Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Os 15 minutos probidos

Colecção de Artigos Didácticos do Caldeirão de Bolsa.

Os 15 minutos probidos

por Ulisses Pereira » 26/12/2010 18:05

Costumo dizer que há certas coisas nos mercados que não mudam nunca.

O medo, a ganância, os vendedores de sonhos, os profetas da desgraça, a euforia e o pânico são exemplos disso mesmo. Por mais anos que passem, apesar de algumas alterações na forma, tudo isto continua a estar presente no mercado, com os padrões de comportamento a alterarem-se muito menos do que seria de esperar.

Hoje proponho-me a falar de um pormenor essencial para quem negoceia nos mercados accionistas e que, ao longo dos anos, se manteve válido sofrendo apenas um pequeno ajuste. Quando, há mais de uma década atrás, comecei a negociar no mercado americano, alguns dos "traders" que mais admirava defendiam que não se devia negociar na primeira meia hora da sessão.

Confesso que, ao longo dos anos de experiência acumulada, fui apreendendo melhor a filosofia que estava por detrás dessa regra, tornando-a mais flexível e adaptando-a à própria evolução dos tempos e velocidade dos mercados financeiros no século XXI. O princípio básico que leva a que alguns "traders" não negoceiem na primeira meia hora tem a ver com o facto de que a abertura é o momento em que mais pequenos investidores negoceiam, levando a que os movimentos do mercado durante esse período tenham pouco significado técnico, gerando muitos falsos sinais.

Esses movimentos de início da sessão são aquilo a que se costuma apelidar de "ruídos", tal a sua reduzida fiabilidade. É verdade que, no meio desses "ruídos", há sinais importantes aos quais fechamos os olhos mas é preferível que percamos, ocasionalmente, alguns movimentos tecnicamente correctos a entrarmos, sistematicamente, em movimentos falsos. É esse o preço a pagar se queremos ser consistentes.

Contudo, ao longo dos anos, apercebi-me que é um desperdício não aproveitarmos a irracionalidade e o excesso que marcam, algumas vezes, os inícios das sessões para fecharmos algumas das posições que temos em aberto. Esta é a grande excepção que abro à clássica regra da não negociação no início das sessões. Ou seja, nunca abro posições nesse período de movimentos erráticos mas, quando tenho posições abertas e o mercado abre num movimento exagerado a favor dessas minhas posições, muitas vezes aproveito esse momento para fechar essas posições e arrecadar mais valias inesperadamente rápidas.

Por exemplo, imaginem que detenho uma acção do Nasdaq e, antes da abertura do mercado, sai uma notícia positiva sobre a acção provocando que os primeiros minutos da sessão sejam de euforia desmedida, num movimento que eu considero exagerado. Essa é uma das situações em que me permito, excepcionalmente, quebrar a regra de ouro e negociar nos primeiros momentos da sessão.

Outra das alterações a esta regra que implementei tem a ver com a duração da mesma. Se, há 15 anos atrás, os "traders" apontavam para os primeiros 30 minutos das sessões, nos últimos anos tenho reduzido esse tempo para apenas os primeiros 15 minutos. Fi-lo porque comecei a constatar que as tendências marcantes para o resto da sessão se começavam a definir, sensivelmente, a partir desses 15 minutos, enquanto antes isso só acontecia meia hora após a abertura. É o efeito do novo ritmo dos mercados e da negociação on-line acessível a todos.

É esta a minha forma de actuar no mercado norte-americano. Transformei a regra dos 30 minutos, reduzindo para metade a sua duração e introduzindo algumas situações de excepção. No entanto, a sua essência continua a ser fundamental para aquilo que considero ser uma actuação consistente de qualquer "trader".

Muitas vezes a tentação é grande, mas aqueles 15 minutos de inibição são sagrados. E é por isso que, bem por cima dos monitores dos meus computadores, permanece um grande papel a dizer: "Proibido abrir posições nos primeiros 15 minutos!"

Ulisses Pereira
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes