500 -> 8,42%

Agora um fundo de biotecnologia comercializado cá em Portugal e que detenho em carteira :

Candriam Equities L Biotechnology N Acc USD -> 21,05%
ou do setor de saúde:
BGF World Healthscience E2 (EUR) -> 12,63%

A 5 anos continuam a bater o índice S&P 500 \:D/

Penso que com as ofertas de FIGAS por cá também conseguimos obter bons retornos se alargarmos os prazos ou acertarmos nos timings de entrada e de saída

Abraço


E estamos a comparar FIGAS em euros com ETFs em dollares? O SPY é em USD não se esqueçam disso (para além de distribuir dividendos).

Embora não tenha encontrado nenhum ETF que siga o SP500 em EUR com mais de 5 anos, o iShares Core SP500 (IE00B5BMR087) tem, a 5 anos (17/05/2010 até ao dia de hoje), uma rentabilidade anualizada a 24,544%.
 
Mensagens: 379
Registado: 13/9/2013 0:16

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por O Alquimista » 15/5/2015 0:42

Rambaldi Escreveu:Seria uma verdadeira gestão ativa de FIGA's. Seguramente, com os teus conhecimentos de AT darás um bom contributo para o forum. Se não acertares nos timings alargas o prazo do investimento :mrgreen:

Se conseguirmos identificar o topo de um bull market e o fim de um bear market penso que as rendibilidades anualizadas dos FIGAS duplicariam nas nossas carteiras :-k

Abraço


Embora não sejam figas, em certa medida já o venho fazendo a propósito do FI Alquimia 2015 com o EEM e o JNK.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Rambaldi » 15/5/2015 0:38

Seria uma verdadeira gestão ativa de FIGA's. Seguramente, com os teus conhecimentos de AT darás um bom contributo para o forum. Se não acertares nos timings alargas o prazo do investimento :mrgreen:

Se conseguirmos identificar o topo de um bull market e o fim de um bear market penso que as rendibilidades anualizadas dos FIGAS duplicariam nas nossas carteiras :-k

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 154
Registado: 28/7/2014 10:40

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por O Alquimista » 15/5/2015 0:13

Rambaldi Escreveu:Alquimista e ATLAS,

Não é preciso olharem só para esses 4 Figas, porque até cá em Portugal temos melhor oferta.

Temos que perceber qual foi o critério, pois o FIGA pode bater um índice consistentemente (consecutivamente) nem que seja por 0,1% e para prazos superiores a um ano ter retornos significativamente inferiores. Por exemplo, num ano pode ficar abaixo do índice por menos 1% e no ano seguinte bater o índice em 10%. Mesmo num fundo que bata consistentemente um índice que esteja positivo podemos com esse fundo ter perdas se o nosso prazo for inferior a um ano, tudo depende do ponto de entrada e de saída do fundo.

Tive a comparar as rendibilidades anualizadas a 10 anos e obtive o seguinte:

Fidelity Select Health Care FSPHX -> 15,34%

VALIC Company I Health Sciences VCHSX -> 18,37%

SPY S&P 500 -> 8,42%

Agora um fundo de biotecnologia comercializado cá em Portugal e que detenho em carteira :

Candriam Equities L Biotechnology N Acc USD -> 21,05%
ou do setor de saúde:
BGF World Healthscience E2 (EUR) -> 12,63%

A 5 anos continuam a bater o índice S&P 500 \:D/

Penso que com as ofertas de FIGAS por cá também conseguimos obter bons retornos se alargarmos os prazos ou acertarmos nos timings de entrada e de saída

Abraço


Boas opções. É bom saber que o leque se alarga.
Quanto a (tentar) acertar no timing de entrada e saída: dêem-me um FIGA num gráfico e logo direi se será preciso fazer figas para que corra bem.

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Rambaldi » 14/5/2015 23:58

ATLAS_ Escreveu:
O Alquimista Escreveu:Para os que não sabem ficarem a saber e não estarem sempre a perguntar:

How many active mutual funds have beaten the S&P 500 in each of the last 8 consecutive years? Four.

http://thereformedbroker.com/2015/05/12 ... ive-years/

http://www.marketwatch.com/story/index- ... -11?page=2


Alquimista,

Muito obrigado pela partilha. Aliás, no segundo link, ficamos a saber uma realidade que ainda é mais pavorosa para os FIGA...

"Only four funds have beaten the S&P 500 for the last eight years" :shock:

Curiosamente, todos ligados a um único sector - "In fact, just four actively managed funds — Fidelity Select Health Care FSPHX, -0.01% , Fidelity Advisor Health Care FACDX, -0.07% , T. Rowe Price Health Sciences PRHSX, +0.04% and VALIC Company I Health Sciences VCHSX, +0.08% —have current streaks of eight consecutive calendar years of beating the S&P 500, according to Morningstar". :shock:

Quatro questões:
1) há 8 anos atrás alguém poderia, com convicção, adivinhar esta realidade e optar unicamente por um destes fundos?
2) alguém é suficientemente louco para colocar as fichas todas num único sector?
3) alguém consegue ter sequer a convicção forte de que, no final dos próximos 8 anos, a realidade será igualmente esta?
4) algum destes 4 FIGAS está disponível para subscrição em Portugal?

:-k



Alquimista e ATLAS,

Não é preciso olharem só para esses 4 Figas, porque até cá em Portugal temos melhor oferta.

Temos que perceber qual foi o critério, pois o FIGA pode bater um índice consistentemente (consecutivamente) nem que seja por 0,1% e para prazos superiores a um ano ter retornos significativamente inferiores. Por exemplo, num ano pode ficar abaixo do índice por menos 1% e no ano seguinte bater o índice em 10%. Mesmo num fundo que bata consistentemente um índice que esteja positivo podemos com esse fundo ter perdas se o nosso prazo for inferior a um ano, tudo depende do ponto de entrada e de saída do fundo.

Tive a comparar as rendibilidades anualizadas a 10 anos e obtive o seguinte:

Fidelity Select Health Care FSPHX -> 15,34%

VALIC Company I Health Sciences VCHSX -> 18,37%

SPY S&P 500 -> 8,42%

Agora um fundo de biotecnologia comercializado cá em Portugal e que detenho em carteira :

Candriam Equities L Biotechnology N Acc USD -> 21,05%
ou do setor de saúde:
BGF World Healthscience E2 (EUR) -> 12,63%

A 5 anos continuam a bater o índice S&P 500 \:D/

Penso que com as ofertas de FIGAS por cá também conseguimos obter bons retornos se alargarmos os prazos ou acertarmos nos timings de entrada e de saída

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 154
Registado: 28/7/2014 10:40

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por O Alquimista » 14/5/2015 22:21

O Alquimista Escreveu:Todos os grandes investidores têm um grau de loucura superior à mediania, por isso é que são "grandes".


Um "grande": não é trader, não publicou nada sobre at, mas todos podemos aprender com ele.

http://www.ritholtz.com/blog/2015/05/wa ... -may-2015/
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por O Alquimista » 14/5/2015 9:45

ATLAS_ Escreveu:Muito obrigado pela partilha. Aliás, no segundo link, ficamos a saber uma realidade que ainda é mais pavorosa para os FIGA...

"Only four funds have beaten the S&P 500 for the last eight years" :shock:

Curiosamente, todos ligados a um único sector - "In fact, just four actively managed funds — Fidelity Select Health Care FSPHX, -0.01% , Fidelity Advisor Health Care FACDX, -0.07% , T. Rowe Price Health Sciences PRHSX, +0.04% and VALIC Company I Health Sciences VCHSX, +0.08% —have current streaks of eight consecutive calendar years of beating the S&P 500, according to Morningstar". :shock:

Quatro questões:
1) há 8 anos atrás alguém poderia, com convicção, adivinhar esta realidade e optar unicamente por um destes fundos?
2) alguém é suficientemente louco para colocar as fichas todas num único sector?
3) alguém consegue ter sequer a convicção forte de que, no final dos próximos 8 anos, a realidade será igualmente esta?
4) algum destes 4 FIGAS está disponível para subscrição em Portugal?
:-k


Menor a oferta, mais fácil a escolha.

1- Quando se investe é com convicção. Quem investe com medo merece ser "joãomourizado" pelo sistema. Várias vezes.
2- Depende o perfil do investidor (aqui entra o nível de conhecimentos, gestão de risco, etc.). Todos os grandes investidores têm um grau de loucura superior à mediania, por isso é que são "grandes".
3- Porque não? O que sucedeu pós 2008-2009? E não me venham falar do psi20: olhem para quem manda nisto tudo cá na Europa.
4- Não sei. Se não estiverem disponíveis, certamente haverá outra forma de replicar a ideia subjacente àquele tipo de investimento. Se há sector que estará sempre na moda, é o sector dos cuidados de saúde.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ATLAS_ » 14/5/2015 9:15

O Alquimista Escreveu:Para os que não sabem ficarem a saber e não estarem sempre a perguntar:

How many active mutual funds have beaten the S&P 500 in each of the last 8 consecutive years? Four.

http://thereformedbroker.com/2015/05/12 ... ive-years/

http://www.marketwatch.com/story/index- ... -11?page=2


Alquimista,

Muito obrigado pela partilha. Aliás, no segundo link, ficamos a saber uma realidade que ainda é mais pavorosa para os FIGA...

"Only four funds have beaten the S&P 500 for the last eight years" :shock:

Curiosamente, todos ligados a um único sector - "In fact, just four actively managed funds — Fidelity Select Health Care FSPHX, -0.01% , Fidelity Advisor Health Care FACDX, -0.07% , T. Rowe Price Health Sciences PRHSX, +0.04% and VALIC Company I Health Sciences VCHSX, +0.08% —have current streaks of eight consecutive calendar years of beating the S&P 500, according to Morningstar". :shock:

Quatro questões:
1) há 8 anos atrás alguém poderia, com convicção, adivinhar esta realidade e optar unicamente por um destes fundos?
2) alguém é suficientemente louco para colocar as fichas todas num único sector?
3) alguém consegue ter sequer a convicção forte de que, no final dos próximos 8 anos, a realidade será igualmente esta?
4) algum destes 4 FIGAS está disponível para subscrição em Portugal?

:-k
 
Mensagens: 240
Registado: 8/6/2014 11:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], iniciado1, luislobs, PAULOJOAO, pbasto, Pmart 1 e 124 visitantes
cron