Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Dois animais de estimação

Colecção de Artigos Didácticos do Caldeirão de Bolsa.

por DC89 » 26/12/2009 23:39

Ulisses para quando umas novidades destes dois?
Tem andado desaparecidos...

Cumprimentos
Sect
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1365
Registado: 26/12/2007 15:50

Dois animais de estimação

por Ulisses Pereira » 3/2/2009 20:37

A partir de hoje, duas personagens de ficção fazem a sua aparição neste espaço de opinião. Como sabem, os ursos e touros são símbolos importantes do mundo da bolsa. Os ursos acreditam que o mercado vai cair enquanto os touros confiam em futuras subidas. Resolvi, por isso, criar duas personagens fictícias e dar-lhes voz. A partir de hoje, sempre que achar oportuno, o urso Misha e o touro Bill vão aqui esgrimir argumentos. Espero que ambos defendam bem as suas causas!

Estava eu a dar o meu habitual passeio a pé que todos os dias, sem excepção, me faz percorrer as artérias da minha cidade, descontraindo do ritmo frenético dos mercados, quando vejo uma multidão concentrada junto a uma das mais conceituadas pastelarias aveirenses.

O meu primeiro pensamento foi que estivesse a haver alguma promoção na pastelaria, mas rapidamente percebi que o motivo de tão grande agitação era a presença do urso Misha e do touro Bill que, mantendo os seus hábitos, discutiam acaloradamente perante os olhares curiosos de dezenas de pessoas.

Tive que gritar para que, finalmente, percebessem que estava ali a tentar falar com eles.

Ulisses: Já não se pode passear tranquilamente nesta cidade? Será que não há uma única vez em que consigam conversar civilizadamente?

Urso Misha: A culpa é do Misha que está todo nervoso com as quedas da semana passada. Mas já devia estar habituado…

Touro Bill: Vocês fazem muito espalhafato mas a verdade é que, desde Outubro do ano passado, a Bolsa portuguesa não fez novos mínimos, mesmo depois da divulgação de tantas notícias negativas. Isto é um claro sinal de que algo está a mudar.

Misha: Acho que nasceste da espécie errada. Cada vez te acho mais pato do que touro! Então estás a acreditar que os mercados vão para cima com a Economia neste estado? Os fundamentais são simplesmente horríveis.

Bill: Será que não percebes que os mercados antecipam a Economia? Lembra-te como foi em Março de 2000 em que as empresas batiam records de resultados e, de um momento para o outro, o mercado entrou em colapso, antecipando o que vinha aí na economia. E é o que o mercado vai fazer nos próximos meses, subindo.

Misha: Quem te ouvir falar até pensar que as Bolsas têm recuperado. Não percebes que vivemos uma crise diferente das anteriores? Algo que não se via desde 1929?

Bill: És mesmo urso!!! Em todas as crises se fala que é uma das piores de sempre e a Economia consegue sempre encontrar rapidamente soluções para inverter esse ciclo recessivo. Depois de um ano e meio de quedas, está na hora de comprar acções.

Misha: Realmente só tu poderias acreditar em tal fantasia... Será que o exemplo do Japão – que esteve quase 20 anos em “Bear Market” – não chega para abandonares essa ilusão?

Bill: Sim, eu sei que ninguém acredita neste cenário, mas isso ainda me deixa mais confiante. É nestas alturas que os mercados invertem.

Misha: O que tem impedido os mercados de caírem ainda mais é a brutal injecção de liquidez no mercado por parte da FED e do BCE. É um escândalo o que está a acontecer mas, como sempre, isto vai acabar mal quando a mãozinha protectora perder a força!

Bill: Mas qual é o mal da FED e do BCE estarem a dar um empurrãozinho ao mercado? Todos sabemos a importância do mercado accionista para a economia e para a confiança dos consumidores, investidores e empresários. Se as bolsas continuarem a subir, isso aumentará a confiança e ajudará a relançar a Economia! Estas quedas são oportunidades de ouro para se comprar acções.

Misha: Isso é o mesmo que disseste em 2000 quando a PTM caiu dos 140 para os 70 euros. Quantos patos transformaste em ursos?

Bill não gostou e empurrou Misha para o chão, envolvendo-se os dois numa cena de pancadaria, perante a estupefacção das dezenas de pessoas que assistiam a toda aquela gritaria.

Nem a polícia conseguia separar aqueles dois animais que só pararam quando me ouviram gritar que, se parassem, lhes oferecia uma barrica de ovos moles a cada um deles. E, perante o espanto da multidão, passado uns minutos viram sair abraçados da pastelaria, o urso Misha e o touro Bill, cada um com a sua barrica de ovos moles na mão...

Ulisses Pereira
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes