Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A mão quente

Colecção de Artigos Didácticos do Caldeirão de Bolsa.

por BePatience » 14/1/2011 14:21

Muito interessante este artigo Ulisses, Parabéns. Engraçado que esta área do desporto (onde trabalho) em muitos casos se relaciona com os mercados. Já tive a necessidade de utilizar gráficos de cotações de empresas para conseguir explicar aos meus atletas a evolução e as oscilações existentes nas melhorias de performance. O conceito que aqui abordas é o conceito de "FLOW" e está dependente e interrelacionado com várias dimensões como: Experiência autotélica; cumprimento de objectivos;Concentração nas tarefas;Sensação de controlo; "transformação" do tempo; Feedbacks inequívocos.

Abraço e continuação do bom trabalho.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 243
Registado: 15/3/2010 16:54
Localização: TV

A mão quente

por Ulisses Pereira » 26/12/2010 18:08

When I`m in the zone, I surprise myself with what I"m able to accomplish by staying focused in the moment."

Michael Jordan

O desporto e o "trading" têm muito mais aspectos em comuns do que aqueles que aparentam. Sendo duas paixões que absorvem a maior parte do tempo da minha vida, cada vez mais vejo semelhanças entre um desportista de alta competição e um "trader": O espírito competitivo, a pressão emocional, a preparação antes dos desafios, a capacidade mental de superar os maus momentos, as grandes vitórias, as grandes derrotas, a execução daquilo que tinham planeado, a reflexão sobre o que correu mal e o que correu bem.

No basquetebol, a expressão norte-americana "in the zone" corresponde, em português, a "estar com a mão quente". São aqueles momentos em que o jogador parece destinado ao sucesso. Tudo o que lança ao cesto entra e apetece-lhe gritar para os seus colegas: "Passem-me a bola que eu resolvo!".

No mercado, também há momentos desses em que um "trader" parece imparável. Nessas alturas, parece ter um verdadeiro toque de Midas em que tudo o que toca transforma em ouro. Por que é que isso acontece? Por um lado, pode estar a conseguir "ler" exactamente o mercado, percebendo os seus movimentos. Por outro lado, os bons resultados elevam a confiança do "trader" e, tal como no desporto, a confiança é decisiva para os bons resultados.

Quando um "trader" está com a mão quente, deve aproveitar isso ao máximo. Deve negociar nos seus lotes máximos (não confundir com alavancagens máximas, mas sim negociar dentro dos limites máximos que ele próprio estabeleceu na sua estratégia de money management") e não hesitar sempre que lhe parece uma boa oportunidade de negócio. Um dia esse "momento dourado" chegará ao fim e as perdas e os maus negócios aparecerão. Mas, até que isso aconteça, há que rentabilizar ao máximo esse autêntico estado de graça em que o mercado parece uma marioneta nas nossas mãos.

Naturalmente que há o reverso da medalha. Há períodos em que as perdas se sucedem, em que os erros abundam e em que o mercado parece que faz questão em se comportar exactamente da forma oposta à que prevíramos. Nesses momentos, há que reduzir drasticamente as posições, negociar lotes muito pequenos e, muitas das vezes, o melhor é mesmo tirar umas férias, afastar-se do mercado e regressar depois lentamente. Primeiro através de negócios virtuais, depois com lotes pequenos e, quando a confiança aumentar, voltar aos volumes habituais.

Para se ser um investidor de sucesso não basta fazer boas análises nem dominar o mercado. Conseguir dominar-se a si próprio é um dos factores críticos de sucesso em Bolsa. Quanto mais tempo passo nos mercados, mais acredito que são as questões de controlo emocional que marcam a diferença entre os investidores.

No basket, naquelas alturas em que está com a mão quente, pode pedir para lhe passarem a bola e ninguém olhar para sim. No mercado, está sozinho e não pode usar essa desculpa. E se não lançar quando tem a mão quente, o mercado não lhe irá perdoar e irá roubar-lhe a bola. E não sabemos quando a volta a ter de novo nas mãos.

Ulisses Pereira
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes