Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Passos em falso

Colecção de Artigos Didácticos do Caldeirão de Bolsa.

Passos em falso

por Ulisses Pereira » 22/9/2010 17:43

Ninguém nasce um investidor de sucesso. Apesar de acreditar que algumas das características inatas de um investidor de sucesso nascem com ele, creio que muitas dessas qualidades podem ser trabalhadas e, sobretudo, há um longo processo de aprendizagem pelo qual todos os investidores passam.

Muitos acham que a frase "é com os erros que se aprende" é apenas mais uma banalidade que serve para vender livros com provérbios populares, mas dou muito valor a esta frase especialmente quando aplicada aos mercados financeiros. O processo de aprendizagem de qualquer investidor passa por uma série de erros que comete e do qual, se for inteligente e humilde, retirará as ilações necessárias para não os voltar a cometer. Há até quem ache que, para se ser um investidor de sucesso, há que ir à falência pelo menos uma vez na vida. Eu não chegaria a tanto, mas a dolorosa experiência de sofrer perdas avultadas, é uma etapa importantíssima na evolução de um investidor.

O primeiro passo em falso que os investidores costumam dar é negociarem sem ser pelas suas próprias convicções. Compram uma determinada acção porque leram uma opinião favorável sobre ela ou porque um amigo lhes disse que conhecia um rumor que iria ser divulgado e favorecer a acção. Acreditam no que lêem, no que lhes dizem e não tentam elaborar as suas próprias análises. Quando as opiniões dos outros - que pareciam intocáveis - começam a falhar e a perderem dinheiro, rapidamente começam a concluir que não é esse o caminho.

O segundo passo em falso costuma ocorrer quando alguma posição não lhe está a correr como desejava. Quando um investidor compra uma acção e ela contraria as suas expectativas caindo, a tendência natural de um investidor iniciado é comprar mais para fazer baixar o seu "preço médio". Ao fazê-lo está a ignorar que o mercado está mostrar-lhe que não tinha razão na sua análise e, simultaneamente, está a aumentar a sua exposição e risco. Aquilo que - aparentemente - parece um movimento e um pensamento natural ("se comprei e agora está mais barato, devo comprar mais") revela-se, quase sempre, uma tentativa de contrariar o mercado e um passo em falso rumo ao agravar das perdas.

Outro passo dado em areias movediças costuma ser a tendência que os investidores iniciados têm para negociar acções com baixo valor nominal. O facto de negociarem a preços baixos faz com que haja a percepção que a acção está barata quando essa conclusão é completamente extemporânea.

A quantidade exagerada de negócios é outro dos passos em falso que os pequenos investidores costumam dar. Negociar dá-lhes tanto prazer que o fazem sofregamente, abrindo posições atrás de posições, sem esperar pela melhor oportunidade para o fazer. A selectividade é decisiva para o sucesso nos mercados, pois quem quer estar sempre a negociar acaba por forçar negócios em que a relação rendibilidade/risco não é favorável.

Mas há sempre investidores que, no início, têm sucesso, ganham bastante dinheiro e começam a sonhar com uma vida diferente. Nesta fase embrionária da sua vida de investidores, alguns cometem o erro de largarem os seus empregos e embarcarem na aventura de serem "traders" a tempo inteiro. Quase todos acabam por, mais tarde, se arrependerem dessa decisão tomada pois, além de virem a perder muito dinheiro, perdem também o seu emprego.

Não estou com isto a dizer que ninguém pode ser "trader" a tempo inteiro. O que estou a alertar é que não é uma dúzia de meses no mercado que dão a experiência necessária a alguém para poder deixar o seu emprego e dedicar-se completamente aos mercados. Quanto tempo demora para que alguém se torne um bom médico? Ou um bom advogado? Em qualquer profissão, essa aprendizagem demora anos e no "trading" isso não é diferente.

Ao longo da caminhada da aprendizagem nos mercados, os investidores dão uma série de passos em falso que os fazem tropeçar, errar, perder dinheiro e questionarem-se se a Bolsa será o local adequado para eles estarem. Aprender com estes passos em falso não está ao alcance de todos mas, os que o conseguirem fazer - além de aprenderem a caminhar - perceberão como voar.

Ulisses Pereira
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes