Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Entrevista com um investidor perdedor

Colecção de Artigos Didácticos do Caldeirão de Bolsa.

Entrevista com um investidor perdedor

por Ulisses Pereira » 3/2/2009 20:31

Normalmente, apenas os “traders” de sucesso são entrevistados. Aquilo que hoje vos proponho é uma entrevista virtual com um investidor perdedor a quem dei o nome de Francisco Palito. Nas suas respostas encontraremos as explicações para o facto de perder dinheiro nos mercados.

Ulisses Pereira: Boa tarde, Chico. Penso que deve ser das primeiras vezes que alguém entrevista e dá destaque a um investidor perdedor.

Francisco Palito: Perdedor, eu? Deve estar enganado. Nunca me dei ao trabalho de calcular os meus ganhos e perdas ao longo dos anos na Bolsa, mas estou convencido que tenho ganho muito dinheiro. Só mesmo quem for muito pouco esperto é que não consegue ganhar dinheiro a sério no mercado.

Ulisses: Qual é seu método?

Chico: Método? Eu não uso método nenhum. Guio-me apenas pela minha intuição e negoceio ao sabor dos meus “feelings”. E quando vejo que saiu uma boa notícia sobre uma empresa, compro. Pelo contrário, se ao ler o jornal vejo uma má notícia sobre uma empresa, vendo.

Ulisses: Se as acções que comprou começarem a cair, mostrando que estava errado, que decisão toma? Vende?

Chico: Só se fosse muito ingénuo é que eu fazia isso. Eu sei que não estou errado, o mercado é que às vezes demora um pouco a reagir como deve. Nunca vendo uma acção a perder, isso é atitude de investidor perdedor. Quando as minhas acções estão a cair, compro ainda mais para baixar o meu preço médio de aquisição.

Ulisses: E quando as acções que comprou sobem, qual é a sua postura?

Chico: Mal sobem um bocadinho, obviamente que as vendo. Já ando nisto há tempo suficiente para saber que qualquer ganho é para ser aproveitado rapidamente. O meu objectivo é ganhar mais vezes do que perco.

Ulisses: Mas já pensou que talvez fosse preferível ganhar menos vezes mas mais dinheiro de cada vez que ganha? Há investidores que apesar de errarem mais vezes do que acertam, conseguem ter excelentes resultados!

Chico: Falhar mais do que acertam? Alguma vez na vida isso me satisfaria?

Ulisses: De que forma é que reage quando perde?

Chico: Quando perco fico furioso e sem conseguir perceber como tal foi possível. E, obviamente, procuro voltar a negociar rapidamente e com mais dinheiro ainda, de forma a poder recuperar num ápice tudo o que perdi, vingando-me assim do mercado.

Ulisses: Pelo que eu estou a ver, você deve ser um investidor muito activo. Não tem momentos em que pára, tentando olhar friamente para o mercado e esperando uma excelente oportunidade para negociar? Deixe-me adivinhar... o máximo de tempo que esteve sem negociar foi uma semana. Acertei?

Chico: Se eu estivesse uma semana sem negociar morria de tédio! O máximo que estive sem negociar foi um dia e já me custou imenso. Eu estou constantemente a negociar porque só assim posso enriquecer rapidamente e porque ando nisto da Bolsa também pela adrenalina, excitação e risco.

Ulisses: Por falar em risco, costuma diversificar os seus investimentos em diversos activos financeiros?

Chico: Não. Quando vejo uma oportunidade, coloco todo o meu dinheiro nesse negócio e sempre que possível tento negociar em produtos alavancados, como por exemplo os “warrants”, pois assim permite-me multiplicar os meus lucros.

Ulisses: E as perdas também...

Chico: Caro Ulisses, se alguém antes de fazer um negócio admite que o pode perder, então essa pessoa só pode ser um investidor derrotado. Por isso, eu nunca admito que posso perder!

Identificou-se nas respostas do Francisco Palito? É sinal de que há algo na sua atitude face ao mercado que deve mudar se quer ganhar dinheiro em Bolsa. Ou quem sabe aquilo que procura na Bolsa é apenas a adrenalina e excitação que o Chico falava?


Ulisses Pereira
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Quem está ligado:
Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante