Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Por que falham as OPA`s?

Colecção de Artigos Didácticos do Caldeirão de Bolsa.

Por que falham as OPA`s?

por Ulisses Pereira » 14/6/2010 13:12

A recusa da PT em aceitar a oferta que a Telefónica lançou sobre a Vivo, empresa de telecomunicações brasileira detida em parceria pelas duas empresas ibéricas, tem feito correr muita tinta. A oferta envolve números astronómicos e representa mais de...


A recusa da PT em aceitar a oferta que a Telefónica lançou sobre a Vivo, empresa de telecomunicações brasileira detida em parceria pelas duas empresas ibéricas, tem feito correr muita tinta. A oferta envolve números astronómicos e representa mais de 75% do valor da capitalização bolsista de toda a PT. Será que a empresa portuguesa recusou a oferta por razões meramente económicas, por razões tácticas ou por razões de poder? Não me atrevo sequer a dar a resposta mas vou aproveitar a ocasião para recordar algumas OPA`s falhadas em Portugal e o que sucedeu aos accionistas que recusaram essas ofertas.

Há 4 anos atrás, o BCP lançou uma OPA sobre o BPI. Hoje, o banco liderado por Fernando Ulrich vale menos de metade do que naquela altura. Ou seja, quem continuou accionista do BPI perdeu 50% com o falhanço daquela OPA. Já este ano, a CNS lançou uma OPA sobre a Cimpor a 6,18 euros. A oferta foi rejeitada e quem manteve as suas acções está já a perder 30%.

Poderia continuar aqui a relatar OPA`s falhadas em Portugal mas acho que estes exemplos chegam para meditarmos o que está verdadeiramente por detrás das recusas das OPA`s. Será que quem as recusou não conseguiu ter a visão suficiente para perceber que era uma excelente oferta? Ou será que, mais do que factores económicos, são muitas vezes questões de poder que levam alguns poderosos grupos económicos a controlar algumas empresas? Pela estrutura accionista da maior parte das empresas em Portugal, facilmente percebemos quem manda realmente em Portugal e quem não pode ficar de fora das grandes decisões políticas.

Normalmente, são os pequenos accionistas que mais são prejudicados com estes falhanços das OPA`s. O seu objectivo é a obtenção de mais valias. A verdade é que todos eles têm a oportunidade de vender as suas acções no mercado já que, nessa altura, as cotações disparam sempre para valores semelhantes ou superiores aos da OPA. Muitos não vendem na esperança que apareça uma oferta superior. E muitos são aqueles que hoje, olham para trás e continuam sem perceber como aquela OPA foi recusada e eles continuam agarrados a acções que valem metade do que valiam…

Na próxima vez que detiver acções alvo de uma OPA recorde-se que as suas motivações são diferentes da Administração e dos grandes accionistas: Não quer poder, não quer manter o seu posto de trabalho, apenas quer ganhar dinheiro. E não acredite em tudo o que lhe dizem. Sobretudo, nesta selva dos mercados.

Ulisses Pereira
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes