Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A Pergunta da Praxe

Colecção de Artigos Didácticos do Caldeirão de Bolsa.

Re: A Pergunta da Praxe

por Resina » 24/9/2008 2:57

MarcoAntonio Escreveu:A Pergunta da Praxe


Tenho 50 mil euros, onde devo investir?


E porque não investir em nós próprios...
Curso Superior, Livros, Ginasio, alimentação saudavel, etc...
È o melhor investimento.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por VALHALLA » 23/9/2008 21:37

Palavras para quê??

:clap: :clap: :clap: :clap:
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 584
Registado: 19/2/2006 23:45
Localização: Portugal

por Crómio » 23/9/2008 19:10

LOAMIL,

Já me ocorreu, fazer a tal pergunta: O que acham da m/carteira?


E porque não colocar a questão?

Se conheces minimamente o Caldeirão sabes que caso não justifiques as tuas entradas (por mais básicas ou pouco claras razões que tenhas e que serão sempre melhores que não apresentar nenhuma...) ser-te-á questionado o porquê.

Só a partir daí se pode começar a debater a questão.

Porque não colocar?

Estamos aqui todos para partilhar opiniões e trocar pontos de vista... acho que só terias a ganhar caso o fizesses, nem que fosse por fazeres o tal exercício de justificação.

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

por jeso » 23/9/2008 18:57

Tenho que juntar a minha voz, em uníssono, a todas as que me precederam nos agradecimentos, e confessar que muitas vezes procuro nas análizes dos "companheiros de viagem", a resposta á tal pergunta, que eu faço silenciosamente.
Bem hajam. :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1154
Registado: 24/6/2006 12:52
Localização: Via Lactea

por LOAMIL » 23/9/2008 17:53

Já me ocorreu, fazer a tal pergunta: O que acham da m/carteira?

Com receio da tal resposta jocosa descrita no texto, limito-me a observar, a interpretar, ás vezes a seguir uma opinião mas, sobretudo a aprender, embora muitas vezes os erros saiam caros. Mas, quem é que não erra?

Embora os autores de diversas analises e comentários neste fórum, não tenham muitas vezes o feed-back da "trupe", nós andamos por aqui silenciosos, atentos, separando os que postam para si e os que postam também para os outros.

Um abraço e o meu obrigado a todos, por tudo.
ml
"Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade."
Elmer Letterman"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 325
Registado: 11/12/2007 13:34
Localização: Braga

por SilverTrader » 22/9/2008 23:49

Á partida sempre gostei de tomar as minhas decisões (boas ou más)!
Contudo no processo de tomada de decisão posso afirmar que as opiniões que absorvo aqui no Caldeirão ajudam sempre - principalmente aquelas que mostram perspectivas diferentes.
Porque nós é que assumimos a responsabilidade e arcamos com as consequências e quanto mais cientes de todas as possibilidades mais preparados ficamos, mais não seja para na próxima vez fazer melhor!

O debate de ideias é benéfico para todos - obrigada Caldeirão! E viva a incerteza que apimenta a vida :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 208
Registado: 29/11/2007 13:21
Localização: Setúbal

por acintra » 22/9/2008 23:37

Esta é uma das razões porque o Caldeirão é viciante. A aprendizagem é constante, independentemente se sabemos muito ou pouco. O lema "Aprender até morrer" acenta que nem uma luva, ao Caldeirão.
Um abraço e bons negócios.

Artur Cintra
 
Mensagens: 3084
Registado: 17/7/2006 16:09
Localização: Cascais

por EuroVerde » 22/9/2008 23:25

Adorei este texto.
E quero aqui agradecer ao pessoal do Caldeirão pelo seu bom saber e pelas lições que nos dão. Sem dúvida o melhor forum de bolsa em Portugal.
:clap:
Editado pela última vez por EuroVerde em 23/9/2008 0:22, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4960
Registado: 29/11/2007 11:19

por Bokas » 22/9/2008 23:18

Cada vez mais gosto de voces todos :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 623
Registado: 20/5/2008 12:54
Localização: Margem Sul

por Crómio » 22/9/2008 23:10

E parabéns ao Caldeirão por fazer com que a pergunta de praxe seja o início da aventura no mundo dos mercados...

Obrigado a todos os que andam por aqui e tanto me deram a saber, por mim acho que só posso retribuir com dois objectivos:

- Fazer com que tudo o que por aqui aprendi seja reflectido na minha carteira (ainda falta muito, mas não perco a esperança)

- Poder ajudar assim como me ajudaram a mim.

:wink:

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2745
Registado: 2/11/2007 16:52

A Pergunta da Praxe

por MarcoAntonio » 22/9/2008 22:58

A Pergunta da Praxe


Tenho 50 mil euros, onde devo investir?

ou

Tenho 5.000 acções XPTO, o que devo fazer com elas?



A natureza dos mercados é a incerteza.

A certeza, essa, existe apenas enquanto opinião do investidor. Não é real e o mercado é-lhe superior...




Ninguém pode afirmar com toda a certeza qual vai ser o rumo dos mercados ou qual vai ser o futuro da acção XPTO. Contudo todos podemos emitir opiniões, as quais poderão vir a verificar-se correctas ou incorrectas e naturalmente haverá aqueles que acertam com maior frequência e aqueles que acertam com menor frequência, aqueles que falham por mais e aqueles que falham por menos.

O que não ocorrerá ao nosso interlocutor é receber uma resposta certa e unânime num determinado sentido, num determinado conjunto de acções ou numa determinada acção em concreto. E que ocorresse, não significaria que seria exactamente o que aconteceria no mercado, necessariamente!



A pergunta da praxe - que podemos resumir num singelo 'o que devo fazer?' - para quem já faz parte desta comunidade há algum tempo (e eventualmente, ironia das ironias, colocou-a ele mesmo nos seus primeiros contactos) tende a não ser muito bem recebida, admitamos. Por vezes leva com respostas desconcertantes ou até mesmo jocosas. E para explicar a razão de ser desse fenómeno escrevi estas linhas...


Quanto à resposta desejada (uma resposta concreta, dizendo ao investidor precisamente o que é que ele deve fazer) tende também em grande medida a ser contraproducente dado que quem dá o "conselho" por norma - para não dizer, por certo - não vai fazer qualquer acompanhamento futuro da decisão. O investidor é deixado à sua sorte e terá depois uma dificuldade acrescida: decidir o que fazer com uma decisão que tomou e que não é sua, uma decisão que tomou e muito possivelmente não conhece em profundidade o seu fundamento.

Se correr bem, brilhante. Se correr mal, o conselheiro não está lá em cima do acontecimento para o reaconselhar e agora o problema passou a ser o que fazer com o que me disseram para eu fazer.


Uma decisão, seja ela qual for, terá de ter em linha de conta a disponibilidade financeira do investidor quer ao nível quantitativo quer ao nível temporal, bem como o seu perfil de risco. E uma decisão, seja ela qual for, terá de ter em linha de conta os eventos futuros pois o mercado não é estático ou determinístico, é antes dinâmico e - podemos descrevê-lo como - caótico.


Mas, se eu não posso (ou não devo) fazer este tipo de perguntas, para que serve o Forum. Que posso eu aprender num espaço onde não posso (ou não devo) perguntar assim à descarada o que fazer com a acção X ou com o montante Y?

Neste espaço existe um conjunto alargado de intervenientes com diferentes experiências e diferentes abordagens ao mercado. Que defendem diferentes posições e diferentes estratégias. Umas serão mais bem sucedidas, outras menos. A mais valia é esse fluxo de informação, essa partilha e esse debate, onde se pode discutir opiniões (e seus fundamentos), estratégias e argumentos e a partir dele crescermos em experiência e em qualidade enquanto investidores.

E este espaço, o maior em Portugal para investidores e que em média - estou certo - têm uma experiência e cultura financeira acima da média, é um espaço previlegiado para esse debate.


Em última instância, a utilidade e finalidade pedagógica do Forum é a de que o investidor venha a ser capaz de tomar a decisão por si, perdendo assim a necessidade de colocar a pergunta da praxe.



.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 37981
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes