Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O erro

Colecção de Artigos Didácticos do Caldeirão de Bolsa.

Caro amigo o pior é o medo.

por mapril » 19/12/2007 14:49

Na minha opinião a principal rasão é o medo. Já o disse noutro fórum, o medo faz perder dinheiro na descida e o mesmo medo não deixa ganhar nas subidas. BN
 
Mensagens: 2
Registado: 29/11/2007 10:11
Localização: caldas da rainha

por james dean » 19/12/2007 14:35

Estamos no fim do ano,altura de fazermos o balanco da nossa actvidade bolsista durante 2007.Eu este ano cometi muitos erros.E facil nao cometer erros quando a bolsa esta a subir.Quando existe como agora grande volatilidade,o erro comeca sempre na entrada,e cada
vez mais somos apanhados nos stop,s.Adrenalina de quem faz diariamente o day trade,existe nas 2 vertentes.Se ganhamos sentimo-nos felizes,e julgamo-nos inteligentes e realizados.Quando perdemos,analisamos o que correu mal,e assumimos as perdas sem stress,por vezes ate com a sensacao de felicidade por termos perdido pouco.Na bolsa como na vida aprendemos sempre mais com os erros do que com as vitorias,e continuamos por vezes a fazer os mesmos erros.E bom que nao estejamos dependentes dos
ganhos da bolsa para vivermos,pois a ansia de ganhar
pertuba o nosso espirito,e leva-nos a cometer ainda
mais erros.
 
Mensagens: 43
Registado: 14/12/2007 19:16

por Alvo » 19/12/2007 14:25

Penso que o reconhecimento do erro, está ligado a uma qualidade humana que lhe é legada pelos pais a cada indíviduo, que se manifesta no dia-a-dia, e que, quando não se tem, está-se condenado: A HUMILDADE.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 395
Registado: 22/3/2005 23:59

por Titleist » 19/12/2007 14:17

Por certo estará a ler este artigo e a pensar em algumas ocasiões em que não teve a coragem de assumir rapidamente o erro, incorrendo em perdas grandes. Não pense que é uma excepção. Assumir os erros é um dos actos mais difíceis para o ser humano, porque mexe com as nossas convicções e com o nosso ego. Reconhecer que falhámos não é fácil e não está ao alcance de todos. Mas, perdoem-me a sinceridade, quem não o conseguir fazer jamais terá sucesso nos mercados financeiros.


Reconheço que foi difícil reconhecer que falhei, pq pensei que me tinha preparado,estudado, analisado tudo tão bem, que o erro não podia ter sido meu ... a culpa era do subprime, do Trichet, etc ...

Custou-me reconhecer, mas como tu disses só assumindo o erro, é que consegui levantar a cabeça e partir para outra, consciente de errar é humano mas, garantidamente, tb mais calejado e mais calculista.

Enviar a cabeça na areia, não reconhecendo o erro e assumindo as perdas, sejam elas pequenas ou grandes, é meio caminho andado para que os erros se tornem mais frequentes e de proporções cada vez maiores.

Faz bem parar de vez em qd, dedicarmo-nos a outras coisas, limpar a cabeça e então depois, voltar, mais fortes e mais "sábios" do que antes.

Desculpem se estou a "repetir" algo que o Ulisses já disse, mas acreditem que o que ele diz é verdade.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 726
Registado: 5/12/2006 16:44
Localização: Estoril

por Dwer » 19/12/2007 14:03

A frase inteira é:
'Errare humanum est, perseverare diabolicum'

Errar é humano, perseverar no erro, diabólico.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3414
Registado: 4/11/2002 23:16

por scpnuno » 19/12/2007 13:53

O reconhecimento do erro é importante, pelo menos com nós próprios.

Os mais experientes ou confiantes (ou outra coisa qualquer) até o fazem publicamente, como tão bem foi demonstrado naquele topico de "o meu pior negocio" (eu francamente acho que qualquer dia temos reuniões de TPA - traders perdedores anonimos, em que cada um começa a participação a a dizer "eu sou um trader perdedor e um murcão")

Mas...mas, por mais experiente, sabedor e confiante que se seja, aquela magoazita de um mau negocio não deixa de espicaçar o lado mau que existe em nós - e aí, damos com eles a empalar ursos em gráficos, assim com um ar de quem não quer a coisa...

(pronto, pronto, vou voltar para a caverna)

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3807
Registado: 6/11/2004 17:26

por Thunder » 19/12/2007 13:48

Muito bom o artigo Ulisses 8-)

Acho especialmente importante esta parte:

"Assumir os erros é um dos actos mais difíceis para o ser humano, porque mexe com as nossas convicções e com o nosso ego. Reconhecer que falhámos não é fácil e não está ao alcance de todos. Mas, perdoem-me a sinceridade, quem não o conseguir fazer jamais terá sucesso nos mercados financeiros. "

Obrigado pela partilha :)

Um abraço a todos e BN 8-)
"A grandeza de um homem não está em nunca cair, mas sim em levantar-se sempre após todas as quedas." --- Confucius

"Pague a bondade com bondade, mas o mal com a justiça" --- Confucius

"Experiência e humildade são excelentes veículos para percorrer a via em direcção ao sucesso" --- Thunder o filósofo de meia-tigela
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1159
Registado: 3/3/2007 16:57
Localização: Norte

O erro

por Ulisses Pereira » 19/12/2007 13:41

“Errar é humano”

A esmagadora maioria dos investidores acredita que um dos factores essenciais para se ter sucesso nos mercados é cometer muito poucos erros. É evidente que um reduzido número de erros ajuda a melhorar os resultados, mas o factor decisivo é a capacidade de reconhecer e assumir os próprios erros.

Errar no “trading” é inevitável e ter noção disto é essencial para saber lidar com os erros, reconhecê-los e assumi-los na altura certa. O facto de, por vezes, o investidor não tomar as melhores decisões na negociação nos mercados, levando-o a errar, nem sempre é controlável pela própria pessoa, mas o reconhecimento e o assumir do erro dependem única e exclusivamente do próprio investidor.

Por que razão valorizo tanto esta questão do reconhecer e assumir os próprios erros no “trading”? Porque os anos de mercado foram-me ensinado que os erros irão acontecer sempre. São inevitáveis. Mas se os assumirmos a tempo, corrigindo-os, limitamos os seus efeitos nefastos, ficamos rapidamente em condições de levantar a cabeça e prosseguir em frente. Se fecharmos os olhos aos erros, ignorando-os e não os assumindo, as perdas podem agravar-se, o erro arrastar-se e os efeitos psicológicos serem arrasadores.

De forma a tornar este artigo menos teórico, vou aqui dar um exemplo prático das consequências de se fugir a reconhecer o erro e a emendá-lo. Antes dos Estados Unidos atacarem o Iraque, muitos dos investidores que detinham acções, venderam-nas por acreditarem que o início do conflito faria as Bolsa caírem. Contudo, com tantos investidores já de fora do mercado com medo de um conflito mais que antecipado, o mercado começou a subir depois do início das hostilidades, arrancando para um extraordinário 2003 nos principais mercados mundiais.

Muitos desses investidores que venderam antes do início da Guerra, não tiveram o discernimento para – depois das subidas dos primeiros dias do conflito – reconhecerem que tinham errado. Se venderam porque acreditavam que o início das hostilidades iria levar os mercados bem para baixo e se isso não aconteceu, qual o argumento que eles agora tinham para continuarem de fora do mercado? Nenhum. Contudo, incapazes de assumirem que erraram, começaram a arranjar outras justificações para o comportamento do mercado e não corrigiram o erro, continuando de fora. E assim assistiriam, tristemente, ao espantoso ano de 2003 nos mercados financeiros.

Uma das características da maior parte dos investidores que os impede de ganhar dinheiro em Bolsa é, na minha opinião, na maioria das ocasiões estarem mais preocupados em ter razão do que em ganhar dinheiro. Preferem lutar por aquilo que defenderam a nível teórico, mesmo quando já é claro que não têm razão, do que em abstrair-se desses argumentos e tentar lutar por fazer dinheiro nos mercados.

Por certo estará a ler este artigo e a pensar em algumas ocasiões em que não teve a coragem de assumir rapidamente o erro, incorrendo em perdas grandes. Não pense que é uma excepção. Assumir os erros é um dos actos mais difíceis para o ser humano, porque mexe com as nossas convicções e com o nosso ego. Reconhecer que falhámos não é fácil e não está ao alcance de todos. Mas, perdoem-me a sinceridade, quem não o conseguir fazer jamais terá sucesso nos mercados financeiros.

Em vez de reconhecerem o erro e assumi-lo, o que é que a generalidade dos investidores costuma fazer? Responsabilizam outros pelo facto do mercado não estar a seguir o rumo por eles antecipado. Começam por dizer que os investidores estão enganados. Continuando o mercado no rumo oposto ao previsto por eles, afirmam que o mercado está a ser manipulado por grandes especuladores que querem enganar os pequenos investidores. E, a partir daqui começam a disparar em todas as direcções, acusando tudo e todos: A culpa passa a ser dos analistas que estão a manipular as cotações, das corretoras e até da CMVM!

Todos servem de bodes expiatórios para justificar os nossos próprios erros. Por vezes, os mercados assemelham-se aos jogos de futebol em que os jogadores da equipa derrotada, descarregam nos árbitros as frustrações das suas falhas.

Enquanto continuarmos a fechar os olhos aos nossos erros, enquanto continuarmos a não os assumirmos, enquanto preferirmos justificá-los com terceiros, empurrando para os outros as nossas falhas, ainda teremos um longo caminho pela frente na construção de uma personalidade ganhadora nos mercados financeiros.

Nós não podemos controlar o mercado, mas podemos controlar a nossa forma de negociar e assumir rapidamente que errámos é um dos aspectos essenciais do “trading”. Quem conseguir interiorizar isto tem já um boa parte percorrida do processo de formação como investidor de sucesso.

Acho que é tempo de percebermos que a culpa não é dos outros, nem muito menos dos mercados. É tempo de olharmos para dentro de nós e vermos onde é que erramos e porque é que falhámos. E termos coragem de assumirmos o nosso carácter humano e dizer “Eu errei.”.

Um abraço,
Ulisses
Editado pela última vez por Ulisses Pereira em 19/12/2007 13:52, num total de 1 vez.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes