Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 1/4/2015 17:07

chico_laranja Escreveu:sabendo que há mercados mais pequenos que são mais voláteis mantendo uma correlação alta com o S&P não seria vantajoso as opções sobre esses mercados?

Indo ao ridículo mas para ter ideia.

Imaginemos uma correlação de 0.95 entre S&P500 e PSI20 mas em que as volatilidades são respectivamente 10 e 15%

Fazendo uma opção sobre 20% do PSI seria "equivalente" a ter opção sobre 30% do S&P.

Teoricamente teríamos uma probabilidade baixa do nosso "seguro" falhar, protegia-mo-nos de uma queda de 30% ao custo de uma protecção de 20% mas com uma taxa de risco extra de 5-10% pois o PSI ficar positivo quando o S&P caísse 30%, sabendo de antemão que a correlação aumenta fortemente quando os ursos atacam em força, é muito baixa.


Pelo contrário. Sou da opinião que deves ter opções sobre o activo principal e/ou líder. Os outros seguem o S&P por isso acho que é sobre ele que devemos ter opções.

Mas a falta de liquidez dos outros mercados assim como a volatilidade (que tem impacto directo no preço das opções) iriam muito provávelmente inflacionar o preço das opções e não terias grande vantagem em termos de $. O mercado é muito mais eficiente do que as pessoas lhe dão crédito e 99% das estratégias que possas pensar já foi testada por alguém mais inteligente e com mais $ que nós.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 1/4/2015 17:04

chico_laranja Escreveu:Acho apenas que ninguém deve ir se tem algo combinado para as 18h30 pois esses 120m, dependendo da audiência podem facilmente extravasar até à hora do jantar :-"

Isso tb muda-se para as 15 e 30. Não vem mal ao mundo :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por chico_laranja » 1/4/2015 16:59

Isso vai ser uma conversa e pêras....

Quando tiveres aqui perto de Aveiro vou tentar aparecer :D

Isso gravado é que era. Assim ficava para a posteridade pois ensinamentos desse nível não devem ser efémeros 8-)

Acho apenas que ninguém deve ir se tem algo combinado para as 18h30 pois esses 120m, dependendo da audiência podem facilmente extravasar até à hora do jantar :-"
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por chico_laranja » 1/4/2015 16:53

sabendo que há mercados mais pequenos que são mais voláteis mantendo uma correlação alta com o S&P não seria vantajoso as opções sobre esses mercados?

Indo ao ridículo mas para ter ideia.

Imaginemos uma correlação de 0.95 entre S&P500 e PSI20 mas em que as volatilidades são respectivamente 10 e 15%

Fazendo uma opção sobre 20% do PSI seria "equivalente" a ter opção sobre 30% do S&P.

Teoricamente teríamos uma probabilidade baixa do nosso "seguro" falhar, protegia-mo-nos de uma queda de 30% ao custo de uma protecção de 20% mas com uma taxa de risco extra de 5-10% pois o PSI ficar positivo quando o S&P caísse 30%, sabendo de antemão que a correlação aumenta fortemente quando os ursos atacam em força, é muito baixa.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 1/4/2015 16:35

Varendia Escreveu:Tenho pena mas saio de Portugal antes de dia 18 .... devia haver streming .... assim o pessoal acompanhava!!

Um dia :D Com a tecnologia como está é tudo uma questão muitas vezes de nos darmos ao trabalho. Mas desta vez é só mesmo presencial que assim menos pessoas vêm-me a fazer figura triste a falar dos fundos e do livro :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Fica para a próxima :wink: Vou tentar manter as datas o mais próximas do primeiro Sábado do trimestre o mais possível que assim o pessoal consegue agendar com mais calma.

Abr

P.S. "A Random Walk Down Wall Street" acabou de chegar a minha casa durante este post :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 1/4/2015 16:10

Tenho pena mas saio de Portugal antes de dia 18 .... devia haver streming .... assim o pessoal acompanhava!!
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 1/4/2015 15:01

............................................................................................
......................................................................................................................................................................................................................1º Encontro Finanças & Fundos de Investimento

Como já tinha aqui falado pretendo começar com encontros no primeiro Sábado de cada trimestre com o objectivo de discutirmos as carteiras e a carteira "oficial" do tópico que poderão encontrar na Dropbox na minha assinatura. Os encontros tb terão um caracter didático onde não só duvidas serão tiradas como todos os encontros terão um livro temático.

Por falta de participação adiei o encontro de Abril. Assim o dia final é o dia 4 de Julho à tarde, provavelmente 90 a 120 minutos a começar às 16h. Os encontro serão feitos em salas da Leap que é aqui (Agradecimentos ao TiagoPT pela ajuda na escolha do local)

Neste primeiro encontro entre as coisas a discutir irão se encontrar:

:arrow: Acontecimentos na Economia e Mercados no primeiro trimestre
:arrow: O que esperar do Segundo trimestre
:arrow: Investimento para o médio/longo prazo e aprender a ter expectativas realistas do mercado
:arrow: O pouco impacto que o que esperamos deve ter na alocação das carteiras (AKA "Deixem o "Acho que..." de lado pois ninguém sabe adivinhar o futuro")
:arrow: Ajuda na análise dos vossos objectivos (necessários para a construção da vossa carteira) (AKA "Como algo que é bom para uma pessoa pode não ser o indicado para outra")
:arrow: Explicação de como fazerem Backtests na vossa carteira (AKA "O que esperar da vossa carteira quando os mercados caem")
:arrow: Como se portou a carteira "oficial"
:arrow: Impacto nos Mercados dos 3 maiores bancos centrais estarem em fases diferentes nas políticas monetárias (descorrelação accionista Europa/EUA e EUA/Japão assim como aumento da volatilidade EUR/USD e USD/JPY)
:arrow: Discussão do livro (já recomendado) A Random Walk Down Wall Street: The Time-Tested Strategy for Successful Investing (Eleventh Edition) de Burton G. Malkiel editado/actualizado em Jan 5, 2015
:arrow: Apresentação dos próximos projectos para o tópico/comunidade
:arrow: Dúvidas e discussão dos temas apresentados

Apareçam à vontade. Quem quiser que indique aqui que vai que vou editando neste post os que irão estar presentes:

Confirmados:


:arrow: VirtuaGod
:arrow: Amigo
:arrow: ZeNovato
:arrow: Megabruno
Editado pela última vez por VirtuaGod em 15/4/2015 23:23, num total de 5 vezes.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 1/4/2015 12:03

Pessoalmente nem vejo isto como ser bom adivinho (nem o usaria nessa perspectiva). A compra de "Protective Puts" é como um seguro.

Quando compras o seguro do carro não esperas bater, apenas é bom saber que se bateres vais ter o seguro. Preferes, obviamente, não bater, tal como eu preferiria que os mercados subisssem 15% ao ano mesmo comigo a gastar TODOS os anos 2% para o seguro/protective puts. Penso que o sentimento é generalizado :wink:

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ruicarlov » 1/4/2015 11:52

chico_laranja Escreveu:Com sorte ainda ganham na perda com essas engenhocas das opções/warrants/inverted leverage etc.... 8-)

Imaginem
- um fundo de acções americanas que numa queda hipotética do S&P de 30% apenas perde 20%.
- a engenhoca que vai cobrir essa queda de 30% do S&P.

Na paridade entre engenhoca e fundo na prática ganham 10%-x pois o fundo não caiu os 30% do S&P mas 20%. O x são os custos dessas coisas pois no mundo financeiro ninguém dá nada a ninguém.

Agora o difícil é adivinhar qual o fundo ganhador na perda mas certamente a história diz-nos quais os fundos que tipicamente se aguentam melhor quando os ursos dominam e os touros vão todos para o matadouro :-"

Sei que estou a simplificar a coisa pois em 2 páginas este tópico foi para um nível pro que não consigo acompanhar mas é o que estou a ler e a ver nas entrelinhas. Ter um ganho de 7-8% num ano em que o benchmark cai 30% é de mestre. Agora falta é saber qual o resultado num ano inverso (e convém ter em mente que o S&P cai apenas grosso modo 25 a 30% das vezes.


Se estamos à espera que o nosso fundo ou carteira caia "apenas" 20% quando o S&P cai 30%, então a proteção deve ser dimensionada para que ganhemos com as opções os 20% que perdemos no fundo, e não os 30% do S&P.

Porquê? Embora possamos perfeitamente sobredimensionar a nossa proteção para lucrarmos com a queda, isso tem mais custos. Vamos imaginar que proteger o fundo de uma queda de 20% durante o período de 1 ano custa 1.5% do nosso portfólio. Proteger de uma queda de 30% pode custar 2.25%. Ora nós não sabemos quando/se o S&P vai cair. Pode passar vários anos a subir ou lateralizar, por exemplo. Se queremos manter essa proteção, todos os anos temos esse custo. Parece-me uma estratégia mais prudente optar pela solução que nos custa 1.5%. Ao fim de 5 anos sem quedas, o seguro mais barato custa-nos 7.5%, enquanto que o mais caro nos custa 11.25%. É uma diferença considerável.

É claro que se formos bons adivinhos que soubermos que em 2015 ou 2016 vai haver uma grande queda, a segunda opção pode ser vantajosa em termos económicos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por chico_laranja » 1/4/2015 11:35

Com sorte ainda ganham na perda com essas engenhocas das opções/warrants/inverted leverage etc.... 8-)

Imaginem
- um fundo de acções americanas que numa queda hipotética do S&P de 30% apenas perde 20%.
- a engenhoca que vai cobrir essa queda de 30% do S&P.

Na paridade entre engenhoca e fundo na prática ganham 10%-x pois o fundo não caiu os 30% do S&P mas 20%. O x são os custos dessas coisas pois no mundo financeiro ninguém dá nada a ninguém.

Agora o difícil é adivinhar qual o fundo ganhador na perda mas certamente a história diz-nos quais os fundos que tipicamente se aguentam melhor quando os ursos dominam e os touros vão todos para o matadouro :-"

Sei que estou a simplificar a coisa pois em 2 páginas este tópico foi para um nível pro que não consigo acompanhar mas é o que estou a ler e a ver nas entrelinhas. Ter um ganho de 7-8% num ano em que o benchmark cai 30% é de mestre. Agora falta é saber qual o resultado num ano inverso (e convém ter em mente que o S&P cai apenas grosso modo 25 a 30% das vezes.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por O Alquimista » 29/3/2015 22:36

VirtuaGod Escreveu:Obrigado pela partilha. O Ritholtz temtido bons convidados ultimamente :wink:


Leio (e ouço) este tipo de intervenções, não por ser da minha área imediata de interesses (eles não são traders e por isso não me podem ensinar nada a este nível), mas pelo "enquadramento geral" das questões que abordam e principalmente pela perspectiva biográfica (origens, percurso de vida e académico, etc.). Todos eles são exemplos do "querer ser" e do "fazer para ser" e isso é valiosíssimo.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 29/3/2015 21:34

Obrigado pela partilha. O Ritholtz temtido bons convidados ultimamente :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por O Alquimista » 29/3/2015 1:04

This week, our Masters in Business radio podcast features Charley Ellis, Chair of the Yale Endowment, and author of Winning the Loser’s Game: Timeless Strategies for Successful Investing. (...) His is the author of 16 books, but some of my favorites include Winning the Loser’s Game (which we discuss extensively in the show), and one of my favorite collections of investing writing, The Investor’s Anthology: Original Ideas from the Industry’s Greatest Minds. His most recent book is titled Falling Short: The Coming Retirement Crisis and What to Do About It.

http://www.ritholtz.com/blog/2015/03/mi ... s-of-yale/
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 28/3/2015 15:55

VirtuaGod Escreveu:Um ano mau, estilo 2008 ou 1987 pode-te destruir os lucros de uma década. Só testando com software próprio e desenvolvendo uma estratégia rentável durante um periodo MUITO longo me aventuraria por esses caminhos.

É para Pros mesmo, e muitos estoiram... alguns têm a sorte de nunca verem um ano estilo 2008!!


Nem imagino o que sera ter naked options e ver um black monday com tudo a cair 20% .. nem da tempo para fazer nada, so para meter tudo numa mala e fugir .... esse e o risco violento, imagino que quem faz trade de options deve fazer muito hedging .. tipo apostador profissional ... vende a aposta de ganhar o A por uma probabilidade de X ... depois analisa a mudanca da probabilidade da aposta contraria e compra essa tambem ... de forma a que consiga ganhar mais do que o que perde nas duas .... fazendo isso de forma sistematica acredito que consigam ganhar $$ mas e preciso que nao haja um evento alucinado ... senao deve ser muito pior do que forex.

Concordo em absoluto, num momento de variacao extrema ... 2008 nem deve ser muito mau .... um 2000 deve ser o fim da picada.
Para exemplo e ver as corretoras que se espatifaram quando o Banco Central Suico levantou o tecto contra o Euro .... a conta margem dos clientes nao chegou para cobrir a variacao ... e eles nao tinham que chegasse.... falencia automatica ... nem sei se quem la tinha $$ e estava a investir noutros contratos que nao metiam o Euro/CHF se nao ficaram todos a arder tambem.

Com os mercados neste estado e os bancos centrais a funcionar quase como especuladores, a ver quem mais desce as taxas de juro e compra mais activos .... tudo pode acontecer .. o certo e continuar a ver movimentos violentos....
As noticias de hoje e talvez amanha ja sao todas a dizeer que o Euro vai subir muito ou cair muito, que o petroleo vai subir muito ou talvez nao e que as bolsas por arrasto vao para novos maximos ou recuar muito .... acho que se arranjam noticias para todos os gostos.... e alguem ha de acertar ...
Editado pela última vez por Varendia em 29/3/2015 6:02, num total de 1 vez.
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ruicarlov » 28/3/2015 15:08

VirtuaGod Escreveu:
ruicarlov Escreveu:Puts, claro. Esses é que protegem das quedas. Suponho que qualquer coisa como vender calls também era capaz de dar, mas para quê complicar? :mrgreen:

Não não é. NUNCA vendas opções. Tem a haver com a estrutura das opções. Vender opções é coisa de PROs. Os avisos acima sobre ETFs alavancados etc é para meninos face a vender opções. Eu, que facilmente usaria um ETF invertido ou alavancado (embora não para gestão de risco), dificilmente venderia uma opção.

Se comprar opções tem perdas limitadas (prémio) mas ganhos ilimitados, na venda de opções tens ganhos limitados (prémio) mas perdas ilimitadas. É a posição exactamente oposta à tua e olha que não é fácil. Já deve ter levado muito boa gente a estoirar (e o mundo dos profissionais de opções não deve ter muitos tótos).


Calma, estava a brincar. Sei que escrever opções é meter as mãos no fogo. Devia ter colocado mais smileys.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 28/3/2015 13:37

Varendia Escreveu:Fui ler um pouco sobre o assunto ... o melhor que encontrei em pouco tempo foi
Time To Dispel The ... Myth Of ‘Unlimited Losses’ In Naked Option Selling

Nao e ciencia espacial, mas e para traders que fazem vida disso, hedge funds e outros que tais .... como qualquer coisa muito alavancada, nao e de certeza para o investidor que tem o seu emprego e de vez em quando passa 1 ou 2 semanas sem olhar para os investimentos ....

O risco e brutal e os rewards tambem ... nao e para mim.

De facto não é ciência espacial, só quando vais para finanças quantitativas de nível elevado começas a chegar a "ciência espacial" com uso de programas com linguagem própria de programação etc etc Não é por acaso que o fundador do Hedge Fund com maiores performances é Físico :shock:

Embora simples não é tão fácil como ele quer fazer parecer, senão eramos todos vendedores de opções lol A gestão de risco ganha uma predominância extra. Um ano mau, estilo 2008 ou 1987 pode-te destruir os lucros de uma década. Só testando com software próprio e desenvolvendo uma estratégia rentável durante um periodo MUITO longo me aventuraria por esses caminhos.

Mas há muitas e boas estratégias para se ganhar dinheiro vendendo opções, envolvem é um risco que o vendedor tem de conhecer. O que o Ruicarlov fez foi comprar um seguro, ora, sabemos que as seguradoras não são intituições "pobres" e que tenham por hábito perder $ a médio/longo prazo. Mas se fores ver a equipa que faz gestão de risco de uma seguradora (e os conhecimentos que têm) se calhar já começa a entrar um pouco em "Rocket science"!!

É para Pros mesmo, e muitos estoiram... alguns têm a sorte de nunca verem um ano estilo 2008!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 28/3/2015 8:16

Fui ler um pouco sobre o assunto ... o melhor que encontrei em pouco tempo foi
Time To Dispel The ... Myth Of ‘Unlimited Losses’ In Naked Option Selling

Nao e ciencia espacial, mas e para traders que fazem vida disso, hedge funds e outros que tais .... como qualquer coisa muito alavancada, nao e de certeza para o investidor que tem o seu emprego e de vez em quando passa 1 ou 2 semanas sem olhar para os investimentos ....

O risco e brutal e os rewards tambem ... nao e para mim.
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 27/3/2015 18:31

ruicarlov Escreveu:Puts, claro. Esses é que protegem das quedas. Suponho que qualquer coisa como vender calls também era capaz de dar, mas para quê complicar? :mrgreen:

Não não é. NUNCA vendas opções. Tem a haver com a estrutura das opções. Vender opções é coisa de PROs. Os avisos acima sobre ETFs alavancados etc é para meninos face a vender opções. Eu, que facilmente usaria um ETF invertido ou alavancado (embora não para gestão de risco), dificilmente venderia uma opção.

Se comprar opções tem perdas limitadas (prémio) mas ganhos ilimitados, na venda de opções tens ganhos limitados (prémio) mas perdas ilimitadas. É a posição exactamente oposta à tua e olha que não é fácil. Já deve ter levado muito boa gente a estoirar (e o mundo dos profissionais de opções não deve ter muitos tótos).
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ruicarlov » 27/3/2015 18:16

VirtuaGod Escreveu:Puts? ou calls? 2 contractos é o equivalente a 200 acções/UPs. Era o que querias, face ao calculo, com base na tua carteira, ou foi só para testares?

Suponho que sendo o valor nominal 40k não tenha sido para testar mas nunca se sabe :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

P.S. Eu como nunca negociei opções posso estar a dizer alguma "bacorada" inadvertidamente. Avisem se for o caso :mrgreen: :mrgreen:


Puts, claro. Esses é que protegem das quedas. Suponho que qualquer coisa como vender calls também era capaz de dar, mas para quê complicar? :mrgreen:

2 contratos foi o mais próximo do valor que quero cobrir. É um nadinha menos do que quero, mas 3 contratos também era uma brutalidade. A ver vamos se o seguro morre de velho ou se ainda vai para o ativo :wink:

Rambaldi Escreveu:O fundo ideal seria um fundo que estivesse sempre a crescer, em que não se precisasse de rebalancear, e só pagarias as maiores valias quando necessitasses do capital, ou seja, quando resgatasses pequenas tranches pois assim poupavas nos impostos e estarias a capitalizar os juros.

Abraço


Existem alguns fundos/ETFs Portfolio que têm uma carteira mista de ações/obrigações, tipo o AOM. É claro que nesses não temos grande liberdade de fatiar a nossa carteira como queremos. Para além disso, ainda que deleguemos a tarefa de rebalancear para o fundo, certamente que ele terá custos com isso, embora não nos sejam visíveis.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Rambaldi » 27/3/2015 17:54

ruicarlov Escreveu:Hoje acordei com esta questão.
Pergunto-me até que ponto não será preferível encaixar igualmente menos valias, vendendo e comprando novamente os fundos perdedores, mesmo sofrendo alguma perda sob a forma de spreads/comissões (no caso dos ETFs) e perdendo 2-3 dias de mercado.


Acho que tua questão é muito pertinente, e acho que faz muito mais sentido do que o típico rebalanceamento da carteira, que normalmente é contrária ao efeito momentum e acaba por resultar em pagamento de impostos mais cedo.

Já tinha vendido ativos perdedores que anulam a fiscalidade das maiores valias dos ganhadores, mas porque tinham pouca perspectiva de crescimento. Agora, vender e comprar o mesmo fundo perdedor nunca tinha pensado mas pode ser uma forma de adiar a tributação, anulando as maiores valias de fundos ganhadores. Claro que o objetivo é ganhar sempre, mas nem sempre é possivel e estas decições são importantes.

O fundo ideal seria um fundo que estivesse sempre a crescer, em que não se precisasse de rebalancear, e só pagarias as maiores valias quando necessitasses do capital, ou seja, quando resgatasses pequenas tranches pois assim poupavas nos impostos e estarias a capitalizar os juros.

Abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 154
Registado: 28/7/2014 10:40

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 27/3/2015 17:07

ruicarlov Escreveu:Ontem lá me deram aprovação na IB para negociar opções, e hoje já comprei 2 contratos sobre o SPY. Até foi bastante simples de realizar. Curiosamente, as únicas comissões cobradas foram $0.84. Pensei que fosse $0.75 por cada contrato.... :|

Puts? ou calls? 2 contractos é o equivalente a 200 acções/UPs. Era o que querias, face ao calculo, com base na tua carteira, ou foi só para testares?

Suponho que sendo o valor nominal 40k não tenha sido para testar mas nunca se sabe :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

P.S. Eu como nunca negociei opções posso estar a dizer alguma "bacorada" inadvertidamente. Avisem se for o caso :mrgreen: :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ruicarlov » 27/3/2015 15:48

Ontem lá me deram aprovação na IB para negociar opções, e hoje já comprei 2 contratos sobre o SPY. Até foi bastante simples de realizar. Curiosamente, as únicas comissões cobradas foram $0.84. Pensei que fosse $0.75 por cada contrato.... :|
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Varendia » 26/3/2015 11:56

ruicarlov Escreveu:Hoje acordei com esta questão.
Pergunto-me até que ponto não será preferível encaixar igualmente menos valias, vendendo e comprando novamente os fundos perdedores, mesmo sofrendo alguma perda sob a forma de spreads/comissões (no caso dos ETFs) e perdendo 2-3 dias de mercado.
Que acham?


Acho duas coisas, a primeira e que se o hedge entrou, se pagasse IRS eu venderia tudo, pelo menos ter um cenario revenue neutral. Evitar pagar impostos e fazer os acertos todos.
A segunda e em caso de mais valias significativas, considerar que em 10 anos as regras de IRS sobre mais valias ja mudaram (que eu me lembre) pelo menos 3 vezes ... e com a rotacao partidaria, e provavel que nos proximos 10 anos andem mais em linha com as politicas europeias, mas podem sempre voltar a mudar, para melhor :pray: , porque para pior ja nao da ... :-k .
Nem quem ganha mais de 100,000 Euros/ano tem taxas efectivas de IRS acima de 28%. Pior so se aumentarem os escaloes de IRS ou comecarem a pedir descontos para a SS sobre mais valias.

Nao me parece que haja perda de dias de mercado, em ETF's a cotacao de compra e venda seria "quase" a mesma, com ordens fixas e ao mesmo valor, no limite estarias a comprar as tuas unidades.
Em fundos, se a ordem de compra e venda entrarem no mesmo dia, a cotacao sera a desse dia.
So ha perdas de dias se estiveres a decidir o balanceamento.
"Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat." Sun Tzu
 
Mensagens: 215
Registado: 10/12/2012 12:12

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ruicarlov » 26/3/2015 11:14

Hoje acordei com esta questão.
Quando há um grande crash bolsista e temos uma proteção no lugar (seja ela um option put e/ou uma posição em Treasuries de +30 anos), vamos ter uma grande valorização no hedge e uma grande desvalorização nos fundos/ETFs. Se nos limitarmos a rebalancear, vendendo ganhadores e comprando perdedores, acabamos o ano com uma boa brutalidade de mais-valias, sobre as quais pagamos impostos, apesar de o nosso património total não ter aumentado nada ou até diminuído.
Pergunto-me até que ponto não será preferível encaixar igualmente menos valias, vendendo e comprando novamente os fundos perdedores, mesmo sofrendo alguma perda sob a forma de spreads/comissões (no caso dos ETFs) e perdendo 2-3 dias de mercado.

A lógica é a mesma da capitalização de dividendos ou a utilização de tax-deferred accounts (nos EUA ou UK): adiar o pagamento de impostos. Se as menos valias anularem as mais valias desse ano, não é necessário deixar de parte dinheiro para pagar o IRS. Esse capital pode então ser direcionado para o reforço da carteira, aproveitando a recuperação que eventualmente se seguirá.

Que acham?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 661
Registado: 18/7/2011 11:04
Localização: Lisboa

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 25/3/2015 20:24

darkvader Escreveu:Boa tarde
Obrigado pela informação.

No entanto aproveito para questionar o seguinte:

No exemplo da pág 8 deste tópico sobre os Rolling Returns é dito que acima de 15% estaríamos numa zona cara e abaixo dos 5% estaríamos numa zona de saldos.
Isto é verdade para todo o tipo de fundos?
É que há alguns que poderão nunca atingir essas amplitudes em termos de Rolling Returns. Nesse caso como é que se poderá definir esses limites?
Será ver o histórico? Haverá algum outro método ou critério?

Xiii... isso já está desactualizadíssimo :-)

Algo semelhante que uso nos dias que correm é ver se a rentabilidade a um ano (de um fundo ou de uma carteira) é muito superior ou inferior à rentabilidade anualizada a 5 anos. Valores de rentabilidade a 12 meses superiores a 2 vezes à rentabilidade 5 anos diria que o fundo está "caro". Valores a 12 meses 2 vezes inferiores à rentabilidade a 5 anos diria que os fundos estão baratos.

Atenção para não levares isto à letra. É algo estilo "dica" para veres se os fundos estão "esticados" ou relativamente baratos. Lembra-te que um fundo caro pode sempre ficar mais caro e um barato ficar sempre mais barato. Mas nos dias que correm por exemplo encontras facilmente fundos a subir mais de 2 vezes a rentabilidade a 5 anos (accionistas a subir mais de 40% nos ultimos 12 meses e mistos a subir mais de 20%). Na minha opinião estão "caros". Não sendo sinal de venda, é sinal de cuidado. (no limite não venderia mas em situação de reforço pensaria 2 vezes).

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Barão de Soestrova, bento.jp13, BigLift, Bing [Bot], farami, GamesOver, Garfield, goncaladas, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, malakas, MC Investidor, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, traderh e 138 visitantes