Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

8 razões para perder dinheiro em Bolsa

Colecção de Artigos Didácticos do Caldeirão de Bolsa.

8 razões para perder dinheiro em Bolsa

por Ulisses Pereira » 30/5/2011 16:01

Normalmente, apenas se escreve sobre o que fazer para ter sucesso nos mercados. Achei interessante escrever sobre algumas das razões que levam tantos investidores a perder dinheiro em Bolsa.

1 - A pressa de ganhar. Este é um erro muito comum entre aqueles que se iniciam no mercado accionista. Atraídos pelo lucro fácil, sonham em tornar-se milionários de um dia para o outro. Fazem negócios de alto risco e colocam "os ovos todos no mesmo cesto". Alguns chegam a recorrer ao crédito para assim tentar chegar mais rapidamente à fortuna. Geralmente, só percebem que não se enriquece de um dia para o outro quando a sua conta estiver reduzida quase a zero.

2 - Baixar o preço médio. Quando as acções que têm em carteira começam a cair, a reacção normal dos investidores é comprar mais para baixar o preço médio. Se continuarem a cair, compram mais. Este é, geralmente, um dos caminhos para o insucesso. Se o mercado vai na direcção contrária à que os investidores esperavam, por norma, eles tendem a pensar que quem está errado é o mercado e não eles. Ao contrariarem-no, acabam por colocar todo o seu capital numa posição perdedora onde poderão ter que esperar anos para recuperar o seu capital inicial. E alguns nunca conseguirão sequer recuperar…

3 - Pensar que se encontrou a receita mágica. Lamento desiludir alguns leitores mas, se pensam que descobriram a receita milagrosa para ganhar em Bolsa, estão enganados. Não há receitas mágicas, nem análises perfeitas, nem negócios com 100% de hipóteses de sucesso. Negociar é, acima de tudo, um jogo de probabilidades onde devemos tentar estar do lado onde haja mais probabilidades de ganhar. E se, alguma vez, julgar ter encontrado a receita mágica e infalível pense - pelo menos - que não dura para sempre.

4 - Não ser consistente. Depois de começarem a perceber que não há receitas mágicas, os investidores começam a fazer exactamente o oposto, ou seja, usam um estilo de negociação diferente todos os dias. Este é um dos piores erros possíveis. Isto leva a negociar sem o mínimo de método, comprando e vendendo sem perceber porque o fazem. Podem ter a sorte de fazer alguns negócios fabulosos e até de ter um ano fantástico mas acreditem que é impossível ganhar durante vários anos, consistentemente, mudando todos os dias de estilo e método.

5 - Forçar negócios. Quantas vezes já negociaram sem convicção daquilo que estavam a fazer? Se a resposta for "muitas", há razões para reverem esta atitude perante o mercado. Inúmeras vezes, os investidores negoceiam apenas pelo prazer de negociar, sem ter motivos fortes para o fazer. Pode ser divertido mas duvido que não seja mais uma forma de perder dinheiro em Bolsa.

6 - Falta de confiança. A confiança em nós próprios é fundamental para termos sucesso no exigente mundo dos mercados financeiros. Quando não a temos, negociamos com medo e estamos constantemente a duvidar da nossa posição o que leva a que, mais cedo ou mais tarde, fechemos a posição porque não conseguimos aguentar a pressão psicológica. Geralmente, isto acaba por originar saídas de posições nos piores momentos possíveis. Como é que se constrói a confiança? São precisos anos e anos de mercado e, mesmo assim, há pessoas que nunca conseguem adquiri-la.

7 - Excesso de confiança. Ter excesso de confiança é também fatal para quem quer ganhar dinheiro em Bolsa. Por muito bom que um investidor se julgue ser, ele não deve nunca perder o respeito por esse "bicho" que dá pelo nome de mercado. Acreditar que somos mais espertos que o mercado costuma trazer grandes perdas. "O mercado tem sempre razão". Sempre. Até quando não tem…

8 - Falta de sorte. Deixei para o fim aquela que costuma ser a primeira justificação dos investidores para o seu próprio fracasso. A sorte não deve ser a principal razão para se justificar as perdas em Bolsa mas seria um grave erro ignorar a sua importância. Por mais correcta que seja a postura e análise de um investidor, basta um momento de azar para afundar uma carteira. Para minimizar isto, a diversificação de investimentos é fundamental. Convém não esquecer que "a sorte protege os audazes". E quantos mais anos andarmos no mercado, menos a sorte é um factor importante para os nossos resultados. O seu efeito dilui-se no tempo…

Facilmente, encontraria mais 8 razões pelas quais se perde dinheiro em Bolsa. Optei por me focar, sobretudo, nas questões mentais. Porque, mais importante do que perceber de mercados, é conseguirmos dominar-nos. Parece fácil, mas é o mais difícil.

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes